Japão

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Tópico para falar sobre o Japão, que se encontra em declínio econômico.

Milagre econômico Geografia ruim
Depende da importação de alimento e combustível. O terremoto dificulta o uso de energia nuclear, tendo como exemplo o acidente Fukushima. História e sistema político Crise
As 3 décadas perdidas. A economia não cresce desde 1990. Provavelmente a década de 1980 foi uma bolha.
A eficiência (produtividade) está menor do que a de outros países, o oposto do passado. Muitas das maiores empresas do mundo eram japas. Para exemplificar, a Sony perdeu espaço para as coreanas Samsung e LG. O PIB per capita da Coreia já ultrapassou o do Japão. A dívida está acima de 269% do PIB.
Spoiler:
O governo piorou as coisas comprando ações de empresa e títulos de dívida privada e teve um endividamento insano. Teve juros negativo, que corrói o dinheiro em conta corrente.

Economia
Educação
O sistema de educação japonês tem falhas graves. Existe uma grande preocupação com vestibular e as escolas se orientam por número de alunos aprovados. Assim, muita coisa aprendida é decoreba. Eles não aprendem habilidades relacionadas com criatividade, expressão, análise e senso crítico. Essas habilidades ajudariam muito com empreendedorismo e com inovação.
http://jhu.sites.tru.ca/files/2019/03/J ... oblems.pdf

O aspecto positivo no sistema é a disciplina e o respeito. O professor é respeitado e reverenciado na manhã. Os próprios alunos são responsáveis por limpar a escola e assim aprendem a ter mentalidade coletiva e respeito ao ambiente público.

Mas essa falta de jovens empreendedores os fazem ter pouca tolerância a risco (ao contrário do resto do mundo). Buscar emprego com estabilidade dentro de uma empresa sólida se torna o principal objetivo.

Mercado de trabalho
Há muitas vagas de trabalho, mas poucos trabalhadores disponíveis. São geralmente vagas de baixo salário.

Por outro lado, muitos trabalham demais e vivem só para isso. Alguns morrem de karoshi, o excesso de trabalho.

No Japão existe preconceito com quem não passa no vestibular na primeira tentativa e que não fica pelo menos 3 anos numa empresa. Ter um fracasso acaba sendo desastroso e não dando chances para se recuperar.
Deflação e encolhimento populacional jamais deve ser crise
Esse arcabouço econômico, que é baseado em crédito e permite que o banco emita crédito sem lastro, causando inflação, é bizarro e não funciona no longo prazo. Deflação deveria ser algo bom, mas para esse arcabouço é péssimo. Se tem deflação, por que o governo não imprime dinheiro para dar aos aposentados? A emissão de dinheiro poderia anular a deflação.

Se as pessoas deixam de comprar por causa da deflação, então não tem problema. Significa que elas não estão precisando do produto. Se fosse essencial, ela compraria sem esperar. Essa espera faz bem porque desincentiva o consumismo, o qual só serve para aumentar a jornada de trabalho, dar falsa sensação de felicidade e prosperidade e causar impactos ecológicos.

Do mesmo modo, o encolhimento populacional não é um problema. PIB não tem importância nenhuma. Ele diminui com encolhimento populacional. O que importa é manter o PIB per capita. Se tem menos pessoas, precisa-se de menos empresas. Mas a mercadoria tem que ser a mesma por número de habitantes.

Mas a população está envelhecendo demais e tornando a previdência cada vez mais difícil. Idosos estão cada vez mais pobres. Muitos continuam trabalhando ou cometem pequenos delitos para ser preso e ter recursos públicos.

Países da União Europeia estão usando imigrantes para sustentar isso, mas o Japão é fechado. Mas imigrantes não é a única forma de sustentar previdência.

Perspectivas A subjetividade da riqueza
Pergunto sobre o conceito abstrato de riqueza. Um pobre no Japão consegue comprar eletrônicos facilmente, mesmo morando muito mal. No Brasil muito pobre tem piscina ou tem quintal grande em casa, mas essas coisas no Japão e Coreia são coisas de rico.

Baixa taxa de natalidade
Não consegui saber de nenhuma explicação para isso. O argumento de excesso de trabalho e aumento do custo de vida não faz sentido, porque sempre teve excesso de trabalho lá e países pobres tem muitos filhos.

Algo que percebi é que enquanto a Europa tem baixa taxa por excesso de sexo (não construindo família e nem tendo relações estáveis), no Japão é o oposto, falta de sexo (muitos casais em idade fértil não fazem sexo).

Pobreza
Existem bairros pobres e becos. No Japão, jogos de azar e prostituição com sexo são proibidos. Mas nesses becos, tem yakuzas, jogos de azar e prostituição com sexo (não é pleonasmo no Japão). O índice de homicídios é um dos menores do mundo. Herança
Ao contrário da China, em que eles querem um filho homem como herdeiro, no Japão é possível usar a filha para adotar um novo filho. Um jovem de grande potencial é descoberto pelo pai e ele casa com a filha e passa ser instruído pelo pai e herda os negócios da família. Isso é excelente para fazer tradições, linhagens e empresas durarem por séculos. Impediu também o genocídio de meninas. Filhos, mesmo homem, que nascem em vida fácil, tendem a ser mais boêmicos e incompetentes para gerir os negócios da família.

Re: Japão

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Acho que o maior problema do Japão é que ele se tornou "perfeitinho" demais e agora está pagando o preço por isso. O povo lá além de fechado para o resto do mundo (pois o Japão é um país de identidade étnica como Israel) tem vários tabus relacionados ao contato sexual, e esse seria um dos motivos que não incentivam jovens em criarem novos casais, além do pouco espaço para habitação que não incentiva um maior crescimento populacional. Se ao menos o extremo leste russo inteiro pertencesse ao Japão, haveriam mais terras para criar novas cidades e a expansão do povo japonês em terras remotas (porém geladas), dando espaço para pessoas mais jovens em regiões mais distantes daquelas ilhas japonesas e o custo de vida seria bem mais baixo, mas não necessariamente ruim ou distante do acesso à tecnologia ou de serviços de qualidade. Para ser bem sincero acho que o extremo leste russo deveria pertencer ao Japão, isso faria serem construídas novas cidades e japoneses migrarem em massa para Vladivostok, Kamchatka e Yakutia e lá eles trazerem o progresso que falta naquela região. E ainda tem aquela ilha Sakhalin que sozinha poderia caber boa parte da atual população japonesa, o que incentivaria japoneses a terem mais filhos e evitar uma rápida decadência daquela população.

O extremo leste russo fazendo parte do Japão ainda teria outro benefício, em que a capital nacional (Tóquio) ficaria bem mais próxima que a outra (Moscou). O progresso civilizatório lá teria sido maior.

Teria sido melhor se os japoneses tivessem conseguido tomar aquelas terras no passado. Talvez não houvesse necessidade em eles tomarem a China como quis Hirohito e isso teria evitado guerra com americanos.

Teríamos um Japão mais autossuficiente e desenvolvido (porém mais militarizado) e não um país fraco que lambe os pés dos americanos, ou seja, um Japão menos americanizado e mais sendo ele mesmo.

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Qua, 18 Maio 2022 - 14:33 pm
Teria sido melhor se os japoneses tivessem conseguido tomar aquelas terras no passado. Talvez não houvesse necessidade em eles tomarem a China como quis Hirohito e isso teria evitado guerra com americanos.

Teríamos um Japão mais autossuficiente e desenvolvido (porém mais militarizado) e não um país fraco que lambe os pés dos americanos, ou seja, um Japão menos americanizado e mais sendo ele mesmo.
Japão imperial invadindo o Pacífico = Império Britânico invadindo meio-mundo = Stalin invadindo Estônia = Hitler invadindo Polônia = Portugal invadindo Brasil = Mao invadindo o Tibete.
É tudo farinha do mesmo saco.

O sucesso do Japão imperial teria sido terrível para a Coreia do Sul e a China. A Coreia não teria se dividido, mas permaneceria miserável. Não teria existido a revolução de Mao, mas a China continuaria miserável hoje. E o império japonês seria a China de hoje, rivalizando com os EUA na economia, mas odiado por alguns ocidentais por ser uma "ditadura".

Teríamos que voltar mais no tempo para iniciar o imperialismo japonês, então prefiro Filipinas e Havaí nas mãos do Japas à dos americanos, e Malásia e Indonésia nas mãos deles e não de RU e Holanda. O sofrimento seria o mesmo.


Regiões como Yakutia tem etnia própria. Foram dominados por russos em vez de independência. Essa ideia trocaria seis por meia dúzia.

Re: Japão

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Fiz um mapa em como acho que o Japão poderia ter sido, assim como a China e etc. É só minha opinião.

Imagem

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Qua, 18 Maio 2022 - 21:53 pm
Fiz um mapa em como acho que o Japão poderia ter sido, assim como a China e etc. É só minha opinião.
Para não desviar muito do assunto, seria bom criar um tópico sobre história alternativa para podermos comentar melhor o mapa. Então você põe o mapa do mundo completo alterado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_alternativa


Sobre o Império do Japão, os territórios russos tinham pouca importância para o ele. Ele queria regiões com terras férteis, matéria-prima e petróleo e não gelo. A ilha de Hokkaido tem baixa densidade demográfica e os territórios russos são mais ao norte ainda. Pouco japonês desejaria ir para lá e a região não é boa para receber uma massa de imigrantes pobres do tamanho da que veio para o Brasil.

Re: Japão

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Sobre o Império do Japão, os territórios russos tinham pouca importância para o ele. Ele queria regiões com terras férteis, matéria-prima e petróleo e não gelo. A ilha de Hokkaido tem baixa densidade demográfica e os territórios russos são mais ao norte ainda. Pouco japonês desejaria ir para lá e a região não é boa para receber uma massa de imigrantes pobres do tamanho da que veio para o Brasil.
Ainda que não fossem terras muito interessantes, seria uma forma de ao menos permitir a expansão da população. Na época do império a situação era diferente, mas se hoje o Japão tivesse aquelas terras, do jeito como eles investem em alta tecnologia, certamente que não todo aquele território, mas ao menos a região de Vladivostok e aquela ilha grande ao norte poderiam ser perfeitamente habitadas. E outra coisa... Ali próximo ao Alasca certamente deve haver bastante petróleo no mar, então eles poderiam ter acesso ao petróleo de lá e não precisar importar tanto. Ainda seria uma vantagem a eles terem aquelas terras. Fora que como na parte continental é uma região bem montanhosa, ali certamente há muitos minérios, seria um recurso a mais que o Japão poderia ter em mãos.

Voltando ao Japão de hoje, o Japão se tornou tão perfeitinho que isso acabou causando um problema econômico. Não que o Japão vai cair de uma hora para outra (afinal é se não me engano a 3ª maior economia do mundo), porque esta queda econômica causada por estagnação será muito lenta, levará muitos anos até que a qualidade de vida no Japão caia substancialmente. Até lá eles terão que resolver esse problema, cuja raiz está na própria estrutura da sociedade, não é meramente um problema econômico, mas cultural também. Realmente os japoneses não são um povo muito empreendedor, pois são educados a precisarem de um emprego sólido e não gostam de se arriscar muito, fora a grande taxa de suicídio entre os jovens por causa das exigências sociais, todo esse turbilhão de fatos apenas agrava a situação econômica. Se ao menos houvesse mais empreendedorismo, essa estagnação poderia ser reduzida pela metade, acredito eu.

O que me preocupa é que um país decente como o Japão foi ultrapassado pela China, que é a origem de várias pragas e a maior ameaça ao mundo ocidental, fora a influência ideológica dela, que é outra praga...

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Eu já vinha acompanhando uns vídeos e threads sobre o lado ruim (social, cultural, etc) do Japão.

O JAPÃO NÃO TEM FUTURO


youtu.be/GhueObs1zsM

- Inflação é algo ruim

- Sobreemprego (pra empregos não qualificada) pois maioria lá tem formação qualificada e não querem esses.


A VERDADE SOBRE O JAPÃO (Camila Pipoka)


youtu.be/hk1Q4IrPYJE


TRABALHAR NO JAPÃO É UMA BOSTA! Assista até o fim para entender o porquê!


youtu.be/tnKjHqnMp5s


Pq quis sair do Japão *desabafos e primeiras impressões*


youtu.be/utxp7c0-_oE



A polêmica retirada de moradores de rua de Tóquio


youtu.be/soAcHJv-A_k


Tokyo has a huge problem with perverts on public transportation... and the police want women to fight back!

https://twitter.com/vocativ/status/1136279255900274688

Re: Japão

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 20 Maio 2022 - 13:07 pm

Tokyo has a huge problem with perverts on public transportation... and the police want women to fight back!

https://twitter.com/vocativ/status/1136279255900274688
Nossa...passada, aqui.

Quando era usuária de transporte coletivo andava com um verdadeiro arsenal de agulhas pra espetar tarados...sei que tem mulher que gosta, mas nunca fui entusiasta dessa prática.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 20 Maio 2022 - 13:07 pm
A VERDADE SOBRE O JAPÃO (Camila Pipoka)
Na minha infância era normal debochar de gordos. Hoje não convivo mais com crianças e os adultos não debocham gordos por respeito. Mas o que jamais deve ser feito é parar de desencorajar a obesidade, por isso isso é um aspecto positivo nas culturas do leste asiático (Japão, Coreia).
TRABALHAR NO JAPÃO É UMA BOSTA! Assista até o fim para entender o porquê!
As escolas lá são grandes. Tem tamanho parecido com escola militar federal. Nem as ótimas escolas privadas do Brasil tem esse tamanho.

Será que a falta de mão-de-obra para o sub-emprego está travando a economia japonesa?

A moça provavelmente sofre preconceito no Japão por causa das tatuagens, porque quem tem tatu lá é yakuza.
A polêmica retirada de moradores de rua de Tóquio
As olimpíadas foram uma decisão anti-democrática, porque pesquisas mostraram que a população local não queria saber disso lá.
Tokyo has a huge problem with perverts on public transportation... and the police want women to fight back!
A primeira mostrada com o cara esfregando nela só pode estar gostando. É impossível fazer nada, porque essa posição é assustadora mesmo sem contato físico ou sendo uma mulher. :o

Re: Japão

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Uma japonesa foi enviada ao Brasil para trabalhar na fábrica da Yashica (câmeras fotográficas).
Começou como secretária e chegou a diretora. Disse que não queria voltar ao Japão porque lá seria rebaixada a secretária de novo.

Re: Japão

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 20 Maio 2022 - 13:07 pm
Tokyo has a huge problem with perverts on public transportation... and the police want women to fight back!
Peguei metrô em Tóquio algumas vezes. Vinha tão cheio que era difícil até entrar. No começo, eu ficava esperando, educadamente, que me dessem licença, mas acabei aprendendo que o truque é se jogar e ser arrastado para dentro.

Durante a viagem, eu mal podia me mexer no meio daquela massa compacta, todo mundo de terno ou tailleur, com fones no ouvido, em completo silêncio. Dá para imaginar como é fácil bolinar alguém.

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Partido de Shinzo Abe triunfa em eleição parlamentar dois dias após seu assassinato
https://www.estadao.com.br/internaciona ... hinzo-abe/

Parece teoria da conspiração matar o cara para vencer a eleição, porque a motivação do assassino não faz sentido nenhum. O lado bom do partido é ser nacionalista, mas o lado horrível é o plano de militarização do Japão com dinheiro público.
Em 2020, houve 32 mortes atribuídas a armas de fogo no Japão, segundo o Small Arms Survey, que monitora esse tipo de violência globalmente. O Japão tem aproximadamente 125 milhões de habitantes — a título de comparação, o Brasil tem 212 milhões de habitantes e registrou 39 mil homicídios por arma de fogo em 2020.

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

🇯🇵Por que o Japão não tem empreendedores❓
Spoiler:
A tão tradicional cultura japonesa é baseada no seguimento de regras tradições e costumes, o que desencoraja atitudes arriscadas e inexploradas. Se levarmos em conta que um empreendedor muitas vezes é movido pelo inconformismo e até mesmo pela rebeldia, veremos que a cultura japonesa é exatamente o oposto. Culturlamente os japoneses são acostumados a seguir regras rígidas e a pensar primeiro no coletivo, comportamentos que podemos considerar o oposto da cultura do país que é o símbolo do empreendedorismo e terra natal das maiores startups. Nos Estados Unidos, a cultura individualista incentivo a tomada de risco com a finalidade de obter benefícios pessoais e se destacar dos demais.

O incentivo para que as pessoas empreendam é praticamente inexistente sendo que geralmente os pais incentivam seus filhos a lutarem por uma vaga nas melhores universidades públicas para depois iniciar uma carreira estável em algum dos grandes conglomerados. Outro ponto
importante é a intolerância ao fracasso, uma característica típica da sociedade japonesa que compromete o surgimento das startups ou mesmo empresas em setores mais tradicionais. Em um país onde o fracasso pode comprometer todo o futuro profissional e ser motivo de vergonha perante a família, é normal que o caminho mais escolhido seja sempre da segurança que oferece um emprego em uma empresa tradicional.

youtu.be/55-OhbCf5Ok

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Eu há tinha assistido outros depoimentos sobre como seria a forma de atendimento no Japão, e esse vídeo foi outro que fala sobre isso também, de como atendimento médico japonês fosse amador comparado ao brasileiro:

MEU RELATO NO HOSPITAL DO JAPÃO (PIOR EXPERIÊNCIA) • Física e Afins


youtu.be/8UP9TNxdJ4M

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

OS JAPONESES QUE VIVEM E MORREM SOZINHOS | Isolamento Social no Japão
Vídeo sobre hikikomori. O Japão tem mais de meio milhão de hikikomoris, que são pessoas que se isolam da sociedade, sem estudar nem trabalhar, e vivem com os pais mesmo com 40 anos. O motivo do isolamento é a grande cobrança e pressão da sociedade japonesa. Há também aposentados que se tornam hikikomori e morrem sozinhos em casa.
Existem hikikomoris no resto do mundo. No caso do Brasil é chamado de geração "nem-nem", e o motivo é a péssima situação econômica.

youtu.be/OwCtU6SvdDk

Re: Japão

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Só por curiosidade fui ver o ranking de IDH dos países do G7 de 2000 a 2015 no site Our World in Data. O Japão era quarto colocado em 2000. Foi para segundo lugar em 2015, ultrapassando os Estados Unidos e a França. O crescimento econômico baixo do Japão não se refletiu em declínio sócio-econômico. Ou se se refletiu, os Estados Unidos e a França estão piores nesse aspecto do IDH. Eu sei, nem tudo de informação do padrão de vida está condensado está no IDH. Porém, duvido que os outros países que estão abaixo do Japão no IDH não teriam diversas mazelas notáveis reveladas se forem feitos um escrutínio minucioso.

Antes fosse o Brasil conseguir ser tão decadente quanto o Japão. A nossa década perdida de 2010, num país com todos os problemas que já tinha em 2010, faz o Japão dos últimos tempos parecer o paraíso.

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Por que o Japão está encolhendo?
Sobre o decrescimento populacional. Diz que a necessidade de construir carreira boa tem atrapalhado a procriação e isso tem feito muitas empresas de família sumirem por falta herdeiro interessado. Também fala de parto sem anestesia e de cesariana feita na vertical, dando marcas que muitas mulheres não querem ter.
O ponto ruim é defender imigração, mas países subdesenvolvidos vão continuar sendo útero do mundo?

youtu.be/nGAEGJhlBEs

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Tutu escreveu:
Seg, 03 Outubro 2022 - 13:03 pm
Por que o Japão está encolhendo?
Sobre o decrescimento populacional. Diz que a necessidade de construir carreira boa tem atrapalhado a procriação e isso tem feito muitas empresas de família sumirem por falta herdeiro interessado. Também fala de parto sem anestesia e de cesariana feita na vertical, dando marcas que muitas mulheres não querem ter.
O ponto ruim é defender imigração, mas países subdesenvolvidos vão continuar sendo útero do mundo?

youtu.be/nGAEGJhlBEs
Sim. E principalmente com a turma do "Não aborta, não esteriliza!" e "Crescei multiplicai!", como aquele cara o Marcus Valerio XR, que defendeu mulher engravidar pra ganhar benefícios sociais estatais.

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 03 Outubro 2022 - 13:10 pm
Sim. E principalmente com a turma do "Não aborta, não esteriliza!" e "Crescei multiplicai!", como aquele cara o Marcus Valerio XR, que defendeu mulher engravidar pra ganhar benefícios sociais estatais.
É muito importante que haja uma grande diminuição da população no mundo todo, porque os recursos ambientais são limitados. Se isso não for feito, os próprios desastres ambientais e escassez farão o serviço. Mas não deve ser feito por meio de genocídio e sim com políticas similares ao de filho único, como a que havia na China, e em alguns casos esterilização.

A ideia de Marcus Valerio XR tentei explicar no outro tópico, mas você não entendeu. O foco era remunerar as responsabilidades do marido e da mulher na família, já que o esforço e trabalho de maternidade não é remunerado pela moeda na sociedade capitalista.
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic ... 020#p26020

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Off_topic:
Tutu escreveu:
Seg, 03 Outubro 2022 - 13:26 pm
A ideia de Marcus Valerio XR tentei explicar no outro tópico, mas você não entendeu. O foco era remunerar as responsabilidades do marido e da mulher na família, já que o esforço e trabalho de maternidade não é remunerado pela moeda na sociedade capitalista.
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic ... 020#p26020
E tu não entendeu que, estimular mulheres a ter filhos pra obter benefícios sociais, vai aumentar população no fim das contas. E se por acaso tiver alguma crise econômica não vai dar pra se livrar do filho como se fosse um gasto a mais.

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Sobre a dominação do Japão na Coréia:


Vídeo mostra as escravas sexuais dos japoneses na II Guerra Mundial


youtu.be/8HzwBMC1B28

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Como Japão mudou de 'terra do futuro' para 'preso ao passado'


youtu.be/PYK-FxlIu5w


Aí vem um comunista pegando um vídeo dum cara que mora no Japão com e faz a resenha pessoal dele baseado no viés comunista, pra detonar o Japão citando as desvantagens e chega a fazer uma comparação citando Cuba como se fosse um exemplo melhor.

BAKA FALA SOBRE A VIDA DOS IDOSOS NO JAPÃO


youtu.be/BMp8vE9zR5A

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 25 Fevereiro 2023 - 22:49 pm
Como Japão mudou de 'terra do futuro' para 'preso ao passado'
Isso é uma grande bobagem. A economia está apenas 30 anos sem crescer, mas os japas não ficaram mais pobres ou desempregados. A tecnologia melhorou a vida da população. O que ameaça é a concorrência da indústria estrangeira, que tem potencial de prejudicar o Japão (LG e Samsung cresceram, Sony encolheu).

Encolhimento populacional só é ruim para quem tem ambição de ter PIB grande e virar potência. Fora isso, é algo positivo para o meio ambiente e para a própria sociedade, que terá mais espaço físico. A solução para previdência não é trazer gringo e sim preparar a política econômica para isso.

Os problemas sociais do Japão são bem recentes, como a falta de natalidade, velhos trabalhando muito, hikikomoris.

A questão de manter a tradição e cultura não é um problema. Cultura não é tecnologia e por isso não é algo que melhora com o tempo. Na análise mais neutra, elas são apenas diferentes. Se o Japão seguir o presente ocidental, ele perderá a identidade cultural.

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Proposta de ter filho para reduzir dívida estudantil causa polêmica no Japão | AFP
O primeiro-ministro do Japão foi criticado após o partido dele apresentar uma proposta que sugere um alívio da dívida estudantil sob a condição de ter filhos. O governo japonês estuda uma série de medidas para combater a baixa natalidade no país.


TRANSCRIÇÃO

o primeiro-ministro japonêshida foi
criticado após seu partido sugerir um
alívio da dívida estudantil sobre a
condição de ter filhos na tentativa de
conter o declínio da taxa de natalidade
no arquipélago o premier havia prometido
no começo do ano medidas sem precedentes
para lutar contra a queda populacional
no Japão um problema crônico e cada vez
mais agudo partido Liberal Democrata de
quichida trabalha em várias propostas
sobre o tema que segundo a mídia local
será apresentadas ao governo no fim do
mês a medida que condiciona a redução da
dívida estudantil a paternidade
entretanto gerou uma onda de críticas
deu poucos detalhes sobre o conteúdo da
proposta e insistiu Na necessidade de se
respeitar um debate livre e vigoroso
sobre o tema a Senadora norico e chegar
que disse durante um debate Na câmara
alta do Parlamento do Japão que exigiram
um filho em troca de uma redução da
dívida estudantil é uma péssima medida
para lidar com a baixa taxa de
natalidade deputado do mesmo partido de
kish ida e presidente da Comissão que
trabalha no assunto
declarou uma rede de TV que a medida
tinha como objetivo apoiar
financeiramente as famílias e não
penalizar os lares sem filhos


youtu.be/y2ansqlN4wo

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Como Japão foi de passado imperialista a nação "pacifista"

youtu.be/yh0IR922GeQ

Quando o Japão se comportava igualmente ao Ocidente imperialista.
O vídeo esqueceu de falar que tudo começou com a invasão americana forçando abrir um porto que causou a crise que derrubou o governo Tokugawa e fez nascer o Japão imperialista. Na época havia temor de serem dominados pelos europeus igual estava ocorrendo em outros países.
E o vídeo explica que a aliança com a Alemanha foi porque o Ocidente estava boicotando o crescimento japonês e restringindo o acesso a Petróleo (que é escasso e sem alternativas até hoje no Japão). Analogamente, o tratado de Versalhes contra a Alemanha também é semente que originou a vingança chamada Hitler.

Hoje está se militarizando cada vez mais, mas infelizmente está do lado americano, por causa da competição com a China.
João:
"Se os europeus podiam colonizar por que nós não?" -Japão Império.

Diana:
Japão estava quieto desde o Shogunato (1600-1868). EUA e Europa forçou o Japão para uma abertura comercial. Até o fim do Shogunato e restauração Meiji (o poder nas mãos do Imperador e militares). De 1868 até 1945 o Japão Imperial se tornou militarista e expansionista. Graças a venda de armas e treinamento do exército japoneses nos moldes franceses.

Dahlin:
7:15 Sobre o orçamento do japão, não sei vocês mas levando em conta que o japão é o terceiro maior pib do mundo, faz sentido, qualquer orçamento mesmo que pequeno vai ser maior até que um pib de um país inteiro, então não entendi oque ele quis dizer.

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Ter, 20 Junho 2023 - 15:06 pm
Hoje está se militarizando cada vez mais, mas infelizmente está do lado americano, por causa da competição com a China.
Mais provável ta do 'lado' americano porque foram desmilitarizados pelos EUA pela derrota de 2a guerra. E felizmente ou infelizmente ta lado de A, B, etc, é questão de ponto de vista.

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

A dívida pública do Japão chega a 258% de seu PIB, a mais alta proporção do mundo.

E apesar disso, muitos investidores ainda estão interessados ​​em emprestar dinheiro ao país. Mas como e por quê?
Como Japão, país mais endividado do mundo, ainda tem crédito internacional


youtu.be/MScoKR6NveQ

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Relatório parlamentar revelou que mais de 24 mil pessoas, principalmente mulheres, foram submetidas a operações de esterilização como parte de política de eugenia promovida pelo governo entre 1948 e 1996. Ouça áudio de reportagem de Ángel Bermúdez, da BBC News Mundo.
A política do Japão que submeteu milhares de pessoas a esterilização forçada, incluindo crianças


youtu.be/yu6b7sIv09E

Re: Japão

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A Suécia também esterilizou em torno de 63 mil pessoas, de 1935 a 1975, para que não tivessem filhos por serem deficientes, epiléticas ou com problemas sociais .

https://www.publico.pt/2005/12/22/cienc ... do-1242623

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Excessivo ou justo? Muito provavelmente no Brasil iam dizer que isso ser excessivo, pois tem muita coisa pior.

Yoshida foi preso por enviar para o YouTube três vídeos de gameplay do jogo “Steins;Gate: My Darling's Embrace”.
O jogo mudou: primeira prisão de youtuber por gameplay no Japão

https://coisasdojapao.com/2023/05/prisa ... -no-japao/

Estão Proibindo Vídeos e Streaming De Games No Japão


youtu.be/5ROZGpjUc8c

Re: Japão

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Outubro 2023 - 18:07 pm
Excessivo ou justo? Muito provavelmente no Brasil iam dizer que isso ser excessivo, pois tem muita coisa pior.

Yoshida foi preso por enviar para o YouTube três vídeos de gameplay do jogo “Steins;Gate: My Darling's Embrace”.
O jogo mudou: primeira prisão de youtuber por gameplay no Japão

https://coisasdojapao.com/2023/05/prisa ... -no-japao/

Estão Proibindo Vídeos e Streaming De Games No Japão


youtu.be/5ROZGpjUc8c
O Youtube está cheio de vídeos de gameplay. Será que vão proibir todos aqueles vídeos do Mario Bros.? Vão proibir as pessoas de transmitirem seus jogos ao vivo?

Re: Japão

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Qui, 05 Outubro 2023 - 09:15 am
Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Outubro 2023 - 18:07 pm
Excessivo ou justo? Muito provavelmente no Brasil iam dizer que isso ser excessivo, pois tem muita coisa pior.

Yoshida foi preso por enviar para o YouTube três vídeos de gameplay do jogo “Steins;Gate: My Darling's Embrace”.
O jogo mudou: primeira prisão de youtuber por gameplay no Japão

https://coisasdojapao.com/2023/05/prisa ... -no-japao/

Estão Proibindo Vídeos e Streaming De Games No Japão


youtu.be/5ROZGpjUc8c
O Youtube está cheio de vídeos de gameplay. Será que vão proibir todos aqueles vídeos do Mario Bros.? Vão proibir as pessoas de transmitirem seus jogos ao vivo?
Nessa caso específico teria sido porque era um 'jogo' que é baseado em estória, onde jogador só escolheria o rumo da estória, como um livro animado interativo. E quando se expõe a estória, as pessoas que viram não iam querer mais 'jogar' pois já viram o estória.
Mas mesmo assim, tem que considerar se a pena foi desproporcional ou não.

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Outubro 2023 - 18:07 pm
Yoshida foi preso por enviar para o YouTube três vídeos de gameplay do jogo “Steins;Gate: My Darling's Embrace”.
Uma empresa privada jamais deveria ter o poder de legislar.

E esse problema de conteúdo sendo divulgado em vídeo é consequência do marketing que a própria indústria criou. Essa postura é muito parecida com a da indústria cinematográfica. A indústria de games funciona de forma a produzir novos jogos a todo momento para vender. A maior concorrência são jogos produzidos nos anos anteriores. Então eles tem uma postura em obscurecer os antigos e promoverem sempre os recentes para poder vender, mesmo não sendo os melhores. Como consequência o mercado está sempre acompanhando o que é recente, apesar da maioria dos jogos terem muitos anos de existência. Assim os fãs estarão sempre consumindo o que é recente e como consequência compartilhando as experiências do que está em alta.

Re: Japão

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Por que Japão deixou de ser a 3ª maior economia do mundo - mesmo ainda sendo uma potência

youtu.be/ERCuSQYgsfU

Japão indo ladeira abaixo.
O Japão ainda tem população maior do que a maioria dos países da Europa.
Responder