Canal: ateuinforma

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Canal: ateuinforma

Avatar do usuário
Inconførmed
Mensagens: 30
Registrado em: Qui, 21 Janeiro 2021 - 21:20 pm
Localização: ubi dubium ibi libertas
Contato:

Mensagem por Inconførmed »

Exijo respeito.

Eu criei esse canal muito jovem e não sou nenhum ancião da montanha, tenho 30 anos. Muitas vezes me excedi, continuo me excedendo e ainda muitas vezes mais me excederei, isso é verdade.

Mas eu não tô aqui de brincadeira, nem de palhaçada. Não me arrogo dono da verdade e muito embora isso seja um extremo clichê é muito fácil verificar que quanto mais coisas aprendemos mais sabemos que nosso conhecimento é parco e limitado.

O Youtube, por sua vez, todos que são profissionais e lidam com profissionais disso aqui já sabem, é uma ferramenta de entretenimento, apesar de ser possível tornar tentativas de conscientização ou lições de qualquer tipo em um tipo de entretenimento.

Faço essas colocações para dizer que desde quando fiz o canal há muitos anos eu sempre quis chamar atenção para poder dizer o que eu julgava capaz de conscientizar. Sempre fiz isso vinculado a uma perspectiva extremamente racionalista, para bem ou para mal, de que conhecer aspectos do mundo tal qual ele é pode ajudar nas conclusões e atos coletivos que permeiam a sociedade em que vivemos. E, naturalmente, tinha também a perspectiva de que um grão de areia que eu pudesse pôr na praia da razão humana poderia me dar uma satisfação pessoal de função pública.

Os últimos anos serviram para dar a noção de que aquele grão de areia era talvez soberba demais da minha parte.

O rancor que tenho em relação aos adversários de interesse que usaram e abusaram do irracionalismo reacionário é implacável.

Tenho a convicção firme e absolutamente inabalável de que se existe dinheiro, Estado, produção acadêmica, McDonald's e tudo que for subproduto de acordos intersubjetivos é resultado do humano e é relacionado à razão humana, quando cada sujeito busca, acorda ou impõe seus interesses.

Bannon é talvez o quadro do esteriótipo perfeito que representa bem o objeto do meu rancor. Uma pessoa que racionalmente usa ferramentas tecnológicas e expertise para pressionar a humanidade a um irracionalismo sem pudores que favorece determinados sujeitos, em prejuízo da pura e simples realidade básica.

Mas o topo da montanha tá longe de dispensar a base para existir.

Dezenas de pessoas favoreceram o irracionalismo e minimizaram os possíveis efeitos do irracionalismo para ganhos mais ou menos mesquinhos. Fizeram com que aquele lutado grãozinho que eu pensava construir fosse lançado em um enorme tanque, em um contra fluxo que dissolvia a nada o pequeno grão.

Isso me dá a seguinte visão: eu não estava destinado a ser Sísifo, mas, por escolha racional e deliberada de irracionalistas, tornaram aquela atividade que eu fazia aqui um empurrar de pedra sem conclusão. E o fizeram por meios vis.

Então, eu sou uma pessoa extremamente reativa. Não ao mundo não humano. Sou sim reativo aos homens e mulheres, pois me parece claro que, mais do que errar por incompreensão ou limitação, algumas pessoas são vocacionadas a conduzir à incompreensão e limitação de propósito. As pessoas, magoadas ou irritadas com questões mais ou menos justificadas, podem planejar destruir um consenso mínimo que garantiria o diálogo e aceitação dentro de uma disputa limpa de consciências.

Assim, se alguém aparece com divergências que me parecem razoáveis e de boa fé, mesmo que terrivelmente grosseiras, eventualmente eu posso reagir bem e tentar firmar um diálogo.

Se o mesmo alguém me soa interessado em atingir o público com a figuração de uma imagem odienta ou desprezível minha, atingindo o aspecto emocional do público ou o meu, para incentivar pela via da retórica uma sensação de que os posicionamentos aqui (eventualmente errados, eventualmente grosseiramente errados) devem ser desprezados, pelo que eu digo ou pelo que eu sou, a depender da situação você será sumariamente excluído.

O procedimento também depende de questões emocionais simples e acaso. Fatalmente, como em qualquer processo decisório, haverá erros nesse sentido e é assim que é a vida em sociedade.

Eu não estou brincando por aqui, mas nem sequer tenho poderes grandes de intervenção na política real. Então nem sequer vale a pena perder seu tempo tentando me dissuadir de ser como eu sou ou agir como eu faço.

Não perca seu tempo. O que posso garantir é que as opiniões aqui expressas, nas minhas limitações, visam uma tentativa de narrar a realidade tal qual ela é e valorar negativamente tudo aquilo que eu acho disseminação de ilusão, sonhos e devaneios. Não que eu acerte muitas vezes, mas a intenção é essa.

Enquanto no início do canal eu tinha mais empatia pelos adversários, vez que as ilusões religiosas estão, boa parte delas, calçadas no inverificável, as posições políticas de hoje mais em evidência muitas vezes calçaram os coturnos do absurdismo sem medo de ser feliz. Isso me deixa um pouco mais reativo.

É isso. Beijos.

Re: Canal: ateuinforma

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Inconførmed, você poderia contextualizar o texto que abre esse tópico?
Alguma apresentação do autor, o motivo do tópico, o que ele se propõe a debater?

Somente o texto jogado assim, sem uma referência, abre mal um tópico do nosso fórum.
Se possível, descreva a ideia e a intenção de debate.

Imagem

Re: Canal: ateuinforma

Avatar do usuário
Inconførmed
Mensagens: 30
Registrado em: Qui, 21 Janeiro 2021 - 21:20 pm
Localização: ubi dubium ibi libertas
Contato:

Mensagem por Inconførmed »

Tópico destinado à discussão de ideologias em geral e questões relacionadas para postura apropriada ao debate. Coloquei esse texto no lugar da categoria errada. Se puder transferi-lo para "Laicismo, Economia e Política", sinta-se a vontade se ficar menos vago.

Re: Canal: ateuinforma

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O cara do canal Ateuinforma tem esse canal desde 2011 e publica vídeos sobre ateísmo desde 2012. Antes ele se dizia liberal (segundo o conceito dele de liberal), depois disse que ficou desiludido (ou algo assim) quando viu atuações do MBL (que ele considera um movimento de canalhas), mesmo ele considerando o MBL como centrão que se passava por liberal (sem ser de fato) e usou táticas de conservas e reaças pra se manter em evidência.

Desde algum tempo depois que ele deixou de se supostamente ser liberal ele passou de coisas mais políticas, agora ele voltou a falar de ateísmo, mas usando - suspeito que pra associar causa atéia e estado com esquerdismo - referências como Engels, Hoxha, entre outros esquerdistas ateus; em vez de Ateísmo e estado laico tem que ser tratado pelo ceticismo apenas, sem viés de direita ou esquerda.

Ele é um desses metido a intelectual, fala difícil (pra parecer super-intelectual, o que afasta o grande público, que busca coisas mais simples de entender, que ele deu a entender que quer alcançar), verborrágico, palestrona e que nunca vi assumir ter sido refutado por outra pessoa (a não ser por ele mesmo quando disse que os vídeos mais antigos do canal eram ruins e refletia a visão libera dele). Lembra muito a retórica de Marcus Valerio XR, mas ao contrário desse, em vez de seguir a linha duma terceira via como a "Nova Resistência" e Dugin, segue a linha mais woke.

Aqui os vídeos, lives e artigos quilométricos que ele costuma postar na aba Comunidade:


https://www.youtube.com/@ateuinforma


Um exemplo, sobre o MBL, é essa postagem:
https://www.youtube.com/channel/UCvMfln ... wpe_2bG_Mt

Ateuinforma
há 1 dia (editado)

Lembram-se que o MBL divulgou descaradamente uma desinformação propagada por uma desembargadora descarada sobre a Marielle, quando ela foi assassinada?

O MBL sempre foi falta de caráter pura de um "centrão teen" que, no debate público, fundamentou a psicologia pública de uma extrema direita.


Aqui ele faz 'previsões' sobre o MBL

Um dia essas pessoas pagarão por tudo que fizeram com a consciência pública no nosso país e fazem até hoje.

O humorista Thiago Santineli é uma das pessoas mais importantes no debate público contra essa galera irresponsável.

Quando tentaram atacar a reputação do Santineli, lá estava o MBL entre os atacantes.

O problema do MBL não é que são liberais (eles só se escondem politicamente atrás da bandeira liberal), o problema é a incrível cara de pau para crescer politicamente retroalimentando a extrema direita e naturalizando as posições mais reacionárias do país, por pura falta de vergonha na cara eleitoreira.

Ninguém é perfeito, certamente o Santineli também não, mas ninguém pode levar na naturalidade a falta de vergonha na cara do MBL em propagação de mentira escancarada só para se autopromover.

Isso que o MLB faz, apoiado em desregulamentação, um dia terá de ter repressão legal clara e indiscutível. Espalhar mentira sobre quem foi assassinado, como foi no caso da Marielle, é colaborar para proteger politicamente os assassinos.

Ainda que você não tenha ligacão com os assassinos da Marielle e só esteja preocupado com se autopromover, na prática isso é colaborar com justificação política de atos de assassinatos políticos de pessoas só porque as pessoas são de esquerda.

As motivações do assassinato mais próximas de reveladas agora, interesse econômico, mostram o quão mesquinhos e irresponsáveis foram os difamadores e caluniadores de Marielle.
Responder