Liberalismo Econômico

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O que é neoliberalismo?

1. doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos, na primeira metade do século XX, voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista, que deveria controlar parcialmente o funcionamento do mercado.

2. doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo.
Interessante é que a segunda tem como objetivo desfazer a primeira. Parece que a primeira se chama hoje keynesianismo. A conclusão que chego é que neoliberalismo ou keynesianismo puro fazem mal ao país.

Vou lista e comentar as pautas neoliberais. Elas incluem o Consenso de Washington e algumas outras:

1. Disciplina fiscal
Gastar só o que arrecada é óbvio para qualquer boa gestão, que nem deveria ser assunto ideológico.

2. Redução dos gastos públicos
O certo é cortar gastos que nem deveriam ter sido iniciados. Mas muitos gastos, como saúde e infraestrutura, não tem como cortar. Em último caso, deve ter cortes temporários para poder controlar o déficit, como adiar obras por exemplo. Mas o simples objetivo de "reduzir o tamanho do estado" é papo ideológico.

3. Diminuição de impostos
Para poder diminuir os impostos, é necessário primeiro ter cortado os gasos públicos. Caso contrário, será brilhante como Reagan, dos EUA, que conseguiu a proeza de cortar gastos públicos e aumentar a dívida púlblica. Para padrões do Brasil, o plano teria que ser definido em PEC, porque a partir do momento que sobra dinheiro, o governo populista vai querer torrar. É difícil falar em desfazer erros do passado quando cometem novos erros no presente.

4. Juros de mercado
5. Câmbio de mercado
Concordo com os dois, não por ideologia, mas é porque o estado tem prejuízo tentando controlar. Não funciona.

Controlar câmbio é comprar dólar na alta e vender na baixa. Quando o estado faz uma operação em grande volume, isso altera o preço e acaba dando prejuízo. Empresas podem negociar com contratos de dólar futuro fixo e não precisam dessa ajuda.

Juros baixo é bom, mas para forçar juros baixos, o estado precisaria de um banco estatal dando empréstimo barato (e tendo prejuízo com isso) ou imprimir dinheiro e injetar nos bancos grandes (corrupção).
Para aumentar os juros, o estado terá mais prejuízo pagando mais juros na dívida pública, e ainda tem o efeito colateral de forçar os bancos a ter juros altos. Bancos precisam captar investidores para poder emprestar aos outros, por isso tem que oferecer juros mais altos. Isso encarece demais o empreendedorismo e favorece o rentismo.

6. Abertura comercial
Adoção de medidas contra o protecionismo econômico

Explicação complexa: https://www.paulogala.com.br/o-modelo-d ... paises-no/

Produção que prioriza a exportação em vez do mercado interno, é uma forma de neocolonialismo, mesmo que os produtores sejam brasileiros.

7. Investimento estrangeiro direto
Livre circulação de capitais internacionais
Abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais

É bom no curto prazo, mas no longo prazo se torna neocolonialismo. Muitos economistas (como Ha-Joon Chang e até uma publicação do The Economist) criticaram essas medidas, não com essas palavras.

Ironicamente, o FMI sugere uma forte elevação dos juros em caso de desvalorização da moeda. Isso é algo que não é liberal, mas é neocolonialista, por dar juros altos a investidor estrangeiro.

8. Privatização de empresas estatais
Se não tiver uma forma de ter concorrência, isso será simplesmente uma forma de corrupção de gente que quer ganhar dinheiro privatizando monopólio.
Se o estado é o único cliente, ele arcará com o prejuízo se a empresa privatizada quebrar.

9. Desregulamentação (flexibilização de leis econômicas e trabalhistas)
O Brasil tem muita burocracia em leis de regulamentação.

No caso de leis trabalhistas, o principal foco é o salário mínimo. O salário mínimo fixado por lei é desastroso quando o empregador é nacional. Mas quando o empregador é uma multinacional, que aproveita a moeda desvalorizada e foca em exportação, o país emergente se torna um ótimo lugar para produzir com mão-de-obra barata. A solução poderia ser um salário mínimo para estrangeiras ou imposto de exportação, ou outra ideia.

10. Direito à propriedade intelectual
Ver tópico de patentes. Mas é irônico que nesse ponto eles querem que o estado seja intervencionista em vez de liberal.

Terceirização
Acredito que essa aberração seja consequência do excesso de leis trabalhistas. Então, eles arranjaram um meio de burlar as regras de forma legal. Isso é bom no caso de achar substituto em dia de doença e férias, mas por outro lado piorou a segurança no trabalho.

Incentivar o empreendedorismo
Ótimo, mas precisa de investimento em educação e a pessoa tem que ter recursos. Falar é fácil.
Editado pela última vez por Tutu em Qua, 26 Maio 2021 - 16:25 pm, em um total de 2 vezes.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Para entender melhor o liberalismo econômico, dei uma olhada no índice de liberdade econômica, que mede a liberdade econômica de vários países por meio de 12 critérios.
https://www.heritage.org/index/ranking/

Estado de Direito
* Direitos de propriedade (incluindo propriedade intelectual)
* Honestidade de governo
* Eficácia do sistema jurídico

Tamanho do governo
* Carga tributária (acho que não considera se o sistema é burocrático e complexo demais, como no Brasil)
* Gastos do governo (o chamado "tamanho do estado")
* Saúde fiscal (se gasta dentro do que arrecada)

Eficiência regulatória
* Liberdade de empreender - facilidade para abrir e manter um negócio
* Liberdade trabalhista - volume de leis trabalhistas
* Liberdade monetária - presença de inflação e controle de preços

Mercados abertos
* Liberdade de comércio exterior - barreiras tarifárias ou não tarifárias
* Liberdade de investimento
* Liberdade do sistema financeiro - regulação, influência do governo no crédito, bancos estatais, etc


A nota máxima não é o ideal, mas uma nota baixa, como ocorre no Brasil, é terrível para a economia. O Brasil tem problemas sérios de corrupção no governo e no judiciário. O governo não tem responsabilidade fiscal e tem dívida alta. Tem histórico de imprimir dinheiro. Existe o problema de influenciar investimentos e a taxa de juros (não sei se é classificado como liberdade monetária ou financeira). Muitas das leis trabalhistas são inúteis e há burocracia para empreender, por isso há muita informalidade.

Resta saber se o direito de propriedade no Brasil está ruim no sentido de ter pequenos produtores rurais perdendo terras para grandes ou se é críticas à invasão do MST. Apenas falam que o sistema de hipoteca é desigual.

Pessoalmente, não vejo gastos altos do governo como um problema se estiver dentro da responsabilidade fiscal e sem dívida. Não significa que tendo todos os 12 itens a economia será o melhor, mas muitos deles são parcialmente ou completamente importantes.



O problema é que a fundação que faz esse estudo tem envolvimento em besteirol conservador americano: nega as mudanças climáticas, considera a vitória de Biden fraudulenta, concordou com a guerra no Iraque, discorda do seguro saúde.

Re: Liberais Brasileiros

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Um artigo sobre a baixa eficiência das estatais de petróleo.
Monopólio do petróleo

Mais Estado, menos barris 03/06/2021

Intervenções fazem parte da história do petróleo na América Latina. Em 1922, o General Mosconi assumiu a argentina YPF. Defendia o monopólio e influenciou outros países.

O México logo estatizou. Agora, a produção vem caindo. Baixou de 3,5 milhões de barris por dia para 1,7 milhão. Mesmo assim, a abertura da década passada está sendo revertida. A Bolívia criou a YPFB. Décadas depois nacionalizou a Gulf. Em 2006, renegociou contratos de empresas como a Petrobras. As medidas não produziram bons resultados. As reservas despencaram, e há dificuldade em manter as exportações. A Colômbia fundou a Ecopetrol e reverteu concessões. Em 1970, a produção era de 200 mil barris. Subiu para 1 milhão com a criação do órgão regulador e a abertura do capital da estatal. O Equador estabeleceu a Cepe, depois Petroecuador. Chegou a fazer parte da Opep, mas a produção estagnou. A Venezuela nacionalizou em 1976. A extração caiu de 3,5 milhões para 1,5 milhão de barris. Voltou a crescer quando atraiu empresas para investir. Veio a intervenção bolivariana. A produção despencou para menos de meio milhão. A Argentina abriu nos anos 1990. A YPF foi privatizada. A produção dobrou, chegando a 900 mil barris. A partir de 2001, o ambiente mudou. A empresa acabou reestatizada. A extração caiu para 450 mil barris.

A Petrobras e o monopólio resultaram da campanha “o petróleo é nosso”. Em 1979, a produção não batia 200 mil barris. A internacionalização da estatal e os contratos de risco possibilitaram a modernização e as descobertas que levaram o volume a 1 milhão de barris. O fim do monopólio e os leilões abriram caminho para a entrada de capitais e para o advento do pré-sal. As políticas adotadas em seguida conduziram à crise, quando o preço caiu. Investimentos e a extração nas bacias maduras despencaram. Novas medidas permitiram a retomada. A produção superou 3 milhões de barris em 2020.

Os exemplos mostram que intervenções estatais geralmente causaram queda na produção. Quando as atividades se davam em poços rasos, em terra, os efeitos eram mais tênues ou lentos. O quadro se alterou quando as operações passaram a demandar mais capital e tecnologia.

A Agência Internacional de Energia divulgou um cenário segundo o qual não haveria necessidade de novos projetos de óleo e gás. É mais um indício de que a disputa por investimentos será cada vez mais acirrada. Como há quem continue defendendo o domínio estatal no setor, é preciso recordar que a politização do petróleo gerou mais perdas que benefícios. Raramente trouxe os resultados prometidos. Além de privilégios, produziu dividendos políticos efêmeros e duvidosos, seguidos de desajustes estruturais, jamais soluções duradouras.

Com a transição energética, os hidrocarbonetos perderão relevância. Para se beneficiar da janela de oportunidade e extraí-los, o país deve superar essa discussão e atrair mais investimentos. Logo, ou o petróleo, como no antigo slogan, continuará eternamente nosso, abandonado nas entranhas do subsolo.

Décio Oddone - Engenheiro, é CEO da Enauta e foi diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo
https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/ ... arris.html

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Sex, 07 Maio 2021 - 22:30 pm
“Soy latino-americano

O Brasil gasta muito (e cada vez mais) também comparado a países latino-americanos, sem apresentar resultados melhores em termos de serviços públicos e crescimento. Aumentar gastos, como proposta da moda, ignora nossa história e, talvez por isto, tenha grandes chances de se concretizar


Por Alexandre Schwartsman”:
https://www.infomoney.com.br/colunistas ... americano/

Figuras que o Alexandre postou no Twitter dele que mostram o mito do suposto “arrocho fiscal neoliberal” do Brasil:

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Fonte: https://twitter.com/AlexSchwartsman/sta ... 3399312391

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Nem uma rima, nem uma solução

A redução da relação dívida-PIB no começo do ano deveu-se principalmente à aceleração da inflação, uma “solução” indesejável para o problema. Não deveríamos contar com isso para lidar com o endividamento excessivo

Por Alexandre Schwartsman
Fonte: https://www.infomoney.com.br/colunistas ... a-solucao/
Deflator do PIB impulsionado pela inflação. Por sua vez, turbinada pela taxa de câmbio e preços de commodities. Não houve medida estrutural de ajuste fiscal além da reforma da previdência em 2019.
Fonte: https://twitter.com/FelipeSalto/status/ ... 3808600066

“Na contramão do PIB, renda do brasileiro cai 10% com inflação em alta e desemprego recorde”:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57422466

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

No governo Temer, a taxa Selic caiu de 14,25% ao ano para 6,5%, de forma responsável, sem esticar a corda.

O comportamento da inflação é um ponto muito importante a ser avaliado. Não apenas por suas consequências econômicas e sociais, mas por ser um indicador da qualidade da política econômica. É a temperatura do paciente indicando o grau de acerto do médico no tratamento.

Temer deixou a casa relativamente arrumada nesse quesito. Depois de ter recebido de Dilma uma inflação acima de 9% que ameaçava sair do controle, entregou a fera domada em 3,75%, abaixo da meta de 4,5% para 2018 — e sem artificialismos, como represar reajustes de tarifas.
[...]
Se o culpado da inflação fosse apenas o quadro internacional — por exemplo pela alta de preços de commodities —, o desvio em relação aos demais países seria mais modesto. Não à toa os juros deverão subir para 4,25% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária nesta quarta-feira, enquanto os bancos centrais daqueles países estão mantendo os juros estáveis — na média em 1,6%.
https://oglobo.globo.com/economia/cenar ... o-25062822

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O índice de liberdade econômica e o livro Por que as nações fracassam consideram que o desrespeito à propriedade privada e um sistema político que não funciona prejudicam severamente a prosperidade de uma nação.

Este vídeo ilustra como:

youtu.be/Q_bzReL95sg

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sáb, 19 Junho 2021 - 22:11 pm
O índice de liberdade econômica e o livro Por que as nações fracassam consideram que o desrespeito à propriedade privada e um sistema político que não funciona prejudicam severamente a prosperidade de uma nação.

Este vídeo ilustra como:

youtu.be/Q_bzReL95sg
As foices do MST nunca cortaram nada. Só são usadas em manifestações por "camponeses" que chegam da cidade grande de carro novo.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 09:49 am
As foices do MST nunca cortaram nada. Só são usadas em manifestações por "camponeses" que chegam da cidade grande de carro novo.
O vídeo não fala do MST e sim de famílias que já tinham terra e povos indígenas.


Sobre o MST, até hoje não entendo como funciona. Surgiu de trabalhadores que perderam o emprego no campo por causa da tecnologia, mas depois de 3 décadas, não sei como se sustentam e não arranjaram emprego novo. Parece que filho continua no movimento. Sou favorável à reforma agrária para desconcentrar terras e privilégios, mas não ao parasitismo.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 11:37 am
Fernando Silva escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 09:49 am
As foices do MST nunca cortaram nada. Só são usadas em manifestações por "camponeses" que chegam da cidade grande de carro novo.
O vídeo não fala do MST e sim de famílias que já tinham terra e povos indígenas.

Sobre o MST, até hoje não entendo como funciona. Surgiu de trabalhadores que perderam o emprego no campo por causa da tecnologia, mas depois de 3 décadas, não sei como se sustentam e não arranjaram emprego novo. Parece que filho continua no movimento. Sou favorável à reforma agrária para desconcentrar terras e privilégios, mas não ao parasitismo.
No início, o MST reunia agricultores de verdade, mas, com o tempo, foram todos assentados e só ficou gente da cidade, que nunca usou uma enxada.
Muitos dos que receberam terras não sabiam cultivá-las. Desmataram e queimaram e depois venderam a terra baratinho.

O MST não quer assentar ninguém, quer o poder. Os "sem terra" são apenas massa de manobra.

Lembro que, no início, alguns verdadeiros agricultores receberam terras em Pernambuco, organizaram uma cooperativa e começaram a ganhar dinheiro, abandonando as manifestações. O MST achou que era uma traição ao movimento e invadiu suas fazendas.

E já invadiu e destruiu plantações de laranja "porque eram grandes demais", já destruiu plantações de eucalipto "porque não se come papel", já destruíram centro de pesquisas agrícolas etc.

https://veja.abril.com.br/brasil/mst-de ... ecnologia/

Como levar a sério um bando de terroristas que louva Che Guevara?
Imagem

http://catolicismo.com.br/materia/mater ... 1998&pag=3

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

ALTERNATIVAS AO LIBERALISMO NO BRASIL
(Palestra para a Faculdade de Economia da UFF)
https://www.youtube.com/watch?v=s9USt9Mw5p0

Re: Liberais Brasileiros

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

VERGONHA!!! "CONSTANTINO NÃO É LIBERAL", DIZ JOEL NA JP



youtu.be/CPgnKOQBJ5U

Re: Liberais Brasileiros

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

UM anacap com pés no chão (pelo menos no que ele disse no vídeo):

Seus bitcoins valem mais que a sua vida?
Spoiler:
Fala galera comentei de um meme dos
maximalistas mostrando a verdade
definindo os maximalistas e ficaram tão
putos mas isso aqui é uma questão que é
verdadeira para outras ideias eu vou
então falar do caso maximalistas em
geral e depois vou comentar sobre a
generalidade das outras ideias que são
dentro de bolhas em volta essa
libertarianismo que eu tinha uma
discussão bem interessante com outro
cara no Twitter Quem diria né alguma
coisa produtiva foi feita no Twitter
isso acontece de vez em quando né só
para provar que a gente tá errado quando
fala que não sabe para comprar nada e se
realmente um serviço nem tava lá mas o
ponto que o seguinte o que acontece
maximalista ele é o mesmo que a maioria
da galera já deve ter visto que são os
olhinhos de leis aqui pessoal coloca que
eles vão usar esse daí até o Bitcoin
bater $100000 né e eu acho esse mesmo
irônico o que que eu acho esse mesmo
irônico pelo fato que um laser é um
feixe de luz na focado em uma
funcionário né então para fingir com
me deem um ponto a e ao mesmo tempo os
maximalistas que vocês saíam a maioria
dos Nacionalistas por questões
principiológicas tem uma visão muito
fechada na eles carecem de uma visão
Ampla sobre as coisas da realidade em
geral ou só conseguem ver sobre a lente
do Bitcoin isso não é uma questão
dizendo assim Nossa essa pessoa uma
filha de uma [ __ ] o acesso a pessoa que
não sei lá não merece não é simplesmente
uma questão de Quais são os princípios
as prioridades e o que que se representa
na vida não mas não julgamento digamos
assim sobre o caráter da pessoa
simplesmente um problema que eu vejo dos
princípios por causa essa ideia e teve
várias pessoas calmamente que caráter
não é definido pelo que tu defendes
então o que tu faz é tem várias pessoas
que me mandaram estudar que não que for
tem que ver por exemplo os Bitcoin
hero's com canal planta recomendo aqui
no canal não tem que ouvir podcast tem
que teria que ver o livro do Renato 3
tô indo ali sendo que eu entrevistei o
Renato tresoitão justamente sobre o
livro que lançou Mas sempre tem uns
malucos que mandam tu estudar sem
estudar o que tu falou sempre tem o
super frases em são anti-frizz são
superfrades sempre pé galera que se
ofende com aquele tipo isso em qualquer
bolha o que a pessoa que não tem razão
se ofende com a crítica ou fica toda a
fim de mas esse aqui é um ponto
interessante se falar qual que é o ponto
geral o que que seria pela questão do
maximalismo o problema geral que eu vejo
do maximalismo é partindo do princípio
das convicções que o maximalista tem por
exemplo maximalista ele reconhece que o
Bitcoin vai se tornar de vinagre moeda
principal e tudo mais existem uma
crítica Econômica sobre isso que não Vou
estender muito nesse vídeo mas eu vou
citar ela tem também a questão de Pato
tudo vai ser dividido por 20 mil tudo
produzido vai ser indexado dentro do
Bitcoin então ele é um macho que tá
Ultra super hiper subvalorizada
o mega subvalorizado ele vale hoje muito
menos está precificado muito menos que
realmente vale né e eu não discordo
grande parte disso O problema que ele
também levam aquela ideia que não então
se tu pegar e vendeu o negócio tá
fazendo errado se trocar uma por outro
não tem na verdade trocar tudo que o
Bitcoin vende a casa para comprar
Bitcoin vende isso para comprar Bitcoin
tem tem canal de investimento dos
maxilares que fala basicamente entra em
dívida pega um empréstimo Olha só eu
acho que ela só não vende a mãe porque
porque depende da mãe né mas assim não
dependente venderia também a mãe e o
ponto que acontece de maneira geral é
que isso leva a certos problemas o
primeiro problema é que essa convicção
ela é infundada por qual motivo a como
se consegue defender somente o Bitcoin
sendo que as características monetárias
são características a priori e todos os
as tem alguma alimentação Então como que
eu explico isso de uma forma ainda mais
simples qualquer característica que vai
colocando os acha que a
o mundo real né vermelho estão dentro
das nossas experiências eles têm alguma
limitação e se tu não consegue pegar e
criar um ácido que seja basicamente a
moeda a priori tu não chegaria no que
seria da relação da o mini moeda de um
termo que eu uso o que é o seguinte tipo
é um massa de físico que chega nas
características completas de uma moeda e
se tu não consegue chegar numa o mini
moeda né e tem um problema não vai ser
um ácido que a tendência não vai ser um
ácido que vai ser o resultado a bala de
prata do negócio talvez tem outros Assis
que peguem outros lixos e todos eles
possam ser usados como moeda a quer
dizer que tá então ai meu vô tá
defendendo a gente colhe ele vai
depender se ela dá não ele vai defender
a dose não não estou defendendo Out Boy
só tô dizendo que falar que nossa só
existe isso daqui é só tem que me dizer
o Bitcoin é uma alma de moeda ele tem
todas as todas as características da
pior de uma moeda de uma forma ia botar
tudo mais sendo que não é verdade tem
taxa já perdeu no argumento de taxa
e tem um custo de transação e obviamente
esse curso nunca vai ser zero uma moeda
ideal teria um custo zero distância que
você não vai ser zero porque tem a rede
dele mas ele não vai ser baixíssimo sim
meu amigo é baixíssimo mas não está no
Ideal ideia justamente meu ponto não não
não vai chegar nesse ponto nunca então
tu tem que pegar alisar isso Será que o
Bitcoin não é ótimo para um nicho outro
específico aqui e tem outras mais fazer
isso não estou divulgando por elas antes
tô dizendo que eu vou advogar por elas
eu só tô dizendo se tu se fecha para as
alternativas porque uma outra ideia é
uma outra convicção é tudo que não é
Bitcoin Bitcoin O acaba se fechar para
uma possível alternativa para uma
possível complementação isso daí então
Justamente esse ponto é o erro teórico
básico que eu vejo pessoal parece não
compreender que existe essa alimentação
né não tem como tu ter a moeda ideal na
realidade justamente porque ela é ideal
então o que que acontece tu talvez em
que abrir para complementarização
a identificar certo tudo mais mas esse
não é o único plano que eu vejo um outro
problema é que daí quando começa a falar
que existem coisas além de Bitcoin
muitas vezes essa galera pensa ó ele
falou que a gente vai defender sério é
certo o tá vendo tá vendo o cara tá
criticando maximalismo tá falando que
Bitcoin a completo e tá falando que vai
defender etéreo se não defenderam vai
depender vai depender Chiba uma pior é
defender ouro porque ele é amigo do
Avelino ele já conversou ele vai
defender ouro e prata é isso que o for
vai fazer né Não não é isso o ponto que
seguinte o que eu quero pegar e colocar
aqui tudo que vai fazer na tua vida tem
um sabe disto tudo ainda tem duas formas
de pensar sobre como tu vai decidir as
coisas a sua vida isso é importante aqui
desse de ficar bem claro parte desse
custo tu pode pegar e ficar pensando o
seguinte Olha eu quero ter uma família
eu quero ter filhos eu quero deixar um
legado eu quero sei lá tem uma
satisfação para o final do que eu faço
eu quero um dia questão de lazer assim
mas
e a pensar será que talvez que é que
seguir grande ficar se estabelecer como
em alguma coisa tudo isso tem um custo
tudo isso demanda um certo investimento
O problema é que a mentalidade
maximalista vai fazer uma tendência que
na verdade Tu tem que pegar e deixar
tudo isso aqui de lado não deixa aqui
porque o Bitcoin está valendo menos de
100k quê que isso cara o Bitcoin vai ser
tudo dividido por 20 milhões se você
gastar uns satoshi fazendo alguma coisa
você perdeu você perdeu r$ 10000 porque
você foi trouxa você pegou e a investir
em uma coisa que não é Bitcoin sem
investir em família Você investiu em
filhos Você investiu sobrevivencialismo
Você investiu em seu a segurança
infraestrutura porque você vai comprar
uma arma uma arma é zero. X Bitcoin meu
Deus do céu você poderia estar Você
poderia você está chorando o Bitcoin
quando você comprar uma arma e sabe que
só pode fazer essa relação monetária
e satisfações não monetárias não
quantificáveis muitas vezes
monetariamente isso que eu vejo que é
parte da visão do laser que o pessoal só
consegue ver de uma forma limitada uma
forma pontual que tipo é como se fosse a
precificação de tudo existem bens que
não são disponíveis que não consegue
colocar um preço em cima eu não consegue
colocar um preço por exemplo em ir no
museu e apreciar a obra de arte tu não
consegue pegar ele digamos assim
traduzir o valor disso em preço mas é a
mais a entrada do museu a todos reais e
não sei que você vai perder uma hora
olhando para obra de arte Tá mas e
inspiração isto ganha o que tu ganha ao
ver aquele aquilo ali né ou por exemplo
eu sou agnóstico não tenho religião mas
eu adoro igreja o que eu acho que é uma
maravilha da arquitetura muitas vezes
quando a sua mãe fez por isso ele tava
também não gosto de ir de um templo
evangélico caminhar o pão legal pão já
vi um monte mas Vitral bonitas é uma
questão de apreciação do pode tá dizer
não
e é melhor não disse que ia lá na balada
Tutti bebendo pagando isso aqui num
copinho de vodka na um pouquinho de
volta e pagar 15 pila muito melhor
concordo mas o problema que tu não pode
deixar de buscar essas satisfações não
monetária essas coisas do carro de gente
que vocês a bota tem simplesmente
vivendo de miojo porque não se o cara
pegar e isso ela resolveu fazer um
espaguete uma massa com almôndegas na
certeza que tem uma pequena melhora de
vida o cara tá literalmente matando
comendo lixo né Não mas ele daí gastou o
dinheiro que ele poderia ter comprado
alguns a tachinhos que lá no final vai
ser um milhão e três centímetros de pau
que ele vai perder então para o cara tem
um maior pau possível tem que pegar e
viver feito quase um mendigo esse
absurdo que eu tô falando e que isso não
é colocado muitas vezes em cheque vai
ter gente que algumas toca na superfície
disso tem gente que fala não a gente tem
que pensar em formas alternativas de
fazer as coisas com o Bitcoin tem que
fazer tal coisa em fazer isso mas muitas
vezes não é colocado
é a importância do de viver uma boa vida
digamos assim ele só fala realmente não
nós temos que poupar nós temos que ter
um pensamento de longo prazo mas no
final pessoal trata como se o Road do
Bitcoin é fácil um fim em si uma coisa
que está muito além disso porque sei lá
onde que a gente vai Valencia 1 milhão
de dólares tal vez em dez anos talvez de
20 anos talvez nunca né não se sabe mas
o cara diz eu tenho a convicção não é um
sou fatalista e o valor vai ser tal que
isso não acontecer a competição então Ah
tem que segurar agora eu não devo
investir nas outras coisas porque eu
tenho segurar agora o único investimento
que tem que fazer é para sei lá melhorar
minha produtividade simplesmente eu
achar formas de ganhar dinheiro para que
daí eu possa ter um rolo de mar porque
daí o número da minha carteira tá
grandão e agora tem uma significação na
vida porque o quê que é a minha vida a
minha vida como lá Bitcoin O que que eu
sou eu sou um holder o quanto que é o
vale a Olha a minha carteira esse aqui é
o valor que eu me disse guindu tipo é
uma galera que começa a ter uma
existência mais lá
ah e tem muita gente começa a cair nisso
daí E é uma tendência tu ver a galera
não vamos fazer isso fazer aquilo sempre
digamos assim tentando Óbvio tô dizendo
que é ruim tu querer poupar tudo mais
mas tentando criar um Road como um fim
em si mesmo Isso é um absurdo uma moeda
não é um fim em si mesmo galera é um
meio-dia ta de criar as coisas se uma
moeda não se não fosse um meio de troca
Você não vai falar normal meio de troca
eu vou simplesmente segurar para sempre
e nunca vou trocar você sabe disso daqui
sabe então tarde tá buscando uma moeda
está buscando celular um Um item
colecionável quer quer fazer coleção de
Bitcoin aí eu entenderia a gente passa o
Alessandro células tudo bem Tem gente
faz tem de Meriti que foi coleciona
moeda de ouro moeda antiga não sei que
não vai gastar que vale beleza mas sabe
tem que tem que pegar e ter essa noção a
vida não é só Bitcoin e esse é o ponto
eu quero pegar e dizer principalmente
sobre essas maximalista galera algumas
hiperfoco numa coisa televisãozinha de
laser que só foca nesse ponto ignora
e já volta vida não é Bitcoin E outra
você não é Bitcoin Como assim você leva
de quando você não come Bitcoin você não
vivem bitcoi o teu corpo não é Bitcoin
abre os bitcoins são impenhoráveis Mas
você pode ser preso tá mas eu fui igual
o Daniel Fraga está preparado para fugir
da polícia bater na tua casa amanhã tá
preparado para fugir tu tem as
habilidades para fugir será que você tem
que morar no mato consegue dar uma de
Lázaro e viver 20 dias no mato né outra
tá no meio do mato sem recepção do
celular morreu tu não tem como relata
você não tem como recarregar Porque como
se preparou como é que vai ser consumo
outro idoso palavras moniza tá mas você
não consegue a rede a proprietária de
outro que não tem acesso a não dessa
infraestrutura construída contigo mesmo
tu não tem por exemplo celular um rádio
que eu construí tu consegue mandar sinal
para a lua e voltar a voz Alguém já fez
isso é mas você fez isso entendi o
problema que eu tô querendo dizer é uma
falta de preparo é uma negligência que
pessoal faço consigo mesmo com a própria
vida e que isso daí no final
o meu Jackson daí agora que você saiu do
horto tá tocando os maximalistas Não não
é uma questão só dos maximales eu me
preocupo com a galera quem genuinamente
se preocupa busca a falar a verdade eu
posso tá errado alguém pode pegar dia
não assim só que tá acontecendo não tá
vendo Beleza o medo dos cara na verdade
estavam dizendo que eu estava errado que
tinha que estudar e falar com as pessoas
que eu já falei assistir os vídeos que
eu já assisti ouviu o podcast que eu já
escuto né pessoal não entende que eu
posso fazer uma crítica de uma posição
informado que eu só acho que não e
simplesmente pegar e Nossa por quem se
preocupa com os outros falar a verdade
quem quer ganhar em cima dos outros vai
falar que os outros querem ouvir são
fato isso é comum em qualquer lugar se
vocês forem ver libertarianismo tem
muito disso tem uma galera que não
entendi que não vai atrás que não cresce
na vida não faz as coisas que tem esse
mesmo foco porque muitas vezes não é
porque ele tem que acumular essa tela
Normalmente também é que ele tem um
móvel lá para o pedido nessa área mas o
que eu digo a senhora tem uma galera que
aí eu não vou
e do Estado Olha não sei que é porque o
estado atrapalha aqui não sei que tudo é
culpa do estado da culpa do estado não
cara quer tipo incompetente muitas vezes
é culpa do Estado o estado se tornou o
bode expiatório do cara o cara consegue
pegar e colocar tudo na bunda do estado
e dizer eu não sou um fracassado quem me
fracassou foi o estado talvez da sogra 6
m de culpa isso acontece meio libertário
tem um monte de gente que assim tem
muita gente que não entende que não vai
atrás e claro acredito que a maioria dos
libertários não pode ter libertado que
se esqueçam disso eu tô dizendo que essa
armadilha existe e tem gente que cai e o
pior muitas vezes as pessoas que são
mais públicas isso aí as pessoas que
acabam tipo como uma massa sendo
reconhecida são essas as que colocam a
terceirização moral do fracasso próprio
no estado isso acontece em todo canto
daqui que o pessoal faz ele cria uma FGV
cria o ideal ele cria o ídolo e aqui
vamos seguir essa pessoa e daí quando
começa a fazer isso tipo não vamos
seguir esse aqui aí não
e esse não é a gente a gente nunca
problema é que os perfeitinho durante
Aqui começa a fazer o quê uma corrupção
dos princípios Porque se o princípio no
final tá te machucando tá mostrando a
realidade tá fazendo que não não não
pode ser princípio está errado daí qual
que acaba sendo um problema do em vez de
seguir o fundamento das coisas que
começa a buscar a finalidade das coisas
tu não pode ser o fracassado O problema
é que está de fracas ou não começa a
pegar mudar todas as coisas vamos pegar
é alterar para que o fim seja o
resultado que eu quero EA finalidade a
mãe das inconsistências né quando começa
a colocar finalidade em cima de
princípio que vai ter consistência é por
isso que começa a ter alguns Absurdos de
pessoas defendendo Eu já vi tá já vi
essa que você viu nunca nunca acontece
já teve gente defendendo fraude para
conseguir viticole galera pegando
defendo um monte de tipo de absurdo
entrar em dívida [ __ ] mano é tipo a
gente tem que ser consciente
financeiramente por isso a gente planeja
no futuro como é que faz isso enchendo o
cu de empréstimo que eu não consegue
pagar
e confia confia dicas de investimento do
Twitter dicas de investimento e aqui ó
porque ele falou investe no meu título é
Sou [ __ ] é esse negócio dos cara
entendeu E é isso acontece para todo
canto é tipo né que eu não fui porque
estava muito não gosta que eu entrando
com justiça privada Pensa num cara que
vai se [ __ ] em empreendimento eu tô
parando não eu tô indo atrás o que que
eu vou a galera não consegue né Outra
coisa pessoal disse que ia porque o cara
que tem Bitcoin tem um grande risco
sendo que os valores estão lá fazendo
propaganda para meio mundo que eles são
holders e olha olha aqui o tamanho da
minha [ __ ] de Bitcoin Olha como eu sou
holder mas não é só aveludada eu tenho
um qual e-mail eu sou muito bonito Nossa
e mesmo que tu pega e seja mentindo
jogando para baixo uma coisa imagine foi
sequestrado imagina esses caras tentar
arrancar a informação de tica eu falo as
duas palavras vez que tu fale Será que
se passa as duas palavras que tu sabe
certo não sabe mais 12 só que não sabe
mais cá
E cadê o negócio quero saber é só pode
ter essa posição tudo no final pode
estar se colocando em risco pelo orgulho
para se dizer o mais maximalista tipo eu
sei o pessoal de não mas sem
maximalistica mim fala que a gente corre
sim libertar que nem diz que libertaram
tem prendendo tá vivendo a vida dele
assim como tem uma galera para todo
canto existe a tendência existe pessoal
que é contra a tendência Eu sei disso O
problema que tem que analisar existe
essa armadilha e tem gente que não pensa
na armadilha tem maluco que vive a vida
dele apesar do Bitcoin é pesado
libertário mesmo ele concorda ele ou
dele e segue mas ele não se define por
isso e não se limita a isso e esse é o
ponto importante que eu digo para vocês
e que eu sempre reclamo nesse canal
muita gente acaba fazendo o quê ficamos
aqui a galinha dançando somente daquela
coisa não consegue desenvolver o próprio
pensamento e daí o cara faz o que segue
o ídolo e daí quando o cara Segue o
ídolo ele faz uma terceirização moral
completa na por que que eu vou pegar e
pensar no que é certo fui
o vídeo que certo foi nesse vídeo me
falou que ia certo agora sei lá e agora
não vou pensar no maximalismo não vou
pensar no libertalismo agora não pense
para trás Esse é o ponto tipo aí que é
uma coisa que eu que também é uma
pequena discordância que o com os meus
pais que lhe dizem não confie verifica
não confia eu tô querendo falar a
verdade para vocês eu posso errar eu sou
um ser humano limitado Mas isso não quer
dizer que tu tem que ter falar não fecha
o olho e confia no formar na mão de Deus
sabe vai for falou tá certo não verifica
eu posso tá falando uma coisa errada mas
o ponto Justamente esse não dá para
ficar nessa mentalidade de não fechamos
tudo é Bitcoin é o laser Abra a visão
vocês querem fazer rolo de Bitcoin uma
carga máxima de quer fazer Road fazer
faço perfeito eu não acho uma má ideia
fazer Road o problema que acontece é
quando o rodo em vez de ser um meio para
um fim ele se torna o fim
é isso daí eu mandei geração é tipo sei
lá eu vou poupar dinheiro para que para
poupar dinheiro tá mas vai ter família
não família e pede poupar dinheiro tem
que ter dinheiro para poupar dinheiro
[ __ ] eu ficar vai fazer igreja incerto
da vida daí quando passar boa parte da
vida dele talvez ele já tinha perdido a
vida inteira para no final torrar tipo
sabe é uma perda sinceramente uma perda
é um é uma desorganização uma
desorganização na desordem do que são as
prioridades e muita gente não pensa
nisso isso acontece em todo canto cara
não essa libertário não é só maximalista
tem digital também tem a galera para
todo canto Tem uma galera que daí gravar
lista principalmente o cara tá no Pânico
de defender político eles investiram
Pânico de longo prazo um plano de curto
prazo Mas o problema tá aí é um problema
das bolhas é por isso que tem um vídeo
sai da boca libertária sabe esse é o
problema e como eu disse isso é um moto
basicamente no canal diria quem se
preocupa com os outros
E ai de quem quer ganhar alguma coisa né
quem quer ter benefício próprio fala que
nos querem ouvir eu me preocupo
genuinamente a galera e eu falo coisas
que eu sei que você em populares que vai
ter um monte de maximalista tá
defendendo decorre o Coitadinho da jeito
nenhum vídeo eu vou reclamar como teve
no último vídeo que os cara nem quiseram
ver ali envolvendo não quero nem saber
não quero nem ouvir né E foi isso
infelizmente é isso galera é tipo é uma
questão que deveria ser mais discutida é
uma questão que daí com o pessoal começa
a colocar na cabeça de gente muitas
vezes muito nova que tá entrando muito
jovem e tenta assim mentais como
fundamento para ver do carro daí quando
você é maluco se der conta que fez uma
coisa errada o pior tipo pode ser nem lá
no na na velhice dele né Pode ser sim
uma coisa sei lá o cara pega empréstimo
esse negócio Segue o que esses
investidores de Twitter fala né cara que
tem
a investir no nome a Sally de quem é
pega vende a casa não é porque
volatilidade não existe no Bitcoin
Bitcoin Bitcoin não sei que é o cara que
fala esse negócio aí no final faz o cara
pegar e fazer um Mau negócio se [ __ ]
por 15 anos né mas o nosso João deles
sabia dos riscos é o cara foi doutrinado
a tomar esse risco e dos Jornalistas
sobre o risco nada aí não adianta tipo
um negócio lá pessoal pegar 13.000 o
Rafael de culpa pela Atlas quantas sendo
que a gente notícia de sair no canal
pessoal fica esperando aí mas o contra é
esse aí eu não tô aqui para agradar
ninguém não estou aqui para ser
simpático com filha da [ __ ] nenhum Como
já diria o barulho né o negócio que eu
quero pegar e falar o que eu penso o que
eu vejo que é verdadeiro e eu passo tá
errado Então traz aqui a resposta Esse é
o ponto tô vendo esse problema já faz
tempo quanto mais eu estudo sobre a
galera maximalista quanto mais eu
convivo com eles mas acontece
é mas se torna Claro esse problema para
mim aí tipo tem a mas tem gente que
pensa o contrário sim tem gente só que
essa é a armadilha essa tendência que o
pessoal cai sabe porque os princípios
Começa a levar para esse lado da mesma
forma que tem muita libertário que usa a
mulher tinha de culpa do Estado isso é
culpa do estado lá é confortável e
confortável tu ficar no próprio na
própria miséria no próprio decência
digamos assim as partes de degeneração
da inconsistência que o Finn no final
confortável do princípio adaptação
durante um princípio importante né mas
por esse vídeo é isso é isso sim pessoal
tá ofendido se o fenda seu fenda se
sinta livre para te atender não Se o
pessoal quer dar deslike deslike se o
pessoal quiser pegar enganar achar que
eu tô agradando dá o like sarcástico ela
dá o like vou pensar passo no centro
para fazer os negócios otário dele aqui
sarcástico for baixo aqui e tá arrasando
no final não tudo lá que sarcástico e
Ah e ainda para pegar minha sacanagem
vocês quiserem sacanear mesmo se
inscreve no canal e Ative o Sininho para
pegar e saber não foi vai postar uma
merda eu vou ver vou ver América foi lá
postar né é isso foi feita a zoeira aqui
conversar um negócio importante não
estou dizendo para vocês ver meu suas
bitcoins comprem comprem aut collis não
tô falando isso eu tô falando pensem bem
que que você está fazendo na igreja
enfim a vida de vocês você só tem uma
vida até hoje Ele sabe até onde que dá
para provar porque vai ter a gente vai
falar não você tem uma vida após a morte
pode falar prova de Deus o cara pega e
fica duas horas em semana numeração
simplesmente fazer isso só tem uma vida
não joga essa merda fora cuida bem dela
e se eu acho que talvez o mais
importante mais importante que o Bitcoin
a vida bem vivida é é um tapa na cara
até do Estado digamos assim então esse
vídeo é isso a pensando que é importante
por favor e quer ficar bravo não importa
e tem pegar começar a pensar nisso
tu vai ver o que eu realmente quero
dizer vai entender e essa galera que eu
quero no canal porque essa galera vai
entender o ponto que importante da vida
e vai começar Se alinhava começar a
crescer e eu quero essa galera espécie
de mim tá ficando é para isso que não é
para ouvir O Rafael é para ficar
populares são bonitão é preciso é para
simplesmente achar parcerias comerciais
achar pessoas que pensam de uma forma
singular e talvez a gente faça um
Capitão algum dia quem sabe né não sabe
pode investir nisso o jantar ela
gastando o tempo desse vídeo e talvez
comprar Bitcoin ao ver se você mais
lucrativo no curto prazo Vá a gente não
sabe


youtu.be/yfufZwT29Gw

Re: Liberais Brasileiros

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Parece que o "legendário" libertário Daniel Fraga teria dado as caras de novo, dado como sumido - uns diziam que ele foi pra paraíso fiscal, etc.


Daniel Fraga e o Bitcoin Cash


youtu.be/FHW2EOBzYMk

Re: Liberais Brasileiros

Avatar do usuário
Tirn Aill
Mensagens: 15
Registrado em: Sex, 01 Outubro 2021 - 18:59 pm

Mensagem por Tirn Aill »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 27 Janeiro 2021 - 16:16 pm
criso escreveu:
Qua, 27 Janeiro 2021 - 15:55 pm
Cinzu, vc me parece ser um cara bem Centrista.
O "liberalismo" pregado por aí por Guedeminions,
Constatinominions, mamãefaleiminions e NovoMinions,
não é esse aí que você elucida não.
Isto porque eles não são liberais, apenas se dizem ser.
Então em qual doutrina politica eles se encaixam?

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Alguém aí entendido de Mises, que leu os livros dele, etc, se tiver disposto, poderia dizer se ele interpretou os textos de forma certa ou ele distorceu baseado no viés dele?

Mises e o Socialismo - Parte 1 (Vídeo 302)

TRANSCRIÇÃO (COM ALGUNS POSSÍVEIS ERROS)
Spoiler:
00:01
o Olá eu sou Marcos Valério XR no dia
00:04
treze de outubro de dois mil e 21 e
00:07
finalmente vem aqui com que a promessa
00:10
de realizar os vídeos sobre a questão do
00:13
cálculo econômico de lubrificar o
00:15
Vinícius que em tese seria uma espécie
00:18
de previsão da impossibilidade do
00:21
socialismo fiz uma leitura completa com
00:24
vários comentários e percebi desde o
00:26
começo que demoraria muito para cobrir
00:28
todos eles para não ficar assim um vídeo
00:29
de mais de uma hora eu tinha pensado em
00:31
fazer a função de uma live mais uma live
00:33
é sempre um Pouco Mais Pecar em um pouco
00:35
mais enrolado então achei melhor fazer
00:37
em vídeos mesmo então a única solução
00:39
possível foi dividir o conteúdo em mais
00:42
de um vídeo e que eu vou fazer aqui hoje
00:45
dá mais um pano geral da minha percepção
00:48
do texto em si da minha do que eu
00:51
entendo que ele apresenta e hoje vou ler
00:55
apenas a conclusão do texto que é curta
00:58
e que eu acho que sintetiza muito bem a
01:00
ideia geral O que que tem uma certa
01:02
forma já dá um bom apontamento daquilo
01:05
que eu sempre pensei que isso que eu
01:06
sempre tive a respeito dessa ideia desde
01:08
a primeira vez que ouvi falar
01:10
e você pode reduzir toda a ideia do
01:14
livro consequentemente libertários fazem
01:16
na afirmação de que o socialismo não é
01:19
possível por quê porque no sistema
01:22
socialista sendo a economia planificada
01:23
não havendo o livre mercado não é
01:26
possível fazer uma previsão de preços em
01:29
um pode fazer um cálculo econômico
01:31
Porque somente o mercado livre e por
01:35
algum motivo a propriedade privada dos
01:36
meios de produção poderia dar esse
01:39
sistema de preços é real então como é
01:43
possível ter sistema de pesos não é
01:45
possível fazer um cálculo econômico e
01:47
dessa forma você é impossível uma
01:48
economia planejada uma economia
01:50
socialista
01:52
eu fico claro isso
01:54
esse ideia não você deve não tem nada
01:57
declara não fico de forma nenhuma cara
01:59
não fica claro
02:01
exatamente Por que não seja caso que é
02:05
esse cálculo econômico que se confunde
02:07
com a ideia de cálculo monetário até a
02:09
questão do cálculo II na toda não fica
02:11
cabo realmente porque
02:14
não haver esse tipo de cálculo
02:16
inviabilizaria o sistema e fica claro
02:19
que se calcula também não existe no
02:22
sistema capitalista mas que por algum
02:23
motivo não se deve tapar esses não é um
02:25
problema porque tem o livre mercado e
02:28
tem a propriedade privada dos meios de
02:29
produção
02:31
em nenhum momento nada disso fica claro
02:33
que o demonstrar aquilo mesmo inteiro
02:35
que não é muito grande você ler todos
02:37
eles em um momento vai mudar isso nesses
02:41
não está em momento nenhum abordando o
02:43
socialismo real Até porque não existia
02:45
na época o livro eu esqueci 1920 então
02:48
que é três anos da Revolução Russa então
02:51
ele nenhum momento ele é ponta questões
02:54
concretas ele não tá chegando pegando
02:56
uma experiência qualquer algum lugar ou
02:58
essa aqui aconteceu isso não não tem
02:59
nada absolutamente nada disso não nenhum
03:02
apontamento de algum fenômeno histórico
03:04
concreto são todos especulações
03:07
sobre especulações espere especulações
03:10
dos socialistas sim que também não
03:11
tinham fenômenos concretos ainda que
03:13
faziam planejamentos tinham visões de
03:15
futuro em grande parte tóxicas em grande
03:18
parte ingênua de ser verdade e ele
03:20
também especula em cima dessas
03:21
especulações O problema é que eu acho
03:24
que eles vão ver também não é nem um
03:25
pouco menos ingênua um pouco menos o top
03:28
que ela é tão viajante quanto E aí o
03:31
clima nós sabemos muito bem que o
03:34
socialismo real não foi aquele que foi
03:37
imaginado pelos socialistas Ele
03:40
desenvolveu de uma determinada outra
03:42
forma Então tudo aquilo que me escreveu
03:45
di que aconteceria nesse socialismo Na
03:48
verdade fica difícil de ser aplicado ao
03:50
que aconteceu efetivamente de verdade
03:52
que muitas das coisas que me davam como
03:54
certo que muitos dos socialistas davam
03:56
como certo não se identificavam com por
03:57
exemplo suspender total e completamente
03:59
a reforma de mercado ou suspender
04:02
totalmente a moeda ou suspender todas as
04:04
trocas vezes não aconteceu no ganhos e é
04:07
que tá grande dificuldade de abordar
04:09
esse texto é difícil crer que não texto
04:12
tão mais longo isso é totalmente
04:15
essa especulação toda muito vaga é
04:18
totalmente em precisa é como me dá
04:21
aquela sensação de que a roupa invisível
04:22
do Reino é o pessoal lei diz que tá
04:24
vendo alguma coisa nenhuma ninguém
04:26
também ninguém tá entendendo nada eu não
04:27
gosto muito muito vazio E aí rola é uma
04:30
babá é inacreditável
04:32
Veja só eu peguei o livro que é uma
04:36
edição do Instituto Von mises Brasil é a
04:39
primeira edição de 2012 ela é gratuita
04:42
Vamos louvar isso extensa essa vida onde
04:46
fazer o material e distribuir
04:48
gratuitamente a tradução eu sinto alguns
04:51
problemas nela até comprando o original
04:52
mas o celular da graves dá para passar
04:54
por cima tem algumas coisas assim meio
04:55
meio complicado mas não chega a ser um
04:57
problema é uma produção do Leandro
04:59
Augusto Gomes Roque
05:01
e
05:03
extensa bem curto no total o texto não
05:05
chega até 70 mil caracteres pouco mais
05:08
de 60 mil que tem a questão de
05:10
notas de rodapé e eu vou ignorar o
05:14
prefácio de um certo Yuri mal Serve Bem
05:18
como a introdução aí de saúde 1990 total
05:21
de esse kochanovecz porque elas são
05:24
todas bajulação elas partem daquele
05:26
princípio arbitrário que toda vez que
05:29
você vai entrar nesse a polícia tem uma
05:32
você tem que ser defrontar o camarão se
05:35
frente disse que o socialismo fracassou
05:37
o socialismo não deu certo e eu canso de
05:41
dizer isso é porque é muito falso porque
05:42
eu não sei que você negue as
05:44
experiências socialistas reais fica
05:46
muito difícil você dizer que 70 anos de
05:49
União Soviética onde foi a ONU um
05:52
notório é evidente o inequívoco
05:54
desenvolvimento científico especialmente
05:57
militar aeroespacial e econômica é
06:00
impossível sem desenvolvimento econômico
06:01
e descalço não deu certo Deus 70 anos
06:04
até condicionador mas a experiência
06:06
chinesa tá aí eu não sei que você Negue
06:08
a lei socialista cuba tá aí que seus 10
06:11
milhões de habitantes isolados pelo
06:12
maior embargos econômicos da história
06:15
atacado de todas as formas possíveis e
06:17
ainda sim consegue fazer os melhores
06:19
sistemas de saúde do mundo não conseguiu
06:20
erradicar o analfabetismo e eliminou
06:23
miséria e tudo isso sobre esse embargo
06:26
econômico Center possibilidade de fazer
06:29
comércio com o resto do mundo
06:31
Bom dia do Norte tem sobre o isolamento
06:32
do tal depois de sofrer uma guerra gerou
06:35
você tem que matou três minutos seus
06:36
habitantes e para quem não sabe da
06:38
história o desenvolvimento norte-coreano
06:40
era superior Sucuri no até que os
06:42
estados decidiram intervir aumentar os
06:44
embargos aumentar a pressão e qualquer
06:47
um que estude a história sabe que não é
06:50
essa propaganda bizarra que se faz por
06:52
aí então nesse sentido o Vietnã tá aí
06:55
tem uma série de experiências que
06:57
tivemos da afife pessoal também a Dori
06:59
ser que fracassou não sei mas nós não é
07:01
bem assim sem contar o fato de que o
07:03
próprio misses assim como muitos
07:06
libertários e muitos dizem até poder ir
07:07
chamam de socialistas coisas que
07:11
duvidosas então é curioso porque muitas
07:13
vezes ele disse até que nós estamos
07:14
vivendo sob o socialismo negócios
07:16
aspectos os anticomunistas vivem dizendo
07:18
isso e o treco tá aí a 150 anos e e não
07:23
dá certo e não sabe que eu prometi ele
07:25
não funciona as mudas coisa que não tô
07:27
fazendo fazem sentido é uma petição de
07:28
princípio porque se você for dizer algo
07:31
eu fazia sociedade perfeita Então porque
07:33
nenhuma portaria deu certo só o rapaz
07:35
não dá certo vai se ver aí te ver a
07:37
Libéria e todos os países que adotaram
07:39
esse modelo em que sentido que eles
07:42
deram certo então se você é uma
07:43
discussão estúpida e infelizmente todos
07:46
os perfumes estão pautados nessa noção e
07:50
agentes vão fazer dizer que misses
07:53
previu isso lá em 1920 você duplamente
07:56
falso que que você não aconteceu o que
07:58
me escreveu não foi o que efetivamente
07:59
ocorreu e o que me fez desenvolveu sente
08:03
julgar apenas seu próprio texto é na
08:06
melhor das hipóteses aquele que se chama
08:09
um bicho fim ele coloca uma série de
08:11
conceitos vagos esse conceito não são
08:14
claros em momento nenhum cisto e isso é
08:18
remoído repetido AD nauseam
08:20
É bom lembrar aqui pô muito minutos
08:23
momento também com tanto nisso apesar de
08:25
definir muito bem que é socialismo ou
08:27
pelos brevemente alguns nomes confunde
08:29
também com a ideia de uma comunismo a
08:31
sua sede se confundiam alguns momentos
08:33
da impressão que ele tá falando comigo
08:35
top é mas ao mesmo tempo ele não perde a
08:38
noção tem um planejamento Centralizado
08:40
pelo Estado então tem uma certa confusão
08:42
nesse sentido aí tudo é baseado nesse
08:45
decourcy áudio que imprescindível haver
08:47
um cálculo econômico para te vir uma
08:49
precificação é contabilidade Econômica
08:52
de alocar recursos mas não fica caro que
08:54
raio que esse cálculo econômico não fica
08:57
claro de extinção com cálculo monetário
08:58
que ele critica muito e nem a estrada a
09:02
questão do cálculo Natura ele aborda a
09:04
teoria do valor trabalho mas esse daqui
09:05
é uma coisa que também acho que em
09:06
vários problemas não mas eu nem ela
09:08
explicado direito tem algumas citações
09:10
de autores também especulativos mas tudo
09:14
fica no pano muito das ideias ele tem
09:17
uma noção positivista ingênua de ciência
09:19
Econômica como se estivesse aquele
09:21
objetividade das ciências naturais e já
09:23
vamos ter diversas vezes não têm a
09:25
economia e é uma ciência humana ela não
09:28
tem essa capacidade de previsão é tão
09:31
avançada contém as ciências naturais até
09:34
alguma mas frequentemente erro 10 os
09:37
melhores economistas erro então não tem
09:40
essa precisão não tenha subjetividade
09:41
ele extremamente complexo e eu falo há
09:45
muito tempo que no fundo ninguém
09:46
consegue compreender que o nome de forma
09:48
geral você se vamos complexa e
09:51
fatalmente ponderada porque são
09:54
subjetivas E sem contar que os problemas
09:56
lado das paranoias anti-comunista
09:59
aqueles negócio de misturados especial
10:00
nos prefácios mas assim para não me
10:03
alongar demais eu vou ignorar os
10:04
prefácio do livro é que a introdução do
10:06
ponto mis que é curte até que nem todos
10:08
são normalmente não é uma coisa que
10:09
contribui muita coisa visto que via de
10:12
regra introdução chama-se Até escreve
10:14
depois você concluir o texto né Para dar
10:15
uma apresentação Geral do texto mas não
10:17
diz muita coisa mas eu vou ler aqui a
10:21
conclusão e eu acho que a conclusão que
10:24
que você breve ela acaba cedo uma boa
10:28
conclusão no sentido de trazer dois
10:29
resume bem o conteúdo do livro que tem
10:33
apenas 5 capítulos todos os cursos
10:35
e eu no próximo vídeo pretendo abordar
10:38
cada um desses capítulos não tem que
10:41
seja o caso de Lemos integralmente as
10:43
suas necessidades mas rolei grande parte
10:45
deles catando as ideias principais e
10:47
apontando as questões mas então vamos
10:50
fazer aqui uma breve leitura da
10:52
conclusão Então vamos lá com a palavra
10:55
lúdico que vão [ __ ]
10:57
a conclusão os Defensores do sistema
11:01
socialista de produção alegam
11:03
preferência por tal sistema em
11:05
decorrência de sua suposta maior
11:07
racionalidade em relação a uma economia
11:10
constituída de forma a depender da
11:13
propriedade privada dos meios de
11:15
produção
11:16
Esse é um pouco confuso mas mas está
11:19
dizendo que os socialistas preferem o
11:21
sistema porque ele é mais racional ele
11:24
permite um maior planejamento do que
11:26
aquele sistema que depende da
11:27
propriedade privada que o capitalismo
11:29
beleza
11:31
dentro do arcabouço do presente ensaio
11:33
não é necessário levar em consideração é
11:36
sua opinião uma vez que ela recai na
11:39
afirmação de que a atividade econômica
11:41
racional necessariamente não pode ser
11:44
perfeita pois existem determinadas
11:46
forças que impedem tal consumação Isso é
11:50
uma recorrência no texto porque ele tá
11:53
sempre dando justificativas para abordar
11:57
apenas determinados elementos ignorar
11:59
outros Em geral os elementos
12:01
preferencialmente especulativos e tem
12:03
boas razões para isso mas apenas
12:05
Sacramento de forma cara aquele que eu
12:07
digo não se trata de uma análise
12:08
objetiva de fatos concretos se trata de
12:11
uma análise das especulações da época
12:14
Então são especulações as ações
12:17
especulações enchemos e situações tão
12:20
enchê-las contos sobre essas
12:22
especulações
12:24
conseguindo
12:27
consequentemente devemos nos concentrar
12:29
apenas das razões técnicas e econômicas
12:31
dessa opinião os seguidores desta
12:34
doutrina possuem uma confusa concepção
12:37
de racionalidade técnica a qual e vista
12:40
como antítese da racionalidade Econômica
12:43
sobre a qual eles também não são muito
12:46
claros e os estudos que se aplicam ao
12:49
provavelmente os mais perfeitos ele tem
12:51
razão em relação aos outros só que ele
12:53
desde a plantar aqui esse para ver se
12:55
aplica aí
12:56
e eles têm o hábito de ignorar o fato de
12:59
que toda a racionalidade técnica da
13:02
produção é Idêntica a um baixo nível de
13:04
gastos específicos dos processos de
13:07
produção
13:08
eles ignoram o fato de que o Cálculo
13:10
técnico não é suficiente para descobrir
13:13
o grau de conveniência geral e
13:15
teleológica de um evento que ele só pode
13:20
qualificar eventos individuais de acordo
13:22
com a significância destes mas que ele
13:25
jamais pode nos guiar naqueles
13:28
julgamentos que são exigidos pelo
13:30
sistema econômico como um todo
13:32
e é somente em decorrência do fato de
13:35
que considerações técnicas podem ser
13:37
baseadas na lucratividade e podemos
13:40
superar a dificuldade que surge da
13:43
complexidade das relações entre de um
13:45
lado o poderoso sistema de produção
13:48
virgem e do outro a demanda EA
13:52
eficiência de empresas e unidades
13:54
econômicas
13:56
é da mesma forma é somente por causa de
13:59
considerações técnicas para com a
14:01
lucratividade e podemos obter o retrato
14:04
completo da situação em sua totalidade
14:06
algo essencial para uma atividade
14:08
econômica racional Esse foi o primeiro
14:11
parágrafo da conclusão
14:13
pergunto o texto tá aqui você pode
14:16
dar-lhe tá claro isso explicou alguma
14:19
coisa aí só que isso não quero assim
14:23
em segundos
14:25
e as teorias socialistas são dominadas
14:28
por uma confusa concepção quanto a
14:30
primazia do valor objetivo com efeito no
14:34
que tange a administração da economia o
14:37
valor objetivo irá adquirir
14:39
significância para a economia somente
14:42
por meio da influência que ele deriva do
14:44
valor subjetivo o qual determina as
14:47
relações de trocas de bens econômicos
14:51
é uma segunda ideia confusa é
14:53
inexplicavelmente incluída nessa
14:55
primeira a oposição entre juízo de valor
14:58
pessoal que um observador faz em relação
15:00
a utilidade de determinados bens e os
15:04
juízos de valor que todas as outras
15:05
pessoas que participam das transações
15:07
econômicas também fazem desses bens se
15:11
um indivíduo considera irracional gastar
15:14
muito dinheiro com cigarros bebidas e
15:16
Prazeres similares então sem dúvida ele
15:19
está certo do ponto de vista de sua
15:21
própria escala pessoal de valores porém
15:24
ao fazer tal julgamento ele está
15:27
ignorando o fato de que a economia é
15:29
apenas um meio e que quaisquer que sejam
15:32
suas considerações Racionais que
15:34
influencia o seu padrão de preferências
15:36
a escala difícil Supremos é uma questão
15:39
de coração tendência conciente para
15:42
atuar e não decorrer missão
15:46
e aqui por Então tá muito caro mas dá
15:49
para estar alguns números interessantes
15:50
em grande parte da abordagem de misses
15:53
propõe uma espécie de inversão de
15:56
sentido de objetividade e subjetividade
15:58
com relação ao valor Lembrando que é de
16:02
valores e também não é muito claro tudo
16:05
bem a pouco confuso embarques também mas
16:08
a questão que eu acho muito estranho
16:10
bastante estranho uma visão de que ele
16:13
realmente acha que é utilidade de uma
16:16
forma generalizada não define valor de
16:19
que as forças de produção e definir
16:21
fator que o coxa oposição decide o valor
16:23
de uma situação só que ele aqui no valor
16:25
Paulo Nunes é o mercado é a
16:30
subjetividade intrínseca do mercado eu
16:33
coloquei bastante estranho porque veja
16:35
bem o curso de produção de água ervas
16:37
indicado é bastante o material assim
16:39
Direto você gastou consegue o material o
16:41
cartão a quantidade de tempo de trabalho
16:43
então você consegue é muito claro que
16:46
você consegue o valor mínimo para o seu
16:49
curso de produção além do qual o aquém
16:51
do qual não faz sentido você se quer
16:54
produzir aquele bem você pode ser que
16:57
seja o mercado pessoal eu vou gastar
16:59
tanto para isso aqui e
17:02
esse eu não tiver uma uma recompensa tal
17:05
pessoa que não vale nem a pena eu
17:07
produzir Claro expressa isso no sentido
17:10
do preço do valor de mercado e um outro
17:12
problema mas há um limite caso você
17:15
entende assim eu não obtivera tal coisa
17:17
em troca disso não vai dar nem para
17:19
dormir tudo bem então existe um custo de
17:22
produção que ele é muito objetivo e não
17:24
dado momento qualquer nem o talo você
17:28
em termos de produtividade também existe
17:30
uma certa gritar e não valor de uso ele
17:32
faz visita a gente insiste mas nesse
17:35
ponto de cigarro de bebida de
17:37
entretenimento e da procura de uma
17:39
atenção justamente aqueles cuja
17:40
objetividade é muito mais profunda hora
17:43
é possível sim fazer uma quantificação
17:45
clara de quanto que você consome temos
17:47
de alimentares e quando você precisa e
17:50
do quanto que aquilo ali é importante
17:51
para você
17:52
a Easy e existem Claro outros elementos
17:55
a mais o que deixa acho que é bem cravo
17:59
é que a produção custo de produção é
18:02
bastante calo
18:04
no entanto que ele vai determinar um
18:06
preço vemos a sua necessidade de comprar
18:08
no final do preço o valor de uso é
18:10
bastante Claro agora sim a concorrência
18:14
de mercado vai influenciar nesse preço e
18:16
aí você vai poder ver se isso é se você
18:20
vai ser [ __ ] você se manter naquela
18:23
naquela atividade ou não então isso vai
18:25
influenciar Mas você nota que me se
18:28
determina como objetivo como real
18:31
Justamente esse elemento final que essa
18:33
situação imprevisível de preço aí você
18:36
começa a entender que quiser Aqui tá
18:38
dizendo tá dizendo que como no sistema
18:41
socialista em tese não teria esse
18:43
mercado livre para determinar essa
18:45
precificação ele te pediria de prever
18:49
Como que você daria o peso do seu curso
18:51
de produção
18:52
ou dos seus produtos em si e em tese
18:56
isso que envia avisaria a questão é que
18:59
esse sistema que permite a sua aplicação
19:02
eu não o sentido nenhum o socialismo
19:07
Inclusive a maior parte das objeções que
19:09
foram feitas Amici base ou nisso mas eu
19:12
prefiro levar a minha ambição no outro
19:14
sentido
19:16
e aqui no sistema Capitão isso também
19:19
não é causa espécie também não são um só
19:21
entendem que eles são que sinto antes
19:22
eles são confusos você Ele parece
19:27
pressupor que o sistema que a empresa
19:28
funciona com perfeição como se ninguém
19:31
quebrasse como se não tivesse falência
19:32
não tivesse desemprego não tivesse crise
19:34
não tivesse guerra então é aquele ponto
19:37
por quê que esse sistema que vive tendo
19:40
crises
19:41
que vive e demandando um pacto sociais
19:45
violentos e frequentemente precisa de
19:47
guerras para se manter funcionando que
19:50
precisa de uma massiva exclusão social
19:52
que precisa se sustentar uma pobreza de
19:54
liberada uma mão de obra barata Tec
19:56
avisada gente morrendo na linha de
19:59
produção para sustentar uma panelinha
20:01
rica porque que esse tema funciona meu
20:03
Deus tem que certeza que esse é o
20:04
funciona
20:05
se inclusive é com crises cíclicas
20:08
constantes é que a petição de princípio
20:10
se você pega uma situação lá que tem um
20:13
monte de do Mc Gui nós podemos dizer que
20:15
tá bom aí você eu também tenho os poemas
20:18
esses problemas de situação todos são
20:20
prova de que não funciona são seu dois
20:22
que ter dois pesos Duas Medidas e vamos
20:25
coloca
20:26
Sims estivesse pela mente certo seria
20:28
totalmente impossível que a União
20:30
Soviética tivesse desenvolvido os
20:32
maiores parques industriais do mundo
20:33
tivesse liderado a corrida espacial EA
20:36
corrida nuclear tivesse jogado só perde
20:38
no espaço primeiro ser vivo no espaço
20:40
primeiro homem EA primeira missão a
20:41
Marte Primeira opção não teclado tá lua
20:44
tivesse desenvolver toda essa estrutura
20:45
econômica por te 70 anos e ela fez isso
20:50
todas as duas umas o que me espere viu
20:53
não se aplica à realidade ou ele falhou
20:56
redondamente porque eu quis dizer
20:58
acontecer de novo aconteceu meu Deus do
21:00
céu
21:01
é
21:02
mas sim vida não tinha tanto muito tudo
21:06
isso aqui o pequeno até Então tá quando
21:08
a gente for falar Mais especificamente
21:09
isso aparece dentro dos Capítulos
21:11
é quando eu também tenho os terminologia
21:13
interessante que me suas aí mas não vou
21:15
me deter nelas também o que é bom deixar
21:18
muito claro é que ele é totalmente preso
21:20
naquela visão que a questão de pedir nem
21:22
tanto não é uma visão Econômica visão
21:24
psicológica e os meses tem a meu ver uma
21:27
concepção falha de ser humano de
21:30
concepção de natureza humana isso aí
21:32
perpassa todos os livros dele mas vamos
21:36
passar para o último parágrafo da
21:39
conclusão
21:40
e vamos lá o fato de que a atividade
21:43
econômica racional é impossível Em uma
21:46
sociedade socialista não pode obviamente
21:49
ser utilizado como um argumento a favor
21:51
ou contra o socialismo vamos ver esse
21:54
aqui vou colar o fato é que tentar
21:56
Econômica só impossível um sucesso
21:57
entrevista e fala conclusão A então isso
22:00
deve-se demonstrado não se não foi
22:02
demonstrado em momento nenhum assim bem
22:04
vamos lá aquele que está disposto a
22:08
adotar o socialismo por questões
22:09
Estéticas e que sabe que a oferta de
22:11
bens de consumo para os seres humanos
22:13
sobre o sistema de propriedade comum dos
22:15
meios de produção será reduzida Ou
22:17
aquele que a guiado por ideais ascéticos
22:19
em seu desejo do socialismo não irá
22:22
deixar seus esforços serão influenciados
22:25
por tudo que foi dito neste ensaio
22:27
menos ainda serão influenciados aquele
22:31
socialistas culturais que como mancou
22:33
esperam que socializam primariamente
22:35
efetue a dissolução da mais assustador
22:38
de todas as verbais
22:40
a cidade capitalista porém aquele que
22:43
espera que socialismo Tragam sistema
22:45
econômico racional será forçado a
22:48
reexaminar suas noções acabou a confusão
22:51
com eu digo essa conclusão é boa porque
22:54
resume bem o texto e se você achou que
22:56
aqui não ficou nada claro isso acontece
22:58
no texto inteiro durante os cinco
23:00
capítulos eu vou examinar mais
23:02
detalhadamente no próximo texto Espero
23:04
que trabalhava que ele me deu para ler e
23:06
comentar essa conclusão já te faz
23:08
entender porquê raios e esse vídeo sobre
23:11
os pontos Capítulo vai ficar gigantesco
23:14
tanto que você provavelmente vou ter que
23:16
dividimos mas bem
23:19
misses tem uma certa
23:21
dignidade é um camarada que tem foi
23:25
honesto o cara que fez um trabalho assim
23:27
razoável ele foi um pai de família dela
23:30
tem um certo pé no chão ele nunca
23:31
entendeu a dissolução dos outros estado
23:33
ele tem você de dignidade para por
23:36
exemplo confrontar os prótons rock
23:38
férias que eu me se foi contratado
23:40
o pênis para desenvolver um sistema de
23:43
pensamento que fosse tão sedutor quanto
23:45
o Marxismo só que indo no sentido
23:48
contrário e ele fez isso em grande parte
23:50
mas um determinado momento ele não bateu
23:53
muito bem leite até o rompimento nos
23:54
olhos agora deixa esquadro sem rock
23:57
férias vice torrent nem ser lembrado
23:59
hoje mas então sim ter tem alguma
24:02
divindade que eu não vejo essa dignidade
24:04
prendo no Roberto eu não vejo isso na
24:06
enchente -
24:09
e ele tem algum pé no chão ele tem
24:12
alguma decência Mas isso não é
24:14
suficiente para fazer com que as
24:16
análises dele se ele realmente claro
24:18
você não realmente é o fico muito
24:20
excessivamente especulativos então isso
24:23
torna mais fácil compreender o porquê do
24:26
seu sucesso dessa camada libertarian
24:28
depois quando eu digo o libertarianismo
24:29
ele é
24:31
uma um Marxismo o anabb ele queria ser
24:36
mais ou menos aqui Marxismo é em termos
24:38
de influência e depois de sessão de
24:41
termos de implementação Afinal o
24:44
machismo está associada à implementação
24:46
de massivo sistemas econômicos que nós
24:49
temos por aí até hoje ele tem uma
24:51
experiência histórica real e esse esse
24:55
teste históricos esse critério é
24:58
positivo negativo se eu deixo em aberto
25:00
eu acho que grande parte negativa umas é
25:02
inegável que é real e que está aí até
25:04
hoje e que liberta Além disso não chega
25:06
nem perto de ter que nenhum sistema
25:08
econômico do mundo jamais se aproximou
25:10
das ideias libertários conforme o
25:13
Vinícius colocar e muito menos as anarco
25:15
capitalista pelo amor de Deus então o
25:18
grau de influência histórica e o grau de
25:21
contato direto da com a realidade que o
25:23
Marxismo tem é infinitamente superior ao
25:26
que tem o libertarianismo mas ele
25:28
comunga com o Marxismo esse grau
25:30
especulativo esse grau O tópico esse
25:34
ingenuidade que me reflete é quase que
25:37
em alguns momentos o o Marxismo
25:40
invertido né e eu foto que assim como
25:43
para o socialismo como próprio missas
25:45
entendi é necessário socializar os meios
25:48
de produção e que aliás em vista tem uma
25:51
distinção entre bens de alto valor e
25:53
baixo odor e eu tô confuso que na
25:55
realidade é distinção entre os meios de
25:57
produção
25:58
Ah e outra vez gosto um é que os que não
26:01
têm grau intermediário Claro para mim
26:02
ele municipais se tratar de forma
26:04
indistinta bens de consumo totalmente
26:07
volitivos como por exemplo bebida de
26:09
diversões e os bens de consumo obstante
26:12
vitais como alimentação moradia visto
26:14
ele se não vê uma distinção de valoração
26:17
nisso Aonde eles estão que arte é esse
26:19
os dentes consumo de bens de produção
26:22
Ah e assim como foi o socialismo é a
26:24
pessoa especial inegociável socializar
26:27
os meios de produção para mim isso é
26:28
inegociável dos meios de produção sejam
26:30
privados e daí decorre uma petição de
26:32
princípio ele A questão não é nem tanto
26:35
o mercado se vive a questão é nem tanto
26:38
você tem um planejamento é uma
26:40
interferência no mercado em se a questão
26:42
que é sagrado para Missões é que o mês
26:44
de posição tem que ser privado
26:46
mas eu curioso ao missão porque a
26:49
princípio É sim se o camarada Falou mano
26:52
fraturou os meios de os bens de consumo
26:55
pelo fato de ser dono dos meios de
26:57
produção ele se alimentam proprietário
26:59
dos bens de consumo mas em que sentido
27:01
eu vou te justifica a propriedade dos
27:04
meios de produção assim ele ele manda
27:08
foto ou os meios de produção em si isso
27:11
aí é ausente em índices até entender que
27:13
se você mano fatores de produção tudo
27:15
bem você abrir o argumento melhor para
27:19
você justificar sua propriedade mas nós
27:21
sabemos o que também não sei se é assim
27:24
para citar o caso mais elementar é o da
27:27
terra a Terra é um meio de produção
27:29
camadas chega-se á possa ele não
27:31
produziu a terra qualquer um chegar ali
27:33
plantar e da terra vai produzir ele pode
27:36
ter
27:38
relacionamento você ter lá equipe a
27:39
mandioca que as sementes que aqui é
27:41
bastante relevante e curiosamente grande
27:44
parte dessas questões de socialização
27:46
tanto na questão sorvete contra chinesa
27:49
quando tá com o banco todas as questões
27:51
perpassa essas essa coletivização da
27:53
terra e é curioso que os indivíduos Em
27:56
que sentido você é dono de uma terra
27:58
senão pelo fato de alguém ter tomado uma
28:00
posse porém não pode tirar um outro e
28:01
tomará posse lugar de quem chega
28:03
primeiro você chega aqui dentro porque
28:05
nós contra nós tomamos as terras que ela
28:09
é um dos indígenas então em que sentido
28:11
aqui para dois mais então porque que
28:13
você não pode tem que chegar e tomar
28:15
desapropriar a terra de alguém para
28:16
terra da reforma agrária para passar a
28:18
produzir sabe que não tem como
28:20
justificar isso e que ele Você já tentou
28:22
se justificar a posse daquele que já é o
28:25
proprietário apesar de sofrer a não ser
28:27
um original mesmo que eu tinha usurpado
28:29
de um outro ali menor e mesmo que não
28:32
Produza necessariamente Continua
28:33
defendendo isso e tem assim um jogo de
28:37
gestão Springs e assim defende por blog
28:39
a propriedade privada no meio posição
28:42
mesmo que ela seja herdada para Os
28:44
Mauricinhos que nem todos em Direito
28:47
bom então tem um certo dogmatismo tem
28:49
acertada vitalidade que o socialismo
28:51
pelo menos justifica porque os meios de
28:54
produção tem que ser socializados essa
28:57
aqui é a questão até uma diferença final
28:59
né para não me alongar mais que esse
29:00
também já vai ficar grande
29:02
mas por exemplo como eu falei inícios e
29:05
nenhum momento tá apontando fatos
29:07
concretos o máximo que acontece no
29:10
capítulo 5 quando ele comenta alguns
29:12
textos de Lenin e de outro autores
29:14
especialmente de lênin já depois da
29:16
revolução Mas isso não são sequer textos
29:19
técnicos de coisas que estão acontecendo
29:20
especificamente naquele momento só mais
29:23
efeito ações que está sendo planejado
29:24
está sendo gerido ainda e nesses fica
29:27
nesse terreno puramente especulativo mas
29:29
olha os marxistas estão sempre dando
29:32
faça um teste o pop marca estava sendo
29:35
fazendo nada de fato histórias reais e
29:37
faço que efetivamente acontecido ele
29:39
fazia uma leitura daqueles fatos ali os
29:43
batismos em geral Sempre fizeram isso
29:44
eles não são só especulativos e tem
29:48
admissão expectativa tem os socialistas
29:50
utópicos tem os Maxis no tópico sim mas
29:52
sempre fizeram análises concretas de
29:54
situações reais isso mas não fazem
29:56
momento nenhum ele é puramente
29:59
especulativo mas menos vamos jogar mais
30:02
já vai dar mais de meia hora esse vídeo
30:05
aqui espero ter só feito em todos são ao
30:09
tema é porque como que eu leio e eu
30:12
espero que no próximo vídeo eu vou
30:15
apenas demonstrar porque todas as minhas
30:17
percepções por quê que as questões não
30:20
são Claras por quê que noção do cálculo
30:23
econômico
30:24
no explica o que me se pensa que explica
30:27
o que explica também porque que esse
30:29
texto completamente ignorado em larga
30:31
escala tem algumas em situações assim
30:33
algumas pessoas abordar algumas pessoas
30:34
responderam algumas pessoas caíram
30:37
nesse quase que nessa armadilha
30:39
especulativa do Mc ficar dentro desse
30:42
especulação também tentando responder eu
30:45
não caio nessa porque eu acho que online
30:47
Eu acho que isso na realidade ele já foi
30:49
obsolete zado pela história em si porque
30:52
olho tá falando de um socialismo que
30:54
nunca existiu nem vai existir porém foi
30:57
até o batom isso mesmo real
31:00
Ah e eu não falei num lugar muito mais
31:02
chega eu sou Marcos Valério XR no dia
31:05
treze de outubro de dois mil e 21 muito
31:07
obrigado por sua atenção Espero que
31:09
tenham gostado e por favor penso vai
31:12
deixar linkado aqui nenhum nós se você
31:13
tiver uma percepção diferente se alguém
31:15
quiser que fique fé chamar um libertário
31:18
para defender o que a gente faz até um
31:19
debate tranquilamente sem nenhum
31:20
problema em Obrigado sua atenção


youtu.be/OUKW6CfcFFU

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 15 Outubro 2021 - 14:21 pm
Alguém aí entendido de Mises, que leu os livros dele, etc, se tiver disposto, poderia dizer se ele interpretou os textos de forma certa ou ele distorceu baseado no viés dele?

Mises e o Socialismo - Parte 1 (Vídeo 302)

TRANSCRIÇÃO (COM ALGUNS POSSÍVEIS ERROS)
Spoiler:
00:01
o Olá eu sou Marcos Valério XR no dia
00:04
treze de outubro de dois mil e 21 e
00:07
finalmente vem aqui com que a promessa
00:10
de realizar os vídeos sobre a questão do
00:13
cálculo econômico de lubrificar o
00:15
Vinícius que em tese seria uma espécie
00:18
de previsão da impossibilidade do
00:21
socialismo fiz uma leitura completa com
00:24
vários comentários e percebi desde o
00:26
começo que demoraria muito para cobrir
00:28
todos eles para não ficar assim um vídeo
00:29
de mais de uma hora eu tinha pensado em
00:31
fazer a função de uma live mais uma live
00:33
é sempre um Pouco Mais Pecar em um pouco
00:35
mais enrolado então achei melhor fazer
00:37
em vídeos mesmo então a única solução
00:39
possível foi dividir o conteúdo em mais
00:42
de um vídeo e que eu vou fazer aqui hoje
00:45
dá mais um pano geral da minha percepção
00:48
do texto em si da minha do que eu
00:51
entendo que ele apresenta e hoje vou ler
00:55
apenas a conclusão do texto que é curta
00:58
e que eu acho que sintetiza muito bem a
01:00
ideia geral O que que tem uma certa
01:02
forma já dá um bom apontamento daquilo
01:05
que eu sempre pensei que isso que eu
01:06
sempre tive a respeito dessa ideia desde
01:08
a primeira vez que ouvi falar
01:10
e você pode reduzir toda a ideia do
01:14
livro consequentemente libertários fazem
01:16
na afirmação de que o socialismo não é
01:19
possível por quê porque no sistema
01:22
socialista sendo a economia planificada
01:23
não havendo o livre mercado não é
01:26
possível fazer uma previsão de preços em
01:29
um pode fazer um cálculo econômico
01:31
Porque somente o mercado livre e por
01:35
algum motivo a propriedade privada dos
01:36
meios de produção poderia dar esse
01:39
sistema de preços é real então como é
01:43
possível ter sistema de pesos não é
01:45
possível fazer um cálculo econômico e
01:47
dessa forma você é impossível uma
01:48
economia planejada uma economia
01:50
socialista
01:52
eu fico claro isso
01:54
esse ideia não você deve não tem nada
01:57
declara não fico de forma nenhuma cara
01:59
não fica claro
02:01
exatamente Por que não seja caso que é
02:05
esse cálculo econômico que se confunde
02:07
com a ideia de cálculo monetário até a
02:09
questão do cálculo II na toda não fica
02:11
cabo realmente porque
02:14
não haver esse tipo de cálculo
02:16
inviabilizaria o sistema e fica claro
02:19
que se calcula também não existe no
02:22
sistema capitalista mas que por algum
02:23
motivo não se deve tapar esses não é um
02:25
problema porque tem o livre mercado e
02:28
tem a propriedade privada dos meios de
02:29
produção
02:31
em nenhum momento nada disso fica claro
02:33
que o demonstrar aquilo mesmo inteiro
02:35
que não é muito grande você ler todos
02:37
eles em um momento vai mudar isso nesses
02:41
não está em momento nenhum abordando o
02:43
socialismo real Até porque não existia
02:45
na época o livro eu esqueci 1920 então
02:48
que é três anos da Revolução Russa então
02:51
ele nenhum momento ele é ponta questões
02:54
concretas ele não tá chegando pegando
02:56
uma experiência qualquer algum lugar ou
02:58
essa aqui aconteceu isso não não tem
02:59
nada absolutamente nada disso não nenhum
03:02
apontamento de algum fenômeno histórico
03:04
concreto são todos especulações
03:07
sobre especulações espere especulações
03:10
dos socialistas sim que também não
03:11
tinham fenômenos concretos ainda que
03:13
faziam planejamentos tinham visões de
03:15
futuro em grande parte tóxicas em grande
03:18
parte ingênua de ser verdade e ele
03:20
também especula em cima dessas
03:21
especulações O problema é que eu acho
03:24
que eles vão ver também não é nem um
03:25
pouco menos ingênua um pouco menos o top
03:28
que ela é tão viajante quanto E aí o
03:31
clima nós sabemos muito bem que o
03:34
socialismo real não foi aquele que foi
03:37
imaginado pelos socialistas Ele
03:40
desenvolveu de uma determinada outra
03:42
forma Então tudo aquilo que me escreveu
03:45
di que aconteceria nesse socialismo Na
03:48
verdade fica difícil de ser aplicado ao
03:50
que aconteceu efetivamente de verdade
03:52
que muitas das coisas que me davam como
03:54
certo que muitos dos socialistas davam
03:56
como certo não se identificavam com por
03:57
exemplo suspender total e completamente
03:59
a reforma de mercado ou suspender
04:02
totalmente a moeda ou suspender todas as
04:04
trocas vezes não aconteceu no ganhos e é
04:07
que tá grande dificuldade de abordar
04:09
esse texto é difícil crer que não texto
04:12
tão mais longo isso é totalmente
04:15
essa especulação toda muito vaga é
04:18
totalmente em precisa é como me dá
04:21
aquela sensação de que a roupa invisível
04:22
do Reino é o pessoal lei diz que tá
04:24
vendo alguma coisa nenhuma ninguém
04:26
também ninguém tá entendendo nada eu não
04:27
gosto muito muito vazio E aí rola é uma
04:30
babá é inacreditável
04:32
Veja só eu peguei o livro que é uma
04:36
edição do Instituto Von mises Brasil é a
04:39
primeira edição de 2012 ela é gratuita
04:42
Vamos louvar isso extensa essa vida onde
04:46
fazer o material e distribuir
04:48
gratuitamente a tradução eu sinto alguns
04:51
problemas nela até comprando o original
04:52
mas o celular da graves dá para passar
04:54
por cima tem algumas coisas assim meio
04:55
meio complicado mas não chega a ser um
04:57
problema é uma produção do Leandro
04:59
Augusto Gomes Roque
05:01
e
05:03
extensa bem curto no total o texto não
05:05
chega até 70 mil caracteres pouco mais
05:08
de 60 mil que tem a questão de
05:10
notas de rodapé e eu vou ignorar o
05:14
prefácio de um certo Yuri mal Serve Bem
05:18
como a introdução aí de saúde 1990 total
05:21
de esse kochanovecz porque elas são
05:24
todas bajulação elas partem daquele
05:26
princípio arbitrário que toda vez que
05:29
você vai entrar nesse a polícia tem uma
05:32
você tem que ser defrontar o camarão se
05:35
frente disse que o socialismo fracassou
05:37
o socialismo não deu certo e eu canso de
05:41
dizer isso é porque é muito falso porque
05:42
eu não sei que você negue as
05:44
experiências socialistas reais fica
05:46
muito difícil você dizer que 70 anos de
05:49
União Soviética onde foi a ONU um
05:52
notório é evidente o inequívoco
05:54
desenvolvimento científico especialmente
05:57
militar aeroespacial e econômica é
06:00
impossível sem desenvolvimento econômico
06:01
e descalço não deu certo Deus 70 anos
06:04
até condicionador mas a experiência
06:06
chinesa tá aí eu não sei que você Negue
06:08
a lei socialista cuba tá aí que seus 10
06:11
milhões de habitantes isolados pelo
06:12
maior embargos econômicos da história
06:15
atacado de todas as formas possíveis e
06:17
ainda sim consegue fazer os melhores
06:19
sistemas de saúde do mundo não conseguiu
06:20
erradicar o analfabetismo e eliminou
06:23
miséria e tudo isso sobre esse embargo
06:26
econômico Center possibilidade de fazer
06:29
comércio com o resto do mundo
06:31
Bom dia do Norte tem sobre o isolamento
06:32
do tal depois de sofrer uma guerra gerou
06:35
você tem que matou três minutos seus
06:36
habitantes e para quem não sabe da
06:38
história o desenvolvimento norte-coreano
06:40
era superior Sucuri no até que os
06:42
estados decidiram intervir aumentar os
06:44
embargos aumentar a pressão e qualquer
06:47
um que estude a história sabe que não é
06:50
essa propaganda bizarra que se faz por
06:52
aí então nesse sentido o Vietnã tá aí
06:55
tem uma série de experiências que
06:57
tivemos da afife pessoal também a Dori
06:59
ser que fracassou não sei mas nós não é
07:01
bem assim sem contar o fato de que o
07:03
próprio misses assim como muitos
07:06
libertários e muitos dizem até poder ir
07:07
chamam de socialistas coisas que
07:11
duvidosas então é curioso porque muitas
07:13
vezes ele disse até que nós estamos
07:14
vivendo sob o socialismo negócios
07:16
aspectos os anticomunistas vivem dizendo
07:18
isso e o treco tá aí a 150 anos e e não
07:23
dá certo e não sabe que eu prometi ele
07:25
não funciona as mudas coisa que não tô
07:27
fazendo fazem sentido é uma petição de
07:28
princípio porque se você for dizer algo
07:31
eu fazia sociedade perfeita Então porque
07:33
nenhuma portaria deu certo só o rapaz
07:35
não dá certo vai se ver aí te ver a
07:37
Libéria e todos os países que adotaram
07:39
esse modelo em que sentido que eles
07:42
deram certo então se você é uma
07:43
discussão estúpida e infelizmente todos
07:46
os perfumes estão pautados nessa noção e
07:50
agentes vão fazer dizer que misses
07:53
previu isso lá em 1920 você duplamente
07:56
falso que que você não aconteceu o que
07:58
me escreveu não foi o que efetivamente
07:59
ocorreu e o que me fez desenvolveu sente
08:03
julgar apenas seu próprio texto é na
08:06
melhor das hipóteses aquele que se chama
08:09
um bicho fim ele coloca uma série de
08:11
conceitos vagos esse conceito não são
08:14
claros em momento nenhum cisto e isso é
08:18
remoído repetido AD nauseam
08:20
É bom lembrar aqui pô muito minutos
08:23
momento também com tanto nisso apesar de
08:25
definir muito bem que é socialismo ou
08:27
pelos brevemente alguns nomes confunde
08:29
também com a ideia de uma comunismo a
08:31
sua sede se confundiam alguns momentos
08:33
da impressão que ele tá falando comigo
08:35
top é mas ao mesmo tempo ele não perde a
08:38
noção tem um planejamento Centralizado
08:40
pelo Estado então tem uma certa confusão
08:42
nesse sentido aí tudo é baseado nesse
08:45
decourcy áudio que imprescindível haver
08:47
um cálculo econômico para te vir uma
08:49
precificação é contabilidade Econômica
08:52
de alocar recursos mas não fica caro que
08:54
raio que esse cálculo econômico não fica
08:57
claro de extinção com cálculo monetário
08:58
que ele critica muito e nem a estrada a
09:02
questão do cálculo Natura ele aborda a
09:04
teoria do valor trabalho mas esse daqui
09:05
é uma coisa que também acho que em
09:06
vários problemas não mas eu nem ela
09:08
explicado direito tem algumas citações
09:10
de autores também especulativos mas tudo
09:14
fica no pano muito das ideias ele tem
09:17
uma noção positivista ingênua de ciência
09:19
Econômica como se estivesse aquele
09:21
objetividade das ciências naturais e já
09:23
vamos ter diversas vezes não têm a
09:25
economia e é uma ciência humana ela não
09:28
tem essa capacidade de previsão é tão
09:31
avançada contém as ciências naturais até
09:34
alguma mas frequentemente erro 10 os
09:37
melhores economistas erro então não tem
09:40
essa precisão não tenha subjetividade
09:41
ele extremamente complexo e eu falo há
09:45
muito tempo que no fundo ninguém
09:46
consegue compreender que o nome de forma
09:48
geral você se vamos complexa e
09:51
fatalmente ponderada porque são
09:54
subjetivas E sem contar que os problemas
09:56
lado das paranoias anti-comunista
09:59
aqueles negócio de misturados especial
10:00
nos prefácios mas assim para não me
10:03
alongar demais eu vou ignorar os
10:04
prefácio do livro é que a introdução do
10:06
ponto mis que é curte até que nem todos
10:08
são normalmente não é uma coisa que
10:09
contribui muita coisa visto que via de
10:12
regra introdução chama-se Até escreve
10:14
depois você concluir o texto né Para dar
10:15
uma apresentação Geral do texto mas não
10:17
diz muita coisa mas eu vou ler aqui a
10:21
conclusão e eu acho que a conclusão que
10:24
que você breve ela acaba cedo uma boa
10:28
conclusão no sentido de trazer dois
10:29
resume bem o conteúdo do livro que tem
10:33
apenas 5 capítulos todos os cursos
10:35
e eu no próximo vídeo pretendo abordar
10:38
cada um desses capítulos não tem que
10:41
seja o caso de Lemos integralmente as
10:43
suas necessidades mas rolei grande parte
10:45
deles catando as ideias principais e
10:47
apontando as questões mas então vamos
10:50
fazer aqui uma breve leitura da
10:52
conclusão Então vamos lá com a palavra
10:55
lúdico que vão [ __ ]
10:57
a conclusão os Defensores do sistema
11:01
socialista de produção alegam
11:03
preferência por tal sistema em
11:05
decorrência de sua suposta maior
11:07
racionalidade em relação a uma economia
11:10
constituída de forma a depender da
11:13
propriedade privada dos meios de
11:15
produção
11:16
Esse é um pouco confuso mas mas está
11:19
dizendo que os socialistas preferem o
11:21
sistema porque ele é mais racional ele
11:24
permite um maior planejamento do que
11:26
aquele sistema que depende da
11:27
propriedade privada que o capitalismo
11:29
beleza
11:31
dentro do arcabouço do presente ensaio
11:33
não é necessário levar em consideração é
11:36
sua opinião uma vez que ela recai na
11:39
afirmação de que a atividade econômica
11:41
racional necessariamente não pode ser
11:44
perfeita pois existem determinadas
11:46
forças que impedem tal consumação Isso é
11:50
uma recorrência no texto porque ele tá
11:53
sempre dando justificativas para abordar
11:57
apenas determinados elementos ignorar
11:59
outros Em geral os elementos
12:01
preferencialmente especulativos e tem
12:03
boas razões para isso mas apenas
12:05
Sacramento de forma cara aquele que eu
12:07
digo não se trata de uma análise
12:08
objetiva de fatos concretos se trata de
12:11
uma análise das especulações da época
12:14
Então são especulações as ações
12:17
especulações enchemos e situações tão
12:20
enchê-las contos sobre essas
12:22
especulações
12:24
conseguindo
12:27
consequentemente devemos nos concentrar
12:29
apenas das razões técnicas e econômicas
12:31
dessa opinião os seguidores desta
12:34
doutrina possuem uma confusa concepção
12:37
de racionalidade técnica a qual e vista
12:40
como antítese da racionalidade Econômica
12:43
sobre a qual eles também não são muito
12:46
claros e os estudos que se aplicam ao
12:49
provavelmente os mais perfeitos ele tem
12:51
razão em relação aos outros só que ele
12:53
desde a plantar aqui esse para ver se
12:55
aplica aí
12:56
e eles têm o hábito de ignorar o fato de
12:59
que toda a racionalidade técnica da
13:02
produção é Idêntica a um baixo nível de
13:04
gastos específicos dos processos de
13:07
produção
13:08
eles ignoram o fato de que o Cálculo
13:10
técnico não é suficiente para descobrir
13:13
o grau de conveniência geral e
13:15
teleológica de um evento que ele só pode
13:20
qualificar eventos individuais de acordo
13:22
com a significância destes mas que ele
13:25
jamais pode nos guiar naqueles
13:28
julgamentos que são exigidos pelo
13:30
sistema econômico como um todo
13:32
e é somente em decorrência do fato de
13:35
que considerações técnicas podem ser
13:37
baseadas na lucratividade e podemos
13:40
superar a dificuldade que surge da
13:43
complexidade das relações entre de um
13:45
lado o poderoso sistema de produção
13:48
virgem e do outro a demanda EA
13:52
eficiência de empresas e unidades
13:54
econômicas
13:56
é da mesma forma é somente por causa de
13:59
considerações técnicas para com a
14:01
lucratividade e podemos obter o retrato
14:04
completo da situação em sua totalidade
14:06
algo essencial para uma atividade
14:08
econômica racional Esse foi o primeiro
14:11
parágrafo da conclusão
14:13
pergunto o texto tá aqui você pode
14:16
dar-lhe tá claro isso explicou alguma
14:19
coisa aí só que isso não quero assim
14:23
em segundos
14:25
e as teorias socialistas são dominadas
14:28
por uma confusa concepção quanto a
14:30
primazia do valor objetivo com efeito no
14:34
que tange a administração da economia o
14:37
valor objetivo irá adquirir
14:39
significância para a economia somente
14:42
por meio da influência que ele deriva do
14:44
valor subjetivo o qual determina as
14:47
relações de trocas de bens econômicos
14:51
é uma segunda ideia confusa é
14:53
inexplicavelmente incluída nessa
14:55
primeira a oposição entre juízo de valor
14:58
pessoal que um observador faz em relação
15:00
a utilidade de determinados bens e os
15:04
juízos de valor que todas as outras
15:05
pessoas que participam das transações
15:07
econômicas também fazem desses bens se
15:11
um indivíduo considera irracional gastar
15:14
muito dinheiro com cigarros bebidas e
15:16
Prazeres similares então sem dúvida ele
15:19
está certo do ponto de vista de sua
15:21
própria escala pessoal de valores porém
15:24
ao fazer tal julgamento ele está
15:27
ignorando o fato de que a economia é
15:29
apenas um meio e que quaisquer que sejam
15:32
suas considerações Racionais que
15:34
influencia o seu padrão de preferências
15:36
a escala difícil Supremos é uma questão
15:39
de coração tendência conciente para
15:42
atuar e não decorrer missão
15:46
e aqui por Então tá muito caro mas dá
15:49
para estar alguns números interessantes
15:50
em grande parte da abordagem de misses
15:53
propõe uma espécie de inversão de
15:56
sentido de objetividade e subjetividade
15:58
com relação ao valor Lembrando que é de
16:02
valores e também não é muito claro tudo
16:05
bem a pouco confuso embarques também mas
16:08
a questão que eu acho muito estranho
16:10
bastante estranho uma visão de que ele
16:13
realmente acha que é utilidade de uma
16:16
forma generalizada não define valor de
16:19
que as forças de produção e definir
16:21
fator que o coxa oposição decide o valor
16:23
de uma situação só que ele aqui no valor
16:25
Paulo Nunes é o mercado é a
16:30
subjetividade intrínseca do mercado eu
16:33
coloquei bastante estranho porque veja
16:35
bem o curso de produção de água ervas
16:37
indicado é bastante o material assim
16:39
Direto você gastou consegue o material o
16:41
cartão a quantidade de tempo de trabalho
16:43
então você consegue é muito claro que
16:46
você consegue o valor mínimo para o seu
16:49
curso de produção além do qual o aquém
16:51
do qual não faz sentido você se quer
16:54
produzir aquele bem você pode ser que
16:57
seja o mercado pessoal eu vou gastar
16:59
tanto para isso aqui e
17:02
esse eu não tiver uma uma recompensa tal
17:05
pessoa que não vale nem a pena eu
17:07
produzir Claro expressa isso no sentido
17:10
do preço do valor de mercado e um outro
17:12
problema mas há um limite caso você
17:15
entende assim eu não obtivera tal coisa
17:17
em troca disso não vai dar nem para
17:19
dormir tudo bem então existe um custo de
17:22
produção que ele é muito objetivo e não
17:24
dado momento qualquer nem o talo você
17:28
em termos de produtividade também existe
17:30
uma certa gritar e não valor de uso ele
17:32
faz visita a gente insiste mas nesse
17:35
ponto de cigarro de bebida de
17:37
entretenimento e da procura de uma
17:39
atenção justamente aqueles cuja
17:40
objetividade é muito mais profunda hora
17:43
é possível sim fazer uma quantificação
17:45
clara de quanto que você consome temos
17:47
de alimentares e quando você precisa e
17:50
do quanto que aquilo ali é importante
17:51
para você
17:52
a Easy e existem Claro outros elementos
17:55
a mais o que deixa acho que é bem cravo
17:59
é que a produção custo de produção é
18:02
bastante calo
18:04
no entanto que ele vai determinar um
18:06
preço vemos a sua necessidade de comprar
18:08
no final do preço o valor de uso é
18:10
bastante Claro agora sim a concorrência
18:14
de mercado vai influenciar nesse preço e
18:16
aí você vai poder ver se isso é se você
18:20
vai ser [ __ ] você se manter naquela
18:23
naquela atividade ou não então isso vai
18:25
influenciar Mas você nota que me se
18:28
determina como objetivo como real
18:31
Justamente esse elemento final que essa
18:33
situação imprevisível de preço aí você
18:36
começa a entender que quiser Aqui tá
18:38
dizendo tá dizendo que como no sistema
18:41
socialista em tese não teria esse
18:43
mercado livre para determinar essa
18:45
precificação ele te pediria de prever
18:49
Como que você daria o peso do seu curso
18:51
de produção
18:52
ou dos seus produtos em si e em tese
18:56
isso que envia avisaria a questão é que
18:59
esse sistema que permite a sua aplicação
19:02
eu não o sentido nenhum o socialismo
19:07
Inclusive a maior parte das objeções que
19:09
foram feitas Amici base ou nisso mas eu
19:12
prefiro levar a minha ambição no outro
19:14
sentido
19:16
e aqui no sistema Capitão isso também
19:19
não é causa espécie também não são um só
19:21
entendem que eles são que sinto antes
19:22
eles são confusos você Ele parece
19:27
pressupor que o sistema que a empresa
19:28
funciona com perfeição como se ninguém
19:31
quebrasse como se não tivesse falência
19:32
não tivesse desemprego não tivesse crise
19:34
não tivesse guerra então é aquele ponto
19:37
por quê que esse sistema que vive tendo
19:40
crises
19:41
que vive e demandando um pacto sociais
19:45
violentos e frequentemente precisa de
19:47
guerras para se manter funcionando que
19:50
precisa de uma massiva exclusão social
19:52
que precisa se sustentar uma pobreza de
19:54
liberada uma mão de obra barata Tec
19:56
avisada gente morrendo na linha de
19:59
produção para sustentar uma panelinha
20:01
rica porque que esse tema funciona meu
20:03
Deus tem que certeza que esse é o
20:04
funciona
20:05
se inclusive é com crises cíclicas
20:08
constantes é que a petição de princípio
20:10
se você pega uma situação lá que tem um
20:13
monte de do Mc Gui nós podemos dizer que
20:15
tá bom aí você eu também tenho os poemas
20:18
esses problemas de situação todos são
20:20
prova de que não funciona são seu dois
20:22
que ter dois pesos Duas Medidas e vamos
20:25
coloca
20:26
Sims estivesse pela mente certo seria
20:28
totalmente impossível que a União
20:30
Soviética tivesse desenvolvido os
20:32
maiores parques industriais do mundo
20:33
tivesse liderado a corrida espacial EA
20:36
corrida nuclear tivesse jogado só perde
20:38
no espaço primeiro ser vivo no espaço
20:40
primeiro homem EA primeira missão a
20:41
Marte Primeira opção não teclado tá lua
20:44
tivesse desenvolver toda essa estrutura
20:45
econômica por te 70 anos e ela fez isso
20:50
todas as duas umas o que me espere viu
20:53
não se aplica à realidade ou ele falhou
20:56
redondamente porque eu quis dizer
20:58
acontecer de novo aconteceu meu Deus do
21:00
céu
21:01
é
21:02
mas sim vida não tinha tanto muito tudo
21:06
isso aqui o pequeno até Então tá quando
21:08
a gente for falar Mais especificamente
21:09
isso aparece dentro dos Capítulos
21:11
é quando eu também tenho os terminologia
21:13
interessante que me suas aí mas não vou
21:15
me deter nelas também o que é bom deixar
21:18
muito claro é que ele é totalmente preso
21:20
naquela visão que a questão de pedir nem
21:22
tanto não é uma visão Econômica visão
21:24
psicológica e os meses tem a meu ver uma
21:27
concepção falha de ser humano de
21:30
concepção de natureza humana isso aí
21:32
perpassa todos os livros dele mas vamos
21:36
passar para o último parágrafo da
21:39
conclusão
21:40
e vamos lá o fato de que a atividade
21:43
econômica racional é impossível Em uma
21:46
sociedade socialista não pode obviamente
21:49
ser utilizado como um argumento a favor
21:51
ou contra o socialismo vamos ver esse
21:54
aqui vou colar o fato é que tentar
21:56
Econômica só impossível um sucesso
21:57
entrevista e fala conclusão A então isso
22:00
deve-se demonstrado não se não foi
22:02
demonstrado em momento nenhum assim bem
22:04
vamos lá aquele que está disposto a
22:08
adotar o socialismo por questões
22:09
Estéticas e que sabe que a oferta de
22:11
bens de consumo para os seres humanos
22:13
sobre o sistema de propriedade comum dos
22:15
meios de produção será reduzida Ou
22:17
aquele que a guiado por ideais ascéticos
22:19
em seu desejo do socialismo não irá
22:22
deixar seus esforços serão influenciados
22:25
por tudo que foi dito neste ensaio
22:27
menos ainda serão influenciados aquele
22:31
socialistas culturais que como mancou
22:33
esperam que socializam primariamente
22:35
efetue a dissolução da mais assustador
22:38
de todas as verbais
22:40
a cidade capitalista porém aquele que
22:43
espera que socialismo Tragam sistema
22:45
econômico racional será forçado a
22:48
reexaminar suas noções acabou a confusão
22:51
com eu digo essa conclusão é boa porque
22:54
resume bem o texto e se você achou que
22:56
aqui não ficou nada claro isso acontece
22:58
no texto inteiro durante os cinco
23:00
capítulos eu vou examinar mais
23:02
detalhadamente no próximo texto Espero
23:04
que trabalhava que ele me deu para ler e
23:06
comentar essa conclusão já te faz
23:08
entender porquê raios e esse vídeo sobre
23:11
os pontos Capítulo vai ficar gigantesco
23:14
tanto que você provavelmente vou ter que
23:16
dividimos mas bem
23:19
misses tem uma certa
23:21
dignidade é um camarada que tem foi
23:25
honesto o cara que fez um trabalho assim
23:27
razoável ele foi um pai de família dela
23:30
tem um certo pé no chão ele nunca
23:31
entendeu a dissolução dos outros estado
23:33
ele tem você de dignidade para por
23:36
exemplo confrontar os prótons rock
23:38
férias que eu me se foi contratado
23:40
o pênis para desenvolver um sistema de
23:43
pensamento que fosse tão sedutor quanto
23:45
o Marxismo só que indo no sentido
23:48
contrário e ele fez isso em grande parte
23:50
mas um determinado momento ele não bateu
23:53
muito bem leite até o rompimento nos
23:54
olhos agora deixa esquadro sem rock
23:57
férias vice torrent nem ser lembrado
23:59
hoje mas então sim ter tem alguma
24:02
divindade que eu não vejo essa dignidade
24:04
prendo no Roberto eu não vejo isso na
24:06
enchente -
24:09
e ele tem algum pé no chão ele tem
24:12
alguma decência Mas isso não é
24:14
suficiente para fazer com que as
24:16
análises dele se ele realmente claro
24:18
você não realmente é o fico muito
24:20
excessivamente especulativos então isso
24:23
torna mais fácil compreender o porquê do
24:26
seu sucesso dessa camada libertarian
24:28
depois quando eu digo o libertarianismo
24:29
ele é
24:31
uma um Marxismo o anabb ele queria ser
24:36
mais ou menos aqui Marxismo é em termos
24:38
de influência e depois de sessão de
24:41
termos de implementação Afinal o
24:44
machismo está associada à implementação
24:46
de massivo sistemas econômicos que nós
24:49
temos por aí até hoje ele tem uma
24:51
experiência histórica real e esse esse
24:55
teste históricos esse critério é
24:58
positivo negativo se eu deixo em aberto
25:00
eu acho que grande parte negativa umas é
25:02
inegável que é real e que está aí até
25:04
hoje e que liberta Além disso não chega
25:06
nem perto de ter que nenhum sistema
25:08
econômico do mundo jamais se aproximou
25:10
das ideias libertários conforme o
25:13
Vinícius colocar e muito menos as anarco
25:15
capitalista pelo amor de Deus então o
25:18
grau de influência histórica e o grau de
25:21
contato direto da com a realidade que o
25:23
Marxismo tem é infinitamente superior ao
25:26
que tem o libertarianismo mas ele
25:28
comunga com o Marxismo esse grau
25:30
especulativo esse grau O tópico esse
25:34
ingenuidade que me reflete é quase que
25:37
em alguns momentos o o Marxismo
25:40
invertido né e eu foto que assim como
25:43
para o socialismo como próprio missas
25:45
entendi é necessário socializar os meios
25:48
de produção e que aliás em vista tem uma
25:51
distinção entre bens de alto valor e
25:53
baixo odor e eu tô confuso que na
25:55
realidade é distinção entre os meios de
25:57
produção
25:58
Ah e outra vez gosto um é que os que não
26:01
têm grau intermediário Claro para mim
26:02
ele municipais se tratar de forma
26:04
indistinta bens de consumo totalmente
26:07
volitivos como por exemplo bebida de
26:09
diversões e os bens de consumo obstante
26:12
vitais como alimentação moradia visto
26:14
ele se não vê uma distinção de valoração
26:17
nisso Aonde eles estão que arte é esse
26:19
os dentes consumo de bens de produção
26:22
Ah e assim como foi o socialismo é a
26:24
pessoa especial inegociável socializar
26:27
os meios de produção para mim isso é
26:28
inegociável dos meios de produção sejam
26:30
privados e daí decorre uma petição de
26:32
princípio ele A questão não é nem tanto
26:35
o mercado se vive a questão é nem tanto
26:38
você tem um planejamento é uma
26:40
interferência no mercado em se a questão
26:42
que é sagrado para Missões é que o mês
26:44
de posição tem que ser privado
26:46
mas eu curioso ao missão porque a
26:49
princípio É sim se o camarada Falou mano
26:52
fraturou os meios de os bens de consumo
26:55
pelo fato de ser dono dos meios de
26:57
produção ele se alimentam proprietário
26:59
dos bens de consumo mas em que sentido
27:01
eu vou te justifica a propriedade dos
27:04
meios de produção assim ele ele manda
27:08
foto ou os meios de produção em si isso
27:11
aí é ausente em índices até entender que
27:13
se você mano fatores de produção tudo
27:15
bem você abrir o argumento melhor para
27:19
você justificar sua propriedade mas nós
27:21
sabemos o que também não sei se é assim
27:24
para citar o caso mais elementar é o da
27:27
terra a Terra é um meio de produção
27:29
camadas chega-se á possa ele não
27:31
produziu a terra qualquer um chegar ali
27:33
plantar e da terra vai produzir ele pode
27:36
ter
27:38
relacionamento você ter lá equipe a
27:39
mandioca que as sementes que aqui é
27:41
bastante relevante e curiosamente grande
27:44
parte dessas questões de socialização
27:46
tanto na questão sorvete contra chinesa
27:49
quando tá com o banco todas as questões
27:51
perpassa essas essa coletivização da
27:53
terra e é curioso que os indivíduos Em
27:56
que sentido você é dono de uma terra
27:58
senão pelo fato de alguém ter tomado uma
28:00
posse porém não pode tirar um outro e
28:01
tomará posse lugar de quem chega
28:03
primeiro você chega aqui dentro porque
28:05
nós contra nós tomamos as terras que ela
28:09
é um dos indígenas então em que sentido
28:11
aqui para dois mais então porque que
28:13
você não pode tem que chegar e tomar
28:15
desapropriar a terra de alguém para
28:16
terra da reforma agrária para passar a
28:18
produzir sabe que não tem como
28:20
justificar isso e que ele Você já tentou
28:22
se justificar a posse daquele que já é o
28:25
proprietário apesar de sofrer a não ser
28:27
um original mesmo que eu tinha usurpado
28:29
de um outro ali menor e mesmo que não
28:32
Produza necessariamente Continua
28:33
defendendo isso e tem assim um jogo de
28:37
gestão Springs e assim defende por blog
28:39
a propriedade privada no meio posição
28:42
mesmo que ela seja herdada para Os
28:44
Mauricinhos que nem todos em Direito
28:47
bom então tem um certo dogmatismo tem
28:49
acertada vitalidade que o socialismo
28:51
pelo menos justifica porque os meios de
28:54
produção tem que ser socializados essa
28:57
aqui é a questão até uma diferença final
28:59
né para não me alongar mais que esse
29:00
também já vai ficar grande
29:02
mas por exemplo como eu falei inícios e
29:05
nenhum momento tá apontando fatos
29:07
concretos o máximo que acontece no
29:10
capítulo 5 quando ele comenta alguns
29:12
textos de Lenin e de outro autores
29:14
especialmente de lênin já depois da
29:16
revolução Mas isso não são sequer textos
29:19
técnicos de coisas que estão acontecendo
29:20
especificamente naquele momento só mais
29:23
efeito ações que está sendo planejado
29:24
está sendo gerido ainda e nesses fica
29:27
nesse terreno puramente especulativo mas
29:29
olha os marxistas estão sempre dando
29:32
faça um teste o pop marca estava sendo
29:35
fazendo nada de fato histórias reais e
29:37
faço que efetivamente acontecido ele
29:39
fazia uma leitura daqueles fatos ali os
29:43
batismos em geral Sempre fizeram isso
29:44
eles não são só especulativos e tem
29:48
admissão expectativa tem os socialistas
29:50
utópicos tem os Maxis no tópico sim mas
29:52
sempre fizeram análises concretas de
29:54
situações reais isso mas não fazem
29:56
momento nenhum ele é puramente
29:59
especulativo mas menos vamos jogar mais
30:02
já vai dar mais de meia hora esse vídeo
30:05
aqui espero ter só feito em todos são ao
30:09
tema é porque como que eu leio e eu
30:12
espero que no próximo vídeo eu vou
30:15
apenas demonstrar porque todas as minhas
30:17
percepções por quê que as questões não
30:20
são Claras por quê que noção do cálculo
30:23
econômico
30:24
no explica o que me se pensa que explica
30:27
o que explica também porque que esse
30:29
texto completamente ignorado em larga
30:31
escala tem algumas em situações assim
30:33
algumas pessoas abordar algumas pessoas
30:34
responderam algumas pessoas caíram
30:37
nesse quase que nessa armadilha
30:39
especulativa do Mc ficar dentro desse
30:42
especulação também tentando responder eu
30:45
não caio nessa porque eu acho que online
30:47
Eu acho que isso na realidade ele já foi
30:49
obsolete zado pela história em si porque
30:52
olho tá falando de um socialismo que
30:54
nunca existiu nem vai existir porém foi
30:57
até o batom isso mesmo real
31:00
Ah e eu não falei num lugar muito mais
31:02
chega eu sou Marcos Valério XR no dia
31:05
treze de outubro de dois mil e 21 muito
31:07
obrigado por sua atenção Espero que
31:09
tenham gostado e por favor penso vai
31:12
deixar linkado aqui nenhum nós se você
31:13
tiver uma percepção diferente se alguém
31:15
quiser que fique fé chamar um libertário
31:18
para defender o que a gente faz até um
31:19
debate tranquilamente sem nenhum
31:20
problema em Obrigado sua atenção


youtu.be/OUKW6CfcFFU
O cerne do questionamento que faço é: por que Mises? Não entendo porque essa obra de Mises tem que ter destaque na alegação do problema do cálculo econômico no socialismo. O problema em usar esse senhor como instrumento de contra-argumento pró-socialismo é epistemológico e elementar: não é demais lembrar que o Empirismo na epistemologia de Mises é algo que fica num longíquo segundo plano, na melhor das hipóteses. O Racionalismo de Mises, por negligenciar o Empirismo, é ingenuidade de quem não entende como o conhecimento humano funciona.

Tenho lido hipóteses melhores para a questão do que a de Mises, como, por exemplo, a Teoria do Conhecimento Disperso pela Sociedade de Friedrich Hayek. Ademais, a questão do fracasso econômico do socialismo é uma regularidade empírica verificada com frequência, não uma hipótese que ainda precisa ser testada. Dizer que China Maoísta, Cuba Castrista e União Soviética são exemplos de sucesso econômico só é possível para quem falsificou e reescreveu a História: viewtopic.php?p=18807&sid=f08cbd507507e ... e02#p18807

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Huxley escreveu:
Sáb, 23 Outubro 2021 - 21:40 pm
O cerne do questionamento que faço é: por que Mises? Não entendo porque essa obra de Mises tem que ter destaque na alegação do problema do cálculo econômico no socialismo. O problema em usar esse senhor como instrumento de contra-argumento pró-socialismo é epistemológico e elementar: não é demais lembrar que o Empirismo na epistemologia de Mises é algo que fica num longíquo segundo plano, na melhor das hipóteses. O Racionalismo de Mises, por negligenciar o Empirismo, é ingenuidade de quem não entende como o conhecimento humano funciona.

Tenho lido hipóteses melhores para a questão do que a de Mises, como, por exemplo, a Teoria do Conhecimento Disperso pela Sociedade de Friedrich Hayek. Ademais, a questão do fracasso econômico do socialismo é uma regularidade empírica verificada com frequência, não uma hipótese que ainda precisa ser testada. Dizer que China Maoísta, Cuba Castrista e União Soviética são exemplos de sucesso econômico só é possível para quem falsificou e reescreveu a História: viewtopic.php?p=18807&sid=f08cbd507507e ... e02#p18807

Ele fez a continuação (não deu pra pôr transcrição por limites de caracteres):

Mises e o Socialismo - Parte 2 (Vídeo 305)


youtu.be/vXP6ndl7X10

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Alexandre Schwartsman

O triste fim do teto de gastos

As medidas da PEC dos precatórios enterrarão de vez o teto de gastos. Seus legados serão dólar caro, inflação mais alta e juros crescentes, mas não há o menor risco de aprendermos com nossos erros

Por Alexandre Schwartsman 27 out 2021 11h00 

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Difícil não tratar do triste fim do teto de gastos, morrendo na ignomínia depois de serviços relevantes – ainda que pouco reconhecidos – prestados à nação.

A causa mortis é a combinação de duas medidas: a mudança do indexador das despesas, que aparenta ser técnica, mas é apenas um exemplo de casuísmo, e a criação de um limite para o pagamento de precatórios, tema já tratado aqui, mas merecedor de nova visita.

O teto de gastos criado em 2016 impunha um mecanismo muito simples para (quase todas) as despesas do governo federal: tomando o dispêndio de 2016 como base, equivalente a 20% do PIB, seu valor só poderia aumentar no ano seguinte com base na inflação do ano corrente.

Isto, porém, criava uma dificuldade de ordem prática. O orçamento federal precisa ser enviado ao Congresso até o final de agosto, quando não se conhece a inflação fechada do ano, apenas o valor até julho. Como os técnicos ainda precisam de algum tempo para terminar de formular o projeto do orçamento, convencionou-se usar a inflação acumulada nos 12 meses até junho.

Usando este critério a inflação acumulada desde 2016 atingiria 31,8%, o que implicaria um valor para o teto de gastos equivalente a R$ 1,610 trilhão em 2022, dado o valor inicial de R$ 1,221 trilhão.

Parte da proposta de alteração do teto de gastos refere-se precisamente à medida de inflação: ao invés de utilizar o IPCA acumulado nos 12 meses até junho, passaríamos a usar o IPCA de janeiro a dezembro.

A justificativa para a mudança seria a “sincronização” dos reajustes. Como certos preços, notadamente o salário mínimo, são corrigidos pelo INPC (aparentado do IPCA) de janeiro a dezembro, a alteração para o novo período evitaria possíveis “descasamentos” entre o IPCA até junho e o INPC até dezembro.

Trata-se, porém daquilo que um professor da FGV descrevia como “palestra flácida para acalentar bovinos”.

Por exemplo, no dia 29 de julho reportagem da CNN revelava o então secretário do Tesouro, Jefferson Bittencourt, afirmando que “novas estimativas sobre a evolução das despesas obrigatórias do governo mostram um espaço de até R$ 30 bilhões dentro do teto de gastos no ano que vem [2022]”, exatamente por força do descasamento, já que a inflação nos 12 meses até junho atingira 8,3%, enquanto o IPCA esperado para 2021 àquela altura do campeonato se encontrava na casa de 6,5%. Diga-se de passagem, não foi a única manifestação a respeito por parte de membros da equipe econômica.

Todavia, com a piora das perspectivas inflacionárias no período mais recente (próximas a 9%), a avaliação mudou. À luz disto, a nova sistemática proposta permitiria ajustar o teto, retroativamente, em quase 36% desde 2016, isto é, para R$ 1,658 trilhão em 2022, contra R$ 1,610 trilhão pela metodologia atual, na prática elevando a permissão para gastar em R$ 48 bilhões. Vale dizer, um casuísmo.

Em outra dimensão, a proposta limita o pagamento de precatórios ao valor observado em 2016, devidamente ajustado pela inflação do período (aproximadamente 36%, como notado), ou seja, R$ 42 bilhões, enquanto o valor previsto no orçamento seria de R$ 89 bilhões. A diferença, R$ 47 bilhões, poderia ser direcionada a outras despesas. Obviamente, esta despesa não desapareceu; pode não ser desembolsada em 2022, mas ocorreu no critério de competência e como tal deveria ser contabilizada.

No conjunto da obra, portanto, as duas medidas permitiriam R$ 95 bilhões em novos gastos, acomodando, entre outros, o aumento associado à criação do Auxílio Brasil, orçado oficialmente em R$ 75 bilhões, R$ 40 bilhões a mais do que o gasto com o Bolsa-Família, além dos impactos do maior reajuste de salário mínimo, etc.

Imagem

Fonte: Autor

O objetivo é claramente meritório, mas – como notado por outros analistas de contas públicas – poderia ser atingido sem casuísmos e gambiarras, desde que a administração estivesse disposta a enfrentar grupos de interesse.

As emendas do relator, por exemplo, mecanismo que permite ao relator do orçamento, direcionar recursos por critérios, digamos, discutíveis, representam valor em torno de R$ 20 bilhões, capazes de acomodar cerca de metade do aumento do gasto social. Emendas individuais e de bancadas totalizam um pouco menos, R$ 16 bilhões, mas também possibilitariam expansão considerável do gasto social. Vale dizer, há recursos no orçamento dentro das regras correntes; o que não há é vontade e coragem.

O impacto no resultado primário de 2022 é considerável, mais do que dobrando o déficit esperado para o ano que vem, mas – grave como é – não é ainda o principal problema. Como bem destacado por Marcos Mendes, o fim do teto marca a volta para o regime anterior de política fiscal, marcado pela expansão persistente das despesas públicas.

Nunca é demais lembrar que as despesas do governo federal representavam o equivalente a 14% do PIB em 1997, mas, depois de crescerem em média 6% ao ano acima da inflação, chegaram a 20% do PIB em 2016, implicando não apenas uma constante pressão de demanda, mas em determinados momentos alimentando também a percepção de crescimento insustentável da dívida, dois fatores que contribuíram, dentre outros, para a manutenção de taxas de juros elevadas no país.

Não por acaso as taxas reais de juros caíram significativamente com a adoção do teto de gastos sem acelerar a inflação, em contraste com tentativas anteriores. Também não por acaso, voltaram a subir de maneira acelerada nos últimos meses.

Imagem

Fonte: Autor (com dados da ANBIMA)

O gráfico acima ilustra o comportamento das taxas reais de juros futuras para o período 4,5 a 5 anos à frente, portanto bem menos influenciado pelas perspectivas de política monetária do que as taxas mais curtas, revelando não só a forte redução a partir de 2016, como a correção expressiva ao longo dos últimos meses.

O legado da lambança é claro: dólar mais caro, expectativas de inflação mais altas, assim como taxas de juros mais elevadas. Deveria servir de aviso aos que defendiam seu fim, agora supérfluos em vista da lenta agonia do novo regime fiscal, que mal durou cinco anos (dos quais apenas dois em plena forma), mas provavelmente seguirá ignorado.

Nenhuma surpresa aqui: além do Carnaval, samba e (em outros tempos) o futebol, uma das nossas marcas mais fortes é jamais aprender com os próprios erros.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/colunistas ... de-gastos/

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Vem aí um novo Macri? Aguardando os próximos episódios:

Milei, o ultraliberal que quer acabar com a 'casta política' argentina | AFP


youtu.be/uOLiswY6NEI

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Não vejo problema algum em o estado investir em pesquisas científicas, pelo contrário! A questão é que tipo de pesquisa é financiada.

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Sometimes I hear people say things like “the private sector doesn’t fund much R&D.”

Imagem

Imagem
(Jason Bell)

Fonte: https://twitter.com/j_jason_bell/status ... 0410141707
"ah... mas a arpa pagava a passagem para o steve jobs treinar no juvenil do botafogo. Lá ele conheceu o wozniak e criou a apple. Logo, a arpa criou o Iphone 1234s"
(Leonardo Monastério)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... 5429727240

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

A fórmula da corrupção é conhecida faz mais de 30 anos. Klitgaard sintetizou: C= monopólio + poder discricionário - accountability. Nas palavras do próprio:

Imagem
(Leonardo Monastério)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... 9969454084

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Discurso: "precisamos adensar as cadeias produtivas para aumentar a complexidade da indústria nacional"
Realidade: além da corrupção, uma distorção gigantesca que nem o Marcelo Odebrecht considerava viável.
(Do ótimo livro da
@malugaspar
sobre a empresa)

Imagem
(Leonardo Monastério)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... 7655976963

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Qua, 15 Dezembro 2021 - 22:51 pm
Imagem

(Leonardo Monastério)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... 3395888129
Imagem

(Leonardo Monastério)

Fonte: https://mobile.twitter.com/lmonasterio/ ... 5731922944

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Combustíveis e o ciclo reprodutor das borboletas

Tuíte do ex-presidente Lula associando o aumento dos preços dos combustíveis à privatização da BR Distribuidora pode ter quebrado o recorde mundial de bobagens por caractere. Aqui aferimos o resultado


Por Alexandre Schwartsman

Em sua conta no Twitter, o ex-presidente Lula nos brindou com a seguinte pérola:

“Sabe por que a gasolina, o gás e o diesel estão caros? Porque esse Brasil tinha uma grande distribuidora chamada BR que foi privatizada e agora você tem empresas importando gasolina dos Estados Unidos em dólar enquanto temos autossuficiência e produzimos petróleo em reais.”

Em menos de 280 caracteres, ele produziu tamanha montanha de erros que vi compelido a escrever a respeito. Não, é bom deixar claro, porque acredite que as explicações possam ensinar algo ao ex-presidente, mas que é divertido, ah, isso eu posso garantir.

A começar porque a BR Distribuidora jamais produziu uma gota de petróleo ou derivados. Trata-se, como aliás seu próprio nome diz, de uma distribuidora de combustíveis, cujo negócio é vender para o varejo os derivados comprados no atacado (nas refinarias), neste aspecto em nada diferindo de qualquer rede de distribuição.

Mesmo quando controlada pela Petrobras, ela nunca ditou qualquer aspecto da política de preços de derivados. Imaginar que o controle estatal da BR influenciaria, em qualquer grau, o preço dos combustíveis equivale a imaginar que o caminhoneiro que entrega para um supermercado ou para o armazém do Seu Mané é o responsável pela alta dos preços de alimentos.

A propósito, um detalhe menor, mas revelador da ignorância do autor do tuíte sobre o assunto: a BR Distribuidora jamais se envolveu no negócio de gás de cozinha, também citado pelo ex-presidente como produto cujo preço subiu por força da privatização da empresa.

Isto dito, o ex-presidente associa a necessidade de importação de combustíveis à privatização da distribuidora. A este respeito, o gráfico abaixo (que já utilizei em outro contexto) é absolutamente revelador. Nele, com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), mostro a contribuição das importações ao consumo aparente (produção + importações – exportações) de três derivados: gasolina, óleo diesel e GLP.

Conforme se vê, apesar da propalada autossuficiência, o Brasil sempre precisou importar parcela relevante do seu consumo, inclusive, claro, antes da privatização da BR, que só ocorreu em 2019. Algo como 10-15% do consumo aparente de gasolina, 20-25% do consumo aparente de diesel e 25-30% do consumo aparente de GLP foi atendido pelas importações destes derivados.

Imagem

Obviamente, a necessidade de importação de derivados de petróleo tem tanto a ver com a privatização da BR como os rebaixamentos do Palmeiras para a série B com o ciclo reprodutor das borboletas andinas. Resulta, por óbvio, de capacidade de refino inferior ao consumo doméstico, aliás bem mais severa no caso do diesel e do GLP do que no caso da gasolina.

E, não, construir mais refinarias não resolveria o problema, mesmo porque a experiência com a Abreu Lima, conforme explorado com cuidado pelo meu amigo Samuel Pessoa em sua coluna de 11/09/2021 na Folha de S. Paulo, foi um desastre completo. Aliás, a respeito, vale ler “A Organização”, trabalho investigativo impecável de Malu Gaspar.

Dada a necessidade de importação, o preço dos derivados tem que estar alinhado com o preço internacional (o que seria verdade também se não houvesse importação, como explorarei à frente) e não é difícil entender o motivo.

Se o importador não pudesse repassar ao consumidor o preço internacional do produto (devidamente convertido em moeda nacional, mais tributos etc.), a cada elevação do preço internacional as empresas importadoras cessariam suas compras. Simplesmente porque ainda não inventaram um jeito de ganhar dinheiro vendendo um produto por preço inferior ao que custou e ninguém monta um negócio com o objetivo de perder dinheiro.

Obviamente, a Petrobras adotou esta prática, em particular no governo Dilma. O resultado foi não só expulsar a concorrência, mas principalmente obter o título de empresa de petróleo mais endividada do mundo, honra, para falar a verdade, bem pouco honrosa.

A razão é evidente: medido a preços do quarto trimestre de 2021, o lucro líquido da Petrobras, R$ 68 bilhões em 2010, tornou-se prejuízo de R$ 40 bilhões em 2014. Sua geração de caixa (Ebitda), R$ 118 bilhões em 2010, caiu a R$ 32 bilhões em 2014. Em ambos os casos, cortesia da prática de venda a preços domésticos inferiores aos internacionais, receita à prova de bala para perder dinheiro feito gente grande.

Mesmo que não precisássemos importar ou, parafraseando o presidente, se “produzíssemos derivados em reais” (e esquecendo devidamente equipamentos importados, a dívida em dólar etc.), desalinhar os preços domésticos dos internacionais seria uma política equivocada.

Quando os preços sobem, a mensagem do sistema econômico é muito clara. Ela diz: consuma menos e produza mais. Quando impedimos a mensagem, isto é, não permitimos que o sistema de preços funcione, o consumo não se reduz, mesmo em face de redução na oferta global do produto, como ocorre agora com as sanções sobre a Rússia, e a produção não aumenta. O resultado é escassez, como podem atestar os praticantes ativos de congelamento de preços.

Afora isto, tal política é regressiva, isto é, beneficia mais as camadas mais ricas, que consomem proporcionalmente mais derivados do que a população mais pobre, principalmente no caso da gasolina.

Se há uma preocupação em particular com o gás de cozinha, cujo peso no orçamento familiar do pobre é mais elevado, há maneiras mais inteligentes de lidar com o problema, por exemplo, pelo aumento (temporário ou não) das transferências às famílias menos favorecidas, com base no cadastro do antigo Bolsa-Família (hoje Auxílio Brasil).

Enfim, como afirmei no início, não tenho a menor ilusão de convencer o ex-presidente acerca da monumental bobagem perpetrada; apenas expor a pérola por aquilo que ela é: uma manipulação barata e oportunista para fins eleitoreiros. Não é por acaso que o atual presidente fale as mesmas besteiras, embora a presença, ao que parece, de adultos na sala tenha conseguido evitar que as manifestações presidenciais se materializem.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/colunistas ... orboletas/

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Já vi um idiota nas redes sociais fazendo campanha para ninguém abastecer o carro como punição aos donos de postos de gasolina malvados que aumentaram os preços.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A Bolívia pode ser a nova Venezuela?
Tem a economia completamente dependente da exportação de recursos minerais.
Mas o lítio tenderá permanecer em alta por muito tempo por causa de celulares e carros elétricos, mas se inventarem uma tecnologia superior para baterias, a Bolívia entrará em colapso econômico semelhante ao da Venezuela.

Já tinha um projeto de ditador ambicioso, mas por sorte os militares o fizeram renunciar. Na Venezuela, Chávez era militar. O Brasil precisa fazer o mesmo com Lula, que já está querendo o terceiro mandato, como alguém com sede de poder. Mas ao contrário de lá, a situação econômica aqui não está boa e o Brasil não aguenta mais um Lula/Dilma.

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Qui, 10 Março 2022 - 23:05 pm
Combustíveis e o ciclo reprodutor das borboletas

Tuíte do ex-presidente Lula associando o aumento dos preços dos combustíveis à privatização da BR Distribuidora pode ter quebrado o recorde mundial de bobagens por caractere. Aqui aferimos o resultado


Por Alexandre Schwartsman

Em sua conta no Twitter, o ex-presidente Lula nos brindou com a seguinte pérola:

“Sabe por que a gasolina, o gás e o diesel estão caros? Porque esse Brasil tinha uma grande distribuidora chamada BR que foi privatizada e agora você tem empresas importando gasolina dos Estados Unidos em dólar enquanto temos autossuficiência e produzimos petróleo em reais.”

Em menos de 280 caracteres, ele produziu tamanha montanha de erros que vi compelido a escrever a respeito. Não, é bom deixar claro, porque acredite que as explicações possam ensinar algo ao ex-presidente, mas que é divertido, ah, isso eu posso garantir.

A começar porque a BR Distribuidora jamais produziu uma gota de petróleo ou derivados. Trata-se, como aliás seu próprio nome diz, de uma distribuidora de combustíveis, cujo negócio é vender para o varejo os derivados comprados no atacado (nas refinarias), neste aspecto em nada diferindo de qualquer rede de distribuição.

Mesmo quando controlada pela Petrobras, ela nunca ditou qualquer aspecto da política de preços de derivados. Imaginar que o controle estatal da BR influenciaria, em qualquer grau, o preço dos combustíveis equivale a imaginar que o caminhoneiro que entrega para um supermercado ou para o armazém do Seu Mané é o responsável pela alta dos preços de alimentos.

A propósito, um detalhe menor, mas revelador da ignorância do autor do tuíte sobre o assunto: a BR Distribuidora jamais se envolveu no negócio de gás de cozinha, também citado pelo ex-presidente como produto cujo preço subiu por força da privatização da empresa.

Isto dito, o ex-presidente associa a necessidade de importação de combustíveis à privatização da distribuidora. A este respeito, o gráfico abaixo (que já utilizei em outro contexto) é absolutamente revelador. Nele, com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), mostro a contribuição das importações ao consumo aparente (produção + importações – exportações) de três derivados: gasolina, óleo diesel e GLP.

Conforme se vê, apesar da propalada autossuficiência, o Brasil sempre precisou importar parcela relevante do seu consumo, inclusive, claro, antes da privatização da BR, que só ocorreu em 2019. Algo como 10-15% do consumo aparente de gasolina, 20-25% do consumo aparente de diesel e 25-30% do consumo aparente de GLP foi atendido pelas importações destes derivados.

Imagem

Obviamente, a necessidade de importação de derivados de petróleo tem tanto a ver com a privatização da BR como os rebaixamentos do Palmeiras para a série B com o ciclo reprodutor das borboletas andinas. Resulta, por óbvio, de capacidade de refino inferior ao consumo doméstico, aliás bem mais severa no caso do diesel e do GLP do que no caso da gasolina.

E, não, construir mais refinarias não resolveria o problema, mesmo porque a experiência com a Abreu Lima, conforme explorado com cuidado pelo meu amigo Samuel Pessoa em sua coluna de 11/09/2021 na Folha de S. Paulo, foi um desastre completo. Aliás, a respeito, vale ler “A Organização”, trabalho investigativo impecável de Malu Gaspar.

Dada a necessidade de importação, o preço dos derivados tem que estar alinhado com o preço internacional (o que seria verdade também se não houvesse importação, como explorarei à frente) e não é difícil entender o motivo.

Se o importador não pudesse repassar ao consumidor o preço internacional do produto (devidamente convertido em moeda nacional, mais tributos etc.), a cada elevação do preço internacional as empresas importadoras cessariam suas compras. Simplesmente porque ainda não inventaram um jeito de ganhar dinheiro vendendo um produto por preço inferior ao que custou e ninguém monta um negócio com o objetivo de perder dinheiro.

Obviamente, a Petrobras adotou esta prática, em particular no governo Dilma. O resultado foi não só expulsar a concorrência, mas principalmente obter o título de empresa de petróleo mais endividada do mundo, honra, para falar a verdade, bem pouco honrosa.

A razão é evidente: medido a preços do quarto trimestre de 2021, o lucro líquido da Petrobras, R$ 68 bilhões em 2010, tornou-se prejuízo de R$ 40 bilhões em 2014. Sua geração de caixa (Ebitda), R$ 118 bilhões em 2010, caiu a R$ 32 bilhões em 2014. Em ambos os casos, cortesia da prática de venda a preços domésticos inferiores aos internacionais, receita à prova de bala para perder dinheiro feito gente grande.

Mesmo que não precisássemos importar ou, parafraseando o presidente, se “produzíssemos derivados em reais” (e esquecendo devidamente equipamentos importados, a dívida em dólar etc.), desalinhar os preços domésticos dos internacionais seria uma política equivocada.

Quando os preços sobem, a mensagem do sistema econômico é muito clara. Ela diz: consuma menos e produza mais. Quando impedimos a mensagem, isto é, não permitimos que o sistema de preços funcione, o consumo não se reduz, mesmo em face de redução na oferta global do produto, como ocorre agora com as sanções sobre a Rússia, e a produção não aumenta. O resultado é escassez, como podem atestar os praticantes ativos de congelamento de preços.

Afora isto, tal política é regressiva, isto é, beneficia mais as camadas mais ricas, que consomem proporcionalmente mais derivados do que a população mais pobre, principalmente no caso da gasolina.

Se há uma preocupação em particular com o gás de cozinha, cujo peso no orçamento familiar do pobre é mais elevado, há maneiras mais inteligentes de lidar com o problema, por exemplo, pelo aumento (temporário ou não) das transferências às famílias menos favorecidas, com base no cadastro do antigo Bolsa-Família (hoje Auxílio Brasil).

Enfim, como afirmei no início, não tenho a menor ilusão de convencer o ex-presidente acerca da monumental bobagem perpetrada; apenas expor a pérola por aquilo que ela é: uma manipulação barata e oportunista para fins eleitoreiros. Não é por acaso que o atual presidente fale as mesmas besteiras, embora a presença, ao que parece, de adultos na sala tenha conseguido evitar que as manifestações presidenciais se materializem.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/colunistas ... orboletas/
https://twitter.com/AlexSchwartsman/sta ... G6nucpAAAA

https://twitter.com/AlexSchwartsman/sta ... 0460233737

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Demagogia e ensino básico

O aumento do lucro da Petrobras no ano não proveio do aumento de margens aplicadas ao consumidor, ao contrário das afirmações demagógicas de candidatos. A informação está disponível nos demonstrativos da empresa, basta procurar


Por Alexandre Schwartsman
11 maio 2022 11h00 - Atualizado 2 dias atrás

Quando foi publicado o resultado da Petrobras relativo ao primeiro trimestre de 2022, lucro de R$ 44,8 bilhões, o presidente da República, talvez esquecido de ser o controlador da empresa, o comparou a nada menos do que “estupro”. Textualmente:

“Petrobras, estamos em guerra. Petrobras, não aumente mais o preço dos combustíveis. O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo. Vocês não podem aumentar mais o preço do combustível”.

Já mais à esquerda, Ciro Gomes também criticou o lucro da empresa, que atribuiu à política de equiparação de preços domésticos de combustíveis aos preços internacionais.

Por fim, o ex-presidente Lula afirmou que a “Petrobras aumentou seu lucro às custas do sofrimento dos brasileiros”.

Nenhum dos três, obviamente, se deu ao trabalho de olhar (ou pedir para alguém examinar) os demonstrativos financeiros da empresa, que apresento de forma resumida na tabela abaixo, discriminando entre seus diferentes segmentos de atuação. No caso, por falta de espaço, mostro os resultados dos segmentos de exploração e produção (E&P); refino, transporte e comercialização (RTC); assim como o resultado consolidado da empresa, que inclui atividades como geração de energia e outras.

Imagem

Duas palavras antes de entrar nos determinantes do resultado propriamente dito. Em primeiro lugar, notem que os valores estão todos expressos em bilhões de reais do primeiro trimestre de 2022, ou seja, os valores relativos ao primeiro trimestre de 2021 foram devidamente corrigidos pela inflação do período.

Observem também que o resultado consolidado não é a mera adição dos resultados de cada segmento, pois em alguns casos a receita de um segmento (por exemplo, venda de petróleo bruto) é custo de outro.

Ressalvas feitas, deveria ficar claro para qualquer um com o domínio das quatro operações que a melhora do resultado da empresa não foi obtida por “estupro”, ou “às custas do sofrimento dos brasileiros”.

O aumento do lucro bruto da empresa, resultante da diferença das receitas e do custo do produto vendido, foi equivalente a R$ 26 bilhões (R$ 74,8 bilhões em 2022 contra R$ 48,8 bilhões em 2021). Destes, R$ 23,3 bilhões se originaram da atividade de exploração e produção; a atividade de RTC contribuiu com R$ 3,3 bilhões.

Indo um pouco mais fundo (e nem precisa ser tão mais fundo), observa-se que a margem bruta da atividade de E&P (a diferença entre preços e custos) saltou de 55% para 61%, refletindo o aumento dos preços internacionais de petróleo bruto. Já no caso de RTC, a margem bruta encolheu de pouco mais de 15% para pouco menos de 13%.

Dito de outra forma, o aumento do lucro da empresa não veio de elevação das margens do que foi vendido ao consumidor doméstico, pelo contrário; veio da elevação dos preços internacionais relativamente aos custos de produção interna.

De fato, podemos decompor a variação do lucro bruto no período entre a contribuição do aumento das vendas, a contribuição do aumento das margens e, por fim, o efeito cruzado de ambas.

Imagem

Cerca de 90% do aumento do resultado bruto proveio do aumento de vendas. O impacto das margens foi muito menor, R$ 1,8 bilhão (cerca de 7% da variação do lucro bruto), notando que a redução da margem no segmento de RTC implicou queda pouco superior a R$ 2 bilhões em termos de lucros brutos.

Vale dizer, o segmento de RTC “encaçapou” o aumento dos custos, nada surpreendente, já que preços de combustíveis só foram ajustados em março, enquanto preços internacionais aumentaram de forma persistente ao longo de todo o trimestre.

Quando uma eleição está em jogo, não há aritmética que resista à demagogia barata.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/colunistas ... ino-basico

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

É possível ser exportador de commodities e ter o 14º maior IDH do mundo (0,931)?

Imagem
(Pedro Agiota)

Fontes: https://twitter.com/tolzasso/status/152 ... bD27cqAAAA
https://twitter.com/tolzasso/status/1528892854562881537

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Huxley escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 23:13 pm
É possível ser exportador de commodities e ter o 14º maior IDH do mundo (0,931)?

Imagem
(Pedro Agiota)

Fontes: https://twitter.com/tolzasso/status/152 ... bD27cqAAAA
https://twitter.com/tolzasso/status/1528892854562881537
Sabe dizer se esse país (que no Twitter comentaram ser a Nova Zelândia) usa lucro com venda dessas commodities e diversifica, investindo em outros setores (de serviços, etc), principalmente os mais importantes pra manter a qualidade de vida alta?

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 26 Maio 2022 - 22:21 pm
Huxley escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 23:13 pm
É possível ser exportador de commodities e ter o 14º maior IDH do mundo (0,931)?

Imagem
(Pedro Agiota)

Fontes: https://twitter.com/tolzasso/status/152 ... bD27cqAAAA
https://twitter.com/tolzasso/status/1528892854562881537
Sabe dizer se esse país (que no Twitter comentaram ser a Nova Zelândia) usa lucro com venda dessas commodities e diversifica, investindo em outros setores (de serviços, etc), principalmente os mais importantes pra manter a qualidade de vida alta?
Não sei. Mas nada impede uma empresa exportadora de produtos primários ter uma indústria de produtos manufaturados também. Veja o caso da JBS, que, além de exportar carne, também fabrica produtos de limpeza no Brasil.

Ademais, a diversificação da economia como um todo não se confunde com a diversificação do comércio exterior, já que a segunda é apenas uma parte do primeira. O setor primário não representa a maior parte do PIB da Nova Zelândia; é o setor terciário que faz esse papel, como na maioria dos países desenvolvidos (segundo os dados mais recentes que vi na Wikipédia). Ainda assim, mesmo um setor exportador concentrado na exportação de commodities pode ser bastante diversificado. E mesmo que um país não fabrique alguns bens importantes, as empresas importadoras trazem os produtos dos fabricantes estrangeiros. Por exemplo, mesmo que não existissem montadoras de automóveis na Nova Zelândia, deve-se levar em conta que quase certamente existirão empresas comerciantes neozelandesas que importam carros.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Relendo o título deste tópico, lembrei do empresário bolsonarista Luciano Hang, que é ídolo e tido como “herói do capitalismo” para muitos bolsonaristas. Por trás daquele papinho de coach que muitas vezes envolve o nome dele, a realidade do “veio da Havan” é muito mais antiliberal que o mundo da fantasia bolsonarista imagina:


youtu.be/uzNIszfNQxo

Para contextualizar a discussão:

viewtopic.php?p=24635&sid=ee5c562c27e28 ... 19a#p24635

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

O material mais resistente do mundo não é o diamante. É a cabeça de "desenvolvimentista" brasileiro. Faz décadas que:
- ciência da computação gera empregos ótimos;
- Agricultura virou um setor de alta tecnologia.
E eles querem continuar dando $ para fábrica que solta fumacinha
(Leonardo Monasterio)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... jivZYrAAAA
Imagine um setor que gastava $10 em P&D e gerava 100 de valor adicionado. Ele passa a gastar $20 e as inovações foram tão bem sucedidas que agora o VA é $1000
Pelo indicador da OCDE, sua intensidade tecnológica diminui. Ignorar o denominador é sempre perigoso.
(Leonardo Monasterio)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... jNypcrAAAA

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »


Déficit Público e Welfare-State

Recente discussão sobre auxílio, ajuda a caminhoneiros, etc. e estouro do teto pode ter levantado: Estado de Bem-Estar redunda em déficit?

O Walfare-State mais generoso do mundo está nos países nórdicos, q tem supervit estrutural.

Imagem
(Carlos Alberto Ramos)

Fonte: https://twitter.com/carlosalrms/status/ ... nSs5ErAAAA

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

:eusa-think: :eusa-think: :eusa-think: :eusa-think:
Se economia austríaca fosse realmente útil para entender o mundo, haveria uma alta demanda por economistas austríacos e eles seriam os mais bem pagos da profissão.
Austríacos são como médicos homeopatas. Você não encontram homeopatas nos melhores hospitais do mundo. +

Na hora do vamuvê, todo mundo quer um profissional atualizado nas técnicas mais modernas da Medicina mainstream. Ninguém quer ser operado por um sujeito que lê livros centenários como se fossem escrituras sagrada. A mesma coisa vale para os austríacos. +

a Google tem o Hal Varian, a gigante Susan Athey trabalhou na Microsoft; e a Amazon possui 250 Ph.Ds em Economia. Quantos foram contratados pela sua formação austríaca? Cerca de 0.
O mercado já falou.

Se os austríacos realmente acreditassem no funcionamento do mercado, eles apanhariam outros livros da estante para ler. Fariam exatamente como faz o mainstream : absorveriam de Hayek e Mises apenas o que é relevante.
O mercado ensina

O post mais longo e com links está aqui:

https://bodegamonasterio.substack.com/p ... -acreditam
(Leonardo Monasterio)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... vz948rAAAA

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Artigo meu e do Fragelli hoje no Valor.

Pode-se ignorar os fatos e continuar defendendo políticas industrias que não funcionaram no passado e pioram a distribuição de renda. É o esperado de lobistas e representantes da indústria, que só têm a ganhar privadamente com elas. 1

Imagem
(Pedro Cavalcanti Ferreira)

Fonte: https://twitter.com/pcgFerreira/status/ ... 6168689665

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Se o BR gasta uma fortuna para "agregar valor", o país está , na vdd, destruindo valor.
Ótima coluna do Samuel Pessoa:

Imagem
(Leonardo Monasterio)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... eo8aorAAAA

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

O congelamento dos preços dos aluguéis em Berlim (2020-21) significou:

1⃣ ⬇️10% dos preços de aluguel.
2⃣ ⬇️52% da oferta de apartamentos para alugar‼️
3⃣ Piora as possibilidades de aluguel para casais e famílias pequenas.
4⃣ Sem efeito no número e preço de venda dos apartamentos.

Imagem

Imagem
(Juan Luis Jiménez - traduzido)

Fonte: https://twitter.com/lmonasterio/status/ ... eo8aorAAAA

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Liberdade econômica
Ele critica o ranking de liberdade econômica e diz que todo país rico teve exploração ou cresceu com forte intervenção estatal.

youtu.be/-4XQCRWp80c

Não acho que as duas opiniões são contraditórias. O Estado é capaz de promover o crescimento econômico desde que não se endivide. Mas falta de liberdade econômica na questão de comércio, empreendimento e trabalho é um desastre.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Seres fictícios e a política industrial I: os golfinhos heróicos

Leo Monasterio
Jul 19

Há náufragos que afirmam que golfinhos os empurraram para a praia mais próxima. Será que os golfinhos se importam com a nossa infeliz espécie? Não sabemos. Uns nos salvaram, mas outros talvez levaram náufragos para alto-mar. Náufragos mortos não falam e assim os golfinhos mantêm a boa reputação.

Os sucessos da política industrial são celebrados por todos: políticos, empresários beneficiados e economistas que as defendem. Já os fracassos são invisíveis. Eles submergem e vão sendo esquecidos. Por vezes, algum pesquisador os exuma e quase sempre conclui que faltou (ainda mais) auxílio do governo.

Os casos bem-sucedidos da política industrial não são argumento suficiente para sua defesa, tampouco o é a cartada "mostre-me um país que tenha ficado rico sem política industrial!". Esse é um argumento equivalente a "mostre-me um país que tenha ficado rico sem governantes ladrões!". Todo país rico teve governantes ladrões e todo país pobre também. Logo, governantes ladrões não podem ser a chave do desenvolvimento. Se você só considera os resgatados pelos golfinhos, não me surpreende que os tenha em alta estima.

Um argumento mais sofisticado diz que fracassos são normais; o importante é acertar em cheio de vez em quando. Esse ponto se sustenta quando: a) os acertos são de fato consideráveis; e b) a fala vem de um investidor anjo, usando seu próprio dinheiro e não de um gestor público, sem skin in the game, em um país no qual metade da população não tem saneamento apropriado. Erros têm custo. A política de informática dos anos 1980 foi demolidora para a produtividade nacional; o projeto do submarino nuclear brasileiro já ultrapassa quatro décadas, sugou dezenas de bilhões de reais e levou o almirante que o idealizou para a cadeia. Ainda não há sinal de submarino. Talvez esteja nadando com os golfinhos.

McCloskey e Mingardi publicaram o demolidor The Myth of the Entrepreneurial State. Recomendo fortemente.
Fonte:
https://bodegamonasterio.substack.com/p ... industrial

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Outra questão é que países ricos comercializam muito mais entre si do que com os países pobres. Ademais, diversos países desenvolvidos não têm histórico de conquistas territoriais notáveis, porém diversos países subdesenvolvidos, sim. Então, essa coisa de teoria da exploração que explica a maior parte das diferenças de riqueza entre nações é conversa para boi dormir.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Huxley escreveu:
Sex, 16 Setembro 2022 - 00:50 am
Outra questão é que países ricos comercializam muito mais entre si do que com os países pobres.
Países pobres não tem mercadoria de alto valor para poder comercializar em pé de igualdade com os ricos.
Ademais, diversos países desenvolvidos não têm histórico de conquistas territoriais notáveis, porém diversos países subdesenvolvidos, sim. Então, essa coisa de teoria da exploração que explica a maior parte das diferenças de riqueza entre nações é conversa para boi dormir.
Países com conquistas (Mongólia, Egito, etc) fizeram isso há muito tempo no passado, muito antes da revolução industrial.

Dos que nunca invadiram, só um número pequeno superou a armadilha da renda média (Coreia, Escandinávia, etc) e teve uma forte participação do Estado no desenvolvimento.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Tutu escreveu:
Sex, 16 Setembro 2022 - 13:07 pm
Huxley escreveu:
Sex, 16 Setembro 2022 - 00:50 am
Outra questão é que países ricos comercializam muito mais entre si do que com os países pobres.
Países pobres não tem mercadoria de alto valor para poder comercializar em pé de igualdade com os ricos.
Ademais, diversos países desenvolvidos não têm histórico de conquistas territoriais notáveis, porém diversos países subdesenvolvidos, sim. Então, essa coisa de teoria da exploração que explica a maior parte das diferenças de riqueza entre nações é conversa para boi dormir.
Países com conquistas (Mongólia, Egito, etc) fizeram isso há muito tempo no passado, muito antes da revolução industrial.

Dos que nunca invadiram, só um número pequeno superou a armadilha da renda média (Coreia, Escandinávia, etc) e teve uma forte participação do Estado no desenvolvimento.
1- É por isso que não faz sentido dizer que os países ficaram ricos explorando economicamente os países pobres. A vasta maior parte do fosso existente entre países ricos e pobres foi construída a partir do século XX e a maior parte dos ganhos com o comércio internacional obtido por um país rico geralmente foi obtido comercializando com outros países ricos.

2- Sobre a questão de “todos os países…”. Como já foi dito antes…
Esse é um argumento equivalente a "mostre-me um país que tenha ficado rico sem governantes ladrões!". Todo país rico teve governantes ladrões e todo país pobre também. Logo, governantes ladrões não podem ser a chave do desenvolvimento.

Re: liberalismo no ## dos outros, Estado pra nós

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Como a ESTÔNIA se tornou o Pais Mais Digital do Mundo?

youtu.be/DY94bVAi_dg

Estônia é um bom exemplo em que o governo fez sua parte e a iniciativa privada fez a dela.
Aprovaram lei proibindo gastar mais do que arrecada.

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

“Soraya diz que Bolsonaro é de esquerda e vira alvo de críticas nas redes..” - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/20 ... a-meme.htm

A esquerda brasileira e a direita brasileira são semelhantes economicamente pelo menos em um aspecto muito importante… Ambos têm afinidade com o expansionismo fiscal:
Padrão de votação dos deputados reeleitos indica baixa propensão à responsabilidade fiscal.Imagem
(Marcos Mendes)

Fonte: https://twitter.com/mjmendes65/status/1 ... jViOorAAAA

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Eu já era desconfiado do pessoal que se dizia anti-estado, mas que foram se mostrando contra estado apenas quando tá sob gestão de esquerda.

Constantino, Paulo Kogos (que pra mim nunca foi ancap; não dá pra ser ancap e cristão com bíblia dando suporte a estado e imposto), Peter do Visão Libertária, Idéias Graduais (agora defendendo, junto com muitos do partido Novo, Bozo como "mal menor"), se encaixam nesse tipo de "libertário ancap".

Re: Liberalismo e Anarcocapitalismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Mesmo criticando voto e dizendo que, entre lata de lixo e Bozo, preferiria lata de lixo, Porto fez vídeo reassumindo que Bolsonaro seria o menos ruim:

BOLSONARO 22


youtu.be/DIO-fmGQbJw
Responder