Mais tolo é aquele que pensa que um ser finito e limitado, que mal compreende a si mesmo, pode alcançar qualquer divindade transcendental, onipotente, atemporal e incognoscível.
O cético, ao reconhecer sua ignorância diante do desconhecido, assume a posição de humildade na imensidão da natureza.
No tópico Tentar provar Deus vai contra a fé! meu argumento é justamente que quem intente provar a existência de Deus é, em suma, o seu algoz.JungF escreveu: ↑Qui, 01 Agosto 2024 - 09:40 amÉ comum que os céticos atribuam à fé um sentido, digamos, negativo, pois acreditam ser a fé contrária à razão.
Conquanto óbvio, e eu sempre tenha me esforçado para destacar este ponto, a fé é diferente da mera crença religiosa. A primeira é aquela crença transformada em ações condizentes, que transformam os discursos ornados de palavras vazias em atitudes de compreensão, tolerância e caridade. Atitudes que transformam a cultura inútil ao semelhante na sabedoria que esclarece e conforta os tristes e miseráveis.
Mas a fé demanda não apenas experiências inabordáveis ao frio raciocínio, mas um tipo de maturidade do sentimento que advém com o já citado Tempo das Reencarnações