quem mora em SP

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Re: quem mora em SP

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Arcanjo Lucifer escreveu:Que gasto? O custo estimado é de 1,6 bilhão para o país todo sendo que só o Fake Batista vai devolver 800 milhões em um acordo delação premiada.
O que a Dilma roubou da Petrobrás em um único contrato na compra de Pasadena paga o custo.
Argumento bem bobinho. Quer dizer que é possível justificar qualquer custo desnecessário com a roubalheira do passado?
Pois é, não tem com provar justamente porque o sistema não permite recontagem.
Não permite porque a segurança do sistema (que possui muitas partes) torna a recontagem voto-a-voto desnecessária. É como se a urna fosse lacrada com toda a garantia de que os votos não foram adulterados.
Quando se faz um estudo sério sobre a implantação de um sistema é preciso levar em consideração todas as possibilidades possíveis de fraude, só lembrando que o Lewandovisqui é contra o voto impresso por, segundo ele, abrir margem de fraude permitindo a quebra de sigilo.

Interessante que uma impressão a que o eleitor não tem acesso "quebra o sigilo de voto" mas uma votação feita na comunidade onde traficante pode abrir uma seção eleitoral no barraco apontando uma arma para cabeça de eleitor não faz tal coisa....
Outro argumento bobinho. O traficante pode abrir uma seção eleitoral no barraco apontando uma arma para cabeça do eleitor em qualquer situação ou sistema de voto. O problema aí é da polícia, não é do TRE.
Outra é eu votar por modo eletrônico , recwber uma confirmacao no celular e nada além de sua palavra de que meu voto será computado.

Percebe a diferença entre pagar algo e votar?
Você está querendo discutir um sistema que não existe ainda e que quando existir pode ser muito diferente daquilo que você imagina e critica.
Não vou entrar nessa discussão até ter o que analisar e construir a minha opinião a respeito, e acho que você deveria fazer o mesmo para não falar bobagem.
Ok, volto até o local de votação e vejo que 200 eleitores votaram no meu candidato e 300 no concorrente.

E daí?

Prove vc que houve 200 votos no meu candidato.

Como vc faz isso?
A prova é a segurança da urna. É possível demonstrar ANTES da eleição começar que não há risco de fraude para todas a urnas, o que inclui a sua urna específica.

Lembre que a sua fitinha de "supermercado" que você propõe conta com a mesma segurança, portanto isso já mostra que você está de acordo com ela.

Portanto, a hipótese do seu candidato ter menos votos por causa de fraude está descartada e, mesmo que fosse possível, não seria necessário uma recontagem de votos.

Re: quem mora em SP

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 09:05 am
Colega, faz dez anos que posto reportagens da televisão, vídeos e da imprensa escrita que comprovam sem qualquer duvida que existem fraudes aos montes, desde urna que registrou mais votos que o número de inscritos na seção eleitoral, número exato de brancos e nulos que se tornaram.votos para um candidato de cidade pequena que refez a votação , apreensao de 66 urnas falsas em uma van, de trinta urnas falsas na fazenda do Janene, de uma fábrica clandestina de placas falsas para urnas, de urnas que mudavam o voto...

E vc pergunta se tem UM caso?

Basta pegar o arquivo que vcs salvaram do cc e consultar porque não vou procurar e postar 200 links novamente.
Estamos discutindo aqui segurança da urna, a segurança do sistema eletrônico de votação.

Em qualquer sistema de votação a urna pode ser roubada e substituída. Isso é um caso de polícia, não é do sistema em si.

Talvez a segurança da seção eleitoral tenha falhas, mas isso não é falha do sistema eletrônico.

É possível sim achar casos de segurança "com" as urnas mas até agora não temos nenhum caso de segurança "das" urnas.

Mas você pode ficar a vontade para postar aqui se encontrar algum.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Qual seria a proposta alternativa :?:
Imagino que a ideia seja:
(i) eleitor visualiza (Preview) voto — todo ele, não parcial como agora;
(ii) impresso 1 boleto que o eleitor confere sem ter acesso ao mesmo;
(iii)
a) eleitor confirma voto > boleto é recortado e cai na urna > VOTOU :-BD
b) eleitor não confirma voto > boleto é recortado, salta fora da máquina e o eleitor recolhe o mesmo > back to (i)
:think:
Off_topic:
como se insere brancos ( ) prá fazer a tabulação :?:

Re: quem mora em SP

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Não precisa de proposta alternativa. Essa "necessidade" de voto impresso é mais psicológica (de quem imagina fraudes improváveis) do que de segurança. E a cada alternativa proposta se abre novas possibilidades de fraudes, mais custos, e mais variáveis que precisam ser controladas com novos sistemas e mais esforço de fiscalização.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Eu fui mesário 25+ anos — tive 2 eleições de folga e na última (2018) me convocaram pra secretário doutra mesa na última semana; nesta escapei :D — e tenho plena confiança nas urnas :-BD
Mas com essa vivência prática é um assunto que por isso acaba me interessando, e fico pensando como seria um novo sistema :think:
Volta às apurações manuais puras, centralizadas, como era antes :?:
Apuração imediata em cada seção no nosso sistema fragmentário de candidatos é inviável...
Esse sistema que eu teorizei acima abre a hipótese do eleitor alegar que o impresso não corresponde ao seu voto, mesmo após 2 ~ 3 tentativas. E pelo sigilo não tem como os mesários conferirem...
Então &c...
:think:

Re: quem mora em SP

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Gorducho escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 11:17 am
Eu fui mesário 25+ anos — tive 2 eleições de folga e na última (2018) me convocaram pra secretário doutra mesa na última semana; nesta escapei :D — e tenho plena confiança nas urnas :-BD
Mas com essa vivência prática é um assunto que por isso acaba me interessando, e fico pensando como seria um novo sistema :think:
Volta às apurações manuais puras, centralizadas, como era antes :?:
Apuração imediata em cada seção no nosso sistema fragmentário de candidatos é inviável...
Esse sistema que eu teorizei acima abre a hipótese do eleitor alegar que o impresso não corresponde ao seu voto, mesmo após 2 ~ 3 tentativas. E pelo sigilo não tem como os mesários conferirem...
Então &c...
:think:
O sistema hoje adotado na Argentina é talvez o mais seguro e sofisticado do mundo.

Entre outras coisas, o eleitor vota eletronicamente e aí o sistema imprime o voto e entrega para o eleitor conferir. Ele então deposita o voto impresso na urna.

É um híbrido do sistema manual com o eletrônico, unindo o melhor dos dois. A apuração é eletrônica e rápida. Mas a conferência pelos fiscais ainda pode ser feita pelo modo antigo, contabilizando os votos na urna e comparando com o resultado computado.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 03:07 am
Titoff escreveu:
Ter, 17 Novembro 2020 - 21:14 pm
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Ter, 17 Novembro 2020 - 20:53 pm
O motivo racional é que ele é desnecessário.

Suponha que seja implantado esse sistema de recibo impresso. O que você faria com ele?
Não vou fazer nada com recibo, simplesmente por não ter acesso a ele, nem eu nem ninguém mais.

Quantas vezes preciso explicar que o recibo impresso é uma simples fita de supermercado que fica fechado dentro da impressora da urna apenas para conferência feita pelo pessoal autorizado?

É uma simples fita que permite que seja comparada o número de eleitores presentes com o número de eleitores que assinaram o livro de presença e que permite que se compare o número de votos do candidato X ou y com o que a máquina registrou para x ou y.

Nenhum eleitor tem acesso ao documento.

Qual a parte dificil de entender?

Eu ja vi a maldita impressora e não é maior que uma caixa de sapatos.
Não tenho nada contra isso especificamente, além do gasto. Vai mesmo confiar que esses políticos e burocratas ladrões não irão superfaturar todas as impressoras e upgrades das urnas? Vai que essa desculpinha de segurança das eleições é só para roubar mais alguns bilhões?

E mesmo assim, depois da primeira eleição vai ter gente choramingando que a impressora esta imprimindo os nomes de outros candidatos, fraudando o sistema.
Que gasto? O custo estimado é de 1,6 bilhão para o país todo sendo que só o Fake Batista vai devolver 800 milhões em um acordo delação premiada.
O que a Dilma roubou da Petrobrás em um único contrato na compra de Pasadena paga o custo.
Estimado em 1,6 bilhão? Então vai sair 5 bilhões.
E vão continuar reclamando de fraude mesmo assim.

Achei que o terrorista miliciano ia usar essa tática só em 2022... ele tá queimando ficha.

Re: quem mora em SP

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Pedro Reis escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 12:30 pm
Gorducho escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 11:17 am
Eu fui mesário 25+ anos — tive 2 eleições de folga e na última (2018) me convocaram pra secretário doutra mesa na última semana; nesta escapei :D — e tenho plena confiança nas urnas :-BD
Mas com essa vivência prática é um assunto que por isso acaba me interessando, e fico pensando como seria um novo sistema :think:
Volta às apurações manuais puras, centralizadas, como era antes :?:
Apuração imediata em cada seção no nosso sistema fragmentário de candidatos é inviável...
Esse sistema que eu teorizei acima abre a hipótese do eleitor alegar que o impresso não corresponde ao seu voto, mesmo após 2 ~ 3 tentativas. E pelo sigilo não tem como os mesários conferirem...
Então &c...
:think:
O sistema hoje adotado na Argentina é talvez o mais seguro e sofisticado do mundo.

Entre outras coisas, o eleitor vota eletronicamente e aí o sistema imprime o voto e entrega para o eleitor conferir. Ele então deposita o voto impresso na urna.

É um híbrido do sistema manual com o eletrônico, unindo o melhor dos dois. A apuração é eletrônica e rápida. Mas a conferência pelos fiscais ainda pode ser feita pelo modo antigo, contabilizando os votos na urna e comparando com o resultado computado.
Parece interessante. Porém, imagine que alguém traga um voto fake no bolso parecido com aquele que sai da impressora, isto é, que tenha por exemplo um código de barras ou outra assinatura de autenticidade falsa e a pessoa deposita esse voto na urna trocando pelo original durante a conferência. Como se identifica a fraude? Suponha que se identifique uma diferença no número total de votos entre o eletrônico e o de papel. Qual é o certo? Isso obrigaria a ler o código de barras de cada voto para identificar o voto falso e excluí-lo. Basta 1 voto trocado em cada urna para gerar um caos, porque o TRE precisa ter essa logística de conferência pré-montada supondo a essa possibilidade de fraude. Nem estou considerando o custo das impressoras, do papel, da tinta, do sistema e do hardware e as possibilidade de problemas em cada ítem.

Re: quem mora em SP

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Mas é exatamente assim.

O voto impresso tem um código de barras com uma assinatura eletrônica que não permite frauda-lo. É possível saber se o voto é autêntico ou forjado. Então se houver divergência com o resultado eletrônico, o que valerá são os votos na urna.

Ou seja, mesmo se alguém fraudar o software, isso não permite fraudar o voto impresso que foi conferido pelo eleitor.

E o eleitor não traz o voto impresso pra casa, um comprovante, como quer o Arcanjo. O que seria uma aberração que acabaria com o sigilo do voto.

Re: quem mora em SP

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Pedro Reis escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 13:22 pm
Mas é exatamente assim.

O voto impresso tem um código de barras com uma assinatura eletrônica que não permite frauda-lo. É possível saber se o voto é autêntico ou forjado. Então se houver divergência com o resultado eletrônico, o que valerá são os votos na urna.

Ou seja, mesmo se alguém fraudar o software, isso não permite fraudar o voto impresso que foi conferido pelo eleitor.

E o eleitor não traz o voto impresso pra casa, um comprovante, como quer o Arcanjo. O que seria uma aberração que acabaria com o sigilo do voto.
Imagine que os cumunistas se organizem para depositar 1 voto falso por urna. Isso obriga a conferência do código de barra de cada voto para identificar os falsos em cada urna. Coloca mais uns leitores de código de barras (x) na lista de compras por urna e treinamento para quem usar em cada urna em todo o Brasil, porque mesmo sem fraude tem que ter equipamento e gente treinada para operar o equipamento se for necessário. Não esqueça que os fiscais podem colocar em dúvida.

(x) tem que ser um leitor bem baratinho(xx) e que não precise de computador.
(xx) também não pode vir da China.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Pedro Reis escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 12:30 pm
o eleitor vota eletronicamente e aí o sistema imprime o voto e entrega para o eleitor conferir. Ele então deposita o voto impresso na urna.
É... tem que ser por essa via mesmo. Necessariamente o voto tem que ser depositado via próprias mãos pelo eleitor numa urna física "convencional".
1ª coisa então será ir na Argentina perguntar, e depois acompanhar in loco todo processo numa mesa bem movimentada. Eis que como já falei o eleitor tem que poder ver o impresso antes de CONFIRMAR definitivamente o voto. E no caso poder descartar aquele impresso com o qual ele não concordar relativamente aos dados imprimidos.
Mas, claro, basta ir cá perto na Argentina perguntar e acompanhar 1 pleito, passado o Covid-19...
Editado pela última vez por Gorducho em Qua, 18 Novembro 2020 - 13:47 pm, em um total de 1 vez.

Re: quem mora em SP

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O sistema atual com certeza não é perfeito mas é a uma boa solução até o momento. Se forem apontadas falhas elas serão corrigidas como em qualquer sistema.

Continuo achando que essa necessidade de voto em papel é apenas psicológica, que se resolve com análise e reflexão, ou tem algum tipo de má intenção não declarada para tumultuar o processo.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Repito: tenho total confiança no sistema brasileiro.
Só tou conjecturando COMO DEVERÁ SER eis que aparentemente há forte pressão por mudança. E o assunto me interessa no seu aspecto operacional, prático, pelo que vivenciei durante tanto tempo.
Na França por exemplo QUE EU SAIBA desistiram de habilitar novas eletrônicas. Mas, claro, é por listas...

Re: quem mora em SP

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Off_topic:
Gorducho escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 13:43 pm
Sr. Pedro Reis escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 12:30 pm
o eleitor vota eletronicamente e aí o sistema imprime o voto e entrega para o eleitor conferir. Ele então deposita o voto impresso na urna.
É... tem que ser por essa via mesmo. Necessariamente o voto tem que ser depositado via próprias mãos pelo eleitor numa urna física "convencional".
1ª coisa então será ir na Argentina perguntar, e depois acompanhar in loco todo processo numa mesa bem movimentada. Eis que como já falei o eleitor tem que poder ver o impresso antes de CONFIRMAR definitivamente o voto. E no caso poder descartar aquele impresso com o qual ele não concordar relativamente aos dados imprimidos.
Mas, claro, basta ir cá perto na Argentina perguntar e acompanhar 1 pleito, passado o Covid-19...
Poderíamos exigir também o uso de gaiolas e galvanômetros na cabina de votação para eleitores mediúnicos. :lol: :lol: :lol:

Re: quem mora em SP

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Imagem

Urna argentina:

Estilosa, design moderno, já vem com impressora embutida, tela colorida 18´´ touch screen (não tem teclado).

Já basta o Papa e o Messi. Não podemos perder mais essa.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

:-BD é por esse caminho então.
Passado o Covid-19 vou no CE me oferecer como voluntário observador do sistema; tanto faz em Bs.As. ou Córdoba :roll:
Currículo como mesário eu tenho.
Pro bono, só, claro os deslocamentos + estadias :mrgreen:

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Gigaview escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 09:32 am
Arcanjo Lucifer escreveu:Que gasto? O custo estimado é de 1,6 bilhão para o país todo sendo que só o Fake Batista vai devolver 800 milhões em um acordo delação premiada.
O que a Dilma roubou da Petrobrás em um único contrato na compra de Pasadena paga o custo.
Argumento bem bobinho. Quer dizer que é possível justificar qualquer custo desnecessário com a roubalheira do passado?
Pois é, não tem com provar justamente porque o sistema não permite recontagem.
Não permite porque a segurança do sistema (que possui muitas partes) torna a recontagem voto-a-voto desnecessária. É como se a urna fosse lacrada com toda a garantia de que os votos não foram adulterados.
Quando se faz um estudo sério sobre a implantação de um sistema é preciso levar em consideração todas as possibilidades possíveis de fraude, só lembrando que o Lewandovisqui é contra o voto impresso por, segundo ele, abrir margem de fraude permitindo a quebra de sigilo.

Interessante que uma impressão a que o eleitor não tem acesso "quebra o sigilo de voto" mas uma votação feita na comunidade onde traficante pode abrir uma seção eleitoral no barraco apontando uma arma para cabeça de eleitor não faz tal coisa....
Outro argumento bobinho. O traficante pode abrir uma seção eleitoral no barraco apontando uma arma para cabeça do eleitor em qualquer situação ou sistema de voto. O problema aí é da polícia, não é do TRE.
Outra é eu votar por modo eletrônico , recwber uma confirmacao no celular e nada além de sua palavra de que meu voto será computado.

Percebe a diferença entre pagar algo e votar?
Você está querendo discutir um sistema que não existe ainda e que quando existir pode ser muito diferente daquilo que você imagina e critica.
Não vou entrar nessa discussão até ter o que analisar e construir a minha opinião a respeito, e acho que você deveria fazer o mesmo para não falar bobagem.
Ok, volto até o local de votação e vejo que 200 eleitores votaram no meu candidato e 300 no concorrente.

E daí?

Prove vc que houve 200 votos no meu candidato.

Como vc faz isso?
A prova é a segurança da urna. É possível demonstrar ANTES da eleição começar que não há risco de fraude para todas a urnas, o que inclui a sua urna específica.

Lembre que a sua fitinha de "supermercado" que você propõe conta com a mesma segurança, portanto isso já mostra que você está de acordo com ela.

Portanto, a hipótese do seu candidato ter menos votos por causa de fraude está descartada e, mesmo que fosse possível, não seria necessário uma recontagem de votos.


Então tá, continuemos com seu sistema super seguro que ninguém pode sequer questionar porque o Barroso quer meter na cadeia quem simplesmente duvidar dele, duvidar que seja super seguro, e continue a dizer que é um sistema tão fodão que é totalmente a prova de fraudes, mas não de apagões como que aconteceu no dia da eleição quando uma empresa contratada sem licitação para organizar tudo só fez merda e não tinha ninguém disponível para consertar.

Gente honestissima como o Barroso agradece seu voto de confiança cega.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Gigaview escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 09:46 am
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 09:05 am
Colega, faz dez anos que posto reportagens da televisão, vídeos e da imprensa escrita que comprovam sem qualquer duvida que existem fraudes aos montes, desde urna que registrou mais votos que o número de inscritos na seção eleitoral, número exato de brancos e nulos que se tornaram.votos para um candidato de cidade pequena que refez a votação , apreensao de 66 urnas falsas em uma van, de trinta urnas falsas na fazenda do Janene, de uma fábrica clandestina de placas falsas para urnas, de urnas que mudavam o voto...

E vc pergunta se tem UM caso?

Basta pegar o arquivo que vcs salvaram do cc e consultar porque não vou procurar e postar 200 links novamente.
Estamos discutindo aqui segurança da urna, a segurança do sistema eletrônico de votação.

Em qualquer sistema de votação a urna pode ser roubada e substituída. Isso é um caso de polícia, não é do sistema em si.

Talvez a segurança da seção eleitoral tenha falhas, mas isso não é falha do sistema eletrônico.

É possível sim achar casos de segurança "com" as urnas mas até agora não temos nenhum caso de segurança "das" urnas.

Mas você pode ficar a vontade para postar aqui se encontrar algum.
Então só explique como em seu sistema eleitoral tão fodástico e à prova de falhas pode existir uma urna falsa em seção eleitoral e como o TSE válida o voto da seção com a urna.

Sei la, talvez o TSE nem saiba da existência da seção eleitoral?

A menos que nem entre na contabilidade e mesmo assim o "eleito" tome posse do cargo.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Gigaview escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 10:42 am
Não precisa de proposta alternativa. Essa "necessidade" de voto impresso é mais psicológica (de quem imagina fraudes improváveis) do que de segurança. E a cada alternativa proposta se abre novas possibilidades de fraudes, mais custos, e mais variáveis que precisam ser controladas com novos sistemas e mais esforço de fiscalização.
Pare de pedir recibo impresso quando vc pagar suas contas, a necessidade de recibo impresso é só psicológica.

Faça o seguinte, se insistirem em fornecer queime todos eles.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Pedro Reis escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 12:30 pm
Gorducho escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 11:17 am
Eu fui mesário 25+ anos — tive 2 eleições de folga e na última (2018) me convocaram pra secretário doutra mesa na última semana; nesta escapei :D — e tenho plena confiança nas urnas :-BD
Mas com essa vivência prática é um assunto que por isso acaba me interessando, e fico pensando como seria um novo sistema :think:
Volta às apurações manuais puras, centralizadas, como era antes :?:
Apuração imediata em cada seção no nosso sistema fragmentário de candidatos é inviável...
Esse sistema que eu teorizei acima abre a hipótese do eleitor alegar que o impresso não corresponde ao seu voto, mesmo após 2 ~ 3 tentativas. E pelo sigilo não tem como os mesários conferirem...
Então &c...
:think:
O sistema hoje adotado na Argentina é talvez o mais seguro e sofisticado do mundo.

Entre outras coisas, o eleitor vota eletronicamente e aí o sistema imprime o voto e entrega para o eleitor conferir. Ele então deposita o voto impresso na urna.

É um híbrido do sistema manual com o eletrônico, unindo o melhor dos dois. A apuração é eletrônica e rápida. Mas a conferência pelos fiscais ainda pode ser feita pelo modo antigo, contabilizando os votos na urna e comparando com o resultado computado.
Eu ja disse o mesmo que vc, um monte de vezes, mas tem gente que acha o sistema brasileiro melhor.

Aquele sistema em que vc vota , não tem como verificar se está como vc quer e depois precisa confiar na palavra de gente honestissima como o Barroso de seu voto foi contabilizado porque vc sabe perfeitamente que em um país em que houve o maior esquema de corrupção do mundo as eleições são levadas a sério e ninguém rouba nada por patriotismo .
Editado pela última vez por Arcanjo Lúcifer em Qua, 18 Novembro 2020 - 21:00 pm, em um total de 1 vez.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Titoff escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 12:55 pm
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 03:07 am
Titoff escreveu:
Ter, 17 Novembro 2020 - 21:14 pm
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Ter, 17 Novembro 2020 - 20:53 pm
O motivo racional é que ele é desnecessário.

Suponha que seja implantado esse sistema de recibo impresso. O que você faria com ele?
Não vou fazer nada com recibo, simplesmente por não ter acesso a ele, nem eu nem ninguém mais.

Quantas vezes preciso explicar que o recibo impresso é uma simples fita de supermercado que fica fechado dentro da impressora da urna apenas para conferência feita pelo pessoal autorizado?

É uma simples fita que permite que seja comparada o número de eleitores presentes com o número de eleitores que assinaram o livro de presença e que permite que se compare o número de votos do candidato X ou y com o que a máquina registrou para x ou y.

Nenhum eleitor tem acesso ao documento.

Qual a parte dificil de entender?

Eu ja vi a maldita impressora e não é maior que uma caixa de sapatos.
Não tenho nada contra isso especificamente, além do gasto. Vai mesmo confiar que esses políticos e burocratas ladrões não irão superfaturar todas as impressoras e upgrades das urnas? Vai que essa desculpinha de segurança das eleições é só para roubar mais alguns bilhões?

E mesmo assim, depois da primeira eleição vai ter gente choramingando que a impressora esta imprimindo os nomes de outros candidatos, fraudando o sistema.
Que gasto? O custo estimado é de 1,6 bilhão para o país todo sendo que só o Fake Batista vai devolver 800 milhões em um acordo delação premiada.
O que a Dilma roubou da Petrobrás em um único contrato na compra de Pasadena paga o custo.
Estimado em 1,6 bilhão? Então vai sair 5 bilhões.
E vão continuar reclamando de fraude mesmo assim.

Achei que o terrorista miliciano ia usar essa tática só em 2022... ele tá queimando ficha.
Vai sair 5 bilhões? Ainda é menos do que os petistas roubaram da Petrobrás.

Se sair 5 bilhões e resolver o problema será barato.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5163
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O cara sabe tudo de economia e administração ...
Boulos defende contratação de mais servidores para reduzir déficit da previdência em São Paulo

Setor tem rombo anual de R$ 8 bilhões atualmente na capital paulista

Sérgio Roxo 18/11/2020

O candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, defendeu nesta quarta-feira a contratação de novos servidores por meio de concursos públicos como o caminho para ajudar a reduzir o rombo da Previdência municipal. Atualmente, o déficit previdenciário em Sao Paulo está na casa dos R$ 8 bilhões anuais.

Boulos afirmou que, com mais servidores contribuindo, a arrecadação previdenciária do município aumentaria, o que equilibraria as contas. A declaração rendeu críticas a Boulos ao longo do dia nas redes sociais - em geral, economistas avaliaram que aumentar o número de servidores num sistema que já é deficitário vai colaborar, a longo prazo, para fazer crescer o buraco.

— Sabe por que a previdência se torna deficitária? Porque não se fazem concursos. Porque para a previdência se equilibrar tem que ter gente contribuindo e não só gente recebendo. Tem mais gente se aposentando, mais gente virando inativa. E como não se faz concurso, tem menos gente contribuindo pra previdência pública. Fazer concurso é uma forma de arrecadar mais para previdência pública e equilibrar a conta com os inativos. Então é isso que eu vou fazer — afirmou Boulos, durante sabatina promovida pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
[...]
Também na rede social, o consultor legislativo no Senado Federal, o economista Pedro Fernando Nery, criticou o posicionamento do candidato do PSOL: "Novas contratações por concurso reduz o déficit financeiro, mas aumenta muito a despesa da cidade (o servidor contribui com até 14%, mas isso é um sétimo do que a prefeitura gasta com o seu salário). Aumenta o déficit atuarial, salvo se houver reforma", escreveu ele
https://oglobo.globo.com/brasil/eleicoe ... o-24753724

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

O cara sabe tudo de economia e administração ...
O que esperar dessa gente? Os cara vive em um mundo habitado por unicórnios rosas em que ninguém precisa trabalhar mas todos vivem com fartura sem produzir nada.

Infelizmente a coisa acabou entre ele e o Tio Chico porque preferiram colocar a Pepa 2% como candidata ao invés de colocar alguém mais viável como o Orleans.

Eu teria votado nele mas agora a coisa está entre pisar na merda fresca ou na merda seca.

Vou acabar votando no Tio Chico para evitar o Boulos que é candidato do Pingão.
Editado pela última vez por Arcanjo Lúcifer em Qui, 19 Novembro 2020 - 15:34 pm, em um total de 1 vez.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

https://g1.globo.com/politica/noticia/2 ... -tse.ghtml

Foi aqui que postaram um link desmentindo uma afirmação que fiz sobre invadirem o computador do TSE? Que conseguiram dados antigos de 2010? Estão desmentindo o site que desmentiu o velho Lúcifer.

A PF diz que acessaram dados recentes de 2020 pertencente à funcionários.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5163
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Boulos diz que Cuba e Venezuela não são ditaduras:

youtu.be/sVUhhauUNlk

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Não tem jeito, serei obrigado a votar no Tio Chico a contragosto.
Imagino o que esse calhorda fará com o orçamento de São Paulo.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Asimov
Mensagens: 39
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 16:17 pm

Mensagem por Asimov »

Queria que o Boulos ganhasse, ia rir muito. Mas acho missão impossível.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2209
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Eu tenho pé atrás com o Mamãe-caguei por ser do MBL, que cometeu várias coisas erradas como fake news, armamentismo, atacar a corrupção só da esquerda, fazer aliança com o bolsonarismo (até ser traído), apoiar o conservadorismo, etc. Tem vídeos em que o MBL defende a ditadura militar, outro que fala de "marxismo cultural" (pela car nem acreditam nisso, mas é conveniente para os seguidores) e defende extremismo escola austríaca (coisas de economistas de youtube que nunca estudaram economia de verdade).

Aqueles vídeos de atacar protestos de esquerdas são fraudes. Ele escolhia as pessoas mais estúpidas para entrevistar e em muitos casos provocava as pessoas para elas agirem com uma certa agressividade.
Cinzu escreveu:
Dom, 04 Outubro 2020 - 13:46 pm
Sobre o Arthur do Val, acho ele um bom deputado, muito acima da média.
Esqueci de perguntar. Por que muita gente aqui gosta desse Arthur do Val? Não sou de SP.
Não gosto dele, mas quero ver o outro lado.
Gabarito escreveu:
Sáb, 03 Outubro 2020 - 22:04 pm
Vejam o vídeo todo. Não é longo. São só algumas partes do debate.
Vendo o vídeo, concordo com ele em evitar imposto de remédios, liberar vãs privadas e aplicativos de transporte, e com o que ele chama de escola 360. Este último ironicamente aumentaria os gastos públicos que ele tanto deseja cortar.

Mas não vejo essa obsceção por privatização como solução, porque são coisas com muito interesse envolvido. Privatizar parque ou tornaria o parque pago (o que não é desejável) ou o estado pagaria a empresa sendo o único cliente (terreno fértil para corrupção).

A máfia dos transportes é problema crônico e conhecido em muitas cidades do país. Nem os prefeitos decididos sinceramente a combatê-las conseguem de forma definitiva. Essa crítica e promessa dele não são novidade.

Essa de fazer campanha sem dinheiro público é demagogia porque ele pode por ter um fã clube enorme no youtube. É igual a postura do "Novo", em que os candidatos são milionários. Arthur é abrigado por partidinho vagabundo que usa a imagem dele para crescer e é bem provável que em 2022, Bozo vá para o Patriatas se não reconciliar com o PSL.

Esse discurso agressivo contra o sistema passa a impressão de ser bom, mas não significa que tenha ideias boas. Na melhor das hipóteses, ele é só um político comum com suas próprias estratégias demagogas, como discurso agressivo e ideologia de culpar o estado por tudo.

Re: quem mora em SP

Huxley
Mensagens: 3309
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

São Paulo foi a primeira grande cidade em que o MBL tentou emplacar um prefeito. Será que essa aliança entre MBL e política dá certo?

Eis o mal que o MBL já fez ao Brasil... Kim Kataguiri já declarou voto em Jair Bolsonaro no primeiro turno da eleição presidencial de 2018: https://www.oantagonista.com/brasil/mai ... bolsonaro/

Não há nem a desculpa de falta de opção quando todos nós sabemos que João Amoedo estava se candidatando naquela época e esse último é muito mais semelhante em ideias políticas ao Kim do que Bolsonaro.

Já Arthur do Val tentou emplacar Hélio Beltrão como secretário de economia, quer assumiria tal cargo se ele se elegesse:
https://twitter.com/arthurmoledoval/sta ... 4870203394

Para quem não sabe, Hélio Beltrão é o fundador-presidente do Instituto Mises Brasil, o instituto que tem o maior site de caricatura de filosofia do liberalismo clássico do Brasil.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

Huxley escreveu:
Dom, 03 Janeiro 2021 - 20:15 pm
São Paulo foi a primeira grande cidade em que o MBL tentou emplacar um prefeito. Será que essa aliança entre MBL e política dá certo?

Eis o mal que o MBL já fez ao Brasil... Kim Kataguiri já declarou voto em Jair Bolsonaro no primeiro turno da eleição presidencial de 2018: https://www.oantagonista.com/brasil/mai ... bolsonaro/

Não há nem a desculpa de falta de opção quando todos nós sabemos que João Amoedo estava se candidatando naquela época e esse último é muito mais semelhante em ideias políticas ao Kim do que Bolsonaro.

Já Arthur do Val tentou emplacar Hélio Beltrão como secretário de economia, quer assumiria tal cargo se ele se elegesse:
https://twitter.com/arthurmoledoval/sta ... 4870203394

Para quem não sabe, Hélio Beltrão é o fundador-presidente do Instituto Mises Brasil, o instituto que tem o maior site de caricatura de filosofia do liberalismo clássico do Brasil.
Eu não entendo como alguém pode ser liberal no Brasil.
Um país cheio de problemas estruturais advindos de toda uma história de escravidão, desigualdade, invisíveis marginalizados etc.
Eu entendo ser liberal quando já se alcança um patamar mínimo, uma capacidade de competir, tecnológica, educacional etc.
Mas para chegar até lá, como fazê-lo sem uma atuação pesada do Estado?
Como que livre-mercado resolve com a pandemia? Com a miséria?
Olha as consequências da saúde privada nos EUA.
Qual o projeto nacional de um Guedes para os problemas estruturais do Brasil?

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5163
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

criso escreveu:
Dom, 03 Janeiro 2021 - 20:24 pm
Eu não entendo como alguém pode ser liberal no Brasil.
Um país cheio de problemas estruturais advindos de toda uma história de escravidão, desigualdade, invisíveis marginalizados etc.
Eu entendo ser liberal quando já se alcança um patamar mínimo, uma capacidade de competir, tecnológica, educacional etc.
Mas para chegar até lá, como fazê-lo sem uma atuação pesada do Estado?
O Brasil nunca foi liberal. O Estado sempre esteve metido em tudo, com um monte de estatais cabide de emprego.
Antes das privatizações de FHC, eram comuns manchetes tipo "Fulano recebe presidência da estatal XYZ em troca do apoio no projeto tal".
O capitalismo brasileiro é, na verdade, um negócio de compadres entre Estado e iniciativa privada.

Re: quem mora em SP

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 04 Janeiro 2021 - 07:50 am
criso escreveu:
Dom, 03 Janeiro 2021 - 20:24 pm
Eu não entendo como alguém pode ser liberal no Brasil.
Um país cheio de problemas estruturais advindos de toda uma história de escravidão, desigualdade, invisíveis marginalizados etc.
Eu entendo ser liberal quando já se alcança um patamar mínimo, uma capacidade de competir, tecnológica, educacional etc.
Mas para chegar até lá, como fazê-lo sem uma atuação pesada do Estado?
O Brasil nunca foi liberal. O Estado sempre esteve metido em tudo, com um monte de estatais cabide de emprego.
Antes das privatizações de FHC, eram comuns manchetes tipo "Fulano recebe presidência da estatal XYZ em troca do apoio no projeto tal".
O capitalismo brasileiro é, na verdade, um negócio de compadres entre Estado e iniciativa privada.
Estou falando de gente querer aplicar a lógica liberal aqui.
Responder