Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Taria o desenvolvimento necessariamente atrelado a modernização como a informatização da maior quantidade de serviços ou a questão sria mais complexa?
Pra dar exmplo: Brasil tem muitos mais serviços informatizados em muitas coisas do que Alemanha, mas esse país é mais desenvolvido que o Brasil em muitas coisas, como qualidade de vida, etc.



Alemães relutam em entrar na era digital


youtu.be/3JytEvWHWaY

Re: Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fax é uma coisa que eu, que já tive um vídeo cassete, nunca vi na vida. Nos últimos anos, tenho evitado comércio que não ceita cartão por preguiça de ir ao banco fazer saque e odeio receber moedinha como troco. Faz tempo que não toco em livro de papel e leio pdf no computador ou tablete. No celular é possível, faz depende muito.


Creio que a motivação para a Alemanha manter o atraso é a falta de necessidade cortar custos e por isso tem mais medo de "arriscar", e como o tempo acabou criando uma cultura de teoria da conspiração com a digitalização. Países mais atrasados tem uma necessidade maior de cortar gastos e muitas vezes pularam várias etapas. A China, por exemplo, pulou o pagamento por cartão e foi direto para o código QR.

A Suíça também está muito atrasada nisso.
Ouvi dizer que no Reino Unido o povo ainda usa SMS, algo que caiu em desuso rápido no Brasil por consumir muito crédito. O Brasil não chegou a ter suporte a enviar fotos por 2G (como fosse foto por SMS).
Tem país lá (Alemanha ou Dinamarca, não sei) que chegou criar leis absurdas para encarecer o Uber, como obrigar gravação das viagens.

A Suécia por outro lado pensa em abolir dinheiro em espécie.

Re: Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
DenelliSkid
Mensagens: 102
Registrado em: Ter, 15 Dezembro 2020 - 01:29 am

Mensagem por DenelliSkid »

Tutu escreveu:
Sáb, 19 Dezembro 2020 - 00:34 am
Fax é uma coisa que eu, que já tive um vídeo cassete, nunca vi na vida...
Fax é uma coisa que o IRS dos EUA ainda usa como meio de comunicação oficial e também para recepcionar alguns tipos de Tax Return.

Sério...

Ainda me lembro de falar com uma atendente para rastrear uma declaração de um cliente.
Ela pega e me diz: "me manda cópia do SSN por fax"

O ano era 2019. Tive que me virar para achar um app que emula fax.

Re: Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A informatização da rede bancária avançou muito rápido aqui no Brasil devido à inflação disparada de antes do Plano Real.
Não dava para ficar esperando que os cheques fossem remetidos por correio ou malote, que as transferências dependessem de processos demorados.
O dinheiro evaporava de um dia para o outro. Não podia ficar parado.

Re: Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 19 Dezembro 2020 - 10:13 am
A informatização da rede bancária avançou muito rápido aqui no Brasil devido à inflação disparada de antes do Plano Real.
Não dava para ficar esperando que os cheques fossem remetidos por correio ou malote, que as transferências dependessem de processos demorados.
O dinheiro evaporava de um dia para o outro. Não podia ficar parado.
E talvez também por questões de segurança, tipo assaltos, também não deve estimular o pagamento, pelo menos a feita com dinheiro vivo.

Re: Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

A pior parte de morar na Itália...


youtu.be/rqfKr2dNZq4

Re: Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

"Sou velho, não idiota": petição contra digitalização dos bancos espanhóis
Carlos San Juan, de 78 anos, criou uma petição contra a digitalização dos bancos que deixam muitos idosos para trás

youtu.be/R7n-xRXBQtk

Re: Desenvolvimento e Modernização: Até onde vai a correlação?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Bancos como Inter, Nubank e outros bancos digitais tem dificuldades de conquistar o público mais velho.
Bancões como Itaú estão preparados para era digital, mas tem uma massa de clientes que não estão preparados para isso.
Responder