Meu caro Fenrir, este assunto de alma, espírito, comandando uma complexa fisiologia é, como vc disse, assunto para os vários livros que possui sobre o tema, sempre discordante, claro. A primeira pergunta seria: porque alguém se daria ao exaustivo trabalho de negar algo tão óbvio e escrever sobre isso?fenrir escreveu: ↑Sex, 14 Março 2025 - 12:29 pmSim, tem o zeitgeist que aludi em outro topico. Tempo, espaço e cultura, em outras palavras, ambiente, tambem moldam o individuo.
Meu ponto consiste em mostrar que até mesmo um genio entre genios pode estar errado. Achei por bem dizer isso, já que JungF citou o Leibniz, que conhecemos nada menos como um dos pais do cálculo diferencial e integral.
Ciencia não é como religião ou mesmo filosofia: teorias de outrora podem ser descartadas perante novos fatos e evidencias, não importando o peso de quem as apoiava.
Alem disso, chutaria que o espiritismo teria mais a ver com o Swedenborg que com o Leibniz.
O mesmo vale para os dias de hoje.
Por exemplo, o Witten é indiscutivelmente um genio (tanto em matematica, quanto fisica: trata-se de um físico teórico que recebeu a medalha fields).
Porem penso que ele esta incorreto sobre a teoria das supercordas (vide Peter Woit - not even wrong).
Mais nomes de peso criticam as supercordas: Carlo Rovelli, Lee Smolin e ainda outros. E até onde consegui acompanhar, os argumentos contra parecem ser bem sérios e sólidos.
Outro exemplo: muitos acham que estamos proximos de uma IA geral.
Pelo que tenho estudado e pelo que li de alguns pesquisadores na area (Andrew Ng, por exemplo), não me parece não.
Outros sustentam que a materia escura está por tras da discrepancia na medida das massas em galaxias.
Mas indicios contrariando a isso começam a se multiplicar e a MOND vai ganhando tração. Se a MOND estiver correta, não há nenhuma matéria escura.
Por fim, o Avi Loeb alega que o 'Oumuamua é um artefato alienigena e esférulas de metal no fundo do leito do oceano proximo a Nova Guiné são restos de um artefato...
Tinha razão Heráclito, quando disse que "a natureza gosta de ocultar-se".
Mas, a pergunta seguinte é realmente instigante, e sempre aguardo a oportunidade certa para fazê-la:
se a matéria é capaz de pensar, criar, vivenciar emoções até às lágrimas, qual a diferença entre dois humanos quaisquer que permite a um deles ser um gênio e ao outro, um simples estúpido. Têm ambos o cérebro, ossos, nervos, etc., mas a diferença entre ambos é ululante. Qual a causa?
Você também mencionou as ciências que não se ocupam de tal coisa, mas no início dos estudos das ciências psico biológicas, os cientistas se dividiram entre os fisiologistas e os animista. Os primeiros, defendiam a inexistência da alma e os outros a isso se opunham. Até hoje os dois campos opostos persistem mas já não discutem. A questão é de foro íntimo.