Cotas Raciais

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Cotas Raciais

Contra
9
82%
A favor
2
18%
 
Total de votos: 11

Cotas Raciais

Avatar do usuário
Pasteur
Mensagens: 101
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:12 am

Mensagem por Pasteur »

Cotas Raciais:

Argumentos:


A Favor
O curso universitário é um dos que mais favorece a ascensão social e a maioria dos alunos das universidades brasileiras são estudantes brancos.

O Brasil tem uma dívida histórica com a população negra por conta da escravidão.

Ajuda a promover a diversidade étnica em profissões que são ocupadas tradicionalmente por brancos.

Dá exemplo para que outros jovens negros e indígenas sintam-se motivados para ingressar na universidade.

Como as cotas raciais promovem a convivência entre vários grupos étnicos, isto ajuda a diminuir o racismo.

Contra
Os cotistas roubam a vaga daqueles que não foram contemplados por este sistema.

Muitos não se sentem responsáveis por aquilo que aconteceu no passado.

As cotas dariam mais chances para os negros, pois eles não precisam estudar para passar no Vestibular.

As cotas vão contra a meritocracia e favorecem o racismo, ao invés de suprimi-lo.

O sistema de cotas fará cair a qualidade do ensino superior.

https://www.todamateria.com.br/cotas-raciais/

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Até que me convença do contrário em algum caso pontual, sou contra qualquer tipo de cota.
Eu chamaria a conhecida cota racial de cota "racista".
Quanto a dividas históricas, é um absurdo. Se olharmos a história humana, concluiremos que todas as etnias tem divida com alguém. Eu não reconheço dever nada a ninguém nem penso que alguém me deva algo.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

O mito da dívida histórica entre brancos e negros
 23/10/2015 

por FELIPE LUNGOV*
Não quero aqui contestar o fato de que os colonos europeus tenham usado trabalho escravo africano durante séculos no Brasil. Negros eram capturados de suas tribos na África, cruzavam o Oceano Atlântico em condições precárias, eram vendidos e forçados a trabalhar para seus senhores brancos por gerações até o fim do Império.
As consequências morais desse triste capítulo da história podem ser analisadas por duas óticas diferentes. A primeira é a adotada pela esquerda em geral e pelo movimento ativista negro em particular, que acredita que ações e responsabilidades são atribuídas a grupos de pessoas com características comuns. Por essa ótica, o fato de brancos terem escravizado negros criou uma dívida moral e histórica entre esses dois grupos, que deve ser paga por quem hoje é branco para quem hoje é negro.
Essa análise fundamentaria as discriminações (sob o eufemismo de ações afirmativas) que vemos hoje, particularmente a reserva de vagas para negros em universidades e concursos públicos, sob pretexto de acerto dessa dívida histórica.
A segunda ótica com que podemos ver a questão é a ótica libertária. Por ela, direitos, obrigações, ações e responsabilidades são atribuídas a cada pessoa individualmente — não a grupos de pessoas. Ninguém, em hipótese alguma, é chamado para reparar um mal causado por outra pessoa, mesmo que ambos compartilhem a mesma cor da pele, sejam da mesma família, sejam amigos, ou torçam para o mesmo time. Jamais.**
Olhando por esse prisma, não haveria dívida histórica moral dos brancos de hoje para os negros de hoje, exatamente porque esses brancos não são obrigados a pagar por injustiças cometidas por outros brancos; e mesmo que fossem, não seria para os negros de hoje, que também são outros que não aqueles que foram vítimas da escravidão.
Ativistas do movimento negro, quando confrontados com essa argumentação, trocam o discurso moral pelo material. Segundo eles, o trabalho escravo negro beneficiou materialmente os brancos, e essa riqueza permitiu que os descendentes dos senhores de escravos estejam injustamente em melhor situação financeira do que os descendentes dos escravos. Aqui, haveria novamente uma dívida histórica a saldar.
O problema desse argumento é que ele repousa sobre uma visão curiosamente estreita da história. Eu mesmo tive a oportunidade de visitar o Zimbábue, na África, e andei em meio às ruínas do Reino do Zimbábue dos séculos 13 a 15. Visitei a câmara onde eram mantidos os escravos, o local onde eram mantidas todas as mulheres do rei, e as fortificações que defendiam o rei de invasores externos.
Também estive na Etiópia, em meio a ruínas e belíssimas igrejas onde outrora fora o Império Etíope que durou impressionantes 800 anos até o final do século 20. Como em quase todo o resto da África, o império escravizou, por milhares de anos, outros povos que conquistava.
Entre os europeus, por milênios pessoas eram feitas escravas por dívidas ou guerra. Uma proporção significativa da população urbana da Grécia antiga era formada por escravos, quase todos brancos. Roma também incorporava novos escravos a seu império por onde avançava, brancos ou negros do norte da África. Romanos brancos que caíssem reféns em guerras com povos africanos também eram escravizados.
Os próprios negros, no Brasil, quando conseguiam sua libertação, tentavam comprar ou capturar outros negros como escravos. Zumbi, herói do movimento negro, foi tanto escravo como senhor de escravo — muitos outros também. Como decidir de que lado da dívida histórica estão seus atuais descendentes?
Uma visão mais abrangente e menos maniqueísta da história nos mostra, portanto, que a escravidão foi prática recorrente por muito da existência humana. Não tenho dados para embasar essa afirmação (nem seria possível tê-los), mas se formos levar a sério esse argumento de beneficiamento material por escravidão e traçar a árvore genealógica de cada um de nós até o começo dos tempos, tenho certeza que todos nós temos ascendentes que já foram escravos, e todos nós temos também ascendentes que já foram senhores de escravos. Todos nós, brancos e negros, já enriquecemos injustamente, e injustamente enriquecemos outros. O que nos diferencia, por esse critério, é a proporção entre cada um dos dois — igualmente impossível de se determinar para cada indivíduo.
Por fim, nem todos os brancos que hoje vivem no Brasil são descendentes de senhores de escravos do Império. Muitos imigrantes chegaram no século passado e não se beneficiaram em nada com o trabalho escravo dos negros de séculos anteriores. Mesmo assim, na visão do movimento ativista negro, seus descendentes têm uma dívida histórica com os negros.
Isso para não falar de toda a mistura entre raças e entre correntes migratórias que é o nosso povo brasileiro. É fácil perceber que é impraticável desenhar políticas públicas verdadeiramente preocupadas em corrigir qualquer tipo de injustiça que a escravidão tenha causado. A história da humanidade é recheada de atrocidades de todo tipo, condenáveis por qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade — e, muito mais importante, com a visão de mundo liberal que temos hoje.
Não há como saber quem é mais vítima e quem é mais agressor, mesmo que se escolha enxergar pela ótica coletivista de responsabilidades. Reconhecer que essas atrocidades aconteceram, mas que não há nada que possa ser feito para compensar suas reais vítimas é o primeiro passo para evoluirmos rumo a uma sociedade próspera para todos, pacífica e com menos rancor. Em muitos lugares do mundo, longe das universidades públicas brasileiras, nada ou muito pouco se evoluiu nesse sentido. Não façamos o mesmo.
** Exceto, obviamente, nos casos em que duas ou mais pessoas estão voluntariamente associadas, como um casamento de comunhão de bens, sócios de uma empresa, etc.
*Felipe Lungov é formado em Economia pela FEA-USP e possui especialização em Estatística pela FIA-USP.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
Jurubeba
Mensagens: 9
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 21:26 pm

Mensagem por Jurubeba »

Sendo curto e grosso: cotas são a materialização do preconceito. Considero que a existência de cotas confirma a ideia de que existem pessoas que, mesmo sendo capazes, precisam ser tratadas como idiotas.

Os incapazes precisam de assistência social e os capazes de igualdade de condições. Mas como o Estado tende a falir sempre, ele atesta seu fracasso criando atalhos e transformando oportunidades em privilégios.

No entanto, confesso que esse é um tema polêmico e espinhoso. Além do que, o politicamente correto está sempre à espreita para devorar quem ousa emitir opiniões diferentes daquelas estabelecidas pelos cagadores de regras de plantão.
Barão de Itararé escreveu:Se há um idiota no poder é porque os que o elegeram estão bem representados.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Sou contra cota racial, acho que auxílio deve ser dado a quem não tem condições financeiras.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
Donatello
Mensagens: 4
Registrado em: Dom, 22 Março 2020 - 08:50 am
Contato:

Mensagem por Donatello »

Eu sou contra cotas racistas desde sempre, aliás: a aprovação das cotas racistas no Brasil foi o primeiro gatilho para que eu percebesse a desconexão entre o discurso e a prática dos movimentos assim chamados "igualitaristas", "progressistas" ou de "defesa das minorias".

Quanto aos principais motivos da minha oposição às cotas racistas, não aparecem entre estes 5 que você selecionou (embora eu não exclua nenhum dos motivos contrários que você elencou).

Alguns do meus principais:


1. As cotas focam num elemento simbólico da desigualdade atacada, e não na desigualdade em si. Uma explicação magnífica do que quero dizer aqui é dada pelo Clarion/Bruno Zanelli no vídeo abaixo. Concordo que cotas para pobres são mais defensáveis moralmente, e num mundo ideal seriam melhores inclusive para os negros. Também sou contra cotas para pobres, contudo: mas aí o motivo é meramente pragmático (na teoria seria lindo: na prática favorece a pessoas espertas de classe média pra cima e fomenta ainda mais a nossa famosa Lei de Gerson, posso discorrer mais a frente sobre isso).


youtu.be/xWERqNk28Nk

2. "Como as cotas raciais promovem a convivência entre vários grupos étnicos, isto ajuda a diminuir o racismo.".

Ao contrário: me parece que o sistema de cotas racistas reforça o estigma sobre o negro. Fui aluno de diversas universidades públicas - algumas em que existia e outras em que inexistia cotas. Sou negro (mulato escuro), me parece que aquela em que eu menos fui tratado como "diferente" foi exatamente a UFF, onde entrei em uma época em que não existia cotas. Na UFRJ eu não era cotista, mas o tempo todo era questionado sobre isso: natural, um preto circulando nos corredores de uma universidade pública deixou de ser - desde o estabelecimento das cotas racistas - um aluno como outro qualquer.

Me parece provável que surja daí um certo revanchismo étnico direcionado (contra) aos negros, no futuro.

3. Thomas Sowell sempre apresenta, como um dos seus principais argumentos contra cotas de um modo geral (racistas em particular), o deslocamento das reais possibilidades acadêmicas. As cotas sabotariam os cotistas, que seriam retirados do curso das possibilidades em que teriam chances reais de crescer.

Ele diz que muitos dos seus alunos cotistas eram bons o suficiente para terem boas graduações de economia em universidades menores ou em cursos de menor prestígio, que dificilmente os direcionaria para cargos de relevo em grandes empresas, mas que ainda lhe possibilitassem melhores condições de empregabilidade. Assim eles poderiam dar melhor educação aos seus filhos, e estes sim talvez estivessem preparados para Stanford. Ao serem colocados à força em Stanford, os cotistas não conseguiam acompanhar os padrões de excelência da universidade. Este argumento costuma ser refutado no Brasil com a alegação de que "o desempenho dos cotistas nas universidades brasileiras é - miraculosamente - superior ao dos não cotistas". É preciso olhar com atenção para a metodologia de produção destes tais dados brasileiros e sobre alguns aspectos da demografia cotista das universidades públicas do Brasil. Esta questão se mistura com outros pontos (inclusive com o motivo pelo qual sou contra cotas sociais). Deixo pra depois.


youtu.be/6yOG0UZsqGI

4. Thomas Sowell também sempre aponta para o caráter perpétuo que as leis privilegistas (sempre apresentadas como de caráter temporário) manifestam. Isto é observado por ele - em seu clássico Ações afirmativas ao redor do mundo - como um padrão global. Em todos os lugares onde cotas racistas foram propostas, elas foram propostas como "soluções" temporárias que se perpetuam por décadas. Sowell menciona que na Índia os próprios propositores dos primeiros sistemas de cotas fizeram questão de estabelecer na lei que a medida duraria pelo prazo de apenas 10 anos: isso foi na década de 40 do século passado, e as medidas nunca foram revistas - mas ampliadas. De fato, isto foi o que aconteceu e vem acontecendo no Brasil: em 2002, quando as primeiras cotas foram criadas, sempre se destacava que elas eram uma solução temporária e limitada. Hoje as universidades têm cotas até pra travesti na pós-graduação, e ninguém imagina mais que serão extintas tão cedo.

5. Sowell também menciona que a criação de grupos de privilégio provoca uma óbvia busca por estratégias - por parte dos não privilegiados - em serem inseridos dentro dos grupos de beneficiados (vem daí a guerra eterna entre auto-declaração e tribunais racistas nas cotas racistas brasileiras).

No meu entender a auto-declaração bloqueia o revanchismo étnico, mas fomenta a lei de Gérson (dois colegas, ambos loiros, ambos filhos de médicos, ambos egressos do prestigioso colégio PÚBLICO Pedro II, no Rio de Janeiro, se inscrevem em medicina na UFRJ: um faz 910 pontos e não passa, o outro faz 888 pontos e é aprovado).

Já o tribunal racista bloqueará a lei de Gerson, mas fomentará o revanchismo étnico violento e explícito contra negros.

Desde o episódio dos gêmeos da UnB as cotas racistas brasileiras viveram sob a égide da auto-declaração, de uns 3 anos pra cá estão sendo instituídos tribunais racistas. A ver o resultado.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Donatello escreveu:
Dom, 22 Março 2020 - 09:55 am

3. Thomas Sowell sempre apresenta, como um dos seus principais argumentos contra cotas de um modo geral (racistas em particular), o deslocamento das reais possibilidades acadêmicas. As cotas sabotariam os cotistas, que seriam retirados do curso das possibilidades em que teriam chances reais de crescer.

Este cara é muito bom em tudo o que fala.....um dos que merecem ser citados sempre.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Pasteur escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 23:26 pm
Cotas Raciais:

Argumentos:
A Favor
O Brasil tem uma dívida histórica com a população negra por conta da escravidão.
Eu reescreveria o papo de dívida histórica como "A escravidão deixou um legado de racismo estrutural no Brasil".

Concordo com os argumentos em geral, mas não acredito que cotas resolvam os problemas.
Contra
Esses motivos contra são estúpidos. Mas eu sou contra cotas raciais.

Meu problema com cotas raciais são os seguintes:
  • As vagas em universidades são relativamente poucas para tirar um número significativo de negros da pobreza.
  • Há muitos mestiços no país e não há como estabelecer o limite do que é branco ou negro. Pode criar situações bizarras em que um irmão pode receber cota e outro não porque um tem um pouco mais melanina do que o outro.
  • Cria segregação, porque a cor será usada para identificar "os cotistas" ou "os diferentes".
  • A maioria dos negros beneficiados são os de classe média e não os mais pobres, que são as maiores vítimas do racismo estrutural.
Eu sou a favor de 100% de cotas para pobres, sem olhar a raça. Se eles conseguem passar na prova, mesmo não sendo os melhores, mas não sendo ruins, não vejo problema deles na universidade.

A grande causa do racismo estrutural é a grande desigualdade social que existe no país e a maior parte dos negros estão nas classes mais pobres. Para acabar com o racismo estrutural é necessário acabar com a desigualdade geral, que também é fonte da violência, para que o percentual de negros na população geral seja o mesmo em cada classe social.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Tutu escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 18:23 pm
é necessário acabar com a desigualdade geral, que também é fonte da violência, para que o percentual de negros na população geral seja o mesmo em cada classe social.
Isto a meu ver não é ponto pacifico. A desigualdade não é a causa da violência, pelo menos não a unica nem mesmo a principal. Mas isto seria um longo debate, fora do tema do tópico.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Ele se referiu às desigualdades sociais, e está correto neste sentido. Os países que apresentam maiores índices de violência são os países com maior desigualdade social, que por sinal são os que tem mais pobreza também.

Enquanto negros continuarem sendo maioria na classe baixa e minoria nas classes médias e alta, certamente continuará existindo racismo. Mas, concordo que as cotas raciais não são o melhor instrumento para lidar com essa acentuada diferença de raças entre as classes sociais.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Magalu fez um processo seletivo só para negros e os juízes não consideraram isso como racismo inverso:
https://exame.com/negocios/mpt-conclui- ... historica/


Vendo a polêmica que isso causou, prevejo que no futuro negros e brancos se tornarão facções rivais e os partidos políticos começarão a representar uma raça específica. Nos EUA os dois grupos não se dão bem, mesmo na mesma classe social.


Uma análise a favor.

Acho que a ação deles é correta. O problema é que o politicamente correto acaba empurrando as pessoas para o lado errado tonando-as mais fechadas a essas iniciativas. O trágico é quando esse tipo de política se torna uma lei.

Re: Cotas Raciais

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 29 Setembro 2020 - 10:54 am
Magalu fez um processo seletivo só para negros e os juízes não consideraram isso como racismo inverso:
https://exame.com/negocios/mpt-conclui- ... historica/
A Luiza Trajano, dona da empresa, deixou claro que seu objetivo não tem nada a ver com ideologia ou reparação de injustiças e sim porque se deram conta de que precisam de mais negros na equipe para entender melhor o que o público consumidor negro procura.

Re: Cotas Raciais

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 30 Setembro 2020 - 10:31 am
Tutu escreveu:
Ter, 29 Setembro 2020 - 10:54 am
Magalu fez um processo seletivo só para negros e os juízes não consideraram isso como racismo inverso:
https://exame.com/negocios/mpt-conclui- ... historica/
A Luiza Trajano, dona da empresa, deixou claro que seu objetivo não tem nada a ver com ideologia ou reparação de injustiças e sim porque se deram conta de que precisam de mais negros na equipe para entender melhor o que o público consumidor negro procura.
Na verdade foi uma jogada de marketing e isso fica evidente quando essa política saiu do departamento de RH para se tornar pública. O argumento da necessidade de mais negros para entender o mercado negro não se justifica nem se a Magalu trabalhasse com desenvolvimento de produtos. Ela compra produtos no atacado e revende no varejo de acordo com a demanda gerada na maioria das vezes pelo marketing das empresas fornecedoras. Não é necessário ser "negro" para saber interpretar pesquisas de consumo/mercado e fazer pedidos aos fornecedores. O fato de ser branco, negro, amarelo, verde, cor-de-rosa, etc não faz a menor diferença.

Re: Cotas Raciais

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

aronax escreveu:
Qua, 04 Março 2020 - 21:03 pm
Até que me convença do contrário em algum caso pontual, sou contra qualquer tipo de cota.
Eu chamaria a conhecida cota racial de cota "racista".
Quanto a dividas históricas, é um absurdo. Se olharmos a história humana, concluiremos que todas as etnias tem divida com alguém. Eu não reconheço dever nada a ninguém nem penso que alguém me deva algo.
Cota NÃO É para resgate de dívida histórica


youtu.be/eWEr5WNu-I0

Re: Cotas Raciais

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Cota é teta!

Re: Cotas Raciais

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

O organoléptico escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 17:21 pm
Cota é teta!
Cota pra deficiente físico é teta também?

Re: Cotas Raciais

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Vitor Moura escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 22:19 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 17:21 pm
Cota é teta!
Cota pra deficiente físico é teta também?
Não.

Re: Cotas Raciais

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

O organoléptico escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 22:40 pm
Não.
Ah, então parece que nem toda cota é teta, né? E por que para negros seria teta?

Re: Cotas Raciais

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Vitor Moura escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 22:54 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 22:40 pm
Não.
Ah, então parece que nem toda cota é teta, né? E por que para negros seria teta?
Cota pra deficientes não se trata de cota mas sim de auxílio para adaptação social. É que nem o desenho do Asterix, a poção do Panoramix é pra os que precisam de força extra, já o Obelix não precisa, pois caiu acidentalmente no caldeirão quando criança.

Re: Cotas Raciais

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

O organoléptico escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 23:27 pm
Cota pra deficientes não se trata de cota mas sim de auxílio para adaptação social.
Trata-se de cota sim. Não faz malabarismo semântico:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direit ... ta-30-anos

Auxílio para adaptação social é um banheiro adaptado, uma rampa de acesso, um ônibus adaptado, notas de tamanho diferentes para valores diferentes etc.
O organoléptico escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 23:27 pm
É que nem o desenho do Asterix, a poção do Panoramix é pra os que precisam de força extra, já o Obelix não precisa, pois caiu acidentalmente no caldeirão quando criança.
E por que vc acha que os negros não precisam de força extra?

https://noticias.r7.com/brasil/salario- ... e-26112018

Re: Cotas Raciais

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Vitor Moura escreveu:
Qua, 02 Março 2022 - 07:35 am
O organoléptico escreveu:
Ter, 01 Março 2022 - 23:27 pm
Cota pra deficientes não se trata de cota mas sim de auxílio para adaptação social.
Trata-se de cota sim.
Não é cota no sentido de ser uma teta. Um deficiente físico ou um deficiente cognitivo ao serem assistidos pelo governo através de políticas de assistência social são amparados desde uma sua permanente incapacitação que os impede de terem igualdade de funcionalidade em relação aos demais. Não se está discriminando o indivíduo mas sua deficiência.

Re: Cotas Raciais

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Vitor Moura escreveu:
Qua, 02 Março 2022 - 07:35 am


E por que vc acha que os negros não precisam de força extra?

https://noticias.r7.com/brasil/salario- ... e-26112018
Ué, claro que se o negro for deficiente fisico e/ou cognitivo ele não só precisa como também merece.

Re: Cotas Raciais

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

O organoléptico escreveu:
Qua, 02 Março 2022 - 09:35 am
Vitor Moura escreveu:
Qua, 02 Março 2022 - 07:35 am


E por que vc acha que os negros não precisam de força extra?

https://noticias.r7.com/brasil/salario- ... e-26112018
Ué, claro que se o negro for deficiente fisico e/ou cognitivo ele não só precisa como também merece.
As circunstâncias sociais em que o negro nasce podem representar (e muitas vezes representam) dificuldades tão grandes ou até maiores que as de um deficiente físico.
Responder