Novo cangaço

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Novo cangaço

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Sobre casos como o de Criciúma e cidades pequenas.

Como eu tinha postado noutro tópico, "Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?", esse seria um dos motivos da diminuição de dinheiro em espécie.

Nos comentários há quem diga que isso não é um Novo cangaço pois, segundo a visão românticas deles, o cangaço era um movimento de luta popular contra injustiça social e etc. Talvez eles não saibam que há relatos sobre estupros e coisas do tipo:

UM CAPÍTULO POUCO DISCUTIDO: OS ESTUPROS NO CANGAÇO NORDESTINO

Muitos acreditam que o bando de Lampião era composto de valentes heróis, todavia, esquecem de ver o ponto de vista das mulheres, submetidas às piores violências

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/ ... tino.phtml
Comentários que destaquei:
https://www.youtube.com/watch?v=FOFdoID ... VhZ4AaABAg

PAULO TOMAZ
1 dia atrás (editado)

Não tem absolutamente nada a ver com cangaço, os cangaceiros eram movimento de cunho popular de luta pela sobrevivência e autonomia de um povo pobre e sua cultura, através da exaltação de costumes e evidentemente perpassando pela violência porque nossa elite escravocrata sempre foi muito mais violenta e sanguinária do que podemos teoricamente conceber.
Esse outro comentário critica sobre a questão de que no futuro a redução da circulação de dinheiro em espécie resultaria em uma diminuição deste tipo de prática criminosa
https://www.youtube.com/watch?v=FOFdoID ... gG54AaABAg

João Paulo Silva
4 dias atrás

Me impressiona ver o meio acadêmico, como no caso da pesquisadora Jânia, usar o argumento de que a REDUÇÃO DA CIRCULAÇÃO DE DINHEIRO EM ESPÉCIE resultaria em uma diminuição deste tipo de prática criminosa. No entanto, isso apenas faria com que os criminosos mudassem o modo de agir, como a chamada migração citada pelo repórter Felipe Souza. A principal medida para combater estes ataques ainda é o INVESTIMENTO EM INTELIGÊNCIA INVESTIGATIVA por parte das Polícias, principalmente nas cidades do interior dos Estados, cujo o policiamento é historicamente mais reduzido. Há uma crescente discussão sobre a chamada sociedade "cashless" (sem dinheiro físico) e a utilização de moedas digitais atualmente. Porém, cidades interioranas brasileiras carecem de todo tipo de estrutura, inclusive a de abastecimento bancário. Será que o advento desta tecnologia não causaria em um crescimento ainda maior na segregação digital e no aumento da desigualdade, ou ainda na exclusão digital destas comunidades? O que faz estas cidades menores serem alvo destas quadrilhas é também o desamparo sistêmico em que elam vivem, principalmente no âmbito de segurança pública. O impacto destas novas tecnologias em pequenas comunidades seria um tema interessante a ser abordado pela equipe da BBC BRASIL em futuras reportagens.


youtu.be/FOFdoIDxTlc

Re: Novo cangaço

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Nada de novo pra mim sobre idolatria bandidos (como cangaceiros eram vistos por muita gente no Nordeste), mas tem uma parte que um político faz demagogia idolatrando de policiais como sendo heróis, sendo que essa corporação tem seus corruptos que cometem crimes (assaltos, extorsão, etc) e as vezes até protegido por leis:

FÃS DE BANDlDOS do NOVO CANGAÇO


youtu.be/iNdnB1y6tC4

Re: Novo cangaço

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Eu discordo em partes, pois se a mentalidade comandante da operação criminosa quer chamar a atenção da sociedade e dos aparelhos repressivos, não é necessário roubar dinheiro. Algo como um novo cangaço ainda não se concretizou.
Responder