Religião e Racismo

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Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
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Mensagem por Pedro Reis »

Então vamos imaginar que o CX tivesse algumas opiniões que hoje seriam consideradas racistas, ofensivas.

Será que o Emmanuel, ciente disso e na condição de preceptor celestialmente indicado, não teria interesse em discutir estas questões com o médium?

Porque em certa ocasião, em um avião enfrentando uma zona de turbulência, quando o Chico Xavier começou a protagonizar um tremendo vexame, o espírito apareceu pra dar um puxão de orelha. "Olha a sua responsabilidade. Você é o Chico Xavier e quem conhece o mundo espiritual deveria saber que a morte não existe. Então pare de dar xilique na frente destas pessoas!"

Alan Kardec também tinha uma grande responsabilidade e não é preciso ser espírito superior para entender que a imagem dele vai se confundir com a própria imagem do Espiritismo. Aí a gente imagina que do mesmo jeito que Deus escolheu Maria Imaculada e não Maria Madalena pra mãe de Jesus, os espíritos teriam bastante cuidado ao escolher o médium a quem seriam ditados os "princípios básicos da DE". E com as coisas que ele poderia falar e escrever.

Eu consigo enxergar isso e os espíritos iluminados não? Inclusive, no século 19, um monte de vigaristas de quem você jamais compraria um carro usado fizeram fama e dinheiro com a ajuda de espíritos.

Você diz que usar o homem tem um preço... mas esse preço seria desnecessário pagar.

Re: Espiritismo e Racismo

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

O próprio guia dele que deu batidas de ~22:00 até quase ½ noite no apt°— na Mártires 8 — na noite de 24/3/56, pra induzir ele a contactá-lo via séance no outro dia.
E então se apresentou sob o pseudônimo A Verdade (La Vérité) e falou que ia ajudar ele na missão :!:
[Sobre o capítulo de ontem]
lê da 3ª até a 30ª linha
O espírito acompanhava o que ele escrevia detalhadamente.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Qui, 01 Outubro 2020 - 19:16 pm
O próprio guia dele que deu batidas de ~22:00 até quase ½ noite no apt°— na Mártires 8 — na noite de 24/3/56, pra induzir ele a contactá-lo via séance no outro dia.
E então se apresentou sob o pseudônimo A Verdade (La Vérité) e falou que ia ajudar ele na missão :!:
[Sobre o capítulo de ontem]
lê da 3ª até a 30ª linha
O espírito acompanhava o que ele escrevia detalhadamente.
Quer dizer...as bobagens eram supervisionadas.

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
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Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Claro. Se A.K. dissesse que não era orientado/supervisionado por espíritos, sua obra teria pouca autoridade.

Esse é que é o problema: há coisas que estão incompatíveis com orientações de espíritos atemporais superiores.

Re: Espiritismo e Racismo

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JungF
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Mensagem por JungF »

Pedro Reis escreveu:
Qui, 01 Outubro 2020 - 20:31 pm
Claro. Se A.K. dissesse que não era orientado/supervisionado por espíritos, sua obra teria pouca autoridade.

Esse é que é o problema: há coisas que estão incompatíveis com orientações de espíritos atemporais superiores.
Estou sem tempo agora, e pretendo responder aos amigos mais tarde.
Apenas esta observação ao Pedro Reis:

"há coisas que estão incompatíveis com orientações de espíritos atemporais superiores."

Aqueles que estudam o Espiritismo há mais tempo conhecem os mecanismos que influem na atividade mediúnica, os quais são de grande complexidade. Constitui-se num verdadeiro obstáculo à comunicação entre as duas esferas da vida.
Para melhor compreenderem o que quero dizer basta saber que os homens com os quais nos defrontamos deste lado de cá, estão igualmente do outro lado, e mais, não sendo visíveis assumem a personalidade que querem, diante dos médiuns... até dos videntes!

Sabemos que os meliantes são, muitas vezes, pessoas de rara inteligência e grande capacidade de liderança. Pois são também assim, do outro lado e igualmente numerosos.

Chegando ao ponto crucial do questionamento: imaginemos um pai de familia que observa entre seus filhos aquele que pouco se esforça no aprendizado e que pouco ouvidos dá aos conselhos que recebe.
Este pai não vai lhe tomar as mãos e caminhar ao seu lado todo o tempo, mas supervisionará e lhe dará a liberdade de aprender com os próprios erros dentro dos limites aceitáveis, claro.
Será através dos conflitos íntimos, da dores e sofrimentos que este filho aprenderá as lições que insistentemente lhe procuram oferecer.

Os Espíritos superiores têm diante deles grande quantidade de homens, encarnados ou não, com qualidades invejáveis, tanto no sentido moral quanto intelectual e que chegaram ao nível em que se encontram da mesma forma que aquele filho, do exemplo acima.

Quando o mesmo Espiritismo foi trazido ao mundo terá sido como uma lição a ser aprendida pelos homens, com erros e acertos, dentro dos parâmetros aceitáveis.
Certamente vocês não se darão a este trabalho de pesquisa, mas acreditem, muitos médiuns notáveis têm se apresentado ao longo da história, e muitos sequer foram notados devido ao ambiente humilde onde sua missão se desenvolveu.
Outros, contudo, tiraram proveito daquela faculdade enganando ao semelhante. Mas não enganavam a todos e se deram mal.
Por que? - Lição aos incautos pretensamente espertos e a si próprios.

Concluindo: os espíritos superiores são como aquele pai de família, presto a nos ensinar, supervisionando nossos erros e aguardando pacientemente que estejamos em condição de prestar a lição.
Assim, Kardec foi enganado várias vezes sem grandes prejuízos para a DE, mas ele próprio terá aprendido sua lição, e da próxima vez... quem sabe?

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

"há coisas que estão incompatíveis com orientações de espíritos atemporais superiores."
A explicação do JungF lembra os ad hocs do dragão na garagem de Sagan.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Aqueles que estudam o Espiritismo há mais tempo conhecem os mecanismos que influem na atividade mediúnica, os quais são de grande complexidade. Constitui-se num verdadeiro obstáculo à comunicação entre as duas esferas da vida.
Para melhor compreenderem o que quero dizer basta saber que os homens com os quais nos defrontamos deste lado de cá, estão igualmente do outro lado, e mais, não sendo visíveis assumem a personalidade que querem, diante dos médiuns... até dos videntes!
Isto é, o dragão é invisivel.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Os Espíritos superiores têm diante deles grande quantidade de homens, encarnados ou não, com qualidades invejáveis, tanto no sentido moral quanto intelectual e que chegaram ao nível em que se encontram da mesma forma que aquele filho, do exemplo acima.
Desculpa esfarrapada. A maioria dos médiuns no tempo de Kardec era composta de vigaristas. Os "espíritos superiores" escolheram muito mal. A parte que sobrava era de gente iludida, manipulada e mentalmente desequilibrada sem nada que pudesse ser atribuído a alguma intelectualidade superior.

Essa predileção dos "espíritos superiores" por franceses no círculo de contatos de Kardec também é estranha. Por que os "espíritos superiores" não escolheram médiuns americanos, alemães ou russos para edificar o espiritismo? Por que a psicografia cruzada não era empregada para transmitir essas mensagens superiores sem deixar dúvidas em relação à procedência. Isto é, começar um texto em russo na Rússia, simultaneamente continuado em alemão na Alemanha e finalizado em inglês nos EUA sem que os médiuns tivessem contato entre si?

Por que não usaram médiuns negros para afastar qualquer dúvida de racismo?

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Quando o mesmo Espiritismo foi trazido ao mundo terá sido como uma lição a ser aprendida pelos homens, com erros e acertos, dentro dos parâmetros aceitáveis.
Isso é uma presunção arrogante e idiota porque coloca o espiritismo como uma lição a ser aprendida e dane-se o catolicismo, o budismo, o judaísmo e todas as centenas de milhares de religiões e crenças que também possuem suas lições a serem aprendidas. Por que o espiritismo seria a única correta a ser aprendida pelos homens?
Certamente vocês não se darão a este trabalho de pesquisa, mas acreditem, muitos médiuns notáveis têm se apresentado ao longo da história, e muitos sequer foram notados devido ao ambiente humilde onde sua missão se desenvolveu.
Papo furado. João de Deus também era notável e humilde até ser identificado como um vigarista tarado e perigoso. Essa conversa de humildade também pressupõe que os médiuns estejam cercados por uma maioria de gente igualmente humilde, facilmente manipulável.
Outros, contudo, tiraram proveito daquela faculdade enganando ao semelhante. Mas não enganavam a todos e se deram mal.
Por que? - Lição aos incautos pretensamente espertos e a si próprios.
Faculdade, coisa nenhuma. A própria mediunidade é um engodo.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Concluindo: os espíritos superiores são como aquele pai de família, presto a nos ensinar, supervisionando nossos erros e aguardando pacientemente que estejamos em condição de prestar a lição.
Assim, Kardec foi enganado várias vezes sem grandes prejuízos para a DE, mas ele próprio terá aprendido sua lição, e da próxima vez... quem sabe?
A única conclusão é que não existem espíritos superiores e todas essas explicações só servem para "passar o pano" nas bobagens.

O fato incontestável é que os textos são racistas e muitos deles são de Kardec.

Re: Espiritismo e Racismo

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Sex, 02 Outubro 2020 - 12:04 pm
Aqueles que estudam o Espiritismo há mais tempo conhecem os mecanismos que influem na atividade mediúnica, os quais são de grande complexidade. Constitui-se num verdadeiro obstáculo à comunicação entre as duas esferas da vida.
Tem gente que sabe tudo sobre o universo de "O Senhor dos Anéis", até fala a língua dos elfos.
Nem por isso esse universo se torna verdadeiro.

A frase acima é um eufemismo para "Eles não entendem nada do que estão falando, nem sabem se é verdade, mas apelam para 'complexidades' e 'profundidades' para dar a impressão de que se trata de um assunto sério que poucos têm capacidade para alcançar".

Re: Espiritismo e Racismo

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Ricardo
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Mensagem por Ricardo »

“Nós trabalhamos para dar a fé aos que em nada crêem; para
espalhar uma crença que os torna melhores uns para os outros, que
lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, sem
distinção de RAÇA, casta, seita, COR, opinião política ou religiosa;
numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento
de caridade, de fraternidade e deveres sociais.” (KARDEC, Allan.
Revista Espírita de 1863 - 1a.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - janeiro de 1863.)
Se o Racismo é um Comportamento hostil dirigido às pessoas ou aos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias.
como é possível um racista ser bondoso ou caridoso ?

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Ricardo escreveu:
Ter, 06 Outubro 2020 - 18:02 pm
“Nós trabalhamos para dar a fé aos que em nada crêem; para
espalhar uma crença que os torna melhores uns para os outros, que
lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, sem
distinção de RAÇA, casta, seita, COR, opinião política ou religiosa;
numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento
de caridade, de fraternidade e deveres sociais.” (KARDEC, Allan.
Revista Espírita de 1863 - 1a.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - janeiro de 1863.)
Se o Racismo é um Comportamento hostil dirigido às pessoas ou aos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias.
como é possível um racista ser bondoso ou caridoso ?
Sim, é possível ser racista e bondoso e não faltam exemplos.

Fritz Darges, assistente de Hitler por quatro anos durante a Segunda Guerra Mundial em uma entrevista para um jornal alemão pouco antes de sua morte, contou como conheceu o ditador em uma reunião do partido em Nuremberg, em 1934 e disse:
"Ele parecia simpático, era bondoso".
https://www.bbc.com/portuguese/noticias ... ntemortefn

Re: Espiritismo e Racismo

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Fernando Silva
Conselheiro
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Mensagem por Fernando Silva »

Ricardo escreveu:
Ter, 06 Outubro 2020 - 18:02 pm
“Nós trabalhamos para dar a fé aos que em nada crêem; para
espalhar uma crença que os torna melhores uns para os outros, que
lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, sem
distinção de RAÇA, casta, seita, COR, opinião política ou religiosa;
numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento
de caridade, de fraternidade e deveres sociais.” (KARDEC, Allan.
Revista Espírita de 1863 - 1a.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - janeiro de 1863.)
Se o Racismo é um Comportamento hostil dirigido às pessoas ou aos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias.
como é possível um racista ser bondoso ou caridoso ?
É possível ser carinhoso com os animais e, ainda assim, considerá-los como inferiores.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 13:57 pm
Uma coleção de textos racistas de Allan Kardec pinçados de suas obras e escritos.
Além de ALLAN KARDEC várias outros "espíritas" e "espíritos" deram continuidade aos textos racistas. Lejam trechos da obra do “espírito superior RAMATIS” RAMATIS - BRASIL, TERRA DE PROMISSÃO Obra psicografada por AMÉRICA PAOLIELLO MARQUES em 1974
Fernando Silva escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 14:28 pm
Alguns espíritas alegam que este era o pensamento aceito até mesmo entre os cientistas na época de Kardec, mas que já foi abandonado.
Os trechos que destacarei são de 1974, ou seja, não foi tão abandonado assim...
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:28 am
O selvagem não pode adquirir as qualidades de um branco nem se for criado por um branco desde bebezinho... "Não, é materialmente impossível".
JungF escreveu:
Sáb, 11 Abril 2020 - 19:03 pm
Voltando a Kardec, nesta ocasião, a rigor não existia este conceito e ele estava perfeitamente em sintonia com seus contemporâneos.
Ramatis não se atualizou...

==============================================================

Lejam trechos da obra do “espírito superior RAMATIS” RAMATIS - BRASIL, TERRA DE PROMISSÃO Obra psicografada por AMÉRICA PAOLIELLO MARQUES em 1974

Perguntas feitas ao espírito. Na minha opinião respostas incrivelmente racistas. Mas não surpreendentes...

PERGUNTA — Como interpretar esses fatos no caso particular do Brasil?

RAMATIS — O Brasil é o único país do mundo onde o amálgama racial se faz sem grande restrições. Considerado durante muito tempo pelos colonizadores como local de estadia temporária,
em seu ambiente todas as situações eram admissíveis e uma forma de tolerância desenvolveu-se, se bem que sob bases negativas.
O homem branco suportou o contato com o negro a ponto de estabelecer relações estreitas, inclusive de cruzamento racial, e, longe da metrópole,
tais fatos eram incluídos no rol dos acontecimentos normais. A raça lusitana, se bem que envergando o porte dos senhores, não deixou de transbordar afetividade,
no grau exuberante que lhe é característico, quando encontrou a ingênua dedicação e humildade da mulher cativa. E se o senhor branco, o privilegiado da cor, desceu a
esse contato, selou com sua aprovação evidente o anseio de irmanação latente nas almas rudes dos negros e dos selvagens.

PERGUNTA— Como podemos compreender essa expressão "fatalismo cristão"?

RAMATIS — As raças formadoras do vosso povo eram propensas a uma atitude passiva com relação aos desígnios do chamado "destino". Por sua impotência diante dos fatos,
o negro escravizado, o índio privado de autonomia sobre a terra de origem e o português profundamente impregnado do espírito mouro, canalizaram suas tendências consolidando a
atitude "acomodatícia" do brasileiro. Simultaneamente, afirmando que "Deus é brasileiro" emitis a certeza no amparo espiritual que, intuitivamente, se gravou em vossos espíritos pela
formação cristã imposta, embora em moldes deficientes, mas conseguindo gravar certos princípios fundamentais de compaixão e benevolência. Dessa mistura, nem totalmente salutar
nem completamente prejudicial, será possível extrair valores responsáveis pela reação benéfica de socorro e dedicação. Só então a consciência coletiva do povo brasileiro começará
a despertar para a necessidade de disciplinar-se para o constante estado de alerta em que precisará viver, visando o aproveitamento integral de suas possibilidades então tornardes no
esteio para a continuidade do processo evolutivo na Terra.

Do solo brasileiro em repouso foi retirado o elemento índio como na escavação inicial que precede a construção. Afastou-se a "terra" desnecessária para lançarem-se os alicerces.
E a estrutura começou a crescer, formada pelos vergalhões da raça negra arga-massada pelo cimento português, fabricado com a areia indígena, isto é, os selvagens acessíveis à colonização.
A proporção que o edifício cresce, surge a necessidade de preservar a estrutura com o revestimento multicor, capaz de dar à construção aspecto agradável.
De acordo com a destinação dos cômodos, a mão-de-obra especializada é chamada a estender as instalações de utilidade específica

Re: Espiritismo e Racismo

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Qua, 07 Outubro 2020 - 09:22 am
Além de ALLAN KARDEC várias outros "espíritas" e "espíritos" deram continuidade aos textos racistas. Lejam trechos da obra do “espírito superior RAMATIS” RAMATIS - BRASIL, TERRA DE PROMISSÃO Obra psicografada por AMÉRICA PAOLIELLO MARQUES em 1974
Possível resposta dos espíritas: "a seita de Ramatis não é espírita de verdade".

Re: Espiritismo e Racismo

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JungF
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Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
AndarilhoTerrestre escreveu: Além de ALLAN KARDEC várias outros "espíritas" e "espíritos" deram continuidade aos textos racistas. Lejam trechos da obra do “espírito superior RAMATIS” RAMATIS - BRASIL, TERRA DE PROMISSÃO Obra psicografada por AMÉRICA PAOLIELLO MARQUES em 1974
Possível resposta dos espíritas: "a seita de Ramatis não é espírita de verdade".
Ramatis não é aquele espírito que descreve um piquenique com frango e farofa em praias de Marte?

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qui, 08 Outubro 2020 - 10:37 am
Fernando Silva escreveu:
AndarilhoTerrestre escreveu: Além de ALLAN KARDEC várias outros "espíritas" e "espíritos" deram continuidade aos textos racistas. Lejam trechos da obra do “espírito superior RAMATIS” RAMATIS - BRASIL, TERRA DE PROMISSÃO Obra psicografada por AMÉRICA PAOLIELLO MARQUES em 1974
Possível resposta dos espíritas: "a seita de Ramatis não é espírita de verdade".
Ramatis não é aquele espírito que descreve um piquenique com frango e farofa em praias de Marte?
Sinto informar que dadas as besteiras já ditas por espíritos superiores não interessados em piqueniques, você não está em condições de sacanear nenhum espírito farofeiro. :lol:

É como se diz por aí "the pot calling the kettle black"... :lol:
"Oho!" said the pot to the kettle;
"You are dirty and ugly and black!
Sure no one would think you were metal,
Except when you're given a crack."

"Not so! not so!" kettle said to the pot;
"'Tis your own dirty image you see;
For I am so clean – without blemish or blot –
That your blackness is mirrored in me."

Ou será que terei que postar novamente as imagens dos jardins da casa de Mozart em Jupiter publicados na Revista Espírita com a autorização de Kardec?

Só para refrescar a memória:
188. Os Espíritos puros habitam mundos especiais, ou se acham no espaço universal, sem estarem mais ligados a um mundo do que a outros?
"Habitam certos mundos, mas não lhes ficam presos, como os homens à Terra; podem, melhor do que os outros, estar em toda parte."

Comentário de Allan Kardec:

Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõe o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos. O Sol não seria mundo habitado por seres corpóreos, mas simplesmente um lugar de reunião dos Espíritos superiores, os quais de lá irradiam seus pensamentos para os outros mundos, que eles dirigem por intermédio de Espíritos menos elevados, transmitindo-os a estes por meio do fluido universal. Considerado do ponto de vista da sua constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade. Todos os sóis como que estariam em situação análoga.

Re: Espiritismo e Racismo

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Ricardo
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Mensagem por Ricardo »

Como ser racista e ao mesmo tempo ser contra a escravidão?

“Toda sujeição absoluta de um homem a outro homem é contrária à lei de Deus. A escravidão é um abuso da força, e desaparece com o progresso, como desaparecerão pouco a pouco todos os abusos.

Citação de Kardec: A lei humana que consagra a escravidão é contra a natureza, pois ela trata o homem como um bruto e o degrada moral e fisicamente.” (Questão 829 – Livro dos Espíritos)
Ou seja, os claros princípios que estão no espiritismo são a igualdade entre todos os seres humanos e o combate a todo abuso e violência contra a dignidade humana.
Por isso, quando o Espiritismo chega ao Brasil, ainda na vigência da escravidão, os espíritas serão abolicionistas e trabalharão pela igualdade étnica. Bezerra de Menezes era abolicionista, Anália Franco adotou as crianças negras que eram expulsas das fazendas, quando da Lei do Ventre Livre e depois em suas escolas, integrou mulheres e crianças negras, como professoras e alunas respectivamente. O mesmo fez Eurípedes Barsanulfo, seu contemporâneo. Isso numa época, final do século XIX e início do século XX, em que havia um “projeto de branqueamento” do Brasil, com a vinda de imigrantes italianos, alemães e outros.
A teoria da reencarnação fornece argumentos para a igualdade dos seres humanos. Se podemos renascer negros ou brancos, orientais ou africanos, homens ou mulheres – o espírito, sendo sempre o mesmo – somos essencialmente iguais.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Ricardo escreveu:
Qui, 08 Outubro 2020 - 16:25 pm
Como ser racista e ao mesmo tempo ser contra a escravidão?

“Toda sujeição absoluta de um homem a outro homem é contrária à lei de Deus. A escravidão é um abuso da força, e desaparece com o progresso, como desaparecerão pouco a pouco todos os abusos.

Citação de Kardec: A lei humana que consagra a escravidão é contra a natureza, pois ela trata o homem como um bruto e o degrada moral e fisicamente.” (Questão 829 – Livro dos Espíritos)
Ou seja, os claros princípios que estão no espiritismo são a igualdade entre todos os seres humanos e o combate a todo abuso e violência contra a dignidade humana.
Por isso, quando o Espiritismo chega ao Brasil, ainda na vigência da escravidão, os espíritas serão abolicionistas e trabalharão pela igualdade étnica. Bezerra de Menezes era abolicionista, Anália Franco adotou as crianças negras que eram expulsas das fazendas, quando da Lei do Ventre Livre e depois em suas escolas, integrou mulheres e crianças negras, como professoras e alunas respectivamente. O mesmo fez Eurípedes Barsanulfo, seu contemporâneo. Isso numa época, final do século XIX e início do século XX, em que havia um “projeto de branqueamento” do Brasil, com a vinda de imigrantes italianos, alemães e outros.
A teoria da reencarnação fornece argumentos para a igualdade dos seres humanos. Se podemos renascer negros ou brancos, orientais ou africanos, homens ou mulheres – o espírito, sendo sempre o mesmo – somos essencialmente iguais.
Ricardo, quando copiar e colar um texto, por favor cite a fonte. No caso, a parte que parece a sua opinião saiu daqui:
http://www.espiritualidades.com.br/Arti ... acista.htm
Como ser racista e ao mesmo tempo ser contra a escravidão?
Leia este artigo:
Você é racista - só não sabe disso ainda
https://revistagalileu.globo.com/Revist ... ainda.html

Re: Espiritismo e Racismo

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Ricardo escreveu:
Qui, 08 Outubro 2020 - 16:25 pm
Como ser racista e ao mesmo tempo ser contra a escravidão?
Da mesma forma que podemos ser contra maltratar animais e, ao mesmo tempo, considerar que são inferiores ao homem.
Ricardo escreveu:
Qui, 08 Outubro 2020 - 16:25 pm
A teoria da reencarnação fornece argumentos para a igualdade dos seres humanos. Se podemos renascer negros ou brancos, orientais ou africanos, homens ou mulheres – o espírito, sendo sempre o mesmo – somos essencialmente iguais.
O espírito não é sempre o mesmo. Se fosse, não haveria necessidade de reencarnar para evoluir e não se falaria em "espíritos trevosos".

Além disto, o racismo espírita diz respeito ao corpo físico ao considerar que os espíritos se encarnam primeiro em raças inferiores e, à medida em que evoluem, reencarnam em raças mais evoluídas até chegar aos europeus.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 11:33 am
Pedro Reis escreveu:
Sex, 10 Abril 2020 - 11:28 am
O selvagem não pode adquirir as qualidades de um branco nem se for criado por um branco desde bebezinho
Fernando Silva escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 14:28 pm
Alguns espíritas alegam que este era o pensamento aceito até mesmo entre os cientistas na época de Kardec, mas que já foi abandonado
Gigaview escreveu:
Qui, 05 Março 2020 - 21:55 pm
Outro texto, lembrado pelo Anorax no tópico "Espiritismo - Temas genéricos"
Gorducho escreveu:
Qui, 01 Outubro 2020 - 19:16 pm
O espírito acompanhava o que ele escrevia detalhadamente.
Ricardo escreveu:
Qui, 08 Outubro 2020 - 16:25 pm
Como ser racista e ao mesmo tempo ser contra a escravidão?
Não me parece que Kardec fosse contrário à escravidão. Ou a favor de lutas abolicionistas.

Veja o que ele discorre sobre um abolicionista condenado a forca( está na Revista Espírita 1862). O forista Gorducho já teceu valiosos comentários a respeito em situações passadas...

“ Tocamos aqui uma dessas questões graves e terríveis que transtornam a alma humana e a precipitam na incerteza.Estará o negro à altura dos povos da Europa, e a prudência humana, ou, antes, a justiça humana deverá mostrar-lhe a emancipação como o meio mais seguro de alcançar o progresso da civilização? Nesta questão os filantropos apresentam o Evangelho e dizem: Jesus falou de escravos? Não; mas Jesus falou da resignação e disse estas sublimes palavras: “Meu reino não é deste mundo.”

E finalmente a opinião de Kardec:

“ John Brown, quando contemplo o teu cadáver na forca, sinto-me tomado de profunda piedade e de apaixonada admiração; mas a razão, esta brutal razão que incessantemente nos faz buscar os porquês, leva-nos a nos perguntar a nós mesmos: “Que teríeis feito depois da vitória?”

Depois pesquisei para ver quem foi John Brown:

“John Brown (Connecticut, 1800 - Virgínia, 1859) foi um abolicionista norte-americano. Abolicionista convicto, ao longo da década de 1850, defendeu e praticou ações armadas com o objetivo de abolir a escravidão nos Estados

Unidos da América. (...)Brown foi julgado e condenado à morte por enforcamento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Brow ... icionista)

Kardec, no finalzinho do texto, dá a entender que se JOHN BROWN tivesse “ganho a partida”, se realmente valeu mesmo a pena a luta, já que negros não alcançarão a civilização (na visão de Kardec).

Então, além de racista era contra (ou ficava “sob o muro”) à abolição da escravidão negra”

AH, e dizem que Kardec era “fruto de sua época” e “contaminado pelas ideias frenologicas” e seus espíritos superiores também. Mas havia abolicionistas , já na época dele ! E os espíritos e o próprio Kardec pouco falava sobre isso.

O máximo que encontrei foi essa lamentação pela condenação de John Brown e que não trata de defesa da abolição mas em defesa de “não perder tempo” ...
Editado pela última vez por AndarilhoTerrestre em Sex, 09 Outubro 2020 - 11:37 am, em um total de 1 vez.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Na frase de Kardec está implícito um determinismo racista, como se John Brown estivesse condenado a uma vitória de Pirro, ou a pura perda de tempo com ações que não valeriam a pena.

Re: Espiritismo e Racismo

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

Sr. AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 11:33 am
E finalmente a opinião de Kardec:
Não é a opinião dele. Aquele
ALLAN KARDEC.
__________________________________________________________________
Paris. — Typ. de Cosson et Cᵉ rue du Four-St-Germain, 43.
no fim é a "assinatura" dele, digamos — quiçá até fosse obrigatório, como editor :think: — indicando o fim do n° (de fevereiro).
Mas de qualquer maneira ele fica silente, enquanto que deveria ter comentado a mensagem do espírito, posicionando-se claramente a favor de imediata abolição :!:

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
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Mensagem por Pedro Reis »

Gorducho escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 12:47 pm
Sr. AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 11:33 am
E finalmente a opinião de Kardec:
Não é a opinião dele. Aquele
ALLAN KARDEC.
__________________________________________________________________
Paris. — Typ. de Cosson et Cᵉ rue du Four-St-Germain, 43.
no fim é a "assinatura" dele, digamos — quiçá até fosse obrigatório, como editor :think: — indicando o fim do n° (de fevereiro).
Mas de qualquer maneira ele fica silente, enquanto que deveria ter comentado a mensagem do espírito, posicionando-se claramente a favor de imediata abolição :!:
Foi escrito por algum articulista da revista espírita?

Tá começando a parecer que o racismo era posição oficial da doutrina espírita.

Re: Espiritismo e Racismo

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

Ditado mediúnico (psicografia). Veja o fim da edição fevereiro/62.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gorducho escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 13:17 pm
Ditado mediúnico (psicografia). Veja o fim da edição fevereiro/62.
Tens razão! Faz parte de Meditações Filosóficas e Religiosas Ditadas pelo Espírito Lamennais , Sociedade Espírita de Paris – Médium: Sr. A. Didier.

Didier foi este quem levou os tais 500 cadernos ao Kardec?

Nunca vi Kardec discordando desses espiritos ou médiuns (posso estar enganado) ou tentando se explicar melhor sei lá.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 13:07 pm
Gorducho escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 12:47 pm
Sr. AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 11:33 am
E finalmente a opinião de Kardec:
Não é a opinião dele. Aquele
ALLAN KARDEC.
__________________________________________________________________
Paris. — Typ. de Cosson et Cᵉ rue du Four-St-Germain, 43.
no fim é a "assinatura" dele, digamos — quiçá até fosse obrigatório, como editor :think: — indicando o fim do n° (de fevereiro).
Mas de qualquer maneira ele fica silente, enquanto que deveria ter comentado a mensagem do espírito, posicionando-se claramente a favor de imediata abolição :!:
Foi escrito por algum articulista da revista espírita?

Tá começando a parecer que o racismo era posição oficial da doutrina espírita.
Kardec tem uma mania por "classificar" tudo, vide por exemplo uma tal escala espírita, classificação dos planetas, classificação por raças...

Está mais do que claro que Kardec considerava brancos europeus como o mais alto grau de perfeição e parece-me que vinculava a cor ao progresso. Além dos negros, também considera amarelos e índios como inferiores.

E em certos momentos acredita ser o "espiritismo frances" o correto, o escolhido por Deus e tal. E ele um missionário, embora diga que não é criador de nada (como o Chico Xavier, que dizia ser um cisco, mas que no fundo não era bem assim).

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 13:07 pm
Sobre certa posição oficial de racismo: há obras com certo preconceito, atuais inclusive.

Aqui em SÃO PAULO, há uma obra "Instituto de Confraternização Universal" , editado pela Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Nela, "inferiorizam" anões dizem que os mesmos não foram capazes de modificar sua forma por serem inferiores.

“ Apresentam-se como uma legião de anões, oriundos de diversas partes do Espaço; existem os de tez clara, olhos azuis ou esverdeados; existem os típicos mongóis de olhos amendoados e, ainda, os de origem africana.

São Espíritos que ainda não desenvolveram a inteligência, a ponto de não modificarem a própria forma, porém, sentindo necessidade de transformação, procuram desenvolver o sentimento da solidariedade.


Os orientadores espirituais, principalmente aqueles que dirigem o socorro espiritual às crianças, os utilizam, com frequência, para manterem a higiene nos locais de trabalho; daí, a confusão de alguns médiuns, que julgavam ver crianças trabalhando.

Em 50 anos de lides mediúnicas, nunca encontramos Espíritos desencarnados com pouca idade, em tarefa na Terra.

Quanto aos espíritos-anões, que já tem consciência do Bem e do Mal e sabem que só ajudando é que serão ajudados, são orientados pelos Benfeitores, a prestar colaboração, não só em serviços de higiene, mas também a cuidar de determinadas crianças com mediunidade, brincando com elas, para que não se assustem vendo seres etéreos.”

Re: Espiritismo e Racismo

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

Off_topic:
Sr. AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 09 Outubro 2020 - 14:26 pm
Didier foi este quem levou os tais 500 cadernos ao Kardec?
50.
O médium seria filho dele. Veja no IMAGENS E REGISTROS HISTÓRICOS DO ESPIRITISMO
Srta. Ermance, Sr. Roze, Sra. Cazemajour e Sr. A. Didier

Re: Espiritismo e Racismo

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Ricardo
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Mensagem por Ricardo »

Classificar as citações de Allan Kardec como racistas de acordo com os valores morais contemporâneos não seria anacronismo?

Re: Espiritismo e Racismo

Pedro Reis
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Mensagem por Pedro Reis »

Ricardo escreveu:
Sáb, 10 Outubro 2020 - 10:56 am
Classificar as citações de Allan Kardec como racistas de acordo com os valores morais contemporâneos não seria anacronismo?
É bem diferente se um homem europeu afirmar em 2020 que um "negro jamais poderá se tornar um artista".

Mas Kardec estava expressando preconceitos que eram praticamente consensuais na sua época. Arrisco dizer que mesmo afrodescendentes contemporâneos de Alan Kardec não achariam absurdos estes absurdos.

O problema que eu vejo é o de harmonizar estes textos com a crença de que a obra desse homem foi desenvolvida sob a orientação de "espíritos superiores".

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Pedro Reis escreveu:
Sáb, 10 Outubro 2020 - 17:45 pm
Ricardo escreveu:
Sáb, 10 Outubro 2020 - 10:56 am
Classificar as citações de Allan Kardec como racistas de acordo com os valores morais contemporâneos não seria anacronismo?
É bem diferente se um homem europeu afirmar em 2020 que um "negro jamais poderá se tornar um artista".

Mas Kardec estava expressando preconceitos que eram praticamente consensuais na sua época. Arrisco dizer que mesmo afrodescendentes contemporâneos de Alan Kardec não achariam absurdos estes absurdos.

O problema que eu vejo é o de harmonizar estes textos com a crença de que a obra desse homem foi desenvolvida sob a orientação de "espíritos superiores".
O grande problema é que os espíritas continuam suportando essas "verdades raciais" até hoje só porque vieram do "glorioso codificador" e de seus "espíritos amestrados superiores" e ainda constam nos livros da doutrina como nos originais da época. E fazem de tudo para defende-los a qualquer custo, "passando pano" com todo tipo de desculpa esfarrapada diante do óbvio textual, ou simplesmente ignorando solenemente o assunto.

Se esses textos fossem revistos pelos espíritas com a honestidade intelectual necessária para admitir que Kardec e seus "espíritos" erraram ou estavam equivocados e que não faz sentido sustentar esses erros e equívocos nos dias atuais nos livros e textos doutrinários, não haveria necessidade de discussão. Bastaria corrigi-los na doutrina e preserva-los apenas como registros históricos do desenvolvimento do espiritismo.

E por que em mais de 150 anos isso nunca aconteceu? Isso é assunto para outro tópico.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Sáb, 10 Outubro 2020 - 20:04 pm
Pedro Reis escreveu:
Sáb, 10 Outubro 2020 - 17:45 pm
Ricardo escreveu:
Sáb, 10 Outubro 2020 - 10:56 am
Classificar as citações de Allan Kardec como racistas de acordo com os valores morais contemporâneos não seria anacronismo?
É bem diferente se um homem europeu afirmar em 2020 que um "negro jamais poderá se tornar um artista".

Mas Kardec estava expressando preconceitos que eram praticamente consensuais na sua época. Arrisco dizer que mesmo afrodescendentes contemporâneos de Alan Kardec não achariam absurdos estes absurdos.

O problema que eu vejo é o de harmonizar estes textos com a crença de que a obra desse homem foi desenvolvida sob a orientação de "espíritos superiores".
O grande problema é que os espíritas continuam suportando essas "verdades raciais" até hoje só porque vieram do "glorioso codificador" e de seus "espíritos amestrados superiores" e ainda constam nos livros da doutrina como nos originais da época. E fazem de tudo para defende-los a qualquer custo, "passando pano" com todo tipo de desculpa esfarrapada diante do óbvio textual, ou simplesmente ignorando solenemente o assunto.

E por que em mais de 150 anos isso nunca aconteceu? Isso é assunto para outro tópico.
Confesso que no inicio de minha "adesão" ao espiritismo, estava bastante entusiasmado e nem sequer imaginava a quantidade enorme de preconceitos, racialismos, procura da raça perfeita (me lembrou Hitler, mas sem violência direta). Nas aulas da Federação Espírita chegaram a falar de aperfeiçoamento das raças, MAS NUNCA, dos textos nebulosos citados aqui e em outros locais.

Leiam mais um indício de que Kardec apostava suas fichas em "verdades raciais" . Trata-se de comentário seu após um a pergunta e resposta de espíritos superiores (questão 798 de O Livro dos Espíritos ):

" Veja o paganismo: não há ninguém, com certeza, que professe nos dias atuais, as ideias religiosas daqueles tempos. No entanto, vários séculos após o advento do Cristianismo, ainda havia traços que somente a completa renovação das raças pode apagar. O mesmo se dará com o Espiritismo; ele faz muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, manifestações de incredulidade que só o tempo dissipará."

Aqui,na pergunta de Kardec pressunponho que ele acreditava que a raça inferior estava submetida a superior não para a servidão, mas para ser "auxiliada na sua inferioridade").

" 831. A desigualdade natural das aptidões não coloca certas raças sob a dependência de raças mais inteligentes?

Sim, para elevá-las e não para embrutecê-las ainda mais na servidão. Durante longo tempo, os homens consideravam certas raças humanas como
animais domesticáveis, munidos de braços e mãos e se julgaram no direito de vendê-los como animais de carga. Acreditaram ter sangue mais puro.
Insensatos que não enxergam além da matéria! Não é o sangue que deve ser mais ou menos puro, mas o Espírito.” (Ver as questões 361 e 803.) (*"

Se Kardec diz na sua pergunta que há "desigualdade natural" quis dizer que o individuo branco, amarelo, preto etc. são "desiguais no intelecto e no físico" .

Mais uma coisa: para um pedagogo acho muito estranho Kardec não conhecer ou perceber que a escravidão , por exemplo, era colocada aos condenados por crimes na África ou por perdas em guerras etc.

E muitos povos, ao longo da história foram escravizados e escravizam, conforme vitória ou derrota e não por ser raça inferior.

Dizem que Kardec e os espiritos amestrados eram fruto da época. E JONH BROWN? e outros diversos abolicionistas? Eram, no meu ver, mais superiores que os primeiros.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

E eis um trecho das " notas explicativas" que a justiça brasileira mandou que as editoras espíritas colocassem em seus livros:

"Na época de Kardec, as ideias frenológicas de Gall e as da fisiognomonia de Lavater eram aceitas por eminentes homens
de Ciência, assim como provocou enorme agitação nos meios de comunicação e junto à intelectualidade e à população em geral, a
publicação, em 1859 – dois anos depois do lançamento de O Livro dos Espíritos – do livro sobre a Evolução das Espécies, de Charles Darwin,
com as naturais incorreções e incompreensões que toda ciência nova apresenta. Ademais, a crença de que os traços da fisionomia revelam
o caráter da pessoa é muito antiga, pretendendo-se haver aparentes relações entre o físico e o aspecto moral."

Enfim, segundo um colegiado de espíritas Kardec seguia a ciência da época, o que demonstra que os espíritos superiores eram os próprios médiuns e suas opiniões iguais a de Kardec,

Lembrando que segundo a doutrina Espirita espiritos superiores são aqueles que já passaram por milhões de vidas corporais e que se chegaram a esse estágio são enormemente inteligentes e sábios.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Enfim, segundo um colegiado de espíritas Kardec seguia a ciência da época, o que demonstra que os espíritos superiores eram os próprios médiuns e suas opiniões iguais a de Kardec.
Seguiam a ciência da época e continuam seguindo a mesma ciência atualmente. Pararam no tempo. Resolveram acreditar em médiuns fajutos e num "codificador" questionável como fanáticos com obsessão desejosa pela vida após a morte.

Re: Espiritismo e Racismo

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Ricardo
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Mensagem por Ricardo »

"Kardec diz que, se um dia a ciência provar que o espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência”. Porém os fundamentalistas espíritas, não aceitam adequação com os novos tempos, tem as obras básicas como verdade absoluta e inquestionável.

Re: Espiritismo e Racismo

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Ricardo
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Mensagem por Ricardo »

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Vou resumir.

O vídeo diz que é injusto dizer que Kardec era racista porque ele estava de acordo com o pensamento dominante na época.

E qual era o pensamento da época? O vídeo explica. Era dominado por um pensamento de superioridade da "raça" branca, dos europeus e inferioridade da raça "negra", logo, na época todos podiam ser chamados de racistas.

Ora...podemos concluir: Inclusive Kardec...

O vídeo também critica os espíritas que cultuam personalidades, a doutrina "pura" que ele afirma estar cheia de erros e aceitação das bobagens evidentes ditas por Kardec. No vídeo, o narrador chega a afirmar que Kardec escrevia sobre coisas que não tinha a menor idéia, como a paternidade pois não teve filhos.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Ricardo escreveu:
Qua, 14 Outubro 2020 - 14:42 pm
"Kardec diz que, se um dia a ciência provar que o espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência”. Porém os fundamentalistas espíritas, não aceitam adequação com os novos tempos, tem as obras básicas como verdade absoluta e inquestionável.
Não é papel da Ciência provar que o espiritismo está errado. É o espiritismo que tem que provar que ele está certo. O ônus da prova é de quem afirma.

E em mais de 150 anos de existência nunca conseguiu provar. E pior ainda, na tentativa de provar utilizou fraudes, médiuns picaretas e todo tipo de trambicagem.

Os fundamentalistas são fanáticos. Pararam no tempo. Os demais se iludem com bobagens que eles são incapazes de provar como verdadeiras.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Qua, 14 Outubro 2020 - 16:12 pm
Vou resumir.

O vídeo diz que é injusto dizer que Kardec era racista porque ele estava de acordo com o pensamento dominante na época.

E qual era o pensamento da época? O vídeo explica. Era dominado por um pensamento de superioridade da "raça" branca, dos europeus e inferioridade da raça "negra", logo, na época todos podiam ser chamados de racistas.

Ora...podemos concluir: Inclusive Kardec...

O vídeo também critica os espíritas que cultuam personalidades, a doutrina "pura" que ele afirma estar cheia de erros e aceitação das bobagens evidentes ditas por Kardec. No vídeo, o narrador chega a afirmar que Kardec escrevia sobre coisas que não tinha a menor idéia, como a paternidade pois não teve filhos.
Não deixava de ser um "maria vai com as outras" , juntamente com seus médiuns amestrados (qual médium iria contra ele, certo? ) - falavam o que ele esperava ouvir!

Não pesquisei a fundo, mas duvido duvido mesmo, que não havia pessoas (de "carne e osso :mrgreen: ) que discordavam em manter negros escravizados e que os mesmos poderiam ser cidadãos comuns... Jonh Brown por exemplo.

Kardec tinha objetivo: chegar na raça pura...


"Revista espírita — Ano VII — Agosto de 1864- (Édition Française)- QUESTÕES E PROBLEMAS- Destruição dos aborígines do México

"Era preciso retemperar as fontes vitais desses incas degenerados, dos quais os astecas representavam a decadência fatal, que deveria ferir todos aqueles povos. A essas causas inteiramente fisiológicas, se juntarmos as causas morais, notaremos que o nível das ciências e das artes ali tinha igualmente ficado em prolongada infância. Havia, pois, utilidade de pôr essas regiões pacíficas no mesmo nível das raças ocidentais.

Hoje se julga a raça desaparecida, porque se fundiu com a família dos conquistadores espanhóis. Dessa raça cruzada surgiu uma nação nova e vivaz que, por um vigoroso impulso, não tardará a alcançar os povos do velho continente. Que resta de tanto sangue derramado? perguntam de Bordeaux. Primeiro, o sangue derramado não foi tão considerável quanto se poderia crer. Perante as armas de fogo e alguns soldados de Pizarro, toda a nação invadida se submeteu como se estivesse diante de semideuses, saídos das águas. É quase um episódio da mitologia antiga, e essa raça indígena é, sob vários aspectos, semelhante às que defendiam o Tosão de Ouro † .” [Erasto]

"Do ponto de vista antropológico, a extinção das raças é um fato positivo. (..) Com efeito, as raças que se extinguem são sempre raças inferiores às que as sucedem; podem ter na vida futura uma posição idêntica à das raças mais aperfeiçoadas? O simples bom-senso repele esta ideia, pois, do contrário, o trabalho que fazemos para nos melhorarmos seria inútil, e tanto faria ficarmos selvagens.

Na extinção das raças, em geral só se leva em conta o ser material, o único que se destrói, enquanto se esquece o ser espiritual, que é indestrutível e apenas muda de vestimenta, porque o primeiro não estava mais em relação com o seu desenvolvimento moral e intelectual. Suponhamos toda a raça negra destruída: não será destruída senão a vestimenta negra; mas o Espírito, que vive sempre, revestirá, inicialmente, um corpo intermediário entre o negro e o branco e, mais tarde, um corpo branco. É assim que o ser, colocado no último degrau da Humanidade, atingirá, num dado tempo, a soma das perfeições compatíveis com o estado do nosso globo"


"Não convém perder de vista que a extinção das raças só alcança o corpo, em nada afetando o Espírito; este, longe de sofrer com isto, ganha um instrumento mais aperfeiçoado, provido de recursos cerebrais que respondem a um maior número de faculdades. O Espírito de um selvagem, encarnado no corpo de um cientista europeu, não seria mais sábio nem saberia o que fazer de seu instrumento, cujas fibras inativas se atrofiariam; o Espírito de um cientista, encarnado no corpo de um selvagem, aí seria como um grande pianista, ante um piano ao qual faltasse a maioria das cordas. Esta tese foi desenvolvida num artigo da Revista do mês de abril de 1862, sobre a perfectibilidade da raça negra. A raça branca caucásica é, sem contradita, a que ocupa o primeiro lugar na Terra.

"O desaparecimento das raças opera-se de duas maneiras: numas, pela extinção natural, em consequência de condições climáticas e do abastardamento, quando ficam isoladas; noutras, pelas conquistas e pela dispersão que resultam dos cruzamentos. Sabe-se que da raça negra e da raça branca saiu uma raça intermediária, muito superior à primeira, e que é como que um degrau para os Espíritos desta. Depois, a fusão do sangue dá lugar à aliança dos Espíritos, dos quais os mais avançados auxiliam o progresso dos outros. A respeito, quem pode prever as consequências da última guerra da China? "

JURO QUE ME ASSUSTO ATÉ HOJE AO ENCONTRAR OU RELER TAIS PASSAGENS (QUE BOM QUE HÁ PDFS , IMAGINARAM TER QUE COMPRAR TUDO ISSO E PESQUISAR RS RS.)

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Não conhecia...é assustador.

É assinado por Kardec?

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Qua, 14 Outubro 2020 - 18:08 pm
Não conhecia...é assustador.

É assinado por Kardec?
2 primeiros paragrafos: Espírito Erasto.
Demais: Kardec.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Para os espíritos de Kardec chinês também era inferior...

" Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse mais na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado. À medida que uma geração dá um passo para frente, atrai por simpatia Espíritos mais avançados, os quais são, talvez, os mesmos que já haviam vivido no mesmo país e que, por seu progresso, dele se tinham afastado; é assim que, passo a passo, uma nação avança. Se a maioria dos seus novos habitantes fosse de natureza inferior e os antigos emigrassem diariamente e não mais descessem a um meio inferior, o povo acabaria por degenerar, e, afinal, por extinguir-se."

E a observação de Allan Kardec após a resposta do espírito. Raça Negra pode alcançar a raça europeia? E uma possível “utilidade” na escravidão para fazer progredir “raças inferiores...”

" Observação – Essas questões provocam outras que encontram solução no mesmo princípio; por exemplo, donde vem a diversidade de raças, na Terra? — Há raças rebeldes ao progresso? — A raça negra é suscetível de subir ao nível das raças europeias? — A escravidão é útil ao progresso das raças inferiores? — Como se pode operar a transformação da humanidade? (Ver O livro dos espíritos, questão 776 e seguintes. Revista espírita, janeiro de 1862, Ensaio de interpretação sobre a doutrina dos anjos decaídos; Idem, abril de 1862, Perfectibilidade da raça negra" Trecho de “O que é o Espiritismo? Capitulo 3, questão 143.”

"Fora, com efeito, impossível atribuir-se a mesma ancianidade de criação aos selvagens, que mal se distinguem do macaco, e aos chineses, nem, ainda menos, aos europeus civilizados.
Entretanto, os Espíritos dos selvagens também fazem parte da humanidade e alcançarão um dia o nível em que se acham seus irmãos mais velhos. - Trecho de A Genese.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Entretanto, os Espíritos dos selvagens também fazem parte da humanidade e alcançarão um dia o nível em que se acham seus irmãos mais velhos.
Esse conceito fundamenta a tolerância para admitir que, apesar da inferioridade das raças, ainda somos irmãos. Trocam o condoimento pelos irmãos inferiores pela esperança de "que um dia eles chegarão lá".

O espiritismo criou uma espécie de racismo fraternal.

Re: Espiritismo e Racismo

AndarilhoTerrestre
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Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Qui, 15 Outubro 2020 - 10:15 am
Entretanto, os Espíritos dos selvagens também fazem parte da humanidade e alcançarão um dia o nível em que se acham seus irmãos mais velhos.
Esse conceito fundamenta a tolerância para admitir que, apesar da inferioridade das raças, ainda somos irmãos. Trocam o condoimento pelos irmãos inferiores pela esperança de "que um dia eles chegarão lá".

O espiritismo criou uma espécie de racismo fraternal.
Off_topic:
o que faria se você fosse espírita, frequentador ou dirigente (um cargo alto de comando no centro espirita) ao "ir descobrindo" textos como os mencionados em todo o debate e as fraudes que já foram encontradas (plágios, por exemplo) - uma curiosidade...

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Mensagem por Gigaview »

Off_topic:
É difícil responder porque um grau de envolvimento com o espiritismo nessa escala acontece ao longo de vários anos de dedicação a diversas atividades, inclusive filantrópicas, e convívio com amigos e familiares onde, no conjunto, essas discussões podem se reduzir a detalhes pouco significativos diante do que o espiritismo se propõe declaradamente de fato. De qualquer forma, não é necessário ser espírita e acreditar em bobagens para alcançar os objetivos mais nobres do espiritismo; também não defendo uma postura hipócrita para não se desvincular de todos os seus laços.

Quem chega a esse ponto de questionamento já não é mais espírita, talvez espiritualista ou nem isso. Muitos foristas do antigo Clube Cético e alguns daqui já tiveram experiências semelhantes, e se afastaram de suas seitas, crenças e religiões. E toda ruptura é de algum modo traumática porque envolve mudanças de estilo de vida, novos hábitos, outras rotinas e reconsideração de relacionamentos.

Nessa situação, isto é, não sendo mais espírita, me afastaria dos centros espíritas, não necessariamente do espiritismo, que poderia continuar estudando até como livre pensador e procuraria manter os amigos, que entendem e aceitam as minhas discordâncias, fora do ambiente espírita. E faria isso logo, sem perda de tempo.

Re: Espiritismo e Racismo

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

Off_topic:
Sr. Gigaview escreveu:
Qui, 15 Outubro 2020 - 13:15 pm
Nessa situação, isto é, não sendo mais espírita, me afastaria dos centros espíritas, não necessariamente do espiritismo, que poderia continuar estudando até como livre pensador e procuraria manter os amigos, que entendem e aceitam as minhas discordâncias, fora do ambiente espírita. E faria isso logo, sem perda de tempo.
Perfeito :!:
É preciso sair da "zona de conforto" — no sentido de querer preservar o círculo de convivência social por exemplo — eis que a ficha já caiu. Mas pode continuar a colaborar em atividades filantrópicas como voluntário se for o caso, se for bem vindo...
"ESTUDAR" dentro do ambiente não dá mais pois pressupõe aderência aos postulados.
Eu mantenho amizade até já com netos de ex-companheiros nossos (de vovó, mamãe & eu jovem).

Re: Espiritismo e Racismo

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Ricardo
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Registrado em: Sáb, 05 Setembro 2020 - 10:16 am

Mensagem por Ricardo »

Para questionar o que foi escrito a mais de 150 anos atrás , é necessário fazer uma análise mais profunda do assunto
A sociedade negra que Allan Kardec conheceu não é a mesma da atualidade , isso é fato , os negros que ele observou eram escravos , tratados como bestas humanas ou tribos selvagens , muitas delas canibais.
Apesar de serem um povo tão antigo , onde estava o seu progresso em comparacão aos outros povos?
Por que ainda eram selvagens ? Quais os seus avanços científicos e tecnológicos ? Onde estavam os Newtons , Leonardos Da Vince de sua sociedade?
Por isso ele deve ter chegado a conclusão de que, a causa disso seria essa , uma raça animada por espiritos mais atrasados. Sendo assim , isso é um conceito , não um preconceito e muito menos racismo no sentido de desprezar a outra raça.

Re: Espiritismo e Racismo

Gigaview
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Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Ricardo escreveu:
Qui, 15 Outubro 2020 - 18:22 pm
Para questionar o que foi escrito a mais de 150 anos atrás , é necessário fazer uma análise mais profunda do assunto
É isso que estamos fazendo, trazendo textos e discutindo.
A sociedade negra que Allan Kardec conheceu não é a mesma da atualidade , isso é fato , os negros que ele observou eram escravos , tratados como bestas humanas ou tribos selvagens , muitas delas canibais.
No vídeo que você postou o narrador mostra que Kardec escrevia sobre coisas que ele não tinha a mínima idéia e cita o caso dos negros como exemplo, exatamente ao contrário do que você diz. Assista a partir de 10:15.
Apesar de serem um povo tão antigo , onde estava o seu progresso em comparacão aos outros povos?
Por que ainda eram selvagens ? Quais os seus avanços científicos e tecnológicos ? Onde estavam os Newtons , Leonardos Da Vince de sua sociedade?
Os defensores da supremacia branca ainda fazem essas perguntas na atualidade porque as consideram retóricas para a defesa de idéias racistas, exatamente como fez Kardec e pensam os fundamentalistas fanáticos do espiritismo.
Por isso ele deve ter chegado a conclusão de que, a causa disso seria essa , uma raça animada por espiritos mais atrasados. Sendo assim , isso é um conceito , não um preconceito e muito menos racismo no sentido de desprezar a outra raça.
Já mostramos aqui que você está completamente equivocado. Por favor leia e releia antes de insistir em pontos de vista já refutados.
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