Questão dos combustíveis

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Questão dos combustíveis

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Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tópico sobre combustível e efeitos colaterais relacionados a ele na economia, etc.

(...)

Como introdução, um vídeo sobre o assunto:

Temas abordados no vídeo abaixo

- Lugares do mundo onde combustível seria mais barato

- Interferência estatal nos preços de combustíveis

- Privatizações: Prejuízos e benefícios


Os países com gasolina mais cara e barata (e onde Brasil fica)
Apesar do petróleo ser um commodity, ou seja, uma matéria-prima que tem o preço determinado uniformemente pela oferta e demanda internacional, o preço final para o consumidor da gasolina — e de outros derivados de petróleo, como diesel e gás GLP — varia imensamente ao redor do mundo.

Na semana de 7 a 13 de junho o preço do litro da gasolina para o consumidor ia de US$ 0,02 (R$ 0,11) na Venezuela a US$ 3 (R$ 15,4) em Hong Kong, segundo o ranking Global Petrol Prices, que pesquisa os preços em 168 países, semanalmente na maioria deles.

Além da Venezuela, os países onde a gasolina está mais barata são Líbia (2° lugar), Iran (3°), Síria, Argélia, Kuwait, Angola, Nigéria, Turcomenistão e Malásia.

E os lugares onde ela está mais cara são Hong Kong (168º na ordem do mais barato para o mais caro), Noruega (167°), Dinamarca (166º), Finlândia, Islândia, Grécia, Países Baixos, República Central Africana, Mônaco e Cingapura.

E o Brasil?

Neste vídeo, nossa repórter Nathalia Passarinho conta que estávamos no meio do ranking, em 83º lugar, e explica o que influencia o valor do combustível.

youtu.be/drVYhVgE0o0

Re: Questão dos combustíveis

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Tutu
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Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A Noruega tem grandes reservas de petróleo. A Escandinávia tem petróleo caro por causa de impostos para desincentivar o consumo de combustível fóssil e tornar a concorrência de energia limpa preferível. É uma estratégia ecológica.

No Brasil é corrupção e estrutura tributária bagunçada.

O Japão e vários países da Ásia dependem da importação de petróleo e tem população grande. O Japão tem muito terremoto e usinas nucleares não são seguras lá, por isso a demanda por combustível fóssil é maior.
- Interferência estatal nos preços de combustíveis
O dever do Estado é barrar a exportação quando existe escassez no mercado interno. Mas os corruptos entreguistas Bolso-Guedes priorizam os lucros dos acionistas às custas do povo. Dá mais dinheiro exportar produtos da Petrobrás do que vender para população nacional.

Neoliberalismo é um termo controverso, o correto é neocolonialismo.
- Privatizações: Prejuízos e benefícios
Tem que ter bastante concorrência interna, no mesmo país, para poder funcionar bem.

Re: Questão dos combustíveis

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Fernando Silva
Conselheiro
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Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Estava agora há pouco olhando as notícias da CNN sobre a recessão nos EUA:

- Com a disparada nos preços dos combustíveis, há um monte de indivíduos e quadrilhas roubando gasolina e diesel de carros estacionados e dos postos. Por exemplo, o ladrão se enfia em baixo do carro, fura o tanque e enche bombonas. Ou vai a um posto, enche e se manda sem pagar. Para dificultar, vão em grupo: um monte de carros abastece e, de repente, fogem todos. Ou então estaciona em cima daquelas entradas dos tanques subterrâneos, tira a tampa e suga tudo com uma bomba através de um buraco no fundo do carro.

- Está havendo tanto roubo nas lojas que elas estão trancando tudo em vitrines. Se você quer um produto, tem que chamar o funcionário para abrir. E são coisas banais, como shampoos, desodorantes, pasta de dente etc. As quadrilhas roubam para revender.

Imagem

- Cada vez mais, há pessoas vivendo da comida distribuída por instituições de caridade, inclusive pessoas que nunca precisaram disto. Entrevistaram uma cuidadora de idosos que agora só trabalha com gente perto da casa dela porque não pode mais pagar a gasolina para atender clientes distantes.

https://edition.cnn.com/2022/07/30/busi ... index.html

Re: Questão dos combustíveis

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Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 30 Julho 2022 - 16:02 pm

- Cada vez mais, há pessoas vivendo da comida distribuída por instituições de caridade, inclusive pessoas que nunca precisaram disto. Entrevistaram uma cuidadora de idosos que agora só trabalha com gente perto da casa dela porque não pode mais pagar a gasolina para atender clientes distantes.

https://edition.cnn.com/2022/07/30/busi ... index.html
A coisa está feia mesmo. E mesmo antes da pandemia, pessoas trabalhando 40h por semana já precisavam recorrer a bancos de alimento. A desigualdade aumentou desde os anos 80, depois de um boom economico.

Re: Questão dos combustíveis

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Fernando Silva
Conselheiro
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Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Produção de petróleo terá pico em 2029 e entrará em declínio

Pré-sal ‘dá claros sinais de esgotamento exploratório’. Com queda das reservas, país poderá voltar a ser importador em dez anos

Por Manoel Ventura — Brasília 29/05/2023


Ao defender a exploração de petróleo na Margem Equatorial, região que é considerada a nova fronteira petrolífera no Brasil e que foi eleita pela Petrobras como uma de suas prioridades, o Ministério de Minas e Energia afirma que o Brasil precisa repor suas reservas de óleo e gás pois o país atingirá seu pico de produção dentro de seis anos.

Essa região se estende por uma área de mais de 2.200 quilômetros do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte, próxima à Linha do Equador. A área em que se estima haver mais petróleo é na bacia da chamada foz do Rio Amazonas, alvo de divergências entre as áreas ambiental e energética do governo.

Pelos cálculos da área de planejamento energético do governo, a produção de petróleo no Brasil atingirá 5,4 milhões de barris por dia em 2029, quando será seu pico, e entrará em declínio. Hoje, o país é autossuficiente e produz entre 3 milhões e 4 milhões de barris por dia, volume suficiente para que o país seja exportador líquido de petróleo.

Novas frentes

A previsão, contudo, é que o declínio das reservas faça o país voltar a ser importador de petróleo em dez anos.

O diagnóstico também é que o pré-sal — que já foi classificado como “bilhete premiado” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seu segundo mandato — enfrenta “claros sinais de esgotamento exploratório”.

Principal área de exploração de óleo e gás do Brasil hoje, o pré-sal teve a última declaração de comercialidade relevante — quando uma empresa vê condições comerciais de tocar um bloco de petróleo — notificada em 2019.

Dos 11 blocos do pré-sal ofertados pelo governo em dezembro do ano passado, apenas quatro foram arrematados. Além disso, dois blocos foram devolvidos pelas empresas. Por fim, algumas reservas de produção da Petrobras já estão caindo e, se quiser manter o mesmo nível de produção, a empresa terá que abrir novas frentes de trabalho.

É esse cenário que faz os setores de energia do governo defenderem a ampliação da produção nacional, tendo a Margem Equatorial como maior aposta. A região da bacia da Foz do Amazonas é considerada a mais promissora, porque ali perto, em Guiana e Suriname, há descoberta de bilhões de barris de petróleo.

Na fronteira brasileira, estimativas do Ministério de Minas e Energia (MME) apontam que há cerca de 10 bilhões em barris de petróleo recuperáveis. Para se ter uma ideia do que isso significa, o Brasil tem hoje 14,856 bilhões de barris de petróleo de reservas provadas. O MME calcula que a área pode gerar US$ 56 bilhões em investimentos, além de arrecadação da ordem de US$ 200 bilhões.

Transição energética

Ambientalistas não veem sentido na preocupação com o declínio na exploração de petróleo, porque essa fonte de energia deve perder força no processo de transição energética.

Na área de energia, porém, o argumento é que só a partir de 2040 se vê uma redução mais forte da demanda por petróleo, segundo dados da Agência Internacional de Energia. Mesmo assim, ainda serão consumidos cerca de 60 milhões de barris diariamente, no cenário mais otimista, com aplicação de fontes renováveis de energia — hoje é algo próximo de cem milhões de barris.

A Petrobras apresentou recurso na semana passada para que o Ibama reveja a decisão que não liberou licença para a estatal perfurar o bloco da bacia da Foz do Amazonas, localizado a 175 quilômetros de Oiapoque (no extremo norte do Amapá). O órgão ambiental disse que vai analisar novamente a proposta e discutir tecnicamente as alterações apresentadas no novo pedido.

Um dos pontos reclamados pelo Ibama é que a base de socorro a animais em caso de desastre fica em Belém. A empresa vai ampliar a base em Oiapoque, além de propor mais embarcações de contenção de vazamento.
https://oglobo.globo.com/economia/negoc ... inio.ghtml

Re: Questão dos combustíveis

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Tutu escreveu:
Sex, 01 Julho 2022 - 19:40 pm
O dever do Estado é barrar a exportação quando existe escassez no mercado interno. Mas os corruptos entreguistas Bolso-Guedes priorizam os lucros dos acionistas às custas do povo. Dá mais dinheiro exportar produtos da Petrobrás do que vender para população nacional.
Acredito que no lugar de exportar petróleo, o Brasil deveria exportar água potável, diretamente, em galões de água mesmo em massa e em grande escala. Há mais do que água suficiente nos rios brasileiros para isso (sobretudo na Amazônia). Mas isso deveria ser feito de forma controlada, caso contrário os rios secariam e com sistema de filtragem (para não acabar exportando galões contaminados). Há muitos países que têm grande escassez de água potável, como na África, Ásia Central, Oriente Médio, Austrália, Espanha, China (por causa da grande população), entre alguns outros prováveis que também sofrem com grande escassez. Acredito que esses países pagariam muito bem ao Brasil pela água que eles tanto necessitam. Enquanto isso, o petróleo teria que ser refinado aqui mesmo e aí sim, o petróleo refinado ser exportado, não em sua forma bruta mais barata.

Eu até dei um nome fictício à empresa que deveria exportar água potável. Chamo-a de Hidrobrás!

Tem mais potencial que exportar petróleo e o Estado arrecadaria muito mais por sinal. Ainda mais a medida que a população mundial aumenta e a água potável se torna mais escassa.

Esta água poderia ser transportada em recipientes de barro, como naqueles filtros de barro que segundo muitos melhoram a qualidade da água.

Plástico não porque quando a água esquenta dentro de tal tipo de recipiente, o plástico contamina a água.

Re: Questão dos combustíveis

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Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Ter, 18 Julho 2023 - 12:11 pm
Acredito que no lugar de exportar petróleo, o Brasil deveria exportar água potável, diretamente, em galões de água mesmo em massa e em grande escala. Há mais do que água suficiente nos rios brasileiros para isso (sobretudo na Amazônia).
Resta saber se é mais barato e mais ecológico a importação de água do Brasil ou a dessalinização da água. Dessalinização precisa de muita energia.

Re: Questão dos combustíveis

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Fernando Silva
Conselheiro
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Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 15:42 pm
nuker escreveu:
Ter, 18 Julho 2023 - 12:11 pm
Acredito que no lugar de exportar petróleo, o Brasil deveria exportar água potável, diretamente, em galões de água mesmo em massa e em grande escala. Há mais do que água suficiente nos rios brasileiros para isso (sobretudo na Amazônia).
Resta saber se é mais barato e mais ecológico a importação de água do Brasil ou a dessalinização da água. Dessalinização precisa de muita energia.
Pode haver muita água no Brasil, mas não nos lugares onde deveria estar.
O nordeste sempre sofreu com secas e agora o sul está perdendo colheitas por falta de chuvas.
Sem falar nas periódicas represas sem água ameaçando a geração de energia elétrica.
Se é para transportar água, que seja do Brasil para o Brasil mesmo.
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