Melhorando o sistema político

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Sex, 12 Novembro 2021 - 12:47 pm
Me parece que essa questão é mais complicada do que eu imaginava! Desta vez estou sem ideia em como resolver tudo isso! :lol:
Muitas coisas não sabemos resolver. Além disso, a maioria dos problemas não podem ser resolvidos 100% e o máximo que podemos fazer é minimizar.
Eu apenas disse "quartel general" no sentido de querer dizer que as universidades são como um refúgio para a esquerda brasileira se organizar e influenciar pessoas. Nunca estudei numa universidade pública, e pelo que você me disse, então parece que é possível estudar sem ser influenciado. Talvez essa questão da influência seja mais como uma tendência pessoal, com pessoas tendendo mais a serem influenciadas por militâncias. Se eu estivesse estudando numa, procuraria me afastar destes movimentos, em evitar me socializar com militantes.
A área de exatas e farmácia era tranquila. Mas dizem que a área de humanas, artes e licenciatura costumam ser pavorosa.
No direito os responsáveis coexistem com os baderneiros, onde os responsáveis muitas vezes tinham emprego e não tinham tempo para militância.
Mas quando entra na área de pós-graduação da maioria dos cursos, a militância é praticamente nula.

Em geral, a maioria dos militantes em qualquer curso são esquerdista de bairro nobre da geração nutella que nunca trabalhou e acha que dinheiro dá em árvore.
Se não tinham nem agricultura então são como povos pré-históricos em contato com povos milênios de anos mais avançados, por mais rica que fosse a cultura deles.

Eu não estou defendendo que povos mais avançados devam massacrar povos mais primitivos, acho que os povos primitivos após uma colonização em massa de suas terras deveriam ter seu próprio espaço, como os atuais indígenas na Amazônia, apesar de eu não concordar em tratá-los como uma espécie de museu vivo. Se eles quiserem se integrar à sociedade moderna, acho que nada poderia impedir isso. A clara tendência é que futuramente haverá cada vez uma maior integração de atuais povos atrasados com a civilização global mais avançada. Infelizmente na antiguidade isso acontecia de uma forma mais impositiva e agressiva. E acho que isso naturalmente iria ocorrer em qualquer outro planeta aí com vida inteligente pela galáxia.
Não posso falar de cada tribo.
Os incas eram mais avançados do que os europeus. Eles tinham agricultura e a medicina era mais avançada. Conseguiam isso sem ter escrita ou moeda. Era o estado que dividia as terras para os agricultores e fornecia ferramentas, mas era a pessoa que tinha a responsabilidade de buscar o que quer (se quer peixe, ela mesma pesca). Existia uma cultura de colaboração com vizinho (um cuidava da plantação enquanto outro viajava trazendo batatas para os dois). Esse modelo não funcionaria numa civilização industrial, mas era bom para o padrão da época.

A situação dos índios brasileiros não favoreciam a agricultura. Primeiro porque se tem um rio cheio de peixes, para que plantar?
Segundo, as terras brasileiras não são boas para plantar alimentação básica (como carboidratos). Hoje a tecnologia desenvolveu fertilizantes para modificar o solo brasileiro. As terras que alimentam a população brasileira (trigo e arroz) são basicamente o sul mais as importações dos vizinhos do Mercosul.

O que realmente avançou significativamente o desenvolvimento humano foi a revolução industrial. Os índios teriam grande interesse em tecnologia e industrialização se soubessem de alguma civilização ou vizinho avançado. Eles buscariam aos poucos e implementando conforme as necessidades e a cultura deles. Não é necessário o uso da força para isso.

Teria sido possível uma aldeia evoluir e conquistar e unificar as vizinhas formando um reino. Isso pode ter ocorrido com os Guaranis no passado, mas sem registro histórico é difícil saber.
O problema era a mentalidade da época no geral, a ignorância, a falta de conhecimento em relação ao que temos hoje em dia. Qualquer conquistador de qualquer lugar do mundo teria tido mentalidade similar a dos europeus. Conquistar, mesmo que tivesse que matar pra isso.

Se os antigos etíopes ou egípcios (africanos) fossem os povos mais desenvolvidos do mundo e se tivessem descoberto outras terras e fossem conquistadores, teriam feito o mesmo.
A única coisa que mudou nos dias de hoje é que guerra ficou muito mais cara, depois da destruição provocada pela segunda guerra. Agora, a guerra ocorre por influência política, econômica e ideológica.
Antes de pensar em escrever algo assim, eu devo testar estas ideias, a validade e coerência delas. E é um dos motivos de eu estar aqui.
Por isso, seria bom estudar lendo livros sobre os assuntos e conhecer como outros países tratam os problemas.

Olhando o caso do STF por exemplo, para poder propôr um sistema melhor do que a divisão de três poderes, é necessário conhecer esse sistema e a justificativa dele para saber porque é usado por tantos países.
E o que acham das novas regiões e estados que idealizei, além da ideia da criação de uma metrópole no interior nordestino, em integrar o Acre e Rondônia na nova região proposta e aproximar mais o interior de certos estados para mais próximo do DF, entre outras coisas que mencionei? Será que isso ajudaria mesmo a economia e gestão?
Eu teria que conhecer bem o cada canto do Brasil para poder analisar direito.

Para um estado funcionar bem, o governo teria que ter mais transparência. A imprensa local deve ser livre, com concorrência e capaz de se sustentar sem governo ou doador privado. Os estados menores funcionarão bem se tiver isso, caso contrário, eles estarão a mercê do coronelismo, que ainda existe em muitos municípios do interior. Mas já é um grande avanço, e os estados menos corruptos acabarão servindo de exemplo para os fracassados.
Acima temos a nova Região Sertaneja. Para começar, no interior nordestino temos duas grandes cidades próximas entre si, Juazeiro e Petrolina. Na minha proposta Petrolina seria a capital do Sertão, que pega a parte mais interna de Pernambuco, Paraíba, Ceará e parte do Piauí. Enquanto Juazeiro seria a capital do estado São Francisco, que ficaria no atual norte baiano. Ali poderia se formar uma metrópole, não apenas metrópole, mas uma megametrópole entre dois estados, onde haveria ali uma enorme concentração de fábricas para diversos fins.
As duas cidades juntas não tem nem 600k habitantes. Por isso, seria difícil transformar em "megametrópole", porque teria que multiplicar esse número por 10.

Sempre achei ótimo um projeto habitacional que migrasse moradores de rua e favelados de cidades grandes, como RJ (mais da metade dos cariocas desejam sair de lá), para regiões com menos densidade demográfica. Mas é um número enorme para construir e pode demorar décadas, lembrando que estamos num país que ainda está longe de expandir saneamento básico para todos os lugares. Claro que não deveríamos desistir, mas isso deve ser visto como um projeto de longuíssimo prazo e ser bem planejado.

Sobre pôr uma capital do lado da outra... Será enorme o número de pessoas que moram num estado e trabalham em outro.
Como ficariam os impostos?
Como a polícia é estadual, como ela faria com o crime que atua em nas duas cidades ou fugiu para outras?
Não tenho resposta, mas eu procuraria saber em outros lugares do mundo que são assim. (até pensaria na fronteira Bélgica e Holanda).
Junto a isso a construção de usinas solares, já que chove pouco lá. Na proposta o nordeste passsaria a ser Região Sertaneja, por estar mais especificamente na região do sertão.
O grande problema é que não tem como estocar o sol :lol: . Sim, as usinas não podem ser usadas de noite e a tecnologia de baterias que temos hoje não é nada boa para essa grande escala. Mas elas poderiam funcionar durante o dia e máquinas industriais poderiam se aproveitar delas.

Eu investiria em usina nuclear. O Brasil tem urânio, mas é exportado para as usinas europeias.
Mais ao norte teríamos o estado de Rio Doce com capital em Ipatinga. Esse estado seria de certa forma mais desenvolvido pois teria o Vale do Aço como centro industrial. Teríamos a Zona da Mata com capital em Juiz de Fora assim como o estado de Montes Claros. Ao sul, o estado de Agulhas Negras, o atual sul mineiro, com capital em Poços de Caldas.
Não sei o critério de escolha da capital.

Governador Valadares era a cidade mais populosa da região, antes da Vale (que já tinha removido Rio Doce do nome) acabar com o rio Doce. Eu também revisaria se existe estradas nessas regiões para a nova capital.

Sobre o sul, Poços de Caldas está na borda do estado.
Dividir o estado de minas em alguns menores apenas traria mais desenvolvimento a estas partes do que como um estado imenso.
Os trianguleiros concordam totalmente. Falando nisso, precisamos de novos gentílicos. :D
Na minha sincera opinião, o nióbio poderia ser usado como uma espécie de ouro aqui no Brasil, como valor de moeda. Não o nióbio em forma de liga que é barato, mas em estado puro.
Não sei de onde Enéias tirou essa sobre-estimação do nióbio. Ele é comum no resto do mundo e o Brasil é simplesmente onde há mais extração. É um metal como qualquer outro. (vídeo) Não faz sentido dizer que os "globalistas" não querem Brasil tenha riqueza do nióbio, eles poderiam controlar a gigantesca produção de carne, eles poderiam ter proibido o pré-sal. Se enquadrar essas mineradoras de nióbio, elas simplesmente irão embora para minerar em outro país. Nacionalização compulsória seria quebra de tratados internacionais. Isso leva a boicote comercial além de afugentar outras multinacionais que viriam o país como bagunçado e instável.

Não entendi o que é "estado puro", mas para fazer uma liga metálica, é necessário primeiro obter a forma pura de cada metal usando processos químicos, ou derretimento. Se a liga é barata, a forma pura é mais barata ainda.
O Brasil poderia assim imitar a Inglaterra nesse aspecto, em guardar essas preciosidades em bancos.
Seria muito bom banir a impressão de dinheiro, mas não vejo o "padrão ouro" como útil, porque o governo burlaria isso imprimindo dinheiro para comprar nióbio para o banco central.
As fazendas verticais mais tecnológicas produziriam mais comida do que as tradicionais e além disso poderiam ser investidas nelas o desenvolvimento de carne artificial, criada em laboratório.
Fala da tecnologia agrícola da Holanda? É realmente revolucionária e o Brasil precisa urgentemente e assim minimizaria o desperdício de água e o uso de agrotóxicos.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Para um estado funcionar bem, o governo teria que ter mais transparência. A imprensa local deve ser livre, com concorrência e capaz de se sustentar sem governo ou doador privado. Os estados menores funcionarão bem se tiver isso, caso contrário, eles estarão a mercê do coronelismo, que ainda existe em muitos municípios do interior. Mas já é um grande avanço, e os estados menos corruptos acabarão servindo de exemplo para os fracassados.
Sim.
As duas cidades juntas não tem nem 600k habitantes. Por isso, seria difícil transformar em "megametrópole", porque teria que multiplicar esse número por 10.
A ideia é que houvesse migração em massa para estas cidades, a medida que cada vez mais fábricas fossem construídas. A ideia seria em transformá-las num grande centro industrial. Seria como que criar uma nova Brasília mas sem precisar construir uma nova cidade, apenas trazendo mais pessoas e construindo fábricas.
Sempre achei ótimo um projeto habitacional que migrasse moradores de rua e favelados de cidades grandes, como RJ (mais da metade dos cariocas desejam sair de lá), para regiões com menos densidade demográfica. Mas é um número enorme para construir e pode demorar décadas, lembrando que estamos num país que ainda está longe de expandir saneamento básico para todos os lugares. Claro que não deveríamos desistir, mas isso deve ser visto como um projeto de longuíssimo prazo e ser bem planejado.
Sim, um projeto destes levaria décadas, pelo grande número de pessoas a serem deslocadas.
Sobre pôr uma capital do lado da outra... Será enorme o número de pessoas que moram num estado e trabalham em outro. Como ficariam os impostos? Como a polícia é estadual, como ela faria com o crime que atua em nas duas cidades ou fugiu para outras? Não tenho resposta, mas eu procuraria saber em outros lugares do mundo que são assim. (até pensaria na fronteira Bélgica e Holanda).
Haveria uma polícia regional, afinal, estou idealizando também a criação de um governo regional. Essa polícia seria exatamente útil para capitais que ficassem nas bordas. Quanto ao imposto não sei e nem me importo muito, porque pra mim imposto é roubo na maioria das vezes, principalmente em países muito corruptos.
O grande problema é que não tem como estocar o sol :lol: . Sim, as usinas não podem ser usadas de noite e a tecnologia de baterias que temos hoje não é nada boa para essa grande escala. Mas elas poderiam funcionar durante o dia e máquinas industriais poderiam se aproveitar delas. Eu investiria em usina nuclear. O Brasil tem urânio, mas é exportado para as usinas europeias.
Usinas nucleares seriam uma boa ideia também, já que a maior parte daquelas partes é deserto mesmo.
Não sei o critério de escolha da capital.
A quantidade de população, o quanto a cidade é desenvolvida e sua relevância (por exemplo, turística).
Não entendi o que é "estado puro", mas para fazer uma liga metálica, é necessário primeiro obter a forma pura de cada metal usando processos químicos, ou derretimento. Se a liga é barata, a forma pura é mais barata ainda.
É que ouvi dizer que o preço do nióbio misturado ao ferro é muito baixo, mais baixo que ele em sua forma pura. Talvez valesse mais se fosse feita uma liga de nióbio e tãntalo (que também é de grande valor).
Seria muito bom banir a impressão de dinheiro, mas não vejo o "padrão ouro" como útil, porque o governo burlaria isso imprimindo dinheiro para comprar nióbio para o banco central.
Sobre o padrão ouro eu sei que ele não é perfeito, mas muita gente acredita que é melhor que esse sistema econômico baseado em especulação ou no Dólar.
Fala da tecnologia agrícola da Holanda? É realmente revolucionária e o Brasil precisa urgentemente e assim minimizaria o desperdício de água e o uso de agrotóxicos.
Sobre a agricultura vertical creio que sim. Também acho que o nordeste se beneficiaria muito com a tecnologia de captura de água da atmosfera desenvolvida em Israel, ao invés de estocar vento... :lol:

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Terminei de ler até aqui.
Seria bom ter um programa para organizar e indexar os textos. Eu usaria o zim.

Não sei quais serão os próximos temas, mas imagino que seja definir as regras de eleições, cargos eleitos, se tem coisas como quociente partidário e voto distrital.

Uma coisa que não vi, qual seria o papel de cada esfera do governo (federal, estadual, municipal, e regional)? Além da centralização, o Brasil tem o problema de estados terem orçamento muito apertado e depender da união, por causa da péssima estrutura orçamentária. Outro problema é ter bagunças onde duas esferas fazem a mesma coisa, como no caso de escola básica.

Em relação a papéis, sempre pensei em passar a previdência para o governo estadual. Como essa divisão tem estadual, já é uma outra opção. Eu também passaria universidades federais, BNDES, saúde e outros gastos para os governos estaduais. O orçamento de universidades federais por exemplo e o salário dos professores lá são definidos por Brasília, mesmo que esteja a mais de 2000 km da universidade.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Off_topic:
Tutu escreveu:
Sáb, 13 Novembro 2021 - 02:20 am
Terminei de ler até aqui.
Seria bom ter um programa para organizar e indexar os textos. Eu usaria o zim.

Não sei quais serão os próximos temas, mas imagino que seja definir as regras de eleições, cargos eleitos, se tem coisas como quociente partidário e voto distrital.

Uma coisa que não vi, qual seria o papel de cada esfera do governo (federal, estadual, municipal, e regional)? Além da centralização, o Brasil tem o problema de estados terem orçamento muito apertado e depender da união, por causa da péssima estrutura orçamentária. Outro problema é ter bagunças onde duas esferas fazem a mesma coisa, como no caso de escola básica.

Em relação a papéis, sempre pensei em passar a previdência para o governo estadual. Como essa divisão tem estadual, já é uma outra opção. Eu também passaria universidades federais, BNDES, saúde e outros gastos para os governos estaduais. O orçamento de universidades federais por exemplo e o salário dos professores lá são definidos por Brasília, mesmo que esteja a mais de 2000 km da universidade.

Proposta:
Use o zim, organize o texto e traga-o de volta.
Os leitores interessados no assunto serão os maiores beneficiados, assim como também você, que terá uma linha contínua de raciocínio.
Imagem

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Tive uma ideia. Estou pensando em fazer um upload daquele arquivo onde estão os textos e trazer o link para cá, quando acabar de escrever tudo lá. E neste caso o moderador poderia incluir o link em meu primeiro post. Ficaria como uma apostila.

Sobre o Zim, eu já estou usando um programa chamado Adobe Indesign e o arquivo em upload será em formato PDF. Cada tema está num capítulo próprio.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Estava pensando... Talvez o melhor para o Brasil, na prática mais voltado ao que é possível de fazer dentro da constituição e nas atuais circunstâncias, seria a existência de apenas dois partidos, um de centro-esquerda e um de centro-direita apenas e sem aqueles partidos extremos. Assim haveria um gasto muito menor com fundo partidário e tudo ficaria mais fácil e simples nos processos eleitorais, fora que o gasto com campanha política seria bem menor. Um sistema político bipartidário, como nos EUA. Apesar de diferente de minha proposta, ao menos teríamos um sistema político com menos extremismo, que também é parte do que idealizo.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Off_topic:
nuker escreveu:
Sáb, 13 Novembro 2021 - 12:58 pm
Tive uma ideia. Estou pensando em fazer um upload daquele arquivo onde estão os textos e trazer o link para cá, quando acabar de escrever tudo lá. E neste caso o moderador poderia incluir o link em meu primeiro post. Ficaria como uma apostila.

Sobre o Zim, eu já estou usando um programa chamado Adobe Indesign e o arquivo em upload será em formato PDF. Cada tema está num capítulo próprio.
Boa ideia.
Leve-a adiante que eu providenciarei a edição das postagens para links de acesso ao material.
Imagem

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Hoje de manhã tive um estranho sonho, mais para um pesadelo na verdade... Esse tipo de sonho costuma ser raro e tudo ao redor era bem realista, com cores e tudo!

Estava no quarto do apartamento da minha avó que fica ao lado do meu apartamento. Estava olhando para baixo na rua e havia uma grande manifestação. De um lado numa rua os que apoiavam Bolsonaro e mais para uma avenida ao lado um imenso grupo de pessoas da oposição vestido de vermelho e amarelo (aquelas roupas típicas que o pessoal da extrema-esquerda usa em manifestações). Eu me lembro de ter visto muitos dos vermelhos com coisas escritas na camisa e havia vários cartazes se referindo a sindicatos e movimentos progressistas. Tinha até gente falando em megafone! Só não me lembro o que estavam falando. Tudo estava apontando para um conflito violento ali!

Eram gente de partido político, sindicalistas e antifas entre os esquerdas de um lado e o povo sem vínculo partidário do outro lado com bandeiras do Brasil.

Algumas pessoas do prédio onde moro estavam jogando água usando balde em cima da manifestação a favor do Bolsonaro, ao invés das panelinhas de costume. Tem gente no meu prédio que odeia Bolsonaro.

Mas aconteceu algo que fez com que a manifestação dos esquerdas começasse a atacar em massa a manifestação bolsonarista, e então de repente começaram a vir soldados atirando e jogando gases contra os manifestantes que estavam correndo em direção aos bolsonaristas. Então logo em seguida ouvi na televisão em volume alto que havia sido decretado estado de LEI MARCIAL num daqueles plantões da Globo, porque isso estava acontecendo em várias partes do país e o exército e polícia militar já tinham se preparado, pois sabiam que haveria um possível conflito entre as manifestações. Mas os soldados e polícia não esperavam que fosse algo tão grave! Parecia tudo muito improvisado e sem aquelas barricadas que separam os opositores e manifestação.

Em seguida é como se eu tivesse sido teletransportado para a rua e vi vários soldados apontando o fuzil e levando um grande grupo de esquerdas que estavam andando agachados e com as mãos para o alto em cima da cabeça. Fui acompanhando esses soldados e haviam grupos deles em algumas partes do bairro, todos com fuzil na mão. Me lembro de ter visto muitos manifestantes agressores mortos com sangue se espalhando pelo chão ali mesmo próximo ao meu prédio. Não era momento de comemoração, porque a situação estava bastante intensa em todo o país, e eu estava em choque olhando aquelas coisas todas sem poder fazer nada.

Não duvido nada que um cenário assim possa ocorrer ano que vem, se o período eleitoral tiver os extremos Lula x Bolsonaro!

Se acontecer e haver guerra civil e lei marcial, então terei que parar de produzir essas minhas ideias por certo tempo e ficar na minha, até as coisas melhorarem, como medida de emergência!

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Sáb, 13 Novembro 2021 - 15:49 pm
Um sistema político bipartidário, como nos EUA.
Mas é justamente por existir apenas dois partidos que existe a polarização que leva à guerra civil desse sonho. Nos EUA, a hostilidade entre os dois partidos está muito maior do que aqui no Brasil.

Pela lei de Duverger, a existência de dois partidos é consequência do sistema eleitoral.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Então neste caso a minha proposta é bem melhor, pelo visto, por permitir mais opções.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Qui, 11 Novembro 2021 - 21:03 pm
O superior é Bauru que tem Presidente Prudente como a sua capital. Logo mais abaixo temos Paranapanema cuja capital seria Londrina e ao lado Itapetinga com sua capital em Sorocaba.
Achei estranho ter estado de nome Itapetininga e Bauru e as cidades chamadas Itapetininga e Bauru não serem a capital do estado homônimo.

Também verificaria o tamanho da população dos estados. A população do estado de Paracatu, por exemplo, é bem pequena. Alguns estados separados do Mato Grosso do Sul são pouco populosos também.
nuker escreveu:
Ter, 09 Novembro 2021 - 15:17 pm
O mapa que criei fiz baseado num mapa brasileiro tradicional encontrado na internet em alta resolução e então peguei mapas de microrregiões e mesorregiões de cada estado e montei em diferentes camadas, me baseando nestes últimos para criar os novos estados e as novas regiões e ainda me baseei em propostas existentes para a criação de novos estados, como a Gurguéia, Carajás, Triângulo e Araguaia. Fiz tudo isso usando o Adobe Photoshop, incluindo a parte textual... Confesso, desde criança sempre gostei de desenhar mapas!
Você tem mapa base de mesorregiões em alta resolução?

Não sou bom em desenhar nada. Pensei em experimentar redividir os estados brasileiros aqui.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

É só procurar os mapas de mesorregiões na internet que você acha. Você primeiro tem que achar um mapa do Brasil e das divisas dos estados em alta resolução, depois, no Photoshop, você cria várias camadas, cada uma sendo uma imagem de mesorregião ou microrregião ou mesmo das dividas dos municípios de cada estado e ajusta o tamanho destas camadas de acordo com o tamanho do mapa original, neste caso de acordo com o tamanho de cada estado e então você coloca certa transparência, para poder visualizar tanto o mapa base quanto o traço que você desenhará numa camada superior invisível. Na hora em que for desenhar as novas divisas, não desenhe na camada da imagem base, mas numa camada invisível acima dela. Assim se você errar o desenho, isso não vai alterar a imagem base. Depois que terminar tudo, unir todas as camadas e salvar numa imagem jpeg. Não vou mostrar as imagens aqui porque vai ficar muito grande, é preferível que você mesmo entre nos links para visualizá-las.

Vou te passar algumas imagens para você usar:

Divisas brasileiras em alta resolução (para usar como imagem de base): https://brazilmap360.com/img/1200/blank ... brazil.jpg
Mapa do Brasil inteiro e todos os seus municípios: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... lities.png
Mapa do Brasil em satélite: https://mapsvg.com/wp/wp-content/upload ... Brazil.jpg
Mapa dos rios brasileiros: https://mapsvg.com/wp/wp-content/upload ... Colors.jpg

Sul:
Paraná: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Santa Catarina: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Rio Grande do Sul: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png

Sudeste:
Minas Gerais: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Rio de Janeiro: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
São Paulo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Espírito Santo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... unicip.svg

Centro Oeste:
Goiás: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Mato Grosso do Sul: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Mato Grosso: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png

Norte:
Rondônia: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Acre: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Amazonas: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Roraima: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Amapá: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Pará: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Tocantins: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png

Nordeste:
Bahia: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Sergipe: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Alagoas: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Pernambuco: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Paraíba: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Rio Grande do Norte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Ceará: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Piauí: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png
Maranhão: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ip.svg.png

Mapa da densidade populacional brasileira: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/u ... 16_GDO.png
Outro mapa da densidade brasileira: https://www.infoescola.com/wp-content/u ... scaled.jpg
Mapa da distribuição racial brasileira: http://patadata.org/maparacial/
De acordo com estes mapas, a maioria das divisões que fiz faria sentido.

Há um tempo atrás eu estava escrevendo um livro de ficção, que era uma distopia. Vou ver se eu refaço os mapas, bandeiras e mostrarei aqui. Mas só depois que eu terminar de postar as ideias, que ainda não acabou.

Acho que o os links que mostrei neste post serão o suficiente para você brincar de desenhar mapas... divirta-se! :lol:

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

nuker escreveu:
Sáb, 13 Novembro 2021 - 22:49 pm

Não duvido nada que um cenário assim possa ocorrer ano que vem, se o período eleitoral tiver os extremos Lula x Bolsonaro!
Não acho que possa chamar isso de dois extremos. Pode ser polarização.

O bozo é da extrema direita. Aparelhou de um jeito que o pt nunca fez quando foi governo, e tentou dar um golpe de estado com 3 anos de governo, algo que o pt em 13 anos nunca fez parecido.

O pt fez (junto com outros partidos) uma farra em termos de corrupção, mas dizer que ele é extrema esquerda não é verdade.

Vocês estão errados em outras questões também (hehehe), mas depois eu posto com calma.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Continuando...

Criação da esfera regional, o regionador e os novos ministérios:

Tenho outra proposta, a da criação de uma nova esfera de poder, a regional. Ela seria uma esfera intermediária entre a esfera federal e a estadual. Teríamos em ordem decrescente: Presidente > Regionador > Governador > Prefeito. Cada região teria também um supersenador e um deputado regional. A função do regionador é uma espécie de mini-presidente, só que para determinada região. Cada região tem suas próprias necessidades, inclusive sua própria mentalidade, pois a realidade entre tais regiões difere bastante uma da outra, sempre foi assim. Muita coisa mudaria... Teríamos um senado regional e um supersenado federal. E no lugar do atual senado, um supersenado com 6 membros, um para cada região, mais um supersenador escolhido pelo presidente ou de forma mais neutra. Como haveria maior número de estados incluindo os regionadores e supersenadores, a quantidade total de deputados federais teria que diminuir para compensar os gastos, no mínimo pela metade, para não ter que acabar aumentando ainda mais os impostos. Porém todas as regiões estariam subjugadas à mesma constituição federal, elas só seriam mais economicamente independentes entre elas. Tanto na economia quanto na legislação até certo ponto.

Enquanto o senador estaria focado em determinado estado, o supersenador estaria focado em determinada região. O regionador seria uma espécie de presidente para determinada região, mas sua gestão ainda estaria subordinada à esfera federal, à constituição assim como à diretriz dada pelo presidente. Às vezes a legislação para uma região pode não ser a mais adequada para os habitantes de outra região. Eu sempre vi cada região brasileira como um semi-país diferente um do outro, e acredito que muita gente vê desta forma. Querer fazer com que todas tenham a mesma mentalidade e realidade é uma verdadeira utopia, um esforço em vão. É mais fácil tratar estas regiões como elas sempre foram, cada uma com sua própria realidade, mas todas elas ainda sendo o mesmo país, e não países independentes como querem aqueles grupos separatistas, aos quais me oponho, pois se tornariam apenas novas republiquetas. Já ouvi falar sobre planos da elite mundial em querer dividir para conquistar e é o que parece ter acontecido nesse país com relação a estes conflitos ideológicos! Uma forma de manter a população desunida enquanto alguém de fora se beneficia com isso: Grandes potências, globalistas, banqueiros, etc.

Portanto o ideal não é dividir países, mas protegê-los ainda mais destas influências nefastas que mais querem o mal do que o bem tanto para países inteiros quanto para a humanidade em geral! E isso não deveria ser tolerado jamais. Isso é um crime de lesa pátria, pior ainda, de magnitude internacional! Para terminar gostaria de acrescentar sobre a questão dos ministérios. Além de vários partidos, o Brasil é um dos que mais tem ministérios em número, mais de 20. Acredito que uns 10 ou 15 no máximo seja o ideal, para mais uma vez ajudar a reduzir os gastos da máquina de governo e desta forma abaixar os impostos. Todas estas ideias, por mais utópicas que sejam, é para ajudar a reduzir esse imposto abusivo que o povo brasileiro é obrigado a pagar. Seria assim... teríamos um ministério e dentro deste várias secretarias vinculadas a tal.

Então eis como deveriam ser os ministérios e suas secretarias...

Casa Civil > Secretaria da gestão e do interior
Banco Central > Secretaria dos recursos naturais
Ministério Ministerial > Secretaria anti-corrupção, anti-conspiração e fiscalização
Ministério das Relações Exteriores > Secretaria dos embaixadores
Ministério da Educação > Secretaria da cultura, patrimônios, ciência e tecnologia
Ministério da Saúde > Secretaria do saneamento, paramédicos e postos de saúde
Ministério Público > Secretaria de direitos humanos, superdemocracia e cidadania
Ministério do Abastecimento > Secretaria da agricultura, pecuária e pesca
Ministério do Transporte > Secretaria de estradas, ferrovias e hidrovias
Ministério da Infraestrutura > Secretaria de obras, usinas, minas e meio-ambiente
Ministério da Economia > Secretaria da iniciativa privada, estatais e turismo
Ministério da Defesa > Secretaria da polícia, bombeiros, militares e soberania
Ministério do Direito > Secretaria da advocacia e fiscalização jurídica
Ministério da Comunicação > Secretaria de televisão, rádio e jornal
Ministério das Regiões > Secretaria de governo da região e dos estados

Teríamos os ministérios que englobariam funções de estado para cada área, e vinculado a cada ministério as secretarias que teriam suas respectivas funções, relacionadas à função de seu ministério. A diferença do sistema ministerial vigente é que os ministérios aqui estão reduzidos em número mas cada um passou a ter mais funções através de cada secretaria. Aqui temos 15 ministérios, o que acredito que já estaria de bom tamanho. O Ministério Ministerial é um dos mais importantes visto que sua função seria a de fiscalizar os demais ministérios. O Ministério da Defesa teria que ser liderado por pessoas de cargo mais alto do exército, marinha, aeronáutica ou polícia. Cada ministério deverá ser liderado por ministros que tenham formação e conhecimento aprofundado nas áreas em que ele irá atuar relacionadas a certo ministério. Os ministros não deveriam ser escolhidos a dedo, para ser tal deveria haver uma seleção, um concurso ou eleição que determinará quem ficará com o cargo. Teríamos gestores mais competentes. O mesmo para o STF, STJ, TSE, etc.

Essa sugestão é para combater a corrupção, para evitar possíveis esquemas de corrupção envolvendo panelinha entre presidente e ministros.

Estas propostas deveriam valer para o país inteiro, e não apenas para uma ou outra região. É que nem no jogo democrático, se vale para um também tem que valer para o outro. Se um pode, o outro de viés oposto também deverá poder e por isso certas ideologias deveriam ser evitadas, para evitar outras ainda piores. Tudo, desde a nova configuração dos partidos, passando pela superdemocracia até o novo esquema das regiões, estados e municípios. Para isso tudo acontecer grandes mudanças em vários aspectos do sistema brasileiro deveriam ser feitas, por isso que estas propostas que apresento parecem um tanto radicais e utópicas em relação ao padrão atual, pois o padrão de gestão atual é péssimo e mais causa problema do que resolve alguma coisa. Como disse, só não considerarei a inclusão de ideologias mais extremas tanto aquelas mais para a direita (integralismo, neonazismo) quanto para a esquerda (comunismo, anarquismo), pois se uma delas estivesse inclusa, a oposta também deveria estar. Afinal de contas, numa democracia se uma ideologia pode, a outra também deveria poder.

Para finalizar, o que temos até aqui então é a proposta de um novo sistema partidário mais simples, organizado e menos custoso em que os atuais partidos se fundiriam num só e cada um relacionado a uma determinada vertente; um novo sistema democrático em que a população tem maior relevância nas decisões políticas e não somente entre os representantes dela assim como uma maior participação dos partidos não eleitos; a proposta de um novo sistema de região e organização dos estados; um novo sistema de organização das esferas de poder e relacionado à redução e organização dos ministérios. O Brasil tem uma péssima gestão e além disso é muito dispendioso em sua máquina pública, o que causa sérios problemas para a economia, fora ainda um estado de esquizofrenia social em que a população está ideologicamente dividida e isso só trouxe mais problemas entre as pessoas do que ajudou em alguma coisa.

Há uma série de problemas que precisam ser logo remediados, caso contrário sua economia e população continuará num estado de atraso generalizado.


Exploração da Amazônia:

Decidi adicionar esse tema porque acho também ser importante. Acredito que existe uma maneira de explorar melhor a floresta amazônica sem causar grandes estragos. Mas nem tudo dá para ser evitado, como grandes queimadas que acontecem de forma natural, nas partes mais secas da floresta, assim como por parte de indígenas que tacam fogo para abrir caminho. Sim, existem indígenas que fazem isso e nem todos os indígenas são guardiões da floresta, eles são só tribos que usam dos recursos que encontram, como qualquer outra tribo pelo mundo. A ideia que os indígenas cuidam da floresta é mito, eles só estão mais adaptados a viver nela.

As ideias que tenho a respeito da preservação da floresta sem impedir a exploração dela são:

Devolução das terras que foram tomadas à força pelo governo a fazendeiros, com um limite máximo de tamanho estabelecido para as fazendas devolvidas;
Criação de novas fazendas verticais e hidropônicas ao invés das tradicionais próximas às cidades;
Criação de barragem de contenção e isolamento ao redor de minas, principalmente se for de minério radiativo;
Dar mais foco para a pesquisa de plantas ou frutos que tenham substâncias medicinais;
Melhorar a infraestrutura da região para facilitar o transporte terrestre e atrair o turismo;
Parceria do governo com tribos indígenas para impedir derrubada de árvores, queimadas e biopirataria;
Parceria do governo com tribos indígenas para impedir ou dificultar ação de empresas estrangeiras ilegais;
Mecanismos que possam permitir os indígenas usarem seu saber popular sem causar grandes estragos na floresta;
Sistema de recompensa para tribos indígenas que cumprirem com as diretrizes de governo;
Política de preservação das tradições indígenas sem prejudicar a integração deles com a civilização;
Política em que o governo possa, se necessário, dar suprimentos e apoio médico para as tribos indígenas, exceto armas;
Patrulhamento periódico por aeronaves e drones e constante através de satélite em várias regiões da floresta;
Em caso de incêndio em larga escala, serem enviados helicópteros para apagar as queimadas;
Em caso de guerra de invasão territorial, o governo poderia treinar indígenas que quisessem defender suas terras, como uma milícia.

A criação de novos estados dentro do Amazonas e Pará poderá facilitar tudo isso, a preservação e o controle da exploração.

Só não vou admitir a ideia de um território internacional! Os americanos, franceses e alemães que se virem com o que restou da floresta deles. :lol:

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Até onde sei, o PT não é extrema-esquerda, mas centro-esquerda. A questão, a minha principal preocupação, é o Lula, esse protótipo de Lênin, a falta de sanidade mental dele e o destino do país nas mãos dele se ele voltar ao poder, já que ele agora fala em se vingar e só grita em seus discursos como o próprio Hitler fez. E com a esquerda de volta, haverá muita perseguição contra os conservadores e opositores do PT e o politicamente correto vai piorar muito com cancelamento e tudo junto com regulamentação da mídia, além do PT fazer o estado inchar mais ainda e acabar também imprimindo mais dinheiro, causando uma nova hiperinflação. Aumento do narcotráfico que financia a esquerda no Brasil e pelo mundo. Maior perseguição contra cristãos, como tem sido feito na China. Provavelmente vão adotar políticas de imigração em massa, o que vai causar um caos econômico e na segurança pública. E além disso quererem implantar o sistema de crédito social como na China, o que vai ser um pesadelo total. Com o PT de volta o estado vai se agigantar muito mais, terá mais controle sobre nossas vidas individuais e comunitárias, o imposto vai aumentar bastante, políticas sociais ineficientes e custosas, e claro, principalmente a corrupção.

Não consigo ver como a situação do país vai melhorar com aquele partido de volta. E quanto ao Haddad, ele já foi considerado o pior prefeito de São Paulo. Vai ser só um fantoche do Lula como foi a Dilma.

São coisas que prevejo que o PT fará se voltar com tudo.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 13:02 pm
Acho que o os links que mostrei neste post serão o suficiente para você brincar de desenhar mapas... divirta-se! :lol:
Sim. Obrigado. :D
nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:05 pm
Eu sempre vi cada região brasileira como um semi-país diferente um do outro, e acredito que muita gente vê desta forma. Querer fazer com que todas tenham a mesma mentalidade e realidade é uma verdadeira utopia, um esforço em vão. É mais fácil tratar estas regiões como elas sempre foram, cada uma com sua própria realidade, mas todas elas ainda sendo o mesmo país, e não países independentes como querem aqueles grupos separatistas, aos quais me oponho, pois se tornariam apenas novas republiquetas.
Querer que todos tenham a mesma mentalidade é o desejo do suposto governo globalista.
As regiões diferentes lembram como uma América espanhola unida.
nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:05 pm
Além de vários partidos, o Brasil é um dos que mais tem ministérios em número, mais de 20. Acredito que uns 10 ou 15 no máximo seja o ideal, para mais uma vez ajudar a reduzir os gastos da máquina de governo e desta forma abaixar os impostos.
O problema não é o número de ministérios e sim os privilégios, como verba especial e foro privilegiado.

Se o ministério da Educação contém secretaria da ciência e secretaria da educação, os dois poderiam ser separados e o mesmo orçamento ser dividido para os dois.
nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:05 pm
Ministério da Infraestrutura > Secretaria de obras, usinas, minas e meio-ambiente
Isto é igual a ideia bolsonarista de pôr meio-ambiente junto com a agricultura.
Minas e usinas são terríveis contra o meio ambiente e terão ideias antagônicas ao meio ambiente. Eles tem que ficar separados como contra-pontos. Se forem juntos, só um vai funcionar e o outro será sabotado.
nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:05 pm
mais um supersenador escolhido pelo presidente ou de forma mais neutra.

Os ministros não deveriam ser escolhidos a dedo, para ser tal deveria haver uma seleção, um concurso ou eleição que determinará quem ficará com o cargo. Teríamos gestores mais competentes. O mesmo para o STF, STJ, TSE, etc.
Isso é ótimo para evitar o Quem Indica. Vale também para o cargo de chefe do Banco Central.

Mas não vi sentido no supersenador extra. Cada um deveria representar uma região enquanto os deputados representam a população. O balanceamento é feito com duas câmaras. O presidente indicando um supersenador é o mesmo problema do QI.
nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:05 pm
Parceria do governo com tribos indígenas para impedir derrubada de árvores, queimadas e biopirataria;
Parceria do governo com tribos indígenas para impedir ou dificultar ação de empresas estrangeiras ilegais;
Isso é excelente. Eles trabalham para o governo e podem receber coisas de volta, sem ser esmola, como médicos ou dinheiro para comprarem bens da sociedade industrial.

Eu sou contra cotas raciais. Eu seria a favor de dar bolsa de medicina a índios para que eles voltem para a aldeia deles como médico. O problema é que após anos de estudos, acho muito difícil ele voltar para lá.
nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:05 pm
Mas nem tudo dá para ser evitado, como grandes queimadas que acontecem de forma natural, nas partes mais secas da floresta,
Algumas matas do mundo tem queimadas naturais, mas a Amazônia definitivamente não é uma delas.
Mesmo onde tem queimada natural, como na Austrália, as queimadas tem sido muito pior por causa do aquecimento global.
nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:05 pm
Devolução das terras que foram tomadas à força pelo governo a fazendeiros, com um limite máximo de tamanho estabelecido para as fazendas devolvidas;
Discordo porque a maioria tomou terras indígenas no passado ou desmatou. Além disso, é comum terras obtidas ilegalmente por grileiros.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Discordo porque a maioria tomou terras indígenas no passado ou desmatou. Além disso, é comum terras obtidas ilegalmente por grileiros.
Depende... haviam índios morando aonde se encontravam aquelas fazendas? Na época não existiam territórios exclusivos para indígenas.
O problema não é o número de ministérios e sim os privilégios, como verba especial e foro privilegiado.
Quanto mais ministérios, maior será o gasto com infraestrutura e funcionários. Os ministros são só uma parte do gasto total. Quanto maior o gasto de dinheiro público, mais imposto.
Se o ministério da Educação contém secretaria da ciência e secretaria da educação, os dois poderiam ser separados e o mesmo orçamento ser dividido para os dois.
Eu coloquei os dois juntos porque acho que um iria beneficiar o outro.
Isto é igual a ideia bolsonarista de pôr meio-ambiente junto com a agricultura. Minas e usinas são terríveis contra o meio ambiente e terão ideias antagônicas ao meio ambiente. Eles tem que ficar separados como contra-pontos. Se forem juntos, só um vai funcionar e o outro será sabotado.
A ideia por detrás disso tem a ver com o que postei sobre preservar e explorar a Amazônia. Os dois juntos poderiam permitir essa troca de interesses melhor do que os dois separados, o que iria dificultar tudo, tanto para um lado quanto para o outro.
Algumas matas do mundo tem queimadas naturais, mas a Amazônia definitivamente não é uma delas. Mesmo onde tem queimada natural, como na Austrália, as queimadas tem sido muito pior por causa do aquecimento global.
Existem algumas regiões da Amazônia que ficam mais distantes dos grandes rios e mais para o sul, como partes no sul do Pará, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins. Estas partes mais distantes dos grandes rios e mais próximas do cerrado são mais vulneráveis à ocorrência de queimadas por causa da seca, ao contrário das partes mais próximas dos grandes rios, que por estarem mais próximas de uma grande fonte de água, há mais umidade no ar. Me lembro quando tinha 11 anos, foi em 1998, estava viajando com a família de minha cidade próxima ao Rio para Belém de carro. Sim, de carro! A gente passou por Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará. Quando estávamos viajando num percurso de 700 km de uma cidade de Minas para uma cidade lá em cima no Tocantins, uma boa parte do percurso tinha muito fogo queimando nos dois lados da estrada, no meio da mata. Era tanto fogo que meu pai teve que fechar as janelas e ligar o ar-condicionado. Só depois de mais de 50 ou 100 km que passamos daquele trecho.

Aquilo não me parece que foi causado por alguém, dada a magnitude do fogaréu. Me lembro que aquele dia estava muito quente, o ar bastante seco e aquele sol intenso batendo na minha testa.

Ah, e foi naquele dia que conheci Brasília e a gente parou próximo do Congresso Nacional! Estava tão tranquilo, sem manifestações... Numa época sem polarização. Beeeem diferente de hoje.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

nuker escreveu:
Seg, 22 Novembro 2021 - 16:07 pm
Até onde sei, o PT não é extrema-esquerda, mas centro-esquerda. A questão, a minha principal preocupação, é o Lula, esse protótipo de Lênin, a falta de sanidade mental dele e o destino do país nas mãos dele se ele voltar ao poder, já que ele agora fala em se vingar e só grita em seus discursos como o próprio Hitler fez. E com a esquerda de volta, haverá muita perseguição contra os conservadores e opositores do PT e o politicamente correto vai piorar muito com cancelamento e tudo junto com regulamentação da mídia, além do PT fazer o estado inchar mais ainda e acabar também imprimindo mais dinheiro, causando uma nova hiperinflação. Aumento do narcotráfico que financia a esquerda no Brasil e pelo mundo. Maior perseguição contra cristãos, como tem sido feito na China. Provavelmente vão adotar políticas de imigração em massa, o que vai causar um caos econômico e na segurança pública. E além disso quererem implantar o sistema de crédito social como na China, o que vai ser um pesadelo total. Com o PT de volta o estado vai se agigantar muito mais, terá mais controle sobre nossas vidas individuais e comunitárias, o imposto vai aumentar bastante, políticas sociais ineficientes e custosas, e claro, principalmente a corrupção.

Não consigo ver como a situação do país vai melhorar com aquele partido de volta. E quanto ao Haddad, ele já foi considerado o pior prefeito de São Paulo. Vai ser só um fantoche do Lula como foi a Dilma.

São coisas que prevejo que o PT fará se voltar com tudo.
Tutu jogou essa discussão para esse outro tópico,então respondi lá também.

Mas pegando outros pontos, vi alguns comentários sobre universidades, DECs (aka CAs e DAs) doutrinação, etc.

Eu estudei e trabalhei com universidades publicas, e vou te falar que - pelo menos na área de ciências - se você quiser doutrinação e lacração, você tinha que ativamente correr atrás destes grupos. Conto nos dedos de uma mão as vezes que um 'coletivo' interrompeu uma aula para dar um recado. E alunos no geral não gostavam disso.

E quem participava destes grupos não era em maioria alunos 'nutella' de bairros nobres (o que não teria por si só problema nenhum), mas sim alunos que vieram de bairros pobres ou de favelas mesmo.

Cheguei a fazer cursos de licenciatura, ou seja, faculdade de educação, e apesar dos professores tenderem claramente a esquerda (há exceções!), as aulas em si não eram de 'doutrinação esquerdista.' O foco era na didática, psicologia e legislação, além de prática em escolas públicas.

Nunca vi ninguém pichando, mas namoro e drogas eram realidades. Eu mesmo fumava durante meus estudos e mantive CR altíssimo, ganhando menção no diploma. Uns colegas também fumavam (e/ou bebiam) e não se deram tão bem. Dentre os que não usavam nada, também há os que se deram bem e os que se deram mal. O diferencial mesmo era o quanto você se dedicava as aulas e estudos.

Um grande amigo meu também gostava de um baseado e foi ele um dos grandes responsáveis por expulsar a CUT do DA da engenharia de certa faculdade pública do RJ. Antes era um antro para catapulta política que nada fazia pelos alunos. Hoje esse amigo está muito bem obrigado profissionalmente.

Até mesmo em faculdades gringas, que dizem ter muita lacração e 'ideologia de genero,' femi-nazis, etc, eu não vi nada disso. Acho que teria que procurar ativamente esses grupos. De qualquer forma, eu nunca vi nenhuma grande demonstração de tais temidos grupos globalistas marxistas que querem acabar com a cultura judaico-cristã e destruir a família. :lol:

Só queria dar os meus dois tostões sobre esses assuntos, pois achei que a coisa estava muito caricata.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Titoff escreveu:
Qui, 25 Novembro 2021 - 06:17 am
E quem participava destes grupos não era em maioria alunos 'nutella' de bairros nobres (o que não teria por si só problema nenhum), mas sim alunos que vieram de bairros pobres ou de favelas mesmo.
Esses alunos pobres estudavam lá ou vinham de fora para militar lá?
Os estudantes que eu via militando eram os nutella, mas a universidade não tinha nenhum controle de entrada permitindo ladrão entrar lá livremente.

Deixar sala com computador destrancada é pedir para ser furtado. Já vi furto de bicicletas também.
Titoff escreveu:
Qui, 25 Novembro 2021 - 06:17 am
Nunca vi ninguém pichando, mas namoro e drogas eram realidades.
Pichando ninguém vê, só depois de pichado. Na área de ciência não tinha pichação, mas em outras áreas costumava ter.

Namoro aí foi eufemismo para sexo. Lembro que a administração tranca alguns banheiros no horário noturno porque alunos usavam como motel. Tinha uma listinha circulando de cantinhos e gramados para sexo. Naturalmente esses casos não representam nem 5% dos alunos, mas por escandalizar demais, acabam passando uma falsa impressão da universidade.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fiz uma redivisão dos estados brasileiros:
* Não considerei rios e montanhas.
* Ainda não considerei municípios, por isso, não consegui transferir o sul do Amazonas para Rondônia.
* Criação das propostas antigas: Gurgéia, Maranhão do sul, Triângulo, Pampas, Tapajós, Carajás, etc.
* Brasília passa a ser só o plano piloto, onde tem os prédios do governo. Políticos passarão a se hospedar em repúblicas. As cidades satélites passam a ser municípios do estado Planalto Central.
* Não sei se o Rio São Francisco pode ser usado para navegação e se as hidrelétricas atrapalham o caminho, mas seria uma ótima hidrovia.
* Capitais novas receberiam investimento para crescer para migrar sem-tetos e favelados de outras regiões num programa de habitação.
* Os estados mais complicados foram Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Mato Grosso.
* É impossível mexer com a microrregião de Juazeiro sem cantar: Remanso, Casa nova, Centro Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Adeus-adeus... Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina. Se não fosse Alceu, nunca teria ouvido falar. :lol:

Imagem

Lista de 67 estados

Código: Selecionar todos

BR Brasília            Brasília              Somente Plano Piloto

AP Amapá               Macapá                861k
RR Roraima             Boa Vista             631k
RO Rondônia            Porto Velho           Madeira-Guaporé (611k) + Leste RO (950k)
AM Amazonas            Manaus                Norte/Solimões (121k) + Centro (2.726k)
AC Acre                Rio Branco            Vale do Acre (527k) + Sul AM (283k) + faixa de Rondônia
JU Juruá               Eirunepé              Vale do Juruá AC (206k) + Sudoeste AM (351k) + faixa de Vale do Acre
PA Pará                Belém                 Metropolitana (2.437k) + Marajó (487k) + Nordeste (1.789k)
CJ Carajá              Marabá                Sudeste (1.647k) + pedaço norte de Sudeste PA
TJ Tapajó              Santarém              Baixo Amazonas (736k) + Sudoeste (483k) + pedaço leste de Centro AM

MT Mato Grosso         Cuiabá                Sudoeste (320k) + Centro-Sul (1.047k) + Sudeste (447k)
MU Mundurucu           Juara                 Norte MT (942k)
GN Guaná               Campo Grande          Centro Norte MS (991k) + Leste MS (381k)
PP Ponta Porã          Ponta Porã            Pantanais (244k) + Sudoeste (832k)

TO Tocantins           Palmas                Oriental (512k) + Ocidental (870k)
AG Araguaia            Barra do Garças       Nordeste MT (276k) + Noroeste GO (220K) + Norte GO (294k)
GO Goiás               Goiânia               Sul (1.272K) + Centro (3.056K)
PC Planalto Central    Taguatinga            Leste GO (1.159k) + Satélites DF (2.570k) + MR Unaí MG (142k)

MA Maranhão            São Luís              Norte (2.605k) + (Oeste (1.409k)+Centro (915k)+Leste (1.336k)) parciais
GJ Guajajara           Imperatriz            Sul MA (308k) + (Oeste+Centro+Leste) parciais
PI Piauí               Teresina              Norte (632k) + Centro-Norte (1.454k)
GU Gurgueia            Alvorada do Gurgueia  Sudoeste (511k) + Sudeste (519k)
CE Ceará               Fortaleza             Metropolitana (3.468k) + Norte (1.006k)
TB Tabajara            Sobral                Noroeste CE (1.326k) + Sertões CE (869k)
CR Cariri              Crato                 Centro-Sul CE (376k) + Sul CE (876k)
JG Jaguaribe           Mossoró               Jaguaribe CE (528k) + Oeste RN (826K)
PT Potiguara           Natal                 Leste RN (1.532k) + Agreste RN (426k) + Central RN (381k) + Fernando de Noronha
PB Paraíba             João Pessoa           Mata (1.391k) + Agreste (1.213K)
SD Seridó              Caicó                 Borborema PB (298k) + Sertão PB (863k) + MR Seridó Ocidental RN (95k) + MR Seridó Oriental RN (117k)
PE Pernambuco          Recife                Metropolitana (3.693k) + Mata (1.310k) + Agreste (2.217k)
CT Caeté               Petrolina             Sertão PE (996K) + São Francisco PE (578k)
AL Alagoas             Maceió                3.351k 
SE Sergipe             Aracaju               2.318k 

BA Bahia               Salvador              Metropolitana (4.210k) + MR Entre Rios (110k) + MR Alagoinhas (294k) + MR Feira de Santana (994k)
SF Vale São Francisco  Barra                 Extremo Oeste (579k) + MR Barra (169k) + MR Bom Jesus da Lapa (170k) + MR Vão do Paranã GO (103k)
QI Quiriri             Juazeiro              MR Paulo Afonso (158k) + MR Juazeiro (481k) + Nordeste BA (1.545k) + MR Senhor do Bonfim BA (280k)
MR Maracá              Brumado               Centro Sul (2.478k) + MR Itaberaba (251k) + MR Irecê (374k) + MR Jacobina (326k)
AI Aimoré              Ilhéus                MR Ilhéus-Itabuna (1.082k) + MR Valença (103k) + MR Itapetinga (206k) + MR Vitória da Consquista (622k) + MR Jequié (515k)
PX Pataxó              Porto Seguro          MR Porto Seguro BA (678k) + Noroeste ES (413k) + Litoral Norte ES (548k)
GC Goitacás            Vitória               Noroeste RJ (317k) + Norte RJ (849k) + Central ES (1.987k) + Sul ES (565k)
GB Guanabara           Rio de Janeiro        Metropolitana (12.578k) + Sul (1.062k) + Baixadas (700k) + Centro (481k)

MG Minas Gerais        Belo Horizonte        Metropolitana (6.302k) + MR Curvelo (145k) + MR Três Marias (94k)
TG Triângulo           Uberlândia            Triângulo e Paranaíba (2.279k)
XC Xacriabá            Montes Claros         Norte (1.735k) + MR Paracatu (208k)
JM Juiz da Mata        Juiz de Fora          Zona da Mata (2.033k) + MR Barbacena (217k)
MQ Manatiqueira        Alfenas               Sul (2.463k) + MR Lavras (144k)
RD Vale do Rio Doce    Governador Valadares  Vale do Rio Doce (1.700k) + MR Conceição do Mato Dentro (87k) + MR Diamantina (83k) + Município Ferros 
JQ Jequitinhonha       Araçuaí               Jequitinhonha (981k) + Mucuri (370k)
VT Vertentes           Divinópolis           Oeste (922k) + MR São João Del Rei (178k) + MR Bom Despacho (158k)

SP São Paulo           São Paulo             Metropolitana (21.154k) + Macrometropolitana (2.644k) 
TA Tamoio              Guaratinguetá         Vale do Paraíba Paulista (2.264k)
RP Ribeirão Preto      Ribeirão Preto        2.376k
CA Campinas            Campinas              3.785k
BU Bauru               Bauru                 1.454k
IT Itapetininga        Itapetininga          Itapetininga (824k) + Litoral Sul (462k) + Pedaço de Macrometropolitana
IB Iboruna             São José do Rio Preto São José do Rio Preto (1.569k)
AD Araprudente         Presidente Prudente   Araçatuba (690k) + Presidente Prudente (840k)
PQ Piraraquara         Piracicaba            Araraquara (810k) + Piracicaba (1.377k)
MS Mariassis           Marília               Marília (440k) + Assis (553k) + Norte Pioneiro PR (540k) 

PR Paraná              Curitiba              Metropolitana (3.940k)
GI Guairá              Londrina              Noroeste (670k) + Centro Ocidental (330k) + Norte Central (2.030k)
AR Araucariana         Guarapuava            Centro-Sul (540k) + Sudeste (400k) + Centro Oriental (690k)
IG Iguaçu              Cascavel              Oeste PR (1.220k) + Sudoeste PR (490k) + MR São Miguel do Oeste SC (172k) + MR Chapecó SC (385k) + MR Xanxerê SC (146k) + MR Concórdia SC (140k)

SC Santa Catarina      Florianópolis         Sul (920k) + Metropolitana (990k) + Serrana (400k) + MR Joaçaba (310k)(Oeste(1.200k))
VI Vale do Itajaí      Itajaí                Vale do Itajaí (1.500k) + Norte (1.210k)

RS Rio Grande do Sul   Porto Alegre          Nordeste (1.050k) + Centro-leste(770k) + Metropolitana (4.740k) + MR Araranguá SC (168k)
MI Missões             Passo Fundo           Noroeste (1.940k) + Centro-oeste(530k) + MR Campanha Ocidental (361k)
PP Pampa               Pelotas               Sudeste (910k) + MR Campanha Central (184k) + MR Campanha Meridional (169k)
Para fazer uma comparação. Alguns estados foram coincidentes e outros não.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Tutu escreveu:
Seg, 29 Novembro 2021 - 11:30 am
Fiz uma redivisão dos estados brasileiros:
* Não considerei rios e montanhas.
* Ainda não considerei municípios, por isso, não consegui transferir o sul do Amazonas para Rondônia.
* Criação das propostas antigas: Gurgéia, Maranhão do sul, Triângulo, Pampas, Tapajós, Carajás, etc.
* Brasília passa a ser só o plano piloto, onde tem os prédios do governo. Políticos passarão a se hospedar em repúblicas. As cidades satélites passam a ser municípios do estado Planalto Central.
* Não sei se o Rio São Francisco pode ser usado para navegação e se as hidrelétricas atrapalham o caminho, mas seria uma ótima hidrovia.
* Capitais novas receberiam investimento para crescer para migrar sem-tetos e favelados de outras regiões num programa de habitação.
* Os estados mais complicados foram Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Mato Grosso.
* É impossível mexer com a microrregião de Juazeiro sem cantar: Remanso, Casa nova, Centro Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Adeus-adeus... Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina. Se não fosse Alceu, nunca teria ouvido falar. :lol:

Imagem

Lista de 67 estados

Código: Selecionar todos

BR Brasília            Brasília              Somente Plano Piloto

AP Amapá               Macapá                861k
RR Roraima             Boa Vista             631k
RO Rondônia            Porto Velho           Madeira-Guaporé (611k) + Leste RO (950k)
AM Amazonas            Manaus                Norte/Solimões (121k) + Centro (2.726k)
AC Acre                Rio Branco            Vale do Acre (527k) + Sul AM (283k) + faixa de Rondônia
JU Juruá               Eirunepé              Vale do Juruá AC (206k) + Sudoeste AM (351k) + faixa de Vale do Acre
PA Pará                Belém                 Metropolitana (2.437k) + Marajó (487k) + Nordeste (1.789k)
CJ Carajá              Marabá                Sudeste (1.647k) + pedaço norte de Sudeste PA
TJ Tapajó              Santarém              Baixo Amazonas (736k) + Sudoeste (483k) + pedaço leste de Centro AM

MT Mato Grosso         Cuiabá                Sudoeste (320k) + Centro-Sul (1.047k) + Sudeste (447k)
MU Mundurucu           Juara                 Norte MT (942k)
GN Guaná               Campo Grande          Centro Norte MS (991k) + Leste MS (381k)
PP Ponta Porã          Ponta Porã            Pantanais (244k) + Sudoeste (832k)

TO Tocantins           Palmas                Oriental (512k) + Ocidental (870k)
AG Araguaia            Barra do Garças       Nordeste MT (276k) + Noroeste GO (220K) + Norte GO (294k)
GO Goiás               Goiânia               Sul (1.272K) + Centro (3.056K)
PC Planalto Central    Taguatinga            Leste GO (1.159k) + Satélites DF (2.570k) + MR Unaí MG (142k)

MA Maranhão            São Luís              Norte (2.605k) + (Oeste (1.409k)+Centro (915k)+Leste (1.336k)) parciais
GJ Guajajara           Imperatriz            Sul MA (308k) + (Oeste+Centro+Leste) parciais
PI Piauí               Teresina              Norte (632k) + Centro-Norte (1.454k)
GU Gurgueia            Alvorada do Gurgueia  Sudoeste (511k) + Sudeste (519k)
CE Ceará               Fortaleza             Metropolitana (3.468k) + Norte (1.006k)
TB Tabajara            Sobral                Noroeste CE (1.326k) + Sertões CE (869k)
CR Cariri              Crato                 Centro-Sul CE (376k) + Sul CE (876k)
JG Jaguaribe           Mossoró               Jaguaribe CE (528k) + Oeste RN (826K)
PT Potiguara           Natal                 Leste RN (1.532k) + Agreste RN (426k) + Central RN (381k) + Fernando de Noronha
PB Paraíba             João Pessoa           Mata (1.391k) + Agreste (1.213K)
SD Seridó              Caicó                 Borborema PB (298k) + Sertão PB (863k) + MR Seridó Ocidental RN (95k) + MR Seridó Oriental RN (117k)
PE Pernambuco          Recife                Metropolitana (3.693k) + Mata (1.310k) + Agreste (2.217k)
CT Caeté               Petrolina             Sertão PE (996K) + São Francisco PE (578k)
AL Alagoas             Maceió                3.351k 
SE Sergipe             Aracaju               2.318k 

BA Bahia               Salvador              Metropolitana (4.210k) + MR Entre Rios (110k) + MR Alagoinhas (294k) + MR Feira de Santana (994k)
SF Vale São Francisco  Barra                 Extremo Oeste (579k) + MR Barra (169k) + MR Bom Jesus da Lapa (170k) + MR Vão do Paranã GO (103k)
QI Quiriri             Juazeiro              MR Paulo Afonso (158k) + MR Juazeiro (481k) + Nordeste BA (1.545k) + MR Senhor do Bonfim BA (280k)
MR Maracá              Brumado               Centro Sul (2.478k) + MR Itaberaba (251k) + MR Irecê (374k) + MR Jacobina (326k)
AI Aimoré              Ilhéus                MR Ilhéus-Itabuna (1.082k) + MR Valença (103k) + MR Itapetinga (206k) + MR Vitória da Consquista (622k) + MR Jequié (515k)
PX Pataxó              Porto Seguro          MR Porto Seguro BA (678k) + Noroeste ES (413k) + Litoral Norte ES (548k)
GC Goitacás            Vitória               Noroeste RJ (317k) + Norte RJ (849k) + Central ES (1.987k) + Sul ES (565k)
GB Guanabara           Rio de Janeiro        Metropolitana (12.578k) + Sul (1.062k) + Baixadas (700k) + Centro (481k)

MG Minas Gerais        Belo Horizonte        Metropolitana (6.302k) + MR Curvelo (145k) + MR Três Marias (94k)
TG Triângulo           Uberlândia            Triângulo e Paranaíba (2.279k)
XC Xacriabá            Montes Claros         Norte (1.735k) + MR Paracatu (208k)
JM Juiz da Mata        Juiz de Fora          Zona da Mata (2.033k) + MR Barbacena (217k)
MQ Manatiqueira        Alfenas               Sul (2.463k) + MR Lavras (144k)
RD Vale do Rio Doce    Governador Valadares  Vale do Rio Doce (1.700k) + MR Conceição do Mato Dentro (87k) + MR Diamantina (83k) + Município Ferros 
JQ Jequitinhonha       Araçuaí               Jequitinhonha (981k) + Mucuri (370k)
VT Vertentes           Divinópolis           Oeste (922k) + MR São João Del Rei (178k) + MR Bom Despacho (158k)

SP São Paulo           São Paulo             Metropolitana (21.154k) + Macrometropolitana (2.644k) 
TA Tamoio              Guaratinguetá         Vale do Paraíba Paulista (2.264k)
RP Ribeirão Preto      Ribeirão Preto        2.376k
CA Campinas            Campinas              3.785k
BU Bauru               Bauru                 1.454k
IT Itapetininga        Itapetininga          Itapetininga (824k) + Litoral Sul (462k) + Pedaço de Macrometropolitana
IB Iboruna             São José do Rio Preto São José do Rio Preto (1.569k)
AD Araprudente         Presidente Prudente   Araçatuba (690k) + Presidente Prudente (840k)
PQ Piraraquara         Piracicaba            Araraquara (810k) + Piracicaba (1.377k)
MS Mariassis           Marília               Marília (440k) + Assis (553k) + Norte Pioneiro PR (540k) 

PR Paraná              Curitiba              Metropolitana (3.940k)
GI Guairá              Londrina              Noroeste (670k) + Centro Ocidental (330k) + Norte Central (2.030k)
AR Araucariana         Guarapuava            Centro-Sul (540k) + Sudeste (400k) + Centro Oriental (690k)
IG Iguaçu              Cascavel              Oeste PR (1.220k) + Sudoeste PR (490k) + MR São Miguel do Oeste SC (172k) + MR Chapecó SC (385k) + MR Xanxerê SC (146k) + MR Concórdia SC (140k)

SC Santa Catarina      Florianópolis         Sul (920k) + Metropolitana (990k) + Serrana (400k) + MR Joaçaba (310k)(Oeste(1.200k))
VI Vale do Itajaí      Itajaí                Vale do Itajaí (1.500k) + Norte (1.210k)

RS Rio Grande do Sul   Porto Alegre          Nordeste (1.050k) + Centro-leste(770k) + Metropolitana (4.740k) + MR Araranguá SC (168k)
MI Missões             Passo Fundo           Noroeste (1.940k) + Centro-oeste(530k) + MR Campanha Ocidental (361k)
PP Pampa               Pelotas               Sudeste (910k) + MR Campanha Central (184k) + MR Campanha Meridional (169k)
Para fazer uma comparação. Alguns estados foram coincidentes e outros não.
Aí, que bom que mais alguém além de mim se deu ao trabalho de redefinir os estados! Agora sim é que a coisa vai começar a ficar mais legal! :D

Pela maneira como você definiu as populações, plano piloto, etc, a ideia é boa, levando em conta as propostas de criação de estados já existentes.
Ainda não considerei municípios, por isso, não consegui transferir o sul do Amazonas para Rondônia.
Fazer um mapa considerando municípios vai ser mais complicado, vai requerer criação de camadas no Photoshop ou outro editor de imagem para fazer o traçado dos novos estados.
Políticos passarão a se hospedar em repúblicas.
Como isso seria bom se fosse verdade... :lol:
Não sei se o Rio São Francisco pode ser usado para navegação e se as hidrelétricas atrapalham o caminho, mas seria uma ótima hidrovia.
Acho que até poderia dar para navegação mas só em certas áreas, antes das hidrelétricas.
Capitais novas receberiam investimento para crescer para migrar sem-tetos e favelados de outras regiões num programa de habitação.
Isso é bem parecido com uma ideia que tive em criar novas cidades para tais populações, só que neste caso seria mais para o interior do país.
É impossível mexer com a microrregião de Juazeiro sem cantar: Remanso, Casa nova, Centro Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Adeus-adeus... Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina. Se não fosse Alceu, nunca teria ouvido falar. :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas é isso, continue assim. Quem dera se mais pessoas se dessem ao trabalho de fazer isso...

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

"Suécia - Políticos Sem Mordomia"

https://www.youtube.com/channel/UCPB80X ... 20Mordomia

Suécia - Políticos Sem Mordomia - Parte 1 - Reportagem: Claudia Wallin


youtu.be/uIo-_xRsjis

Suécia - Políticos Sem Mordomia - Parte 2 - Reportagem: Claudia Wallin


youtu.be/bTBZBAbKU8I

Suécia - Políticos Sem Mordomia - Parte 3 - Reportagem: Claudia Wallin


youtu.be/Wu5CTvSbJek


Suécia - Juízes Sem Mordomia


youtu.be/vRZkHVv3dfc

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O caso do Mamaefalei seria melhor punido com cassação por vários anos ou suspensão?

Uns dizem que o caso dele tem agravante do risco poder piorar relações internacionais no caso Rússia x Ucrânia:

Arthur do Val deve, sim, ser cassado. Mas e os outros

https://br.noticias.yahoo.com/arthur-do ... 12216.html

Fernando Cury, que apalpou Isa Penna no plenário, foi suspenso temporariamente

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 13 Abril 2022 - 21:29 pm
O caso do Mamaefalei seria melhor punido com cassação por vários anos ou suspensão?
Discordo totalmente, porque:
1. Ele não estava a "trabalho". (político brasileiro não trabalha, mas em teoria é um trabalho) O que ele fez não tem relação nenhuma com o cargo.
2. O áudio é de uma conversa privada entre ele e os "amigos", que foi vazada ilegalmente violando a privacidade (apesar de eu concordar com vazamento no caso de políticos, o que não concordo é ligar isso com o trabalho). Contém as coisas que a pessoa pensa.
3. Tirando a parte do abuso de vulnerabilidade (guerra, fuga, sexo em hora errada), a maior parte da população falaria a mesma coisa (mulheres eslavas são lindonas, rico pega mulher com facilidade, etc). Então é hipocrisia.

O que ele fez de errado foi turismo sexual em refúgio de guerra e não as palavras dele. Na lei de direitos humanos, um crime ou contravenção só pode ser punido se existir uma lei criminalizando isso antes da infração ser cometida. Qual foi o delito dele segundo a legislação?
Fernando Cury, que apalpou Isa Penna no plenário, foi suspenso temporariamente
"no plenário" = a trabalho

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Dom, 05 Junho 2022 - 18:41 pm
Eu até pensei em voto pela internet, mas daí me lembrei de certos grupos como o anonymous que fica hackeando sites, então desanimei desta ideia.
Tecnicamente é possível. Vejo alguns motivos técnicos para falhar: DDoS ao receptor de votos, a autenticação do usuário, malware no aparelho do usuário, cracker derrubando a rede do usuário no dia da votação.

Não tem como provar que o usuário é ele mesmo ou foi roubado. Senha (ou chave criptográfica) pode ser roubada. Qualquer dados de biometria podem ser copiados e roubados.
Além disso, muito usuário é burro e não teria ninguém para ajudar em caso de dificuldade técnica.
E sim, sou bastante a favor de podermos votar para ministros, incluindo um ministro do STF e TSE
Primeiro, temos que saber quantas perguntas podem ser inseridas na votação. Se forem só 6 no máximo, como é hoje. Penso no seguinte.
A primeira reforma é adotar parlamentarismo tanto para presidente quanto para governador, e segundo é adotar um forte federalismo, para que o governo estadual seja muito mais relevante do que o federal.

Existe uma matemática que permite fundir senado e câmara num só. Então os governos estadual e federal deveriam ter duas câmaras: câmara econômica e câmara cívica. E cada uma cuida do próprio assunto. Duas câmaras é importante, porque o espectro político não é linear e mesmo assim tem muitas subdivisões. Então todas as nomeações são feitas pela câmara e não pelo presidente, assim a câmara elegeria ministros, juízes do supremo (aprovados em concurso), presidente do banco central, etc. Como temos poucas perguntas, os deputados federais seriam eleito pela câmaras estaduais, já que o governo federal teria pouco poder.

As 6 perguntas seriam votar em 3 para a câmara cívica e mais 3 para a câmara econômica. É impossível fazer eleição justa para a câmara se a pessoa não pode escolher múltiplos candidatos, como o sistema STV. Isso é importante, porque se a pessoa vota só em 1, a maioria dos votos são perdidos porque são insuficientes para eleger e a mais da metade dos eleitores não tem o candidato eleito. Para ser eleito, precisa de mais de 100k a 500k votos enquanto aquele colega de trabalho que se candidata consegue só 500.

Outra opção seria 6 câmaras menores (ex: meio ambiente, gasto público, trabalho, segurança, ética, etc) e votar só em 1 em vez de três, mas usando o medonho coeficiente partidário, mas com a diferença de que o partido só é criado para a eleição, para a câmara específica e existe só na região/estado dos candidatos. (ex: um partido socialista só existiria no estado para a câmara de gasto público e só durante a eleição) Isso exige que o eleitor esteja ciente dessa regra para assim evitar partido de aluguel. E os danos seriam menores porque os partidos seriam especializados em assuntos específicos e o voto perdido seria transferido para alguém com pensamento parecido.

TSE acho que é concursado, se não for há algo muito errado na constituição.
Para mim todos os ministros sem exceção deveriam poder serem substituídos a cada novo governo federal, e não em haver ministros que permanecem até hoje desde os anos 80 e 90!
Em outros países, como Alemanha, eles tem prazo de mandato.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Política / Eleições 2022 - Relatos de quem viveu o voto impresso minam campanha contra urna eletrônica

Para muitos eleitores, era difícil votar. Para quem trabalhava na contagem, o processo provocava exaustão

Por Bernardo Mello e Marlen Couto — 18/06/2022


Num período em que o processo eletrônico de votação, instituído nas eleições municipais de 1996, é alvo de campanhas de descredibilização, um olhar em retrospectiva sobre as eleições pré-urna eletrônica mostram o anacronismo dos tempos da cédula de papel. Do ponto de vista de muitos eleitores, era difícil votar. Para quem trabalhava na contagem, o processo não raramente provocava exaustão. Os fiscais tinham dificuldades de evitar fraudes. Os resultados demoravam a sair. Tudo era uma grande dor de cabeça.

O eleitor recebia as cédulas e as preenchia em uma cabine de papelão. Para os cargos majoritários, como presidente, governador e prefeito, os nomes já estavam listados em ordem previamente sorteada, e bastava marcar um “x”. Para o Legislativo, era preciso escrever por extenso o nome, apelido usado na campanha ou número do candidato, missão nem sempre fácil num país com um contingente de analfabetos e semianalfabetos, o que causava um grande contingente de votos nulos involuntários.

Os principais riscos de fraude se concentravam na apuração. A contagem de votos levava dias e era feita por escrutinadores, convocados pela Justiça Eleitoral e monitorados de perto por fiscais dos partidos. Nesta etapa, só era permitido usar caneta vermelha, em contraste com azuis e pretas usadas pelos eleitores para votar. As urnas eram conduzidas às chamadas “juntas de apuração”. O processo ocorria, via de regra, em ginásios esportivos ou em fóruns judiciais. O boletim gerado para cada urna era levado para a conferência. Em seguida, os dados eram levados à digitação, para serem computados.

— A apuração levava três ou quatro dias. Havia um desgaste das pessoas, que eram cidadãos nomeados para fazer esse serviço. Começava 7h da manhã e ia até 22h, meia-noite, às vezes entrava pela madrugada. No dia seguinte, o pessoal estava lá de novo — lembra Andréa Carvalho, que atua no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio desde 1992.

Eleições que eram partos

A possibilidade de fraudes ampliava a tensão. Longas discussões, contestações e pedidos de recontagem faziam parte da rotina. No período de votação, as “urnas grávidas”, que já traziam cédulas preenchidas antes do início do pleito, representavam o maior risco. Separar os votos fraudados dos autênticos era um desafio. Já na apuração, umas das táticas ilegais, segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), envolvia adaptar a caneta para que uma extremidade tivesse tinta vermelha e a outra azul. Assim, votos em branco eram preenchidos. Cédulas que continham apenas os nomes dos candidatos também recebiam o número de outro. Havia ainda casos em que um escrutinador cantava o número errado para quem fazia os mapas de apuração. O contrário também ocorria. O responsável pelo mapa alterava o voto cantado pelo colega.

Não é difícil encontrar nos jornais da época registros de escrutinadores presos em flagrante. Em 1990, o GLOBO noticiou o caso de uma zona eleitoral de São Gonçalo em que dois escrutinadores foram denunciados por colegas. Autoridades recorreram a exames grafotécnicos para confirmar fraude — o que era praxe naquele período.

Votos na lata do lixo

As eleições gerais de 1990 e 1994 terminaram com votos anulados e exigência de novos pleitos. Em 1994, no Rio, o primeiro turno foi cercado de problemas, especialmente na 25ª Zona Eleitoral. O então juiz eleitoral Luiz Fux, presidente da zona, não escondia o tamanho do desafio: “Para cada dois passos que damos, a fraude nos faz recuar quatro”, resumiu à época o hoje presidente do Supremo Tribunal Federal, que constatou diversas fraudes na zona eleitoral que presidia e, ameaçado, teve de andar sob escolta. Após duas semanas de contagem e recontagem das cédulas, o TRE-RJ ainda não era capaz de determinar quem deveria assumir as 46 cadeiras de deputado federal e as 70 de deputado estadual. A saída foi anular os votos ao Legislativo nas mais de 6 milhões de cédulas e chamar novas eleições.

Quatro anos antes, em Alagoas, a Justiça Eleitoral tinha anulado 55 mil votos no primeiro turno. Os casos de 1990 e 1994 foram a gota d’água para que a Justiça Eleitoral decidisse desenvolver uma alternativa ao voto impresso.

“Vapt-vupt”. Foi assim que a professora aposentada Vera Bernades, de 72 anos, definiu a primeira votação com a urna eletrônica, em 1996. Secretária em uma seção eleitoral de Copacabana, ela só viu vantagens na mudança: — A urna tornou todo o processo mais rápido. Lembro de uma senhora que no dia da votação disse: “Consigo mexer no meu microondas. Por que não conseguiria usar a urna?”.

Confiança conquistada

O cientista político Jairo Nicolau, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), concorda com o diagnóstico. Nas eleições de 1998, Nicolau encontrou o terreno perfeito para comparar os dois modelos, já que parte dos municípios continuou a usar as cédulas de papel. Sua conclusão foi: as urnas eletrônicas reduziram em 52% os votos nulos para a Câmara dos Deputados.

— O eleitor com menor escolaridade não conseguia votar, sobretudo para deputado, porque tinha que escrever o nome do candidato. Com a urna eletrônica, houve redução do voto nulo ou branco. Ao longo do tempo, ela se mostrou mais eficiente no processamento da vontade dos eleitores do que a célula de papel — conclui.

Nem mesmo o presidente do TSE na época imaginava que a iniciativa daria tão certo. O ministro Marco Aurélio de Mello, hoje aposentado do Supremo Tribunal Federal, “não disfarçava seus temores quanto ao êxito do projeto”, como contou ao GLOBO. O historiador Fernando Perlatto, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), diz que a novidade era motivo de preocupação também para a classe política. Passado o período da novidade, as urnas eletrônicas se incorporaram à tradição eleitoral brasileira sem registro de problemas.

— A desconfiança com a urna no início tinha a ver com a própria novidade do processo e vinha tanto de setores conservadores como de progressistas. Vale lembrar de Leonel Brizola (ex-governador pelo PDT). Todas as inovações no sistema político geram desconfiança dos atores políticos, o que é normal. Mas agora temos como novidade um ataque sistemático por parte do próprio presidente da República, eleito por esse processo eletrônico, com a participação de setores das Forças Armadas. A gente não tinha visto isso de modo expressivo na experiência pós-Constituição — diz Perlatto.
https://oglobo.globo.com/politica/eleic ... nica.ghtml

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 19 Junho 2022 - 16:34 pm
quanto da democracia grega era pro público geral ou se era mais pra alguns cidadãos priviliegiados.
Na Grécia, só tinha direito democrático os nativos após uma certa idade não-escravos do sexo masculinos.

Para o Brasil, eu pessoalmente sou a favor de aumentar a idade mínima do voto para 21 anos e liberar só para quem tem emprego. Além disso, deveria ter um exame para dar o título de eleitor a quem for aprovado. Isso obriga o povo a estudar e exclui os mais idiotas e gados. O voto dos mais velhos deveria ter um peso maior também.

Re: Melhorando o sistema político

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Para o Brasil, eu pessoalmente sou a favor de aumentar a idade mínima do voto para 21 anos e liberar só para quem tem emprego. Além disso, deveria ter um exame para dar o título de eleitor a quem for aprovado. Isso obriga o povo a estudar e exclui os mais idiotas e gados. O voto dos mais velhos deveria ter um peso maior também.
Também acho que idiotas e gados não deveriam poder votar, porque é através destes que governos extremos e ineficientes tendem a se concretizar. Uma população mais inteligente vai ser mais sábia na hora de votar do que alguém que por exemplo está desesperado por alguma migalha do governo. Foi por causa de desesperados idiotas e famintos no começo dos anos 2000 que Lula se aproveitou e criou o Bolsa Família para começar... Pessoas idiotas tendem a preferir governos que deem a elas as coisas de graça do que em elas mesmas produzirem para poderem comprar estas coisas. Também acho interessante que o voto de pessoas mais velhas valha mais do que de uma pessoa com 20 ou 30 anos, pois pessoas de tais faixas etárias tendem a ter preferências ideológicas mais radicais que podem acabar colocando em risco toda uma estrutura social que funciona.

Infelizmente não é do interesse do governo que pessoas mais lúcidas votem, porque nosso sistema político prefere pessoas idiotas votando, para que tais continuem sendo exploradas e enganadas com falsas promessas e ideologias ineficientes.

Poderíamos ter um sistema de peso de voto algo assim baseado na faixa etária...

De 21 a 39 anos: 1x
De 40 a 59 anos: 2x
De 60 anos em diante: 3x

Pessoas entre 21 a 39 anos teriam voto com peso menor porque são mais imaturas e portanto mais perigosas em relação a surgir algum governo revolucionário e inconsequente. Pessoas entre 40 a 59 anos estão numa fase adulta mais avançada e por terem maior maturidade e preocupação com as questões vitais da vida, teriam peso maior. Já a partir dos 60 anos temos os idosos e aposentados que já viveram o suficiente para saber o que é certo e errado na vida, portanto teriam o maior peso. Mas isso é a média e tendência porque sempre existem exceções mais ou menos amadurecidas conforme a faixa etária. No meu caso tenho 35 anos mas penso como alguém com idade mais avançada em relação ao sistema político. Não quero um governo revolucionário inconsequente com uma pauta que seja uma clara ameaça à estrutura de uma sociedade funcional! Me envergonha bastante ver pessoas de minha faixa etária com posicionamentos revolucionários de forma a impor pautas absurdas apenas em nome de uma utopia.

Tem gente muito mais velha que eu mas que parece pensar como um jovem revolucionário imaturo, como se tivesse parado no tempo. E tem alguns inúteis assim na Câmara Federal por sinal.

Neste caso, se teremos ou não um governo mais radical vai depender da quantidade de jovens ou idosos no Brasil. Como o Brasil tende a ter mais idosos, então no esquema se tornaria um país mais conservador. Não me faz sentido um país em que a maioria seja de pessoas mais velhas ter um governo revolucionário. Mas se fosse uma população jovem muito maior que a idosa, numa verdadeira pirâmide, aí faria mais sentido até e isso até seria um argumento a favor de um governo de esquerda. Mas como a maior parte da população brasileira real está ficando cada vez mais velha e portanto amadurecida no geral, então acredito eu que um governo mais conservador seja a melhor alternativa, já que uma quantidade significativa da população brasileira já sabe o que dá ou não certo na sociedade, na economia e na política. Um governo revolucionário funciona melhor para uma sociedade mais jovem que demanda mais mudanças e onde há mais espaço para isso.

Mas quando se trata de apenas uma minoria demandando mudanças radicais, é melhor um governo conservador.

Quando falo de um governo revolucionário, estou me referindo a algo no sentido mais libertário (liberação econômica e social) e não marxista, esse último que é um fracasso existencial total!

Imagem
Imagem
Imagem

Com base nas imagens acima, podemos constatar o seguinte...

Se o Brasil estivesse nos anos da década de 1980 hoje, um governo revolucionário seria mais apropriado após a queda do regime militar. O regime militar foi um governo conservador reacionário que causou uma baita inflação, fora toda uma série de descontentamentos por causa da censura apesar de ter sido o melhor período em relação à segurança pública. Na época se o Brasil tivesse um governo mais revolucionário, em um sentido não socialista mas sim capitalista (já que socialismo não é economicamente vantajoso), haveria grande espaço para ideias mais voltadas às necessidades dos jovens, uma vez que a maior parte da sociedade brasileira era formada por pessoas de até 30 anos. Hoje uma política mais exclusivamente voltada a tais demandas seria desastrosa tanto para a ordem social quanto para a economia, como pregam alguns partidos de esquerda hoje.

O Brasil de hoje, segundo o gráfico, poderia ainda ter um governo revolucionário no sentido capitalista e social, mas que também estivesse em concordância com valores tradicionais, uma vez que uma maior parcela da população hoje é mais idosa e tende a ser mais conservadora em quantidade do que foi em 1980 (apesar de na época os valores terem sido ainda mais "conservadores" em relação à atualidade). Hoje então um certo equilíbrio entre as demandas revolucionárias dos jovens e conservadoras dos idosos ainda funcionaria, mas não duraria para sempre, a medida que a população tender a ficar cada vez mais velha em sua maioria, como ocorre atualmente em países como o Japão. Chegará um dia em que um governo revolucionário, especialmente um de esquerda, começará a perder cada vez mais popularidade, a medida que a população no geral for amadurecendo.

Até chegar em 2050, quando, segundo a previsão do gráfico, a maior parte da população brasileira se tornar idosa, como é hoje no Japão. Quando isso acontecer, o Brasil se tornará um país praticamente exclusivamente conservador, pois não há muito espaço para demandas revolucionárias dos jovens numa sociedade em que a maioria é bem mais velha. Quando isso acontecer, ideologias como o progressismo perderão importância, pois não funcionarão em uma sociedade cuja maior parte da demanda social e econômica será conservadora e reacionária. Significa que pode ser que em 2050 o Brasil volte a ter um sistema político de valores similares ao que ocorreu no regime militar, mas sem o autoritarismo do mesmo, caso ainda seja uma democracia. Se o progressismo continuar sendo idealizado, será apenas por uma mísera minoria de 1% a 10% e olhe lá.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Seg, 20 Junho 2022 - 20:41 pm
Poderíamos ter um sistema de peso de voto algo assim baseado na faixa etária...

De 21 a 39 anos: 1x
De 40 a 59 anos: 2x
De 60 anos em diante: 3x

Pessoas entre 21 a 39 anos teriam voto com peso menor porque são mais imaturas e portanto mais perigosas em relação a surgir algum governo revolucionário e inconsequente.
Eu faria assim, tendo a conclusão do ensino médio como pré-requisito:

Maiores de 20 anos com pelo menos 1 ano de trabalho: 1x
Maiores de 20 anos com pelo menos 1 filho (além de 1 ano de trabalho - no caso da mulher, se ela estiver casada, não precisa ter trabalhado): 1.5x
Maiores de 40 anos com pelo menos 1 filho: 2x
Maiores de 50 anos sem filhos: 2x

Presidiários não votam. Se tiver cometido crime médio, tem redução de 0.5 no peso. Se for crime grave ou crime em cargo público, não poderá votar novamente.

Claro que há falhas específicas, mas é um esboço. Quem não trabalha não paga impostos, por isso quem nunca trabalhou não deveria ter o direito de votar. É claro que quem já trabalhou e está desempregado tem que ter o direito de votar para exigir o direito de trabalhar novamente. A falha que digo é jovem que nunca trabalhou, mas está montando um empreendimento, que ainda está no papel. Há ainda os obstáculos da péssima condição brasileira, como os trabalhos informais sem carteira assinada, que seriam excluídos injustamente.

Quando a pessoa tem mais idade, ela tem experiência de vida e mais responsabilidade. A idade certa não é fixa, mas o ato de ter um filho tem um impacto maior no amadurecimento. A pessoa tem algo para se importar e passa a ter uma visão melhor para o futuro. Muitos coroas que não tem filho continuam sendo sonhadores adolescentes, fanfarrão e sem perspectiva de futuro.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Também acho que idiotas e gados não deveriam poder votar (...)
Qual critério preciso e objetivo pra determinar quem se encaixaria como gado?
E os gados enrustidos, dentro do armário, como descobrir todos eles se não desmonstrarem?

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 01:30 am
Qual critério preciso e objetivo pra determinar quem se encaixaria como gado?
E os gados enrustidos, dentro do armário, como descobrir todos eles se não desmonstrarem?
1) Poderia ter um exame para os aprovados terem direito ao título de eleitor. Mesmo que a prova seja "enviesada", a pessoa será obrigada a conhecer esse viés para passar no exame mesmo não concordando com ele. Assim, o ato de estudar tornará o eleitor mais esperto.

2) Gado é quem tem fidelidade partidária. Por isso, deveria ser proibido reeleição e ter sempre uma dissolução de partidos e formação de novos a cada nova eleição. Assim seria uma renovação.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Tutu escreveu:
Seg, 20 Junho 2022 - 21:11 pm
nuker escreveu:
Seg, 20 Junho 2022 - 20:41 pm
Poderíamos ter um sistema de peso de voto algo assim baseado na faixa etária...

De 21 a 39 anos: 1x
De 40 a 59 anos: 2x
De 60 anos em diante: 3x

Pessoas entre 21 a 39 anos teriam voto com peso menor porque são mais imaturas e portanto mais perigosas em relação a surgir algum governo revolucionário e inconsequente.
Eu faria assim, tendo a conclusão do ensino médio como pré-requisito:

Maiores de 20 anos com pelo menos 1 ano de trabalho: 1x
Maiores de 20 anos com pelo menos 1 filho (além de 1 ano de trabalho - no caso da mulher, se ela estiver casada, não precisa ter trabalhado): 1.5x
Maiores de 40 anos com pelo menos 1 filho: 2x
Maiores de 50 anos sem filhos: 2x

Presidiários não votam. Se tiver cometido crime médio, tem redução de 0.5 no peso. Se for crime grave ou crime em cargo público, não poderá votar novamente.

Claro que há falhas específicas, mas é um esboço. Quem não trabalha não paga impostos, por isso quem nunca trabalhou não deveria ter o direito de votar. É claro que quem já trabalhou e está desempregado tem que ter o direito de votar para exigir o direito de trabalhar novamente. A falha que digo é jovem que nunca trabalhou, mas está montando um empreendimento, que ainda está no papel. Há ainda os obstáculos da péssima condição brasileira, como os trabalhos informais sem carteira assinada, que seriam excluídos injustamente.

Quando a pessoa tem mais idade, ela tem experiência de vida e mais responsabilidade. A idade certa não é fixa, mas o ato de ter um filho tem um impacto maior no amadurecimento. A pessoa tem algo para se importar e passa a ter uma visão melhor para o futuro. Muitos coroas que não tem filho continuam sendo sonhadores adolescentes, fanfarrão e sem perspectiva de futuro.
Credo!

Então quer dizer que nesse modelo que vocês estão propondo, os tiozões do Zap Zap que consomem fake news o dia todo, teriam voto com peso maior?

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Cinzu escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 21:53 pm
Credo!

Então quer dizer que nesse modelo que vocês estão propondo, os tiozões do Zap Zap que consomem fake news o dia todo, teriam voto com peso maior?
O problema é a péssima educação no país e as tentativas de doutrinação. Mas em situações normais, os mais velhos são mais sábios do que os mais jovens.

Do mesmo modo que os coroas estão aprendendo fake news bolsonarista no zap-zap, os jovens estão aprendendo cultura "progressista"/lacradora em redes sociais e grande mídia.

Se uma mudança assim fosse feita, a primeira consequência seria uma reestruturação em partidos e influenciadores de esquerda para fazer propaganda ideológica para a faixa etária mais velha.
Cinzu escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 21:56 pm
eleições democráticas são impossíveis
Sim. Por isso, o presidente não pode ter poder demais, tem que ser mais dividido. As pessoas deveriam poder votar em mais cargos ou políticas.

E os complexos métodos de Condorcet ou de aprovação com nota são muito melhores para escolher um para um cargo, porque agem como uma média aritmética entre todos os candidatos. Favorecem os mais centristas do que os extremos do espectro político.

Eleição é um problema de estatísticas (com aquelas matemáticas complicadas). É sobre fazer pesquisa de opinião pública. Jamais deve ser vista como batalha ou briga de torcidas ou uma aposta que partidos fazem em rinhas de gado.

Re: Melhorando o sistema político

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Líderes do Senado discutem PEC para acabar com reeleição no Executivo em reforma eleitoral
https://g1.globo.com/politica/noticia/2 ... oral.ghtml

Propostas:
* fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República
* duração de mandatos de 5 anos para todos os cargos eletivos, com exceção de senadores, que terão mandatos de 10 anos
* unificação das eleições municipais e nacionais

Acabar com reeleição é ótimo, mas deixar um senador vagabundo por 10 anos é péssimo (atualmente é 8).

Também falam sobre o STF investigar o legislativo. O problema é que o STF é eleito de forma política. O que tem que ser melhorado é o STF, para não ser político e ser mais rápido e justo.
Responder