Espiritismo -Temas genéricos

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 13 Dezembro 2020 - 21:58 pm
Waldo Vieira sobre o caso Otília Diogo: "Nós só queríamos fazer pesquisas. Saber o que estava acontecendo."

Ué, mas o Emmanuel e outros espíritos com quem eles tinham intimidade não podiam ter dado uma dica?

E foram lá e não sacaram que era fraude...

O engraçado é que há um outro depoimento deste mesmo sujeito em que ele afirma que as materializações na casa do Chico eram fajutas. Vigaristinha também esse Waldo... porque se Chico compactuava com materializações fajutas (e Waldo sabia!), então que tipo de experimentos precisavam fazer?
Este caso de Otilia Diogo é um marco para o Espiritismo, mais importante que parece, pois, ao esclarecer os fatos com documento pericial, expõe uma tramoia por parte dos repórteres de O Cruzeiro, e seus objetivos. Entre estes principalmente a rivalidade da editora Bloch, da revista Manchete/Fatos e Fotos, e O Cruzeiro - Diários Associados.

A matéria, em o Cruzeiro, visava contestar a reportagem da Revista Fatos e Fotos conduzida por Salomão Schvartzman, um dos grandes repórteres investigativos na época, e para a qual o repórter muniu-se de todas as precauções prevendo possível farsa, e acaba por atestar a legitimidade do experimento.
http://www.asrevelacoesdarevelacao.com/ ... -real.html

Há também um livro de Jorge Rizzini que é um documentário histórico sobre a maior campanha contra o Espiritismo no Brasil. Contém os debates na TV, fotos - (na capa Chico Xavier e a freira materializada) e o laudo da Polícia Técnica de São Paulo refutando o do Rio de Janeiro.

Sobre o material fotográfico envolvendo os "fantasmas" e materializações, nada de melhor que a tese de doutorado (USP), nesta arte, e que ao final traz uma surpreendente conclusão:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiv ... 614087.pdf

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Ter, 15 Dezembro 2020 - 07:12 am
Pedro Reis escreveu:
Dom, 13 Dezembro 2020 - 21:58 pm
Waldo Vieira sobre o caso Otília Diogo: "Nós só queríamos fazer pesquisas. Saber o que estava acontecendo."

Ué, mas o Emmanuel e outros espíritos com quem eles tinham intimidade não podiam ter dado uma dica?

E foram lá e não sacaram que era fraude...

O engraçado é que há um outro depoimento deste mesmo sujeito em que ele afirma que as materializações na casa do Chico eram fajutas. Vigaristinha também esse Waldo... porque se Chico compactuava com materializações fajutas (e Waldo sabia!), então que tipo de experimentos precisavam fazer?
Este caso de Otilia Diogo é um marco para o Espiritismo, mais importante que parece, pois, ao esclarecer os fatos com documento pericial, expõe uma tramoia por parte dos repórteres de O Cruzeiro, e seus objetivos. Entre estes principalmente a rivalidade da editora Bloch, da revista Manchete/Fatos e Fotos, e O Cruzeiro - Diários Associados.

A matéria, em o Cruzeiro, visava contestar a reportagem da Revista Fatos e Fotos conduzida por Salomão Schvartzman, um dos grandes repórteres investigativos na época, e para a qual o repórter muniu-se de todas as precauções prevendo possível farsa, e acaba por atestar a legitimidade do experimento.
http://www.asrevelacoesdarevelacao.com/ ... -real.html

Há também um livro de Jorge Rizzini que é um documentário histórico sobre a maior campanha contra o Espiritismo no Brasil. Contém os debates na TV, fotos - (na capa Chico Xavier e a freira materializada) e o laudo da Polícia Técnica de São Paulo refutando o do Rio de Janeiro.

Sobre o material fotográfico envolvendo os "fantasmas" e materializações, nada de melhor que a tese de doutorado (USP), nesta arte, e que ao final traz uma surpreendente conclusão:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiv ... 614087.pdf
Vergonha alheia diante de tanta sujeira. Lamentável ver que apesar de tanta trambicagem existe gente que se recusa a admitir o óbvio e continua se apegando a essas crendices.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

JungF escreveu:
Ter, 15 Dezembro 2020 - 07:12 am
Pedro Reis escreveu:
Dom, 13 Dezembro 2020 - 21:58 pm
Waldo Vieira sobre o caso Otília Diogo: "Nós só queríamos fazer pesquisas. Saber o que estava acontecendo."

Ué, mas o Emmanuel e outros espíritos com quem eles tinham intimidade não podiam ter dado uma dica?

E foram lá e não sacaram que era fraude...

O engraçado é que há um outro depoimento deste mesmo sujeito em que ele afirma que as materializações na casa do Chico eram fajutas. Vigaristinha também esse Waldo... porque se Chico compactuava com materializações fajutas (e Waldo sabia!), então que tipo de experimentos precisavam fazer?
Este caso de Otilia Diogo é um marco para o Espiritismo, mais importante que parece, pois, ao esclarecer os fatos com documento pericial, expõe uma tramoia por parte dos repórteres de O Cruzeiro, e seus objetivos. Entre estes principalmente a rivalidade da editora Bloch, da revista Manchete/Fatos e Fotos, e O Cruzeiro - Diários Associados.

A matéria, em o Cruzeiro, visava contestar a reportagem da Revista Fatos e Fotos conduzida por Salomão Schvartzman, um dos grandes repórteres investigativos na época, e para a qual o repórter muniu-se de todas as precauções prevendo possível farsa, e acaba por atestar a legitimidade do experimento.
http://www.asrevelacoesdarevelacao.com/ ... -real.html

Há também um livro de Jorge Rizzini que é um documentário histórico sobre a maior campanha contra o Espiritismo no Brasil. Contém os debates na TV, fotos - (na capa Chico Xavier e a freira materializada) e o laudo da Polícia Técnica de São Paulo refutando o do Rio de Janeiro.

Sobre o material fotográfico envolvendo os "fantasmas" e materializações, nada de melhor que a tese de doutorado (USP), nesta arte, e que ao final traz uma surpreendente conclusão:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiv ... 614087.pdf
Nem me dou ao trabalho de ver os links porque nesse vídeo que eu postei o Waldo Vieira (que estava presente) admite que era farsa.

Além de ser notório que mais tarde a própria Otília Diogo foi flagrada com a mala onde levava as roupas da "fantasma".

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Pedro Reis escreveu:


Nem me dou ao trabalho de ver os links porque nesse vídeo que eu postei o Waldo Vieira (que estava presente) admite que era farsa.

Além de ser notório que mais tarde a própria Otília Diogo foi flagrada com a mala onde levava as roupas da "fantasma".
Espíritos não ficam a disposição de médiuns e as fraudes ocorrem pela ausência deles. Muitos médiuns fazem da mediunidade um meio de vida e Otilia Diogo não foi diferente.

Waldo Vieira abandonou a DE pois esta pedia humildade e discrição. A projeciologia foi um excelente canal para seu exibicionismo; gostava das altas rodas e da TV.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Ter, 15 Dezembro 2020 - 16:35 pm
Pedro Reis escreveu: Nem me dou ao trabalho de ver os links porque nesse vídeo que eu postei o Waldo Vieira (que estava presente) admite que era farsa.

Além de ser notório que mais tarde a própria Otília Diogo foi flagrada com a mala onde levava as roupas da "fantasma".
Espíritos não ficam a disposição de médiuns e as fraudes ocorrem pela ausência deles. Muitos médiuns fazem da mediunidade um meio de vida e Otilia Diogo não foi diferente.

Waldo Vieira abandonou a DE pois esta pedia humildade e discrição. A projeciologia foi um excelente canal para seu exibicionismo; gostava das altas rodas e da TV.
Ou seja, sem esperança de que os espíritas consigam provar que os alegados fenômenos acontecem.
Quando não acontecem, dizem que os espíritos não ficam à disposição.
Quando fraudes são desmascaradas, admitem que aqueles médiuns eram charlatães, mas continuamos aguardando médiuns sérios que se disponham a provar alguma coisa.
O que não vai acontecer porque, como já foi dito, a fase das demonstrações já acabou. Temos que acreditar em que houve uma época em que materializações e outros fenômenos aconteciam de montão.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Talvez você tenha razão. Eu, porém, prefiro acreditar que todas as coisas parecem obedecer a um espírito de sequência. Tudo a seu tempo.
O desenvolvimento da inteligência torna algumas coisas repetitivas e tediosas e então se busca o aperfeiçoamento, coisas novas... inteligência.
Não que os fenômenos tenham cessado. Pela própria natureza humana, desobediente e indisciplinada, os espíritos brincalhões aprontam sempre. Basta que encontrem alguém com certas predisposições especiais, psíquicas, por assim dizer e os fenômenos ocorrerão.
Perdoem a expressão, clichê, mas Deus sempre mostra caminhos a quem está procurando.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qua, 16 Dezembro 2020 - 06:38 am
Perdoem a expressão, clichê, mas Deus sempre mostra caminhos a quem está procurando.
Além de clichê, sem evidências.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

....os espíritos brincalhões aprontam sempre.
Verdade, também tem a desculpa dos espíritos brincalhões... :laughing-rollingyellow:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 16 Dezembro 2020 - 07:54 am
JungF escreveu:
Qua, 16 Dezembro 2020 - 06:38 am
Perdoem a expressão, clichê, mas Deus sempre mostra caminhos a quem está procurando.
Além de clichê, sem evidências.
Podia até acrescentar que as pessoas encontram o caminho de Deus sempre no último lugar que elas procuram.... :lol:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

JungF escreveu:
Sáb, 12 Dezembro 2020 - 20:19 pm
Gorducho escreveu:
Sr. JungF escreveu: Por essa razão as provas que você exige não estão no rol daquelas oferecidas.
Mas deveriam estar. Põe-se 1 notebook numa cabine semelhante às de votação
  • programa-se o Excel pra sortear 5 n°s aleatórios, bem grandes na tela pro espírito enxergar bem;
  • ou 1 rotina pra exibir 5 imagens entre (say) 250 possíveis, com bastante tempo entre elas pro espírito ir e vir entre a "cabine" e o(a) médium, não tendo que memorizar todas e só ditá-las no final da exibição;
  • ou 1 texto de enciclopédia aberto aleatoriamente ou também sorteado na telinha desde 1 repositório.
Nenhum dos participantes sabe de antemão o que vai ser apresentado pra anular hipótese de telepatia.
O espírito vai no local, vê ou lê, e transmite pro(a) médium. Nada mais simples, direto, sem blá blá blás...
Não tem NENHUM empecilho Doutrinário pra que isso não seja feito.
Imagine você que, em sendo isto verdade, não valeria a pena investir todos os esforços possíveis na elucidação dos fatos? Chegar-se a uma conclusão?
:-BD Superada essa 1ª fase acima, se ampliam os esforços pra elucidar os fatos.
a vida espiritual pode bem ser um deles.
Pode ser... tudo pode ser. Vamos começar fazendo experimentos bem concebidos :?:
Meu caro, o que vc propõe é algo que, mesmo comprovado não levaria a nada. Aqueles que estivessem presentes à experimentação poderiam ou não acreditar, pois, radicalizando alegariam falhas no método; e aqueles que se convencessem não mudariam um centímetro na caminhada que ora empreendem.
Os espíritos sabem disso e o método que eles usam é aquele que funciona. Qual?
Qual método?

- plagiar textos já conhecidos aqui no Brasil? (Livro O Atomo x Mecanismos a Mediunidade, o "peixinho vermelho" , Humberto de Campos")

- materalizações, tipo aquela do Emmanuel aparecendo na sala e dando bronca no Chico?

- ou aquela em que o bondoso velhinho Dr.Bezerra ajuda um caminhoneiro de mantimentos perdido a encontrar o endereço do centro espírita?

**
Esses dias coloquei o video do Dr.Bezerra via Divaldo, minha esposa e filhas não aguentaram nem ouvir aquilo, a minha de 13 anos perguntou que era isso? Não estava entendendo quase nada do que era dito e minha esposa disse pra ela: é um velho que seu pai segue e que fica imitando a voz de um velhinho doente...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Sáb, 12 Dezembro 2020 - 20:42 pm
JungF escreveu:Meu caro, o que vc propõe é algo que, mesmo comprovado não levaria a nada.
Concordo. Deve ser difícil conviver com um dragão na garagem que flutua e cospe fogo e que ninguém, inclusive você, não consegue ver.

Parece um castigo.
Lembrei do rei estava nú, mas aquele da serie do Chapolin - em que o rei aparece em trajes de banho, mas que na verdade está vestido com roupas que somente os inteligentes podem ver...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gorducho escreveu:
Dom, 13 Dezembro 2020 - 07:51 am
Off_topic:
Sim, conheço, claro. Todo caso: grato :!:
By the way, curiosidade...
Vou fazer uma confissão. Fui banido de um fórum sobre Espiritismo do qual participei por muitos anos, e aquilo era uma cachaça.
Como um espírita observante da ortodoxia DE aparentemente, acabou banido dum fórum... espírita :?:
:think:
Off_topic:
Há banimentos presenciais também caro Gorducho. Lembro-me que na Federação havia uma lista "secreta" de personas non gratas lá... Estes, quando possível e sutilmente, são convidados a se retirar ou não aparecer por lá (geralmente isso dura conforme o presidente e chapa eleito).

Certa vez fui chamado na diretoria (presencialmente) para me explicar sobre algumas "opiniões" conflitantes em fórum espirita, este eu usava o e-mail pessoal, por isso conseguiram chegar até mim :mrgreen:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Off_topic:
Recentemente perdi um companheiro, pela nicotina. Chamava-se, Diogo.
Desde jovenzinho fumava e parecia saber seu destino.
Não tinha forças para parar ou não acreditava, de fato, no que poderia acontecer.

Era um misto de cético, blasfemo, genial !
Pneumonia brava... Covid. Durou dois meses.
Não o assisti, nos últimos dias.
Um familiar, muito católico, comentou comigo: - "você precisava ver o Diogo; todo homem deveria viver a cada dia como se estivesse no seu leito de morte".

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Off_topic:
JungF escreveu: Meu caro, o que vc propõe é algo que, mesmo comprovado não levaria a nada. Aqueles que estivessem presentes à experimentação poderiam ou não acreditar, pois, radicalizando alegariam falhas no método; e aqueles que se convencessem não mudariam um centímetro na caminhada que ora empreendem.
Os espíritos sabem disso e o método que eles usam é aquele que funciona. Qual?
AndarilhoTerrestre escreveu:
Qual método?
- plagiar textos já conhecidos aqui no Brasil? (Livro O Atomo x Mecanismos a Mediunidade, o "peixinho vermelho" , Humberto de Campos")
O Peixinho Vermelho nada tem com Humberto de Campos. O Peixinho Vermelho é inspirado na lenda egípcia narrada por Emmanuel no prefácio do livro LIBERTAÇÃO.
Também tenho o livro O Átomo, de Fritz Kahn. Ilustrações coloridas belíssimas. Nada a ver com Mecanismos da Mediunidade, a não ser que ambos falam de ciência elementar.
Apenas para esclarecer sobre o método, que mencionei ao Gorducho: a cada dia novos adeptos, se aproximam da DE. Sem presenciar qualquer fenômeno. Como será isso...?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. JungF escreveu:
Qua, 16 Dezembro 2020 - 10:34 am
Apenas para esclarecer sobre o método, que mencionei ao Gorducho: a cada dia novos adeptos, se aproximam da DE. Sem presenciar qualquer fenômeno. Como será isso...?[
Como em qualquer outra religião: Fé.
Só que contraria toda concepção original do Kardec. Factualidade cientificamente verificável seria o diferencial — "surplus", say — da Doutrina dele em relação às outras religiões já estabelecidas em 1857.
SEM isso, "DE" é só mais uma Denominação cristã.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

JungF escreveu:
Qua, 16 Dezembro 2020 - 10:34 am
Off_topic:
JungF escreveu: Meu caro, o que vc propõe é algo que, mesmo comprovado não levaria a nada. Aqueles que estivessem presentes à experimentação poderiam ou não acreditar, pois, radicalizando alegariam falhas no método; e aqueles que se convencessem não mudariam um centímetro na caminhada que ora empreendem.
Os espíritos sabem disso e o método que eles usam é aquele que funciona. Qual?
AndarilhoTerrestre escreveu:
Qual método?
- plagiar textos já conhecidos aqui no Brasil? (Livro O Atomo x Mecanismos a Mediunidade, o "peixinho vermelho" , Humberto de Campos")
O Peixinho Vermelho nada tem com Humberto de Campos. O Peixinho Vermelho é inspirado na lenda egípcia narrada por Emmanuel no prefácio do livro LIBERTAÇÃO.
Também tenho o livro O Átomo, de Fritz Kahn. Ilustrações coloridas belíssimas. Nada a ver com Mecanismos da Mediunidade, a não ser que ambos falam de ciência elementar.
Apenas para esclarecer sobre o método, que mencionei ao Gorducho: a cada dia novos adeptos, se aproximam da DE. Sem presenciar qualquer fenômeno. Como será isso...?
Depois falo sobre o Atomo, preciso encontrar o trecho igual entre os dois. GORDUCHO conhece o que estou falando.
Então, eu também cheguei na DE sem fenômeno, por causa dos livros do Kardec.
Depois de 20 anos na DE fui percebendo muita coisa que não "se ajusta" pelo menos na opinião que tenho hoje. No inicio confesso que estava bastante "entusiasmado", "deslumbrado".
O processo de "descrença" começou no ano 15... 5 anos muitas decepções e maior delas foi o racismo e em segundo lugar os inumeros plágios e em terceiro a questão das cartas marcadas em psicografias.

" cada dia novos adeptos, se aproximam da DE. "
Nem tanto, o movimento sobe quando há filmes ou novelas em cartaz. E gostam do Chiquismo e não do "kardecismo".
enfim mais uma igreja cristã, só que espírita...

na Federação de São Paulo não há cartas de entes queridos há mais de 10 anos, perguntei a um dirigente que me respondeu rapidamente e sem entrar em detalhes que isso dava muitos problemas e que não há médiuns como o Chico...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gorducho escreveu:
Qua, 16 Dezembro 2020 - 10:43 am
Sr. JungF escreveu:
Qua, 16 Dezembro 2020 - 10:34 am
Apenas para esclarecer sobre o método, que mencionei ao Gorducho: a cada dia novos adeptos, se aproximam da DE. Sem presenciar qualquer fenômeno. Como será isso...?[
Como em qualquer outra religião: Fé.
Só que contraria toda concepção original do Kardec. Factualidade cientificamente verificável seria o diferencial — "surplus", say — da Doutrina dele em relação às outras religiões já estabelecidas em 1857.
SEM isso, "DE" é só mais uma Denominação cristã.
Não há mais "médiuns de destaque" chancelados pela FEB ... estão dando ênfase a palestrantes (não médiuns) para comentar, explicar livros do Chico e Kardec. Os lançamentos editoriais são calendários com figuras do Chico, mensagens dele, livros com novas capas enfim.

Um deles é Haroldo Dutra Dias, que não é médium, e representa a FEB em muitos lugares.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Meus caros, Gorducho e Andarilho;
Off_topic:
existem diferenças importantes entre o Espiritismo e outras doutrinas cristãs. O pensamento racional antidogmático é a principal delas, embora a questão da fé, em princípio, seja determinante, pois não se chega ao Espiritismo se não houver resquícios de alguma crença. Ou, o que talvez seja mais importante: o espírito de indagação e busca, pelos valores essenciais da vida. Talvez o resto corra por conta do nosso discernimento.
Meu caro Andarilho, nota-se que você é mais um dos que se decepcionam, não com o Espiritismo, mas com os espíritas e seus movimentos organizados.
Apenas acrescento que se você examinar com isenção a questão do racismo notará que Kardec era um homem que prezava os valores de seu tempo, pois vivia em profunda imersão social. Afinal, era um vendedor de ideias (hoje, chamamos de influencers) mas a Doutrina jamais endossou qualquer discriminação.
Mais um pequeno aparte: As obras básicas de Kardec, sem o suporte que as atualiza, devido às inovações e o progresso humano do último século, é insuficiente para os questionamentos que surgiram. Chico foi um missionário enviado a nós, mas temos dificuldade neste entendimento devido ao forte preconceito racional/científico ante o sentimento do que seja venerável.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. JungF escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 05:20 am
O pensamento racional antidogmático é a principal delas
Dogmas são justamente produto de... sofisticado pensamento racional :mrgreen:
No caso do kardecismo temos os dogmas:
  • Perfeições Divinas como na #13 (*)
  • A reencarnação com todas as cordinhas que o Kardec amarrou nela. Note que não é simplesmente metempsicose genericamente pensada como possibilidade teórica. Aliás, como sabe, ele mesmo admitiu que é dogma.
  • Loi du progrès + não-retrogradação.
  • A própria existência DESTE tipo de seres ultramundanos, sem as provas que ele alegava serem cientificamente possíveis, é, assim, dogma também.
Não pretendo ser exaustivo.
Ou, o que talvez seja mais importante: o espírito de indagação e busca, pelos valores essenciais da vida.
Tema sempre foi e é tratado na Filosofia. Não precisa da DE pra refletir acerca dessas coisas que, claro, em termos de inquietações humanas, são importantes.

(*) Note: mesmo que certo dogma seja usado por outras religiões, o fato de ser usado NO Espiritismo o torna dogma (também) DE.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 05:20 am
Mais um pequeno aparte: As obras básicas de Kardec, sem o suporte que as atualiza, devido às inovações e o progresso humano do último século, é insuficiente para os questionamentos que surgiram. Chico foi um missionário enviado a nós, mas temos dificuldade neste entendimento devido ao forte preconceito racional/científico ante o sentimento do que seja venerável.
Ele despejou um monte de bobagens e historinhas piegas para pegar pela emoção - e não pela razão - as pessoas susceptíveis.
Não há nada de científico nele que não sejam coisas já sabidas.
Ou erros científicos, pura e simplesmente, como já listamos para você várias vezes.
Sem falar nas fraudes a que ele se prestou, como as fotos de "materializações".

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando, repisar afirmativas equivocadas não faz delas verdades.
Existe um ponto a respeito destas afirmativas, muito importante. Quando comento ou justifico alguma coisa, e a outra parte insiste e repete as mesmas acusações, não retorno ao tema. Seria inútil, daí se dizer que isto ou aquilo já foi refutado, provado, etc... Coisa nenhuma.
É que explicações e justificativas servem para quem se interessa e as analisa. Fora disso é chover no molhado.
É educado de minha parte responder aos questionamentos, mas não preciso dar sempre as mesmas explicações.

Vou destacar um ponto fundamental do ceticismo, o qual, se cair, o ceticismo cai e por isto precisa ser atacado e afastado:
Trata-se de Chico Xavier que foi um fenômeno vivo. Sim, humano e não perfeito mas suas realizações estavam fora do alcance e do entendimento daqueles de má vontade, que vendo não enxergavam e escutando não ouviam.
Chico fraudou, materializações fajutas (cansei de rebater), apelou para a emoção, escreveu historinhas...
A propósito das historinhas ele tem, me parece, cinco romances históricos com dados e informações notáveis sobre o cristianismo dos primeiros séculos, creditados a Emmanuel. Experimente ler um deles, Paulo e Estêvão por exemplo, e forme sua opinião.
Gorducho que os leu disse apenas que não havia novidades por ali. Talvez não para historiadores. E pelo menos quanto a aquele que me detive por particular interesse, Paulo e Estêvão, as notas eram importantíssimas. Detalhes das viagens, perfil de personagens históricos, Tigelino, Gamaliel...
Sim, Chico Xavier, com terceiro ano primário; mais de 450 obras, sobre os mais diversos assuntos.


Este tópico, - Temas Genéricos do Espiritismo - num fórum de ceticismo, não tem a finalidade de fazer apologia doutrinária, mas simplesmente comentar aspectos, curiosos ou interessantes da DE, o ponto de vista da DE a respeito de alguns temas recorrentes; isto até por sugestão do nosso moderador Gigaview que direcionou a esta página.
Se entendi errado peço desculpas e me calo doravante.
Editado pela última vez por JungF em Qui, 17 Dezembro 2020 - 22:46 pm, em um total de 1 vez.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 21:59 pm
Fernando, repisar afirmativas equivocadas não faz delas verdades.
Existe um ponto a respeito destas afirmativas que a outra parte não notou. Quando comento ou justifico alguma coisa, e há insistência e repetições naquele ponto, não retorno ao tema. Explicações e justificativas servem para quem as analisa. Fora disso é chover no molhado.

Vou destacar um ponto fundamental do ceticismo, se ele cair o ceticismo cai e por isto precisa ser atacado e afastado:
Trata-se de Chico Xavier que foi um fenômeno vivo. Sim, humano e não perfeito mas suas realizações estavam fora do alcance e do entendimento daqueles de má vontade, que vendo não enxergavam e escutando não ouviam.
Chico fraudou, inventou historinhas, materializações fajutas (cansei de rebater), apelou para a emoção... pois bem, acredite nisto se te sentes melhor.

Este tópico, - Temas Genéricos do Espiritismo - num fórum de ceticismo, não tem a finalidade de fazer apologia doutrinária, mas simplesmente comentar aspectos, curiosos ou interessantes da DE, seu ponto de vista a respeito de alguns temas recorrentes, até por sugestão do nosso moderador Gigaview que direcionou a esta página.
Se entendi errado peço desculpas e me calo doravante.
É possível provar que CX fraudou, inventou historinhas, materializações fajutas, apelou para a emoção, etc e tal com fatos e evidências.

E você precisa das mesmas fraudes, estórinhas, materializações fajutas, etc para acreditar que ele foi um fenômeno humano.

O único fenômeno humano no caso é a sua vontade de acreditar apesar de tudo que já foi dito e demonstrado pelos céticos sobre o seu super herói.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Suas afirmativas, Giga, lembram as acusações. Não tem evidências que não sejas aquelas que os opositores produzem. Com qual interesse? Seria cansativo relacionar.
Mas eu pergunto, Chico fraudaria com qual interesse? dinheiro, fama, poder, sexo... Qual?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 22:50 pm
Suas afirmativas, Giga, lembram as acusações. Não tem evidências que não sejas aquelas que os opositores produzem. Com qual interesse? Seria cansativo relacionar.
As evidências de fraude estão disponíveis, foram produzidas por CX sem a participação de "opositores". Estão nos plágios dos livros publicados, nas besteiras atribuídas aos espíritos, no relato das trambicagens que envolviam as cartinhas psicografadas e outros poderes "espirituais" feitas por gente de seu círculo de relacionamento. Os "opositores" apenas jogaram no ventilador e a motivação ou intenção deles pouco importam porque não alteram a natureza dos delitos. CX não foi vítima de "opositores", foi vítima dos fatos que ele próprio produziu.
Mas eu pergunto, Chico fraudaria com qual interesse? dinheiro, fama, poder, sexo... Qual?
Seja qual for o motivo, ele não altera o que foi evidenciado como fraude. Entender por que as pessoas mentem pode ser um tema fascinante para um outro tópico.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

"As evidências de fraude estão disponíveis, foram produzidas por CX sem a participação de "opositores".

Estou na DE a tempo suficiente, tal que minhas pp investigações sobre assunto tão complexo e polêmico não dão margem a ilusões e equívocos, pelo contrário, se consolidaram.

Sei que não é argumento para convencer a ninguém, e obviamente não me refiro aos inteligentes debatedores aqui que também se deixaram levar por mentiras. É que, de muitos anos me decepciono lidando com esse lado da personalidade humana que incapaz de compreender a importância extraordinária daquela mediunidade, se conspurca em enxergar ali apenas a vileza e a maldade.

O próprio Valdo Vieira, boquirroto imaturo, se deixou levar por valores mesquinhos com os quais foi seduzido: - notoriedade, afagos egocêntricos e até dinheiro, trazido por seus institutos de projeciologia.
Pior, aqueles repórteres de O Cruzeiro, desmentidos pela perícia técnica de SP junto com o depoimento de vários médicos que pesquisavam o assunto, presentes na ocasião.

Por outro lado veja como Salomão Shwartzman conduziu sua reportagem a respeito da materialização da Otilia em Andradas; toda a segurança e prudência.
Ali houve um detalhe que não escapou a argúcia de repórter investigativo que o notabilizou:
a médium, presa por algemas e grades num cubículo com paredes de cimento, trajava uma roupa escura, já a entidade aparece com trajes ectoplásmicos, brancos naturalmente.
Segundo ele, não havia vãos nas paredes e nem espaço para roupas e trocas.

Resta a pergunta:
Você tem certeza de que as alegações de fraudes, cartas frias, etc. feitas contra o CX são verdadeiras?
Jamais alguém poderia ter tais certezas, sejamos lógicos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sex, 18 Dezembro 2020 - 09:03 am
"As evidências de fraude estão disponíveis, foram produzidas por CX sem a participação de "opositores".

Estou na DE a tempo suficiente, tal que minhas pp investigações sobre assunto tão complexo e polêmico não dão margem a ilusões e equívocos, pelo contrário, se consolidaram.
Com todo respeito, você já evidenciou aqui que acredita em bobagens e que tem o pensamento crítico corroído pela fé irracional em fantasmas e isso dá margem para questionar qualquer alegação que você diz ser isenta de ilusões e equívovos.
Sei que não é argumento para convencer a ninguém, e obviamente não me refiro aos inteligentes debatedores aqui que também se deixaram levar por mentiras. É que, de muitos anos me decepciono lidando com esse lado da personalidade humana que incapaz de compreender a importância extraordinária daquela mediunidade, se conspurca em enxergar ali apenas a vileza e a maldade.
Pessoalmente não enxergo vileza ou maldade alguma na figura de CX e até acredito, visto sua atividade filantrópica, que foi uma pessoa de boa índole, aparentemente honesta e comprometida com algumas causas sociais.

O meu questionamento e críticas se restringem ao seu papel de "medium" e sobre o uso de sua suposta "mediunidade" como evidência da vida após a morte e no uso disso no proselitismo espírita.

E da mesma forma também me sinto decepcionado com a incapacidade que os crentes têm de compreender e aceitar os fatos e evidências que apontam fraudes e trambicagens.
O próprio Valdo Vieira, boquirroto imaturo, se deixou levar por valores mesquinhos com os quais foi seduzido: - notoriedade, afagos egocêntricos e até dinheiro, trazido por seus institutos de projeciologia.
Valdo Vieira só se tornou boquirroto e imaturo após romper com CX, numa estratégia clara de destruição de reputação de um ex-parceiro em algumas trambicagens e conhecedor de inúmeros segredos. O próprio Valdo faz revelações em suas tertúlias projecionistas.
Pior, aqueles repórteres de O Cruzeiro, desmentidos pela perícia técnica de SP junto com o depoimento de vários médicos que pesquisavam o assunto, presentes na ocasião.

Por outro lado veja como Salomão Shwartzman conduziu sua reportagem a respeito da materialização da Otilia em Andradas; toda a segurança e prudência.
Ali houve um detalhe que não escapou a argúcia de repórter investigativo que o notabilizou:
a médium, presa por algemas e grades num cubículo com paredes de cimento, trajava uma roupa escura, já a entidade aparece com trajes ectoplásmicos, brancos naturalmente.
Segundo ele, não havia vãos nas paredes e nem espaço para roupas e trocas.
Não vou discutir novamente as fraudes de Uberaba nem as alegações toscas e infantis dos espíritas sobre o "fenômeno" Otília.
Resta a pergunta:
Você tem certeza de que as alegações de fraudes, cartas frias, etc. feitas contra o CX são verdadeiras?
Jamais alguém poderia ter tais certezas, sejamos lógicos.
Não é possível responder no atacado, para algumas alegações existe certeza para outras temos evidências robustas que sugerem trambicagem embora seja impossível comprovar.

Volto ao ponto inicial. O que foi apresentado por CX como evidência de sua "mediunidade" não prova a vida após a morte e é refutado por diversos fatos, inclusive fraude.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 21:59 pm
A propósito das historinhas ele tem, me parece, cinco romances históricos com dados e informações notáveis sobre o cristianismo dos primeiros séculos, creditados a Emmanuel. Experimente ler um deles, Paulo e Estêvão por exemplo, e forme sua opinião.
Essas "informações notáveis" foram confirmadas pelos historiadores?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 21:59 pm
Sim, Chico Xavier, com terceiro ano primário; mais de 450 obras, sobre os mais diversos assuntos.
Isto não prova que estes conhecimentos lhe vinham dos fantasmas.

Aliás, lá no RéV, você disse que os elementos da tabela periódica foram surgindo enquanto a poeira cósmica se condensava para formar a Terra.
Foi o tal de Emmanuel que disse isto?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. JungF escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 21:59 pm
Gorducho que os leu disse apenas que não havia novidades por ali.
Tem acerca da coluna, pra cuja o colega chamou-me atenção no início do ano. A informação inédita é que ela existia no ano 131 d.C. (império do Adriano) :!:
Veja, o templo (Pietas) foi derrubado pelo Julio Cæsar ~44 a.C. pra abrir espaço pro teatro (*) — ele só conseguiu limpar a área, o teatro foi construído pelo Otaviano. Que a coluna ficasse na redondeza do templo é mera especulação lógica, claro. Mas a informação de que ela existia 175+ anos depois é inédita.

(*) 2º tenho entendido há consenso sobre o canto NW do pódio e parte da platea (*) (*) naquela área mesmo que lhe assinalei. Pelo fato dele estar deslocado angularmente em relação à posição original, desconfio possa ser certa estrutura que se pode enxergar no Google satélite view. Depois do Covid-19 quando der tentarei confirmar...
Óbvio: que a coluna ficasse junto ao templo é mera especulação, claro :!:
(*) (*) não sei bem como falar isso; seria o piso sobre o pódio (base) :?: :think:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu: Sim, Chico Xavier, com terceiro ano primário; mais de 450 obras, sobre os mais diversos assuntos.
Isto não prova que estes conhecimentos lhe vinham dos fantasmas.

Aliás, lá no RéV, você disse que os elementos da tabela periódica foram surgindo enquanto a poeira cósmica se condensava para formar a Terra.
Foi o tal de Emmanuel que disse isto?
Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.
Aliás, quanto a formação da matéria foi muito bom vc se lembrar disso. Procurei o tópico e não achei... deixei prá lá.
Mas o meu equívoco foi em relação à própria DE que logo nas questões 22/27 ensina serem os elementos formados a partir do Fluido Cósmico, que é a primeira matriz da matéria, ou seja, toda a matéria é formada a partir de combinação sucessiva em processo de complexidade crescente. O Equívoco foi meu e não da DE.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gorducho escreveu:
Sr. JungF escreveu: Gorducho que os leu disse apenas que não havia novidades por ali.
Tem acerca da coluna, pra cuja o colega chamou-me atenção no início do ano. A informação inédita é que ela existia no ano 131 d.C. (império do Adriano) :!:
Veja, o templo (Pietas) foi derrubado pelo Julio Cæsar ~44 a.C. pra abrir espaço pro teatro (*) — ele só conseguiu limpar a área, o teatro foi construído pelo Otaviano. Que a coluna ficasse na redondeza do templo é mera especulação lógica, claro. Mas a informação de que ela existia 175+ anos depois é inédita.

(*) 2º tenho entendido há consenso sobre o canto NW do pódio e parte da platea (*) (*) naquela área mesmo que lhe assinalei. Pelo fato dele estar deslocado angularmente em relação à posição original, desconfio possa ser certa estrutura que se pode enxergar no Google satélite view. Depois do Covid-19 quando der tentarei confirmar...
Óbvio: que a coluna ficasse junto ao templo é mera especulação, claro :!:
(*) (*) não sei bem como falar isso; seria o piso sobre o pódio (base) :?: :think:
Seus comentários são importantes por várias razões mas ressalta o fato de que as informações contidas na obra não são meras informações de almanaques; seu autor (Emmanuel) demonstra certa intimidade a respeito do que estava falando.

No livro Paulo e Estêvão, igualmente pode-se encontrar informações curiosas, mas a que mais me surpreendeu foi algo dito sobre as anotações de Levi (Mateus).
Este Evangelho segundo Mateus já era estudado e pregado pelos "Galileus da Casa do Caminho", desde o ano 35, segundo relatos de Saulo - Paulo de Tarso.
Pedro, chefe do grupamento formado após a morte do Mestre, e denominado "Casa do Caminho" tinha cópias em papiro das anotações de Levi, as quais foram oferecidas como presente a Gamaliel. Durante o processo de conversão de Saulo, que doente e pobre procura Gamaliel que o tinha como um filho. Gamaliel lhe oferece aquelas cópias, das quais ele mesmo havia feito outras. Este foi o material de consulta de que Paulo se serviu em suas viagens apostólicas.
Marcos, (João Marcos, sobrinho de Barnabé), jovem ainda ouve as pregações de Paulo e Pedro, daí seus textos não fogem da linha de Mateus, embora algumas discrepâncias, e alguns versículos a mais.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.
A explicação para o que não foi plágio é que CX era muito inteligente e extremamente criativo e leu tudo o que estava ao seu alcance durante a infância e adolescência segundo relatos de pessoas do seu círculo de relacionamento.

Essa mania espiritóide de subestimar a capacidade das pessoas e dos médiuns se auto-subestimarem atribuindo aos fantasmas as realizações de suas próprias criatividade e inteligência é uma burrice que beira a estupidez ou a loucura porque alimenta inferioridade para enaltecer uma superioridade ilusória. Com certeza, é importante para os espíritas compor a imagem de CX como ignorante e semi-analfabeto para destacar a produção intelectual da sua "mediunidade" e utiliza-la como evidência da atuação dos "espíritos".

No entanto ainda assim falham porque em geral produzem "evidências" que são inferiores à aquelas dos autores em vida e que nada servem para provar que os espíritos existem, e mesmo enganando alguns especialistas, a hipótese mais econômica continua sendo o talento para imitar estilos. No caso específico de CX, sua obra foi quase que totalmente literária, ele não revelou fato algum que não pudesse ser explicado através da leitura fria, ou pela trambicagem que acontecia ao seu redor.

O fanático espírita é incapaz de reconhecer o talento humano sem uma influência dos fantasmas que ele é incapaz de provar. Insistem em reduzir as pessoas à mediocridade pois o talento é sempre resultado de inspiração espiritual ou de lembranças de vidas passadas. Tosco assim.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sáb, 19 Dezembro 2020 - 22:10 pm
Gorducho escreveu:
Sr. JungF escreveu: Gorducho que os leu disse apenas que não havia novidades por ali.
Tem acerca da coluna, pra cuja o colega chamou-me atenção no início do ano. A informação inédita é que ela existia no ano 131 d.C. (império do Adriano) :!:
Veja, o templo (Pietas) foi derrubado pelo Julio Cæsar ~44 a.C. pra abrir espaço pro teatro (*) — ele só conseguiu limpar a área, o teatro foi construído pelo Otaviano. Que a coluna ficasse na redondeza do templo é mera especulação lógica, claro. Mas a informação de que ela existia 175+ anos depois é inédita.

(*) 2º tenho entendido há consenso sobre o canto NW do pódio e parte da platea (*) (*) naquela área mesmo que lhe assinalei. Pelo fato dele estar deslocado angularmente em relação à posição original, desconfio possa ser certa estrutura que se pode enxergar no Google satélite view. Depois do Covid-19 quando der tentarei confirmar...
Óbvio: que a coluna ficasse junto ao templo é mera especulação, claro :!:
(*) (*) não sei bem como falar isso; seria o piso sobre o pódio (base) :?: :think:
Seus comentários são importantes por várias razões mas ressalta o fato de que as informações contidas na obra não são meras informações de almanaques; seu autor (Emmanuel) demonstra certa intimidade a respeito do que estava falando.

No livro Paulo e Estêvão, igualmente pode-se encontrar informações curiosas, mas a que mais me surpreendeu foi algo dito sobre as anotações de Levi (Mateus).
Este Evangelho segundo Mateus já era estudado e pregado pelos "Galileus da Casa do Caminho", desde o ano 35, segundo relatos de Saulo - Paulo de Tarso.
Pedro, chefe do grupamento formado após a morte do Mestre, e denominado "Casa do Caminho" tinha cópias em papiro das anotações de Levi, as quais foram oferecidas como presente a Gamaliel. Durante o processo de conversão de Saulo, que doente e pobre procura Gamaliel que o tinha como um filho. Gamaliel lhe oferece aquelas cópias, das quais ele mesmo havia feito outras. Este foi o material de consulta de que Paulo se serviu em suas viagens apostólicas.
Marcos, (João Marcos, sobrinho de Barnabé), jovem ainda ouve as pregações de Paulo e Pedro, daí seus textos não fogem da linha de Mateus, embora algumas discrepâncias, e alguns versículos a mais.
Papo furado, como sempre. Traga a opinião de historiadores respeitados. Duvido que ache.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Sáb, 19 Dezembro 2020 - 20:58 pm
Fernando Silva escreveu: Aliás, lá no RéV, você disse que os elementos da tabela periódica foram surgindo enquanto a poeira cósmica se condensava para formar a Terra.
Foi o tal de Emmanuel que disse isto?
Aliás, quanto a formação da matéria foi muito bom vc se lembrar disso. Procurei o tópico e não achei... deixei prá lá.
Mas o meu equívoco foi em relação à própria DE que logo nas questões 22/27 ensina serem os elementos formados a partir do Fluido Cósmico, que é a primeira matriz da matéria, ou seja, toda a matéria é formada a partir de combinação sucessiva em processo de complexidade crescente. O Equívoco foi meu e não da DE.
Bem, se com isto você quis provar a sabedoria dos espíritos, fracassou.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.
A explicação para o que não foi plágio é que CX era muito inteligente e extremamente criativo e leu tudo o que estava ao seu alcance durante a infância e adolescência segundo relatos de pessoas do seu círculo de relacionamento.

Essa mania espiritóide de subestimar a capacidade das pessoas e dos médiuns se auto-subestimarem atribuindo aos fantasmas as realizações de suas próprias criatividade e inteligência é uma burrice que beira a estupidez ou a loucura porque alimenta inferioridade para enaltecer uma superioridade ilusória. Com certeza, é importante para os espíritas compor a imagem de CX como ignorante e semi-analfabeto para destacar a produção intelectual da sua "mediunidade" e utiliza-la como evidência da atuação dos "espíritos".

No entanto ainda assim falham porque em geral produzem "evidências" que são inferiores à aquelas dos autores em vida e que nada servem para provar que os espíritos existem, e mesmo enganando alguns especialistas, a hipótese mais econômica continua sendo o talento para imitar estilos. No caso específico de CX, sua obra foi quase que totalmente literária, ele não revelou fato algum que não pudesse ser explicado através da leitura fria, ou pela trambicagem que acontecia ao seu redor.

O fanático espírita é incapaz de reconhecer o talento humano sem uma influência dos fantasmas que ele é incapaz de provar. Insistem em reduzir as pessoas à mediocridade pois o talento é sempre resultado de inspiração espiritual ou de lembranças de vidas passadas. Tosco assim.
Off_topic:
Companheirão, quando você alinha seus argumentos na tentativa de desqualificar a produção mediúnica de CX, e ainda adiciona elementos bastante depreciativos, entenda que seu esforço sempre está sob análise e critica dos demais colegas, aqui no fórum.
Tenho a certeza de que muitos admiram seu desempenho, seu talento, mas não conseguem justificar tanto esforço de sua parte.
Uma pessoa inteligente como você, eu já disse isto antes, se desmerece com a pobreza dos argumentos, repetidos, em meio aos quais vc se debate.

Há uma curiosidade sobre o Espiritismo. É que mesmo sem recusar a possibilidade dos fenômenos ainda assim muitas pessoas não renegam suas próprias convicções, ou não dão a importância que o assunto merece; e para além disso há outras, como você, com uma resistência obstinada, como se fossem o último bastião do ceticismo no mundo.

Eu sei que nem você mesmo acredita no que diz. Sente, no íntimo, que desempenha um papel que está abaixo de suas outras virtudes. Isto não é conversa mole, é a constatação dos fatos sob uma profunda perspectiva psicológica, que não me é estranha.

Façamos uma digressão:
Quase certo que até você mesmo gostaria de compreender seu obsessivo e inútil esforço.
Lembre-se que isto já lhe foi explicado: muitas pessoas, hoje, inteligentes e cultas, chegam a ter asco pelas religiões e não pejam em demonstrá-lo. É que foram vítimas das monstruosas maquinações da Inquisição, em vida passada, e as impressões dolorosas permanecem imersas no subconsciente buscando justificável retaliação.
Mas não se recordam de que elas mesmas foram cruéis torturadores, moto-proprio ou a serviço daquela trevosa organização.
Pense em como seria a reencarnação de um Vlad, o empalador, apresentando contas ante a Justiça Divina.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Off_topic:
JungF escreveu:
Dom, 20 Dezembro 2020 - 10:23 am
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.
A explicação para o que não foi plágio é que CX era muito inteligente e extremamente criativo e leu tudo o que estava ao seu alcance durante a infância e adolescência segundo relatos de pessoas do seu círculo de relacionamento.

Essa mania espiritóide de subestimar a capacidade das pessoas e dos médiuns se auto-subestimarem atribuindo aos fantasmas as realizações de suas próprias criatividade e inteligência é uma burrice que beira a estupidez ou a loucura porque alimenta inferioridade para enaltecer uma superioridade ilusória. Com certeza, é importante para os espíritas compor a imagem de CX como ignorante e semi-analfabeto para destacar a produção intelectual da sua "mediunidade" e utiliza-la como evidência da atuação dos "espíritos".

No entanto ainda assim falham porque em geral produzem "evidências" que são inferiores à aquelas dos autores em vida e que nada servem para provar que os espíritos existem, e mesmo enganando alguns especialistas, a hipótese mais econômica continua sendo o talento para imitar estilos. No caso específico de CX, sua obra foi quase que totalmente literária, ele não revelou fato algum que não pudesse ser explicado através da leitura fria, ou pela trambicagem que acontecia ao seu redor.

O fanático espírita é incapaz de reconhecer o talento humano sem uma influência dos fantasmas que ele é incapaz de provar. Insistem em reduzir as pessoas à mediocridade pois o talento é sempre resultado de inspiração espiritual ou de lembranças de vidas passadas. Tosco assim.
Companheirão, quando você alinha seus argumentos na tentativa de desqualificar a produção mediúnica de CX, e ainda adiciona elementos bastante depreciativos, entenda que seu esforço sempre está sob análise e critica dos demais colegas, aqui no fórum.
Correto. Não reconheço a produção de CX como "mediúnica". É possível explicá-la através de um mix de talento humano, plágio e fraude sem apelar para manifestação de fantasmas invisíveis.

Tenho a certeza de que muitos admiram seu desempenho, seu talento, mas não conseguem justificar tanto esforço de sua parte.
Uma pessoa inteligente como você, eu já disse isto antes, se desmerece com a pobreza dos argumentos, repetidos, em meio aos quais vc se debate.
Isso não faz parte do assunto do debate em curso. Gigaview não está em discussão.
Há uma curiosidade sobre o Espiritismo. É que mesmo sem recusar a possibilidade dos fenômenos ainda assim muitas pessoas não renegam suas próprias convicções, ou não dão a importância que o assunto merece; e para além disso há outras, como você, com uma resistência obstinada, como se fossem o último bastião do ceticismo no mundo.
Isso não faz parte do assunto do debate em curso. Gigaview não está em discussão.
Eu sei que nem você mesmo acredita no que diz. Sente, no íntimo, que desempenha um papel que está abaixo de suas outras virtudes. Isto não é conversa mole, é a constatação dos fatos sob uma profunda perspectiva psicológica, que não me é estranha.
Isso não faz parte do assunto do debate em curso. Gigaview não está em discussão.
Façamos uma digressão:
Quase certo que até você mesmo gostaria de compreender seu obsessivo e inútil esforço. Lembre-se que isto já lhe foi explicado:
muitas pessoas, hoje, inteligentes e cultas, chegam a ter asco pelas religiões e não pejam em demonstrá-lo.
Isso não faz parte do assunto do debate em curso. Gigaview não está em discussão.
É que foram vítimas das monstruosas maquinações da Inquisição, em vida passada, e as impressões dolorosas permanecem imersas no subconsciente buscando justificável retaliação.
Mas não se recordam de que elas mesmas foram cruéis torturadores, moto-proprio ou a serviço daquela trevosa organização.
Pense em como seria a reencarnação de um Vlad, o empalador, apresentando contas ante a Justiça Divina.
Não é a primeira vez que vejo alguém recorrer a argumentos tão idiotas para desmerecer oponentes em debates.

Porém, isso não faz parte do assunto do debate em curso e o JungF também não está em discussão, então só me resta rir dessas bobagens e desejar que os assuntos se alinhem com o tema do debate.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Off_topic:
JungF escreveu:
Dom, 20 Dezembro 2020 - 10:23 am
Quase certo que até você mesmo gostaria de compreender seu obsessivo e inútil esforço.Lembre-se que isto já lhe foi explicado: muitas pessoas, hoje, inteligentes e cultas, chegam a ter asco pelas religiões e não pejam em demonstrá-lo. É que foram vítimas das monstruosas maquinações da Inquisição, em vida passada, e as impressões dolorosas permanecem imersas no subconsciente buscando justificável retaliação.
Mas não se recordam de que elas mesmas foram cruéis torturadores, moto-proprio ou a serviço daquela trevosa organização.
Pense em como seria a reencarnação de um Vlad, o empalador, apresentando contas ante a Justiça Divina.
Ad hominem com base em reencarnações anteriores?
Acabaram os argumentos?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

JungF escreveu:
Dom, 20 Dezembro 2020 - 10:23 am
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.
A explicação para o que não foi plágio é que CX era muito inteligente e extremamente criativo e leu tudo o que estava ao seu alcance durante a infância e adolescência segundo relatos de pessoas do seu círculo de relacionamento.

Essa mania espiritóide de subestimar a capacidade das pessoas e dos médiuns se auto-subestimarem atribuindo aos fantasmas as realizações de suas próprias criatividade e inteligência é uma burrice que beira a estupidez ou a loucura porque alimenta inferioridade para enaltecer uma superioridade ilusória. Com certeza, é importante para os espíritas compor a imagem de CX como ignorante e semi-analfabeto para destacar a produção intelectual da sua "mediunidade" e utiliza-la como evidência da atuação dos "espíritos".

No entanto ainda assim falham porque em geral produzem "evidências" que são inferiores à aquelas dos autores em vida e que nada servem para provar que os espíritos existem, e mesmo enganando alguns especialistas, a hipótese mais econômica continua sendo o talento para imitar estilos. No caso específico de CX, sua obra foi quase que totalmente literária, ele não revelou fato algum que não pudesse ser explicado através da leitura fria, ou pela trambicagem que acontecia ao seu redor.

O fanático espírita é incapaz de reconhecer o talento humano sem uma influência dos fantasmas que ele é incapaz de provar. Insistem em reduzir as pessoas à mediocridade pois o talento é sempre resultado de inspiração espiritual ou de lembranças de vidas passadas. Tosco assim.
Off_topic:
Companheirão, quando você alinha seus argumentos na tentativa de desqualificar a produção mediúnica de CX, e ainda adiciona elementos bastante depreciativos, entenda que seu esforço sempre está sob análise e critica dos demais colegas, aqui no fórum.
Tenho a certeza de que muitos admiram seu desempenho, seu talento, mas não conseguem justificar tanto esforço de sua parte.
Uma pessoa inteligente como você, eu já disse isto antes, se desmerece com a pobreza dos argumentos, repetidos, em meio aos quais vc se debate.

Há uma curiosidade sobre o Espiritismo. É que mesmo sem recusar a possibilidade dos fenômenos ainda assim muitas pessoas não renegam suas próprias convicções, ou não dão a importância que o assunto merece; e para além disso há outras, como você, com uma resistência obstinada, como se fossem o último bastião do ceticismo no mundo.

Eu sei que nem você mesmo acredita no que diz. Sente, no íntimo, que desempenha um papel que está abaixo de suas outras virtudes. Isto não é conversa mole, é a constatação dos fatos sob uma profunda perspectiva psicológica, que não me é estranha.

Façamos uma digressão:
Quase certo que até você mesmo gostaria de compreender seu obsessivo e inútil esforço.
Lembre-se que isto já lhe foi explicado: muitas pessoas, hoje, inteligentes e cultas, chegam a ter asco pelas religiões e não pejam em demonstrá-lo. É que foram vítimas das monstruosas maquinações da Inquisição, em vida passada, e as impressões dolorosas permanecem imersas no subconsciente buscando justificável retaliação.
Mas não se recordam de que elas mesmas foram cruéis torturadores, moto-proprio ou a serviço daquela trevosa organização.
Pense em como seria a reencarnação de um Vlad, o empalador, apresentando contas ante a Justiça Divina.
Aff...
Lembrei-me de uma palestra de "tratamento espiriitual" sobre amor eu caridade e em certo momento a expositora menciona que os ricos malvados serão relés lixeiros em vida futura.
E em outra ocasião em que foi comentada uma noticia de estupro em criança e sábio respondeu que ninguém é inocente perante a justiça divina...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:

Não é a primeira vez que vejo alguém recorrer a argumentos tão idiotas para desmerecer oponentes em debates.
Só fiz alusões positivas ao Givaview, onde se sente desmerecido?
Gigaview escreveu: Porém, isso não faz parte do assunto do debate em curso e o JungF também não está em discussão, então só me resta rir dessas bobagens e desejar que os assuntos se alinhem com o tema do debate.[/Off_topic]
[/quote]O qual é:
Spoiler:
Temas genéricos sobre o Espiritismo

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 21 Dezembro 2020 - 07:54 am
Off_topic:
JungF escreveu:
Dom, 20 Dezembro 2020 - 10:23 am
Quase certo que até você mesmo gostaria de compreender seu obsessivo e inútil esforço.Lembre-se que isto já lhe foi explicado: muitas pessoas, hoje, inteligentes e cultas, chegam a ter asco pelas religiões e não pejam em demonstrá-lo. É que foram vítimas das monstruosas maquinações da Inquisição, em vida passada, e as impressões dolorosas permanecem imersas no subconsciente buscando justificável retaliação.
Mas não se recordam de que elas mesmas foram cruéis torturadores, moto-proprio ou a serviço daquela trevosa organização.
Pense em como seria a reencarnação de um Vlad, o empalador, apresentando contas ante a Justiça Divina.
Ad hominem com base em reencarnações anteriores?
Acabaram os argumentos?
Meu caro Fernando, você que é um pensador, de verdade, imagine o quanto o mundo passaria a fazer sentido se apenas aderirmos à ideia da reencarnação.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Ter, 22 Dezembro 2020 - 14:12 pm
Fernando Silva escreveu:
Seg, 21 Dezembro 2020 - 07:54 am
Off_topic:
JungF escreveu:
Dom, 20 Dezembro 2020 - 10:23 am
Quase certo que até você mesmo gostaria de compreender seu obsessivo e inútil esforço.Lembre-se que isto já lhe foi explicado: muitas pessoas, hoje, inteligentes e cultas, chegam a ter asco pelas religiões e não pejam em demonstrá-lo. É que foram vítimas das monstruosas maquinações da Inquisição, em vida passada, e as impressões dolorosas permanecem imersas no subconsciente buscando justificável retaliação.
Mas não se recordam de que elas mesmas foram cruéis torturadores, moto-proprio ou a serviço daquela trevosa organização.
Pense em como seria a reencarnação de um Vlad, o empalador, apresentando contas ante a Justiça Divina.
Ad hominem com base em reencarnações anteriores?
Acabaram os argumentos?
Meu caro Fernando, você que é um pensador, de verdade, imagine o quanto o mundo passaria a fazer sentido se apenas aderirmos à ideia da reencarnação.
Não basta fazer sentido, tem que ser real, comprovado por evidências objetivas.
O fato de ser uma ideia bonitinha não faz dela a verdade.
E se aparecer alguém com uma ideia ainda mais consoladora que a reencarnação, mas igualmente sem comprovação, você abandonaria o espiritismo para adotá-la?

Sem falar em que a verdade não precisa fazer sentido para nós, basta que fique comprovada. Teremos que aceitá-la ainda que incompreensível, ainda que pareça cruel e injusta segundo nossa infinitamente limitada compreensão.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

AndarilhoTerrestre post_ escreveu:
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.

Aff...
Lembrei-me de uma palestra de "tratamento espiriitual" sobre amor eu caridade e em certo momento a expositora menciona que os ricos malvados serão relés lixeiros em vida futura.
E em outra ocasião em que foi comentada uma noticia de estupro em criança e sábio respondeu que ninguém é inocente perante a justiça divina...
De fato não existe uma linearidade nessa questão de causa e efeito. Um rico malvado, seja lá o que ele quis dizer com isto, pode ter vindo numa missão em que o dinheiro era essencial, e ele deveria exercer determinada influencia, embora não fosse ainda um espírito do bem, mas sim um financista e grande administrador.
Ninguém é inocente perante a Justiça divina, ou seja, não há uma vítima que não tenha semeado seu carma. A questão é que sobre todas as coisas existe a misericórdia divina, que aguarda o momento em que apenas a dor necessária se instaurará.
A vítima de um estupro, saldando seu débito, também estaria sob a misericórdia e fatores haviam, amenizando a situação. É, e será sempre assim.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Ter, 22 Dezembro 2020 - 14:26 pm
Ninguém é inocente perante a Justiça divina, ou seja, não há uma vítima que não tenha semeado seu carma. A questão é que sobre todas as coisas existe a misericórdia divina, que aguarda o momento em que apenas a dor necessária se instaurará.
A vítima de um estupro, saldando seu débito, também estaria sob a misericórdia e fatores haviam, amenizando a situação. É, e será sempre assim.
Já discutimos isto. É absurdo que espíritos criados puros e ignorantes de repente se vejam devendo, com um carma pesadíssimo, tendo sido estupradores, assassinos, torturadores etc.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Ter, 22 Dezembro 2020 - 14:12 pm
Fernando Silva escreveu:
Seg, 21 Dezembro 2020 - 07:54 am
Off_topic:
JungF escreveu:
Dom, 20 Dezembro 2020 - 10:23 am
Quase certo que até você mesmo gostaria de compreender seu obsessivo e inútil esforço.Lembre-se que isto já lhe foi explicado: muitas pessoas, hoje, inteligentes e cultas, chegam a ter asco pelas religiões e não pejam em demonstrá-lo. É que foram vítimas das monstruosas maquinações da Inquisição, em vida passada, e as impressões dolorosas permanecem imersas no subconsciente buscando justificável retaliação.
Mas não se recordam de que elas mesmas foram cruéis torturadores, moto-proprio ou a serviço daquela trevosa organização.
Pense em como seria a reencarnação de um Vlad, o empalador, apresentando contas ante a Justiça Divina.
Ad hominem com base em reencarnações anteriores?
Acabaram os argumentos?
Meu caro Fernando, você que é um pensador, de verdade, imagine o quanto o mundo passaria a fazer sentido se apenas aderirmos à ideia da reencarnação.
Existem muitas opções de fantasia para o mundo fazer sentido. O espiritismo é apenas uma das mais toscas porque se afirma ciência usando pseudociência e, incapaz de provar a existência de seus fantasmas, adere à idéia da reencarnação e outras bobagens que desafiam a lógica e a racionalidade.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Ter, 22 Dezembro 2020 - 14:26 pm
AndarilhoTerrestre post_ escreveu:
JungF escreveu:
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.

Aff...
Lembrei-me de uma palestra de "tratamento espiriitual" sobre amor eu caridade e em certo momento a expositora menciona que os ricos malvados serão relés lixeiros em vida futura.
E em outra ocasião em que foi comentada uma noticia de estupro em criança e sábio respondeu que ninguém é inocente perante a justiça divina...
De fato não existe uma linearidade nessa questão de causa e efeito. Um rico malvado, seja lá o que ele quis dizer com isto, pode ter vindo numa missão em que o dinheiro era essencial, e ele deveria exercer determinada influencia, embora não fosse ainda um espírito do bem, mas sim um financista e grande administrador.
Ninguém é inocente perante a Justiça divina, ou seja, não há uma vítima que não tenha semeado seu carma. A questão é que sobre todas as coisas existe a misericórdia divina, que aguarda o momento em que apenas a dor necessária se instaurará.
A vítima de um estupro, saldando seu débito, também estaria sob a misericórdia e fatores haviam, amenizando a situação. É, e será sempre assim.
É impressionante como essas idéias e exemplos são infantis. Isso só faz sentido no ambiente de um joguinho tosco feito para amenizar o tédio de um Deus idiota.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Off_topic:
Colega JungF, se tiver curiosidade... e se já viu e notou desconsidere, claro:
NETFLIX
The Man From U.N.C.L.E.
Spoiler Alert :!:
Off_topic:
[-1:26:47] Coluna ficaria ~100m à esquerda (S) deles, contornando o Teatro.
[-1:26:38] À direita deles era o "canto" SE do Pórtico. Es decir: na área em frente à direita era o Pórtico.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu: Ninguém é inocente perante a Justiça divina, ou seja, não há uma vítima que não tenha semeado seu carma. A questão é que sobre todas as coisas existe a misericórdia divina, que aguarda o momento em que apenas a dor necessária se instaurará.
A vítima de um estupro, saldando seu débito, também estaria sob a misericórdia e fatores haviam, amenizando a situação. É, e será sempre assim.
Já discutimos isto. É absurdo que espíritos criados puros e ignorantes de repente se vejam devendo, com um carma pesadíssimo, tendo sido estupradores, assassinos, torturadores etc.
Acauan menciona este fato em sua "Ética espírita".
A analogia mais direta é comparar o Espírito, recém criado, como um bárbaro, quase um animal; não tem linguajar articulado e o instinto ainda prevalece sobre a inteligência. Ele não comete assassínios, elo não rouba, ele não estupra. Na verdade, faz tudo isso dentro de um padrão natural ao seu estágio evolutivo.
Aprimorando a inteligência e se organizando socialmente surge a questão da justiça e da moral.
Agora, apossando-se do bem de outros será punido e a moral, aquela consentânea com a justiça prevalente, define graus de responsabilidade.
Ou seja, quando vc diz espíritos criados simples e ignorantes vc está se referindo ao estágio infantil do homem, onde não há maldade e por isso não se fala em pureza, bondade, virtude..
Essa mesma criança se educará, conhecerá a vida e suas experiências e no convívio social se revelará boa ou má, dependendo dos princípios de disciplina e educação que assimila.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
JungF escreveu:
AndarilhoTerrestre post_ escreveu:
JungF escreveu:
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.

Aff...
Lembrei-me de uma palestra de "tratamento espiriitual" sobre amor eu caridade e em certo momento a expositora menciona que os ricos malvados serão relés lixeiros em vida futura.
E em outra ocasião em que foi comentada uma noticia de estupro em criança e sábio respondeu que ninguém é inocente perante a justiça divina...
De fato não existe uma linearidade nessa questão de causa e efeito. Um rico malvado, seja lá o que ele quis dizer com isto, pode ter vindo numa missão em que o dinheiro era essencial, e ele deveria exercer determinada influencia, embora não fosse ainda um espírito do bem, mas sim um financista e grande administrador.
Ninguém é inocente perante a Justiça divina, ou seja, não há uma vítima que não tenha semeado seu carma. A questão é que sobre todas as coisas existe a misericórdia divina, que aguarda o momento em que apenas a dor necessária se instaurará.
A vítima de um estupro, saldando seu débito, também estaria sob a misericórdia e fatores haviam, amenizando a situação. É, e será sempre assim.
É impressionante como essas idéias e exemplos são infantis. Isso só faz sentido no ambiente de um joguinho tosco feito para amenizar o tédio de um Deus idiota.
O Espiritismo preconiza certas regras de comportamento... seria como os mandamentos de Moisés, sem as penas do inferno.

1 Jamais te arrependerás:

2 De haver ouvido cem frases, pronunciando simplesmente uma ou outra pequenina observação. (paciência, sabedoria)

3 De evitar o comentário alusivo ao mal, qualquer que seja.

4 De calar a explosão da cólera.

5 De preferir o silêncio nos instantes de irritação.

6 De renunciar aos palpites levianos nas menores controvérsias.

7 De não opinar em problemas que te não dizem respeito.

8 De esquivar-te a promessas que não poderias cumprir.

9 De meditar muitas horas sem abrir os lábios.

10 De sorrir sempre sobre desilusões e amarguras.

11 De fugir às reclamações de qualquer natureza.

12 De estimular o bem sob todos os prismas.

13 De pronunciar palavras de perdão e bondade.

14 De explanar sobre o otimismo, a fé e a esperança.

15 De exaltar a confiança no bem.

16 De ensinar o que seria útil, verdadeiro e santificante.

17 De prestar informações que ajudem os outros.

18 De exprimir bons pensamentos.

19 De formular apelos à fraternidade e à concórdia.

20 De demonstrar benevolência e compreensão.

21 De fortalecer o trabalho e a educação, a justiça e o dever, a paz e o bem, ainda mesmo com sacrifício do próprio coração.

22 Examina o sentido, o modo e a direção de tuas palavras, antes de pronunciá-las. Da mesma boca procede a bênção ou a maldição para o caminho.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Off_topic:
JungF escreveu:
Qua, 23 Dezembro 2020 - 18:53 pm
Spoiler:
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:
AndarilhoTerrestre post_ escreveu:
JungF escreveu:
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.

Aff...
Lembrei-me de uma palestra de "tratamento espiriitual" sobre amor eu caridade e em certo momento a expositora menciona que os ricos malvados serão relés lixeiros em vida futura.
E em outra ocasião em que foi comentada uma noticia de estupro em criança e sábio respondeu que ninguém é inocente perante a justiça divina...
De fato não existe uma linearidade nessa questão de causa e efeito. Um rico malvado, seja lá o que ele quis dizer com isto, pode ter vindo numa missão em que o dinheiro era essencial, e ele deveria exercer determinada influencia, embora não fosse ainda um espírito do bem, mas sim um financista e grande administrador.
Ninguém é inocente perante a Justiça divina, ou seja, não há uma vítima que não tenha semeado seu carma. A questão é que sobre todas as coisas existe a misericórdia divina, que aguarda o momento em que apenas a dor necessária se instaurará.
A vítima de um estupro, saldando seu débito, também estaria sob a misericórdia e fatores haviam, amenizando a situação. É, e será sempre assim.
É impressionante como essas idéias e exemplos são infantis. Isso só faz sentido no ambiente de um joguinho tosco feito para amenizar o tédio de um Deus idiota.
O Espiritismo preconiza certas regras de comportamento... seria como os mandamentos de Moisés, sem as penas do inferno.

1 Jamais te arrependerás:

2 De haver ouvido cem frases, pronunciando simplesmente uma ou outra pequenina observação. (paciência, sabedoria)

3 De evitar o comentário alusivo ao mal, qualquer que seja.

4 De calar a explosão da cólera.

5 De preferir o silêncio nos instantes de irritação.

6 De renunciar aos palpites levianos nas menores controvérsias.

7 De não opinar em problemas que te não dizem respeito.

8 De esquivar-te a promessas que não poderias cumprir.

9 De meditar muitas horas sem abrir os lábios.

10 De sorrir sempre sobre desilusões e amarguras.

11 De fugir às reclamações de qualquer natureza.

12 De estimular o bem sob todos os prismas.

13 De pronunciar palavras de perdão e bondade.

14 De explanar sobre o otimismo, a fé e a esperança.

15 De exaltar a confiança no bem.

16 De ensinar o que seria útil, verdadeiro e santificante.

17 De prestar informações que ajudem os outros.

18 De exprimir bons pensamentos.

19 De formular apelos à fraternidade e à concórdia.

20 De demonstrar benevolência e compreensão.

21 De fortalecer o trabalho e a educação, a justiça e o dever, a paz e o bem, ainda mesmo com sacrifício do próprio coração.

22 Examina o sentido, o modo e a direção de tuas palavras, antes de pronunciá-las. Da mesma boca procede a bênção ou a maldição para o caminho.


Só não entendi a relação dessas regras de conduta com a existência dos fantasmas, que são absolutamente desnecessários em todos os ítens. Logo nem faz sentido associa-los ao espiritismo ou a qualquer religião específica. Poderia também ser um código ateu.

De qualquer forma, é um sinal de "resistência passiva" que lembra Gandhi, e serve bem a quem já esgotou todos os seus argumentos e pretende se recolher na contemplação do próprio umbigo convencido da inabalável certeza de suas próprias verdades.

Então fica a pergunta. O que veio fazer num clube de céticos?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
Off_topic:
JungF escreveu:
Spoiler:
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:
JungF escreveu:Se vc tiver outra explicação que não seja a mediunidade, ou fraude, claro, gostaria de ouvir.
Gigaview escreveu:

É impressionante como essas idéias e exemplos são infantis. Isso só faz sentido no ambiente de um joguinho tosco feito para amenizar o tédio de um Deus idiota.
O Espiritismo preconiza certas regras de comportamento... seria como os mandamentos de Moisés, sem as penas do inferno.

1 Jamais te arrependerás:

2 De haver ouvido cem frases, pronunciando simplesmente uma ou outra pequenina observação. (paciência, sabedoria)

3 De evitar o comentário alusivo ao mal, qualquer que seja.

4 De calar a explosão da cólera.

5 De preferir o silêncio nos instantes de irritação.

6 De renunciar aos palpites levianos nas menores controvérsias.

7 De não opinar em problemas que te não dizem respeito.

8 De esquivar-te a promessas que não poderias cumprir.

9 De meditar muitas horas sem abrir os lábios.

10 De sorrir sempre sobre desilusões e amarguras.

11 De fugir às reclamações de qualquer natureza.

12 De estimular o bem sob todos os prismas.

13 De pronunciar palavras de perdão e bondade.

14 De explanar sobre o otimismo, a fé e a esperança.

15 De exaltar a confiança no bem.

16 De ensinar o que seria útil, verdadeiro e santificante.

17 De prestar informações que ajudem os outros.

18 De exprimir bons pensamentos.

19 De formular apelos à fraternidade e à concórdia.

20 De demonstrar benevolência e compreensão.

21 De fortalecer o trabalho e a educação, a justiça e o dever, a paz e o bem, ainda mesmo com sacrifício do próprio coração.

22 Examina o sentido, o modo e a direção de tuas palavras, antes de pronunciá-las. Da mesma boca procede a bênção ou a maldição para o caminho.
Só não entendi a relação dessas regras de conduta com a existência dos fantasmas, que são absolutamente desnecessários em todos os ítens. Logo nem faz sentido associa-los ao espiritismo ou a qualquer religião específica. Poderia também ser um código ateu.

De qualquer forma, é um sinal de "resistência passiva" que lembra Gandhi, e serve bem a quem já esgotou todos os seus argumentos e pretende se recolher na contemplação do próprio umbigo convencido da inabalável certeza de suas próprias verdades.

Então fica a pergunta. O que veio fazer num clube de céticos?
Mostrar que o Espiritismo é uma alternativa racional para os que buscam e não encontram as respostas que, até então, as filosofias e teologias oferecem, desde que elas mesmas se mostram incertas e vacilantes.
Mas, há algo curioso nisto e os foristas sinceros no íntimo hão de concordar comigo: enquanto o ceticismo nada prova, nada apresenta a seu favor e tem como principal arma a negação a respeito de algo que transcende a razão, as respostas oferecidas neste debate abre um clarão de esperança e consolo, ante aquela estreiteza de ideias que causticam e estiolam a alma humana.
Pode parecer poesia infantil, como vc costuma dizer, mas se há uma razão superior sobre todas as nossas cogitações, os espíritos amigos não se cansam de soprá-la em nossos ouvidos... água mole em pedra dura....

>
Responder