Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tópico criado para separar questões de saúde sobre sistemas, planos, políticas públicas de dicas e hábitos saudáveis, que ficará em outro tópico.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Questão (política) de saúde:

EUA: idosa morre em viatura após ser expulsa de hospital | Primeiro Impacto (01/03/23)


youtu.be/hGAzkPXnpP8

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 06 Março 2023 - 10:44 am
EUA: idosa morre em viatura após ser expulsa de hospital | Primeiro Impacto (01/03/23)
O que as pessoas escreveram:
Fagner Silva
Isso é um exemplo claro da consequência de transformar a saúde como um produto para a população.
Muitas pessoas acreditam que se algum dia o SUS extinguir, as empresas de planos de saúde serão boazinhas em manter o valor absurdo no qual é cobrado para a população. Confia.

Haroldo
É a realidade cruel dos EUA. Como lá não tem um SUS ou hospital público, simplesmente você não recebe tratamento porque você não tem plano de saúde.

A verdade Dói
A única diferença com o Brasil meu jovem é que aqui ela iria morre na cadeira de espera !!!!

MMM
@A verdade Dói É uma possibilidade, mas a possibilidade dela ser atendida também existe então já é melhor que nada.
O Brasil não tem condições de arcar com sistema de saúde, mas os EUAs tem. A situação lá é bizarra e muita gente tem que viajar para receber tratamento.
Isso é herança da guerra fria onde disseram que sistema de saúde traria o "comunismo". O que se discute lá hoje nem é saúde universal e sim um seguro saúde.

O paradoxo dos Estados Unidos e o SUS

youtu.be/OlW4bJGTwFA

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

No Canadá, já vi canadense e li na internet dizer que não há plano de saúde privado; nos EUA só tem privado; nos Brasil tem os dois (não se tem plano de saúde misto público-privado) assim como Austrália.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Se esse médicos acham que atendimento público paga mal, deveriam nem entrar, e já buscarem emprego privado, mas daí fingirem trabalhar ou trabalharem menos na rede pública pra ganhar dinheiro público e depois fazer caixa 2 na rede privada, é sacanagem.
è esse tipo de coisa que faz com que esquerdistas pareçam ter (e até tem) razão contra os que dizem quem ama capitalismo e 'odeia' (da boca pra fora) o estatismo e economia pública, mas só até precisar ou querer maias grana, que
E aí são médicos e não políticos

Médicos deixam ambulatório no meio do expediente para atender em clínicas particulares
O Jornal da Record exibe uma denúncia exclusiva sobre a conduta de médicos que recebem para atender no Ambulatório da Criança e do Adolescente, em Guarulhos (SP), mas não cumprem a jornada de trabalho. A reportagem passou dias acompanhando a rotina desses profissionais e descobriu que eles deixam o ambulatório no meio do expediente para atender em clínicas e hospitais particulares enquanto seus pacientes esperam durante horas.

youtu.be/qIq3SzzRkhw



Por outro lado, pra não ficar só nos mercenários da iniciativa privada que que gostam de pegar verba pública, nesse vídeo anos mais antigo mostra um médico-político do PT (em tese, de esquerda e deveria sem contra e coisas privadas e exploração capitalista), entre outros médicos, como funcionário fantasma:

SBT mostra esquema de médicos fantasmas na rede pública


youtu.be/D2tkff3NBVU

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 06 Março 2023 - 10:44 am
Questão (política) de saúde:

EUA: idosa morre em viatura após ser expulsa de hospital | Primeiro Impacto (01/03/23)
A postagem citada acima sofreu alteração da data-hora para que fosse exibida depois da que criou o tópico.
Seu teor não sofreu alteração.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Huxley
Mensagens: 3341
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Dom, 20 Novembro 2022 - 18:50 pm

SAÚDE PÚBLICA NOS EUA

Autor: Sergio Diotaiuti

Quando falamos de políticas públicas poucos assuntos atraem mais desavisados que o sistema de saúde americano. O fato deles terem sido o país com mais infectados pelo Covid-19 piorou isso. Eu não sei qual ideia é mais desconectada da realidade, a de que o governo não atua fortemente na saúde por lá ou a de que nega a necessidade de uma reformulação profunda na cobertura da saúde e a adoção de um sistema universal por considerá-lo “socialismo”.

A primeira coisa que precisamos entender quando falamos de seguro social (o que inclui, além de saúde, previdência e assistência social), é que existem dois grandes sistemas, o Beveridgeano e o Bismarckiano. Vamos ver um pouco sobre os dois.

O modelo Bismarckiano, como o próprio nome indica, foi criado na segunda metade do século XIX pelo chanceler alemão Otto von Bismarck. Apenas um idiota diria que o símbolo máximo da aristocracia Europeia teria como uma de suas principais heranças uma medida esquerdista. Evidentemente alguns libertários e trumpistas estão nesse grupo.

Deixando o desenvolvimento histórico de lado, esse sistema funciona da seguinte forma: empregadores e empregados contribuem para um fundo, e este fundo paga as despesas médicas. Alguns países possuem diversos fundos para pessoas de diferentes rendas, outros países contam com apenas um fundo estatal. Diferentemente dos tempos de Bismarck, contudo, a contribuição é hoje obrigatória para todos os residentes do país, possibilidade pautada até por Hayek em seu monumental "Os Fundamentos da Liberdade".

Caso a pessoa não consiga pagar, o governo normalmente entra com uma parte. Frequentemente há poucas clínicas e hospitais públicos. No caso suíço, por exemplo, não há nenhum hospital público e gratuito. Mas o sistema é universal, e todos os residentes têm saúde garantida. No caso brasileiro, a Previdência Social guarda algumas características do modelo de Bismarck, ainda que esteja longe de ser um sistema puro. Adotam o modelo Bismarckiano a Europa Central e os países asiáticos ricos.

Já o modelo Beveridgeano, idealizado pelo economista William Beveridge na Inglaterra do pós-Guerra, tem como fonte de financiamento os impostos. Não há taxas de serviços ou contribuições: você vai no médico, o governo paga a conta e todos são atendidos da mesma forma. Quase todos ou todos os hospitais e clínicas são públicos. Como você deve estar pensando, o SUS foi inicialmente imaginado dessa forma.

Dentre os países que adotam esse modelo estão a maioria das nações de língua inglesa (ironicamente lembrados pelo seu welfare state residual, como ensina Esping-Andersen), a Europa mediterrânea e os países nórdicos.

Não há consenso sobre qual o melhor modelo, ainda que eu prefira o Bismarckiano. Estudos tendem a ser contraditórios sobre qual têm o melhor resultado e qual é mais barato. Muito provavelmente o modelo ideal varia para cada país, e não podemos achar que o que funciona na Suíça ou na Dinamarca funcionaria no Brasil ou nos EUA. Idealmente, para se entender as vantagens e desvantagens de cada um é interessante uma diferenciação entre contribuição e imposto, bem como as diferenças operacionais dos dois sistemas. É mister também lembrar que praticamente todos os países possuem características de ambos, e mesmo países que adotam um financiamento parecido diferem na administração e operação dos seus sistemas de saúde.

Falando em EUA, qual eles adotam? Todos e nenhum. É verdade que, como eu disse anteriormente, a maioria dos países possuem características de ambos, mas os EUA sequer têm um norte. Há mais hospitais públicos que em quase toda a OCDE, mas nenhum outro país desenvolvido carece de um sistema universal além dos EUA. Para os militares, há um sistema beveridgeano, mas para 15% da população não há garantia de cobertura, e caso estes precisem do serviço, precisam pagar do próprio bolso ou depender da caridade (que evidentemente deve existir e ajudar).

Existem desde os anos 1960 dois gigantescos programas de saúde, o Medicare e o Madicaid, mas nem toda a população é elegível. Há enorme variação entre os estados sobre quem pode ou não receber benefícios (embora eu não tenha estudado o suficiente o tema para dizer se isso é necessariamente ruim). A forma de financiamento é igualmente confusa. O resultado? O sistema mais caro do mundo com resultados medíocres, e milhões de pessoas desassistidas. 17% do PIB é gasto com saúde, um percentual maioir do que em qualquer outro país. Metade desse valor desembolsado pelo governo, mas o país tem a maior taxa de mortalidade infantil com a menor expectativa de vida de todos os países ricos.

Não gosta de "socialismo"? Então peça para esse sistema caro e ruim mudar (e não, saúde 100% privada não é uma opção).

Quer mais dinheiro estatal na saúde que nem os loucos seguidores do Bernie Sanders sendo que os EUA já são o país que mais gasta com saúde? Isso não é garantia alguma de bom funcionamento, e o tiro pode sair pela culatra.

Discorda da implementação de um sistema universal que ainda possibilite o corte de gastos com saúde no longo prazo? Parabéns! Você é um idiota.

Assine a newsletter e receba os novos textos que publicarmos aqui por e-mail.


Fonte: https://neoliberais.com/2020/09/30/saud ... a-nos-eua/
As conversas sobre a "exploração dos Estados Unidos" costumam ser invertidas. O cidadão americano está subsidiando a saúde no resto do mundo. Como? Medicamentos e procedimentos são mais caros aqui principalmente porque os pacientes dos EUA arcam com os custos de desenvolvimento. A pesquisa custa bilhões, as pílulas custam centavos.

2) Os custos médicos não são apenas P&D para medicamentos. Esses incluem numerosos estudos de segurança para procedimentos, além de todo o treinamento de pessoal, etc.
O mesmo para livros, em parte livros didáticos. Os custos de impressão são minúsculos, então os leitores estrangeiros são tradicionalmente subsidiados pelos consumidores americanos.
(Nassim Nicholas Taleb - traduzido)

Fonte: https://twitter.com/nntaleb/status/1512755828247388165

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A primeira coisa que precisamos entender quando falamos de seguro social (o que inclui, além de saúde, previdência e assistência social), é que existem dois grandes sistemas, o Beveridgeano e o Bismarckiano.
Na minha opinião, a previdência social deveria ser uma para cada estado em vez de uma unificada federal, porque cada estado é diferente e tem níveis de renda, educação e expectativa de vida diferente.

Na Saúde, o ideal é um sistema híbrido. Primeiro, é ter um estatal gratuito financiado por imposto de estados e municípios (Beveridgeano). Ao mesmo tempo, existir inúmeros planos privados que podem ser contratados por pessoa física ou jurídica (Bismarckiano). Então, o governo deve calcular qual é o custo per cápita do sistema de saúde pública e esse valor deve ser restituído no imposto de renda de quem paga plano particular. Assim o sistema atende todos, é justo para quem quer pagar mais por um plano melhor e não usa aquela ideia ridícula de voucher.

No Brasil, precisaria de reforma tributária e crescimento econômico. Aqui a taxação é muito pelo consumo e a taxação por renda é federal. É horrível.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O que o SUS está ensinando ao serviço de saúde britânico

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cq5ww8jryk0o

O que médico inglês aprendeu em posto de saúde de Pernambuco e levou para sistema de saúde britânico

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c8vyp764d18o

O médico inglês Matthew Harris hoje trabalha, em Londres, em um projeto inspirado no que aprendeu com o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro há mais de 20 anos.

Um ano depois de se formar em Medicina no Reino Unido, ele se mudou para Pernambuco em 1999 e atuou por quatro anos como clínico-geral de uma unidade de saúde em Camaragibe, na região metropolitana do Recife.

À época, Harris não tinha ideia de que a experiência mudaria sua carreira — e até provocaria transformações no Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) do Reino Unido duas décadas depois.

Atualmente, ele é pesquisador da Escola de Saúde Pública do Imperial College de Londres e lidera um projeto que pretende implementar os agentes comunitários de saúde, algo que existe no SUS há décadas, em território britânico.

O médico não faz cerimônia para dizer que essa iniciativa é 100% inspirada na Estratégia Saúde da Família (ESF), um programa criado pelo Ministério da Saúde do Brasil nos anos 1990 que segue ativo até hoje — e traz resultados muito celebrados por especialistas da área.

Nosso repórter André Biernath conversa com Harris e conta esta história neste vídeo.
ALGUNS COMENTÁRIOS DE CRÍTICAS

Não sei quanto de viés tem esses comentários mas ta aí pra quem souber algo dos SUS contestar ou corroborar:

Marcela Morete
há 9 minutos
Eu nem vou comentar sobre tudo que meus entes queridos passaram graças a esse tal de SUS.

Noi
há 2 horas
Acredito que está ensinando a deixar os pacientes esperando meses para serem atendidos.

jacinto gomes de sa leal
há 3 horas
Quem endeusa o SUS é quem vai no Sírio......ex primeiro ministro canadense teve que pagar particular no vizinho(EUA) pra ter tratamento médico....tava esperando

marcos antonio Ribeiro boechat
há 5 horas
Os agentes comunitários na minha cidade são cargos que servem de curral eleitoral e não têm estabilidade ou trabalho ativo. Medem a pressão do cidadão e mandam ir marcar uma consulta (os agendamentos no meu bairro abrem uma vez ao mês). Basicamente não servem pra nada. Isso quando os agentes não ficam 3 meses sem aparecer e pedem pra assinar todos os meses passados.
Isso é culpa do STF que permite que os bandidos dos prefeitos não façam concurso.

Alexandre Nunes
há 5 horas
Tirando a demora nas consultas, as filas intermináveis, as condições precárias de equipamentos e a falta de profissionais de saúde em muitas unidades, sim, o SUS é muito bom!

Almir Carvalho Cohen
há 6 horas
Grande parte das pessoas que elogiam o SUS,são atores,jornalistas,politicos e a esquerda caviar,que tem plano de saude no Albert Einstein.
Comparar o SuS com plano da Inglaterra é sacanagem,um Paìs que investe bem os impostos do cidadão,ao contrario do Brasil que temos uma carga tributaria altissima,corrupção,e deveriamos ter um Atendimento de saúde bem melhor.
Antes que digam alguma coisa,sou da classe C e operario de industria,digo porque ja tentei marcar exame no SuS.
O atendimento do Sus em questão de viroses,e emergência é muito bom.
O problema é para conseguir marcar com um especialista,se a pessoa estiver com um cancer não da tempo de tratar.


O que o SUS está ensinando ao serviço de saúde britânico


youtu.be/paPcisaEBO0

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 11 Junho 2023 - 15:03 pm
O que o SUS está ensinando ao serviço de saúde britânico
O SUS é bom na teoria, mas na prática tem falta de verba e corrupção. Quando o que é conceitualmente bom é levado para um país onde as coisas funcionam, o resultado é um sucesso lá.
Harris: "Apesar de todos os desafios e da falta de recursos, ainda assim podemos fazer coisas extraordinárias na atenção básica de saúde"
É assim que funciona o trabalho do funcionário público no Brasil. Desdobrar-se para fazer as coisas sem ter recursos.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

TUDO SOBRE O MAIS MÉDICOS #meteoro.exp

youtu.be/br1Pa8qUBMM

Quando os médicos do país não querem residir em cidades remotas, a solução é contratar médico de fora.
Não esquecer que foi o governo cubano que investiu e pagou na formação desses médicos, cujos opositores chamam de "escravos".

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 04 Julho 2023 - 21:23 pm
TUDO SOBRE O MAIS MÉDICOS #meteoro.exp

youtu.be/br1Pa8qUBMM

Quando os médicos do país não querem residir em cidades remotas, a solução é contratar médico de fora.
Não esquecer que foi o governo cubano que investiu e pagou na formação desses médicos, cujos opositores chamam de "escravos".
O assunto já foi bem discutido no Clube Cético, na época.
Sim, ninguém quer trabalhar em fim de mundo, sem recursos para dar atendimento, sem chance de subir na vida.
Daí, sim, a "solução" foi trazer escravos de fora que até ficaram felizes com a chance de sair daquela bosta.
Só que eram vigiados o tempo todo e suas famílias ficaram em Cuba como reféns.
Além disto, muitos sequer eram médicos e sim enfermeiros e ninguém recebeu autorização para clinicar aqui no Brasil. Totalmente irregular.

Sem falar na palhaçada de aparecerem sempre em público de jaleco branco e estetoscópio, mesmo nas viagens, o que é um absurdo anti-higiênico.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Por que dipirona é vendida no Brasil, mas proibida nos EUA e em parte da Europa?

youtu.be/TTQiiu_9wTE

Uma coisa rara:
há uma mutação genética que parece facilitar o aparecimento da agranulocitose em alguns indivíduos que usam dipirona. E sabe-se que essa mutação é mais comum em populações dos Estados Unidos e de partes da Europa
Comentários:
@carlorenneraraujo
Sou médico e é meu remédio favorito em todo o mundo. Bom, bonito e barato. Agranulocitose é tão rara que a maioria dos médicos não vai ver uma na vida, é mais provável ver insuficiência hepática por paracetamol em doses usuais. Se os EUA liberassem a dipirona, a crise de opioides acabaria em uma década.

@ricardoserra6392
Excelente reportagem. Estudos e meta-estudos mais recentes e peer-reviewed mostraram que a dipirona tem perfil de segurança melhor que paracetamol (associado a falência hepática por superdosagem ou em combinação com álcool) e ácido acetilsalicílico (associado a úlceras e sangramentos graves). Mesmo na Alemanha, onde moro, os médicos que conheço não hesitam em prescrever dipirona.
Em tempo, sou químico com 40 anos de experiência na indústria químico-farmacêutica.

@laraant.1726
Dipirona é sim um medicamento muito bom e barato, com pouquíssimos efeitos colaterais em relação a esses outros citados no vídeo e muito mais eficaz que eles, o próprio vídeo mostra as pesquisas com milhões de pessoas para provar isso, se o Brasil tivesse proibido a Dipirona como os EUA, também estaríamos numa crise grave de opióides iguais a eles.

@luisaoconnel
Muito interessante mesmo, sobre a questão da agranulocitose, trabalho em laboratório de análises clínicas e nos poucos casos que vi nenhum tinha relação com a dipirona, esses "medo" é muito mais questão de lobby. O Tylenol e o Ibuprofeno são tão, se não mais, perigosos que uma dipironinha hahaha.
Por que não fazer exame genético para saber se pode consumir dipirona?

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Entre outras opiniões, muita gente nos comentários polarizando entre alegar que o SUS seria solução se tivesse mais investimento e fosse melhorado, outros dizem que SUS ia piorar com sobrecarga se planos privados fossem extintos.

Mesmo com aumento no número de clientes em 2023, o mercado de planos de saúde no Brasil coleciona indicadores ruins: registra alta de reclamações, aumento de decisões judiciais desfavoráveis e prejuízo financeiro recorde. No UOL News, o médico Gonzalo Vecina comenta o assunto.
Planos de saúde têm recorde de queixas: Modelo 'suicida' precisa ser repensado, diz médico


youtu.be/xuHhzhEcuII

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 24 Outubro 2023 - 13:25 pm
Por que dipirona é vendida no Brasil, mas proibida nos EUA e em parte da Europa?

Por que não fazer exame genético para saber se pode consumir dipirona?
Não importa qual medicamento ou alimento, sempre haverá quem seja alérgico ou tenha reações desfavoráveis.

Na verdade, muita gente é alérgica até a si mesma.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Redes sociais e junk food estão acabando com as crianças.

Obesidade infantil: o que explica o aumento de peso das crianças brasileiras

youtu.be/HpD4ZuPDDno



Documentário BBC: Com o que estamos alimentando nossos filhos?

youtu.be/pHO7DNgw3ec

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

NOSSA EXPERIÊNCIA NO SUS VS. O SISTEMA DE SAÚDE AMERICANO
Sou americano. Fanuel é brasileiro. Moramos nos EUA. Já usamos o SUS. E mais uma vez: não somos experts! Somos dois amigos desabafando, e ensinando um pouco de inglês. Fique a vontade de contar, corrigir, acrescentar qualquer coisa nos comentários – vamos gerar um debate respeitoso.
TRANSCRIÇÃO


Spoiler:
O que que você aconselharia para alguém
que não tem essa opção de volar pro
Brasil então que tem que usar o sistema
daqui não se machuque né falaria isso
não se machuca não e aí aqui o Gavin
diretamente do colorado nos Estados
Unidos recentemente Eu votei do Brasil
onde eu tive a minha primeira
experiência com o suso sistema unificado
de saúde meu filho tava com conjunt Vit
a gente precisava de um colir Zinho eu
peguei a prescrição daí
saí do prédio lá na praia em Guaratuba
Paraná eu fiquei muito surpreso com isso
que eu não tive que falar com ninguém
pagar nada de Down pay copay deductible
eu só troquei uma ideia com a médica e
saí com a prescrição falei sobre isso a
experiência com o meu cameran através da
câmera fanuel e ele começou a me falar
sobre a experiência dele como brasileiro
morando aqui nos Estados Unidos 7 anos
com o Sistema de Saúde daqui comecei a
filmar ele sem ele saber e ele aprovou
esse vídeo no final das contas eu vou
adicionar umas coisas ao que ele falou
comigo mas foi um discurso um bate-papo
bem legal sobre o SUS no Brasil versus o
sistema que existe aqui nos Estados
Unidos Bora
lá quando eu ainda não tinha seguro de
saúde eu fui fazer fui praticar
snowboard e daí eu caí lá fui fazer o
que eu não sabia fui rampar lá e caí só
só que aí eu caí assim Caí em cima do
braço né com todo o peso do corpo assim
no chão no outro dia quando eu acordei
cara tava doendo tanto mas eu não
conseguia nem respirar velho tinha que
realmente controlar a minha respiração
tava doendo muito então fiquei muito
preocupado eu achei que poderia ter
quebrado uma costela uma perfuração eu
fiquei preocupado com isso eu não tinha
seguro de saúde então eu tava evitando
ir no médico Porque eu sabia que era
caro é caro mesmo eu sou uma autônomo
então Pago meu Health insurance meu
seguro de saúde e fica mais de
12.000 por ano 000 por mês né para a
minha esposa também dois filhos fica
mais barato assim para pessoas que
trabalham pro governo para uma empresa
que paga metade do seguro mas sai também
que esse é o plano mais barato que eu
consigo eu tenho que pagar 9.000 a cada
vez que acontecer uma grande coisa uma
cirurgia uma visita emergência assim
esse meu deductible eu poderia ter um
deductible menor né 6.000 ou $000 mas
daí eu pago mais a cada mês aí fomos o
médico cheguei lá no emergency room e
cara primeiro que eu tive que ficar
esperando igual no SUS senão pior mano
sabe fiquei lá esperando umas 2 horas
assim doendo Entendeu todo todo troncho
me me levaram lá fizeram um raio x
depois de depois de fazer o raio x levou
mais uns 40 minutos eu esperando uma
salinha veio o médico o médico trocou
uma ideia comigo me apresentou os raios
X falou que não tinha havido nenhuma
fratura e era isso e me mandou embora
até aí tudo bem né ainda bem que não
tinha nada graças a Deus viia que
tivesse mas isso daí me custou $300 cara
um raio x e uma conversa de 15 minutos
com o médico é um raio x só velho não
sei se deu duas páginas de Rai x ficou
barato então ficou $300 como barato cara
pelo amor de Deus cara eu eu chutaria
mais cara 3.000 4.000 você viu isso
então fanuel ficou sem seguro de saúde
por isso com medo de ter ter que pagar
algo enorme assim muitas pessoas até
escolhem fazer isso também guardar o
dinheiro investir o dinheiro e daí usar
em momentos assim mas se você
desenvolver câncer por exemplo fica
muito muito dinheiro então é para coisas
maiores assim que eu prefiro ter até
mesmo sendo muito caro e aí e e assim
para mas o que me enche o saco que que
mesmo quando eu tava com seguro de saúde
bom é um saco velho tipo É uma
burocracia do entendeu sabe são
vários steps é documento não sei o que
lá tem que ver aí tem que ver o que que
teu seguro cobre Qual que é o médico que
que tá alinhado com seguro tal entendeu
ele acertou na mosca ess me irrita
bastante que tem tipo cinco seis
companhias de seguro em geral Blue Cross
Blue shield anthem humana Mat Life signa
e se você quer mudar para ter um preço
melhor talvez mas talvez é um médico que
você prefere não tá cobrado não tá
incluso nesse outro sistema de seguro de
saúde sabe então fica muito difícil
trocar para outra companhia e você vai
sempre ter que ficar atento em qual qual
dentista você tá usando agora F tá
pensando em ficar sem seguro de saúde
Então vamos subir o que que vai
acontecer você vai ficar sem eu tô
estudando de ficar sem sim porque se
tiver alguma coisa eu vou pro Brasil ou
então tem um seguro assim só para dizer
que tem Às vezes você né sei lá quebra
um pé o cara cai né bate o carro coisa
pequena a minha irmã esses dias pô
abrindo uma lata de no dia do super B
abrindo uma lata de de milho não de
creme de leite fez um movimento errado a
lata entrou assim ó dentro dentro
negócio dela foi até no tendão velho
quase que ela perdeu o movimento do
dedão dela aí foi na emergency na
emergency room dela lá aí teve até que
fazer cirurgia para dar uma reconect do
tendão aqui ó por eles tmm seguro Eles
pagaram
000 sem seguro ia ser mais de 30 sab
então eu tô pensando de ter seguro para
alguma coisa assim entendeu um acidente
doméstico outra coisa grande que
acontece na vida nascimento de criança
como já comentei tenho dois filhos e
custou acho que
18.000 a cada que acabamos pagando mais
ou menos 2.000 3.000 com o nosso seguro
mas aqui eu vou colocar aqui the bill a
conta só pro hospital sem incluir a
médica nesse caso tamb a minha esposa é
enfermeira era enfermeira na sala de
urgên ela sabe bem como funciona esse
sistema eu vou ligar para ela porque ela
tem uma história bem interessante sobre
alguém que foi mordido por uma cobra
rattlesnake aqui no
Colorado
pretty sure it's $1,000 viile and each
viile like each adult would need like
6es so like 60 to 80,000 for a
rattlesnake bike
yeah you better hope you have insurance
for that one I know
either pay it and live or don't pay it
and
die or just pay B Life
yeah Crazy se eu tiver algum problema de
saúde pode é certeza eu vou gastar o
dinheiro da passagem e vou tratar no
Brasil porque quando eu vou ao Brasil eu
vou E já eu ligo para eu tenho uma prima
que é médica eu ligo para ela ó tô indo
ao Brasil ela marca para eu ir em tudo
se fazer pente fino eu gasto 000 cara
tipo assim 000 e é assim ó exame de tudo
eu tava com uma dor no abdomen ela me
direcionou fiz ultrassom teste de imagem
Cat Scan tudo assim sabe para ver o que
que era 0.000 aqui é algo que o fanuel
me comentou é que pelo fato de ter o
sust no Brasil o privado fica mais
barato também né não temos isso aqui nos
Estados Unidos como você vai ver já já
vou falar sobre o que acontece se você
realmente tá sem dinheiro quem paga
porque o hospital é obrigado a tratar
você na sala de Emergências por exemplo
mesmo se você tiver absolutamente nada o
nosso sistema de medicare e medicade mas
vamos continuar tipo cara e tudo deu 1
ih entendeu para fazer assim né só para
fazer um checkup mesmo né E isso não foi
pelo SUS né mas foi o quanto eu gastei
gastando out of Pocket assim ó vou pagar
endeu dos exames que eu precisei como
fica out of Ug do B Ah é faz sentido do
meu próprio bolso a propósito entre
Caraca 2011 ou 12 e
2019 era ilegal não ter plano de seguro
de saúde aqui nos Estados Unidos com o
presidente Barack Obama foi o presidente
Donald trump que parou com esse sistema
o governo agora tá tentando ficar mais
envolvido com essas questões e baixar o
preço assim por isso todo mundo tem que
participar para ter um preço um pouco
menor por isso que era ilegal não ter
agora é legal realmente pagar out of
Pocket de novo e tá complicando as
coisas um pouco mais com os preços como
você vai ver entende então tipo lá no
Brasil você tem o SUS que é universal E
você tem os seguros e os Private cares
né se você vai no SUS beleza tu vai
levar um chá de cadeira tu vai ficar lá
esperando um temp
aí tu vai ver o doutor o doutor vai te
falar que é isso que é aquilo Às vezes
você não sabe Às vezes você não ele não
quer te tratar lá às vezes o cara é meio
preguiçoso entendeu mas assim tem alguma
coisa você pode entendeu Você não se
fica preocupado Ah eu não tenho seguro
de saúde você sabe que você pode rely on
SUS se você tiver alguma coisa séria se
você tiver um câncer se você tiver
entendeu uma doença Mais barra pesada o
SUS Vai te tratar o o nosso sistema vai
te tratar também só que é um pouco mais
complicado você tem que mostrar prova de
que você não tem rienda não tem dinheiro
para pagar isso temos o medicare que é o
sistema para idosos mais de 65 anos que
na minha opinião não é idoso ainda mas
temos esse medicare e medicade é para os
outros casos medicare também é para
pessoas com disabilities assim com
existing conditions Mas medicade é para
resto para caso se você como estrangeiro
estrangeira for visitar os Estados
Unidos não tem plano de seguro né Travel
insurance Health insurance você tem que
pagar algo uma acidente assim talvez vai
ser medicare ou também ouv casos de uma
pessoa que tem que organizar uma
vaquinha para pagar os milhares de
Dólares que você vai levar ah pegando
uma ambulância pro hospital duas três
noites na no hospital assim com uma
doença ou cirurgia inesperada e esse
negócio de ter que pagar ou provar que
você não pode pagar é a razão que
comentei bem no começo desse vídeo que
fiquei tão surpreso que não tinha aquela
mulher esperando antes de você sair pela
porta saindo do hospital para verificar
sua forma de pagamento sua renda
assim se você tem alguma coisa séria aí
você é mais bem acolhido Entendeu de
graça igual entendeu inacreditável como
americano assim que é de graça E é tipo
digamos você paga com taxes né renda de
Imposto de Renda é um dinheiro público
mas
você não sai é sai do nosso bolso mas
você não não tem que pagar nada na hora
do suo entendeu remédio farmácia essas
coisas assim talvez você tenha entendeu
que comprar o remédio mas a por exemplo
insulina no Brasil é barato pô aqui é
caríssimo é até mesm no Canadá é barato
assim fizemos uma pesquisa agora sobre
preço de insulina em geral no Brasil
você falou r$ 6 né um tubinho no Canadá
12 em média aqui nos Estados Unidos
98 o acesso fácil a isso isso eu acho
assim é é algo que que me revolta é
a
o tanto que a indústria né a pig
Farma preda na nas pessoas velho aqui
nos Estados Unidos isso é ridículo
galera assim que tem problema simples
nego morre porque não tem acesso a
insulina Às vezes o cara precisa de uma
maquininha daquelas de de né de para
quem tem asma é cara também sabe
uns negóci idiota velho sabe não
tem por mas tem por
sim é dinheiro né é uma aliança entre as
companhias de seguro de saúde e essas
companhias de medicina insulina drogas
farmácias grandes assim Big Pharma como
se chama né as companhias sabem que
plano de seguro de saúde vai pagar e aí
o plano paga o preço fica maior não tem
competição não tem um sistema que nem o
suce assim e tudo fica pior e pior pior
cada vez pior
consenso entre os brasileiros é a gente
reclama do SUS quando tá no Brasil fala
um monte de merda e tal mas é porque a
gente não conhece outra realidade depois
que você que os brasileiros vem para cá
e vê como é que o bicho pega aqui a
gente não reclama do SUS nunca mais
entendeu então eu sei que ah não é tudo
que podia ser a gente precisa que seja
melhor é mas a gente já tem entendeu
concordo já tem então isso é cara eu
cono todas os brasiles que conversam
comigo é esse é o papo entendeu a gente
reclama do SUS quando tá no Brasil e
reclama que não tem ele quando a gente
sai com minha experiência recente no SUS
e com a minha experiência longa com o
sistema quebrado daqui dos Estados
Unidos eu concordo com o fuell a eu
conheço vários outros americanos que já
viajaram pro Brasil americanos que
fizeram uma cirurgia outra coisa exame
básico assim porque é muito mais barato
no Brasil e muito mais sei lá amigável
thuro talvez também eu fui pro Brasil em
2021 fazer lazy que eu estava
trabalhando no Brasil um pouco mais
naquela época então ficou 000 os dois
olhos aqui no Estados Unidos teria sido
mais de 6.000 eu que a minha esposa
pagou Em
2014 eu sei que eu tenho privilégio a
benção de poder pagar isso a última
pergunta que eu fiz pro Fan Noel foi O
que que você aconselharia para alguém
que não tem essa opção de votar pro
Brasil então que tem que usar o sistema
daqui não se machuque né não falaria
isso não se machuca não
é tô tentando pensar como é que eu vou
caber tudo isso no vídeo sabe sei eu
acho que Ó bora online é não reclame do
SUS tá barline é tipo isso daí então eu
não sou um expert nenhum fuel né a gente
estava contando as nossas experiências a
gente quer ouvir a sua experiência
também se você tem algo a acentar
adicionar talvez corrigir por favor
escreve nos comentários aqui vamos gerar
um debate respeitoso para mais
informações sobre como funciona as
farmácias da aqui em particular eu fiz
um vídeo super legal que vou botar aqui
Stay Safe Stay well and as always Thanks
for
watching

@ArkanjoES
há 2 dias
Eu moro nos Estados Unidos há um ano, trabalho numa multinacional com excelente seguro de saúde. Nunca tive problemas de saúde e resolvi ter todos aqui . Tive uma pneumonia e fui parar no ER. Duas horas ficaram em 8000 dólares, meu copay ficou em 1500. Tive que fazer uma broncoscopia que no Brasil custa uns 200 dólares e aqui ficou em 3550 dólares e eu tive que pagar 2880. Eu completaria a sugestão do colega. Além de não se machucar, não fique doente. Pior disso tudo é que os médicos ainda não solucionaram meu problema, depois de dezenas de exames. Me deixaram no vácuo e vou terminar meu tratamento em agosto no Brasil.

youtu.be/ifwLwVb2Q8I

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Leo Kruger
Mensagens: 81
Registrado em: Seg, 18 Março 2024 - 11:34 am

Mensagem por Leo Kruger »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 14 Abril 2024 - 16:45 pm
NOSSA EXPERIÊNCIA NO SUS VS. O SISTEMA DE SAÚDE AMERICANO
Sou americano. Fanuel é brasileiro. Moramos nos EUA. Já usamos o SUS. E mais uma vez: não somos experts! Somos dois amigos desabafando, e ensinando um pouco de inglês. Fique a vontade de contar, corrigir, acrescentar qualquer coisa nos comentários – vamos gerar um debate respeitoso.

youtu.be/ifwLwVb2Q8I
Sistema de saúde americano é um cartel, não é um modelo comparativo. O CRM de lá barra novas faculdades e novos hospitais e carteliza o sistema de saúde inteiro através de Lobby. O mesmo acontece no Canadá, na época que pensei em revalidar o meu diploma lá na área da saúde eu vi um puta lobby e cartelização, os caras te fodem nos exames propositalmente além de você ter que gastar no mínimo uns 200k.

Um comparativo pro SUS é o NHS da inglaterra e o modelo canadense de saúde, que também são ruins :lol: No Canadá você precisa ta morrendo pra um médico te encaminhar, pedir exame, etc não tem foco em prevenção como no Brasil. O melhor modelo de saúde existente é o Alemão, ele é privado-público. Quem tem dinheiro pra pagar plano vai pagar, quem não tem o estado banca em hospital privado.

Imagem

Esse é o melhor modelo de sistema de saúde.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Leo Kruger escreveu:
Seg, 15 Abril 2024 - 10:07 am
Agnoscetico escreveu:
Dom, 14 Abril 2024 - 16:45 pm
NOSSA EXPERIÊNCIA NO SUS VS. O SISTEMA DE SAÚDE AMERICANO
Sou americano. Fanuel é brasileiro. Moramos nos EUA. Já usamos o SUS. E mais uma vez: não somos experts! Somos dois amigos desabafando, e ensinando um pouco de inglês. Fique a vontade de contar, corrigir, acrescentar qualquer coisa nos comentários – vamos gerar um debate respeitoso.

youtu.be/ifwLwVb2Q8I
Sistema de saúde americano é um cartel, não é um modelo comparativo. O CRM de lá barra novas faculdades e novos hospitais e carteliza o sistema de saúde inteiro através de Lobby. O mesmo acontece no Canadá, na época que pensei em revalidar o meu diploma lá na área da saúde eu vi um puta lobby e cartelização, os caras te fodem nos exames propositalmente além de você ter que gastar no mínimo uns 200k.

Um comparativo pro SUS é o NHS da inglaterra e o modelo canadense de saúde, que também são ruins :lol: No Canadá você precisa ta morrendo pra um médico te encaminhar, pedir exame, etc não tem foco em prevenção como no Brasil. O melhor modelo de saúde existente é o Alemão, ele é privado-público. Quem tem dinheiro pra pagar plano vai pagar, quem não tem o estado banca em hospital privado.

Imagem

Esse é o melhor modelo de sistema de saúde.
O SUS seria como uma alternativa pra quem não pode pagar, só que na Inglaterra tem mais gente com renda maior, que pode pagar, e isso deve sobrecarregar menos esse NHS de lá.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O SUS sofre com dois problemas:
1. corrupção, que é algo crônico no Brasil e causa ineficiência
2. falta de verba, porque a renda no Brasil é baixa para financiar algo bom

Mesmo assim, o sistema brasileiro é melhor do que o sistema americano. :lol:

A existência do SUS funciona como concorrência para evitar que os planos privados tenham preço absurdo.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Leo Kruger
Mensagens: 81
Registrado em: Seg, 18 Março 2024 - 11:34 am

Mensagem por Leo Kruger »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 15 Abril 2024 - 13:38 pm
O SUS seria como uma alternativa pra quem não pode pagar, só que na Inglaterra tem mais gente com renda maior, que pode pagar, e isso deve sobrecarregar menos esse NHS de lá.
Aqui muita gente pode pagar 200-600 reais por mês pra um plano que geralmente cobre de tudo. O que encarece muito é a ANS exigindo que até acupuntura e pseudociências os planos cubram :lol:

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Leo Kruger escreveu:
Seg, 15 Abril 2024 - 17:03 pm
Agnoscetico escreveu:
Seg, 15 Abril 2024 - 13:38 pm
O SUS seria como uma alternativa pra quem não pode pagar, só que na Inglaterra tem mais gente com renda maior, que pode pagar, e isso deve sobrecarregar menos esse NHS de lá.
Aqui muita gente pode pagar 200-600 reais por mês pra um plano que geralmente cobre de tudo. O que encarece muito é a ANS exigindo que até acupuntura e pseudociências os planos cubram :lol:
Pseudociência é um problema. Deveria ter lei proibindo isso.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Leo Kruger
Mensagens: 81
Registrado em: Seg, 18 Março 2024 - 11:34 am

Mensagem por Leo Kruger »

Tutu escreveu:
Seg, 15 Abril 2024 - 14:17 pm

A existência do SUS funciona como concorrência para evitar que os planos privados tenham preço absurdo.
SUS concorrência? :lol:

Eu estudei todas as diretrizes do SUS, já leu? É algo maravilhoso... que não funciona na prática. Quando a gente fala do Estado de São Paulo ou outras capitais ele funciona muito bem, mas quando pegamos periferias, cidades pequenas ou estados pobres é uma merda. A ANS é uma das grandes causas do encarecimento de planos de saúde, ela literalmente cria obrigações para planos cobrirem e dificulta a vida de todo mundo.

Eu lembro que teve um ano que a ANS proibiu reajuste de preços em época de inflação de materiais médicos :lol: :lol: :lol: além de exigir uma série de obrigatoriedades que os planos devem cobrir, como pseudociências e etc.

https://periodico.sites.uepg.br/index.p ... ternativos

E isso acontece só no Brasil? Não, no Canadá e Inglaterra que tem sistemas de saúde universais são os mesmos problemas. O do canadá que é reverenciado é uma merda, vi muitos relatos de brasileiros lá quando pensava em me mudar falando horrores. Sistema público universal é uma merda, nos EUA também é uma merda, mas vc consegue lidar contratando planos/seguradoras boas.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Leo Kruger escreveu:
Ter, 16 Abril 2024 - 10:57 am
SUS concorrência? :lol:
Sim.
Se o privado for caro demais, a pessoa escolhe o sucateado "gratuito".
Então é melhor haver um sucateado do que nada.
A ANS é uma das grandes causas do encarecimento de planos de saúde, ela literalmente cria obrigações para planos cobrirem e dificulta a vida de todo mundo.
Algumas regras são importantes porque muitos planos colocam "letras miúdas". Eles podem cismar de que não cobrem um tipo de exame específico ou especialidade.

Um plano privado não conseguiria sobreviver de forma sucateado enquanto um público sim, porque ele teria a obrigação contratual de atender todas demandas com a qualidade prometida, caso contrário seria processado. Então ele tem que ter um preço sustentável ou fechar as portas. Esse preço sustentável não é acessível para todo mundo, então a solução é usar um plano público, que recebe pouca verba, para atender quem não paga. Sendo público, ele pode existir sucateado.

Público de boa qualidade não vai existir, porque não tem verba para sustentar isso.
Sistema público universal é uma merda, nos EUA também é uma merda, mas vc consegue lidar contratando planos/seguradoras boas.
Consegue?
Não. É caro demais para um americano médio.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Leo Kruger
Mensagens: 81
Registrado em: Seg, 18 Março 2024 - 11:34 am

Mensagem por Leo Kruger »

Tutu escreveu:
Ter, 16 Abril 2024 - 13:59 pm
Sistema público universal é uma merda, nos EUA também é uma merda, mas vc consegue lidar contratando planos/seguradoras boas.
Consegue?
Não. É caro demais para um americano médio.
"The average national monthly health insurance cost for one person on an Affordable Care Act (ACA) plan without premium tax credits in 2024 is $477"

https://www.healthmarkets.com/resources ... s%20%24477.

Re: Questões de saúde - Sistemas, planos, políticas públicas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Essa de SUS ser concorrência, eu também estranhei.
Talvez se ele quis dizer alternativa (não a das melhores) teria mais sentido.
Responder