Religião e Racismo

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 867
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Lembrando que quando o Espírito, canalizado pelo Alfred Didier na Société [RE, fevereiro/62 - L'Esclavage], comentando o caso do grande abolicionista John Brown enforcado na America, questiona a conveniência da Abolição
[…] Les philanthropes, à cette question, montrent l'Évangile et disent : Jésus a-t-il parlé d'esclaves ? Non ; mais Jésus a parlé de résignation et a dit cette parole sublime : « Mon royaume n'est pas de ce monde. » […] « Qu'auriez-vous fait après la victoire ? »
o Kardec não dá 1 piu sequer contrariando o Espírito :!:
Obs: por Liberdade de Expressão entendo justificado ele publicar a mensagem, mas tinha OBRIGAÇÃO de comentá-la contradizendo e deixando BEM claro posição dele a favor de Abolição SEMPRE, sem “desculpas”. Até a própria mensagem seria pretexto pra ele firmar posição BEM clara.

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Ricardo
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb, 05 Setembro 2020 - 10:16 am

Mensagem por Ricardo »

Embora seja tecnicamente possível "amar" alguém enquanto o consideramos inferior, esse tipo de amor não é autêntico nem ético. Ele reflete preconceitos e desigualdades que impedem relações verdadeiramente respeitosas e mutuamente enriquecedoras.

O amor genuíno exige que vejamos o outro como igual, celebrando nossas diferenças sem criar hierarquias. Quando tratamos as pessoas com igualdade, estamos promovendo valores universais de respeito, dignidade e justiça.

Re: Religião e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gorducho escreveu:
Dom, 01 Dezembro 2024 - 11:22 am
O Kardec em racismo siquer era "progressista" nos próprios padrões da época. Até o famigerado Maximilien-François-Marie-Isidore de Robespierre era abolicionista.
Claro que A Escravidão [RE, fevereiro/62] foi ditado pelo "Espírito", mas o Kardec fica silente. Se resolveu publicar devia ter contra argumentado pra fazer veemente crítica à escravidão. Mas ficou silente quando o "Espírito" alfineta a memória do John Brown e prega "resignação" pelos escravos.
Só pra refrescar memórias...
L'Esclavage, RE fevereiro/62 escreveu:Les philanthropes, à cette question, montrent l'Évangile et disent : Jésus a-t-il parlé d'esclaves ? Non ; mais Jésus a parlé de résignation et a dit cette parole sublime : « Mon royaume n'est pas de ce monde. » John Brown, quand je contemple votre cadavre au gibet, je me sens saisi d'une pitié profonde et d'une admiration enthousiaste ; mais la raison, cette brutale raison qui nous ramène sans cesse au pourquoi, nous fait dire en nous-mêmes : « Qu'auriez-vous fait après la victoire ? »
'

Pois, se o Espiritismo já é, por si só, um manifesto escancarado contra a escravidão, para que Kardec precisaria ficar reafirmando o óbvio? Só para facilitar a vida dos ateus do futuro, que vão pinçar frases soltas, distorcê-las e inventar narrativas que só existem na cabeça deles :roll: :?:

Kardec:
A Gênese > Capítulo I » Caráter da revelação espírita

36. Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, grande senhor ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade.
Kardec:
A Gênese » As predições segundo o Espiritismo » Capítulo XVIII - São chegados os tempos » Sinais dos tempos

21. Essa fase já se revela por sinais inequívocos, por tentativas de reformas úteis e que começam a encontrar eco. Assim é que vemos fundar-se uma imensidade de instituições protetoras, civilizadoras e emancipadoras, sob o influxo e por iniciativa de homens evidentemente predestinados à obra da regeneração; que as leis penais se vão apresentando dia a dia impregnadas de sentimentos mais humanos. Enfraquecem-se os preconceitos de raça, os povos entram a considerar-se membros de uma grande família; pela uniformidade e facilidade dos meios de realizar suas transações, eles suprimem as barreiras que os separavam e de todos os pontos do mundo reúnem-se em comícios universais, para os torneios pacíficos da inteligência.
Kardec:
Revista Espírita 1866 » Outubro » Instruções dos Espíritos sobre a regeneração da humanidade

Contudo, através da nuvem sombria que vos envolve e em cujo seio ruge a tempestade, observai que já surgem os primeiros raios da era nova! A fraternidade lança os seus fundamentos em todos os pontos do globo e os povos se estendem as mãos; a barbárie adquire hábitos familiares ao contato da civilização; os preconceitos de raça e de seita, que fizeram correr rios de sangue, se extinguem; o fanatismo e a intolerância perdem terreno, enquanto a liberdade de consciência penetra os costumes e torna-se um direito. Por toda parte fermentam as ideias; vê-se o mal e experimentam-se os remédios, mas muitos andam sem bússola e se tresmalham nas utopias. O mundo está num imenso trabalho de parto que durará um século. Nesse trabalho, ainda confuso, vê-se, entretanto, dominar uma tendência para um objetivo: o da unidade e da uniformidade que predispõem à fraternização.






'

Re: Religião e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

'
O Livro dos Espíritos - Das leis morais » Lei de liberdade » Escravidão

829. Haverá homens que estejam, por natureza, destinados a ser propriedade de outros homens?

“É contrária à lei de Deus toda sujeição absoluta de um homem a outro homem. A escravidão é um abuso da força. Desaparece com o progresso, como gradativamente desaparecerão todos os abusos.”

É contrária à Natureza a lei humana que consagra a escravidão, pois que assemelha o homem ao irracional e o degrada física e moralmente.

830. Quando a escravidão faz parte dos costumes de um povo, são censuráveis os que dela aproveitam, embora só o façam conformando-se com um uso que lhes parece natural?

“O mal é sempre o mal e não há sofisma que faça se torne boa uma ação má. A responsabilidade, porém, do mal é relativa aos meios de que o homem disponha para compreendê-lo. Aquele que tira proveito da lei da escravidão é sempre culpado de violação da lei da Natureza. Mas nisso, como em tudo, a culpabilidade é relativa. Tendo-se a escravidão introduzido nos costumes de certos povos, possível se tornou que, de boa-fé, o homem se aproveitasse dela como de uma coisa que lhe parecia natural. Entretanto, desde que, mais desenvolvida e, sobretudo, esclarecida pelas luzes do Cristianismo, sua razão lhe mostrou que o escravo era um seu igual perante Deus, nenhuma desculpa mais ele tem.”

831. A desigualdade natural das aptidões não coloca certas raças humanas sob a dependência das raças mais inteligentes?

“Sim, mas para que estas as elevem, não para embrutecê-las ainda mais pela escravização. Durante longo tempo, os homens consideraram certas raças humanas como animais de trabalho, munidos de braços e mãos, e se julgaram com o direito de vender os dessas raças como bestas de carga. Consideram-se de sangue mais puro os que assim procedem. Insensatos! Nada vêem senão a matéria. Mais ou menos puro não é o sangue, porém o Espírito.” (361-803)

832. Há, no entanto, homens que tratam seus escravos com humanidade; que não deixam lhes falte nada e acreditam que a liberdade os exporia a maiores privações. Que dizeis disso?

“Digo que esses compreendem melhor os seus interesses. Igual cuidado dispensam aos seus bois e cavalos, para que obtenham bom preço no mercado. Não são tão culpados como os que maltratam os escravos, mas nem por isso deixam de dispor deles como de uma mercadoria, privando-os do direito de se pertencerem a si mesmos.”



'

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 6498
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Sáb, 22 Março 2025 - 09:06 am
'
O Livro dos Espíritos - Das leis morais » Lei de liberdade » Escravidão
831. A desigualdade natural das aptidões não coloca certas raças humanas sob a dependência das raças mais inteligentes?

“Sim, mas para que estas as elevem, não para embrutecê-las ainda mais pela escravização. Durante longo tempo, os homens consideraram certas raças humanas como animais de trabalho, munidos de braços e mãos, e se julgaram com o direito de vender os dessas raças como bestas de carga. Consideram-se de sangue mais puro os que assim procedem. Insensatos! Nada vêem senão a matéria. Mais ou menos puro não é o sangue, porém o Espírito.” (361-803)
Isto resume a posição espírita: "Há raças inferiores, mas as raças superiores não têm o direito de escravizá-las".

Re: Religião e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Março 2025 - 09:44 am
Cal Kestis escreveu:
Sáb, 22 Março 2025 - 09:06 am
'
O Livro dos Espíritos - Das leis morais » Lei de liberdade » Escravidão
831. A desigualdade natural das aptidões não coloca certas raças humanas sob a dependência das raças mais inteligentes?

“Sim, mas para que estas as elevem, não para embrutecê-las ainda mais pela escravização. Durante longo tempo, os homens consideraram certas raças humanas como animais de trabalho, munidos de braços e mãos, e se julgaram com o direito de vender os dessas raças como bestas de carga. Consideram-se de sangue mais puro os que assim procedem. Insensatos! Nada vêem senão a matéria. Mais ou menos puro não é o sangue, porém o Espírito.” (361-803)
Isto resume a posição espírita: "Há raças inferiores, mas as raças superiores não têm o direito de escravizá-las".
Não é isso, de fato, o que ocorreu na história da humanidade e ainda persiste hoje? A desigualdade das aptidões não levou certos povos a ficarem sob a dependência de outros mais desenvolvidos? A diferença é que a posição espírita não se resume a isso. Ela condena de maneira inequívoca o uso dessas desigualdades como justificativa para a opressão ou escravização. Pelo contrário, a doutrina refuta veementemente essas distorções, afirmando que todas as raças e povos possuem o mesmo valor espiritual e merecem ser tratados com igualdade e fraternidade.

Curiosamente, o que muitos ignoram é que o combate do espiritismo ao racismo e à escravidão se dava justamente contra as ideias das correntes materialistas da época — os ateus daquele período —, como a frenologia e a eugenia, pseudociências exclusivamente materialistas que justificavam a opressão racial, as castas e o racismo. Nunca vi até hoje nenhum ateu condenar essas ideias, embora utilizem os textos de Kardec do século 19 para acusá-lo de racismo. Eles não reconhecem que essas ideias, como a eugenia e a frenologia, são crenças materialistas, diretamente ligadas ao racismo e que Kardec estava combatendo justamente por isso. Tentam desviar o foco, acusando Kardec de racista, enquanto escondem o fato de que o verdadeiro racismo da época era alimentado por essas correntes pseudocientíficas materialistas (ateias), que o espiritismo refutava veementemente, introduzindo elementos espirituais que atribuíram um maior sentido à evolução humana, sem justificar o racismo, ao contrário das ideias materialistas.

Um exemplo claro dessas ideias ateias, que beiram o absurdo e eram aceitas na época, pode ser encontrado na Revista Espírita de 1861, no artigo intitulado 'A Cabeça de Garibaldi'. Nele, Allan Kardec menciona uma carta publicada em um periódico francês por um médico altamente respeitado da época, o Dr. Riboli, que se identificava como materialista.
O Dr. Riboli acha que a organização cerebral de Garibaldi corresponde perfeitamente a todas as eminentes faculdades morais e intelectuais que o distinguem e aduz:

Podeis sorrir de meu fanatismo, mas posso assegurar-vos que os momentos que passei examinando essa cabeça notável foram os mais felizes de minha vida. Eu vi, meu caro amigo, eu vi esse grande homem dar como uma criança a tudo quanto eu lhe pedia. Essa cabeça, que contém um mundo, eu segurei em minhas mãos durante mais de vinte minutos, sentindo a cada instante ressaltar sob os meus dedos as desigualdades e os contrastes de seu gênio...

“Garibaldi tem 1 metro e 64 centímetros de altura. Medi todas as proporções: a largura das espáduas, o comprimento dos braços e das pernas, a grossura do tronco. Numa palavra, é um homem bem proporcionado, forte e de temperamento nervoso sanguíneo.

“O volume da cabeça é notável. A principal fenomenalidade é a altura do crânio, medida da orelha ao alto da cabeça, que é de 20 centímetros. Esta predominância particular de toda a parte superior da cabeça denota, à primeira vista, e sem exame prévio, uma organização excepcional. O desenvolvimento do crânio na parte superior, sede dos sentimentos, indica a preponderância de todas as faculdades nobres sobre os instintos. A craniologia da cabeça de Garibaldi logo apresenta, após o exame, uma fenomenalidade original das mais raras, pode-se dizer sem precedentes. A harmonia de todos os órgãos é perfeita e a resultante matemática de seu conjunto apresenta, antes de tudo: a abnegação antes de tudo e em tudo; a prudência e o sangue frio; a natural austeridade dos costumes; a meditação quase contínua; a eloquência grave e exata; a lealdade dominante; sua deferência incrível com os amigos, a ponto de sofrer com isto; sua perceptibilidade a respeito dos homens que o cercam é, sobretudo, dominante.

“Numa palavra, meu caro, sem vos aborrecer com todas as comparações, com todos os contrastes da causalidade, da habitatividade, da construtividade, da destrutividade[1], é uma cabeça maravilhosa, orgânica, sem desfalecimentos, que a Ciência estudará e tomará por modelo, etc.
Essas eram as ideias materialistas (ateias) que dominavam a ciência da época e contra as quais o Espiritismo se opunha. No entanto, os ateus frequentemente distorcem esses fatos para ocultar essa realidade.

Re: Religião e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Os Ateus do Século XIX:

Inspirados na teoria da evolução de Charles Darwin, defendia que as sociedades e as raças humanas estavam em uma "luta pela sobrevivência", onde os mais "aptos" (europeus brancos) triunfariam sobre os "menos aptos" (africanos, indígenas, asiáticos). Essa visão, baseada no Darwinismo Social, foi usada para justificar o colonialismo, a escravidão e a exploração de povos não europeus.

Kardec:

Combatia essas ideias ao defender a igualdade fundamental entre todos os espíritos, independentemente da raça ou condição social. Rejeitou a noção de que certos grupos humanos seriam naturalmente superiores a outros e apresentou uma visão espiritualista da evolução, que se opunha ao determinismo biológico do Darwinismo Social. Para Kardec, o verdadeiro progresso ocorre no plano moral e intelectual, sendo a evolução humana fruto do aperfeiçoamento espiritual ao longo das reencarnações, e não de características físicas ou genéticas.


Ateus em 2025:

Apagam e relativizam o racismo materialista do passado, mas falsificam a história para atribuí-lo a quem, de fato, o combateu. Qualquer semelhança com as táticas de propaganda da União Soviética não é mera coincidência. O comunismo, sendo uma "religião política" do ateísmo, sempre utilizou a reescrita da história e a inversão de papéis para manipular a percepção popular.

'

Re: Religião e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Revista Espírita 1861 » Outubro » Banquete oferecido a Allan Kardec

BANQUETE

OFERECIDO AO SR. ALLAN KARDEC PELOS VÁRIOS GRUPOS DE ESPÍRITAS LIONESES,

A 19 DE SETEMBRO DE 1861



DISCURSO DO SR. ALLAN KARDEC


Kardec:

[...]Não julgueis, senhores, que esta espontaneidade que vos levou a vos reunirdes aqui seja um fato puramente pessoal. Esta reunião, não duvideis, tem um caráter especial e providencial. Uma vontade superior a provocou. Mãos invisíveis vos impeliram para cá, malgrado vosso, e talvez um dia ela seja inserida nos fastos do Espiritismo. Possam os nossos irmãos futuros lembrar este dia memorável, em que os espíritas lioneses, dando exemplo de união e concórdia, plantaram, nestes novos ágapes, a primeira baliza da aliança que deve existir entre os espíritas de todos os países do mundo, porque o Espiritismo, restituindo ao Espírito seu verdadeiro papel na Criação, e constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, suprime naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens em conseqüência das vantagens corporais e mundanas sobre as quais só o orgulho fundou as castas e os estúpidos preconceitos de cor. Alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, o Espiritismo estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional que aquela que tem por base apenas os frágeis laços da matéria, pois esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos. Uma vez bem compreendidos, tais laços influirão, pela força das coisas, nas relações sociais, e mais tarde na legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade. Ver-se-á então desaparecerem essas anomalias que chocam os homens de bom-senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje. Mas isto é a obra do tempo. Deixemos a Deus o cuidado de fazer que cada coisa venha a seu tempo. Esperemos tudo de sua sabedoria, e rendamos-lhe graças por nos ter permitido assistir à aurora que surge para a Humanidade e por nos haver escolhido como os pioneiros da grande obra que se prepara. Que ele se digne espalhar sua bênção sobre esta assembleia, a primeira em que os adeptos do Espiritismo estão reunidos em tão grande número, com um sentimento de verdadeira confraternidade.[...]

______________________________________________




Revista Espírita 1864 » Maio » A Escola Espírita Americana

Kardec:

[...] Os Espíritos procedem em toda parte com sabedoria e prudência. Para se fazerem aceitar, evitam chocar muito bruscamente as ideias estabelecidas. Eles não irão dizer inconsideradamente a um muçulmano que Maomé é um impostor. Nos Estados Unidos,o dogma da reencarnação teria vindo chocar-se contra os preconceitos de cor, tão profundamente arraigados no país. O essencial era fazer aceitar o princípio fundamental da comunicação do mundo visível com o invisível. As questões de detalhe viriam a seu tempo. Ora, não há dúvida que esse obstáculo acabe por desaparecer, e que um dos resultados da guerra civil atual seja o gradativo enfraquecimento dos preconceitos, que são uma anomalia numa nação tão liberal.


___________________________
Editado pela última vez por Cal Kestis em Dom, 23 Março 2025 - 11:02 am, em um total de 1 vez.

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 6498
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Sáb, 22 Março 2025 - 16:24 pm
Os Ateus do Século XIX:

Inspirados na teoria da evolução de Charles Darwin, defendia que as sociedades e as raças humanas estavam em uma "luta pela sobrevivência", onde os mais "aptos" (europeus brancos) triunfariam sobre os "menos aptos" (africanos, indígenas, asiáticos). Essa visão, baseada no Darwinismo Social, foi usada para justificar o colonialismo, a escravidão e a exploração de povos não europeus.

Kardec:

Combatia essas ideias ao defender a igualdade fundamental entre todos os espíritos, independentemente da raça ou condição social. Rejeitou a noção de que certos grupos humanos seriam naturalmente superiores a outros e apresentou uma visão espiritualista da evolução, que se opunha ao determinismo biológico do Darwinismo Social. Para Kardec, o verdadeiro progresso ocorre no plano moral e intelectual, sendo a evolução humana fruto do aperfeiçoamento espiritual ao longo das reencarnações, e não de características físicas ou genéticas.

Ateus em 2025:

Apagam e relativizam o racismo materialista do passado, mas falsificam a história para atribuí-lo a quem, de fato, o combateu. Qualquer semelhança com as táticas de propaganda da União Soviética não é mera coincidência. O comunismo, sendo uma "religião política" do ateísmo, sempre utilizou a reescrita da história e a inversão de papéis para manipular a percepção popular.
Muitos, no final do século XIX eram racistas, ateus ou não. Era uma época de transição. A escravidão ainda existia, mas estava sendo combatida.
E, no caso dos ateus, não o fizeram por serem ateus, mas porque, tanto eles como as pessoas religiosas, ainda estavam presos a ideias antigas e tradicionais.
Só que o espiritismo se pretende guiado pelos espíritos, portanto não deveria ter sido influenciado pelo pensamento da época.

Continua sem refutação a afirmação dos espíritas e dos espíritos de que haveria raças inferiores que precisavam ser guiadas pelas superiores (não importando o fato de fossem contra a escravidão).
O Livro dos Espíritos - Das leis morais » Lei de liberdade » Escravidão
831. A desigualdade natural das aptidões não coloca certas raças humanas sob a dependência das raças mais inteligentes?

“Sim, mas para que estas as elevem, não para embrutecê-las ainda mais pela escravização. Durante longo tempo, os homens consideraram certas raças humanas como animais de trabalho, munidos de braços e mãos, e se julgaram com o direito de vender os dessas raças como bestas de carga. Consideram-se de sangue mais puro os que assim procedem. Insensatos! Nada vêem senão a matéria. Mais ou menos puro não é o sangue, porém o Espírito.” (361-803)

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 6498
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Sáb, 22 Março 2025 - 16:24 pm
Os Ateus do Século XIX:

Inspirados na teoria da evolução de Charles Darwin, defendia que as sociedades e as raças humanas estavam em uma "luta pela sobrevivência", onde os mais "aptos" (europeus brancos) triunfariam sobre os "menos aptos" (africanos, indígenas, asiáticos). Essa visão, baseada no Darwinismo Social, foi usada para justificar o colonialismo, a escravidão e a exploração de povos não europeus.
A escravidão sempre existiu e as humanidade sempre foi, em sua maioria, religiosa.
Os ateus sempre foram uma minoria, muitas vezes perseguida, portanto silenciosa, portanto não faz sentido culpá-los pelo colonialismo, escravidão e outros males.
É a mania das religiões de pintá-los como aberrações pecaminosas quando, pelo contrário, os cristãos muitas vezes usaram sua fé como pretexto para se impor a outros povos, tomar suas terras e doutriná-los pela força.

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 6498
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Dom, 23 Março 2025 - 09:23 am
Revista Espírita 1864 » Maio » A Escola Espírita Americana

Kardec:

[...] Os Espíritos procedem em toda parte com sabedoria e prudência. Para se fazerem aceitar, evitam chocar muito bruscamente as ideias estabelecidas. Eles não irão dizer inconsideradamente a um muçulmano que Maomé é um impostor. Nos Estados Unidos,o dogma da reencarnação teria vindo chocar-se contra os preconceitos de cor, tão profundamente arraigados no país. O essencial era fazer aceitar o princípio fundamental da comunicação do mundo visível com o invisível. As questões de detalhe viriam a seu tempo. Ora, não há dúvida que esse obstáculo acabe por desaparecer, e que um dos resultados da guerra civil atual seja o gradativo enfraquecimento dos preconceitos, que são uma anomalia numa nação tão liberal.
Previsão que não se realizou. A guerra civil pode ter imposto, pela força das armas, o fim da escravidão nos EUA, mas o preconceito continuou firme e forte.
Ainda nos anos 60, ou seja, um século depois, foi necessário reprimir a revolta contra crianças negras estudando junto com as brancas ou negros viajando nos ônibus nos lugares reservados aos brancos.
Recentemente, tivemos nazistas desfilando livremente com cartazes com suásticas e frases tipo "A América para os brancos". Que eu saiba, não foram presos.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 08 Junho 2022 - 09:24 am
Espíritos dando pitaco em assuntos científicos:

46. Ainda há seres que nasçam espontaneamente?

“Sim, mas o gérmen primitivo já existia em estado latente. Sois todos os dias testemunhas desse fenômeno. Os tecidos do corpo humano e do dos animais não encerram os germens de uma multidão de vermes que só esperam, para desabrochar, a fermentação pútrida que lhes é necessária à existência? É um mundo minúsculo que dormita e se cria.”

https://www.olivrodosespiritoscomentado ... v1q46.html

Erro de interpretação.
O texto está refutando a geração espontânea, antes da refutação final da geração espontânea por Pasteur (1859–1861).

Antropologia

50. A espécie humana começou por um único homem?

“Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

51. Poderemos saber em que época viveu Adão?

“Mais ou menos na que lhe assinais : cerca de 4.000 anos antes do Cristo.”
Erro de interpretação.
O Texto está refutando o Adão bíblico.


Texto completo:
0. A espécie humana começou por um único homem?

“Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

51. Poderemos saber em que época viveu Adão?

“Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo.”

O homem cuja tradição se conservou sob o nome de Adão foi dos que sobreviveram, em certa região, a alguns dos grandes cataclismos que revolveram em diversas épocas a superfície do globo, e se constituiu tronco de uma das raças que atualmente o povoam. As leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, comprovados muito tempo antes do Cristo, se tenham realizado em alguns séculos, como haveria sucedido se o homem não existisse na Terra senão a partir da época indicada para a existência de Adão. Muitos, com mais razão, consideram Adão um mito ou uma alegoria que personifica as primeiras idades do mundo.

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 867
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Cal Kestis escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 10:55 am
Erro de interpretação.
O texto está refutando a geração espontânea, antes da refutação final da geração espontânea por Pasteur (1859–1861).
Que seja :think: mas então o Kardec não levou fé no Espírito :!:
RE julho/68 escreveu:La question de la génération spontanée est de ce nombre. Personnellement c'est pour nous une conviction, et si nous l'eussions traitée dans un ouvrage ordinaire, nous l'aurions résolue par l'affirmative ; [...]
et une sorte de fermentation permettent aux molécules de matière, vivifiées par le fluide vital, de se réunir.

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gorducho escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 11:36 am
Sr. Cal Kestis escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 10:55 am
Erro de interpretação.
O texto está refutando a geração espontânea, antes da refutação final da geração espontânea por Pasteur (1859–1861).
Que seja :think: mas então o Kardec não levou fé no Espírito :!:
RE julho/68 escreveu:La question de la génération spontanée est de ce nombre. Personnellement c'est pour nous une conviction, et si nous l'eussions traitée dans un ouvrage ordinaire, nous l'aurions résolue par l'affirmative ; [...]
et une sorte de fermentation permettent aux molécules de matière, vivifiées par le fluide vital, de se réunir.
Não entendi sua dúvida. Parece que você está com receio de falar de forma direta.

Antes de questionar, leia o artigo com atenção para não cometer o mesmo erro.

O artigo origial:
https://www.ipeak.net/site/estudo/6191/ ... a-genese/1

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 867
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Cal Kestis escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 12:12 pm
O texto está refutando a geração espontânea, antes da refutação final da geração espontânea por Pasteur (1859–1861).
Não entendi sua dúvida.
Ok: o Espírito falou pra ele que não tinha, certo :?:
Mas o que ele achava ~9 meses antes de falecer :?:

Re: Espiritismo e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Gorducho escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 13:15 pm
Sr. Cal Kestis escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 12:12 pm
O texto está refutando a geração espontânea, antes da refutação final da geração espontânea por Pasteur (1859–1861).
Não entendi sua dúvida.
Ok: o Espírito falou pra ele que não tinha, certo :?:
Mas o que ele achava ~9 meses antes de falecer :?:
Continuo sem entender. Seja direto. Aponte o trecho.

Re: Religião e Racismo

Cal Kestis
Mensagens: 158
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Explicando essa questão da geração espontânea nas obras de Kardec, e por que elas parecem contraditórias - já que o Sr. Gorducho não se pronunciou:

Na questão 46 da 2ª edição de O Livro dos Espíritos (presente também na 1ª edição de 1857), Kardec refuta a teoria clássica da geração espontânea - a ideia antiga, pré-científica, de que seres vivos podiam surgir do nada ou da matéria em decomposição, sem causa natural identificável. Por exemplo:

– Que ratos nasciam de trapos sujos.
– Que vermes surgiam “espontaneamente” de carne podre.

Essa era a versão mítica da geração espontânea, rejeitada definitivamente por Pasteur entre 1859 e 1861. Kardec já refuta essa ideia antes mesmo das experiências de Pasteur.

Já o trecho da Revista Espírita de 1858, trazido pelo Sr. Gorducho, trata de outra coisa. Ali, Kardec está desenvolvendo uma hipótese científica sobre a origem da vida por geração espontânea - no sentido em que hoje chamamos de abiogênese química: a vida surgindo de reações em compostos orgânicos formados abióticamente. Ele desenvolve toda uma hipótese sobre isso no artigo citado:

Link do artigo: https://www.ipeak.net/site/estudo/6191/ ... a-genese/1

Esse uso do termo “geração espontânea” não se refere mais à teoria popular e errada do passado.

Hoje, não se usa mais esse termo porque ele ficou associado à ideia ultrapassada de que a vida surgia do nada - como moscas nascendo em carne podre. A ciência moderna prefere “abiogênese” justamente para evitar essa confusão.

Em resumo:

– Kardec usou o termo “geração espontânea” na questão 46, do Livro dos Espíritos, para refutar a teoria clássica da geração espontânea. E usou o termo na Revista Espírita, e na Gênese, porque era o termo técnico da época, mas ele se referia a duas ideias diferentes:

Questão 46, do Livro dos Espíritos: A ideia errada de que a vida surge do nada (refutada por ele na questão 46).

Artigo trazido pelo Sr. Gorducho: A hipótese científica de que a vida surgiu, em algum momento, a partir da matéria inorgânica, num processo natural, também conhecido na época por geração espontânea, e hoje, abiogênese química.


'

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 867
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

:?: :?: :?:
Destaques meus.
Sr. Cal Kestis escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 17:55 pm
a ideia antiga, pré-científica, de que seres vivos podiam surgir do nada ou da matéria em decomposição, sem causa natural identificável. Por exemplo:

– Que ratos nasciam de trapos sujos.
– Que vermes surgiam “espontaneamente” de carne podre.
[...] amènent la fermentation putride, et, par suite, la formation de nouveaux composés chimiques. C'est alors qu'on voit tous les tissus subitement envahis par des myriades de vers qui s'en repaissent, sans doute pour en hâter la destruction. Comment seraient-ils procréés puisqu'il n'y en avait pas de traces auparavant ?
On objectera sans doute les œufs déposés par les mouches sur la chair morte; mais ceci ne prouverait rien, puisque les œufs de mouches sont déposés à la surface, et non dans l'intérieur des tissus, et que la chair, mise à l'abri des mouches, n'en est pas moins, au bout d'un certain temps, putréfiée et remplie de vers ; souvent même on les voit envahir le corps avant la mort, lorsqu'il y a commencement partiel de décomposition putride, notamment dans les plaies gangreneuses.

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 867
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Destaques meus.
LE 44 escreveu:[...] et ils formèrent les germes de tous les êtres vivants. Les germes restèrent à l’état latent et inerte, comme la chrysalide et les graines des plantes, jusqu’au moment propice pour l’éclosion de chaque espèce ; alors les êtres de chaque espèce se rassemblèrent et se multiplièrent. »

Re: Espiritismo e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 6498
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 10:55 am
Fernando Silva escreveu:
Qua, 08 Junho 2022 - 09:24 am
Antropologia

50. A espécie humana começou por um único homem?

“Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

51. Poderemos saber em que época viveu Adão?

“Mais ou menos na que lhe assinais : cerca de 4.000 anos antes do Cristo.”
Erro de interpretação.
O Texto está refutando o Adão bíblico.

Texto completo:
0. A espécie humana começou por um único homem?

“Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

51. Poderemos saber em que época viveu Adão?

“Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo.”

O homem cuja tradição se conservou sob o nome de Adão foi dos que sobreviveram, em certa região, a alguns dos grandes cataclismos que revolveram em diversas épocas a superfície do globo, e se constituiu tronco de uma das raças que atualmente o povoam. As leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, comprovados muito tempo antes do Cristo, se tenham realizado em alguns séculos, como haveria sucedido se o homem não existisse na Terra senão a partir da época indicada para a existência de Adão. Muitos, com mais razão, consideram Adão um mito ou uma alegoria que personifica as primeiras idades do mundo.
Tanto o texto citado quanto o Gênesis estão errados. Não houve nenhum cataclismo cerca de 4.000 anos antes de Cristo, apenas um resfriamento que causou alguma seca e resultou em migrações na Europa, sem extinções em massa.

Sim, Adão é apenas parte de um mito da criação mesopotâmico. Cada povo tem o seu e são muito diferentes.

Re: Religião e Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 6498
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gorducho escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 18:55 pm
:?: :?: :?:
Destaques meus.
Sr. Cal Kestis escreveu:
Sáb, 31 Maio 2025 - 17:55 pm
a ideia antiga, pré-científica, de que seres vivos podiam surgir do nada ou da matéria em decomposição, sem causa natural identificável. Por exemplo:

– Que ratos nasciam de trapos sujos.
– Que vermes surgiam “espontaneamente” de carne podre.
[...] amènent la fermentation putride, et, par suite, la formation de nouveaux composés chimiques. C'est alors qu'on voit tous les tissus subitement envahis par des myriades de vers qui s'en repaissent, sans doute pour en hâter la destruction. Comment seraient-ils procréés puisqu'il n'y en avait pas de traces auparavant ?
On objectera sans doute les œufs déposés par les mouches sur la chair morte; mais ceci ne prouverait rien, puisque les œufs de mouches sont déposés à la surface, et non dans l'intérieur des tissus, et que la chair, mise à l'abri des mouches, n'en est pas moins, au bout d'un certain temps, putréfiée et remplie de vers ; souvent même on les voit envahir le corps avant la mort, lorsqu'il y a commencement partiel de décomposition putride, notamment dans les plaies gangreneuses.
Exatamente: "n'en est pas moins".
O texto afirma claramente que os vermes da putrefação surgem do nada.
Responder