Religião e Racismo

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Nos EUA, as igrejas do sul se opuseram à abolição da escravatura e várias delas se dividiram em "Igreja Tal do Norte", abolicionista, e "Igreja Tal do Sul", escravista.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Aos especialistas em racismo desse fórum, esse texto é racista ou não é racista?
Ota Benga, um pigmeu no zôo de Nova Iorque
Por Redação em História. Visualizado 315797 vezes desde 22 de fevereiro de 2008 às 12:24:14

Numa delas arrasaram um povoado, assassinando e desmembrando àqueles nativos em estado inferior de evolução. Entre os mortos estavam a mulher e os filhos de Ota Benga, um pigmeu que tinha saído a caçar e regressava ao povoado para comunicar que tinha abatido um elefante. Capturado pelos assassinos de sua família, Ota Benga foi levado a um mercado de escravos.
Fonte: https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2241

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 24 Dezembro 2020 - 22:27 pm
Aos especialistas em racismo desse fórum, esse texto é racista ou não é racista?
Ota Benga, um pigmeu no zôo de Nova Iorque
Por Redação em História. Visualizado 315797 vezes desde 22 de fevereiro de 2008 às 12:24:14

Numa delas arrasaram um povoado, assassinando e desmembrando àqueles nativos em estado inferior de evolução. Entre os mortos estavam a mulher e os filhos de Ota Benga, um pigmeu que tinha saído a caçar e regressava ao povoado para comunicar que tinha abatido um elefante. Capturado pelos assassinos de sua família, Ota Benga foi levado a um mercado de escravos.
Fonte: https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2241
O texto da fonte responde.
O lacerante exemplo de Ota Benga, serve para recordar uma das mais vergonhosas feridas abertas pelo homem branco na África.
Para o homem branco, como Kardec, toda raça que não tinha a aparência caucasiana estava num estado inferior de evolução e isso também abrangia os "selvagens" e negros.

O agravante no caso de Kardec é que essas idéias ainda aparecem nos seus textos na atualidade com todas as letras e são defendidas por uma legião de crentes com malabarismos mirabolantes para negar que sejam racistas.

Se tivessem ao menos uma nota de rodapé contextualizando o texto com o pensamento da época, admitindo abertamente o racismo de Kardec e o pensamento equivocado dos "espíritos", não haveria tanta celeuma.

Ao contrário de tantos outros pensadores e cientistas que também foram racistas mas que foram contextualizados e permanecem ligados à história de suas épocas, os crentes espíritas atribuem à Kardec uma atualidade chancelada por "verdades espirituais" basilares que resulta num evidente anacronismo. Kardec continua sendo admirado e defendido sectariamente em nome do espiritismo com suas idéias raciais arcaicas, equivocadas e totalmente desajustadas em relação ao pensamento atual. Os crentes negam o racismo e mantém a palavra dos "espíritos" utilizando argumentos risíveis que comprometem ainda mais a imagem corroída do espiritismo.

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
jesuscraciaNÃO
Mensagens: 82
Registrado em: Sex, 20 Novembro 2020 - 09:23 am

Mensagem por jesuscraciaNÃO »

Mais existe provas que Cam eram da linhagem dos negros??? É absurdo dizer algo assim, o mundo até hoje não aceita os negros em nossa sociedade. é lamentável.

Re: Religião e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

jesuscraciaNÃO escreveu:
Sex, 08 Janeiro 2021 - 13:53 pm
Mais existe provas que Cam eram da linhagem dos negros??? É absurdo dizer algo assim, o mundo até hoje não aceita os negros em nossa sociedade. é lamentável.
A aceitação é melhor que no passado, na minha opinião.

Não existem provas de nada na Bíblia, um monte de besteiras sem tamanho desde Genesis até Apocalipse. Pode ser que os escritores da época já eram carregados de preconceitos. Afinal, Jeová só "gostava" dos israelitas! Mandava matar os de fora.

pode ser que em algumas páginas tenha "frases bacanas" mas só servem como autoajuda, não são nada científicas.

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
NOVAG
Mensagens: 17
Registrado em: Qua, 27 Janeiro 2021 - 12:54 pm

Mensagem por NOVAG »

Como as Testemunhas de Jeová encaravam os negros (hilário, para não dizer bizarro):

Como Deus considera as raças?

"Deus... evidentemente tem sido um respeitador das raças, e tem abençoado especialmente e favorecido certos ramos da raça Ariana na Europa e América... a raça branca tem sido mais abundantemente abençoada com a luz das boas novas do que as outras... a igreja eleita será provavelmente composta principalmente da altamente favorecida raça branca... "

- A Bíblia versus A Teoria da Evolução, 1898, pp. 30,31 (em inglês)

"Há cerca de 100 irmãos de cor na lista da Torre de Vigia... nós recebemos cartas de algum deles... expressando surpresa que nós tenhamos, na chamada por voluntários, na edição de 1o. de Março de 1900, restringido a pesquisa às igrejas Protestantes brancas... a razão é que, tanto quanto somos capazes de avaliar, as pessoas de cor tem menos educação do que as brancas... muitas delas insuficiente para que possam ter proveito a partir de tal leitura... Nossa conclusão é que a leitura de matéria distribuída para uma congregação de pessoas de cor resultaria em desperdício de mais da metade... a literatura da Torre de Vigia é introduzida para pessoas de cor, não para circulação promíscua, mas só para aqueles que tem atenção pela verdade.

- Torre de Vigia de Sião 15/4/1900, p. 122 (em inglês)

"De negro a branco ele lentamente mudou... o Reverendo William H. Draper... deu uma viva resposta afirmativa à famosa pergunta bíblica, 'pode o Etíope mudar sua pele...? Tendo sido uma vez negro como carvão, [ele] é agora branco. Seu povo diz que sua cor mudou em resposta a uma oração."

- Torre de Vigia de Sião 1/10/1900, p. 296 (em inglês)

"...É verdade que a raça branca exibe algumas qualidades de superioridade sobre qualquer outra... há grandes diferenças na mesma família caucasiana... O segredo da maior inteligência e aptidão dos caucasianos, indubitavelmente é, em grande medida, para ser atribuído à mistura de sangue dentre seus diversos ramos; e isto foi evidentemente forçado em larga medida pelo controle divino."

- Torre de Vigia de Sião de 15/7/1902, p. 216 (em inglês)

"Pode o Etíope mudar a cor de sua pele? Não. Mas... o que o Etíope não pode fazer por si mesmo Deus poderia prontamente fazer por ele... Deus pode mudar a pele etíope em seu devido tempo..."

- Torre de Vigia de Sião de 15/7/1904, pp. 52,53 (em inglês)

"...as diversas raças da humanidade provavelmente terão seus interesses espirituais como Novas Criaturas melhor preservados por alguma medida de separação."

Estudos das Escrituras - Vol III (1904), p. 490 (em inglês)

"As raças negra e latina provavelmente sempre serão inclinadas à superstição."

- Torre de Vigia de Sião de 1/4/1908, p. 99 (em inglês)

"Nós poderíamos ter previsto que muitas pessoas de cor estariam profundamente interessadas no Fotodrama da Criação. Mas não nos causou impressão até que gradualmente seu número crescesse até cerca de 25% da platéia. É claro, nós ficamos satisfeitos em vê-los... Nós tínhamos o mesmo sentimento, respeitando-os como os demais; mas logo discernimos que não era uma questão de sentimento, mas que, enquanto as pessoas de cor de N. York compõem cerca de 5% da população, em nossas platéias eles são 25% e aumentando. O que faremos? Enquanto o comparecimento de pessoas de cor aumentava, proporcionalmente o número de brancos diminuía... a maioria dos brancos prefere não se misturar com outras raças. Reconhecendo que isso significaria o sucesso ou o fracasso do empreendimento do drama com respeito aos brancos, fomos compelidos a designar os amigos de cor para a galeria... Alguns se sentiram ofendidos com esse arranjo. Nós recebemos numerosas cartas de irmãos de cor, alguns declarando que não é correto fazer uma distinção, outros com indignação e amargura, denunciando-nos como inimigos dos povos de cor... Fomos obrigados a explicar os fatos, assegurando a todos o nosso interesse amoroso nas pessoas de cor... Nós novamente sugerimos que se um lugar disponível fosse encontrado para apresentar o drama... só para pessoas de cor, ficaríamos satisfeitos em fazê-lo... Um pouco mais e o Reino do Milênio será inaugurado, trazendo restituição a toda a humanidade - restituição à perfeição de mente e corpo, aspecto e cor, ao grande padrão original..."

- A Sentinela de 1/4/1914, pp. 110,111 (em inglês)

"Educação de Negros em Cincinnati - Negros por toda a cidade vão a esta escola por opção. Eles sentem que podem ter melhores oportunidades permanecendo em seu próprio grupo, e estão provavelmente certos... sob as condições imperfeitas presentes, uma sábia segregação é provavelmente uma vantagem para todos os envolvidos."

A Idade de Ouro de 1/10/1919, p. 8 (em inglês)

"Eles [os negros] têm sido e são uma raça de serviçais... Não há no mundo um serviçal tão bom quanto um bom serviçal de cor, e a satisfação que ele obtém por prestar um fiel serviço é uma das mais puras satisfações que há no mundo."

A Idade de Ouro de 24/7/1929, p. 207 (em inglês)

"Realmente, nossos irmãos de cor tem um grande motivo para alegrar-se. A raça deles é dócil e educável..."

- A Sentinela de 1/2/1952, p. 95 (em inglês)

"O cristão, sendo realístico, precisa encarar a vida como é - não como quer que seja. Em alguns poucos lugares, existem até mesmo leis que tornam ilegais os casamentos interraciais. Neste caso, os cristãos estão sob obrigação bíblica de obedecer a elas, visto que tais leis não lhes tornam impossível adorar a Deus... Então, [o cristão] deverá tomar em consideração o fator de um casamento interracial criar, ou não, um sério efeito adverso na atitude das pessoas na sua comunidade para com esta obra de proclamar o Reino."

- A Sentinela de 1/7/1974, pp. 415, 416 (em português)


Fonte: http://testemunha.orgfree.com/doutrinas.htm#Ra%C3%A7as
Thinking...

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Trecho de "Brasil, Coração do Mundo, Patria do Evangelho - Chico Xavier" - grifos meus.

O Autor compara "noites primitivas" com o fato de se encarnar em corpo negro e as entidades envolvidas pela ciência são os brancos:

"Essas entidades evolvidas pela ciência, mas pobres de humildade e de amor, ouviram os apelos de Ismael e vieram construir as bases da terra do Cruzeiro. (...) Foi por isso que os negros do Brasil se incorporaram à raça nova, constituindo um dos baluartes da nacionalidade, em todos os tempos. Com as suas abnegações santificantes e os seus prantos abençoados, fizeram brotar as alvoradas do trabalho, depois das noites primitivas."

Sacrificio à raça branca? Espiritismo "aceitando" a escravidão?

"É que o Senhor lhes assinalou o papel na formação da terra do Evangelho e foi por esse motivo que eles deram, desde o princípio de sua localização no país, os mais extraordinários exemplos de sacrifício à raça branca.

Outros trechos

"Os negros e os mestiços do Brasil sentiram no coração o prodigioso potencial de energias da sub-raça, com que realizariam gloriosos feitos de trabalho e de heroísmo, na formação de todos os patrimônios da Pátria do Evangelho"

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

O trecho a seguir encontra-se em um livro editado pela Federação Espírita do Estado de São Paulo, chamado "Instituto de Confraternização Universal".
Considerei-o como discriminatório, tentando argumentar que anões espíritos são daquela forma por causa da "pouca inteligência"(página 33).


"SERES PEQUENINOS - Apresentam-se como uma legião de anões, oriundos de diversas partes do Espaço; existem os de tez clara, olhos azuis ou esverdeados; existem os típicos mongóis de olhos amendoados e, ainda, os de origem africana. São Espíritos que ainda não desenvolveram a inteligência, a ponto de não modificarem a própria forma, porém, sentindo necessidade de transformação, procuram desenvolver o sentimento da solidariedade.

Quanto aos espíritos-anões, que já tem consciência do Bem e do Mal e sabem que só ajudando é que serão ajudados, são orientados pelos Benfeitores, a prestar colaboração, não só em serviços de higiene, mas também a cuidar de determinadas crianças com mediunidade, brincando com elas, para que não se assustem vendo seres etéreos

Além de tudo ainda sugere que crianças com mediunidade brincam com esses tais espíritos anões.

link da obra toda:
https://docplayer.com.br/4350180-Instit ... spaco.html

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Exemplo a respeito de discriminação/ racismo etc.
Diz que um escravocrata branco "John Wilkes Booth" reencarnou como "Martin Luther King" para resgatar dividas...
Assistam em 58:52 (esse curso é recente, 15/07/21):

https://www.youtube.com/watch?v=bOIok36mPlI

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Andarilho, este tema do racismo, nem faz parte do Espiritismo, pois vc não encontrará in O Livro dos Espíritos senão textos conclamando à igualdade entre as raças.

O homem espírita não é o espiritismo. Este homem tende a ecoar os costumes e o pensamento da época e cabe ao estudioso diferençar uma e outra coisa.
Você diria que a Igreja Católica é pedófila porque em seu meio tal crime foi cometido?

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 10:45 am
Andarilho, este tema do racismo, nem faz parte do Espiritismo, pois vc não encontrará in O Livro dos Espíritos senão textos conclamando à igualdade entre as raças.

O homem espírita não é o espiritismo. Este homem tende a ecoar os costumes e o pensamento da época e cabe ao estudioso diferençar uma e outra coisa.
Você diria que a Igreja Católica é pedófila porque em seu meio tal crime foi cometido?
Está cada vez mais difícil discutir com gente fanática que esquece das coisas.
“Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão?”
Fontes: Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Eu já havia esclarecido anteriormente e sobre este mesmo assunto quanto as opiniões de Kardec, que não necessariamente foram endossadas pelos Espíritos, há que se reportar às instruções nas quais ele afirma serem estas opiniões destacadas em corpo de letra diferente do texto principal. A exemplo disto veja-se as menções aos planetas, Marte, Júpiter, e ao Sol na questão 185.
Já a questão 222, trata-se de uma dissertação de seu próprio punho a qual é mencionada e esclarecida no prefácio (edição FEB). Então aquela observação sobre racismo, no cap. V, item 6 é de Kardec e não faz parte do corpo doutrinário.
A propósito aquela afirmativa não tem nada de racista, visto que até o conceito de raça é diferente nos dias de hoje e aquela opinião fazia coro com o pensamento dominante na época..

RAÇA é uma categoria das espécies de seres vivos, utilizada pela biologia como forma de classificação. Em termos sociais, o uso do termo raça é usado enquanto senso comum para determinar grupos étnicos a partir de suas características genéticas. (Wikipédia)
Então, os Hotentotes não seriam comparáveis às raças brancas pois a constituiçõa genética era diferente, e, logicamente, o atraso cultural flagrante.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

:x
Gigaview escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 22:41 pm
Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.
Até hoje racismo velado existe. O video que postei é uma "aula " de um curso de férias da federação espirita de São Paulo. ADIVINHA SE FALARAM SOBRE ESSES TRECHOS RACISTAS DE KARDEC? SE COLOCARAM NO POWER POINT? E no chat uma pessoa falou e seu comentário foi tido como sem contextualização...

Tanto no vídeo quanto no chat o contexto é que o branco malvado volta como negro bonzinho. Enfim.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sáb, 17 Julho 2021 - 12:04 pm
:x
Gigaview escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 22:41 pm
Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.
Até hoje racismo velado existe. O video que postei é uma "aula " de um curso de férias da federação espirita de São Paulo. ADIVINHA SE FALARAM SOBRE ESSES TRECHOS RACISTAS DE KARDEC? SE COLOCARAM NO POWER POINT? E no chat uma pessoa falou e seu comentário foi tido como sem contextualização...

Tanto no vídeo quanto no chat o contexto é que o branco malvado volta como negro bonzinho. Enfim.
Continue buscando a compreensão sobre este assunto e verá que vale a pena.
Se vc se deu ao trabalho de estudar na FESP, participar de cursos, palestras, ainda há esperança.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 22:41 pm
Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.
Faço minhas as suas palavras. :D

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Dom, 18 Julho 2021 - 18:44 pm
Gigaview escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 22:41 pm
Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.
Faço minhas as suas palavras. :D
Tem uma diferença aí porque você está em clara desvantagem. O óbvio do ponto de vista cético é fundamentado em fatos e evidências. O seu "óbvio" vem do fanatismo religioso, da sua vontade de acreditar em alegações que você é incapaz de provar, coisas como "espíritos", "perispírito", "reencarnação", etc.

Para os céticos mudarem de idéia bastam provas baseadas em fatos e evidências robustas, por outro lado, o que impede os crentes mudarem de idéia quando os céticos refutam alegações fundamentadas em fé religiosa com o mesmo nível de robustez dos fatos e evidências que exigem dos crentes?

O óbvio aqui é o racismo. O seu "óbvio" precisa de malabarismos mirabolantes para negar o racismo escancarado como se bastasse apenas papo furado para mudar o que está claramente escrito e que continua registrado com todas as letras há mais de 150 anos sem nenhuma intenção manifestada de revisão.

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Gigaview escreveu:
Dom, 18 Julho 2021 - 22:04 pm
JungF escreveu:
Dom, 18 Julho 2021 - 18:44 pm
Gigaview escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 22:41 pm
Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.
Faço minhas as suas palavras. :D
Tem uma diferença aí porque você está em clara desvantagem. O óbvio do ponto de vista cético é fundamentado em fatos e evidências. O seu "óbvio" vem do fanatismo religioso, da sua vontade de acreditar em alegações que você é incapaz de provar, coisas como "espíritos", "perispírito", "reencarnação", etc.

Para os céticos mudarem de idéia bastam provas baseadas em fatos e evidências robustas, por outro lado, o que impede os crentes mudarem de idéia quando os céticos refutam alegações fundamentadas em fé religiosa com o mesmo nível de robustez dos fatos e evidências que exigem dos crentes?

O óbvio aqui é o racismo. O seu "óbvio" precisa de malabarismos mirabolantes para negar o racismo escancarado como se bastasse apenas papo furado para mudar o que está claramente escrito e que continua registrado com todas as letras há mais de 150 anos sem nenhuma intenção manifestada de revisão.
Eis uma das diferenças fundamentais entre ciencia e religião: no que diz respeito a erros, a ciencia os descarta cedo ou tarde enquanto a religião busca avidamente por desculpas para justifica-los (isso quando não tentam varre-los por baixo do tapete).
A postura do espiritas quanto ao racismo de Kardec não é muito diferente da dos cristãos quanto as inumera passagens pra la de esquisitas no VT e no NT.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

JungF escreveu:
Dom, 18 Julho 2021 - 18:41 pm
AndarilhoTerrestre escreveu:
Sáb, 17 Julho 2021 - 12:04 pm
:x
Gigaview escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 22:41 pm
Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.
Até hoje racismo velado existe. O video que postei é uma "aula " de um curso de férias da federação espirita de São Paulo. ADIVINHA SE FALARAM SOBRE ESSES TRECHOS RACISTAS DE KARDEC? SE COLOCARAM NO POWER POINT? E no chat uma pessoa falou e seu comentário foi tido como sem contextualização...

Tanto no vídeo quanto no chat o contexto é que o branco malvado volta como negro bonzinho. Enfim.
Continue buscando a compreensão sobre este assunto e verá que vale a pena.
Se vc se deu ao trabalho de estudar na FESP, participar de cursos, palestras, ainda há esperança.
Possivelmente vc também leu, estudou etc etc.
Sabe que o espirito São Luiz é tido como superior pela sociedade de estudos espíritas e por Kardec, aliás, o espirito faz parte do conjunto chamado "espirito verdade" que assina logo no inicio o livro dos espiritos.

O que diz sobre o trecho abaixo? Ele foi publicado em Março de 1869, ou seja há mais de 150 anos.

"9. (A São Luís) ─ A raça negra é realmente inferior?
─ A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa."

diz o iluminado espirito que a raça negra vai sumir da Terra.

Até hoje não entendi o que ele quis dizer com "latitude diferente da vossa..."

Enfim.

Mas nenhum curso me ajuda com essas duvidas... ficam com raiva, outros com deixa prá lá , "esqueça isso". etc etc.

https://kardecpedia.com/roteiro-de-estu ... -pai-cesar

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 10:46 am
JungF escreveu:
Dom, 18 Julho 2021 - 18:41 pm
AndarilhoTerrestre escreveu:
Sáb, 17 Julho 2021 - 12:04 pm
:x
Gigaview escreveu:
Sex, 16 Julho 2021 - 22:41 pm
Por favor releia o tópico e relembre os debates do CC. Não vamos chover novamente no molhado. Essa argumentação já foi discutida e refutada mas o fanatismo continua insistindo em não admitir o óbvio.
Até hoje racismo velado existe. O video que postei é uma "aula " de um curso de férias da federação espirita de São Paulo. ADIVINHA SE FALARAM SOBRE ESSES TRECHOS RACISTAS DE KARDEC? SE COLOCARAM NO POWER POINT? E no chat uma pessoa falou e seu comentário foi tido como sem contextualização...

Tanto no vídeo quanto no chat o contexto é que o branco malvado volta como negro bonzinho. Enfim.
Continue buscando a compreensão sobre este assunto e verá que vale a pena.
Se vc se deu ao trabalho de estudar na FESP, participar de cursos, palestras, ainda há esperança.
Possivelmente vc também leu, estudou etc etc.
Sabe que o espirito São Luiz é tido como superior pela sociedade de estudos espíritas e por Kardec, aliás, o espirito faz parte do conjunto chamado "espirito verdade" que assina logo no inicio o livro dos espiritos.

O que diz sobre o trecho abaixo? Ele foi publicado em Março de 1869, ou seja há mais de 150 anos.

"9. (A São Luís) ─ A raça negra é realmente inferior?
─ A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa."

diz o iluminado espirito que a raça negra vai sumir da Terra.

Até hoje não entendi o que ele quis dizer com "latitude diferente da vossa..."

Enfim.

Mas nenhum curso me ajuda com essas duvidas... ficam com raiva, outros com deixa prá lá , "esqueça isso". etc etc.

https://kardecpedia.com/roteiro-de-estu ... -pai-cesar
Ah, é coisa de época. Sabe como é ne?
Assim como kardec, os espíritos do conjunto "espírito verdade" tambem estavam sob influencia da visão de mundo da época...
Vai que mudaram de opinião

Só que não

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 10:46 am
Até hoje não entendi o que ele quis dizer com "latitude diferente da vossa..."
Deve ter haver com o preconceito sobre os países de maioria branca e desenvolvida tava nos hemisfério/latitude norte e não-brancos e pobres no hemisfério/latitude sul.
Agora a lógica em que isso tem haver com espiritualidade, pode ser preconceito mesmo, como exemplo que postei sobre os mórmons.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 12:32 pm
AndarilhoTerrestre escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 10:46 am
Até hoje não entendi o que ele quis dizer com "latitude diferente da vossa..."
Deve ter haver com o preconceito sobre os países de maioria branca e desenvolvida tava nos hemisfério/latitude norte e não-brancos e pobres no hemisfério/latitude sul.
Agora a lógica em que isso tem haver com espiritualidade, pode ser preconceito mesmo, como exemplo que postei sobre os mórmons.
Concordo.
Sobre a espiritualidade minha opinião pessoal é que os "tais médiuns" passavam mensagens que "agradavam Kardec" - isto é, iam a favor dos escritos e opinião dele.
No livro dos espiritos, que os espiritas dizem ser o "principal livro" fala sobre aperfeiçoamento de raças (no genese também).
Uma mensagem dessas , para o Kardec, é a confirmação de todo o "trabalhão" que ele teve para "condensar" e "agrupar" as respostas...

Kardec demonsta sua opinião claramente em obras póstumas , tipo para os espiritas como "rascunho" - há até mesmo alguns que dizem que isso "foi plantado" no escritorio após sua morte... para denegrir sua imagem.

Tem outra parte do livro Revista Espírita em que ele (ou algum espirito não me recordo) praticamente diz que não vale a pena muito esforço em libertar ou mudar a situação dos negros escravos ( é um artigo sobre um abolicionista norte americano) . Ainda não consegui encontrar.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

É difícil, até para um cristão, entender que não há racismo quando se interpreta aquelas falas sob a luz das reencarnações.
Se sou negro hoje, em meio a uma maioria branca a qual impõe as suas regras, minha humilhação e constrangimento serão maiores.
Exatamente isto estará ocorrendo por causa das meus crimes de discriminação racial do passado. A tendência é a de que esses crimes desapareçam da face da Terra.
Vivemos num país racista, embora não expresse seu racismo em atos violentos, como nos países de maioria branca. Mas há uma evidente hipocrisia de condenar em público aquilo que no íntimo é traduzido nas regras comportamentais de nossa sociedade.
Então não venham com essa de que a DE é racista. Até poderia sê-lo no passado mas vós sois hoje, o que é infinitamente pior.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
JungF escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 17:53 pm
É difícil, até para um cristão, entender que não há racismo quando se interpreta aquelas falas sob a luz das reencarnações.
Se sou negro hoje, em meio a uma maioria branca a qual impõe as suas regras, minha humilhação e constrangimento serão maiores.
Exatamente isto estará ocorrendo por causa das meus crimes de discriminação racial do passado. A tendência é a de que esses crimes desapareçam da face da Terra.
Vivemos num país racista, embora não expresse seu racismo em atos violentos, como nos países de maioria branca. Mas há uma evidente hipocrisia de condenar em público aquilo que no íntimo é traduzido nas regras comportamentais de nossa sociedade.
Então não venham com essa de que a DE é racista. Até poderia sê-lo no passado mas vós sois hoje, o que é infinitamente pior.
Só pra saber se entendi: Se alguém nasce negro e sofre discriminações é por que teria sido um racista no passado, tipo nazista (Adolf Hitler, etc), membro da KKK, etc?

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

JungF escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 17:53 pm
É difícil, até para um cristão, entender que não há racismo quando se interpreta aquelas falas sob a luz das reencarnações.
Se sou negro hoje, em meio a uma maioria branca a qual impõe as suas regras, minha humilhação e constrangimento serão maiores.
Exatamente isto estará ocorrendo por causa das meus crimes de discriminação racial do passado. A tendência é a de que esses crimes desapareçam da face da Terra.
Vivemos num país racista, embora não expresse seu racismo em atos violentos, como nos países de maioria branca. Mas há uma evidente hipocrisia de condenar em público aquilo que no íntimo é traduzido nas regras comportamentais de nossa sociedade.
Então não venham com essa de que a DE é racista. Até poderia sê-lo no passado mas vós sois hoje, o que é infinitamente pior.
Ah, interpretações. Essas estão sempre a mão para salvar o dia em situações esquisitas, repreensíveis e imorais...

Porque tenho a impressão de que se o Kardec (ou um suposto espirito usando-o) tivesse escrito barbaridades piores que o mais tosco membro da KKK seria capaz de escrever
ainda assim não haveria racismo quando interpretado a luz da encarnacao, da DE ou ____ (enxugue gelo colocando outra desculpa, invocando outro contexto aqui)
Da-se o mesmo com o Deus do VT. Aquele lá mais me parece um sociopata, praticamente um fernandinho beira-mar.
(este, porem, trata-se daquele que "escreve certo por linhas tortas". Escreve com sangue, em linhas bem tortas).

Se a DE, nem Kardec condenam, o que aquelas linhas ainda fazem lá?
Nada de novo aqui, religiões conservam erros como acumuladores guardam cadáveres de gatos e ratos.
O espírito que "baixou" no Kardek parecia endossa-las já que foi ele quem as ditou.
Tanto faz, falariam o mesmo que voce, de qualquer forma.

Acho até que o bozoasno e o nine fingers não devem ser más pessoas.
Há que se contextualizar e interpretar as falas e atos deles a luz de _______

Fosse eu um racista que matou alguem e estivesse a caminho dum tribunal, me tornaria espírita num instante e atribuiria a responsabilidade dos meus crimes ao Karma.
Tipo, atirei no fulano não por ódio, mas porque a DE me diz que o tiro que ele recebeu estava na conta kármica dele.
Fui só um mero instrumento a serviço dessa infalível contabilidade kármica. Até leria as linhas do tal São Luiz que o Andarilho colocou nesse tópico para endossar minha fala.
E se me condenassem apelaria dizendo ser vitima de "perseguição religiosa".

Se eu fosse criminoso, com certeza seria religioso.
A religião me daria um amplo rol de interpretações para justificar, perdoar e desculpar meus crimes. Um verdadeiro escudo.
O João de Deus e os padrecos pedófilos da ICAR não me dixam mentir.
Editado pela última vez por fenrir em Qua, 21 Julho 2021 - 19:19 pm, em um total de 2 vezes.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

fenrir escreveu:Se a DE, nem Kardec condena, o que aquelas linhas ainda fazem lá?
Pois é...

Acho que isso faz parte de um masoquismo institucionalizado movido pelo prazer de passar vergonha. Não bastam as fraudes, os picaretas e toda a enganação, tem que ser racista também.

E olha que essa parte do racismo só depende de uma revisão e pedidos de desculpas, coisa que não acontece há 150 anos.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 19:15 pm
fenrir escreveu:Se a DE, nem Kardec condena, o que aquelas linhas ainda fazem lá?
Pois é...

Acho que isso faz parte de um masoquismo institucionalizado movido pelo prazer de passar vergonha. Não bastam as fraudes, os picaretas e toda a enganação, tem que ser racista também.

E olha que essa parte do racismo só depende de uma revisão e pedidos de desculpas, coisa que não acontece há 150 anos.
Processaram na justiça e o juiz deu ganho de causa aos que disseram que há conteúdo discriminatório em obras de kardec: as editoras teriam de incluir "notas explicativas" .


Até onde eu sei tentaram fazer com que as obras fossem recolhidas mas o juiz não acolheu.

A política é "nem tocar no assunto". Fazem de desentendidos quando citamos tais trechos e depois apelam ao aspecto caritativo da DE.

lhttp://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/41/docs/t ... inacao.pdf


http://www.jfsp.jus.br/documentos/admin ... kardec.pdf

Nenhuma nota explicativa partiu dos espíritas: estes foram provocados pela justiça, acionada por leitores espiritas ou não, que acharam absurdos e criminosos tais escritos.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qua, 21 Julho 2021 - 17:53 pm
É difícil, até para um cristão, entender que não há racismo quando se interpreta aquelas falas sob a luz das reencarnações.
Se sou negro hoje, em meio a uma maioria branca a qual impõe as suas regras, minha humilhação e constrangimento serão maiores.
Exatamente isto estará ocorrendo por causa das meus crimes de discriminação racial do passado. A tendência é a de que esses crimes desapareçam da face da Terra.
Vivemos num país racista, embora não expresse seu racismo em atos violentos, como nos países de maioria branca. Mas há uma evidente hipocrisia de condenar em público aquilo que no íntimo é traduzido nas regras comportamentais de nossa sociedade.
Então não venham com essa de que a DE é racista. Até poderia sê-lo no passado mas vós sois hoje, o que é infinitamente pior.
Não é isto que diziam Kardec e os espíritos.

O que eles diziam, claramente, é que espíritos inferiores se reencarnam em corpos inferiores.
E que um dia, após evoluir, voltariam em corpos europeus.

Aliás, a quem você chama de racista?! Quem são esses "vós"?
E por quê?

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

O interessante neste papo é que o questionamento que fazem é tão óbvio.
Por acaso não imaginam que se fosse como descrevem e entendem, já não teria sido corrigido ou explicado?

Também se eu disser que, ao estudarem com isenção compreenderão o que parece erro, a resposta será sempre aquela:

"falam que se estudarmos compreenderemos e aceitaremos; mas se não aceitarmos dirão que não compreendemos."

Já estive do outro lado (ateu) e sei como se pensa; mas havia uma diferença, eu procurava separar o joio do trigo, porque entendia que valia a pena e que havia trigo entre o joio..

Quem apenas dá destaque ao joio incorre em engano que marca a personalidade, e isto perdura por tempos.

A história da Ciência, por exemplo, tem mostrado que algumas descobertas, enquanto não se tornaram evidentes para todos, eram tidas como coisa de loucos.

Mas o tempo sempre fez o seu trabalho.
Vamos aguardar.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qui, 22 Julho 2021 - 11:02 am
O interessante neste papo é que o questionamento que fazem é tão óbvio.
Por acaso não imaginam que se fosse como descrevem e entendem, já não teria sido corrigido ou explicado?
O fanatismo nunca enxerga o óbvio.
Também se eu disser que, ao estudarem com isenção compreenderão o que parece erro, a resposta será sempre aquela:

"falam que se estudarmos compreenderemos e aceitaremos; mas se não aceitarmos dirão que não compreendemos."
No caso deste tópico basta saber ler, só os fanáticos não conseguem ler o racismo.

Já estive do outro lado (ateu) e sei como se pensa; mas havia uma diferença, eu procurava separar o joio do trigo, porque entendia que valia a pena e que havia trigo entre o joio..
Auto engano de novo. É evidente que você nunca foi ateu.
Quem apenas dá destaque ao joio incorre em engano que marca a personalidade, e isto perdura por tempos.

A história da Ciência, por exemplo, tem mostrado que algumas descobertas, enquanto não se tornaram evidentes para todos, eram tidas como coisa de loucos.
Essa comparação é ridícula. Uma evidência científica não pode ser comparada a um achismo espiritóide. :-Q
Mas o tempo sempre fez o seu trabalho.
Vamos aguardar.
Outro argumento idiota. Aguardar que as bobagens que você acredita (sem fundamento) um dia sejam verdade? Você reduz o que você (e ninguém) consegue provar a uma questão de tempo de espera. Quantas gerações ao longo dos últimos 150 anos pereceram aguardando?

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qui, 22 Julho 2021 - 11:02 am
O interessante neste papo é que o questionamento que fazem é tão óbvio.
Por acaso não imaginam que se fosse como descrevem e entendem, já não teria sido corrigido ou explicado?
Foi explicado de maneira satisfatória apenas para quem tem fé.
Para quem se baseia apenas no que está escrito, o racismo permanece.
JungF escreveu:
Qui, 22 Julho 2021 - 11:02 am
Mas o tempo sempre fez o seu trabalho.
Vamos aguardar.
Acontecimentos futuros não podem ser usados como argumento.

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 23 Julho 2021 - 10:22 am
JungF escreveu:
Qui, 22 Julho 2021 - 11:02 am
O interessante neste papo é que o questionamento que fazem é tão óbvio.
Por acaso não imaginam que se fosse como descrevem e entendem, já não teria sido corrigido ou explicado?
Foi explicado de maneira satisfatória apenas para quem tem fé.
Para quem se baseia apenas no que está escrito, o racismo permanece.
JungF escreveu:
Qui, 22 Julho 2021 - 11:02 am
Mas o tempo sempre fez o seu trabalho.
Vamos aguardar.
Acontecimentos futuros não podem ser usados como argumento.
Ponto importante esse que o Fernando levantou: para quem não compartilha da doutrina, não há justificativa alguma para o que esta escrito. É errado e ponto.
E acho discutível mesmo se se pensar na tal doutrina. Pois que a mesma não passa de mero artigo de fé e ainda assim daquele grupo limitado que compartilha dela.
Por mais que os adeptos neguem, não é nem nunca foi fato comprovado, e não é universalmente aceito.
Portanto, qualquer julgamento que deriva dali não pode ser tido como tal, como fato e assim imposto aos demais.
O mesmo vale para qualquer religião.

Outra coisa, pelo que o Giga e o Andarilho disseram, o imbróglio todo parece não ter feito os espíritas se moverem um milímetro para corrigir o erro.
Acho que o Kardec disse que o espiritismo era maleavel o suficiente para aceitar mudanças (postem aqui o quote se tiverem).
Mas, como sempre em se tratando de religião, não passam de palavras ao vento, promessas vazias e auto engano.
E tal como as demais religiões, das quais o espiritismo tenta distanciar travestindo-se de ciencia ou filosofia, este se aferroa soberbamente a seus dogmas
e se nega a descarta-los, corrigi-los, refina-los: "Não, aquelas letras saíram do punho do codificador, pelo espírito fulano de tal, logo não podem estar
erradas nunca!"
Desprezo profundamente as religiões por esta atitude. Pregam humildade e passam anos-luz disso.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

A reencarnação para mim é como aquele filme "O Dia da Marmota", com o Bill Murray, mas sem que ele jamais tivesse lembrado o que aconteceu.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

O que é Racismo? Não é certamente a mera convicção de que alguma raça seja inferior a outra, em termos de civilização, progresso técnico, cultura ou, ridiculamente, no aspecto da forma física.
Se compararmos nossos silvícolas, habitando a profundeza das matas, ainda se entredevorando nas guerras tribais, com o europeu de refinados hábitos e cultura sofisticada, não teremos dúvida em bater o martelo, logicamente.

Mas isto não será considerado racismo e mesmo se o fosse não haverá condenação moral, pois, trata-se de avaliação sob a ótica do comportamento social, entre os dois grupos considerados.
O racismo não ocorre no julgamento que se venha a emitir sobre grupos étnicos ou minorias específicas, mas nas ações em decorrência desses julgamentos.
Afirmar que o europeu é superior ao silvícola não causa surpresa, mas daí, a declarar guerra de extermínio a exemplo dos nazistas em relação aos judeus, há enorme distância.

O que se quer dizer é que o racismo não está num mero conceito mas no que decorre dele.
Quando um homem branco disparou sua arma contra um negro que se exercitava ao ar livre num parque, em Nova York, diríamos que seu ato foi motivado por racismo... pode até ser, mas o que realmente ocorreu foi uma ação covarde, selvagem, injustificável... não mero racismo.
Os homens formam uma raça superior aos outros animais e todos concordam. Seria isto racismo?

O branco não é superior ao negro pois formam uma mesma raça, contudo, a discriminação e as consequentes ações, sim, são enquadradas em crime de racismo.

A pergunta é: onde o julgamento, no século XIX, de que o hotentote era racialmente inferior ao europeu se constituiu em racismo se não redundou daí ações discriminatórias com prejuízo ao grupo étnico tido como inferior. Mesmo que decorrentes de um julgamento generalizado, na época?

O mesmo não aconteceu com os negros por ocasião da descoberta das novas terras, a partir do século XV, os quais foram capturados em África e utilizados como mão de obra escrava.
Eram julgados como raça inferior ou que, sequer possuíam alma, segundo a ótica da Igreja.

Pelo acima exposto, embora nenhuma ação discriminatória tenha decorrido do fato de Kardec ter equivocadamente declarado o europeu como raça superior, o que era consenso, pode-se dizer que o Espiritismo é racista?

Não, absolutamente, pois que o racismo está nas ações discriminatórias em prejuízo de grupos ou minorias, relativamente desfavorecidos ao longo da história, naquela cultura social.

Claro que os pontos de vista discordantes serão bem vindos desde que apoiados em argumentos e não em mera adjetivação pejorativa.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

JungF escreveu:
Qua, 28 Julho 2021 - 11:41 am
O que é Racismo? Não é certamente a mera convicção de que alguma raça seja inferior a outra, em termos de civilização, progresso técnico, cultura ou, ridiculamente, no aspecto da forma física.
Se compararmos nossos silvícolas, habitando a profundeza das matas, ainda se entredevorando nas guerras tribais, com o europeu de refinados hábitos e cultura sofisticada, não teremos dúvida em bater o martelo, logicamente.

Mas isto não será considerado racismo e mesmo se o fosse não haverá condenação moral, pois, trata-se de avaliação sob a ótica do comportamento social, entre os dois grupos considerados.
O racismo não ocorre no julgamento que se venha a emitir sobre grupos étnicos ou minorias específicas, mas nas ações em decorrência desses julgamentos.
Afirmar que o europeu é superior ao silvícola não causa surpresa, mas daí, a declarar guerra de extermínio a exemplo dos nazistas em relação aos judeus, há enorme distância.

O que se quer dizer é que o racismo não está num mero conceito mas no que decorre dele.
Quando um homem branco disparou sua arma contra um negro que se exercitava ao ar livre num parque, em Nova York, diríamos que seu ato foi motivado por racismo... pode até ser, mas o que realmente ocorreu foi uma ação covarde, selvagem, injustificável... não mero racismo.
Os homens formam uma raça superior aos outros animais e todos concordam. Seria isto racismo?

O branco não é superior ao negro pois formam uma mesma raça, contudo, a discriminação e as consequentes ações, sim, são enquadradas em crime de racismo.

A pergunta é: onde o julgamento, no século XIX, de que o hotentote era racialmente inferior ao europeu se constituiu em racismo se não redundou daí ações discriminatórias com prejuízo ao grupo étnico tido como inferior. Mesmo que decorrentes de um julgamento generalizado, na época?

O mesmo não aconteceu com os negros por ocasião da descoberta das novas terras, a partir do século XV, os quais foram capturados em África e utilizados como mão de obra escrava.
Eram julgados como raça inferior ou que, sequer possuíam alma, segundo a ótica da Igreja.

Pelo acima exposto, embora nenhuma ação discriminatória tenha decorrido do fato de Kardec ter equivocadamente declarado o europeu como raça superior, o que era consenso, pode-se dizer que o Espiritismo é racista?

Não, absolutamente, pois que o racismo está nas ações discriminatórias em prejuízo de grupos ou minorias, relativamente desfavorecidos ao longo da história, naquela cultura social.

Claro que os pontos de vista discordantes serão bem vindos desde que apoiados em argumentos e não em mera adjetivação pejorativa.
ok esqueçamos Kardec. A codificação é obra de conjunto de espíritos superiores e um deles é o São Luiz.

Agora e quanto ao espírito superior São Luiz que diz que os negros desaparecerão da Terra? Ah, e se puder, me fale sobre a latitude incompatível.

"9. (A São Luís) ─ A raça negra é realmente inferior?
─ A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa."

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

JungF escreveu:
Qua, 28 Julho 2021 - 11:41 am
O que é Racismo? Não é certamente a mera convicção de que alguma raça seja inferior a outra, em termos de civilização, progresso técnico, cultura ou, ridiculamente, no aspecto da forma física.
Se compararmos nossos silvícolas, habitando a profundeza das matas, ainda se entredevorando nas guerras tribais, com o europeu de refinados hábitos e cultura sofisticada, não teremos dúvida em bater o martelo, logicamente.
:think:

- Europeus "cultos" não se entredevoravam em guerras políticas e religiosas, com brutalidade de "refinados hábito"s e "cultura sofisticada"?

- Essa visão simplista e generalizada de selvagens aborígenes americanos inclui as civilizações incas, maias, astecas que tinham até cidades maiores que cidades européias?

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

"Quotando" o quote do quote para que não nos esqueçamos o que a pena do kkkardec escreveu, guiada pelo espírito superior são klux kluis:
AndarilhoTerrestre escreveu:
Qua, 28 Julho 2021 - 11:53 am
...
ok esqueçamos Kardec. A codificação é obra de conjunto de espíritos superiores e um deles é o São Luiz.

Agora e quanto ao espírito superior São Luiz que diz que os negros desaparecerão da Terra? Ah, e se puder, me fale sobre a latitude incompatível.

"9. (A São Luís) ─ A raça negra é realmente inferior?
─ A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa."

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 28 Julho 2021 - 14:10 pm
JungF escreveu:
Qua, 28 Julho 2021 - 11:41 am
O que é Racismo? Não é certamente a mera convicção de que alguma raça seja inferior a outra, em termos de civilização, progresso técnico, cultura ou, ridiculamente, no aspecto da forma física.
Se compararmos nossos silvícolas, habitando a profundeza das matas, ainda se entredevorando nas guerras tribais, com o europeu de refinados hábitos e cultura sofisticada, não teremos dúvida em bater o martelo, logicamente.
:think:

- Europeus "cultos" não se entredevoravam em guerras políticas e religiosas, com brutalidade de "refinados hábito"s e "cultura sofisticada"?

- Essa visão simplista e generalizada de selvagens aborígenes americanos inclui as civilizações incas, maias, astecas que tinham até cidades maiores que cidades européias?
"Não teremos duvidas em bater o martelo, logicamente"

Não sei se adianta citar contra-exemplos da história (e da arqueologia), Agnoscético. Mas posso completar os seus acrescentando mais um monte.

O colega ai provavelmente nunca ouviu falar de Norte Chico no Peru, do Grande Zimbabwe, de Ifé, de Axum, do império Mali, de Kuhikugu (dos indios Kuikuros), ou da cultura do Mississipi.
(e nem cheguei na ásia - mas são todas elas de latitudes diferentes daquela do pedagogo)
Piece of cake achar essas coisas hoje em dia: basta interesse, curiosidade e... google.
E se esquece que os europeus de hábitos refinados já se arrebentaram em guerras não menos tribais (e constrangedoras) que as de outras paragens.
Inclusive guerras movidas por motivos religiosos, onde faziam coisas "refinadas" como essas daqui ou ainda, aqui

Mas vai perder seu tempo, porque não há duvidas ali, só certezas. Tão certas que lógicas.

Já agora me ocorreu isso:
Porque os ku-klux-espiritos da pós-verdade não ensinaram kkkardec a respeito das grandes civilizações de fora da europa?
Porque será? Meu palpite é que eram tão ignorantes delas quanto o próprio Kardec era. Liguem os pontos.

Acho que um dos melhores remédios contra preconceitos é conhecer de forma minimamente decente história (+ arqueologia) e filosofia
E não somente aquela do "velho continente", obviamente.

Esses conhecimentos nos mostram que o status (material/intelectual/espiritual que seja) de um povo/raça/etnia qualquer, seja favorável ou não, é temporário, relativo e efêmero.
E não tem absolutos, não são religião!

O tempo e lugar são as chaves.
O Kardec daquela época arrotava superioridade como faziam os romanos no seculo II, os americanos do pós 2a guerra, os ingleses do império onde o sol nunca se punha, os chineses da dinastia Han...
Se tivessem em mente um passado suficientemente remoto, podessem ver o que traria o futuro e olhassem alem das portas de suas casas, teriam uma lição de humildade e pensariam diferente. (ou não, caso fossem obtusos o suficiente).

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

"kkkardec" .... =))

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qua, 28 Julho 2021 - 11:41 am

O racismo não ocorre no julgamento que se venha a emitir sobre grupos étnicos ou minorias específicas, mas nas ações em decorrência desses julgamentos.
Afirmar que o europeu é superior ao silvícola não causa surpresa, mas daí, a declarar guerra de extermínio a exemplo dos nazistas em relação aos judeus, há enorme distância.
O europeu não é superior ao silvícola. Ambos pertencem à mesma espécie (Homo sapiens) e subespécie (Homo sapiens sapiens). A escolha de um referencial cultural ou tecnológico para fundamentar supostas diferenças "raciais" é um absurdo.
O que se quer dizer é que o racismo não está num mero conceito mas no que decorre dele.
Essa frase é burra porque admite o racismo conceitual, que também é burro e equivocado e considera inofensivo enquanto não gera atitudes racistas de gente igualmente burra e equivocada. O problema é que gera porque existe gente burra e equivocada.

Troque "racismo" por "nazismo" e se pergunte porque as obras nazistas integram o "Index Librorum Prohibitorum". Percebe como o nazismo como mero conceito é considerado perigoso? Por que deveria ser diferente com o racismo?
Os homens formam uma raça superior aos outros animais e todos concordam. Seria isto racismo?
Nem todos concordam com as suas afirmações bobinhas. É indiscutível a existência de diferenças entre as espécies mas podemos afirmar que existe superioridade? Baseado em que? Uma formiga pode ser "superior" ao homens segundo alguns critérios.

O racismo tem a intenção implícita de subjugar o outro. Essa é uma maldade que só é observada entre humanos.
A pergunta é: onde o julgamento, no século XIX, de que o hotentote era racialmente inferior ao europeu se constituiu em racismo se não redundou daí ações discriminatórias com prejuízo ao grupo étnico tido como inferior. Mesmo que decorrentes de um julgamento generalizado, na época?
Quer dizer...pode-se dizer qualquer bobagem racista sobre os hotentotes enquanto eles estiverem longe e isolados?
Pelo acima exposto, embora nenhuma ação discriminatória tenha decorrido do fato de Kardec ter equivocadamente declarado o europeu como raça superior, o que era consenso, pode-se dizer que o Espiritismo é racista?
Não é necessário nenhuma ação discriminatória, basta o conteúdo que é indiscutivelmente racista.
Claro que os pontos de vista discordantes serão bem vindos desde que apoiados em argumentos e não em mera adjetivação pejorativa.
Incrível esse malabarismo para justificar o racismo espiritóide.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 09:35 am
No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt
Ou seja, nurture (influências do ambiente) e não só nature (gens)...
Mas nem espiritóides, nem espíritos verdade e nem os superiores deles conhecem essas coisas***, logo não as levam em consideração.
E assim seguem achando que tudo se dá como consequência dos dogmas da DE.

***Na verdade, o conhecimento desses espíritos termina onde termina o conhecimento do médium que os incorpora...

O dia que um médium qualquer psicografar um diálogo de Platão com estilo (comprovado por estilometria), e qualidade artística e filosófica dignas do filósofo
(não precisava nem estar completo, bastaria finalizar o Crítias)
ou psicografar um novo teorema ou prova difícil da matemática, uma cura ou tratamento eficaz para uma doença grave... em suma, coisas que o médium não poderia de nenhuma forma saber
(isto tambem teria que ser demonstrado)
Só aí prestaria mais atenção a DE.

Onde estão Platão & cia ltda?
Há os lugares comuns ético-morais e imitações de baixa qualidade de Olavo Bilac.

Contra médiuns há o testemunho do falecido James Randi, que disse desanimado que em sua longa vida de investigador jamais encontrou um que fosse autêntico e que ele não desmascarasse.
E disse desanimado porque ele mesmo admitiu que seria interessante e digno de estudo se tais coisas fossem provadas.

Já falei uma vez nesse fórum: se reencarnação e mediunidade fossem mesmo reais, a esta altura teríamos pelo menos um departamento ou uma cadeira no MIT, na CALTECH estudando isso com afinco...
Jornais técnicos especializados, seminários, conferências & etc. Como já acontece nas disciplinas de exatas e humanas.
Vão-se quase 2 séculos e estas hipóteses só são levadas a sério por crentes de religiões como o espiritismo.
Talvez as estudem na faculdade trilógica no Norberto Keppe.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 09:35 am
No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt
Não pra fugir do tópico, apenas pra esclarecer essa questão:

Os incas, maias, astecas, etc, não sei se tinham todos esse requisitos aí. Pegando civilização inca como exemplo, animal de tração e locomoção seria a lhama. Desconheço se havia animais de grande porte na América onde houve outras grandes civilizações como Maia e Asteca. E extensão do império inca ia de lugar de clima tropical até regiões mais frias em direção a Patagônia. Essa questão climática antigamente e hoje não necessariamente impede continuidade e desenvolvimento duma civilização, depende de que recursos tem nessas regiões variadas pra manter sustento da população.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 11:42 am
Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 09:35 am
No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt
Não pra fugir do tópico, apenas pra esclarecer essa questão:

Os incas, maias, astecas, etc, não sei se tinham todos esse requisitos aí. Pegando civilização inca como exemplo, animal de tração e locomoção seria a lhama. Desconheço se havia animais de grande porte na América onde houve outras grandes civilizações como Maia e Asteca. E extensão do império inca ia de lugar de clima tropical até regiões mais frias em direção a Patagônia. Essa questão climática antigamente e hoje não necessariamente impede continuidade e desenvolvimento duma civilização, depende de que recursos tem nessas regiões variadas pra manter sustento da população.
Entendo que alguns dos itens são básicos, como a agricultura e a criação de animais, que garantem o sustento de uma população grande.
Outros, como a falta de cobre e ferro, não impedem que a população cresça, mas a tornam vulnerável a povos com armas de metal em vez de paus e pedras. Ou seja, essa civilização é facilmente dominada ou destruída.
Sem animais de montaria, fica difícil administrar uma civilização que cubra uma área muito grande.
Sem animais de tração, o transporte de mercadorias fica problemático e limita o comércio e o abastecimento.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 11:42 am
Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 09:35 am
No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt
Não pra fugir do tópico, apenas pra esclarecer essa questão:

Os incas, maias, astecas, etc, não sei se tinham todos esse requisitos aí. Pegando civilização inca como exemplo, animal de tração e locomoção seria a lhama. Desconheço se havia animais de grande porte na América onde houve outras grandes civilizações como Maia e Asteca. E extensão do império inca ia de lugar de clima tropical até regiões mais frias em direção a Patagônia. Essa questão climática antigamente e hoje não necessariamente impede continuidade e desenvolvimento duma civilização, depende de que recursos tem nessas regiões variadas pra manter sustento da população.
Não tinham os requisitos mas tinham a ajuda dos extraterrestres. :sci-fi-grayalien:

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 12:30 pm
Agnoscetico escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 11:42 am
Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 09:35 am
No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt
Não pra fugir do tópico, apenas pra esclarecer essa questão:

Os incas, maias, astecas, etc, não sei se tinham todos esse requisitos aí. Pegando civilização inca como exemplo, animal de tração e locomoção seria a lhama. Desconheço se havia animais de grande porte na América onde houve outras grandes civilizações como Maia e Asteca. E extensão do império inca ia de lugar de clima tropical até regiões mais frias em direção a Patagônia. Essa questão climática antigamente e hoje não necessariamente impede continuidade e desenvolvimento duma civilização, depende de que recursos tem nessas regiões variadas pra manter sustento da população.
Entendo que alguns dos itens são básicos, como a agricultura e a criação de animais, que garantem o sustento de uma população grande.
Outros, como a falta de cobre e ferro, não impedem que a população cresça, mas a tornam vulnerável a povos com armas de metal em vez de paus e pedras. Ou seja, essa civilização é facilmente dominada ou destruída.
Sem animais de montaria, fica difícil administrar uma civilização que cubra uma área muito grande.
Sem animais de tração, o transporte de mercadorias fica problemático e limita o comércio e o abastecimento.
Talvez não seja necessário um "check" em todos os itens da lista do Jared, mas em boa parte deles.
O assunto é interessante e merece outro tópico.

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Gigaview escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 12:42 pm
Agnoscetico escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 11:42 am
Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Qui, 29 Julho 2021 - 09:35 am
No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt
Não pra fugir do tópico, apenas pra esclarecer essa questão:

Os incas, maias, astecas, etc, não sei se tinham todos esse requisitos aí. Pegando civilização inca como exemplo, animal de tração e locomoção seria a lhama. Desconheço se havia animais de grande porte na América onde houve outras grandes civilizações como Maia e Asteca. E extensão do império inca ia de lugar de clima tropical até regiões mais frias em direção a Patagônia. Essa questão climática antigamente e hoje não necessariamente impede continuidade e desenvolvimento duma civilização, depende de que recursos tem nessas regiões variadas pra manter sustento da população.
Não tinham os requisitos mas tinham a ajuda dos extraterrestres. :sci-fi-grayalien:
Funciona assim: SE civilizacao é suficientemente sofisticada E povo que a construiu <> gente da latitude do Kardec ENTAO aquele povo recebeu uma mãozinha de ETs

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Agnoscetico escreveu:
JungF escreveu: O que é Racismo? Não é certamente a mera convicção de que alguma raça seja inferior a outra, em termos de civilização, progresso técnico, cultura ou, ridiculamente, no aspecto da forma física.
Se compararmos nossos silvícolas, habitando a profundeza das matas, ainda se entredevorando nas guerras tribais, com o europeu de refinados hábitos e cultura sofisticada, não teremos dúvida em bater o martelo, logicamente.
:think:

- Europeus "cultos" não se entredevoravam em guerras políticas e religiosas, com brutalidade de "refinados hábito"s e "cultura sofisticada"?

- Essa visão simplista e generalizada de selvagens aborígenes americanos inclui as civilizações incas, maias, astecas que tinham até cidades maiores que cidades européias?
Qual a parte você não entendeu quando eu disse: Se compararmos nossos silvícolas, habitando a profundeza das matas, ainda se entredevorando nas guerras tribais, com o europeu de refinados hábitos e cultura sofisticada, não teremos dúvida em bater o martelo, Não estamos dizendo que o homem civilizado não faça guerras. Isto é da natureza inferior do homem e não uma característica de sua cultura e civilização. O que já não ocorre entre os selvagens primitivos.
Quanto às civilizações pré-colombianas, os sacrifícios humanos entre Maias e Astecas faziam parte de rituais documentados pelos historiadores.

E nada disso tem a ver com o racismo.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

fenrir escreveu:
Fernando Silva escreveu: No livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond demonstra que civilizações só se desenvolvem onde há certas condições básicas, caso contrário permanecem como caçadores-coletores ou nunca vão muito longe.

Entre elas:
- Animais domesticáveis para produção de carne, leite, ovos, couro, lã (boi, bode, carneiro, porco, galinha etc.)
- Plantas domesticáveis que permitam colheitas frequentes de alimentos importantes.
- Animais de tração que permitam deslocar grandes cargas por longas distâncias (boi, cavalo, burro)
- Animais de montaria que permitam que uma tribo cubra áreas enormes (cavalo, burro, lhama, camelo)
- Minérios de cobre, estanho, ferro para fabricação de ferramentas e armas
- Território extenso com as mesmas condições climáticas e ambientais que não exija adaptações contínuas (por exemplo, as estepes russas)
- Clima favorável

https://www.edge.org/conversation/jared ... ts-for-the

https://www.scielo.br/j/asoc/a/qNSssr5M ... m/?lang=pt
Ou seja, nurture (influências do ambiente) e não só nature (gens)...
Mas nem espiritóides, nem espíritos verdade e nem os superiores deles conhecem essas coisas***, logo não as levam em consideração.
E assim seguem achando que tudo se dá como consequência dos dogmas da DE.

***Na verdade, o conhecimento desses espíritos termina onde termina o conhecimento do médium que os incorpora...

O dia que um médium qualquer psicografar um diálogo de Platão com estilo (comprovado por estilometria), e qualidade artística e filosófica dignas do filósofo
(não precisava nem estar completo, bastaria finalizar o Crítias)
ou psicografar um novo teorema ou prova difícil da matemática, uma cura ou tratamento eficaz para uma doença grave... em suma, coisas que o médium não poderia de nenhuma forma saber
(isto tambem teria que ser demonstrado)
Só aí prestaria mais atenção a DE.

Onde estão Platão & cia ltda?
Há os lugares comuns ético-morais e imitações de baixa qualidade de Olavo Bilac.

Contra médiuns há o testemunho do falecido James Randi, que disse desanimado que em sua longa vida de investigador jamais encontrou um que fosse autêntico e que ele não desmascarasse.
E disse desanimado porque ele mesmo admitiu que seria interessante e digno de estudo se tais coisas fossem provadas.

Já falei uma vez nesse fórum: se reencarnação e mediunidade fossem mesmo reais, a esta altura teríamos pelo menos um departamento ou uma cadeira no MIT, na CALTECH estudando isso com afinco...
Jornais técnicos especializados, seminários, conferências & etc. Como já acontece nas disciplinas de exatas e humanas.
Vão-se quase 2 séculos e estas hipóteses só são levadas a sério por crentes de religiões como o espiritismo.
Talvez as estudem na faculdade trilógica no Norberto Keppe.
Parece perda de tempo discutir ou explicar o porquê das obviedades levantadas.
A DE tem uma finalidade consoladora e esclarecedora sobre fatos relacionados à vida após a morte e a comunicação entre os dois planos.

Isto vai de encontro aos dogmas religiosos atuais que raiam à ingenuidade de seguidores e esperteza de seus líderes. Até aí, nada surpreendente para quem seja capaz de sondar as misérias da natureza humana.
Lançar a luz da razão sobre um tema naturalmente insondável, por sua natureza espiritual é desafiador principalmente porque a razão não foi distribuída em doses iguais para todos.

Contudo, questionar as finalidades do Espiritismo levantando questões relacionadas a revelações, descobertas, ou milagres, que fogem aos seus objetivos, é apenas ignorância. Nada a dizer com respeito a isto.

"Já falei uma vez nesse fórum: se reencarnação e mediunidade fossem mesmo reais, a esta altura teríamos pelo menos um departamento ou uma cadeira no MIT, na CALTECH estudando isso com afinco..."
Meu caro, vc não desconhece as finalidades da pesquisa científica, do conhecimento e da tecnologia que visa o conforto, segurança e o progresso humano ante a realidade que nos envolve. Jamais a Ciência sequer tentou as pesquisas envolvendo a Espiritualidade.
Já o mesmo não acontece com o cientista. Este, é simplesmente um homem, que investiga e tem sua opinião a respeito, pois compartilha dos mesmos anseios de conhecimento sobre a alma ou além túmulo. A relação de nomes respeitáveis é grande. Uma coisa é a Ciência, outra é o cientista.

Re: Espiritismo e Racismo

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

(rosnando na direção do JungF)
Uma coisa é o kkkardek, outra o kardecista
O 1o conta mentiras que consolam e o 2o acredita piamente nelas
Eu prefiro a verdade que fere
Editado pela última vez por fenrir em Qui, 29 Julho 2021 - 19:09 pm, em um total de 1 vez.
Responder