Religião e Racismo

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Uma coleção de textos racistas de Allan Kardec pinçados de suas obras e escritos.
“Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;"
(Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
“Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras. Os corpos desapareceram, mas em se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós”
. (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados"
(Allan Kardec, A Gênese, ed. LAKE p. 187).
"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados"
(Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187).
“Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.”
(Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
O exame frenológico dos povos pouco inteligentes constata a predominância das faculdades instintivas, e a atrofia dos órgãos da inteligência. O que é excepcional nos povos avançados, é a regra em certas raças. Por que isto? É um injusta preferência? Não, é a sabedoria. A natureza é sempre previdente; nada faz de inútil; ora, seria uma coisa inútil dar um instrumento completo a quem não tem meios de se servir dele. Os Espíritos selvagens são Espíritos de crianças, podendo assim se exprimir; entre eles, muitas faculdades ainda estão latentes. Que faria, pois, o Espírito de um Hotentote no corpo de um Arago? Seria como aquele que não sabe a música diante de um excelente piano. Por um razão inversa, que faria o Espírito de Arago no corpo de um Hotentote? Seria como Liszt diante de um piano que não teria senão algumas más cordas falsas, às quais seu talento jamais chegaria a dar sons harmoniosos.”
(Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Alguns espíritas alegam que este era o pensamento aceito até mesmo entre os cientistas na época de Kardec, mas que já foi abandonado. O problema é que, se foi transmitido por espíritos, supõe-se que, apesar de suas limitações, tinham muito mais visão das coisas que aquele povo e não deveriam ter incentivado tais ideias.

Outros acham que as coisas são assim mesmo e que é preciso aceitar. Afinal, se um dia os negros reencarnarão no corpo de europeus, então não há injustiça.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Outro texto, lembrado pelo Anorax no tópico "Espiritismo - Temas genéricos"
O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.
(Allan Kardec, Obras Póstumas)

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Gigaview escreveu:
Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 18:12 pm
aronax escreveu:
Qui, 05 Março 2020 - 19:02 pm
Allan Kardec, Obras Póstumas

"Dessas observações judiciosas, resulta que a forma dos corpos se modificam num sentido determinado, e segundo uma lei, à medida que o ser moral se desenvolve; que a forma exterior está em relação constante com o instinto e os apetites do ser moral; que quanto mais os seus instintos se aproximam da animalidade, mais a forma, igualmente, dela se aproxima; enfim, que à medida que os instintos materiais se depuram e dão lugar aos sentimentos morais, o envoltório exterior, que não está mais destinado à satisfação das necessidades grosseiras, reveste formas cada vez menos pesadas, mais delicadas, em harmonia com a elevação e a delicadeza dos pensamentos. A perfeição da forma é, assim, a
conseqüência da perfeição do Espírito: de onde se pode concluir que o ideal da forma deve ser aquela que reveste os Espíritos no estado de pureza, a que reveste os poetas e os verdadeiros artistas, porque eles penetram, pelo pensamento, nos mundos superiores.
Há muito tempo se diz que o rosto é o espelho da alma. Esta verdade, tornada axiomática, explica esse fato vulgar, que certas fealdades desaparecem sob o reflexo das qualidades morais do Espírito, e que, muito frequentemente, prefere-se uma pessoa feia dotada de eminentes qualidades, àquela que não tem senão a beleza plástica. É que essa fealdade não consiste senão nas irregularidades da forma, mas não exclui a finura dos traços necessários à expressão dos sentimentos
delicados.
Do que precede se pode concluir que a beleza real consiste na forma que mais se distancia da animalidade, e reflete melhor a superioridade intelectual e moral do Espírito, que é o ser principal. O moral influindo sobre o físico, que apropria às suas necessidades físicas e morais, segue-se: 1º que o tipo da beleza consiste na forma mais própria à expressão das mais altas qualidades morais e intelectuais; 2º que, à medida que o homem se eleva moralmente, seu envoltório se aproxima do ideal da beleza, que é a beleza angélica.

O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.

Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os negros e os Hotentotes; mas talvez também seremos, para as gerações futuras, o que os Hotentotes são em relação a nós; e quem sabe se, quando encontrarem os nossos fósseis, não os tomarão pelos de alguma variedade de animais"
Parece-me que isto é o fino do racismo.
Esse texto é atribuído a Kardec mas não há nenhuma garantia de que tenha sido de fato ele quem escreveu. Foi encontrado junto de vários escritos de kardec onde foi feita uma compilação e lançado pelos dirigentes da Sociedade Espíritra de Paris como Obras Póstumas.

Nem os Espíritas dão muita credibilidade para essa obra.
Pode ser que não esteja assinado por Kardec, mas foi encontrado dentre seus papéis e combina muito bem com o pensamento racista encontrado em textos assinados por ele e publicados na Revue Spirite. Não adianta tampar o sol com a peneira.

Veja mais aqui: viewtopic.php?f=22&t=23
Primeiro que é o contrário. Esse texto vai totalmente contra o pensamento de Kardec sobre os negros em toda a obra Espírita. Em toda a obra ele combate a escravidão e o tratamento que era dado aos negros naquela época.
Segundo que alguns textos publicados na revista espírita são os mesmos que estão nessa obra. Eles só aparecem nas ultimas edições da Revista Espírita, das quais já não estavam sob o comando de Kardec.

E se não há comprovação total de que esse texto realmente pertence à kardec, definitivamente não podemos atribuir a ele.

O engraçado é que são os mesmos ateus, que pedem provas científicas e fatos comprovados de fenômenos espíritas, que costumam usar esses textos sem comprovação nenhuma contra Kardec.

Editado pela última vez por Cal Kestis em Qui Abr 09, 2020 8:01 pm, em um total de 2 vezes.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 13:57 pm
Uma coleção de textos racistas de Allan Kardec pinçados de suas obras e escritos.

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
--

Coleção de textos racistas de Allan Kardec ou coleção de textos mal interpretados atribuídos a Kardec?
"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
As outras questões são apenas kardec defendendo a raça negra contra o pensamento de época do qual classificava a raça negra como sendo eternamente destinada a inferioridade, como mostra no início do próprio texto sobre a perfectibilidade da raça negra:

"A raça negra é perfectível? Segundo alguns, a questão é julgada e resolvida negativamente. Se assim é, se essa raça é votada por Deus a uma eterna inferioridade, a consequência é que será inútil preocuparmo-nos com ela e que devemos limitar-nos a fazer do negro uma espécie de animal doméstico dedicado à cultura do açúcar e do algodão."
Editado pela última vez por Cal Kestis em Qui, 09 Abril 2020 - 20:25 pm, em um total de 4 vezes.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:Primeiro que é o contrário. Esse texto vai totalmente contra o pensamento de Kardec sobre os negros em toda a obra Espírita.
Os textos publicados não evidenciam isso pois são claramente racistas.
Em toda a obra ele combate a escravidão e o tratamento que era dado aos negros naquela época.
Ainda assim ele demonstrou seu racismo, apesar da sua afirmação de que era contra a escravidão. Uma coisa não tem necessariamente nada a ver com a outra.
Segundo que alguns textos publicados na revista espírita são os mesmos que estão nessa obra. Eles só aparecem nas ultimas edições da Revista Espírita, das quais já não estavam sob o comando de Kardec.
O importa é que eles foram publicados e agora servem de evidências de racismo.
E se não há comprovação total de que esse texto realmente pertence à kardec, definitivamente não podemos atribuir a ele.
A comprovação nem é necessária para a confirmação do racismo que é evidente em outros textos, mas constava dentre seus papéis e está em sintonia com os demais textos.
O engraçado é que são os mesmos ateus, que pedem provas científicas e fatos comprovados de fenômenos espíritas, que costumam usar esses textos sem comprovação nenhuma contra Kardec.
Aqui não estamos tratando das evidências científicas de um fenômeno espírita, estamos discutindo a ideologia racista presente no espiritismo, portanto uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se tivessemos dados e evidências documentais da época talvez fosse um caso para a ciência forense. Todavia, a documentação existente é suficientemente robusta para atestar indubitavelmente que existe ideologia racista nas obras espíritas.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:24 pm
Cal Kestis escreveu:Primeiro que é o contrário. Esse texto vai totalmente contra o pensamento de Kardec sobre os negros em toda a obra Espírita.
Os textos publicados não evidenciam isso pois são claramente racistas.
Em toda a obra ele combate a escravidão e o tratamento que era dado aos negros naquela época.
Ainda assim ele demonstrou seu racismo, apesar da sua afirmação de que era contra a escravidão. Uma coisa não tem necessariamente nada a ver com a outra.
Segundo que alguns textos publicados na revista espírita são os mesmos que estão nessa obra. Eles só aparecem nas ultimas edições da Revista Espírita, das quais já não estavam sob o comando de Kardec.
O importa é que eles foram publicados e agora servem de evidências de racismo.
E se não há comprovação total de que esse texto realmente pertence à kardec, definitivamente não podemos atribuir a ele.
A comprovação nem é necessária para a confirmação do racismo que é evidente em outros textos, mas constava dentre seus papéis e está em sintonia com os demais textos.
O engraçado é que são os mesmos ateus, que pedem provas científicas e fatos comprovados de fenômenos espíritas, que costumam usar esses textos sem comprovação nenhuma contra Kardec.
Aqui não estamos tratando das evidências científicas de um fenômeno espírita, estamos discutindo a ideologia racista presente no espiritismo, portanto uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se tivessemos dados e evidências documentais da época talvez fosse um caso para a ciência forense. Todavia, a documentação existente é suficientemente robusta para atestar indubitavelmente que existe ideologia racista nas obras espíritas.
bullshit

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:21 pm
Gigaview escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 13:57 pm
Uma coleção de textos racistas de Allan Kardec pinçados de suas obras e escritos.

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
--

Coleção de textos racistas de Allan Kardec ou coleção de textos mal interpretados atribuídos a Kardec?
"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
As outras questões são apenas kardec defendendo a raça negra contra o pensamento de época do qual classificava a raça negra como sendo eternamente destinada a inferioridade, como mostra no início do próprio texto sobre a perfectibilidade da raça negra:

"A raça negra é perfectível? Segundo alguns, a questão é julgada e resolvida negativamente. Se assim é, se essa raça é votada por Deus a uma eterna inferioridade, a consequência é que será inútil preocuparmo-nos com ela e que devemos limitar-nos a fazer do negro uma espécie de animal doméstico dedicado à cultura do açúcar e do algodão."
Está mais do que claro que isso é racismo em qualquer época. Qualquer tentativa de provar o contrário é mero exercício de malabarismo intelectual.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:28 pm
Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:21 pm
Gigaview escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 13:57 pm
Uma coleção de textos racistas de Allan Kardec pinçados de suas obras e escritos.

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
--

Coleção de textos racistas de Allan Kardec ou coleção de textos mal interpretados atribuídos a Kardec?
"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
As outras questões são apenas kardec defendendo a raça negra contra o pensamento de época do qual classificava a raça negra como sendo eternamente destinada a inferioridade, como mostra no início do próprio texto sobre a perfectibilidade da raça negra:

"A raça negra é perfectível? Segundo alguns, a questão é julgada e resolvida negativamente. Se assim é, se essa raça é votada por Deus a uma eterna inferioridade, a consequência é que será inútil preocuparmo-nos com ela e que devemos limitar-nos a fazer do negro uma espécie de animal doméstico dedicado à cultura do açúcar e do algodão."
Está mais do que claro que isso é racismo em qualquer época. Qualquer tentativa de provar o contrário é mero exercício de malabarismo intelectual.
Cara, seu desejo é muito forte de atribuir esse suposto racismo a kardec. Vai tratar isso.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:27 pm
Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:24 pm
Cal Kestis escreveu:Primeiro que é o contrário. Esse texto vai totalmente contra o pensamento de Kardec sobre os negros em toda a obra Espírita.
Os textos publicados não evidenciam isso pois são claramente racistas.
Em toda a obra ele combate a escravidão e o tratamento que era dado aos negros naquela época.
Ainda assim ele demonstrou seu racismo, apesar da sua afirmação de que era contra a escravidão. Uma coisa não tem necessariamente nada a ver com a outra.
Segundo que alguns textos publicados na revista espírita são os mesmos que estão nessa obra. Eles só aparecem nas ultimas edições da Revista Espírita, das quais já não estavam sob o comando de Kardec.
O importa é que eles foram publicados e agora servem de evidências de racismo.
E se não há comprovação total de que esse texto realmente pertence à kardec, definitivamente não podemos atribuir a ele.
A comprovação nem é necessária para a confirmação do racismo que é evidente em outros textos, mas constava dentre seus papéis e está em sintonia com os demais textos.
O engraçado é que são os mesmos ateus, que pedem provas científicas e fatos comprovados de fenômenos espíritas, que costumam usar esses textos sem comprovação nenhuma contra Kardec.
Aqui não estamos tratando das evidências científicas de um fenômeno espírita, estamos discutindo a ideologia racista presente no espiritismo, portanto uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se tivessemos dados e evidências documentais da época talvez fosse um caso para a ciência forense. Todavia, a documentação existente é suficientemente robusta para atestar indubitavelmente que existe ideologia racista nas obras espíritas.
bullshit
O que especificamente?

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:Cara, seu desejo é muito forte de atribuir esse suposto racismo a kardec. Vai tratar isso.
Os meus desejos não estão em discussão.

Os textos são claros, não deixam dúvida.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:33 pm
Cal Kestis escreveu:Cara, seu desejo é muito forte de atribuir esse suposto racismo a kardec. Vai tratar isso.
Os meus desejos não estão em discussão.

Os textos são claros, não deixam dúvida.
Isso aqui está claro que é racismo pra você?
"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:35 pm
Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:33 pm
Cal Kestis escreveu:Cara, seu desejo é muito forte de atribuir esse suposto racismo a kardec. Vai tratar isso.
Os meus desejos não estão em discussão.

Os textos são claros, não deixam dúvida.
Isso aqui está claro que é racismo pra você?
"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).
Extremamente racista.

(1) Ele sugere uma conclusão: " dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior".

(2) Abre então 2 possibilidades questionando os atos de Deus: "homem deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica" ou simplesmente "não é um homem" ou seja não é humano, é um outro animal.

O texto expressa o mesmo ponto de vista racista que aparece em outros textos, portanto, não há outra interpretação possível. Como no texto abaixo, já citado no início do tópico.
“Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;"

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 21:00 pm

(1) Ele sugere uma conclusão: " dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior".
Onde você está enxergando uma conclusão ai, colega?

DIR-SE-Á, ou seja, o pensamento de época dizia que o Hotentote é de uma raça inferior. Kardec rebate e pergunta o seguinte: "então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?"

Kardec estava atacando o racismo de época, sobretudo o da igreja, que destinava o Hotentote e os negros como seres inferiores e do qual a alma estava destinada por Deus eternamente a inferioridade. Por isso o Título do capítulo "PERFECTIBILIADDE DA RAÇA NEGRA"

Veja como ele começa esse capítulo:
PERFECTIBILIDADE DA RAÇA NEGRA

A raça negra é perfectível? Segundo alguns, a questão é julgada e resolvida negativamente. Se assim é, se essa raça é votada por Deus a uma eterna inferioridade, a consequência é que será inútil preocuparmo-nos com ela e que devemos limitar-nos a fazer do negro uma espécie de animal doméstico dedicado à cultura do açúcar e do algodão.

Para ficar mais claro, veja o contexto em outra tradução, de Herculano Pires, que fica ainda mais claro:
Admitamos, ao contrário, uma série de progressivas existências anteriores para cada alma e tudo se explica. Ao nascerem, trazem os homens a intuição do que aprenderam antes: são mais ou menos adiantados, conforme o número de existências que contem, conforme já estejam mais ou menos afastados do ponto de partida. Dá-se aí exatamente o que se observa numa reunião de indivíduos de todas as idades, onde cada um terá desenvolvimento proporcional ao número de anos que tenha vivido. As existências sucessivas serão, para a vida da alma, o que os anos são para a do corpo. Reuni, em certo dia, um milheiro de indivíduos de um a oitenta anos; suponde que um véu encubra todos os dias precedentes ao em que os reunistes e que, em conseqüência, acreditais que todos nasceram na mesma ocasião. Perguntareis naturalmente como é que uns são grandes e outros pequenos, uns velhos e jovens outros, instruídos uns, outros ainda ignorantes. Se, porém, dissipando-se a nuvem que lhes oculta o passado, vierdes a saber que todos viveram mais ou menos tempo, tudo se vos tornará explicado. Deus, em sua justiça, não pode ter criado almas desigualmente perfeitas. Com a pluralidade das existências, a desigualdade que notamos nada mais apresenta em oposição à mais rigorosa eqüidade: é que apenas vemos o presente e não o passado. A este raciocínio serve de base algum sistema, alguma suposição gratuita? Não. Partimos de um fato patente, incontestável: a desigualdade das aptidões e do desenvolvimento intelectual e moral, e verificamos que nenhuma das teorias correntes o explica, ao passo que uma outra teoria lhe dá explicação simples, natural e lógica. Será racional preferir-se as que não explicam àquela que explica?

À vista da sexta interrogação acima, dirão naturalmente que o hotentote é de raça inferior. Perguntaremos, então, se o hotentote é ou não um homem. Se é, por que a ele e à sua raça privou Deus dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é, por que tentar fazê-lo cristão? A doutrina espírita tem mais amplitude do que tudo isto. Segundo ela, não há muitas espécies de homens, há tão-somente homens cujos espíritos estão mais ou menos atrasados, porém, todos suscetíveis de progredir. Não é este princípio mais conforme à justiça de Deus?

Esse texto sobre a Perfectibilidade da Raça Negra é uma refutação de Kardec contra o racismo de época, da qual vocês interpretam o contrário porque não leram o contexto.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Você está querendo me provar que Kardec só não foi racista nesse texto baseado na sua interpretação do contexto da época? Isso é sério?

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 21:58 pm
Você está querendo me provar que Kardec só não foi racista nesse texto baseado na sua interpretação do contexto da época? Isso é sério?
Onde que eu falei de contexto de época ai?

E você acha ainda que isso é minha interpretação?
Não está claro pra você que é exatamente isso que fala o texto?

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 13:57 pm
Uma coleção de textos racistas de Allan Kardec pinçados de suas obras e escritos.
“Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.”
(Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
Outro parágrafo tirado de contexto e omitido o início para parecer que Kardec estava concluindo em vez de rebatendo o racismo da época.

O parágrafo começa com Kardec rebatendo alguns dógmas do qual destinava a alma dos negros a eterna inferioridade.

"Numa única existência, poderá o selvagem adquirir as qualidades que lhe faltam? Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo, um sábio, um orador, um artista? Não; é materialmente impossível. E, no entanto, o selvagem tem uma alma. Qual a sorte dessa alma depois da morte? É punida pelos atos bárbaros que ninguém reprimiu? É colocada em igualdade com o homem de bem? Um não é mais racional que o outro. É, então, condenada a ficar eternamente num estado misto, que nem é felicidade, nem infelicidade? Isto não seria justo, porque se ela não é mais perfeita, não dependeu dela. Só podeis sair deste dilema admitindo a possibilidade de progresso. Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências?"

"Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências? Dir-se-á que poderá progredir como Espírito, sem voltar à Terra. Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.”

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 22:20 pm
O parágrafo começa com Kardec rebatendo alguns dógmas do qual destinava a alma dos negros a eterna inferioridade.

"Numa única existência, poderá o selvagem adquirir as qualidades que lhe faltam? Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo, um sábio, um orador, um artista? Não; é materialmente impossível. E, no entanto, o selvagem tem uma alma. Qual a sorte dessa alma depois da morte? É punida pelos atos bárbaros que ninguém reprimiu? É colocada em igualdade com o homem de bem? Um não é mais racional que o outro. É, então, condenada a ficar eternamente num estado misto, que nem é felicidade, nem infelicidade? Isto não seria justo, porque se ela não é mais perfeita, não dependeu dela. Só podeis sair deste dilema admitindo a possibilidade de progresso. Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências?"

"Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências? Dir-se-á que poderá progredir como Espírito, sem voltar à Terra. Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.”
Ou seja, Kardec admitia que os negros, como raça, eram inferiores e sempre o seriam, mas afirmava que o espírito encarnado neles iria evoluir com o tempo e um dia estaria habilitado a reencarnar num corpo europeu.
Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 22:20 pm
Primeiro que é o contrário. Esse texto vai totalmente contra o pensamento de Kardec sobre os negros em toda a obra Espírita. Em toda a obra ele combate a escravidão e o tratamento que era dado aos negros naquela época.
Isto continua sendo racismo, por mais que ele defenda que esses "seres inferiores" devam ser tratados com bondade pelos "seres superiores" da Europa.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 20:21 pm
Coleção de textos racistas de Allan Kardec ou coleção de textos mal interpretados atribuídos a Kardec?
[...]
Segundo que alguns textos publicados na revista espírita são os mesmos que estão nessa obra. Eles só aparecem nas ultimas edições da Revista Espírita, das quais já não estavam sob o comando de Kardec.
Se estes textos não merecem crédito porque foram publicados na "Revista dos Espíritos" depois de sua morte, significa que só vale o que Kardec teria dito?
O que foi pensado depois é heresia?

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 22:20 pm

Outro parágrafo tirado de contexto e omitido o início para parecer que Kardec estava concluindo em vez de rebatendo o racismo da época.

O parágrafo começa com Kardec rebatendo alguns dógmas do qual destinava a alma dos negros a eterna inferioridade.

"Numa única existência, poderá o selvagem adquirir as qualidades que lhe faltam? Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo, um sábio, um orador, um artista? Não; é materialmente impossível. E, no entanto, o selvagem tem uma alma. Qual a sorte dessa alma depois da morte? É punida pelos atos bárbaros que ninguém reprimiu? É colocada em igualdade com o homem de bem? Um não é mais racional que o outro. É, então, condenada a ficar eternamente num estado misto, que nem é felicidade, nem infelicidade? Isto não seria justo, porque se ela não é mais perfeita, não dependeu dela. Só podeis sair deste dilema admitindo a possibilidade de progresso. Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências?"

"Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências? Dir-se-á que poderá progredir como Espírito, sem voltar à Terra. Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.”
Agora com o contexto não há mais dúvida: é nível ku klux klan de racismo.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

O selvagem não pode adquirir as qualidades de um branco nem se for criado por um branco desde bebezinho...

"Não, é materialmente impossível".

Sem comentários.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Raças primitivas, como os negros da etnia Khoisan ou hotentote, do sudoeste da áfrica, são raças que são bem inferiores as caucásicas. Isso é fato e consenso científico. Os negros da etnia hotentote foi o grupo etnico mais escravizado na Europa.

Essas raças são bem mais novas do que muitas outras raças que existem hoje, como a caucásica. Portanto são inferiores no sentido de mais nova, comparado a nós. Da mesma forma existem as raças brancas, pouco miscigenadas, que também são raças inferiores. Existem poucos grupos dessas raças, mas elas ainda existem na ásia, na Europa e aqui mesmo no brasil. Alguns grupos indígenas são pouco miscigenados, são povos que tem sua raiz genealógica, assim como os Khoisan, bem perto dos povos primitivos como os caçadores-coletores da África Austral.

Isso é sinal de que os espíritos que encarnam nessas raças são pouco adiantados. Adiantados no sentido de que são espíritos novos, que estão dando os primeiros passos em encarnações em corpos humanos. Assim como nós fizemos um dia.

PRA KARDEC A MISTURA DE RAÇAS, A MISCIGENAÇÃO, É O FATOR PRINCIPAL NA EVOLUÇÃO DOS CORPOS, ENQUANTO QUE NA IDEOLOGIA RACISTA A MISCIGENAÇÃO É O FATOR PRINCIPAL NA INFERIORIDADE DOS CORPOS.

Vocês querem atribuir a kardec um título de racista porque leram alguns parágrafos isolados de suas obras, sem estudo algum. É como ler uns parágrafos isolados das obras de Platão e tentar impor à historiadores ou estudiosos interpretações pessoais porque desejam que Platão seja do jeito que vocês pintaram.

Isso é ridículo e vergonhoso.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:26 am
Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 22:20 pm

Outro parágrafo tirado de contexto e omitido o início para parecer que Kardec estava concluindo em vez de rebatendo o racismo da época.

O parágrafo começa com Kardec rebatendo alguns dógmas do qual destinava a alma dos negros a eterna inferioridade.

"Numa única existência, poderá o selvagem adquirir as qualidades que lhe faltam? Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo, um sábio, um orador, um artista? Não; é materialmente impossível. E, no entanto, o selvagem tem uma alma. Qual a sorte dessa alma depois da morte? É punida pelos atos bárbaros que ninguém reprimiu? É colocada em igualdade com o homem de bem? Um não é mais racional que o outro. É, então, condenada a ficar eternamente num estado misto, que nem é felicidade, nem infelicidade? Isto não seria justo, porque se ela não é mais perfeita, não dependeu dela. Só podeis sair deste dilema admitindo a possibilidade de progresso. Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências?"

"Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências? Dir-se-á que poderá progredir como Espírito, sem voltar à Terra. Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.”
Agora com o contexto não há mais dúvida: é nível ku klux klan de racismo.
Diz ai, onde, exatamente, você está enxergando racismo? Sem enrolação. Aponte exatamente onde está o racismo.
Editado pela última vez por Cal Kestis em Sex, 10 Abril 2020 - 12:11 pm, em um total de 1 vez.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Ridículo e vergonhoso é este monte de lixo que você escreveu.

Dá até preguiça de rechaçar tanta barbaridade porque tá tudo errado aí. Não há uma linha que se aproveite.

Nem saberia por onde começar...

Talvez por não ser fato e nem mesmo consenso científico a bobagem imensa que você escreveu. Talvez apontando que o que você chama de raça hotentote e afirma ser mais nova que a caucásica, é a qual pertence os bosquímanos. O mais antigo grupo étnico entre todos os grupos étnicos humanos. Então, pelo seu próprio argumento, deveria ser a raça "mais evoluída", algo que Kardec teria que ter reconhecido.

Evidentemente, se nossa espécie surgiu na África, é lá que estão os grupos étnicos mais antigos. E isso de "mais nova" ser menos evoluída denuncia sua total falta de entendimento sobre o que seja evolução no sentido biológico, darwinista.

Enfim, se eu fosse refutar, teria que me ater a cada palavra que você escreveu. Porque nisso aí você não deu umazinha dentro sequer.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cal, sem enrolação eu já apontei exatamente não O TRECHO, mas UM TRECHO. Porque o texto inteiro é de um racismo tacanho e pateticamente vitoriano.

Então, para não citar o texto inteiro, eu apontei um trecho que não deixa margem para dúvidas nem interpretações. Você não entendeu? Porque ler eu sei que você leu.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:28 am
O selvagem não pode adquirir as qualidades de um branco nem se for criado por um branco desde bebezinho...

"Não, é materialmente impossível".

Sem comentários.
Depois dele ter lido esse comentário, o cidadão ainda me desafia a apontar ("sem enrolação") aonde eu teria visto racismo...

Ah, eu não tenho paciência pra isso mais não.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:11 pm
Talvez apontando que o que você chama de raça hotentote e afirma ser mais nova que a caucásica, é a qual pertence os bosquímanos. O mais antigo grupo étnico entre todos os grupos étnicos humanos. Então, pelo seu próprio argumento, deveria ser a raça "mais evoluída", algo que Kardec teria que ter reconhecido.
E ta errado colega?
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:11 pm
Evidentemente, se nossa espécie surgiu na África, é lá que estão os grupos étnicos mais antigos. E isso de "mais nova" ser menos evoluída denuncia sua total falta de entendimento sobre o que seja evolução no sentido biológico, darwinista.
Quem é mais velho no sentido biológico, você ou seu avô?

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:12 pm
Cal, sem enrolação eu já apontei exatamente não O TRECHO, mas UM TRECHO. Porque o texto inteiro é de um racismo tacanho e pateticamente vitoriano.

Então, para não citar o texto inteiro, eu apontei um trecho que não deixa margem para dúvidas nem interpretações. Você não entendeu? Porque ler eu sei que você leu.
Ok

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:19 pm

E ta errado colega?
Errado não. Erradíssimo.

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:19 pm
Quem é mais velho no sentido biológico, você ou seu avô?
Meu avô é mais velho. Cronologicamente falando.

Se isso, no kardecismo, fizer dele um ser mais evoluído do que eu. Então um bosquímano deve ser mais evoluído que um caucasiano.

E tome besteira né...

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:25 pm
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:19 pm

E ta errado colega?
Errado não. Erradíssimo.
Cite o erro então, uhé.
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:25 pm
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:19 pm
Quem é mais velho no sentido biológico, você ou seu avô?
Meu avô é mais velho. Cronologicamente falando.

Se isso, no kardecismo, fizer dele um ser mais evoluído do que eu. Então um bosquímano deve ser mais evoluído que um caucasiano.

E tome besteira né...
A pergunta foi quem é mais velho biologicamente e não cronologicamente.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:15 pm
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:28 am
O selvagem não pode adquirir as qualidades de um branco nem se for criado por um branco desde bebezinho...

"Não, é materialmente impossível".

Sem comentários.
Depois dele ter lido esse comentário, o cidadão ainda me desafia a apontar ("sem enrolação") aonde eu teria visto racismo...

Ah, eu não tenho paciência pra isso mais não.
Isso foi sua interpretação.

Você ainda não apontou o racismo no parágrafo que você disse que com o contexto não há mais dúvida de racismo.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:47 am
Raças primitivas, como os negros da etnia Khoisan ou hotentote, do sudoeste da áfrica, são raças que são bem inferiores as caucásicas. Isso é fato e consenso científico. Os negros da etnia hotentote foi o grupo etnico mais escravizado na Europa.

Essas raças são bem mais novas do que muitas outras raças que existem hoje, como a caucásica. Portanto são inferiores no sentido de mais nova, comparado a nós. Da mesma forma existem as raças brancas, pouco miscigenadas, que também são raças inferiores. Existem poucos grupos dessas raças, mas elas ainda existem na ásia, na Europa e aqui mesmo no brasil. Alguns grupos indígenas são pouco miscigenados, são povos que tem sua raiz genealógica, assim como os Khoisan, bem perto dos povos primitivos como os caçadores-coletores da África Austral.

Isso é sinal de que os espíritos que encarnam nessas raças são pouco adiantados. Adiantados no sentido de que são espíritos novos, que estão dando os primeiros passos em encarnações em corpos humanos. Assim como nós fizemos um dia.

PRA KARDEC A MISTURA DE RAÇAS, A MISCIGENAÇÃO, É O FATOR PRINCIPAL NA EVOLUÇÃO DOS CORPOS, ENQUANTO QUE NA IDEOLOGIA RACISTA A MISCIGENAÇÃO É O FATOR PRINCIPAL NA INFERIORIDADE DOS CORPOS.

Vocês querem atribuir a kardec um título de racista porque leram alguns parágrafos isolados de suas obras, sem estudo algum. É como ler uns parágrafos isolados das obras de Platão e tentar impor à historiadores ou estudiosos interpretações pessoais porque desejam que Platão seja do jeito que vocês pintaram.

Isso é ridículo e vergonhoso.
Cal Kestis (Micrômegas) Isso que você escreveu é ridículo e a conclusão é inacreditável...Kardec via a miscigenação como fator de evolução, isto é, para tirar os negros, índios, e demais "raças" :? da inferioridade? Então é pior do que eu poderia imaginar sobre o racismo espiritóide.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:27 pm
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:25 pm
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:19 pm

E ta errado colega?
Errado não. Erradíssimo.
Cite o erro então, uhé.
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:25 pm
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:19 pm
Quem é mais velho no sentido biológico, você ou seu avô?
Meu avô é mais velho. Cronologicamente falando.

Se isso, no kardecismo, fizer dele um ser mais evoluído do que eu. Então um bosquímano deve ser mais evoluído que um caucasiano.

E tome besteira né...
A pergunta foi quem é mais velho biologicamente e não cronologicamente.
Então você expressou mal o seu racismo. Você estava querendo dizer que os negros são menos evoluídos porque são mais "primitivos", provavelmente (você não quis dizer) por serem raças mais próximas dos macacos. E a evidência está no fato de que até se parecem com macacos mesmo.

Porém "mais nova", gramaticalmente falando, só pode ser a raça que surgiu depois. Meu avô só pode ser mais velho do que eu enquanto não inventarem a máquina do tempo que me permita nascer antes do meu avô.

E todo esse malabarismo é necessário para tentar salvar o que não tem salvação: o racismo vitoriano de um homem que viveu na era vitoriana.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:34 pm
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:15 pm
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:28 am
O selvagem não pode adquirir as qualidades de um branco nem se for criado por um branco desde bebezinho...

"Não, é materialmente impossível".

Sem comentários.
Depois dele ter lido esse comentário, o cidadão ainda me desafia a apontar ("sem enrolação") aonde eu teria visto racismo...

Ah, eu não tenho paciência pra isso mais não.
Isso foi sua interpretação.

Você ainda não apontou o racismo no parágrafo que você disse que com o contexto não há mais dúvida de racismo.
Minha interpretação? Qual parte de "Não, é materialmente impossível" você não entendeu?

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Olha a resposta dos dois e eu que faço malabarismo.

É por isso que eu só posto uma vez por ano nesse fórum.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

O sujeito ainda tem a cara de pau de perguntar onde está o racismo...

Só no que ele escreveu, pela Lei Afonso Arinos, já tem o suficiente para uns cinco inafiançáveis anos de cadeia.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:38 pm

Então você expressou mal o seu racismo. Você estava querendo dizer que os negros são menos evoluídos porque são mais "primitivos", provavelmente (você não quis dizer) por serem raças mais próximas dos macacos. E a evidência está no fato de que até se parecem com macacos mesmo.
Olha a má fé. E Kardec que é racista.

Eu disse que algumas etnias primitivas, sejam elas negras ou brancas, ou azuis, são biologicamente inferiores a nós. Crânios menos desenvolvidos, menos resistentes a doenças, organismos mais grosseiros etc.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:49 pm
O sujeito ainda tem a cara de pau de perguntar onde está o racismo...

Só no que ele escreveu, pela Lei Afonso Arinos, já tem o suficiente para uns cinco inafiançáveis anos de cadeia.
Cara, você deve ter sérios problemas em querer impor um racismo ideológico de sua cabeça nos outros.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:43 pm
Olha a resposta dos dois e eu que faço malabarismo.

É por isso que eu só posto uma vez por ano nesse fórum.
Você está fundamentalmente equivocado.
geneticista André Langaney (1992) escreveu:No início das pesquisas em genética, os cientistas, que tinham em mente as classificações raciais herdadas do século passado, pensavam que iriam encontrar os genes dos Amarelos, dos Negros, dos Brancos... Pois bem, nada disso, não foram encontrados. Em todos os sistemas genéticos humanos conhecidos, os repertórios de genes são os mesmos.
Raça pode ser entendida como um constructo social. Não existem raças dentro da espécie humana, esse é um conceito equivocado, comum na época de Kardec que os espíritas defendem cegamente até hoje.

Pior do que não reconhecer que existe racismo nas obras de Kardec é fazer malabarismos ridículos para sustentar todos os erros dele nos dias atuais.

Lamentável.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:51 pm
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:49 pm
O sujeito ainda tem a cara de pau de perguntar onde está o racismo...

Só no que ele escreveu, pela Lei Afonso Arinos, já tem o suficiente para uns cinco inafiançáveis anos de cadeia.
Cara, você deve ter sérios problemas em querer impor um racismo ideológico de sua cabeça nos outros.
Nenhum forista aqui está em discussão. Peço que você se atenha ao assunto do tópico.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:50 pm
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:38 pm

Então você expressou mal o seu racismo. Você estava querendo dizer que os negros são menos evoluídos porque são mais "primitivos", provavelmente (você não quis dizer) por serem raças mais próximas dos macacos. E a evidência está no fato de que até se parecem com macacos mesmo.
Olha a má fé. E Kardec que é racista.

Eu disse que algumas etnias primitivas, sejam elas negras ou brancas, ou azuis, são biologicamente inferiores a nós. Crânios menos desenvolvidos, menos resistentes a doenças, organismos mais grosseiros etc.
Cite as fontes por favor. Apresente os dados que comprovam as suas alegações.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:56 pm
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:43 pm
Olha a resposta dos dois e eu que faço malabarismo.

É por isso que eu só posto uma vez por ano nesse fórum.
Você está fundamentalmente equivocado.
geneticista André Langaney (1992) escreveu:No início das pesquisas em genética, os cientistas, que tinham em mente as classificações raciais herdadas do século passado, pensavam que iriam encontrar os genes dos Amarelos, dos Negros, dos Brancos... Pois bem, nada disso, não foram encontrados. Em todos os sistemas genéticos humanos conhecidos, os repertórios de genes são os mesmos.
Raça pode ser entendida como um constructo social. Não existem raças dentro da espécie humana, esse é um conceito equivocado, comum na época de Kardec que os espíritas defendem cegamente até hoje.

Pior do que não reconhecer que existe racismo nas obras de Kardec é fazer malabarismos ridículos para sustentar todos os erros dele nos dias atuais.

Lamentável.
Eu sei muito bem disso colega. Usei tanto raça como grupos étnicos. Não ficou claro pra você que eu usei esse termo apenas para diferenciar, e não geneticamente?

Acho que vou sair dessa discussão com o bolso cheio de drogas ilícitas e com uma acusação de traficante, ou sei lá o quê.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Eu não vou fazer um julgamento moral do Kardecismo com base nestes textos. Não, de jeito nenhum.

Seria profundamente injusto porque sabemos que estas são reflexões de um homem europeu do século 19.

E Kardec só poderia não ter escrito bobagens como estas se tivesse sido orientado por espíritos atemporais dotados de conhecimento muito além da época em que Allan Kardec viveu.

Mas como não foi...

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gigaview escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:37 pm

Cal Kestis (Micrômegas) Isso que você escreveu é ridículo e a conclusão é inacreditável...Kardec via a miscigenação como fator de evolução?
Pessoas com características misturadas representam diferentes populações, e, presumivelmente, abrigam maior diversidade genética e adaptabilidade ao meio ambiente.

A não ser que você concorda que "raças" puras são mais adaptadas do que miscigenada.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 22:20 pm
O parágrafo começa com Kardec rebatendo alguns dógmas do qual destinava a alma dos negros a eterna inferioridade.

"Numa única existência, poderá o selvagem adquirir as qualidades que lhe faltam? Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo, um sábio, um orador, um artista? Não; é materialmente impossível. E, no entanto, o selvagem tem uma alma. Qual a sorte dessa alma depois da morte? É punida pelos atos bárbaros que ninguém reprimiu? É colocada em igualdade com o homem de bem? Um não é mais racional que o outro. É, então, condenada a ficar eternamente num estado misto, que nem é felicidade, nem infelicidade? Isto não seria justo, porque se ela não é mais perfeita, não dependeu dela. Só podeis sair deste dilema admitindo a possibilidade de progresso. Ora, como pode a alma progredir, a não ser tendo novas existências?"
[...]
Eu não consigo conceber o nível de dissociação cognitiva necessário para um sujeito dizer que o texto acima não é racista.

Mas é pior: o sujeito apresentou o texto acima como DEFESA da tese de Kardec não ser racista!

Com um advogado de defesa como esse, eu prefiro só o promotor.
"Numa única existência, poderá o selvagem adquirir as qualidades que lhe faltam?
Poderá? Hein, o que me dizem?
Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um São Vicente de Paulo?
Alguém tá vendo algum racismo nisso?

Bom, talvez alguns destes selvagens aqui embaixo vejam...

Imagem

Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um sábio? Não, é materialmente impossível
Tem algum racismo aí? Magina...

Imagem


Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um ORADOR?
Imagem

Seja qual for a educação que lhe derdes desde o berço, dele fareis um ARTISTA?
Não, é materialmente impossível!
Como pode alguém ver racismo nisso?

Tá vendo algum racismo aí, Seu Milton? O que você acha, Djavan?
Imagem


Claro que não, é tudo racismo ideológico da cabeça de esquerdista.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:47 am
Raças primitivas, como os negros da etnia Khoisan ou hotentote, do sudoeste da áfrica, são raças que são bem inferiores as caucásicas. Isso é fato e consenso científico. Os negros da etnia hotentote foi o grupo etnico mais escravizado na Europa.

Essas raças são bem mais novas do que muitas outras raças que existem hoje, como a caucásica. Portanto são inferiores no sentido de mais nova, comparado a nós.
Da mesma forma existem as raças brancas, pouco miscigenadas, que também são raças inferiores. Existem poucos grupos dessas raças, mas elas ainda existem na ásia, na Europa e aqui mesmo no brasil. Alguns grupos indígenas são pouco miscigenados, são povos que tem sua raiz genealógica, assim como os Khoisan, bem perto dos povos primitivos como os caçadores-coletores da África Austral.

Pelo contrário, essas raças são as mais antigas. Evoluímos a partir delas e nos espalhamos pelo mundo. Elas continuaram lá e mantiveram seu estilo de vida.
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:47 am
Isso é sinal de que os espíritos que encarnam nessas raças são pouco adiantados. Adiantados no sentido de que são espíritos novos, que estão dando os primeiros passos em encarnações em corpos humanos. Assim como nós fizemos um dia.
Errado. Isto é apenas a doutrina espírita.
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:47 am
Vocês querem atribuir a kardec um título de racista porque leram alguns parágrafos isolados de suas obras, sem estudo algum. É como ler uns parágrafos isolados das obras de Platão e tentar impor à historiadores ou estudiosos interpretações pessoais porque desejam que Platão seja do jeito que vocês pintaram.

Isso é ridículo e vergonhoso.
Este tipo de comentário é racista.
Isto é ridículo e vergonhoso.

Obrigado por ajudar a provar nossas afirmações e mostrar que ainda há espíritas que concordam com isto.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 11 Abril 2020 - 10:11 am
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:47 am
Raças primitivas, como os negros da etnia Khoisan ou hotentote, do sudoeste da áfrica, são raças que são bem inferiores as caucásicas. Isso é fato e consenso científico. Os negros da etnia hotentote foi o grupo etnico mais escravizado na Europa.

Essas raças são bem mais novas do que muitas outras raças que existem hoje, como a caucásica. Portanto são inferiores no sentido de mais nova, comparado a nós.
Da mesma forma existem as raças brancas, pouco miscigenadas, que também são raças inferiores. Existem poucos grupos dessas raças, mas elas ainda existem na ásia, na Europa e aqui mesmo no brasil. Alguns grupos indígenas são pouco miscigenados, são povos que tem sua raiz genealógica, assim como os Khoisan, bem perto dos povos primitivos como os caçadores-coletores da África Austral.

Pelo contrário, essas raças são as mais antigas. Evoluímos a partir delas e nos espalhamos pelo mundo. Elas continuaram lá e mantiveram seu estilo de vida.
Cal Kestis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:47 am
Isso é sinal de que os espíritos que encarnam nessas raças são pouco adiantados. Adiantados no sentido de que são espíritos novos, que estão dando os primeiros passos em encarnações em corpos humanos. Assim como nós fizemos um dia.
Errado. Isto é apenas a doutrina espírita.
Se são mais antigas, são mais novas biologicamente colega. Esse é o ponto.
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 11 Abril 2020 - 10:11 am

Este tipo de comentário é racista.
Isto é ridículo e vergonhoso.
Eita! Dizer que "raças" primitivas são inferiores, no sentido de serem mais novas biologicamente, é racismo!
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 11 Abril 2020 - 10:11 am
Obrigado por ajudar a provar nossas afirmações e mostrar que ainda há espíritas que concordam com isto.
Suas provas contra mim são como "provas" que policiais colocam na mochila de quem eles não gostam.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Agora, quando o comentário é de fato racista, como do coleguinha aqui do comentário abaixo, não vi ninguém falar nada.
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 12:38 pm

Então você expressou mal o seu racismo. Você estava querendo dizer que os negros são menos evoluídos porque são mais "primitivos", provavelmente (você não quis dizer) por serem raças mais próximas dos macacos. E a evidência está no fato de que até se parecem com macacos mesmo.

Porém "mais nova", gramaticalmente falando, só pode ser a raça que surgiu depois. Meu avô só pode ser mais velho do que eu enquanto não inventarem a máquina do tempo que me permita nascer antes do meu avô.

E todo esse malabarismo é necessário para tentar salvar o que não tem salvação: o racismo vitoriano de um homem que viveu na era vitoriana.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

No século 19, explodiu a moda dos circos com grandes animais ferozes: por que, então, não juntar a eles alguns “humanos ferozes”? (Phineas Barnum (1810-1891)
Nasceram assim os zoológicos humanos. O pioneiro foi o de Phineas Barnum , o dono do Circo Barnum. "Os hotentotes foram os mais expostos nesses zoos: em Berlim, por exemplo, foi realizada a exposição “Trogloditas africanos”; em 1886, fez um sucesso estrondoso a exposição “Pigmeus da África”,
no Folies Bergère, em Paris."

Indiscutivelmente o europeu deste século XIX excedia a parâmetros que o classificariam como racistas. E ainda escravocratas.

Voltando a Kardec, nesta ocasião, a rigor não existia este conceito e ele estava perfeitamente em sintonia com seus contemporâneos.

Mas, de todos os textos que foram trazidos nenhum se referia a qualquer resposta dada pelos espíritos e todos eles, ao contrário, mostravam a opinião de Kardec, numa tentativa de, mesmo extemporaneamente considerado racismo, demonstrar a evolução de espíritos primitivos que reencarnam em ambientes e corpos adrede ajustados às suas necessidades e possibilidades.

Já, séculos depois, nos países mais civilizados, surge mais uma vez a figura do negro e agora sim, vítima de cruel racismo e discriminação. Por que?
Porque o "branquinho" escravagista precisava experimentar a dor que causara em seu irmão, aprisionado e arrastado de Africa, às plantações coloniais e ao trabalho insalubre.

Digamos então, Kardec era racista? Sim, tanto quanto o Papa ou o imperador Napoleão III.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sáb, 11 Abril 2020 - 19:03 pm
No século 19, explodiu a moda dos circos com grandes animais ferozes: por que, então, não juntar a eles alguns “humanos ferozes”? (Phineas Barnum (1810-1891)
Nasceram assim os zoológicos humanos. O pioneiro foi o de Phineas Barnum , o dono do Circo Barnum. "Os hotentotes foram os mais expostos nesses zoos: em Berlim, por exemplo, foi realizada a exposição “Trogloditas africanos”; em 1886, fez um sucesso estrondoso a exposição “Pigmeus da África”,
no Folies Bergère, em Paris."

Indiscutivelmente o europeu deste século XIX excedia a parâmetros que o classificariam como racistas. E ainda escravocratas.

Voltando a Kardec, nesta ocasião, a rigor não existia este conceito e ele estava perfeitamente em sintonia com seus contemporâneos.

Mas, de todos os textos que foram trazidos nenhum se referia a qualquer resposta dada pelos espíritos e todos eles, ao contrário, mostravam a opinião de Kardec, numa tentativa de, mesmo extemporaneamente considerado racismo, demonstrar a evolução de espíritos primitivos que reencarnam em ambientes e corpos adrede ajustados às suas necessidades e possibilidades.

Já, séculos depois, nos países mais civilizados, surge mais uma vez a figura do negro e agora sim, vítima de cruel racismo e discriminação. Por que?
Porque o "branquinho" escravagista precisava experimentar a dor que causara em seu irmão, aprisionado e arrastado de Africa, às plantações coloniais e ao trabalho insalubre.

Digamos então, Kardec era racista? Sim, tanto quanto o Papa ou o imperador Napoleão III.
Então está mais do que claro que Kardec era racista, seja na época dele ou na atual. Isso é indiscutível, apesar de debilmente justificável pela ideologia racista que vigorava naquela época.

Então por que tanto malabarismo para defender Kardec?

Por que esses textos nojentos continuam sendo defendidos com argumentos ridículos com a mesma argumentação racista da época de Kardec, como essa que aparece aqui neste tópico e em outras milhares de discussões, ao longo dos últimos 150 anos?

Por que o espiritismo não assume, por exemplo, a postura semelhante à que foi tomada pela Igreja Católica que, há vinte anos atrás, reconheceu os enganos cometidos pelo tribunal eclesiástico que condenou Galileu Galilei à prisão? Por que o espiritismo se arrastou durante mais de um século e meio com esse peso sem ao menos revisar e censurar todas essas bobagens ofensivas?

As evidências são claras. Os textos são racistas, portanto Kardec era racista e o espiritismo sempre foi conivente com o racismo e deixou aos fanáticos a difícil tarefa de defender o indefensável.
Responder