Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

O Osho tá vivo ainda? Se estiver, esse é vigarista até a medula.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Governo irlandês pede desculpa por abusos em casas para mães solteiras
A desculpa oficial emitida pelo governo irlandês encerra o que é descrito como um dos capítulos mais sombrios da história recente da República da Irlanda


youtu.be/yrneKT0ZEqU


Governo irlandês vai pedir desculpa por abusos contra mães solteiras
Segundo o relatório acabado de publicar durante 76 anos 56 mil mulheres e crianças teria sofrido abusos em casas para mães solteiras


youtu.be/JzjWBAKIOm4

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Complexo de Israel pode ganhar força

Vertente evangélica da facção Terceiro Comando Puro (TCP), liderada pelo traficante Álvaro Malaquias, o Peixão, estaria ganhando simpatizantes na Ilha do Governador

Imagem
Traficante Peixão frequentando uma igreja

Por Thuany Dossares Publicado 17/01/2021

A ideologia dos traficantes do Complexo de Israel, pode estar se expandindo para outras comunidades do Rio. De acordo com a Polícia Civil, a vertente evangélica dentro da facção Terceiro Comando Puro (TCP), do traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, na Cidade Alta, Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte, estaria ganhando simpatizantes na Ilha do Governador.

De acordo com investigações, as lideranças do tráfico do Morro do Dendê, na Ilha, Marcos Vinicius dos Santos, o Chapola, e Mario Henrique Paranhos de Oliveira, o Neves, também do TCP, estariam pensando assumir a doutrina religiosa usada por Peixão.

"Eles são da mesma facção e se respeitam. Mas não é de hoje também que lá na Ilha o tráfico demonstra sinais de religiosidade", explicou um investigador.

O antigo chefe do tráfico na Ilha do Governador, Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu - morto em confronto com a polícia em 2019 - também se declarava evangélico. Segundo a polícia, ele teria sido uma das primeiras lideranças do TCP a se converter.

Por conta de sua fé, Guarabu não permitia qualquer manifestação de religiões de matriz africana, e já chegou a ordenar a destruição de centros de umbanda, no Morro do Dendê, em 2017.

A prática foi reproduzida dois anos depois por Peixão, que também ordenou a depredação de terreiros, segundo investigações da Polícia Civil. Chapola, sucessor de Guarabu, é mais um dos traficantes que se declara evangélico e também não permite manifestações de religiões de matriz africana, segundo o promotor do Ministério Público, Sauvei Lai.

Profeta da Bíblia

Segundo a Polícia Civil, a religiosidade de Peixão é tamanha que ele se intitula de Arão, o profeta de Deus, irmão de Moisés. O nome foi assumido também pela sua quadrilha que se autodenomina "Tropa do Arão". O próprio nome, Complexo de Israel, seria uma referência a terra prometida, de acordo com as investigações.

Outro exemplo da religiosidade de Peixão está nos símbolos usados para marcar seus territórios: a bandeira de Israel e a estrela de Davi. Esses símbolos geralmente estão colocados em pontos altos das comunidades. Um exemplo está na Cidade Alta, onde foi instalada uma estrela de Davi que pode ser vista há mais de 2,5 km de distância.

Segundo a polícia, a bandeira de Israel tem sido usada também em comunidades gerenciadas pelo TCP em Guadalupe, na Zona Norte do Rio, e até em Angra dos Reis.

Traficante se compara a profeta da Bíblia

Segundo a Polícia Civil, a religiosidade de Peixão é tamanha que ele chega a se intitular de Arão, o profeta de Deus, irmão de Moisés. Dessa forma, sua quadrilha também acabou se autodenominando "Tropa do Arão". O próprio nome, Complexo de Israel, seria em referência a terra prometida, de acordo com as investigações.

Quem passa pela Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, consegue visualizar uma grande estrela de Davi, num ponto alto da comunidade. Na altura de Parada de Lucas, também é possível ver a bandeira israelense. Policiais afirmam que essa é mais uma expressão da religiosidade do traficante Peixão.

Nas redes sociais, os criminosos que integram a quadrilha usam em seus perfis, o símbolo da bandeira de Israel, ao lado de seus nomes. O baile funk da região, também é conhecido como Baile de Israel.

Segundo a polícia, a bandeira de Israel, tem sido, inclusive, usada como um símbolo de algumas comunidades gerenciadas pelo TCP, como Parque Belém, em Angra dos Reis, e Muquiço, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio.

Complexo de Israel na Baixada

Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Explosivos e Munições (Desarme) apuraram que Peixão tem sob seu comando cerca de 300 soldados, divididos entre a Cidade Alta, Parada de Lucas, Vigário Geral, Pica Pau e Cinco Bocas - comunidades que formam o Complexo de Israel, na Zona Norte. A "Tropa do Arão" possuiria cerca de 200 fuzis.

Investigações apontam que a gestão de Peixão já se estendeu para Baixada Fluminense. Segundo o delegado Gustavo Castro, titular da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), Parada de Lucas e Vigário Geral são os fornecedores de drogas das favelas do Buraco do Boi, em Nova Iguaçu, e Parque Paulista, em Duque de Caxias.

Em 2019, Peixão foi acusado de ordenar ataques à terreiros na Baixada.

Peixão também fez aliança com a milícia

Um dos objetivos de Peixão, a invasão ao Complexo da Penha, reduto de criminosos do CV, parece ter tido uma nova etapa no fim de 2020, quando a quadrilha liderada pelo traficante se uniu a milicianos de Brás de Pina. O pacto rendeu a Álvaro o comando da venda de drogas nas comunidades Quitungo e Guaporé.

A união foi descoberta pela Polícia Civil durante a investigação de um homicídio na localidade do Dourado, onde apenas a milícia do Quitungo atuava até então. As vítimas José Mário Alves da Trindade, o Cebolão, e Jhonatan Batista Vilas Boas Alves, o Cepacol, seriam milicianos descontentes com o pacto entre os paramilitares e o TCP.
Segundo as investigações, o acordo promoveu uma união de forças entre os grupos, para que um defendesse o outro e se protegesse em caso de tentativas de invasão a áreas dominadas pelos rivais. Além disso, a gangue do Peixão ficou com o domínio da venda de drogas e abertura de bocas nas áreas da milícia.

Um morador da região, que preferiu não se identificar, relatou que localidades como a Guaporé onde não havia tráfico passaram a conviver com essa realidade nos últimos meses. "Até circular por lá ficou esquisito. Você precisa dizer para onde vai e de onde vem", disse.
Com as novas áreas sob a influência da facção, a proximidade com o Complexo da Penha diminuiu. Segundo medição feita via Google Maps, a favela da Guaporé está a menos de 1 km do morro do Sereno, que é dominado pelo CV.
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2 ... forca.html

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Dando dinheiro para estes neopenteques, não querem saber que dinheiro que é e nem de onde vem.

Tráfico, assalto, sequestro... é tudo dinheiro abençoado contribuindo para a obra de Deus.

Uma vez, não sei por quê, tava eu vendo aquele 25ª hora da Record, quando o pastor recebe a ligação de uma moça que dizia ser brasileira trabalhando como garota de programa na Nova Zelândia.

E deu um depoimento bonito sobre como tinha encontrado Jesus na Universal e tudo de bom que Jesus tinha feito na vida dela.

Aí ela começa a dizer que estava disposta a fazer todas as correntes da igreja, os sacrifícios, a tal da fogueira santa, e que também iria passar a reservar 10% de tudo que ganhasse para o dízimo.

Caraca!, na hora eu achei que, estando ao vivo, o pastor ia aconselhar algo como "minha filha, não, siga o exemplo de Maria Madalena,
agora que encontrou Jesus saia dessa vida. Arrume um trabalho decente..
." Que nada! Na maior cara de pau o sujeito diz: "Que Deus te abençoe, minha filha. Tenho certeza que você vai ser muito abençoada." :lol:

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tem muito crente que diz: "Não quero saber se o pastor é pilantra e vai pegar o meu dízimo para comprar mansão e carro de luxo. O que me importa é que eu fiz a minha parte e paguei".

Ou então eles olham o pastor ficar riquíssimo e dizem que é merecido porque ele está "fazendo a obra de Deus".

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Andressa Urach conta 'lavagem cerebral' da Universal para conseguir doações

Apresentadora e empresária diz que se sentiu enganada e agora cobra da instituição na Justiça as doações realizadas nos últimos anos. Enganada, usada, lesada e traída. Andressa Urach vem de uma família que há mais de 30 anos frequenta a igreja Universal e jamais pensou que fosse descer ao inferno justamente por querer dar o seu 'tudo para Deus'. "

Por iG Gente | 27/02/2021 07:28

[...]
Como eram feitas essas doações?

Essas doações mais expressivas eram feitas praticamente a cada seis meses. Existem períodos dentro da igreja, que se chamam Fogueira Santa. Nesse período, eles induzem as pessoas a darem tudo que elas têm pra Deus, que você tem que dar mais pra Deus do que para você.

Que você tem que tirar o chão dos seus pés, que você tem que ficar na total dependência de Deus. Que você tem que dar o que você mais gosta, o que mais ama da parte financeira para poder ajudar a obra de Deus. É isso que eles falam, que Jesus tem que voltar, então a igreja precisa dessas doações para crescer.

Dizem que o teu tudo pra Deus vai salvar muitas almas e eu acreditava nisso. Mas eu vi que quando meu dinheiro acabou, mudou totalmente o tratamento em relação a mim e eles não se preocuparam em nenhum momento com a minha alma, porque se tivessem se preocupado, não teriam me sugado até o último centavo e me descartado como um lixo, porque foi assim que eu me senti. Enquanto tinha muito dinheiro na conta eu era tratada de uma maneira e a partir do momento que secou o dinheiro e eu não tinha mais de onde tirar, eu fui excluída. Então eu vi que eles não se preocupavam com alma nenhuma, só com o dinheiro.

Quais argumentos eram usados para te convencer a fazer essas doações para a igreja?

Eles usam muito a palavra de Deus, alguns versículos isolados da Bíblia. Exemplo: Abraão deu Isaac, que era o próprio filho, para Deus e depois Deus devolveu o Isaac vivo para ele. Eles usam também algumas histórias da Bíblia para dizer que você tem que dar o tudo pra Deus, que tem que tirar o chão dos seus pais, que você tem que ficar na total dependência de Deus. São palavras que induzem a gente a realmente dar tudo pra Deus e, no fundo, nos traz um temor, porque é como se no fundo você não fizesse esse sacrifício pra Deus, era como se você não fosse digno pra Deus. Então você se sente sutilmente manipulado e induzido a ficar no zero, acreditando que Deus vai um dia, de alguma maneira, te restituir, nem que seja no céu. Mas sabendo que o altar não deve nada a ninguém e que ninguém vai te desamparar, na teoria.

Você se arrepende de ter entrado na Igreja Universal?

A minha família inteira frequenta a Igreja Universal há mais de 30 anos. Todas essas pessoas que estão lá dentro, na verdade, elas estão cegas, porque elas são movidas às pregações onde a gente é induzido a não frequentar outras igrejas. Então a gente acaba ficando muito preso, até com medo de ser rebelde, porque eles falam muito que Lúcifer foi rebelde.

Então você acaba tendo medo de sair da Igreja e virar Lúcifer. Eles usam muito a palavra dizendo que você vai ficar endemoniado, que você vai ficar sete vezes pior do que quando você chegou à Igreja. Existem pregações utilizando a Bíblia e o Velho Testamento, que faz com que você fique com medo até de não frequentar a igreja. Se eles estivessem preocupados com a minha alma, eles tinham me devolvido pelo menos uns R$ 100 mil desses R$ 2 milhões que eu doei para eu abrir uma empresa pra mim.
https://gente.ig.com.br/colunas/fabia-o ... acoes.html

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

De novo, como já havia postado agora ha pouco em outro tópico:
A humanidade é um poço profundo e escuro de burrice
Taí esse tópico que não me deixa mentir.
Esse e o do governo Bolsonaro, do Trump, do terraplanismo, do PT e da pqp.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
jesuscraciaNÃO
Mensagens: 82
Registrado em: Sex, 20 Novembro 2020 - 09:23 am

Mensagem por jesuscraciaNÃO »

Aquele rito de expulsar demônios nas igrejas, nada mais é que uma técnica usada muito usada pelos Xamãs a hipnose... A hipnose é um estado psicológico especial induzido por meio de um pêndulo, do movimento do dedo ou da voz, ela vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento no tratamento de diferentes diagnósticos. ... A hipnose é o conjunto de fenômenos específicos e naturais da mente, que podem produzir diferentes impactos.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Isto apenas na França e apenas a partir de 1950 ...
França: comissão da Igreja Católica lista 10 mil casos de pedofilia desde 1950

Grupo que investiga casos de abuso sexual divulgou números iniciais do relatório; conclusão deve ser entregue no mês de setembro

Por Ansa | 02/03/2021 11:36 -

Estimativa da comissão é de que relatório final traga ainda mais casos de abusos

O presidente da Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja Católica (Ciase) na França , Jean-Marc Sauvé, informou que números provisórios apontam para "ao menos 10 mil vítimas" no país desde a década de 1950.

O relatório final da investigação deve ser divulgado em setembro deste ano, mas aponta para números alarmantes. Em junho de 2020, o mesmo Sauvé havia confirmado que cerca de três mil vítimas haviam sido ouvidas, mas que o número "não representava certamente a totalidade" de casos.
https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2 ... -1950.html

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

No Chipre, mimimi de religiosos por casusa duma música com referências satânicas:


"El Diablo" a aposta de Chipre à Eurovisão considerada "satânica"


youtu.be/jQLAvppy7FI

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Mais um santo homem preso por estupro ...
Ex-enteada que denunciou Paulinho de Deus diz que foi abusada por 22 anos

Médium teve prisão preventiva decretada após denúncias de estupro

Por iG Último Segundo | 10/03/2021

A ex-enteada do médium Paulo Roberto Roveroni, conhecido como Paulinho de Deus, preso por suspeita de estupro de vulnerável, afirmou que sofreu abusos sexuais e psicológicos dele por 22 anos. O homem foi preso na cidade de Catanduva, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira (10) após denúncias.

A jovem, hoje com 24 anos, contou, em entrevista ao G1, que os estupros começaram quando ela tinha apenas dois anos. "Ele ficava pelado na minha frente e colocava minha mão no pênis dele", afirmou. "Esses abusos, estupros, foram progredindo. Ele era meu padrasto, e ainda pior, dirigente da associação. Então, ele sempre foi uma pessoa conhecida, considerado caridoso, educado, que ajuda os pobres", completou.

A jovem contou que os abusos mudaram seu comportamento. Após as mudanças, seus pais queriam levá-la para a terapia, mas Paulinho teria sugerido que ela buscasse o espiritismo para melhorar.

"A minha mãe nunca desconfiou, mas achava que tinha algo errado comigo. Como eu fui criada desde os meus 2 anos com o meu agressor em casa, eu o defendia. Não entendia direito o que acontecia, que eu era de fato violentada (...) Ele sempre usou uma manipulação psicológica muito forte comigo, muito bem embasada. Usava sempre a religião e as obras assistenciais que ele fazia na associação como forma de passar toda essa lavagem cerebral também. Eu fui estuprada por muitos anos assim por não entender o que era errado", disse.

A ex-enteada de Paulinho de Deus disse que só teve coragem de falar sobre os crimes no dia 1º de fevereiro, quando ele e a mãe dela brigaram. "Eu vi que era aquela a hora de contar, porque de alguma forma eu estava um pouco mais segura com ele fora de casa. [...] Me fala como uma vítima de estupro conta que está sendo estuprada com o próprio agressor dentro de casa, vigiando, sabendo cada passo?", contou a ex-enteada.
https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ ... -anos.html

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Mais um para o rol de escandalos.
Dessa vez um tal de "Paulinho de deus", médium.
abusava da filha desde que esta tinha 2 anos (!)
(eita - escrevi isso sem ver que o Fernando já tinha postado - vi no UOL hoje)

Padres, pastores, médiuns... curioso como abundam predadores sexuais nesse meio.
Gurus tambem são chegados nisso e em outras bizarrices: leiam o "stripping the gurus".
E são justamente esses que mais condenam atitudes assim.
Qual a razão disso?

Religião acoberta e dá proteção a esses tipos (deixar isso vazar pega mal pro culto..), ao mesmo tempo que oferece fiéis, mansos, obedientes e submissos.
E no fim, quando a vaca foi mesmo pro brejo, ainda resta hipocritamente pedir perdão, jogar a culpa no cramulhão ou em outras entidades-imaginárias-do-mal, etc.

Resumindo: é disparado, por larga margem, a melhor "carreira" que eles podem almejar. Está ai a razão.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Os jesuítas americanos ainda tinham escravos no século XIX.
Jesuit Priests Pledge $100 Million in Reparations to Make Amends for Slave Labor and Sales

Dave Gershgorn

In the early 1800s, the Maryland Jesuit order of priests owned hundreds of enslaved people, forcing them to work on plantations and profiting off their sale. A 2016 New York Times exposé showed that in 1838, to keep the struggling Georgetown University alive, the priests shipped 272 enslaved people to the notoriously brutal plantations in the Deep South.

Now, the Jesuits have begun to atone. A new Descendants Truth and Reconciliation Foundation has been created in conjunction with descendants of those the Jesuits enslaved, funded with an initial $15 million. The Jesuits have pledged a total of $100 million to be spent on racial reconciliation grants, as well as scholarships and grants for the descendants. A subset of the funds will be used for emergency care for elderly descendants.
Catholic Order Pledges $100 Million to Atone for Slave Labor and Sales.
https://www.nytimes.com/2016/04/17/us/g ... dants.html
https://momentum.medium.com/jesuit-prie ... df3918171f

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O pior é que tem gente que acredita e fica com raiva da gente se duvidamos ...
Anexos
Pastor_morreu-ressuscitou.jpg

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

É mais fácil tentar encontrar lugares onde não aconteceu ...
314 casos e crianças como principais vítimas: os abusos sexuais em igreja alemã

Apresentado nesta quinta-feira, relatório com 800 páginas descreve registros entre os anos de 1975 e 2018; 63% dos casos foram cometidos por integrantes do clero

Por Ansa | 18/03/2021

Um estudo independente comissionado pela Igreja Católica revelou centenas de casos de violência sexual por parte de clérigos e leigos na Arquidiocese de Colônia, a principal da Alemanha . O relatório de 800 páginas foi apresentado nesta quinta-feira (18) pelo advogado criminalista Bjorn Gercke e aponta 314 vítimas de abusos cometidos por 202 pessoas, sendo que 63% dos responsáveis pertencem ao clero.

A investigação contempla o período de 1975 a 2018 e, segundo Gercke, mais da metade das vítimas tinha menos de 14 anos de idade na época dos abusos. No entanto, o relatório livrou o arcebispo de Colônia, cardeal Rainer Maria Woelki, que ocupa o cargo desde 2014, da suspeita de "violação do dever" em relação aos casos de violência sexual .
Ainda assim, o cardeal se disse "profundamente envergonhado" com as denúncias e condenou a "ocultação" dos crimes no passado. "As ações devem ter consequência inclusive para os membros do clero", acrescentou.

No início de março, Woelki afirmou que suspenderia, "se necessário", pessoas citadas no relatório. Antes disso, o arcebispo havia sido alvo de protestos por impedir a publicação de um estudo preliminar sobre abusos cometidos por padres na Arquidiocese de Colônia.

Woelki alegava "direito à privacidade" das pessoas citadas no documento, que foi elaborado por um escritório de advocacia de Munique. O relatório de Gercke, no entanto, aponta que o atual arcebispo de Hamburgo, Stefan Hesse, que foi vigário-geral em Colônia , violou seus deveres aos ocultar casos de abuso. O sacerdote ainda não se pronunciou.
https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2 ... alema.html

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 19 Março 2021 - 10:41 am
O pior é que tem gente que acredita e fica com raiva da gente se duvidamos ...
Não me diga que há pessoas que vão e pagam 150 para ver esses 2...

Não é surpreendente, mas é decepcionante.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 19 Março 2021 - 13:25 pm
Fernando Silva escreveu:
Sex, 19 Março 2021 - 10:41 am
O pior é que tem gente que acredita e fica com raiva da gente se duvidamos ...
Não me diga que há pessoas que vão e pagam 150 para ver esses 2...

Não é surpreendente, mas é decepcionante.
Já li uma vez que o uso deste nivel surreal e extremo de nonsense visa selecionar o publico mais crédulo possível.
Num nível ne plus ultra de credulidade, falta de bom-senso e inteligência.

Se acreditaram naquilo, acreditam em qualquer coisa (mesmo).
Aí está totalmente dominado. É a massa de manobra perfeita para dar grana e fazer o que o manipulador quiser.
E parece que a lei é meio leniente nesses casos. Sabe como é, ne? Perseguição religiosa, essas coisas...

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Sex, 19 Março 2021 - 15:23 pm
AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 19 Março 2021 - 13:25 pm
Não me diga que há pessoas que vão e pagam 150 para ver esses 2...

Não é surpreendente, mas é decepcionante.
Já li uma vez que o uso deste nivel surreal e extremo de nonsense visa selecionar o publico mais crédulo possível.
Num nível ne plus ultra de credulidade, falta de bom-senso e inteligência.

Se acreditaram naquilo, acreditam em qualquer coisa (mesmo).
Aí está totalmente dominado. É a massa de manobra perfeita para dar grana e fazer o que o manipulador quiser.
E parece que a lei é meio leniente nesses casos. Sabe como é, ne? Perseguição religiosa, essas coisas...
É assim que funciona o Golpe da Nigéria. Eles mandam a mensagem para milhões de pessoas, mas só querem resposta dos completos otários para não perder tempo com gente desconfiada fazendo mil perguntas.
É por isso que fazem uma mensagem onde qualquer pessoa com mais de dois neurônios vai detectar a fraude e deletar.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Congregação para a Doutrina da Fé: a herdeira da Inquisição na Igreja que agora volta a rejeitar uniões homoafetivas

https://br.noticias.yahoo.com/congrega% ... 36101.html

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

A pergunta é: todos os religiosos são farinha do mesmo saco? Ou existirão aqueles que realmente praticam o que pregam.
Talvez se diga que os verdadeiramente bons serão minoria.
Que seja. Significa que algo os diferencia... o quê?
A História mostra que santos e mártires sempre existiram. Seriam todos eles dementes fanáticos, que não se importavam com a pp vida? Se não eram todos, perturbados, o que diferencia uns dos outros?
Sim, sabemos que os dedos de uma mão são diferentes entre si. Num cacho de bananas nem todas serão iguais Mas não estamos falando de "coisas" e sim de escolhas, de arbítrio consciente.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

JungF escreveu:
Sáb, 27 Março 2021 - 17:48 pm
A pergunta é: todos os religiosos são farinha do mesmo saco? Ou existirão aqueles que realmente praticam o que pregam.
Talvez se diga que os verdadeiramente bons serão minoria.
Que seja. Significa que algo os diferencia... o quê?
A História mostra que santos e mártires sempre existiram. Seriam todos eles dementes fanáticos, que não se importavam com a pp vida? Se não eram todos, perturbados, o que diferencia uns dos outros?
Sim, sabemos que os dedos de uma mão são diferentes entre si. Num cacho de bananas nem todas serão iguais Mas não estamos falando de "coisas" e sim de escolhas, de arbítrio consciente.
Mesmo que um suposto mártir tenha morrido pela convicção dele, isso não tornaria a crença dele um fato. Tá cheio de mártires homens-bomba que não comprova que haja algum Alá ou que, caso existisse, aprovaria esse ato.


Esse aqui pede até jejum (não prescrito por médico) numa época alimentação ta sofrendo baixas por causa de crises de produção por problema sanitário, e, ainda por cima numa época em que menos alimentação pode agravar a ter menos resistência biológica.


youtu.be/sNxZwCy3ubM

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Não respondeu.
E eu não me referi a um ou outro mártir, um ou outro santo, e tampouco que por isso a crença deles seria verdadeira.
Eu pergunto: por quê?
Pessoas cultas, inteligentes, sensatas, acreditam em coisas diferentes... isso está a demonstrar que aquelas qualidades não se tornam evidência de crenças quaisquer.
Então, por quê são crentes? O quê poderia levá-las ao comportamento místico?
A MESMA pergunta vale para o ateísmo e o ceticismo? Por quê?

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 00:58 am
Não respondeu.
A pergunta é: todos os religiosos são farinha do mesmo saco? Ou existirão aqueles que realmente praticam o que pregam.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

São do mesmo saco no sentido de possuírem coisas comuns entre si. Existem aqueles que praticam o que pregam, mas nem sempre pregam coisas boas. Existem também aqueles que pregam coisas boas mas praticam coisas ruins.

Evidentemente essas "coisas boas ou ruins" dependem do conceito de bom ou ruim que muitas vezes é definido e interpretado no âmbito da religião. Para um Testemunha de Jeová uma transfusão de sangue não é uma coisa boa, para um cristão pode ser até motivo de orgulho.

Até a picaretagem pode ser vista como boa, tolerada, ou nem percebida. Tem gente que comete delitos em nome de Deus, como aqueles traficantes de Jesus, e João de Deus era tolerado por toda a cidade porque girava a economia com a fé apesar de sua reconhecida tara. Muitos religiosos são vítimas de distúrbios mentais que os fazem acreditar que todos os seus atos são éticos e legítimos e manifestam sinceridade indubitável. O líder da Heaven's Gate convenceu seus discípulos que deveriam se matar para embarcar numa nave-mãe escondida na cauda do cometa Hale-Bopp.
Pessoas cultas, inteligentes, sensatas, acreditam em coisas diferentes... isso está a demonstrar que aquelas qualidades não se tornam evidência de crenças quaisquer.
Então, por quê são crentes? O quê poderia levá-las ao comportamento místico?

A MESMA pergunta vale para o ateísmo e o ceticismo? Por quê?
Dá uma lida:
https://www.apa.org/monitor/2010/12/believe

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 00:58 am
Pessoas cultas, inteligentes, sensatas, acreditam em coisas diferentes... isso está a demonstrar que aquelas qualidades não se tornam evidência de crenças quaisquer.
Então, por quê são crentes? O quê poderia levá-las ao comportamento místico?
A MESMA pergunta vale para o ateísmo e o ceticismo? Por quê?
Acreditar em coisas invisíveis e indectáveis requer que a pessoa desligue a razão.

Ainda mais porque ela aceita uma coisa pela fé e rejeita todas as outras coisas que igualmente só são aceitas pela fé.

Não aceitar afirmações sem prova é uma atitude racional e não um problema mental.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

JungF escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 00:58 am
Não respondeu.
E eu não me referi a um ou outro mártir, um ou outro santo, e tampouco que por isso a crença deles seria verdadeira.
Eu pergunto: por quê?
Pessoas cultas, inteligentes, sensatas, acreditam em coisas diferentes... isso está a demonstrar que aquelas qualidades não se tornam evidência de crenças quaisquer.
Então, por quê são crentes? O quê poderia levá-las ao comportamento místico?
Vontade de crer em algo, não importa o quão ridículo, ilógico e improvável seja este algo: a tal fé, que na minha opinião foi a invenção mais nociva da humanidade por larga margem.

Auto-engano, recusar a ver a vida ou a natureza como ela é e não como gostaríamos que fosse (ou como uma dada religião gostaria que fosse).

Credulidade, personalidade propensa a crer, não importa no que.

Preguiça mental (é mais fácil e cômodo se apregoar as "certezas" de que outros falam, que pensar por sí próprio, analisar o que é dito e lido, etc).

Obediência cega e acrítica a alguma "autoridade", seja uma pessoa, livro, doutrina, etc.

Viés pessoal: se tais idéias me agradam, se estão de acordo com minha visão de mundo, logo devem estar certas (desnudando um ego enorme e patético).

"Se a teoria entra em conflito com os fatos, tanto pior para os fatos".

Irracionalidade (vide Keith Stanovich), que inclusive pode acompanhar inteligência.

e por ai vai...
JungF escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 00:58 am
A MESMA pergunta vale para o ateísmo e o ceticismo? Por quê?
Não vale. Como o Giga bem colocou é uma atitude racional, lógica. Trata-se de bom-senso puro e simples e honestidade intelectual;
Pedir evidências de algo, buscar e averiguar fatos e raciocinar com base no material que se apresenta.
E crucial: buscar fazer uso um procedimento simples e antigo chamado navalha de Ockham.
Não vejo onde entra crença nisso. É como disse: reduz-se a lógica + bom-senso.
Não há espaço algum para fé nisso. Isso é a antítese do que seja fé.
Por isso não há, nunca houve, nem nunca haverá uma "religião cética" ou um "culto ateu": não existe religião sem fé.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Link postado por Gigaview a respeito do tema (texto em negrito e itálico):

https://www.apa.org/monitor/2010/12/believe


"Voltando a Sigmund Freud, alguns psicólogos caracterizaram as crenças religiosas como patológicas, vendo a religião como uma força social maligna que encoraja pensamentos irracionais e comportamentos ritualísticos."

Por tudo o que já li de Freud, embora inteligência brilhante, ficou-me a impressão de ter sido adúltero e ele mesmo ter um comportamento carecente de orientação psiquiátrica.
Diante disto creio, nada mais natural, que vivendo-se em conflito com nossa consciência queremos distância das religiões pois elas estarão constantemente nos acusando.
Pelo fato daqueles valores morais (religiões) apelarem para sentimentos subjetivos e não se respaldarem, em princípios científicos, até mesmo contrariando-os, nos sentimos à vontade para relegar tais religiões a planos de menor importância em nossas vidas.

“Claro, as dúvidas dos psicólogos - e de incontáveis outros ao longo da história - não reduziram o domínio poderoso da religião sobre os humanos. A religião sobreviveu e prosperou por mais de 100.000 anos. Ela existe em todas as culturas, com mais de 85% da população mundial adotando algum tipo de crença religiosa”.

A razão para este domínio está nas incertezas e sofrimentos que a própria vida traz consigo, e o homem, mesmo ao lado da ciência, se sente impotente para conjurá-los, o que torna os argumentos teológicos mais convincentes e sedutores.

E aqui está o ponto: em 85% de uma população todos os perfis cognitivos e psicológicos estarão representados, quero dizer, inteligência, razão, profissões, etc.
Idem nos 15% restantes.

O quê diferencia aqueles que optam por crer, dos outros? Lembrando que apenas dizer que uns "querem acreditar em algo" e os outros não, é argumento circular e non sequitur pois a pergunta é exatamente esta, por quê isto ocorre?
Tenho cá minhas ideias, mas gostaria de ouvir os amigos primeiro.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

JungF escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 23:27 pm
Link postado por Gigaview a respeito do tema (texto em negrito e itálico):

https://www.apa.org/monitor/2010/12/believe


"Voltando a Sigmund Freud, alguns psicólogos caracterizaram as crenças religiosas como patológicas, vendo a religião como uma força social maligna que encoraja pensamentos irracionais e comportamentos ritualísticos."

Por tudo o que já li de Freud, embora inteligência brilhante, ficou-me a impressão de ter sido adúltero e ele mesmo ter um comportamento carecente de orientação psiquiátrica.
Diante disto creio, nada mais natural, que vivendo-se em conflito com nossa consciência queremos distância das religiões pois elas estarão constantemente nos acusando.
Pelo fato daqueles valores morais (religiões) apelarem para sentimentos subjetivos e não se respaldarem, em princípios científicos, até mesmo contrariando-os, nos sentimos à vontade para relegar tais religiões a planos de menor importância em nossas vidas.

“Claro, as dúvidas dos psicólogos - e de incontáveis outros ao longo da história - não reduziram o domínio poderoso da religião sobre os humanos. A religião sobreviveu e prosperou por mais de 100.000 anos. Ela existe em todas as culturas, com mais de 85% da população mundial adotando algum tipo de crença religiosa”.

A razão para este domínio está nas incertezas e sofrimentos que a própria vida traz consigo, e o homem, mesmo ao lado da ciência, se sente impotente para conjurá-los, o que torna os argumentos teológicos mais convincentes e sedutores.

E aqui está o ponto: em 85% de uma população todos os perfis cognitivos e psicológicos estarão representados, quero dizer, inteligência, razão, profissões, etc.
Idem nos 15% restantes.

O quê diferencia aqueles que optam por crer, dos outros? Lembrando que apenas dizer que uns "querem acreditar em algo" e os outros não, é argumento circular e non sequitur pois a pergunta é exatamente esta, por quê isto ocorre?
Tenho cá minhas ideias, mas gostaria de ouvir os amigos primeiro.
Primeiro de tudo: 100.000 anos !?
Não creio que hajam provas materiais de que haviam religiões há 100K anos atras. Se houverem, por favor poste.
Caso contrário não há nenhuma evidência que "a religião sobreviveu e prosperou por mais de 100.000 anos"

Ainda que houvesse, não vejo de que forma isto (essa duração) favorecesse a religião.
À simples duração ou persistência de algo não segue que este algo seja bom ou ruim ou vantajoso.
A indústria da pedra lascada me parece ter durado mais que isso. E dai?

Sobre os %: "idem nos 15% restantes" sugere que 15% e não "85% "de uma população todos os perfis cognitivos e psicológicos estarão representados, quero dizer, inteligência, razão, profissões, etc." porque o idem se refere ao paragrafo anterior.
E, assim como os 100K anos, de onde saíram esses %'s e de que forma isso é relevante para a discussão aqui?
Fora que parece meio que constatar o óbvio, que em quase 100% de uma população se acharão quase 100% dos perfis e etc.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

fenrir escreveu:
JungF escreveu:
Link postado por Gigaview a respeito do tema (texto em negrito e itálico):

https://www.apa.org/monitor/2010/12/believe


"... Voltando a Sigmund Freud, alguns psicólogos caracterizaram as crenças religiosas como patológicas, vendo a religião como uma força social maligna que encoraja pensamentos irracionais e comportamentos ritualísticos."

Por tudo o que já li de Freud, embora inteligência brilhante, ficou-me a impressão de ter sido adúltero e ele mesmo ter um comportamento carecente de orientação psiquiátrica, dado seu monoideísmo em torno da sexualidade.
Diante disto creio, nada mais natural que vivendo-se em conflito com nossa consciência queiramos distância das religiões pois elas estarão constantemente nos acusando.
Pelo fato daqueles valores morais (religiões) apelarem para sentimentos subjetivos e não se respaldarem, em princípios científicos, até mesmo contrariando-os, nos sentimos à vontade para relegar tais religiões a planos de menor importância em nossas vidas.

“... Claro, as dúvidas dos psicólogos - e de incontáveis outros ao longo da história - não reduziram o domínio poderoso da religião sobre os humanos. A religião sobreviveu e prosperou por mais de 100.000 anos. Ela existe em todas as culturas, com mais de 85% da população mundial adotando algum tipo de crença religiosa”.

A razão para este domínio está nas incertezas e sofrimentos que a própria vida traz consigo, e o homem, mesmo ao lado da ciência, se sente impotente para conjurá-los, o que torna os argumentos teológicos mais convincentes e sedutores.

E aqui está o ponto: em 85% de uma população todos os perfis cognitivos e psicológicos estarão representados, quero dizer, inteligência, razão, profissões, etc.
Idem nos 15% restantes.

O quê diferencia aqueles que optam por crer, dos outros? Lembrando que apenas dizer que uns "querem acreditar em algo" e os outros não, é argumento circular e non sequitur pois a pergunta é exatamente esta, por quê isto ocorre?
Tenho cá minhas ideias, mas gostaria de ouvir os amigos primeiro.
Primeiro de tudo: 100.000 anos !?
Não creio que hajam provas materiais de que haviam religiões há 100K anos atras. Se houverem, por favor poste.
Caso contrário não há nenhuma evidência que "a religião sobreviveu e prosperou por mais de 100.000 anos"

Ainda que houvesse, não vejo de que forma isto (essa duração) favorecesse a religião.
À simples duração ou persistência de algo não segue que este algo seja bom ou ruim ou vantajoso.
A indústria da pedra lascada me parece ter durado mais que isso. E dai?

Sobre os %: "idem nos 15% restantes" sugere que 15% e não "85% "de uma população todos os perfis cognitivos e psicológicos estarão representados, quero dizer, inteligência, razão, profissões, etc." porque o idem se refere ao paragrafo anterior.
E, assim como os 100K anos, de onde saíram esses %'s e de que forma isso é relevante para a discussão aqui?
Fora que parece meio que constatar o óbvio, que em quase 100% de uma população se acharão quase 100% dos perfis e etc.
O link que menciona o tempo tão recuado para as religiões foi postado pelo Gigaview, e remete a relatos e pesquisas por estudiosos, oferecendo dados consistentes com as ideias em debate. Todo o argumento se desenvolve em torno daquele link, ok?
Porém, ainda assim restaria uma questão: o que entendemos por religião?
Historicamente não seria uma forma de cultuar, homenagear e sacrificar ao desconhecido, amedrontado ante seu poder?
Vejamos que costumes inexplicados, desde os Neandertais (200 000 anos), que sepultavam seus mortos juntamente com objetos de sua estima e uso, expressariam compreensível manifestação de religiosidade.
Quanto aos percentuais, se uma amostra abrange toda uma população, evidente que todos os perfis admitidos para a população se encontram ali representados, então voltaríamos à questão: qual seria a causa das escolhas, ateísmo, ceticismo e crença religiosa?
Talvez eu não tenha conseguido salientar a importância desta simples pergunta.
Se você leu o tópico "como formamos nossa opinião" perceba que ele auxilia a conhecer um pouco mais a respeito de nós mesmos.
E eu não veja nada, intelectualmente mais desafiador, que conhecer a si próprio.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

JungF escreveu:
Seg, 29 Março 2021 - 11:06 am
O link que menciona o tempo tão recuado para as religiões foi postado pelo Gigaview, e remete a relatos e pesquisas por estudiosos, oferecendo dados consistentes com as ideias em debate. Todo o argumento se desenvolve em torno daquele link, ok?
Teria facilitado se fizesse um quote do post do Giga
JungF escreveu:
Seg, 29 Março 2021 - 11:06 am
Porém, ainda assim restaria uma questão: o que entendemos por religião?
Historicamente não seria uma forma de cultuar, homenagear e sacrificar ao desconhecido, amedrontado ante seu poder?
Vejamos que costumes inexplicados, desde os Neandertais (200 000 anos), que sepultavam seus mortos juntamente com objetos de sua estima e uso, expressariam compreensível manifestação de religiosidade.
Não sei. Por exemplo, de onde segue que sepultar mortos implique em ter uma religião?
Posso pensar em vários motivos para sepultar um morto sem que seja necessária a influência dela.

Já se colocavam pertences do morto junto com o mesmo,
sou forçado a admitir que é algo mais significativo, que poderia apontar para algum sistema de crenças.

Mas mesmo nesse caso, há que se demonstrar que os tais pertences foram colocados ali de forma premeditada
e não se encontram junto ao corpo por puro e simples acidente.
Uma hipótese: poderiam estar lá, simplesmente porque eles habitavam naquelas paragens, logo seria de se esperar
que estivessem próximos de quaisquer remanescentes. Alem disso, processos naturais ( intempéries, erosão,
processos geológicos, etc ) podem ter juntado ou aproximado os artefatos (quais??) com os restos mortais.

Sobre artefatos, não sei de nenhuma figura (tipo as vênus), estátua, pintura ou o que seja com mais de 40K anos.
Antes disso eram ossos e ferramentas de pedra lascada.
JungF escreveu:
Seg, 29 Março 2021 - 11:06 am
Quanto aos percentuais, se uma amostra abrange toda uma população, evidente que todos os perfis admitidos para a população se encontram ali representados, então voltaríamos à questão: qual seria a causa das escolhas, ateísmo, ceticismo e crença religiosa?
Talvez eu não tenha conseguido salientar a importância desta simples pergunta.
Se você leu o tópico "como formamos nossa opinião" perceba que ele auxilia a conhecer um pouco mais a respeito de nós mesmos.
E eu não veja nada, intelectualmente mais desafiador, que conhecer a si próprio.
Acho que a própria existência desse fórum, bem como seu conteúdo respondem o porque
de alguns optarem pelo ceticismo, ateísmo e outros não-teísmos.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

fenrir escreveu:
Seg, 29 Março 2021 - 11:47 am
Não sei. Por exemplo, de onde segue que sepultar mortos implique em ter uma religião?
Posso pensar em vários motivos para sepultar um morto sem que seja necessária a influência dela.

Já se colocavam pertences do morto junto com o mesmo,
sou forçado a admitir que é algo mais significativo, que poderia apontar para algum sistema de crenças.

Mas mesmo nesse caso, há que se demonstrar que os tais pertences foram colocados ali de forma premeditada
e não se encontram junto ao corpo por puro e simples acidente.
Uma hipótese: poderiam estar lá, simplesmente porque eles habitavam naquelas paragens, logo seria de se esperar
que estivessem próximos de quaisquer remanescentes. Alem disso, processos naturais ( intempéries, erosão,
processos geológicos, etc ) podem ter juntado ou aproximado os artefatos (quais??) com os restos mortais.

Sobre artefatos, não sei de nenhuma figura (tipo as vênus), estátua, pintura ou o que seja com mais de 40K anos.
Antes disso eram ossos e ferramentas de pedra lascada.
Talvez povos primitivos tivessem algumas superstições, rituais, etc, sem um sistema de crenças bem definido, quase um tipo de animismo. Podia ser algo tipo a tribo dos Pirarrãs, ou algo tipo culto aos ancestrais sem crença em entidades como deuses, etc.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 29 Março 2021 - 13:03 pm
fenrir escreveu:
Seg, 29 Março 2021 - 11:47 am
Não sei. Por exemplo, de onde segue que sepultar mortos implique em ter uma religião?
Posso pensar em vários motivos para sepultar um morto sem que seja necessária a influência dela.

Já se colocavam pertences do morto junto com o mesmo,
sou forçado a admitir que é algo mais significativo, que poderia apontar para algum sistema de crenças.

Mas mesmo nesse caso, há que se demonstrar que os tais pertences foram colocados ali de forma premeditada
e não se encontram junto ao corpo por puro e simples acidente.
Uma hipótese: poderiam estar lá, simplesmente porque eles habitavam naquelas paragens, logo seria de se esperar
que estivessem próximos de quaisquer remanescentes. Alem disso, processos naturais ( intempéries, erosão,
processos geológicos, etc ) podem ter juntado ou aproximado os artefatos (quais??) com os restos mortais.

Sobre artefatos, não sei de nenhuma figura (tipo as vênus), estátua, pintura ou o que seja com mais de 40K anos.
Antes disso eram ossos e ferramentas de pedra lascada.
Talvez povos primitivos tivessem algumas superstições, rituais, etc, sem um sistema de crenças bem definido, quase um tipo de animismo. Podia ser algo tipo a tribo dos Pirarrãs, ou algo tipo culto aos ancestrais sem crença em entidades como deuses, etc.
Chute meu: talvez num primeiro estágio nem tivessem em mente alguma entidade divina associada a um fenômeno
(trovão), a algo útil (água, alimentos) ou ainda algo temível (feras), mas cultuassem a coisa própria ou o conceito da coisa, sem intermediação.
Pode ser que deuses tenham sido inventados posteriormente como antropomorfizações ou tentativas de racionalizar,
buscar causas, explicações sobre aquelas coisas, que eram tão importantes para eles, muitas vezes questão de vida ou morte.
A história mostra que humanos quando se deparam com o desconhecido tem tendência a associar aquele desconhecido a deus,
deuses ou qualquer entidade espiritual. Meio que um deus ex machina / deus das lacunas.
E naquela época quase nada havia de conhecido. A humanidade tateava no escuro, literalmente inclusive.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Parece evidente que esses 100.000 anos é um chute mal dado, força de expressão ou erro. Mesmo considerando 10.000 anos é discutível a afirmação do autor do artigo.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Estudei por alguns anos esse assunto, e cheguei à conclusão que antes de desenvolver um sistema religioso ou a adoração por algum deus, os primeiros hominídeos consideraram a existência de algo imaterial, porém acima de tudo maligno, que espreitava nas noites escuras matando quem ousava sair sozinho, que matava suas mulheres no parto e seus filhos antes do desmame e fazia com que morressem de um corte no dedo, em meio à febre e a septicemia.
Esse maligno deus era temido e odiado, e talvez oferendas fossem feitas para abrandar sua fúria, ossos esculpidos, couros mais bem curtidos, carnes frescas...tudo para apaziguar o que percebiam ser uma sede de sangue e vidas...
Essas oferendas passaram então uma hora a serem vertidas para outros deuses, que porventura poderiam rivalizar/derrotar o deus maligno.
Neste processo, as datas, os materiais, as liturgias, tudo foi criado em torno para justificar as oferendas como necessárias.

E eis as religiões e seus adeptos.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Traficantes armados cantam hino evangélico


youtu.be/mpDbDURp7xI

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Hipatia escreveu:
Seg, 29 Março 2021 - 14:52 pm
Estudei por alguns anos esse assunto, e cheguei à conclusão que antes de desenvolver um sistema religioso ou a adoração por algum deus, os primeiros hominídeos consideraram a existência de algo imaterial, porém acima de tudo maligno, que espreitava nas noites escuras matando quem ousava sair sozinho, que matava suas mulheres no parto e seus filhos antes do desmame e fazia com que morressem de um corte no dedo, em meio à febre e a septicemia.
Esse maligno deus era temido e odiado, e talvez oferendas fossem feitas para abrandar sua fúria, ossos esculpidos, couros mais bem curtidos, carnes frescas...tudo para apaziguar o que percebiam ser uma sede de sangue e vidas...
Essas oferendas passaram então uma hora a serem vertidas para outros deuses, que porventura poderiam rivalizar/derrotar o deus maligno.
Neste processo, as datas, os materiais, as liturgias, tudo foi criado em torno para justificar as oferendas como necessárias.

E eis as religiões e seus adeptos.
Toda história da humanidade é recheada de coisas malignas, tanto em fatos como em livros religiosos.
Pestes, pandemias, guerras, homicídios, pedofilismo, etc etc.
Geralmente botam culpa em algum diabo, espírito, deuses, Deus irado, pagamento de débitos de vidas passadas, castigos, sacrifícios enfim.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Ninguém assiste a essa porcaria ...
Band joga 15 milhões pro alto e expulsa bispo R.R Soares do horário nobre após 18 anos

Parceria de quase duas décadas chega ao final e emissora perde milhões

O “Show da Fé”, comandado por bispo R.R Soares, ficou no ar na Band por quase duas décadas no horário nobre. No entanto, após o longos anos juntos, tanto a emissora quanto o religioso não demonstraram interesse em uma renovação de parceria.
Imagem
A informação foi divulgada por Flávio Ricco no R7, onde contou que a alta cúpula do canal do Morumbi optou por não renovar o contrato com o bispo. Inclusive, a última renovação da parceria foi feita há três anos, quando o dono da Igreja da Graça exigiu uma exibição de cinco minutos nos intervalos do Brasil Urgente, de Datena.

O religioso, que não é bobo e nem nada, sabe que o telejornal do polêmico Datena traz audiência ao canal e dessa forma, quis atrair os espectadores do jornalista para conhecer o Show da Fé. No entanto, o comandante do Brasil Urgente reclamou e a estratégia do bispo durou pouco tempo.

MILHÕES AO ALTO

Acontece que o fim da parceria acarretará em menos 15 milhões de reais no faturamento da Band mensalmente, que é o que o bispo R.R Soares paga à emissora para ter suas exibições aos fiéis em rede nacional.

NÃO DÁ AUDIÊNCIA

Em contrapartida, quando se trata de audiência, a Band não fatura quase nada com programas religiosos. Muito pelo contrário, durante sua exibição, a emissora costuma cair para 0 pontos no Ibope, competindo com canais de pouquíssima relevância.

Vale ressaltar que o pastor é dono dos canais CNT e RIT, que costumam ficar nessa mesma casa de números. Por causa disso, ele teria repensado a decisão de pagar R$ 15 milhões à Band. O Show da Fé sairá do ar em janeiro de 2022.
https://www.otvfoco.com.br/band-rasga-1 ... rio-nobre/

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Pastor teria planejado morte da esposa com amante e genro dela | Primeiro Impacto (23/04/21)


youtu.be/yBP7G8vXTWQ

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Ritual religioso contra a covid teve reza, criança amarrada e 9 indiciados
Construir uma arca igual à de Noé e rezar para Nossa Senhora, que intercederia junto a Deus, para o coronavírus ser expulso do planeta. Foram estas as orientações que uma menina de 8 anos repassou aos parentes em meados de abril, depois de ser visitada por uma visão da Virgem Maria. Considerando-se escolhida de Deus, a família de Bragança, cidade do interior do Pará, seguiu as instruções da criança como pôde. Um círculo desenhado no chão fez as vezes de arca, mas a parte da oração foi cumprida à risca.

Eram necessárias 24 horas de reza diária e os adultos exigiram que até as crianças virassem a madrugada em vigília e jejum. Nem um menino com problemas de saúde mental foi poupado. Ele teve os braços amarrados quando se recusou a orar. No ápice do ritual, uma garota se colocou de braços abertos na frente de uma cruz, imitando a crucificação de Jesus. A essa altura, o bebê de colo chorava de fome. A polícia chegou antes que a revolta dos vizinhos se materializasse em violência. Juntando avós, pais e tios das crianças, houve nove indiciamentos por maus-tratos.
Continua aqui: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao ... ciados.htm

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Sex, 07 Maio 2021 - 11:38 am
Ritual religioso contra a covid teve reza, criança amarrada e 9 indiciados
Construir uma arca igual à de Noé e rezar para Nossa Senhora, que intercederia junto a Deus, para o coronavírus ser expulso do planeta. Foram estas as orientações que uma menina de 8 anos repassou aos parentes em meados de abril, depois de ser visitada por uma visão da Virgem Maria. Considerando-se escolhida de Deus, a família de Bragança, cidade do interior do Pará, seguiu as instruções da criança como pôde. Um círculo desenhado no chão fez as vezes de arca, mas a parte da oração foi cumprida à risca.

Eram necessárias 24 horas de reza diária e os adultos exigiram que até as crianças virassem a madrugada em vigília e jejum. Nem um menino com problemas de saúde mental foi poupado. Ele teve os braços amarrados quando se recusou a orar. No ápice do ritual, uma garota se colocou de braços abertos na frente de uma cruz, imitando a crucificação de Jesus. A essa altura, o bebê de colo chorava de fome. A polícia chegou antes que a revolta dos vizinhos se materializasse em violência. Juntando avós, pais e tios das crianças, houve nove indiciamentos por maus-tratos.
Continua aqui: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao ... ciados.htm
Minha nossa senhora, pra quê isso? bastaria rogar a seu filho , que é deus , e bolar um super ser para aspirar o coronavirus do planeta!

Será que coisas desse tipo sempre vão existir?

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 07 Maio 2021 - 16:20 pm
Minha nossa senhora, pra quê isso? bastaria rogar a seu filho , que é deus , e bolar um super ser para aspirar o coronavirus do planeta!

Será que coisas desse tipo sempre vão existir?
Como já disse alguém:
"O deus que bota câncer numa criança não vai se comover com orações pedindo sua cura"

A não ser que esse deus goste de ver pessoas desesperadas implorando a seus pés.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 08 Maio 2021 - 11:38 am
AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 07 Maio 2021 - 16:20 pm
Minha nossa senhora, pra quê isso? bastaria rogar a seu filho , que é deus , e bolar um super ser para aspirar o coronavirus do planeta!

Será que coisas desse tipo sempre vão existir?
Como já disse alguém:
"O deus que bota câncer numa criança não vai se comover com orações pedindo sua cura"

A não ser que esse deus goste de ver pessoas desesperadas implorando a seus pés.
Ah e como o ritual foi interrompido pela polícia os crentes vão alegar que não deu certo por causa dessa interrupção...

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Dom, 09 Maio 2021 - 09:30 am
Ah e como o ritual foi interrompido pela polícia os crentes vão alegar que não deu certo por causa dessa interrupção...
E Deus só faz o milagre se o ritual for executado corretamente?

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

8-) :dance:
Fernando Silva escreveu:
Seg, 10 Maio 2021 - 08:02 am
AndarilhoTerrestre escreveu:
Dom, 09 Maio 2021 - 09:30 am
Ah e como o ritual foi interrompido pela polícia os crentes vão alegar que não deu certo por causa dessa interrupção...
E Deus só faz o milagre se o ritual for executado corretamente?
Parece que sim. Ou faz milagre proporcional: cura 1 olho ao invés de 2, por exemplo.
Lembre-se que para curar um cego Jesus falou ao mesmo que se lavasse no tanque de Siloe.
Teve outro que ele botou barro nos olhos dele.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Missionários jesuítas chegaram ao Japão no século XVI e foram bem aceitos, a princípio, mas logo foram expulsos sob suspeita de estaram preparando uma invasão.

Na China, por outro lado, foram valorizados por um imperador após o outro e converteram muita gente.

Em 1692, o imperador da China, Kangxi, publicou o "Édito da Tolerância da Cristandade" onde dizia que os missionários jesuítas não faziam mal a ninguém, não praticavam crimes e eram sossegados, portanto deveriam ser respeitados.

Além disto, os missionários eram apreciados por trazerem conhecimentos científicos ocidentais.

Em 1715, entretanto, o papa Clemente XI publicou uma bula onde proibia os chineses convertidos de continuar com seu culto aos ancestrais em seus altares domésticos.

Como resultado, em 1721, o imperador expulsou os missionários.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 11 Maio 2021 - 08:28 am
Missionários jesuítas chegaram ao Japão no século XVI e foram bem aceitos, a princípio, mas logo foram expulsos sob suspeita de estaram preparando uma invasão.

Na China, por outro lado, foram valorizados por um imperador após o outro e converteram muita gente.

Em 1692, o imperador da China, Kangxi, publicou o "Édito da Tolerância da Cristandade" onde dizia que os missionários jesuítas não faziam mal a ninguém, não praticavam crimes e eram sossegados, portanto deveriam ser respeitados.

Além disto, os missionários eram apreciados por trazerem conhecimentos científicos ocidentais.

Em 1715, entretanto, o papa Clemente XI publicou uma bula onde proibia os chineses convertidos de continuar com seu culto aos ancestrais em seus altares domésticos.

Como resultado, em 1721, o imperador expulsou os missionários.
Acho que o imperador tomou uma ótima decisão. Começa com uma proibição aqui, uma advertência ali, vão se "infiltrando" até tomar conta do local.

Parece-me que o processo de "substituição de religiões" funciona dessa forma: o espiritismo é parecido: primeiro "agradam" católicos, adotando nomes de santos, preces parecidas e tal...

No curso que fiz em uma federação espírita, para atendimento aos que buscam o espiritismo , houve uma orientação de que não se deve falar muito em comunicações mediunicas e reencarnação e dizer, caso seja perguntado, que poderiam continuar frequentando sua religião. Com o passar do tempo os cursos vão mostrando a essa pessoa que não precisa mais ir na religião anterior, nem cumprir rituais e dai falamos sobre mediunidade e reencarnação.

Sempre trataram e tratam nos comentários de corredores e até de cursos , veladamente e indiretamente que as outras religiões são "adequadas a evolução da pessoa, isto é, ainda não tinha capacidade de entender o espiritismo" e os ateus então eram super rotulados como inferiores e irmãos ainda não espiritualizados. Concluindo as outras religiões eram inferiores.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Ter, 11 Maio 2021 - 08:28 am
Missionários jesuítas chegaram ao Japão no século XVI e foram bem aceitos, a princípio, mas logo foram expulsos sob suspeita de estaram preparando uma invasão.

Na China, por outro lado, foram valorizados por um imperador após o outro e converteram muita gente.

Em 1692, o imperador da China, Kangxi, publicou o "Édito da Tolerância da Cristandade" onde dizia que os missionários jesuítas não faziam mal a ninguém, não praticavam crimes e eram sossegados, portanto deveriam ser respeitados.

Além disto, os missionários eram apreciados por trazerem conhecimentos científicos ocidentais.

Em 1715, entretanto, o papa Clemente XI publicou uma bula onde proibia os chineses convertidos de continuar com seu culto aos ancestrais em seus altares domésticos.

Como resultado, em 1721, o imperador expulsou os missionários.
Acho que o imperador tomou uma ótima decisão. Começa com uma proibição aqui, uma advertência ali, vão se "infiltrando" até tomar conta do local.
No geral é assim, começam como hóspede e depois querem ser dono da casa. Mas vejo ser mais comum nas religiões monoteístas do islã e cristianismo, começam como bonzinhos, "perseguidos", depois que crescem em número querem tomar o poder. O cristianismo protestante nesse ponto é que atua mais com proselitismo; tem revistas como "Portas abertas" que mostram cristãos como perseguidos pra causar comoção nas pessoas e motivar elas a doar pra manter missionários.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

falando em "rituais" :

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021 ... ideo.ghtml

"Prática é ligada ao hinduísmo e não tem nenhuma eficiência para combater o coronavírus, além de aumentar o risco de infecção por outras doenças."

"No estado de Gujarat, algumas pessoas têm ido a currais uma vez por semana para cobrir o corpo de esterco e urina de vaca, na esperança de que isso fortaleça a imunidade contra o coronavírus ou mesmo que possa ajudá-los a se recuperar da doença (assista ao vídeo acima)."

"A vaca é sagrada no hinduísmo. É um símbolo da vida e da terra. Durante séculos, os hindus usaram estrume de vaca em rituais religiosos. Eles acreditam que o material tem propriedades terapêuticas."

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Igreja e editora de Malafaia devem R$ 4,6 milhões em impostos

Eduardo Militão - do UOL, em Brasília - 17/05/2021

A igreja e a editora dirigidas pelo pastor Silas Malafaia possuem R$ 4,6 milhões em impostos inscritos como dívida ativa da União — desse valor, R$ 1,3 milhão está sendo parcelado. As cifras são quase o triplo do registrado em dezembro de 2018, quando somavam R$ 1,59 milhão, segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), obtidos pelo UOL por meio da Lei de Acesso à Informação.
Imagem
As dívidas totais da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, da qual Malafaia é presidente, somam R$ 2,89 milhões. Elas se referem a imposto de renda e contribuições previdenciárias. Os mesmos tributos são cobrados da editora Central Gospel, que também possui R$ 26 mil em débitos da CSLL (Contribuição Social do Lucro Líquido). Em recuperação judicial desde 2019, a editora possui R$ 1,76 milhão em dívida ativa no total. O pastor é sócio-administrador da empresa; a outra sócia é a mulher dele, Elizete.
https://noticias.uol.com.br/politica/ul ... ilhoes.htm

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Na França, um grupo de intelectuais liderados pelo escritor e filósofo Denis Diderot (1713-1784) publicou a "Enciclopédia".
Muitos pensadores franceses influentes, como Montesquieu, Voltaire e Rousseau contribuíram com dezenas de milhares de artigos para a obra, que tentou catalogar todo o saber humano em ciência, filosofia, política e religião.
Por causa de sua ênfase na razão, os livros foram banidos em alguns países.
Na Espanha, por exemplo, a Inquisição condenou seu conteúdo.

Re: Religiões - Escândalos, Crises e Decepções

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Religiosos e suas piadas de gosto duvidoso...

"Papa Francisco faz piada sobre brasileiros: 'Não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração"
"Pontífice brincou quando padre da Paraíba pediu orações para os brasileiros."
"No momento do comentário, o papa estava sem máscara e cumprimentava, com apertos de mão, fiéis que se aglomeravam para vê-lo. Em fevereiro, Francisco, que tem 84 anos, tomou a segunda dose da vacina contra a Covid da Pfizer."

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021 ... ampaign=g1
Responder