Proposta de divisão de municípios

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Proposta de divisão de municípios

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Estou trazendo outra proposta para discussão, só que desta vez ao invés de criar novas regiões e estados, em criar novos municípios, ou melhor, dividir alguns já existentes.

Tais municípios a serem partidos teriam que ser grandes em tamanho e terem população em no mínimo uns 500 mil habitantes. Vou tratar de alguns municípios do RJ, estado em que moro.

Quando temos vários bairros ou conjuntos de bairros em cujos há toda uma infraestrutura necessária para a criação de um novo município, fora uma grande população, isso já começa a tender para a criação de uma nova identidade bairrista ou regional, que com o tempo se transformará em um sentimento de independência do resto do município cada vez mais crescente, a medida em que tal parte se desenvolve. Haverá cada vez um crescimento maior em haver uma autodeterminação da população daquele local ou região em um município populoso, especialmente quando as demais regiões começam a trazer prejuízos para a parte mais desenvolvida.

Rio de Janeiro: A começar pelo própria capital. A capital do RJ é imensa em tamanho e muitos bairros estão muito distantes da prefeitura. Em uma cidade tão grande e com milhões de pessoas a gestão é complicada, de forma que é impossível atendar às necessidades de todos os locais ao mesmo tempo ou em pouco tempo, de forma que sempre tem bairros abandonados pela prefeitura ou controlados por grupos criminosos como milícias e traficantes. Esse problema das milícias e traficantes nunca vai ser resolvido em uma cidade tão grande mas com uma gestão muito centralizada, típica de partidos socialistas. Nunca que um bairro controlado por milícia vai se tornar seguro enquanto a prefeitura responsável por ele estiver a uma distância segura para o crime organizado em tal bairro, a exemplo de Santa Cruz. Há vários bairros ou regiões em que há toda a infraestrutura necessária e população suficiente para serem criados novos municípios. Desta forma, a gestão carioca ficaria mais descentralizada e eficiente, desde que as prefeituras não fossem comandadas pelo crime organizado. Mas como já temos um governo federal ligado ao narcotráfico...

Imagem
Novos municípios cariocas: Guanabara (capital do RJ), Penha, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Barra e Campo Grande.

Niterói: Pra mim Niterói poderia ser dividida em 3 partes. A primeira teria os bairros da região Praias da Baía. A segunda teria os bairros da Região Norte e Pendotiba. A terceira teria os bairros da Região Oceânica e Leste. O problema de Niterói é que a Região Oceânica é menos desenvolvida em relação aos bairros mais próximos do Centro, Icaraí ou Fonseca, enquanto que Pendotiba estaria no meio-termo. Isso significa que a prefeitura meio tem que escolher entre dar preferência a uma ou outra região da cidade. Se Niterói fosse partida em 3 municípios, haveria uma prefeitura própria para os bairros das regiões mencionadas e não haveria mais esse problema em a prefeitura ter que dar mais prioridade em relação a uma ou outra parte da cidade. Há uma grande necessidade de restaurar certos bairros como o Centro, que apesar de estar mais próximo da prefeitura, está bastante abandonado, em termos de manutenção, por causa deste problema de prioridades. Tem havido mais projetos para os bairros "do mato" do que para a parte principal da cidade, o que já acho errado. Para haver tal separação, tais regiões teriam que ter uma identidade "bairrista" própria, pois a infraestrutura mínima já deve ter (Região Oceânica) por causa de projetos dos últimos governos.

Imagem
Novos municípios niteroienses: Niterói, Araribóia e Pendotiba.

São Gonçalo e Duque de Caxias: Não muito diferente do que acontece com Niterói e Rio de Janeiro. No caso de São Gonçalo é pior ainda, porque a população é muito maior (o dobro de Niterói), e há vários bairros. São Gonçalo poderia ser repartido em 5 municípios, cada região sendo um novo município neste caso. Seriam no total 5 municípios gonçalenses. São Gonçalo deve ter problemas de gestão similar aos de Niterói de Rio de Janeiro, em que o prefeito tem que escolher qual parte da cidade tem que ser mais atendida, segundo o público que votou em tal. Estando repartida, esse tipo de problema seria mitigado. Além disso as prefeituras estariam mais próximas dos locais mais dominados por milícias e traficantes, desta forma, haveria maior policiamento em tais partes, sobretudo aquelas partes que ficam mais próximas das fronteiras com os municípios vizinhos. Se Niterói também fosse repartida, haveria maior eficiência de policiamento nas fronteiras em Neves, Sete Pontes e Ipiíba. Em Duque de Caxias é o mesmo princípio. No caso de Duque de Caxias, os municípios mais próximos de Petrópolis seriam rurais, enquanto os mais próximos da Baía de Guanabara seriam mais industrializados.

Imagem
Novos municípios gonçalenses: São Gonçalo, Neves, Sete Pontes, Monjolos e Ipiíba.

Imagem
Novos municípios caxienses: Duque de Caxias, Campos Elíseos, Arcampo e Xerém.

Estes foram apenas alguns poucos exemplos práticos em como cidades grandes e populosas poderiam ser fragmentadas, de forma a melhorar a gestão pública.

Lembrando que para isso acontecer, cada região candidata a novo município teria que ter identidade própria além de infraestrutura mínima requerida a um município.

Na cidade onde moro, talvez para mim seja interessante que a região de bairros onde moro se separe do restante. Uma coisa em que isso poderia melhorar é redução de imposto e um maior foco de gestão no bairro onde moro, que está muito abandonado por sinal pela prefeitura... Falta policiamento adequado à noite, as calçadas são irregulares e sujas. Mas parece que o prefeito está mais preocupado em construir prédios para ganhar voto e a prefeitura ganhar renda do que em restaurar o bairro como um todo. Torço para que estas construções façam ao menos aumentar a segurança no meu bairro, já que a população vai aumentar. Caso contrário, com o aumento da população, além do trânsito piorar (parece que a prefeitura de minha cidade não se importa muito com congestionamentos), a violência poderá aumentar. Aliás, próximo a onde moro vivem vários mendigos e acho que teria que ter guaritas, para intimidar a presença de tais pessoas que podem acabar causando problemas por aqui. Já está na hora destas pessoas irem procurar outro lugar pra ficar e dormir. E são justamente estas pessoas as que mais tem causado problemas de segurança pelo bairro, em relação a atos de violência. Eles que se mudem para os bairros "do mato"! Aqui na minha rua está ficando mais inseguro à noite por causa de vagabundo.

Re: Proposta de divisão de municípios

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Rapaz, você é um talento desperdiçado.
Devia estar na administração pública.

Se bem que as suas propostas dependem de muita coisa, a começar pelo desejo da população em implementar essas mudanças.

Re: Proposta de divisão de municípios

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Seg, 11 Setembro 2023 - 17:39 pm
Estou trazendo outra proposta para discussão, só que desta vez ao invés de criar novas regiões e estados, em criar novos municípios, ou melhor, dividir alguns já existentes.
Dividir municípios grandes em menores é muito bom.

Mas como é área de conurbação, é importante um conselho metropolitano para definir infraestrutura, principalmente estradas e transporte público. Além disso, a polícia tem que ser integrada, porque o bandido não tem fronteiras.

Algo mais difícil e muito difícil de fazer é concentrar o trabalho e residência da população no mesmo município. Isso diminuiria o trânsito caótico.

Algo parecido são as cidades de Tóquio e São Paulo, que são divididas em subprefeituras. Mas o modelo paulista é muito centralizado e os subprefeitos são nomeados em vez de ser eleitos, e não tem câmaras locais.

Gabarito escreveu:
Ter, 12 Setembro 2023 - 09:44 am
Se bem que as suas propostas dependem de muita coisa, a começar pelo desejo da população em implementar essas mudanças.
O problema é que o povo geral não pensa em reforma política e social. Assim é difícil propor reformas grandes. As ideias políticos são quase sempre de cima para baixo, e não o oposto.

Os poderosos preferem municípios grandes para ter mais poder e área de influência e arrecadar mais.

Re: Proposta de divisão de municípios

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Gabarito escreveu:
Ter, 12 Setembro 2023 - 09:44 am
Rapaz, você é um talento desperdiçado. Devia estar na administração pública. Se bem que as suas propostas dependem de muita coisa, a começar pelo desejo da população em implementar essas mudanças.
É este o meu problema. As ideias que trago dependem muito mais de outros do que de mim. Se eu fosse político, estas ideias demorariam muito para serem aceitas.
Mas como é área de conurbação, é importante um conselho metropolitano para definir infraestrutura, principalmente estradas e transporte público. Além disso, a polícia tem que ser integrada, porque o bandido não tem fronteiras.
A ideia é em haver uma interação de gestão entre tais municípios em relação a coisas como transporte e segurança. Mas em relação ao desenvolvimento e população, cada parte se focando em sua parte.

Outra coisa é que a ideia não é causar segregação social, mas divisão administrativa apenas. Assim, por exemplo, todos os novos municípios criados na capital Rio de Janeiro ainda seriam cariocas em essência. No caso de Niterói, por exemplo, os outros 2 novos municípios ainda preservariam a identidade niteroiense em essência, apesar de terem prefeituras distintas. As cidades, essencialmente, continuariam sendo as mesmas, com os mesmos bairros e até as mesmas favelas e mesma identidade básica. O que mudaria apenas seria a administração pública.
Algo mais difícil e muito difícil de fazer é concentrar o trabalho e residência da população no mesmo município. Isso diminuiria o trânsito caótico.
Pra mim as pessoas podem continuar trafegando entre diferentes municípios para trabalhar, não há problema nisso pra mim, porque a ideia em dividir municípios é mais por questão administrativa mesmo. Assim, o mercado continuaria o mesmo, não poderia ser afetado por causa desta divisão. O foco da ideia está em descentralizar a administração pública, para haver mais eficiência, menos imposto e mais segurança.
Algo parecido são as cidades de Tóquio e São Paulo, que são divididas em subprefeituras. Mas o modelo paulista é muito centralizado e os subprefeitos são nomeados em vez de ser eleitos, e não tem câmaras locais.
Subprefeutiras são inúteis e ineficientes, porque os subprefeitos não são eleitos e obedecem ao prefeito, ainda há uma gestão centralizada e ineficiente. O Rio de Janeiro é exemplo disso na prática.

É que nem governos distritais para cada mesorregião, isso não adianta de nada. Seria melhor dividir os estados neste caso.

Por outro lado, a maioria dos municípios brasileiros são pequenos e pouco populosos. Todos esses deveriam se fundir, porque assim teríamos menos prefeituras e câmaras desnecessárias. Se isso fosse feito, mesmo fragmentando os municípios mais populosos do país, a quantidade total de municípios seria bem menor que a total atualmente no Brasil. Ou seja, no fim das contas, sairia mais barato e ficaria mais eficiente.

Assim, se é para criar novos municípios, outros teriam que se fundir. Senão o gasto público será ainda maior, junto com os impostos.

Re: Proposta de divisão de municípios

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Ter, 12 Setembro 2023 - 13:27 pm
Por outro lado, a maioria dos municípios brasileiros são pequenos e pouco populosos. Todos esses deveriam se fundir, porque assim teríamos menos prefeituras e câmaras desnecessárias. Se isso fosse feito, mesmo fragmentando os municípios mais populosos do país, a quantidade total de municípios seria bem menor que a total atualmente no Brasil. Ou seja, no fim das contas, sairia mais barato e ficaria mais eficiente.

Assim, se é para criar novos municípios, outros teriam que se fundir. Senão o gasto público será ainda maior, junto com os impostos.
Fundir municípios pequenos é ruim, porque as decisões administrativas viriam de uma câmara que está há mais de 20 km da cidade. A distância favorece a corrupção e dificulta o reconhecimento de necessidades locais.

O problema dos gastos é resolvido abolindo os supersalários e privilégios. O salário deveria ser próximo ao da população e proporcional ao número de horas trabalhadas. Em municípios pequenos, os vereadores ganham pouco ou nada e só se reúnem uma vez por semana.

Re: Proposta de divisão de municípios

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Fundir municípios pequenos é ruim, porque as decisões administrativas viriam de uma câmara que está há mais de 20 km da cidade. A distância favorece a corrupção e dificulta o reconhecimento de necessidades locais.
Depende, se se tratar de pequenas cidades com menos de 100 mil habitantes, não haverá muito problema. Neste caso a prefeitura e câmara teriam que ser construídas em novos locais, mais próximas de onde estaria a maior parte da população. O problema disso são cidades mais populosas, aí é ruim. Mas a grande maioria das cidades tem o quê, 50 mil habitantes ou menos? Tem muitas que são meros vilarejos. Fundir pequenos municípios é bem menos pior do que fundir grandes municípios pouco populosos, como vários no Amazonas e Pará, aí sim é que não ficaria nem um pouco legal. Me refiro mais a pequenos municípios pouco populosos no interior de vários estados, como no interior do RJ, MG e SP.

MG é o estado com maior número de municípios pequenininhos e de baixíssima população.
O problema dos gastos é resolvido abolindo os supersalários e privilégios. O salário deveria ser próximo ao da população e proporcional ao número de horas trabalhadas. Em municípios pequenos, os vereadores ganham pouco ou nada e só se reúnem uma vez por semana.
É, isso ajuda. Mas aumentar muito o número de prefeituras não. Quanto mais instituições de governo, maior o imposto.

A minha fórmula continua sendo dividir municípios populosos e fundir municípios a la vilarejo.

Re: Proposta de divisão de municípios

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Ter, 12 Setembro 2023 - 21:35 pm
É, isso ajuda. Mas aumentar muito o número de prefeituras não. Quanto mais instituições de governo, maior o imposto.

A minha fórmula continua sendo dividir municípios populosos e fundir municípios a la vilarejo.
O importante á a proporção de deputados por habitantes e o percentual gasto com eles.
Considerando salários iguais, uma proporção de 1 deputado para 50.000 habitantes terá o mesmo custo aos cofres públicos em proporção do arrecadado pelo governo independente do tamanho.

No caso do Brasil, a proporção de deputados federais é alta (500.000) enquanto países menos corruptos, essa proporção é abaixo de 40.000.
Então o Brasil aumenta os gastos para os relativamente poucos deputados ganharem muito mais do que os que ganham em outro país.

Número baixo de deputados favorece a corrupção, porque precisa de menos pessoas para convencer. E é menos democrático, porque por representar mais pessoas, o deputado é muito mais distante delas e por isso tem mentalidade de celebridade e não ouvem a população.
Responder