O que achamos do Natal

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

O que achamos do Natal

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

:violin:

Sinceramente somente gosto do Natal por causa do feriados, principalmente quando cai numa sexta, por exemplo.

Desde criança nunca simpattzei com Papai Noel
Como fui criado em ambiente cristão nem preciso dizer quantas milhões de vezes já ouvi que o importante é lembrar de quem nasceu ou aniversariou.

Mensagens de zap pululam lembrando do cordeiro de Deus....

Re: O que achamos do Natal

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Detesto feriado porque fica um monte de gente chata solta por aí ao mesmo tempo entupindo todos os lugares.

No Natal é pior ainda. Gastam demais com o besteiras, se entopem com porcarias e ficam mais hipócritas que o normal.

Quando Jesus nasce ganham presentes, quando ele morre comem chocolate.

Re: O que achamos do Natal

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Os céticos e ateus que fazem questão de entrar na brincadeira ainda têm a desculpa de poder comemorar a data de nascimento de Isaak Newton no dia 25 - é o Newtal ou Newtonmas. Como era antes de Newton nascer??? :lol:

Imagem
Imagem

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Gigaview escreveu:
Qui, 24 Dezembro 2020 - 18:26 pm
Detesto feriado porque fica um monte de gente chata solta por aí ao mesmo tempo entupindo todos os lugares.

No Natal é pior ainda. Gastam demais com o besteiras, se entopem com porcarias e ficam mais hipócritas que o normal.
Penso de forma semelhante.

Re: O que achamos do Natal

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Hipocrisia é mesmo bem grande.

Agora, talvez até eu seja hipócrita, no sentido de nunca ter coragem de dizer que não comemoro, por exemplo.

Não monto árvores, nem presépios.
A chefe do nosso setor é católica, todo ano gasta com enfeites e vez ou outra me pergunta se já montei árvore etc etc. Eu digo que "estou vendo" kkk .

E sempre tem um ou outro que diz que esquecemos do verdadeiro objetivo do Natal que é nascimento de Jesus . E que só pensamos no comércio e dinheiro .

É engraçado como , pelo menos para mim, parece que se falar que não tem religião ou crença é como uma afronta. E que ignorar o Natal e seus símbolos é um escândalo.

Re: O que achamos do Natal

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

A mensagem abaixo recebemos no grupo de Zap da empresa:
" "Dizem que o primeiro Natal foi uma festa bem simples. Poucas pessoas. Só o menino, a mãe, o pai, uns pastores e alguns bichos. Pouca comida, poucos presentes. Somente o silêncio e uma noite estrelada. Mas dizem que foi o mais belo Natal de todos os tempos.

Neste ano de 2020, o Natal de cada casa será com pouca gente (ou pelo menos deveria ser). Algumas casas também terão a companhia de algum bicho. Com pouca gente não vai precisar de tanta comida. Também serão poucos os presentes. Talvez a noite seja mais silenciosa. Talvez estrelada.

Se este será o seu melhor Natal, eu não sei, porém, vai depender se você aprendeu com o primeiro.

Que o seu Natal seja de luz e paz, simples e seguro, em casa... Papai Noel, desta vez, virá sob a forma de uma retomada de nossas vidas, talvez um novo normal, mais humano, mais consciente, com mais amor e leveza!!"

*Um Feliz Natal para todos!!!*"

Não sei que comida foi essa nesse tal nascimento de Jesus. Só lembro dos presentes que ele ganhou e nenhum se come: "ouro, incenso e mirra".

Re: O que achamos do Natal

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Tem algum motivo prá essa gente soltar rojão no Natal? Ou ficar com fome até a ceia da meia-noite prá depois encher o bucho e correr o risco de passar mal? Nunca ir a missa mas fazer questão de ver a Missa do Galo?

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Qui, 24 Dezembro 2020 - 23:32 pm
Tem algum motivo prá essa gente soltar rojão no Natal? Ou ficar com fome até a ceia da meia-noite prá depois encher o bucho e correr o risco de passar mal? Nunca ir a missa mas fazer questão de ver a Missa do Galo?
Não há nenhum motivo para soltar rojão e eu fico feliz com notícias de gente que se acidentou soltando fogos.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Para mim, Natal é apenas um pretexto para uma reunião de família, o que pode ser bom ou ruim conforme a família que você tem.

Acho ridículo essa coisa de felicidade com data marcada, de "espírito de Natal".
"Ah, é Natal hoje? Então estou feliz e gosto de todo mundo!"

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Também não me agrada essa questão de parecer "tudo bem", um momento de somente felicidade. Ao menos, vendo bem, ao menos esta data serve de desculpa para "esquecermos" algumas coisas.

Natal já não tem mais um significado relevante, não é mais aquele grande momento de felicidade.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Eu gosto do Natal e comemoro por tradição cultural. Vejo como uma época de se reunir com toda a família.

Sempre tive boas recordações de Natal, mesmo quando não tinha mais nenhuma conotação religiosa para mim.

Eu brinco as vezes que estamos comemorando a Saturnália. Quando a patroa insistia para que eu entregasse vinho barato para os porteiros do prédio como presente, eu colocava minha etiqueta com o Sol Invictus e por aí vai.

Porém confesso que Natal com crianças na família é muito mais legal. É um barato ver a criançada empolgada.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
jesuscraciaNÃO
Mensagens: 82
Registrado em: Sex, 20 Novembro 2020 - 09:23 am

Mensagem por jesuscraciaNÃO »

Completa besteira mesmo, passa mal de tanto comer e beber e as dividas aumentando, ai chega janeiro IPVA, IPTU e as dividas das suas besteiras que comeu e bebeu no fim de ano. :lol:

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
jesuscraciaNÃO
Mensagens: 82
Registrado em: Sex, 20 Novembro 2020 - 09:23 am

Mensagem por jesuscraciaNÃO »

15500.jpg
rachei

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Ah, pessoas...

Durante a infância, creio que alguns de nós devem ter boas lembranças, os enfeites, a árvore, os presentes...a primaiada correndo pela casa na bagunçada alegria que só criança tem...até os muito pobres tentam fazer desse momento um novo sopro de esperança de dias melhores.

Pois para mim o Natal passou a significar exatamente isso: a renovação da vida assim como era entendida pelos primeiros humanos que aprenderam a plantar e colher, de egípcios a celtas, de romanos a católicos, a lição do solstício de inverno é essa: tudo morre e tudo renasce, como o grão e a barriga grávida, e fazemos parte realmente de um ciclo de vidas.

Então eu enfeito parte da casa, sem neurose, em homenagem àqueles que já se foram e àqueles que permanecem, monto uma árvore bonita para lembrar as dádivas de estar vivo e com saúde, e de ter dado frutos um dia, a casa estará limpa como sempre, mas mais do que qualquer dia, pois a limpeza é fruto do conhecimento e da ciência e deve ser respeitada como tal, não apenas pela aparência, faço e compro sem volúpia boa e saborosa comida para entre meus entes amados celebrar a união e a luta diária, e bebemos juntos para comemorar a alegria de viver e suas delícias.

Eu desejo que todos tenham tido um ótimo Natal e espero que mais um ciclo da Terra em torno do Sol os encontre felizes e amados.

Boas Festas!!!
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Perfeito :!:
É exatamente como cá sentimos e interpretamos o Natal :-BD

Bom Ano Novo a todos :!: :!: :!:

Re: O que achamos do Natal

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Hipatia escreveu:
Qua, 30 Dezembro 2020 - 15:41 pm
Ah, pessoas...

Durante a infância, creio que alguns de nós devem ter boas lembranças, os enfeites, a árvore, os presentes...a primaiada correndo pela casa na bagunçada alegria que só criança tem...até os muito pobres tentam fazer desse momento um novo sopro de esperança de dias melhores.

Pois para mim o Natal passou a significar exatamente isso: a renovação da vida assim como era entendida pelos primeiros humanos que aprenderam a plantar e colher, de egípcios a celtas, de romanos a católicos, a lição do solstício de inverno é essa: tudo morre e tudo renasce, como o grão e a barriga grávida, e fazemos parte realmente de um ciclo de vidas.

Então eu enfeito parte da casa, sem neurose, em homenagem àqueles que já se foram e àqueles que permanecem, monto uma árvore bonita para lembrar as dádivas de estar vivo e com saúde, e de ter dado frutos um dia, a casa estará limpa como sempre, mas mais do que qualquer dia, pois a limpeza é fruto do conhecimento e da ciência e deve ser respeitada como tal, não apenas pela aparência, faço e compro sem volúpia boa e saborosa comida para entre meus entes amados celebrar a união e a luta diária, e bebemos juntos para comemorar a alegria de viver e suas delícias.

Eu desejo que todos tenham tido um ótimo Natal e espero que mais um ciclo da Terra em torno do Sol os encontre felizes e amados.

Boas Festas!!!
Ok...legal! Mas tem que ser exatamente no dia 25 de dezembro?

Na Inglaterra existe o Boxing Day, no dia 26 de dezembro, e começou como o Natal dos pobres e de toda as pessoas que não nos lembramos e que trabalham para que a maioria celebre o Natal no dia 25 do jeito que você descreveu acima. Aquele tipo de pessoa que tem que pegar ônibus para voltar para casa do trabalho no dia 25 já tarde na noite. Atualmente o Boxing Day é um dia de liquidação. Normalmente você acha as coisas que você ralou para comprar dias antes por um preço muito mais barato. Sacanagem, né? Veja isso como uma espécie de imposto do Natal feliz.

O significado de "renovação da vida" já acontece todo dia e tem data definida para comemorar no dia do seu aniversário. A festa só depende de você e de seus amigos.

É muito difícil se libertar desse sentimento de felicidade de manada mas estou tentando ver as coisa de um modo diferente, com mais racionalidade.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Hipatia escreveu:
Qua, 30 Dezembro 2020 - 15:41 pm
Ah, pessoas...

Durante a infância, creio que alguns de nós devem ter boas lembranças, os enfeites, a árvore, os presentes...a primaiada correndo pela casa na bagunçada alegria que só criança tem...até os muito pobres tentam fazer desse momento um novo sopro de esperança de dias melhores.

Pois para mim o Natal passou a significar exatamente isso: a renovação da vida assim como era entendida pelos primeiros humanos que aprenderam a plantar e colher, de egípcios a celtas, de romanos a católicos, a lição do solstício de inverno é essa: tudo morre e tudo renasce, como o grão e a barriga grávida, e fazemos parte realmente de um ciclo de vidas.

Então eu enfeito parte da casa, sem neurose, em homenagem àqueles que já se foram e àqueles que permanecem, monto uma árvore bonita para lembrar as dádivas de estar vivo e com saúde, e de ter dado frutos um dia, a casa estará limpa como sempre, mas mais do que qualquer dia, pois a limpeza é fruto do conhecimento e da ciência e deve ser respeitada como tal, não apenas pela aparência, faço e compro sem volúpia boa e saborosa comida para entre meus entes amados celebrar a união e a luta diária, e bebemos juntos para comemorar a alegria de viver e suas delícias.

Eu desejo que todos tenham tido um ótimo Natal e espero que mais um ciclo da Terra em torno do Sol os encontre felizes e amados.

Boas Festas!!!
Pelo menos eu não sou o único que gosta do Natal! :D
Gigaview escreveu:
Qua, 30 Dezembro 2020 - 17:31 pm
Ok...legal! Mas tem que ser exatamente no dia 25 de dezembro?

Na Inglaterra existe o Boxing Day, no dia 26 de dezembro, e começou como o Natal dos pobres e de toda as pessoas que não nos lembramos e que trabalham para que a maioria celebre o Natal no dia 25 do jeito que você descreveu acima. Aquele tipo de pessoa que tem que pegar ônibus para voltar para casa do trabalho no dia 25 já tarde na noite. Atualmente o Boxing Day é um dia de liquidação. Normalmente você acha as coisas que você ralou para comprar dias antes por um preço muito mais barato. Sacanagem, né? Veja isso como uma espécie de imposto do Natal feliz.

O significado de "renovação da vida" já acontece todo dia e tem data definida para comemorar no dia do seu aniversário. A festa só depende de você e de seus amigos.

É muito difícil se libertar desse sentimento de felicidade de manada mas estou tentando ver as coisa de um modo diferente, com mais racionalidade.
Ah, presentinho debaixo da árvore é para as crianças. Eu comprei alguns até dois meses antes, para não ficar na loucura.

Eu acho interessante ter datas para essas reuniões familiares. Claro que não precisa ser no dia 25 de dezembro, isso é apenas tradição.

Concordo que todo dia serve para você se sentir grato e estar com quem você gosta, mas ao mesmo tempo parece que quando todo dia serve para você comemorar, nenhum dia é comemorado.

É que nem dizer que todo mundo é bonito do seu jeito. Quando todo mundo é bonito, ninguém é bonito.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Gigaview escreveu:
Qua, 30 Dezembro 2020 - 17:31 pm
Ok...legal! Mas tem que ser exatamente no dia 25 de dezembro?

Na Inglaterra existe o Boxing Day, no dia 26 de dezembro, e começou como o Natal dos pobres e de toda as pessoas que não nos lembramos e que trabalham para que a maioria celebre o Natal no dia 25 do jeito que você descreveu acima. Aquele tipo de pessoa que tem que pegar ônibus para voltar para casa do trabalho no dia 25 já tarde na noite. Atualmente o Boxing Day é um dia de liquidação. Normalmente você acha as coisas que você ralou para comprar dias antes por um preço muito mais barato. Sacanagem, né? Veja isso como uma espécie de imposto do Natal feliz.

O significado de "renovação da vida" já acontece todo dia e tem data definida para comemorar no dia do seu aniversário. A festa só depende de você e de seus amigos.

É muito difícil se libertar desse sentimento de felicidade de manada mas estou tentando ver as coisa de um modo diferente, com mais racionalidade.
Como eu disse no meu post, e você conhece tão bem quanto eu, Giga, a data tem origem no Solstício de Inverno do Hemisfério Norte, trata-se da noite mais longa do ano, e a data aproximada seria 21 de dezembro, mas sabemos que o Cristianismo usurpou tanto essa data como outras, a fim de cativar o povo...é um momento que vem da admiração do ser humano do correr das estações do ano e suas consequências...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
jesuscraciaNÃO
Mensagens: 82
Registrado em: Sex, 20 Novembro 2020 - 09:23 am

Mensagem por jesuscraciaNÃO »

O problema é o seguinte: temos vários feriados no Brasil:

Janeiro: Confraternização:
Fevereiro: Carnaval:
Abril: Paixão de cristo:
Maio: Dia das mães
Junho: Corpus Christi
Agosto Dia dos Pais
Setembro: Independência do Brasil
Outubro: "Padroeira do Brasil"
Novembro: Finados
Dezembro: Natal

Só lembramos das datas comemorativas nos dias, por isso para mim são dias normais, se eu esquecer de acender uma vela para um morto no dia de finados, não quer dizer que estou desrespeitando o morto, só não sigo esses feriados.
Anexos
c0454c8b5593ac4edb163816dd7595dc.jpg

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Houve um tempo, quando não haviam calendários, em que seres humanos se compraziam em estabelecer certos ritos para marcar a passagem dos anos...boa parte dos feriados "cristãos" são antigas festas pagãs...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Hipatia escreveu:
Qui, 31 Dezembro 2020 - 08:59 am
Como eu disse no meu post, e você conhece tão bem quanto eu, Giga, a data tem origem no Solstício de Inverno do Hemisfério Norte, trata-se da noite mais longa do ano, e a data aproximada seria 21 de dezembro, mas sabemos que o Cristianismo usurpou tanto essa data como outras, a fim de cativar o povo...é um momento que vem da admiração do ser humano do correr das estações do ano e suas consequências...
21 de dezembro é a noite mais longa, ao fim de um longo período em que os dias não paravam de encolher.
Lá pelo dia 25, já dá para ver que os dias voltaram a aumentar e daí se comemora a vitória do Sol sobre a escuridão.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 31 Dezembro 2020 - 09:17 am
21 de dezembro é a noite mais longa, ao fim de um longo período em que os dias não paravam de encolher.
Lá pelo dia 25, já dá para ver que os dias voltaram a aumentar e daí se comemora a vitória do Sol sobre a escuridão.
NATAL INVICTUS SOLIS!
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Na verdade grande parte da festa 2º sei era justo esperar se certificando que clareou mesmo o dia — tarde, com nevascas, chuva, frequentemente, claro. Então a festa era a espera do amanhecer.
E, mesmo que seja 1 alegria de manada, é bom. As decorações, o clima emocional. É bom se fugir 1 pouco da frieza lógica de vez em quando, ter simbolismos compartidos :-BD
Assim como o carnaval. Sempre gostei, principalmente os de salão.
Costumava dizer mamãe (brasileira, só 1 ditado que ela aprendeu): "los gustos que regalan la vida".
Ou algo assim, faz tantos anos isso :cry:

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Há centenas ou milhares de filmes e livros sobre pessoas de coração duro que não acreditavam em Papai Noel ou no "espírito de Natal".
Em geral comoventes, piegas e sentimentalistas, que terminam com essas pessoas reconhecendo que estavam erradas.
Mas Papai Noel continua não existindo e "espírito de Natal" é apenas alegria com data marcada.

Re: O que achamos do Natal

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 11 Dezembro 2021 - 10:06 am
Há centenas ou milhares de filmes e livros sobre pessoas de coração duro que não acreditavam em Papai Noel ou no "espírito de Natal".
Em geral comoventes, piegas e sentimentalistas, que terminam com essas pessoas reconhecendo que estavam erradas.
Mas Papai Noel continua não existindo e "espírito de Natal" é apenas alegria com data marcada.
É o dia da celebração da hipocrisia e da falsidade. As pessoas dão e recebem bugigangas de presente no dia do nascimento de um Jesus imaginário e se empanturram com chocolate quando ele morre e vira fantasma.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Como é estado laico, o natal deveria ser renomeado para Dia da família, como fizeram no Uruguai.

O que mais odeio é a presença de elementos da cultura que dominou o Brasil e não faz sentido aqui: neve, árvore que não nasce no Brasil, homem com blusa de frio e trenó. Luzes fariam mais sentido na época em que a noite é mais longa.

Re: O que achamos do Natal

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Papai Noel brasileiro tinha que usar capa de chuva, guarda chuva e galochas. Pelo menos no sudeste.

Re: O que achamos do Natal

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Sáb, 11 Dezembro 2021 - 11:06 am
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 11 Dezembro 2021 - 10:06 am
Há centenas ou milhares de filmes e livros sobre pessoas de coração duro que não acreditavam em Papai Noel ou no "espírito de Natal".
Em geral comoventes, piegas e sentimentalistas, que terminam com essas pessoas reconhecendo que estavam erradas.
Mas Papai Noel continua não existindo e "espírito de Natal" é apenas alegria com data marcada.
É o dia da celebração da hipocrisia e da falsidade. As pessoas dão e recebem bugigangas de presente no dia do nascimento de um Jesus imaginário e se empanturram com chocolate quando ele morre e vira fantasma.
sim, no meu trabalho prefiro dar feliz natal etc. é melhor ...
a chefia tem um quadro onde sai uma pomba, que é o espirito santo.
em sua mesa santos .
mas na norma de conduta da empresa orientam para não fazer manifestações religiosos, rifas etc. etc.

Re: O que achamos do Natal

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gorducho escreveu:
Qui, 31 Dezembro 2020 - 09:41 am
Na verdade grande parte da festa 2º sei era justo esperar se certificando que clareou mesmo o dia — tarde, com nevascas, chuva, frequentemente, claro. Então a festa era a espera do amanhecer.
E, mesmo que seja 1 alegria de manada, é bom. As decorações, o clima emocional. É bom se fugir 1 pouco da frieza lógica de vez em quando, ter simbolismos compartidos :-BD
Assim como o carnaval. Sempre gostei, principalmente os de salão.
Costumava dizer mamãe (brasileira, só 1 ditado que ela aprendeu): "los gustos que regalan la vida".
Ou algo assim, faz tantos anos isso :cry:
sim, concordo!
melhor assim, é um clima agradavel.

Re: O que achamos do Natal

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Em relação ao Natal, pra mim sempre foi só como um feriado em que a família se reúne junto a uma ceia associado ao ganho de algum presente. O Natal acho de certa forma especial porque é diferente dos demais feriados... tanto em relação a esse encontro familiar quanto ao ato de enfeitar sua casa e por ser um evento associado à chegada de um ano novo ou ao fim de um ano, é como se pra mim fosse uma sensação de alívio, de um ano cumprido. Quando eu era criança, me importava muito com a questão de ganhar presente. Entre os meus deixa eu ver... 3 a 7 anos foram os anos em que mais ganhei presentes, sobretudo pouco antes de fazer 7 anos, meu quarto inteiro ficou cheio de brinquedos novos e ainda ganhei um Master System 3 com alguns jogos! Pra mim aquilo na época foi o máximo! A partir de certa idade só comecei a ganhar roupa e foi daí que comecei a me incomodar um pouco mais com isso. Esse ano não ganhei presente no dia, mas hoje eu não me importo mais com isso, pra mim hoje ganhar ou não presente não faz diferença. Pois hoje em dia pra mim o presente de natal não está no presente em si, mas justamente no encontro familiar junto à ceia à noite, como se estivéssemos comemorando um aniversário, só que não! É aí que está a mágica pra mim!

Pra mim a questão religiosa pouco importa. O que me importa é esse contato com a família!

Re: O que achamos do Natal

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

A questão religiosa, de fato, não importa. Nunca ví alguém pedir um minuto de silêncio ou fazer uma oração, mesmo entre aqueles que se dizem religiosos, para lembrar o pobre palestino que supostamente nasceu de um caso extraconjugal de uma adolescente com um anjo pedófilo nem oferecer algum pensamento de conforto para a chifrada bíblica sofrida pelo pobre José. Os ritos da celebração estão cada vez mais esquecidos mas ainda tem gente que fica acordado até meia noite pensando no canto do último (e talvez único) galo que viu na vida ou num galo palestino imaginário para se empanturrar de outras aves e galináceos industrialmente modificados e de outras gulodices engordativas durante a ceia, como se fosse a última ceia. A mistura de bebidas com aquelas comidas preparadas com antecedência e deixadas expostas ao calor da estação normalmente compõem a receita da diarréia do dia seguinte. Ainda tem os espíritos de porco que comemoram a data fazendo barulho com fogos de artifício, sem saber porque. Trocas de presentinhos não desejados, muitas vezes com aquela brincadeira nada sincera de amigo oculto/secreto comprados na correria dos shoppings superlotados com critério de preço sob a desculpa declarada de ser apenas uma lembrancinha deixam a festa com aquela atmosfera de hipocrisia.

Tudo isso evidentemente acontecendo num ambiente com decoração cafona, com arvores de natal de plástico vindas da China cheias de "neve" e luzes que ficam piscando freneticamente como se estivessem se perguntando "o que estou fazendo aqui"...e já estava esquecendo daquela musiquinha chata da Simone.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 19:31 pm
Tudo isso evidentemente acontecendo num ambiente com decoração cafona, com arvores de natal de plástico vindas da China cheias de "neve" e luzes que ficam piscando freneticamente como se estivessem se perguntando "o que estou fazendo aqui"...e já estava esquecendo daquela musiquinha chata da Simone.
Acho ridículo o supermercado tocando musiquinhas chatas de natal - ainda por cima em inglês - e as funcionárias com gorro de Papai Noel.

Acho ridículo esse tal de "espírito de natal", como se as pessoas tivessem que ficar automaticamente felizes e amigáveis porque é dia tal do mês tal.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sáb, 11 Dezembro 2021 - 11:13 am
O que mais odeio é a presença de elementos da cultura que dominou o Brasil e não faz sentido aqui: neve, árvore que não nasce no Brasil, homem com blusa de frio e trenó. Luzes fariam mais sentido na época em que a noite é mais longa.
Minhas lembranças do natal são:

- Missa com a igreja entupida de gente suada. Eu tinha que chegar bem cedo para pegar lugar na frente de um dos poucos ventiladores, caso contrário teria que ficar em pé, quase desmaiando de calor. E a missa durava muito mais que o normal.

- Casa da minha avó com os tios chegando da praia, sujos de areia, com pasta d'água no nariz, para depois sentar cansados na frente de algum ventilador para tomar cerveja.

Nada a ver com frio e neve do lado de fora e ambiente acolhedor do lado de dentro.

Re: O que achamos do Natal

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Quando eu era criança, me importava muito com a questão de ganhar presente. Entre os meus deixa eu ver... 3 a 7 anos foram os anos em que mais ganhei presentes, sobretudo pouco antes de fazer 7 anos, meu quarto inteiro ficou cheio de brinquedos novos e ainda ganhei um Master System 3 com alguns jogos! Pra mim aquilo na época foi o máximo! A partir de certa idade só comecei a ganhar roupa e foi daí que comecei a me incomodar um pouco mais com isso. Esse ano não ganhei presente no dia, mas hoje eu não me importo mais com isso, pra mim hoje ganhar ou não presente não faz diferença.
Parei de receber presente de qualquer tipo (natal, crianças, aniversário) aos 10 anos porque comecei a questionar datas. Não precisava de data para receber uma coisa se podia comprar em qualquer momento. Eu também odiava receber roupa e não poder escolher o presente. Então quando queria uma coisa, eu pedia em qualquer época.
Nunca ví alguém pedir um minuto de silêncio ou fazer uma oração, mesmo entre aqueles que se dizem religiosos, para lembrar o pobre palestino que supostamente nasceu de um caso extraconjugal de uma adolescente com um anjo pedófilo nem oferecer algum pensamento de conforto para a chifrada bíblica sofrida pelo pobre José.
90% do que falam de Jesus foi inventado pelos cristãos primitivos e pela tradição católica. Não há nenhuma evidência de que Maria era virgem. Ela só se tornou virgem por causa da combinação de mitos egípcios e babilônicos que nasceram de uma virgem. Toda simbologia que já existia na época foi inserida no cristianismo primitivo pelos primeiros sacerdotes e autores de evangelho. A tradição conta que a aparência física de Jesus é baseada na paternidade de José. Por isso, duvido que José era corno e acredito que essa de nascer de uma virgem foi invenção dos autores dos evangelhos.
Tudo isso evidentemente acontecendo num ambiente com decoração cafona, com arvores de natal de plástico vindas da China cheias de "neve" e luzes que ficam piscando freneticamente como se estivessem se perguntando "o que estou fazendo aqui"...e já estava esquecendo daquela musiquinha chata da Simone.
Acho até bonitinho. ;) O problema é o que falei sobre a dominação cultural e a incompatibilidade com o verão.
Acho ridículo esse tal de "espírito de natal", como se as pessoas tivessem que ficar automaticamente felizes e amigáveis porque é dia tal do mês tal.
Poderia ser o ano inteiro. Mas é preferível ter esse espírito uma só vez do que nenhuma.
- Casa da minha avó com os tios chegando da praia, sujos de areia, com pasta d'água no nariz, para depois sentar cansados na frente de algum ventilador para tomar cerveja.

Nada a ver com frio e neve do lado de fora e ambiente acolhedor do lado de dentro.
Antigamente o natal para mim era na casa de vovó com todos os tios. A mesa era colocada num pátio ou garagem ou varanda. Tinha teto, mas não parede sendo do lado de fora. Assim o clima era fresco. Brincava com os primos e me empanturrava. Depois que vovó morreu, acabou. Raramente algum tio tinha a iniciativa de reunir todos no Natal e com frequência os mais dispostos moravam em outra cidade. Na pandemia, a ideia de encontro nem foi cogitada.

Re: O que achamos do Natal

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

"O espirito de Natal" não é uma coisa a ser imposta, é uma opção, um mote para os que querem congregar.

O Natal é um sincretismo adaptado das festas de solstício numa época em que não era adotado ainda o passar do tempo linear como é corrente hoje em dia francamente, mas um tempo percebido em ciclos.

Num tempo cíclico, como era como se vivia no passado, tinha muito relevância nas sociedades de então essas celebrações cíclicas, ligadas às estações, a plantios e colheitas, em sociedades predominantemente agrárias, era quase orgânica a coisa, daí o "espírito" da coisa.
Responder