JungF escreveu: ↑Sex, 07 Fevereiro 2025 - 11:49 amPara quem não sabe o que é a fé, diz coisas como, "para sentir-se bem, para que sua vida faça algum sentido, etc"" Os mártires enfrentavam a morte sem desesperação porque se sustentavam numa fé que resultava de experiências vivenciadas. Eis que a fé não é simples crença em dogmas religiosos, mas experiência e vivência.
Exatamente da vivência e da observação racional de todas as complexidades que envolvem nossa existência, desde o surgimento do Universo.Fernando Silva escreveu:De onde vêm tantas certezas? Tipo "Eu sei o que é a fé, mas vocês, não
Observar a evolução da matéria até se alcançar a biologia da Vida, e ainda assim não aceitar um ID, precisa internação; kkkkkkkk
Desculpem a brincadeira, mas é oportuna.
Fernando Silva escreveu:E qual fé? Isto se aplica apenas aos mártires cristãos ou aos de qualquer religião ou deus?
É oportuno dizer que os desequilíbrios da mente, a desesperação, o fanatismo, também induzem a tais absurdos, mas fica claro que são episódios isolados, pois, nem todos os religiosos, tipo os Bonzos, são desequilibrados mentais. Estes, particularmente são versados em Teologia e frequentemente tidos como orientadores espirituais de seus grupos religiosos. Mas fanáticos e perturbados sempre existiram.
São fatos históricos narrados desde todos os tempos. E aí estaríamos desmentindo a história.Fernando Silva escreveu: Por que não considerar a hipótese de que tais mártires se desesperaram, sim, mas criou-se a lenda de que morreram heroicamente?
Como disse antes, estes, citados por você, preenchem perfeitamente o perfil do desequilíbrio mental típico do fanatismo. O mesmo não ocorre com os mártires do Coliseu, com John Huss, Joana D'Arc e outros cujo perfil sereno e vida de santidade são atestados pela estória de suas vidas.Fernando Silva escreveu: Ou que não se desesperaram porque eram fanáticos, tipo os homens-bomba, os gonzos, os caras da seita Heaven's Gate, os fieis do Jim Jones etc. ?
É quando de diz, até com justo orgulho, eu não acredito, eu sei.Fernando Silva escreveu:Frase correta:
"Segundo o espiritismo, a explicação está ..."
O Espiritismo é a Ciência da vida que não se extingue. Enquanto "Ciência dialética", com seus postulados filosóficos e métodos de comprovação, tem consequências religiosas... mas não é uma religião nos moldes das tradicionais.
"Aquele cara", o Rei Davi, explicitou no Salmo 21, e que era repetido como oração, nos momentos em que se devia atribuir às limitações humanas e não a Deus, a causa de nosso sofrimento..Fernando Silva escreveu:Ah, e teve aquele cara que gritou: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?!