JungF escreveu: ↑Qui, 28 Novembro 2024 - 15:24 pm
Do mesmo modo, a dor: até quando a perversidade fará vítimas? Quando o perverso sente o mal que inflige a outrem, começa a repensar suas ações; causa e efeito. .
Fernando Silva escreveu: ↑Sex, 29 Novembro 2024 - 09:48 am
E como fica a vítima do perverso? Por que ela teve que sofrer para que o perverso evolua?
JungF escreveu: ↑Qua, 27 Novembro 2024 - 11:53 am
De toda a Filosofia, apenas Parmênides esboça uma tentadora solução a essa questão, devido à sua lógica contundente:
"ex nihilo nihil fit" ou, nada surge do nada.
Ele disse, sim, mas ... provou?
Desculpe; sua pergunta está aquém de sua inteligência.
Continuo esperando por uma resposta.
Insisto; a lógica é tão impactante que ninguém jamais contestou; isto, porque precisaria alguma hipótese com acentuado sabor de magia propondo, do nada, fazer surgir alguma.
E, se nada surge do nada, de onde surgiu Deus? Os religiosos respondem que Deus sempre existiu, mas estão apenas abrindo uma exceção arbitrária e sem comprovação.
A primeira pergunta que a humanidade exteriorizou de si mesma foi: de onde venho; tenho uma alma ou tudo não passa de grotesca matéria; o que é toda aquela imensidão de corpos luminosos na abóbada celeste; haverá inteligência por lá; para onde vou após essa vida... Certamente muitas respostas e algumas especulações demonstram que não basta simplesmente dizer: não sabermos. A todo conhecimento precede um questionamento.[/quote]
Não, não basta. Mas é mais sensato do que inventar mitologias para preencher as lacunas.
Não basta inventar deuses porque não queremos aceitar que somos apenas "grotesca matéria".
Aliás, por que "grotesca" ?
Vc está sempre sugerindo que as lacunas existem por necessidade discursiva, ou até mesmo psicológica, sem causa, razão, ou objetivo. Mas não se dá conta de que o mundo materialista pressupõe abstrações, ou, ausências, que são criadas do mesmo modo, inventando um inexplicável vazio em que exclui a possibilidade da existência dos seres que nos são, circunstancialmente, invisíveis, com tantos fenômenos dessa natureza a nossa voltas.
Já sei, vai dizer que não há provas; tá.
A conclusão óbvia é que tudo é imanente ao Criador; ou seja, Ele
é tudo o que existe - ou, Ele está em tudo, sob permanente transformação ou, no caso dos seres viventes, em constante evolução.
Não é óbvio, é apenas a vontade de acreditar.
Ou, doutro modo, a vontade de não acreditar associada ao medo de acreditar... e ter de mudar toda a sua visão de mundo.
Errado. É apenas a atitude lógica e racional de só acreditar no que se pode provar. Eu, por exemplo, mudei toda a minha visão de mundo ao descartar minha crendice.
Aliás, com milhares de crendices, crentes têm medo de acreditar em todas exceto aquela que cismaram que é a verdadeira?
A reencarnação é a explicação para nossas tendências e opiniões, que nos tornam diferentes dos demais. Desde a escolha da profissão, da crença ou descrença, e gostos pessoais. Mas, infelizmente, nosso caráter, bom ou mau, virtudes e vícios, sofrem essa mesma influência. Ninguém será eternamente mau, feio, pobre ou ignorante. É uma lei justa, equitativa.