Favelas

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Favelas

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Alguém aqui tem em mente alguma solução para reduzir a população nas favelas, e junto a isso em reduzir a pobreza e a criminalidade?

Eu tenho uma solução. Pode não ser do tipo muito popular, mas acredito que seria efetiva. Sim, é um assunto polêmico, mas do qual algum dia chegará o momento em que isso terá que ser tratado, querendo ou não. Tem gente que acha que a melhor solução é uma solução autoritária, em que bastaria agentes de governo expulsarem as pessoas das atuais favelas e as jogarem mais para a periferia sem qualquer compensação por isso. Isso eu acho abominável e só pioraria tanto mais a pobreza quanto o sentimento de revanchismo por parte das comunidades mais carentes. Basicamente é o que foi feito quando Lacerda era governador e expulsou toda uma favela na Zona Sul do Rio para a periferia, lá para Jacarepaguá, e até teve gente que foi levada em caminhão de lixo. Isso foi um erro grotesco e só piorou as coisas, em fazer isso sem nenhuma compensação a altura. É graças a isso que lá para Jacarepaguá tem tanta violência, principalmente naquela tal da Cidade de Deus, que foi obra deste mal planejamento público.

O que acho que deveria ser feito é sim, também transferir as populações de favelas próximas a grandes centros urbanos em locais mais para a periferia, mas em que aqui haveria uma grande compensação por isso. Primeiramente, uma lei que proibisse construir mais casas improvisadas em morros próximos de bairros de mais alta renda. Segundo, o governo deveria construir centros habitacionais em bairros mais afastados, próximos das fronteiras com outras cidades, em terrenos mais planos se possível, já que a maioria de tais bairros tendem a ter mais morros e montanhas. Junto a estes centros habitacionais, novos centros urbanos devidamente planejados deveriam ser construídos com todo o suporte público necessário (polícia, bombeiro, saneamento, água, luz, asfalto, escolas, hospitais, iluminação, etc), para que a sociedade funcione em tais lugares como em qualquer outro centro urbano normal.

Terceiro, construir centros comerciais nestes novos centros urbanos, para que as pessoas que morassem em tais pudessem trabalhar mais próximas de casa e em evitar que necessitem migrar de volta para onde viviam antes.

Isso não as impediriam, porém, em poder comprar novas casas ou apartamentos em locais de mais alta renda se tivessem dinheiro para tal assim como não as impediriam em se deslocar para locais onde a renda é mais alta, ou seja, não impediria o tal do ir e vir. Assim sendo, estas pessoas poderiam trabalhar em locais mais distantes se necessário, nada as impediriam disso. O que não pode acontecer é uma comunidade muito pobre viver próxima de locais onde vivem pessoas de classe mais alta, porque isso quase sempre gera violência e insegurança, porque são realidades sociais muito distintas e, portanto, há um maior choque cultural, que causa a violência. Nunca vi uma comunidade pobre vivendo próximo de uma comunidade rica dar certo. E isso acontece porque as pessoas são individualistas, egoístas. Portanto é melhor manter mesmo as distâncias.

Misturar muito classe sociais diferentes num só lugar sempre gerou insegurança ao longo da história e continuará sendo assim, porque pobre e rico sempre se estranham. Não porque eu quero, mas porque é assim.

Finalmente teria que haver uma triagem em quem deveria migrar. Pessoas que tivessem a partir de certo grau de escolaridade ou instrução deveriam ser deslocadas primeiro, para uma habitação melhor. Já os menos instruídos teriam prioridade menor e seriam os últimos a migrar. Também dependeria da estrutura familiar. Quanto maior fosse uma família, maior a prioridade em migrar, independente do grau de instrução. Famílias que tivessem crianças com determinadas condições físicas ou mentais incapacitantes também teriam prioridade. Esta triagem é muito importante no sentido em haver eficiência no processo de migração, em fazer migrar primeiro os mais produtivos e necessitados.

A ideia é que aos poucos, com o passar das décadas, as pessoas que moram em favelas migrassem para estes novos locais, uma vez que favelas em determinados locais fossem proibidas por lei. Como seriam prédios construídos de forma planejada, a qualidade da habitação seria melhor, e como haveria policiamento, não haveria mais lugar para boca de fumo entre estas pessoas mais carentes. Muitas favelas ainda continuariam existindo, sim, porque não haveria espaço nestes novos centros urbanos para uma população carente tão grande, mas isso ajudaria a reduzir em grande parte as favelas, o que seria positivo principalmente para a segurança pública nos centros urbanos. Outra solução seria em existir habitações públicas destinadas a mendigos e tais não mais poderem dormir na rua. Pelo menos em tais habitações os mendigos estariam mais protegidos do frio, chuva, teriam assistência social, como alimentação, água e luz e estariam protegidos de agressões enquanto dormissem.

As favelas que restassem seriam transformadas em bairros com infraestrutura, policiamento, etc, como nos demais bairros. A Rocinha seria um exemplo.

Aos poucos as bocas de fumo teriam menos pessoas para sustentá-las e viriam a desaparecer ou reduzir em número ao menos.

Estas soluções seriam uma forma em desfazer o que foi feito no passado quando os negros foram libertos da escravidão, em o governo da época ter abandonado tais pessoas à mercê.

Isso me parece bem mais efetivo e humano do que ficar dando migalhas...

Re: Favelas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2220
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Favela é um lugar construído sem planejamento urbano, onde falta saneamento, asfalto e onde a polícia e os serviços do Estado não conseguem adentrar. Tem domínio de quadrilhas e narcotráfico como poder paralelo acima do Estado. As casas aglomeradas tornam difícil o mapeamento. Muitas casas são construídas em morro com risco de desabamento.

A solução para favela é algo de longo prazo, porque exige muito dinheiro para construir prédios bons. Se construir prédios com apartamentos pequenos, nem precisa migrar as pessoas. A verticalização fará a mesma população ocupar uma área menor.

Primeiro tem que fazer um projeto urbano dizendo onde terá ruas, o sistema de saneamento, onde terá unidade de polícia, e outras coisas importantes.
Então começar a construção à medida que vai tendo verba. Começa na entrada da favela, demolindo uma pequena área (e colocando as pessoas temporariamente num abrigo ou hotel) e construir um prédio alto no lugar. Então coloca os moradores que moravam nessa horária nesse prédio e coloca os moradores das próximas áreas a serem demolidas nesse mesmo prédio, para construir outro prédio lá e assim ir expandido a área vitalizada pela favela até ela sumir.

Sobrarão as áreas que eram morro com perigo de desabamento e o que sobrar pode ser usado para fazer praças verdes ou construir mais prédios para morador de rua (que nem é favelado).

Inicialmente não pode permitir a venda dos imóveis, porque muito projeto do passado deu apartamento para favelados. Então os favelados vendiam o apartamento e construíam favela em outro lugar.

Mas prefiro que as obras sejam feitas no interior do Brasil, porque as cidades grandes são muito concentradas e a infraestrutura e trânsito são ruins. Existe uma grande concentração de pessoas no litoral e pouca gente no interior. Cidade gigante não é algo saudável.

O que não pode acontecer é uma comunidade muito pobre viver próxima de locais onde vivem pessoas de classe mais alta, porque isso quase sempre gera violência e insegurança, porque são realidades sociais muito distintas.
É comum ter favelas perto de bairro nobre. Essas pessoas trabalham para moradores de bairro nobre e a distância curta facilita o deslocamento.
Nesses bairros nobres é comum ver trabalhando porteiro, segurança, chofer, empregada doméstica, faxineira, babá, passeador de cachorro, motoboy, manicure/pedicure, esteticista (coisas de madame), jardineiro, pintor de parede, etc, que moram na favela.

E à medida em que o governo piorar as leis trabalhistas, será cada vez mais difícil para os moradores de classe média alta contratarem os serviços de pobres, porque eles não são ricos. Assim geram desemprego.
uma vez que favelas em determinados locais fossem proibidas por lei.
Acho que já são proibidas. O problema é o que fazer com as pessoas após a construção, então o poder pública enrola e o povo fica lá até ter o direito por usucapião.
Pessoas que tivessem a partir de certo grau de escolaridade ou instrução deveriam ser deslocadas primeiro, para uma habitação melhor. Já os menos instruídos teriam prioridade menor e seriam os últimos a migrar.
Não sei.
Os escolarizados conseguem arranjar emprego e pagar aluguel fora da favela. Por outro lado, é injusto forçar a pagar aluguel se não pagam morando em favela.
Também dependeria da estrutura familiar. Quanto maior fosse uma família, maior a prioridade em migrar, independente do grau de instrução.
Poderiam colocar 4 idosos solitários para morar no mesmo apartamento em vez de morar sozinhos. Reduz até o custo de vida e tornando possível diminuir o salário da aposentadoria.

Re: Favelas

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Também acho que o ideal seria se fossem construídas novas cidades no interior para abrigar as comunidades das favelas. Seria uma forma em redistribuir melhor a população pelo território estadual ou federal. O problema é que o custo do transporte vai ser muito maior, em fazer mudar milhões de pessoas para o interior. Mudar mais para a periferia nas cidades sairia mais barato.

Re: Favelas

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Algo similar também deveria ser feito em cidades como São Gonçalo e Niterói. As favelas devem ser ao menos em parte esvaziadas e parte da população nelas serem migradas para bairros mais na periferia, em conjuntos habitacionais. Isso poderia ajudar um pouco a diminuir, por exemplo, os assaltos que acontecem vez ou outra pela cidade, ao menos nos bairros a beira-mar, fora que tais bairros estariam menos vulneráveis a eventos como troca de tiros.
Responder