Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Sr. JungF escreveu:
Sex, 29 Maio 2020 - 10:30 am
Sim, mas entre o prova e o descomprova há o momento do erro cujas consequências podem ser graves, e no caso das crenças racionais isto não ocorre de modo algum.

Pode provar que não acontece de modo algum?

Será que a crença espírita em que os negros são inferiores não teve nenhuma consequência? Em nenhum momento justificou atitudes racistas?

É menos grave que a hipótese - já abandonada - de que havia marcianos cavando canais?

E qual o problema em supor a existência de marcianos se o espiritismo afirma a existência de civilizações completas e complexas em vários lugares do Universo?

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Sex, 29 Maio 2020 - 13:59 pm

Quero ver uma tese na área das Ciências Exatas. Alguém antecipando resultados de testes realizados em algum laboratório espiritual. :lol: Algum médium sem formação científica psicografar e defender um trabalho da fronteira do conhecimento da mecânica quântica assinado por Dirac ou outro fantasma do mesmo nível.

Por enquanto, só cartinhas da vovó que acabou de morrer dizendo que está ótima do lado de lá.

Francamente....
Quando os "espíritos" se aventuraram a dar palpite nas ciências, ou falaram bobagem ou não disseram nada de novo.

Não há rigorosamente nenhum avanço da ciência derivado de algum documento psicografado.

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
HFC
Mensagens: 7
Registrado em: Seg, 27 Abril 2020 - 14:49 pm

Mensagem por HFC »

JungF, posso até concordar que o antropomorfismo é dispensado ou enormemente alterado, mas o antropocentrismo parece não ser. O que você acha?

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

LUÍS DE ALMEIDA
luis.dalmeida@clix.pt
Porto (Portugal)

Ainda no tema da Evolução, este é um artigo do Dr. Luís de Almeida, astrofísico, português e completamente envolvido com o movimento espírita europeu.

Cosmologia e O Livro dos Espíritos

Hoje, estamos a obter comprovações bastante importantes por parte de alguns astrofísicos, cosmólogos e físicos modernos na descoberta de uma consciência para lá do mundo das partículas.
Cosmologia & Especulação
A cosmologia é uma ciência única por várias razões. De um ponto de vista formal, a mais importante é que em cosmologia só podem fazer-se observações, e não experiências. Existe apenas um Universo para estudar, do qual, aliás, fazemos parte, e não é portanto possível alterar este ou aquele parâmetro, este ou aquele ingrediente, e registar o que acontece de diferente. Naturalmente isto conduz a alguns problemas sutis. Por exemplo, a questão de "quão especial é o nosso Universo" é de formulação complexa, porque não há um "Universo típico" que possa servir de comparação. Obviamente o simples fato de a nossa espécie existir impõe limitações a possíveis percursos evolutivos ou significado físico. Sob o ponto de vista prático, no entanto, a maior dificuldade está no fato de as escalas características de espaço e tempo em cosmologia serem muito superiores às habituais. Assim a Lua, que se encontra a cerca de 400.000 km, está a cerca de 1,3 segundos-luz. Note-se que ao olhar para a Lua não a vemos tal como ela é agora, mas sim tal como era há 1,3 segundos. O céu noturno é de fato uma "máquina do tempo".
Salientamos ainda que a expansão do Universo é uma expansão do próprio espaço, e não uma expansão das galáxias num espaço que já existe. De fato, o espaço é "criado" à medida que o Universo se expande. Além disso, também não é correto imaginar o começo do Universo como uma explosão em algum ponto do espaço, primeiro porque não existe qualquer ponto privilegiado (o Universo é homogêneo) e segundo porque o conceito de explosão está associado a um gradiente de pressão (e o Universo é isotrópico). Em particular, o Universo pode expandir-se tão depressa quanto quiser: a velocidade de expansão não está limitada pela velocidade da luz, porque não existe qualquer transporte de energia nessa expansão.
Normalmente, designa-se por especulação algo com que não se concorda, pelo que se poderia pensar que a especulação não tem qualquer papel a desempenhar em ciência. Na verdade, dá-se exatamente o contrário. Em física teórica, e especialmente no ramo da cosmologia, passamos a maior parte do tempo a tentar descobrir falhas nas teorias que já existem, bem como a analisar novas teorias especulativas que porventura permitam descrever tão bem ou melhor que as anteriores os dados experimentais. Uma das ferramentas é duvidar de tudo o que outros propuseram antes, para propormos nós próprios alternativas ousadas e para discutirmos interminavelmente entre nós. A tudo isto, chama-se ciência. (10)
Espaço-tempo negativo – O Mundo Espiritual
Nós, astrofísicos, sabemos que 95% da matéria/energia existente no Universo é desconhecida, a chamada “matéria escura”. Dentro do nosso limitado conhecimento, sabemos que uma partícula acelerada à velocidade da luz gasta uma energia exponencialmente maior, até que em certo ponto o aumento de sua velocidade necessita de uma energia astronomicamente grande, quando se inserem números maiores que o da velocidade da luz na equação de Einstein-Lorentz:

O matemático Charles Muses que parte do postulado da sua validade, deu a eles o nome de hipernúmeros.
Os hipernúmeros traduzem efeitos de energias superiores às da luz em velocidade. A partir do seu postulado, Muses elaborou um gráfico onde temos uma imagem em espelho:..... "não consegui copiar a imagem"

A matéria espaço-tempo positiva só pode existir abaixo da velocidade da luz, ou no universo espaço-tempo físico. A esfera espaço-tempo negativo será composta por partículas que se deslocam a velocidades maiores que a da luz. Essas partículas são denominadas de Taquion.
Podemos especular que esse universo espaço-tempo negativo poderá ser o universo do plano espiritual; de massa negativa e entropia negativa, onde o grau de desorganização tende a zero, por outras palavras, tende a ser “imutável” ou “eterno”.
Socorramo-nos d’O Livro dos Espíritos (6):
84. Os Espíritos constituem um mundo à parte, fora daquele que vemos?
“Sim, o mundo dos Espíritos, ou das inteligências incorpóreas.”
85. Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?
“O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo.”
86. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?
“Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem.”
Na “Introdução” do mesmo livro no Cap. VI lê-se Allan Kardec:
«Vamos resumir, em poucas palavras, os pontos principais da doutrina que nos transmitiram, a fim de mais facilmente respondermos a certas objeções.
“Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos.”
“O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo.”
“O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita.”
A Física Moderna leva-nos ao encontro do Espírito e de Deus
Vários físicos teóricos afirmam que a mecânica quântica pode constituir uma ponte entre a ciência e o mundo espiritual, pois, segundo ela, pode–se “reduzir” a matéria, de forma subjetiva e no domínio do abstrato, até à consciência – causa da “intelectualidade” da matéria. A consciência transforma as possibilidades da matéria em realidade, transformando as possibilidades quânticas em fatos reais. Essa consciência deve apresentar uma unidade e transcender o tempo, espaço e matéria. Não é algo material, na realidade, é a base de todos os seres.
Vejamos o que nos diz o professor de Lyon n’O Livro dos Espíritos (6):
23. Que é o Espírito?
“O princípio inteligente do Universo.”
a) Qual a natureza íntima do Espírito?
“Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa.”
Tanto é assim, que os físicos teóricos e astrofísicos postulam a existência de uma “partícula”, que seria a partícula “fundamental”, que ainda não foi encontrada, mas a qual o Prêmio Nobel da Física Leon Lederman denomina a “partícula divina”. Partícula essa decisiva, pois é ela que determina a massa das restantes, bem como a coesão dada pela gravidade dos 95% do Universo ainda desconhecido.
Socorramo-nos novamente de Allan Kardec n’O Livro dos Espíritos (6):
25. O Espírito independe da matéria, ou é apenas uma propriedade desta, como as cores o são da luz e o som o é do ar?
“São distintos uma do outro; mas a união do Espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria.”
26. Poder-se-á conceber o Espírito sem a matéria e a matéria sem o Espírito?
“Pode-se, é fora de dúvida, pelo pensamento.”
Cabe lembrar que os físicos, a partir das pesquisas do norte-americano Murray Gel-Mann, Prêmio Nobel em 1969, nos aceleradores de partícula, já admitem a existência de um domínio externo ao mundo cósmico dito material onde existem agentes ativos também chamados frameworkers, capazes de atuar sobre a energia do Universo, modulando-a e dando-lhe formas de partícula atômica, ou seja, por outras palavras – o espírito, chamado também “Agente Estruturador”.
Retornemos novamente ao mestre lionês n’O Livro dos Espíritos (6):
76. Que definição se pode dar dos Espíritos?
“Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.”
536. São devidos a causas fortuitas, ou, ao contrário, têm todos um fim providencial os grandes fenômenos da Natureza, os que se consideram como perturbação dos elementos?
“Tudo tem uma razão de ser e nada acontece sem a permissão de Deus.”
b) Concebemos perfeitamente que a vontade de Deus seja a causa primária, nisto como em tudo; porém, sabendo que os Espíritos exercem ação sobre a matéria e que são os agentes da vontade de Deus, perguntamos se alguns dentre eles não exercerão certa influência sobre os elementos para os agitar, acalmar ou dirigir?
“Mas evidentemente. Nem poderia ser de outro modo. Deus não exerce ação direta sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos.”
O Livro dos Espíritos: uma obra atual e de referência
A Física continua a dar ao Espiritismo uma contribuição gigantesca na confirmação dos postulados espíritas, que de maneira nenhuma nós, os espíritas, poderemos subestimar. Existe uma ciência espírita, com uma metodologia de ciência, assentada nas questões espirituais, mais do que possamos imaginar, e a prova disso é O Livro dos Espíritos – uma obra atual –, um manancial para a Física Moderna, trazendo-nos um novo conceito básico sobre a visão macro e microcósmica de Deus (ao defini-Lo como “a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”), do Espírito e da Matéria propriamente dita.

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

HFC escreveu:
Seg, 01 Junho 2020 - 12:43 pm
JungF, posso até concordar que o antropomorfismo é dispensado ou enormemente alterado, mas o antropocentrismo parece não ser. O que você acha?
Para os adeptos de um teísmo racional o antropocentrismo faz sentido, pois que o homem seria o cume da evolução.
Neste ponto a combinação do evolucionismo com o criacionismo, desde os primeiros passos com Darwin que se entretém com a forma, passando pelo idealismo espiritualista de Hegel é o que se poderia chamar de síntese perfeita.
É no sentido de que existe um objetivo na criação e este é exatamente o homem com seu espírito, que eu entendo o antropocentrismo.

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Esse texto não é uma salada, é um saladão. Misturou tudo e misturas desse tipo causam efeitos alucinógenos que distorcem a realidade para qualquer mente desinformada acreditar em qualquer besteira.

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JugF escreveu:Uma das ferramentas é duvidar de tudo o que outros propuseram antes, para propormos nós próprios alternativas ousadas e para discutirmos interminavelmente entre nós. A tudo isto, chama-se ciência.
Nada a ver. Isso não é Ciência. O autor ignora que a Ciência é construída sobre conhecimento acumulado. Não faz sentido pensar que é um monte de propostas ousadas saídas da cartola de gente que fica duvidando sem relação com o que já se comprovou como válido.
Podemos especular que esse universo espaço-tempo negativo poderá ser o universo do plano espiritual; de massa negativa e entropia negativa, onde o grau de desorganização tende a zero, por outras palavras, tende a ser “imutável” ou “eterno”.
Aqui cabe diferenciar uma especulação científica de uma especulação fantasiosa. Toda especulação científica é fundamentada em hipóteses formuladas a partir de evidências e de conhecimento acumulado. A especulação fantasiosa não tem essa exigência, ela só depende da criatividade para pensar algo diferente.

Portanto, misturar fantasia (plano espiritual) com Ciência (astrofísica) também é fantasia. Pior ainda, é uma fantasia que promove desinformação porque em geral quem acredita em "coisas espirituais" já demonstra ignorância científica e pode ser facilmente levado a acreditar numa versão falsa de uma especulação científica.
...

“Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa.”

Tanto é assim, que os físicos teóricos e astrofísicos postulam a existência de uma “partícula”, que seria a partícula “fundamental”, que ainda não foi encontrada, mas a qual o Prêmio Nobel da Física Leon Lederman denomina a “partícula divina”. Partícula essa decisiva, pois é ela que determina a massa das restantes, bem como a coesão dada pela gravidade dos 95% do Universo ainda desconhecido.
Bullshit. Os espíritas tentam ajustar o alvo na direção da flexa.

Essa analogia é burra demais além de tosca. A Ciência, como disse acima, postula fundamentada em fatos, evidência e conhecimento acumulado. E o espiritismo? Apenas aproveita para pegar carona num entendimento da divulgação científica que usa vocabulário e figuras de linguagens que podem sugerir o que ele propõe como fantasia.
Socorramo-nos novamente de Allan Kardec n’O Livro dos Espíritos ...
Isso é ridículo e só serve para alimentar delírios pelos motivos já expostos em inúmeras discussões.

A Física continua a dar ao Espiritismo uma contribuição gigantesca na confirmação dos postulados espíritas,....
:lol: :lol: :lol: Abobrinha

...que de maneira nenhuma nós, os espíritas, poderemos subestimar. Existe uma ciência espírita, com uma metodologia de ciência, assentada nas questões espirituais, mais do que possamos imaginar, ...
:lol: :lol: :lol: mais abobrinha. Não existe "ciência" fundamentada em dogmatismo. A "ciência" espírita se baseia em "verdades" reveladas, saídas de uma cartola "espiritual". Os espíritas apenas ficam torcendo para que as interpretações equivocadas da Ciência que eles não entendem "confirmem" as bobagens pré-anunciadas pelos espíritos que eles são incapazes de provar que existem.

...e a prova disso é O Livro dos Espíritos – uma obra atual –, um manancial para a Física Moderna, trazendo-nos um novo conceito básico sobre a visão macro e microcósmica de Deus (ao defini-Lo como “a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”), do Espírito e da Matéria propriamente dita.
Essa parte é puro delírio.

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

23. Que é o Espírito?
“O princípio inteligente do Universo.”
a) Qual a natureza íntima do Espírito?
“Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa.”
Tanto é assim, que os físicos teóricos e astrofísicos postulam a existência de uma “partícula”, que seria a partícula “fundamental”, que ainda não foi encontrada, mas a qual o Prêmio Nobel da Física Leon Lederman denomina a “partícula divina”. Partícula essa decisiva, pois é ela que determina a massa das restantes, bem como a coesão dada pela gravidade dos 95% do Universo ainda desconhecido.
Socorramo-nos novamente de Allan Kardec n’O Livro dos Espíritos [...]
:?: :?: :?:
Não entendi a relação entre a #23 e o (postulado) bóson de Higgs :think:

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gorducho escreveu:
Qui, 04 Junho 2020 - 13:32 pm
23. Que é o Espírito?
“O princípio inteligente do Universo.”
a) Qual a natureza íntima do Espírito?
“Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa.”
Tanto é assim, que os físicos teóricos e astrofísicos postulam a existência de uma “partícula”, que seria a partícula “fundamental”, que ainda não foi encontrada, mas a qual o Prêmio Nobel da Física Leon Lederman denomina a “partícula divina”. Partícula essa decisiva, pois é ela que determina a massa das restantes, bem como a coesão dada pela gravidade dos 95% do Universo ainda desconhecido.
Socorramo-nos novamente de Allan Kardec n’O Livro dos Espíritos [...]
:?: :?: :?:
Não entendi a relação entre a #23 e o (postulado) bóson de Higgs :think:
É a mesma tática dos charlatães "quânticos": eles pegam, por exemplo, o Princípio da Incerteza para justificar qualquer alucinação que lhes venha à cabeça. Afinal, "como a ciência já provou", tudo é incerto, tudo é possível.

O leigo, que não faz a mínima ideia do que está sendo discutido, fica com a impressão de que os absurdos "quânticos" foram provados cientificamente.

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Avatar do usuário
Ricardo
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb, 05 Setembro 2020 - 10:16 am

Mensagem por Ricardo »

28. Os espíritos podem guiar nas pesquisas científicas e nas
descobertas?
A ciência é a obra do gênio; não deve adquiri-la senão pelo trabalho, porque é só pelo trabalho que o homem avança no seu caminho.
Que mérito teria se não houvesse senão que interrogar os Espíritos para
tudo saber? Todo imbecil poderia tornar-se sábio a esse preço. Ocorre o
mesmo com as invenções e as descobertas da indústria. Depois, há uma
outra consideração, a de que cada coisa deve vir a seu tempo, e quando
as idéias estejam maduras para recebê-las; se o homem tivesse esse
poder, transtornaria a ordem das coisas, fazendo crescer os frutos antes da época.
Deus disse ao homem: Tirarás teu sustento da terra com o suor do
teu rosto; admirável figura que pinta a condição na qual está neste
mundo; ele deve progredir em tudo pelo esforço do trabalho; se as coisas
lhe fossem dadas todas prontas, de que lhe serviria sua inteligência?
Seria como o escolar do qual um outro faria o dever.
O sábio e o inventor jamais são assistidos pelos Espíritos em
suas pesquisas?
Oh! isso é bem diferente. Quando há chegado o tempo de uma
descoberta, os Espíritos encarregados de dirigir-lhe a marcha procuram
o homem capaz de conduzi-la a bom termo, e lhe inspiram as idéias
necessárias, de maneira a deixar-lhe todo o mérito, porque, essas idéias,
é preciso que as elabore e as execute. Ocorre o mesmo com todos os
grandes trabalhos da inteligência humana. Os Espíritos deixam cada
homem em sua esfera; daquele que não está apropriado senão para cavar
a terra não farão o depositário dos segredos de Deus; mas saberão tirar
da obscuridade o homem capaz de secundar seus desígnios. Não vos
deixeis, pois, arrastar pela curiosidade ou ambição em um caminho que
não é o do Espiritismo e que resultaria para vós nas mais ridículas mistificações.

Re: Estudo da Evolução da vida, no Espiritismo.

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Quando há chegado o tempo de uma
descoberta, os Espíritos encarregados de dirigir-lhe a marcha procuram
o homem capaz de conduzi-la a bom termo, e lhe inspiram as idéias
necessárias, de maneira a deixar-lhe todo o mérito, porque, essas idéias,
é preciso que as elabore e as execute. Ocorre o mesmo com todos os
grandes trabalhos da inteligência humana.
Tanta bogagem... :lol: :lol: :lol:

Só não inspiram idéias para provar que eles existem. Parece que preferem passar vergonha com fraudes e casos de polícia.

Não vou listar de novo as besteiras enviadas pelos "espíritos".
Responder