A decadência da Boeing e a desindustrialização dos EUA
- Fernando Silva
- Conselheiro
- Mensagens: 5235
- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
A decadência da Boeing e a e a desindustrialização dos EUA
No início do século XX, a diretoria de empresas como Boeing, Ford ou GM supervisionava o chão de fábrica e não admitia serviço mal feito.
Seus gerentes, engenheiros e administradores vinham das linhas de produção. Ser um fabricante tinha prestígio.
Ao longo das décadas, entretanto, o setor financeiro tomou conta e seu objetivo era aumentar os lucros, não produzir com qualidade.
Perceberam que terceirizar a produção diminuía os custos com maquinário, pesquisa e desenvolvimento, além dos aborrecimentos com sindicatos.
Passaram a focar no lucro imediato em vez de planejamento a longo prazo.
Sujar as mãos de graxa passou a ser visto como serviço indigno de gente fina. Melhor deixar para países asiáticos pobres.
O resultado foi que a Boeing, por exemplo, começou terceirizando a fabricação e depois até mesmo o projeto. Já não sabia como eram feitos os componentes dos aviões, se havia controle de qualidade, se as peças de um fornecedor se encaixavam nas dos outros, se o software funcionava junto como o hardware.
O resultado foi a queda de dois 737-MAX, com um total de 346 mortos, além de uma porta que se soltou em pleno voo - e não havia nenhum registro de como ela e a fuselagem tinham sido fabricadas e montadas para que se pudesse investigar a origem do problema.
Mas há esperança: empresas como a Intel, GE e mesmo a Boeing estão comprando e repatriando as linhas de produção numa tentativa de reverter o processo.
Artigo completo:
https://www.theatlantic.com/ideas/archi ... ng/678137/
No início do século XX, a diretoria de empresas como Boeing, Ford ou GM supervisionava o chão de fábrica e não admitia serviço mal feito.
Seus gerentes, engenheiros e administradores vinham das linhas de produção. Ser um fabricante tinha prestígio.
Ao longo das décadas, entretanto, o setor financeiro tomou conta e seu objetivo era aumentar os lucros, não produzir com qualidade.
Perceberam que terceirizar a produção diminuía os custos com maquinário, pesquisa e desenvolvimento, além dos aborrecimentos com sindicatos.
Passaram a focar no lucro imediato em vez de planejamento a longo prazo.
Sujar as mãos de graxa passou a ser visto como serviço indigno de gente fina. Melhor deixar para países asiáticos pobres.
O resultado foi que a Boeing, por exemplo, começou terceirizando a fabricação e depois até mesmo o projeto. Já não sabia como eram feitos os componentes dos aviões, se havia controle de qualidade, se as peças de um fornecedor se encaixavam nas dos outros, se o software funcionava junto como o hardware.
O resultado foi a queda de dois 737-MAX, com um total de 346 mortos, além de uma porta que se soltou em pleno voo - e não havia nenhum registro de como ela e a fuselagem tinham sido fabricadas e montadas para que se pudesse investigar a origem do problema.
Mas há esperança: empresas como a Intel, GE e mesmo a Boeing estão comprando e repatriando as linhas de produção numa tentativa de reverter o processo.
Artigo completo:
https://www.theatlantic.com/ideas/archi ... ng/678137/
Para o Brasil tem um efeito colateral negativo. Produtos tecnológicos são muito caros. Se deixarem de ser produzidos num país pobre e passarem a ser produzidos num país rico, o preço para o brasileiro comprar será ainda mais caro.Fernando Silva escreveu: ↑Seg, 29 Abril 2024 - 14:05 pmMas há esperança: empresas como a Intel, GE e mesmo a Boeing estão comprando e repatriando as linhas de produção numa tentativa de reverter o processo.
- Arcanjo Lúcifer
- Mensagens: 1938
- Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm
Diminua impostos e produza aqui, acaba com dois problemas, a tal "exploração de mão de obra do terceiro mundo pelos países ricos" que o pessoal da esquerda tanto adora citar a todo momento e acaba com o problema da falta de qualidade.Tutu escreveu: ↑Qui, 02 Maio 2024 - 11:35 amPara o Brasil tem um efeito colateral negativo. Produtos tecnológicos são muito caros. Se deixarem de ser produzidos num país pobre e passarem a ser produzidos num país rico, o preço para o brasileiro comprar será ainda mais caro.Fernando Silva escreveu: ↑Seg, 29 Abril 2024 - 14:05 pmMas há esperança: empresas como a Intel, GE e mesmo a Boeing estão comprando e repatriando as linhas de produção numa tentativa de reverter o processo.
Nunca mais serão explorados pelos ricos malvados e que se virem sem os empregos das multinacionais que tanto odeiam, fica bom para todo mundo desde que depois o brasileiro deixe de ser trouxa de pagar 80 paus em um carro popular que não vale 30 e financiado a perder de vista vai custar 150.
Se o Iphone custa caro comprem um Samsung porque digo que 90% das pessoas fazem questão de pagar tão caro no Iphone para usar só as funções básicas de sempre, se o popular custa 80 paus que fique na loja até a montadora não ter lugar para estocar mais.
- Leo Kruger
- Mensagens: 91
- Registrado em: Seg, 18 Março 2024 - 11:34 am
Ou faz que nem o Lula: dificulta a vida das empresas e reclama da evasão de cérebrosArcanjo Lúcifer escreveu: ↑Qui, 02 Maio 2024 - 22:12 pmDiminua impostos e produza aqui, acaba com dois problemas, a tal "exploração de mão de obra do terceiro mundo pelos países ricos" que o pessoal da esquerda tanto adora citar a todo momento e acaba com o problema da falta de qualidade.
Nunca mais serão explorados pelos ricos malvados e que se virem sem os empregos das multinacionais que tanto odeiam, fica bom para todo mundo desde que depois o brasileiro deixe de ser trouxa de pagar 80 paus em um carro popular que não vale 30 e financiado a perder de vista vai custar 150.
Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros...
https://www.poder360.com.br/governo/lul ... asileiros/
________
O 737 max foi o calcanhar de Aquiles da Boeing ein, lembro que voei com medo umas 2x nele bom pra Embraer.
- Arcanjo Lúcifer
- Mensagens: 1938
- Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm
É a solução de sempre para essa gente, cai a arrecadação aumente os impostos.Ou faz que nem o Lula: dificulta a vida das empresas e reclama da evasão de cérebros
Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros...
Faz concorrência com país de ditador amigo? Aumente o imposto de exportação para ferrar a indústria nacional.
Não conseguem concorrer com o agro brasileiro? Aumente os impostos de exportação para quebrar fazendas e classificar tudo como "terra improdutiva".
O ditador amigo não consegue vender para o Brasil? Aumente os impostos do mercado interno para ficar mais caro que os produtos dele.
Eu vi um programa com as queixas de funcionários, o problema não foi só terceirizar etapas importantes da produção, a questão é que qualquer funcionário podia identificar um problema qualquer, avisar os superiores e ele seria corrigido mas com a nova diretoria passaram a fazer vista grossa com medo de demissão.O 737 max foi o calcanhar de Aquiles da Boeing ein, lembro que voei com medo umas 2x nele bom pra Embraer
A origem foi a fusão com outra empresa ou algo do tipo, a diretoria da Boeing foi afastada e a da outra assumiu.
A coisa passou a ser na base o que importa é ter emprego e pagar as contas
- Fernando Silva
- Conselheiro
- Mensagens: 5235
- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
O 737 MAX tinha um monte de coisas novas e deveria ter sido exaustivamente testado antes de receber a aprovação para voar, mas a Boeing, fraudulentamente, o apresentou como "apenas mais uma versão do 737".Leo Kruger escreveu: ↑Sex, 03 Maio 2024 - 07:09 amO 737 max foi o calcanhar de Aquiles da Boeing ein, lembro que voei com medo umas 2x nele bom pra Embraer.
Como a fiscalização já conhecia bem o 737 havia décadas e sabia que era um avião seguro, liberou sem examinar muito. Sem perceber que era muito diferente dos anteriores.
Um artigo sobre o assunto:
https://spectrum.ieee.org/how-the-boein ... -developer
- Leo Kruger
- Mensagens: 91
- Registrado em: Seg, 18 Março 2024 - 11:34 am
Exato, lembro de ter visto o documentário, quase levou a Boeing a falência pelo recall. Mas, foi merecido. Quando caiu o primeiro a empresa culpou o piloto, bando de filho da mãe.Fernando Silva escreveu: ↑Sex, 03 Maio 2024 - 10:31 amO 737 MAX tinha um monte de coisas novas e deveria ter sido exaustivamente testado antes de receber a aprovação para voar, mas a Boeing, fraudulentamente, o apresentou como "apenas mais uma versão do 737".
Como a fiscalização já conhecia bem o 737 havia décadas e sabia que era um avião seguro, liberou sem examinar muito. Sem perceber que era muito diferente dos anteriores.
Um artigo sobre o assunto:
https://spectrum.ieee.org/how-the-boein ... -developer