República do Chile

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

República do Chile

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Tópico para informações gerais sobre o Chile, juízos de fato, juízos de valor, notícias, comentários, análises, etc.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Não se pode fazer política ignorando a Ciência, diz ex-presidente do Chile


Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC News Brasil

28 abril 2020



Lagos assinou documento com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, do Brasil, Ernesto Zedillo, do México, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, pedindo ações políticas, econômicas e éticas durante pandemia
O ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, ficou conhecido internacionalmente quando disse "não" à continuidade do governo do general e ditador Augusto Pinochet no plebiscito de 1988.

Anos mais tarde, Lagos foi eleito presidente, governou o país entre 2000 e 2006 e passou a faixa presidencial para sua sucessora e ex-ministra Michelle Bachelet, hoje alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Atuante na política internacional, Lagos assinou, neste mês, um documento com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, do Brasil, Ernesto Zedillo, do México, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, e vários economistas, pedindo ações políticas, econômicas e éticas nestes tempos de pandemia do novo coronavírus.

Eles afirmaram que vários líderes da América Latina agiram rápido, dando prioridade à saúde pública. Mas que outros, "infelizmente", minimizaram os riscos da pandemia, não informaram aos cidadãos sobre sua gravidade e ignoraram evidências científicas.

Tais líderes, disseram, "optaram por políticas populistas em meio à tragédia". No documento, eles também pediram mais recursos para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que o Fundo Monetário Internacional (FMI) gere facilidades financeiras para a América Latina.

Nesta entrevista à BBC News Brasil, falando de Santiago, no Chile, o ex-presidente Lagos disse que o populismo é um perigo porque "no longo prazo termina no mandato de uma pessoa só e isso não serve para a democracia".

Na sua visão, é triste ver líderes políticos que dizem não acreditar na Ciência. "Não se pode fazer política como se a Ciência não existisse. Fico surpreso que existam líderes que não se interessem, que não queiram ler e aprender. E agora vemos o que está acontecendo (com os efeitos da pandemia)".


A seguir os principais trechos da entrevista.

BBC News Brasil - Em sua conta no Twitter, o senhor disse que essa é a pior crise em 100 anos e que o vírus conviverá muito tempo com as pessoas, mudando o mundo para sempre. Mas o que muda na política e no exercício do poder?

Ricardo Lagos - As regras do passado de que o líder fala, o partido manda e a cada quatro anos fazemos uma eleição. Mas entre os quatro anos a cidadania exige ser ouvida. Antes, a política era verticalizada. E isso mudou com as redes sociais. Mas, depois da pandemia, boa parte das ideias da época pré-globalização mundial vão mudar.

Qual será a relação entre a Ciência e a política? Será que um líder vai poder dizer que a Ciência está errada? Vamos supor que um líder diga que a pandemia não existe, mas aí vemos a realidade agora.

O discurso de America First (do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump), por exemplo. As pessoas agora podem dizer: 'O senhor não disse que estava tudo sob controle?' Não, não estava sob controle.

BBC News Brasil - O senhor citou o presidente Trump ao dizer 'America First' e diz que ele não acreditou muito na Ciência. No Brasil, o governo Bolsonaro também questiona a Organização Mundial da Saúde (OMS). O chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, divulgou um texto no seu blog pessoal associando a OMS aos comunistas. (Araújo falou em 'comunavírus'). Como o senhor vê essa discussão?

Lagos - Uma discussão que não faz sentido. Não se pode fazer política como se a Ciência não existisse. A OMS emitiu no ano passado um relatório em que dizia que existia cenário para uma futura pandemia. Quando a gente lê o relatório vê que é o que está acontecendo agora. Não sabíamos que seria um vírus da covid-19, mas se sabia que uma pandemia viria. Temos que levar isso a sério.

Também existem os que negam a existência da mudança climática. E dizem que sabem mais que os outros. Mas não sabem nada. São negações. Mas estamos vendo como as geleiras caem, como as Cordilheiras dos Andes tem menos neve, estamos vendo uma seca que avança no Chile.

É uma realidade. Cada um diz o que quiser, mas o que digo é baseado na Ciência. Fico surpreso que existam líderes políticos que não se interessem, que não queiram ler e aprender. E agora vemos o que está acontecendo. Leio na imprensa que dentro do próprio governo de Bolsonaro há pessoas que não pensam como ele.


BBC News Brasil - O ministro da Saúde saiu e na sexta-feira (24) saiu o ministro da Justiça...

Lagos - A saída do ministro da Justiça mostra que alguma coisa não funciona bem.

BBC News Brasil - O senhor acha, então, que instituições como a OMS são ainda mais importante do que se pensava?

Lagos - Vamos voltar um pouco na História. Depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, se pensou que poderia existir uma casa de todos que é a Assembleia das Nações Unidas para ali ser discutida a governança mundial. Todos os países são iguais. Naqueles tempos, a ONU foi fundada com 51 países.

E a América Latina tinha 21 (desses) países. Éramos mais importantes. Mas depois surgiu um conjunto de entidades. E a OMS é a instituição encarregada dos assuntos de saúde. Você pode ler ou não os relatórios, mas são elementos que contribuem para um debate inteligente. É a primeira vez que escuto dizerem que são senhores de determinada ideologia (comunistas), sinceramente.

Essas são as pessoas que dizem 'não acredito na Ciência', mas as consequências são muito graves para o mundo. Acho que no mundo moderno temos que acreditar na Ciência e nos avanços que existem.

BBC News Brasil - Como o senhor vê o debate sobre o comunismo? Existe o retorno do comunismo?

Lagos - Acho que um dos assuntos importantes, depois da queda do Muro de Berlim (1989), e quando o mundo disse acabou a Guerra Fria (1947-1991), é o fracasso daquilo (do comunismo). Então, as pessoas podem ter diferentes linhas políticas, mas acho que essa pandemia mostra que nós, seres humanos, temos que ser mais humildes porque não sabíamos que um vírus aconteceria.

E quem vai poder ignorar isso? Vamos ter que viver com esse vírus até que a vacina seja criada para os que estão saudáveis e os remédios para os que estão doentes.

BBC News Brasil - Como o senhor vê a questão das liberdades individuais? Não estão em risco? Na China estão acompanhando as pessoas por seus celulares para tentar monitorar o avanço do novo coronavírus. De alguma forma aqui também na Argentina e no Brasil está sendo feita medida parecida ou existe o debate sobre isso, como no Chile também. Além de estradas controladas e de fronteiras fechadas. Isto não limita as liberdades individuais?

Lagos - Claro que limita. Mas quem é o único que em tempos democráticos pode limitar as liberdades? São as instituições democráticas. Não é um ditador que anda por aí. É o Estado que determina. O Estado é a nação juridicamente organizada. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.

Quem pode limitar as liberdades em função de um interesse maior? Não queremos que todos nos contagiemos. Agora existe temor de que com essas novas tecnologias invadam nossa liberdade. É verdade e é muito perigoso. Mas tão importante quanto ouvir a Ciência é também enfrentar as fake news.

As fake news destroem os sistemas democráticos. Quem divulga as fake news? Essa é uma pergunta muito importante. E todos estamos vendo que estamos diante de um desafio imenso e novo. No Chile, por exemplo, temos um sistema de saúde público e um sistema de saúde privado. Vinte por cento têm o sistema privado e pagam por isso. Oitenta por cento têm o sistema público.

O governo atual, do presidente Sebastián Piñera, que poderíamos chamar de direita, decretou que a partir de agora o controle de todos os leitos, públicos ou privados, está com o Ministério de Saúde.

BBC News Brasil - O senhor acha que essa medida é positiva?

Lagos - Claro que sim. Existe algo muito mais importante do que tudo hoje. É preciso ter leito para todo mundo. A administração dos leitos é uma urgência especial. E ninguém protestou contra essa medida.

BBC News Brasil - Na Argentina, o presidente Alberto Fernández contou com o apoio da oposição para implementar a quarentena iniciada em 20 de março. No entanto, no Brasil, existem posturas diferentes entre o presidente, que critica as orientações da OMS, e governadores. Qual a sua visão?

Lagos - Acho que é normal. Olha o que está acontecendo nos Estados Unidos. Os governadores exigindo que as pessoas fiquem em quarentena e o presidente Trump dizendo que não. Argentina, Estados Unidos e Brasil são sistemas federais, onde os governadores são eleitos.

No Chile, não. É um sistema presidencial, no qual os governadores são nomeados pelo presidente. Mas acho que o principal neste momento é que ocorra uma confluência de vontades.

Nos Estados Unidos, como no Brasil, presidente e governadores têm o mandato da eleição popular. Portanto, o natural é que o presidente busque os consensos, como fez o presidente argentino.

BBC News Brasil - No Brasil, no domingo (19) foi realizada uma manifestação em Brasília pedindo intervenção militar, com o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Bolsonaro participou do ato. No dia seguinte, buscou pedir desculpas, frente a reação contrária à sua postura, mas, ao mesmo tempo, disse "eu sou a Constituição". Qual é a sua opinião?

Lagos - É difícil opinar de fora. Sou um ex-presidente. Mas o que esperaria é que exista um consenso, um acordo porque este vírus não respeita ideologias políticas. Esse vírus entra em todos os lados e sem pedir licença. Esse vírus está mudando a forma como vamos entender a política no futuro.

BBC News Brasil - Como? De que forma?

Lagos - O consenso deverá ser a forma para enfrentar vários assuntos. Não será mais a discórdia diante de determinados assuntos. Diante de uma pandemia desse tamanho, quais são as medidas que devem ser adotadas? E quem define estas medidas? Os especialistas, os que sabem como trabalhar nesta pandemia.

BBC News Brasil - O que o senhor quer dizer é que a vida é mais importante do que as diferenças políticas e o debate direita ou esquerda? Como fica a política atual?

Lagos - Eu gostei do argumento do líder da oposição de Portugal. Lá, o presidente (Marcelo Rebelo de Sousa) é de centro-direita e o primeiro-ministro (António Costa), que é socialista, tem apoio dos comunistas. Houve um debate no Parlamento e o primeiro-ministro explicou o que está sendo feito.

E depois falou o presidente do partido opositor, de centro-direita. E o opositor disse: 'não aceito que digam que sou opositor em relação a este assunto. Eu colaboro com o governo porque neste assunto todos estamos juntos'. Acho que nós, latino-americanos, deveríamos aprender isso. Que diante dessa crise não existe governo ou oposição.

BBC News Brasil - Mas o que acontece, na sua visão, com os populismos na América Latina em meio à pandemia?

Lagos - Acho que o populismo é uma forma de caminhar mais rápido, pulando os procedimentos democráticos. E isso é um erro enorme. O populismo não vai resolver os assuntos. As mudanças devem ser graduais. Estamos numa época na qual as receitas de ontem já não servem hoje.

Por exemplo, o trabalho à distância vai sair fortalecido dessa pandemia. E as compras online também. Mas qual será o futuro dos shoppings? Muitas ideias são da época em que se trabalhava na indústria e havia um sindicato. Mas agora com o home office, onde serão as reuniões para fazermos a greve?

São assuntos muito profundos que estão mudando. Por isso, é muito importante prestar atenção no que a Ciência está dizendo. É triste ver líderes políticos que dizem 'eu, líder político, estou acima da Ciência'. Não, não é isso. É preciso pensar assim, 'a Ciência está ao meu serviço e preciso ouvi-la'.

BBC News Brasil - O senhor ganhou maior destaque na política, no passado, quando disse 'não' no plebiscito sobre a continuidade de Augusto Pinochet (ditadura de 1974-1990). De lá para cá, a América Latina mudou muito. Mas o senhor vê algo tipo de risco da volta da ditadura? E qual a sua opinião sobre o governo Maduro na Venezuela? E qual a sua opinião sobre o governo Bolsonaro que tem vários militares?

A ditadura de Augusto Pinochet durou de 1973 até 1990
Direito de imagem AFP

Lagos - Primeiro, temos que fortalecer nossos sistemas democráticos. Sei o que é uma ditadura e enfrentei uma ditadura. E a derrotamos, junto com toda a coalizão que foi feita, através de um procedimento que estava na Constituição de Pinochet.

Quando chegou a hora do plebiscito, o derrotamos. E em boa hora. Agora, porém, acho muito importante entender que o sistema democrático é o único sistema que defende os direitos humanos. No longo prazo, o populismo termina no mandato de uma só pessoa. E isso não serve para a democracia.

BBC News Brasil - O senhor está se referindo à Venezuela e ao Brasil?

Lagos - Acho que no caso da Venezuela, quando a Venezuela decidiu ignorar o resultado da (eleição para a) Assembleia Nacional (vencida pela oposição), o governo de Maduro perdeu legitimidade. E isso, infelizmente, já faz mais de seis anos e continuamos sem resolver o assunto.

BBC News Brasil - No caso do Brasil, que é um governo com muitos militares e com um presidente que é ex-capitão que foi eleito...

Lagos - Não posso comentar o que deve fazer o presidente do Brasil, o país que gosto tanto e que é tão importante. Não digo isso nem no Chile.

BBC News Brasil - Na sua opinião, existe ou não um conflito entre cuidar da saúde e cuidar da economia? Porque o desemprego está aumentando, comércios estão fechados...

Lagos - Claro que existe um conflito evidente. Governar é sabedoria.

BBC News Brasil - Como?

Lagos - Dar recursos para quem está desempregado. E que, antes de mais nada, tenha o que comer. E, segundo, manter a economia funcionando.


https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52450725

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Afundou o país. Nem mesmo os comunistas o aguentavam mais.
Só virou um herói porque se matou.
Anexos
Salvador_Allende-amigo_de_Fidel_Castro.jpg

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Segundo turno das eleições no Chile - qual é melhor?

youtu.be/IijChwsQo6o

Não conheço o histórico deles e nada sobre a corrupção lá. Vou avaliá-los conforme as frases do vídeo. Não tenho preferência por nenhum.

Kast
Vantagens:
* Proibir a entrada de imigrantes de países problemáticos
* Dar liberdade econômica ao mercado
* Proteção da família (derrubar o aborto, os privilégios de mãe solteira e o casamento gay)

Desvantagens:
* Guerra às drogas
* Mal diplomata - vai cortar relações com Nicarágua e Venezuela por bobeira. A desculpa de ditadura não faz sentido porque ele admira Pinochet.
* Diminuir a atuação do estado (que já é baixa em termos de bem-estar social)

Duvidoso:
* O que é Comissão de Direitos Humanos da ONU? Tem vantagem em participar ou ficar de fora?

Boric
Vantagens:
* Saúde universal
* Reforma no horroroso sistema de previdência
* Governo ecologista

Desvantagens:
* Proximidade com a extrema-esquerda. O vídeo não fala, mas as esquerdas hoje estão contaminadas com a ideologia de gênero.

Duvidoso:
* Economia solidária - O estado chileno tem condição de prover isso sem endividamento e inflação? Ele faz um discurso contra a iniciativa privada e há o risco de prejudicar a liberdade econômica. É vago e o nome não se compara com a Economia social de mercado da Alemanha.
* A educação no Chile já é melhor do que a dos vizinhos. O que precisa mudar?

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Bolsa de Santiago abre em queda de 7,27% após vitória de Boric
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2 ... oric.ghtml

Com uma constituição esquerdista e um presidente considerado irresponsável em gastos públicos, teremos o risco de ter uma nova Argentina.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Lembro-me do início do (des)governo Bolsonaro. Bolsa subindo, excelentes expectativas, (expectativas de) privatizações... e assim vai.

Vemos que o que o mercado "acha", nem sempre reflete o que é bom para o povo, nem o que se seguirá.

Espero que o sujeito consiga fazer um bom trabalho lá e surpreenda (em um bom sentido).

Será interessante de acompanhar o governo chileno.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Não podia mesmo dar certo ...
Anexos
editar-Allende_desapropria_latifundios-2a.jpg

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Tutu escreveu:
Seg, 20 Dezembro 2021 - 14:54 pm
Bolsa de Santiago abre em queda de 7,27% após vitória de Boric
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2 ... oric.ghtml

Com uma constituição esquerdista e um presidente considerado irresponsável em gastos públicos, teremos o risco de ter uma nova Argentina.
Meu senso de direção é péssimo, já posso chamar o Chile de Venezuela do Oeste?
Tem tudo para dar certo e virar outra, pelo menos no que diz respeito à falir um país em dois anos a.esquerdalha imunda é extremamente eficiente.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Há uns dias, Bernardo Mello Franco, meu vizinho cá nesta página, fez uma pergunta fundamental. O presidente chileno Gabriel Boric seria eleito no Brasil? Não é difícil responder. Que parlamentar de esquerda, no Brasil, tem coragem de ir ao Twitter escrever que o PT fez um governo corrupto, que Venezuela, Cuba e Nicarágua são ditaduras, ou de denunciar sem condicionantes a bárbara invasão russa de um país soberano? Receberia o tratamento que a militância de esquerda concedeu à deputada Tabata Amaral (PSB-SP).

Os líderes jovens da esquerda brasileira têm as mesmas ideias que septuagenários. No Brasil, Boric seria chamado de neoliberal em dois tempos.

Pedro Doria 18/03/2022
https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/ ... lular.html

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Por causa desse tipo de situação que fico desconfiado de um país que América Latina não costuma conseguir manter seu ritmo de desenvolvimento por umas cinco décadas pelo menos (e eu posso ta errando pra menos tempo). Antes o Uruguai era visto como bom exemplo (e ainda hoje parece ser até certo ponto), a "Suíça latino-americana", que perdeu o status, agora o Chile, anda tendo crises sociais: Criminalidade aumentando, máfia, etc.

Protestos e crimes em Santiago


youtu.be/GjYcTKwHqMU

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Entenda o que muda no Chile com a possível nova Constituição
https://www.poder360.com.br/internacion ... stituicao/

Aborto, aumento do Estado e dos gastos: a guinada à esquerda na proposta de nova Constituição no Chile
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/a ... -no-chile/

No Chile, a Constituição da nova esquerda
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/d ... erda.shtml

A nova constituição do Chile está pronta e está extremamente esquerdista. No dia 4 de setembro, o povo votará se aceita ou não. O que podemos dizer em linhas gerais é que essa constituição é horrível. A única coisa que tinha que mudar urgentemente era a questão da previdência. Mas por ódio contra Pinochet vindo de pessoas que não viveram na época, querem jogar a atual fora só porque a primeira versão foi feita por ele, apesar de ter tido quase 60 modificações. O que podemos torcer é para que seja aprovada e ver o Chile cavar a própria sepultura, então isso servirá de exemplo a não ser seguido por outros países.

Boric diz que promoverá novo processo constituinte se o atual for rejeitado. O dólar já subiu muito lá por causa disso.

Seria melhor se tirassem alguns itens controversos (ou de grande impacto, como a previdência) da constituição e colocar para o povo votar separadamente no dia da votação de aprovação.

Sistema político
1. Continua com o lixo do presidencialismo e agora permite reeleição seguidas.

2. Haverá mais autonomia regional. Pelo menos uma coisa boa aprovaram. Isso ajuda a descentralizar o Estado e é mais democrático.

3. Haverá cotas para povos indígenas no congresso.
Resta saber a definição de cada tribo. Muita gente já perdeu a herança indígena ou é mestiço entre indígena e hispânico. Outros podem ter família indígena e ter crescido na cidade. Mas faria mais sentido se só índio pudesse votar para as cadeiras reservadas, principalmente da mesma etnia, para que isso seja análogo a separar eleitores por território como é feito normalmente. É como se o território deles fosse espalhado e assim conseguiria uni-los. Mas como usarão sistema de cotas em vez de divisão do eleitorado, elegerão muita gente pouco votada.

4. De acordo com Ruiz-Tagle, há uma vulnerabilidade em que uma maioria ocasional que controle a presidência e a câmara política pode avançar para um regime ditatorial, nos moldes da Venezuela e os tentados por Bolsonaro. Ele criticou também o excesso de poderes atribuídos ao Conselho de Justiça, que permite que os juízes sejam controlados politicamente.

Feminismo
1. O congresso do deverá ter 50% de cada gênero.
Mas para que essa regra seja democrática, homem só poderia votar em homem e mulher só poderia votar em mulher. Caso contrário, elegerá um grande número de mulheres que tiveram poucos votos. Há quem diga que é melhor ter um congresso onde a maioria é mulher, porque elas são menos corruptas, mas quando há feminismo, o resultado é pior.

2. Todos os órgãos públicos deverão ter 50% de cada gênero. O governo deverá incentivar isso no setor privado (não é obrigatório por enquanto).
O que fazer na falta de mulheres para preencher as vagas? Escolherá candidatos de péssima qualidade só por causa do gênero? E na polícia, onde mulher é inútil?

3. Direito ao aborto garantido via constituição.
Cada um tem a opinião, mas colocar decisão de algo controverso assim numa constituição é extremismo.

Direitos sociais
1. A antiga diz “contribuir para a criação das condições sociais”. A nova diz que o Estado tem a obrigação de fornecer bens e serviços para garantir os direitos básicos dos cidadãos. Agora é um Estado extremamente paternalista. Isso significa muito mais imposto e inchaço da máquina pública.

2. O grande avanço é a criação de uma previdência social pública. Substitui o horroroso modelo de capitalização compulsória, que paga miséria e dá prejuízo ao Estado quando a inciativa privada quebra.

3. Educação pública, sem o bizarro sistema de voucher. A educação superior passa a ser gratuita.

4. Proteção de território indígena e suas línguas.

5. Proibição de lucro em instituições de educação.
É um tiro no próprio pé.

LGTVXYZ
1. Reconhecimento de identidades e expressão de gênero. Concede ações afirmativas para eles.
Gostando ou não, o que o Estado tem com isso?

2. Promoção de educação sexual
Outro tema controverso e mutável que não deve ser inserido em constituição.


Meio ambiente
1. Promete educação ambiental, proteger ecossistemas, combater o aquecimento global.

2. Acesso livre à água e saneamento. Atualmente ela é um recurso privado.

3. O Estado passa a ser dono de todos os recursos minerais, mas é permitido dar concessão à iniciativa privada. Reforma correta para uma constituição.

a revista inglesa The Economist classificou o texto como uma “lista de desejos esquerdista fiscalmente irresponsável”.

A política identitária esparrama-se por todas as esferas. A palavra "gênero" é mencionada 39 vezes.

Em seus infindáveis 388 artigos, e garante uma espécie de “direito a tudo” ... e “gozo pleno e livre da sexualidade”. No entanto, os constituintes não explicaram muito bem como tantos direitos serão viabilizados pelo Estado chileno

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Em seus infindáveis 388 artigos, e garante uma espécie de “direito a tudo” ... e “gozo pleno e livre da sexualidade”. No entanto, os constituintes não explicaram muito bem como tantos direitos serão viabilizados pelo Estado chileno
Da mesma forma, a constituição brasileira de 1988 garante um monte de direitos, mas não define de quem é o dever de prover esses direitos.

Re: República do Chile

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
A nova constituição do Chile está pronta e está extremamente esquerdista.
Não tem nada de extrema. Por acaso aboliu a propriedade privada? Se tivesse feito isso, aí sim seria "extremamente esquerdista".
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
No dia 4 de setembro, o povo votará se aceita ou não. O que podemos dizer em linhas gerais é que essa constituição é horrível. A única coisa que tinha que mudar urgentemente era a questão da previdência. Mas por ódio contra Pinochet vindo de pessoas que não viveram na época, querem jogar a atual fora só porque a primeira versão foi feita por ele, apesar de ter tido quase 60 modificações. O que podemos torcer é para que seja aprovada e ver o Chile cavar a própria sepultura, então isso servirá de exemplo a não ser seguido por outros países.
Você odeia tanto as esquerdas que quer ver o povo chileno sofrer? E se a vida lá melhorar, você dará o braço a torcer?
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Boric diz que promoverá novo processo constituinte se o atual for rejeitado. O dólar já subiu muito lá por causa disso.
Pare de achar que mercado diz algo sobre a situação do país.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Há quem diga que é melhor ter um congresso onde a maioria é mulher, porque elas são corruptas, mas quando há feminismo, o resultado é pior.
Quem disse uma asneira dessas???
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
2. Todos os órgãos públicos deverão ter 50% de cada gênero. O governo deverá incentivar isso no setor privado (não é obrigatório por enquanto).
O que fazer na falta de mulheres para preencher as vagas? Escolherá candidatos de péssima qualidade só por causa do gênero? E na polícia, onde mulher é inútil?
Quem disse que as mulheres são inúteis na polícia?? Cuba possui diversas policiais femininas.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
3. Direito ao aborto garantido via constituição.
Cada um tem a opinião, mas colocar decisão de algo controverso assim numa constituição é extremismo.
Isso visa a dificultar mudanças para as mulheres não perderem esse direito, como ocorreu nos EUA em vários estados. Isso não tem nada de extremismo. É apenas garantir segurança jurídica.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Direitos sociais
1. A antiga diz “contribuir para a criação das condições sociais”. A nova diz que o Estado tem a obrigação de fornecer bens e serviços para garantir os direitos básicos dos cidadãos. Agora é um Estado extremamente paternalista. Isso significa muito mais imposto e inchaço da máquina pública.
Por que "inchaço" da máquina pública? O Estado vai crescer de forma a atender as necessidades da população na medida certa. Inclusive no Brasil faltam funcionários públicos e dizem que está "inchado". Nada mais longe da verdade.

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
2. O grande avanço é a criação de uma previdência social pública. Substitui o horroroso modelo de capitalização compulsória, que paga miséria e dá prejuízo ao Estado quando a inciativa privada quebra.

3. Educação pública, sem o bizarro sistema de voucher. A educação superior passa a ser gratuita.

4. Proteção de território indígena e suas línguas.
Excelentes medidas.

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
5. Proibição de lucro em instituições de educação.
É um tiro no próprio pé.
Por quê?


Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
LGTVXYZ
1. Reconhecimento de identidades e expressão de gênero. Concede ações afirmativas para eles.
Gostando ou não, o que o Estado tem com isso?
O Estado tem o dever de diminuir o preconceito.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
2. Promoção de educação sexual
Outro tema controverso e mutável que não deve ser inserido em constituição.
Deveria estar inserido sim.

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Meio ambiente
1. Promete educação ambiental, proteger ecossistemas, combater o aquecimento global.

2. Acesso livre à água e saneamento. Atualmente ela é um recurso privado.
Excelente.

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
3. O Estado passa a ser dono de todos os recursos minerais, mas é permitido dar concessão à iniciativa privada. Reforma correta para uma constituição.
Discordo, basta ver a Vale depois de privatizada destruiu duas cidades e virou uma sonegadores de impostos.

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
a revista inglesa The Economist classificou o texto como uma “lista de desejos esquerdista fiscalmente irresponsável”.
A The Economist é uma revista liberal, esperava o que dessa gente?

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Há quem diga que é melhor ter um congresso onde a maioria é mulher, porque elas são corruptas, mas quando há feminismo, o resultado é pior.
@Gabarito
Por favor, poderia corrigir um erro grave de digitação? :oops: Escrevi "porque elas são corruptas", eu queria dizer "porque elas são menos corruptas". A frase está até estranha, porque escrevi "é melhor, porque são corruptas".


(...)
Vitor Moura escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 14:31 pm
Não tem nada de extrema. Por acaso aboliu a propriedade privada? Se tivesse feito isso, aí sim seria "extremamente esquerdista".
Extremismo é por causa das pautas identitárias, autoritárias, carga tributária muito alta e inúmeros direitos caros.

Cotas identitárias servem só para eleger esquerdistas.
Você odeia tanto as esquerdas que quer ver o povo chileno sofrer? E se a vida lá melhorar, você dará o braço a torcer?
Vamos ver então o que vai acontecer. A aprovação será ótimo para termos um experimento social. Outros países terão muito o que aprender com os resultados.
Pare de achar que mercado diz algo sobre a situação do país.
Significa fuga de investimentos. Se estão fugindo é porque estão com medo do prejuízo do ambiente de negócios. Torna-se mais caro importar produtos, principalmente os tecnológicos.
Quem disse que as mulheres são inúteis na polícia?? Cuba possui diversas policiais femininas.
No Brasil também. A maioria só acompanha homens ou faz serviço interno. Na linha de frente são peso morto.
Isso visa a dificultar mudanças para as mulheres não perderem esse direito, como ocorreu nos EUA em vários estados. Isso não tem nada de extremismo. É apenas garantir segurança jurídica.
Isso é um caso de direitos que vem e vão ciclicamente.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
5. Proibição de lucro em instituições de educação.
É um tiro no próprio pé.
Por quê?
Escola particular fornece uma educação de qualidade melhor para quem estiver disposto a pagar por isso.

Há muios cursos de especialização avançado que só são oferecidos pela iniciativa privada.

Cursinho preparatório é só privado também.

Cursos de artes tem a oferta melhor com o livre mercado. Só o mercado consegue decidir se oferta violão ou violino numa região e quem escolhe são os pagantes. É mais democrático por não usar recursos públicos.

O Estado não tem condições de oferecer curso superior para todos. Então a iniciativa privada é muito importante.

A universidade pública é cheia de pessoa fazendo segundo curso superior ou trocando de curso toda hora. Dão só prejuízo, porque a vaga é desperdiçada e poderia ser preenchido por um pobre. Essas pessoas deveriam ir para o privado.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
LGTVXYZ
1. Reconhecimento de identidades e expressão de gênero. Concede ações afirmativas para eles.
Gostando ou não, o que o Estado tem com isso?
O Estado tem o dever de diminuir o preconceito.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
2. Promoção de educação sexual
Outro tema controverso e mutável que não deve ser inserido em constituição.
Deveria estar inserido sim.
Melhor seria dar educação para não ir para o mal caminho.
Discordo, basta ver a Vale depois de privatizada destruiu duas cidades e virou uma sonegadores de impostos.
Por outro lado, a mineração privada não fez tragédias no Chile. E se a Vale tivesse continuada pública, duvido que não ocorreria desabamento de barragem também. Além disso, a Petrobrás já foi vítima de petrolão, já teve incêndios de refinaria e já derramou maré negra no mar.

Nesse ponto, a constituição está sendo flexível. Não está defendendo uma postura específica.

Re: República do Chile

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 17:42 pm
Extremismo é por causa das pautas identitárias, autoritárias, carga tributária muito alta e inúmeros direitos caros.
Carga tributária maior que a da Dinamarca?
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 17:42 pm
Cotas identitárias servem só para eleger esquerdistas.
E pra diminuir o preconceito.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 17:42 pm
Pare de achar que mercado diz algo sobre a situação do país.
Significa fuga de investimentos. Se estão fugindo é porque estão com medo do prejuízo do ambiente de negócios. Torna-se mais caro importar produtos, principalmente os tecnológicos.
Não existe mais investimento, temos só aplicadores na bolsa. Ninguém quer mais investir em produção. E se for investir, vai ser pra comprar robôs e máquinas e eliminar os empregos que sobraram.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 17:42 pm
Quem disse que as mulheres são inúteis na polícia?? Cuba possui diversas policiais femininas.
No Brasil também. A maioria só acompanha homens ou faz serviço interno. Na linha de frente são peso morto.
Em Cuba quando o suspeito é mulher são enviadas policiais femininas. Isso evita abusos pelos homens.

Na Coreia do Norte o exército também tem muitas mulheres.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 17:42 pm

Isso é um caso de direitos que vem e vão ciclicamente.
E por isso mesmo tem que ir pra Constituição para parar com isso. Direitos não podem mudar como as fases da Lua.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Escola particular fornece uma educação de qualidade melhor para quem estiver disposto a pagar por isso.

Há muios cursos de especialização avançado que só são oferecidos pela iniciativa privada.

Cursinho preparatório é só privado também.

Cursos de artes tem a oferta melhor com o livre mercado. Só o mercado consegue decidir se oferta violão ou violino numa região e quem escolhe são os pagantes. É mais democrático por não usar recursos públicos.

O Estado não tem condições de oferecer curso superior para todos. Então a iniciativa privada é muito importante.
Cuba discorda:

https://www.abrilabril.pt/internacional ... secundario
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
A universidade pública é cheia de pessoa fazendo segundo curso superior ou trocando de curso toda hora.
Ter uma formação ampla é um problema pra vc?
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Dão só prejuízo, porque a vaga é desperdiçada e poderia ser preenchido por um pobre. Essas pessoas deveriam ir para o privado.
E quem disse que quem fez dois cursos ou mais é rico? O Paulo Guiraldelli tem dois mestrados e dois doutorados e nunca foi rico. Sempre agradece ao povo brasileiro por ter permitido pagar sua educação e hoje retribui como pode, com vídeo-aulas gratuitas, e livros, artigos, uma produção imensa.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 17:42 pm
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
LGTVXYZ
1. Reconhecimento de identidades e expressão de gênero. Concede ações afirmativas para eles.
Gostando ou não, o que o Estado tem com isso?
O Estado tem o dever de diminuir o preconceito.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
2. Promoção de educação sexual
Outro tema controverso e mutável que não deve ser inserido em constituição.
Deveria estar inserido sim.
Melhor seria dar educação para não ir para o mal caminho.
E PROMOVER EDUCAÇÃO SEXUAL É O QUÊ????! :roll:
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Discordo, basta ver a Vale depois de privatizada destruiu duas cidades e virou uma sonegadores de impostos.
Por outro lado, a mineração privada não fez tragédias no Chile.
Mas que eu saiba a Coldeco é a maior empresa de cobre do mundo e é estatal chilena.
Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
E se a Vale tivesse continuada pública, duvido que não ocorreria desabamento de barragem também. Além disso, a Petrobrás já foi vítima de petrolão, já teve incêndios de refinaria e já derramou maré negra no mar.
Empresas privadas dão um prejuízo muito maior ao país sonegando impostos do que a corrupção das estatais.

https://www.cartacapital.com.br/economi ... pcao-9109/

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 17:42 pm
@Gabarito
Por favor, poderia corrigir um erro grave de digitação? :oops: Escrevi "porque elas são corruptas", eu queria dizer "porque elas são menos corruptas". A frase está até estranha, porque escrevi "é melhor, porque são corruptas".

Feito: 👇

Tutu escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 02:09 am
Feminismo
1. O congresso do deverá ter 50% de cada gênero.
Mas para que essa regra seja democrática, homem só poderia votar em homem e mulher só poderia votar em mulher. Caso contrário, elegerá um grande número de mulheres que tiveram poucos votos. Há quem diga que é melhor ter um congresso onde a maioria é mulher, porque elas são menos corruptas, mas quando há feminismo, o resultado é pior.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Gabarito escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 09:59 am
Feito: 👇
Muito obrigado.


Vitor Moura escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 21:17 pm
E pra diminuir o preconceito.
Na verdade cria mais preconceito, porque a pessoa ocupa o cargo sem mérito próprio.
Você confiaria num médico ou advogado cotista?

Se eu posso ser denunciado penalmente pelo simples fato de perguntar se a pessoa é cotista, então acabarei rejeitando a pessoa sempre quando suspeitar que é cotista, mesmo que ela não seja. É injusto para ela, mas é arriscado perguntar.
Não existe mais investimento, temos só aplicadores na bolsa. Ninguém quer mais investir em produção. E se for investir, vai ser pra comprar robôs e máquinas e eliminar os empregos que sobraram.
Qualquer um pode separar 1000 reais para aplicar na bolsa. É uma forma de investimento democrática e ajuda a proteger o patrimônio contra a inflação, causada por governo sem disciplina nos gastos públicos.

Robôs tornam o produto mais barato para o cliente. Então é um ganho.
Em Cuba quando o suspeito é mulher são enviadas policiais femininas. Isso evita abusos pelos homens.
E qual percentual dos bandidos ou suspeitos são mulheres?
50% da força policial composta por mulheres é exagero.
E por isso mesmo tem que ir pra Constituição para parar com isso. Direitos não podem mudar como as fases da Lua.
Serve para impôr uma opinião específica no longo prazo, mesmo havendo épocas em que a maioria tem uma posição contrária.

Direitos sempre mudaram com o passar do tempo.
Ter uma formação ampla é um problema pra vc?
Se temos vagas limitadas, elas deveriam ser preenchidas por quem não tem formação. Se uma pessoa faz mais de um curso, ela tira a vaga de outra. Pensei que você fosse socialista.
E PROMOVER EDUCAÇÃO SEXUAL É O QUÊ????! :roll:
Isso não é assunto para menores de idade. Igrejas são muito mais confiáveis para educar crianças nesse aspecto do que ideologia política.
Empresas privadas dão um prejuízo muito maior ao país sonegando impostos do que a corrupção das estatais.
O problema não é ser privada. O problema é conluio com governo corrupto.

Re: República do Chile

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Na verdade cria mais preconceito, porque a pessoa ocupa o cargo sem mérito próprio.
Filhinho de papai que faz cursinho particular de reforço, tem internet de qualidade, pode gastar impressão, cartucho de tinta, e pode se dedicar só aos estudos não tem mérito algum. Tem a obrigação de passar.
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Você confiaria num médico ou advogado cotista?
Claro. Meu problema é se o médico ou advogado for bolsonarista. Aí não confio não. Dispenso. Basta lembrar o caso da Prevent Sênior ou do Caio Coppola.
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Se eu posso ser denunciado penalmente pelo simples fato de perguntar se a pessoa é cotista, então acabarei rejeitando a pessoa sempre quando suspeitar que é cotista, mesmo que ela não seja. É injusto para ela, mas é arriscado perguntar.
Você conhece algum caso de pessoa que foi denunciada penalmente por esse motivo?
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Qualquer um pode separar 1000 reais para aplicar na bolsa.
Conheço muitos que não. Até porque o salário mínimo é de 1.212 reais.
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
É uma forma de investimento democrática e ajuda a proteger o patrimônio contra a inflação, causada por governo sem disciplina nos gastos públicos.
Os que investiram nas ações do Eike Batista tiveram seu patrimônio muito protegido...
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Robôs tornam o produto mais barato para o cliente. Então é um ganho.
E com o desemprego em massa gerado temos mais uma crise no capitalismo, com um exército de mão de obra de reserva aceitando migalhas pra sobreviver.
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Em Cuba quando o suspeito é mulher são enviadas policiais femininas. Isso evita abusos pelos homens.
E qual percentual dos bandidos ou suspeitos são mulheres?
50% da força policial composta por mulheres é exagero.
Não sei o percentual, mas não precisa ser só bandidos ou suspeitos. Mulheres que queiram protestar precisam ser protegidas pela polícia:

https://m.facebook.com/vitoriasdarevolu ... hi_IN&_rdr
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
E por isso mesmo tem que ir pra Constituição para parar com isso. Direitos não podem mudar como as fases da Lua.
Serve para impôr uma opinião específica no longo prazo, mesmo havendo épocas em que a maioria tem uma posição contrária.

Direitos sempre mudaram com o passar do tempo.
Mas quando vira uma cláusula pétrea na Constituição, o direito só pode ser mexido para ampliar, nunca restringir.
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Ter uma formação ampla é um problema pra vc?
Se temos vagas limitadas, elas deveriam ser preenchidas por quem não tem formação. Se uma pessoa faz mais de um curso, ela tira a vaga de outra. Pensei que você fosse socialista.
E sou. Socialismo implica em dar condições iguais a todos. Farão a mesma prova, a pessoa que não tem formação e a que já tem formação.
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
E PROMOVER EDUCAÇÃO SEXUAL É O QUÊ????! :roll:
Isso não é assunto para menores de idade.
Quem disse que não???
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Igrejas são muito mais confiáveis para educar crianças nesse aspecto do que ideologia política.
A mesma Igreja que acobertou padres pedófilos?
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Empresas privadas dão um prejuízo muito maior ao país sonegando impostos do que a corrupção das estatais.
O problema não é ser privada. O problema é conluio com governo corrupto.
Ser privada é um problema, pois a busca pela maximização do lucro leva justamente à tentativa de corromper o Estado.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Vitor Moura escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 22:36 pm
Filhinho de papai que faz cursinho particular de reforço, tem internet de qualidade, pode gastar impressão, cartucho de tinta, e pode se dedicar só aos estudos não tem mérito algum. Tem a obrigação de passar.
Isso só significa que ele está mais preparado, por causa da sorte de como nasceu. Quando o exame é o mesmo, é avaliado a mesma aptidão, independente da origem.
Claro. Meu problema é se o médico ou advogado for bolsonarista. Aí não confio não. Dispenso. Basta lembrar o caso da Prevent Sênior ou do Caio Coppola.
Esse comportamento é idêntico ao de um racista, sendo que a única diferença é que, em vez de ter preconceito com a cor de pele, tem preconceito com a opinião política. Tudo isso é preconceito. Mas Bolsonaro é um lixo? Sim. Mas Lula também é. Então cada um tem a própria preferência.

Bandido existe em todos os lados do espectro político.
Você conhece algum caso de pessoa que foi denunciada penalmente por esse motivo?
Há muitos casos de empresas sendo multadas por coisinha boba só por causa de leis politicamente corretas. A multa vai para a vítima em vez de ir para o Estado e isso acaba criando malandragem.
Conheço muitos que não. Até porque o salário mínimo é de 1.212 reais.
O fato de muitos não conseguirem não é motivo para reclamar dos que conseguem. Falo de quem é só um cidadão comum que não gastou todo salário do mês.
Os que investiram nas ações do Eike Batista tiveram seu patrimônio muito protegido...
Por isso tem que saber avaliar a empresa e o mercado para não acreditar nos Eikes Batistas.

Por outro lado, quem investiu na Weg está muito bem. E é uma empresa de tecnologia que gera valor para o Brasil.
E o Itaú não gera valor social, mas é um investimento seguro.
E com o desemprego em massa gerado temos mais uma crise no capitalismo, com um exército de mão de obra de reserva aceitando migalhas pra sobreviver.
Tem um tópico sobre isso.
Ludismo não é bom. O desemprego atrapalha as empresas de vender.
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic.php?f=19&t=185
E sou. Socialismo implica em dar condições iguais a todos. Farão a mesma prova, a pessoa que não tem formação e a que já tem formação.
Mas no caso de cotas estão fazendo a mesma prova, mas uns privilegiados recebem vantagem do governo por motivos superficiais.
Um político que tem casa deve receber auxílio moradia só por que o pobre recebe?
Uma pessoa que tem mais dinheiro ou meios de produção deveria ser taxada mais ou deve ser tratada de forma igual?
A mesma Igreja que acobertou padres pedófilos?
Sim. Mas o que eles ensinam é o oposto do que fazem. Se ignorar os ensinamentos teológicos (Deus, Bíblia, inferno, salvação, e outras coisas mágicas) e corrupção (coisas chamadas de demoníacas, dízimo), o que sobra são ensinamentos valiosos de como viver bem e praticar o bem.

Muitos dos nossos ídolos tem vida pessoal cheia de problemas e comportamentos desregrados.
Ser privada é um problema, pois a busca pela maximização do lucro leva justamente à tentativa de corromper o Estado.
Mas ser pública, em vez de arrancar lucro máximo da sociedade, vai ter desvios por causa da corrupção. A diferença é que a empresa privada com concorrência pode quebrar enquanto a pública vai receber dinheiro do governo e sem incentivo para ser melhorar. Monopólio privado é pior do que público, mas existe a possibilidade de liberar a concorrência de empresas estrangeiras.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Vitor Moura escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 22:36 pm
Tutu escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 11:32 am
Igrejas são muito mais confiáveis para educar crianças nesse aspecto do que ideologia política.
A mesma Igreja que acobertou padres pedófilos?
Por que um bando de virjões que não transa (supostamente), não se casa e não tem filhos seria mais apto a educar crianças sobre sexo?

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Vitor Moura escreveu:
Dom, 17 Julho 2022 - 14:31 pm
Discordo, basta ver a Vale depois de privatizada destruiu duas cidades e virou uma sonegadores de impostos.
A Vale teve problemas com barragens porque foi privatizada ou porque cresceu absurdamente e o acúmulo de resíduos fez romper as barragens?
Se continuasse estatal, sim, não teria havido problema por causa da baixa produção. E nada garante que teria cuidado melhor das barragens.

Como estatal, os impostos que gerava eram muito poucos. E praticamente não dava lucro. Além de muita corrupção (sei disto porque minha empresa vendia para eles antes e depois).

Sem falar no "Te dou a presidência da Vale se apoiar meu projeto", o que também acontecia com a deficitária CSN e outras estatais.

Re: República do Chile

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Isso só significa que ele está mais preparado, por causa da sorte de como nasceu. Quando o exame é o mesmo, é avaliado a mesma aptidão, independente da origem.
E quem não nasceu em berço de ouro que se exploda? Ou se esforça dez vezes mais pra poder ter a chance de disputar aquela vaga? As cotas possuem como função principal buscar diminuir o preconceito colocando no mesmo ambiente aquele que nasceu em berço de ouro e aquele que não nasceu em berço de ouro. E como subproduto permitem a ascenção social do mais vulnerável.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Claro. Meu problema é se o médico ou advogado for bolsonarista. Aí não confio não. Dispenso. Basta lembrar o caso da Prevent Sênior ou do Caio Coppola.
Esse comportamento é idêntico ao de um racista, sendo que a única diferença é que, em vez de ter preconceito com a cor de pele, tem preconceito com a opinião política. Tudo isso é preconceito. Mas Bolsonaro é um lixo? Sim. Mas Lula também é. Então cada um tem a própria preferência.
O racista possui preconceito. Eu não tenho preconceito contra bolsonarista, eu tenho pós-conceito. Seria o mesmo que vc dizer que tenho preconceito contra nazista, o que não tem cabimento! Tanto o nazista quanto o bolsonarista já estão tipificados em suas características essenciais.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Você conhece algum caso de pessoa que foi denunciada penalmente por esse motivo?
Há muitos casos de empresas sendo multadas por coisinha boba só por causa de leis politicamente corretas. A multa vai para a vítima em vez de ir para o Estado e isso acaba criando malandragem.
O que você chama de "coisinha boba"? E nenhuma multa é tão alta que vá levar a empresa à falência. E uma vez que o prejudicado é a vítima, por óbvio que ela merece uma indenização.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Conheço muitos que não. Até porque o salário mínimo é de 1.212 reais.
O fato de muitos não conseguirem não é motivo para reclamar dos que conseguem. Falo de quem é só um cidadão comum que não gastou todo salário do mês.
O "cidadão comum" que não gastou todo salário do mês já é um privilegiado. Ainda mais quem consegue guardar mil reais.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Os que investiram nas ações do Eike Batista tiveram seu patrimônio muito protegido...
Por isso tem que saber avaliar a empresa e o mercado para não acreditar nos Eikes Batistas.
Fala sério, mercado é jogatina, até empresas que contratam profissionais experientes a peso de ouro para fazer isso lêem a empresa de forma totalmente errada. A PricewaterhouseCoopers aprovou as contas da Evergrande de 2020, por exemplo:

https://www.cnnbrasil.com.br/business/e ... de-divida/

A própria empresa de auditoria pode fraudar, como foi o caso da KPMG:

https://www.conjur.com.br/2018-dez-13/k ... tir-fraude
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Por outro lado, quem investiu na Weg está muito bem. E é uma empresa de tecnologia que gera valor para o Brasil.
E o Itaú não gera valor social, mas é um investimento seguro.
Jogatina.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
E com o desemprego em massa gerado temos mais uma crise no capitalismo, com um exército de mão de obra de reserva aceitando migalhas pra sobreviver.
Tem um tópico sobre isso.
Ludismo não é bom. O desemprego atrapalha as empresas de vender.
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic.php?f=19&t=185
Como já tem tópico, vou pular essa.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
E sou. Socialismo implica em dar condições iguais a todos. Farão a mesma prova, a pessoa que não tem formação e a que já tem formação.
Mas no caso de cotas estão fazendo a mesma prova, mas uns privilegiados recebem vantagem do governo por motivos superficiais.
Argumentação típica do Caio Coppola:


youtu.be/MdswCuqzPug
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Um político que tem casa deve receber auxílio moradia só por que o pobre recebe?
Não porque não estão em condições iguais. E auxílio moradia deveria ser só pra quem não tem moradia.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Uma pessoa que tem mais dinheiro ou meios de produção deveria ser taxada mais ou deve ser tratada de forma igual?
Taxada mais, óbvio. Deve-se buscar diminuir a desigualdade que já existe.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
A mesma Igreja que acobertou padres pedófilos?
Sim. Mas o que eles ensinam é o oposto do que fazem. Se ignorar os ensinamentos teológicos (Deus, Bíblia, inferno, salvação, e outras coisas mágicas) e corrupção (coisas chamadas de demoníacas, dízimo), o que sobra são ensinamentos valiosos de como viver bem e praticar o bem.
Ah sim, se você escolhe ignorar todo o mal do mundo vai achar a Terra um paraíso, claro. :roll:
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
Ser privada é um problema, pois a busca pela maximização do lucro leva justamente à tentativa de corromper o Estado.
Mas ser pública, em vez de arrancar lucro máximo da sociedade, vai ter desvios por causa da corrupção.
As empresas públicas passam por fiscalização que nenhuma empresa privada passa (vide Tribunais de Contas). O controle contra a corrupção é muito maior.
Tutu escreveu:
Ter, 19 Julho 2022 - 00:12 am
A diferença é que a empresa privada com concorrência pode quebrar enquanto a pública vai receber dinheiro do governo e sem incentivo para ser melhorar. Monopólio privado é pior do que público, mas existe a possibilidade de liberar a concorrência de empresas estrangeiras.
A Petrobrás mesmo na época anterior à quebra do monopólio continuava a melhorar.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Vitor Moura escreveu:
Qua, 20 Julho 2022 - 04:52 am
O racista possui preconceito. Eu não tenho preconceito contra bolsonarista, eu tenho pós-conceito. Seria o mesmo que vc dizer que tenho preconceito contra nazista, o que não tem cabimento!
O que tem errado no bolsonarista sem ser a devoção ao "mito"?
O que você chama de "coisinha boba"? E nenhuma multa é tão alta que vá levar a empresa à falência. E uma vez que o prejudicado é a vítima, por óbvio que ela merece uma indenização.
Palavras ofensivas, piadinhas ou briguinhas verbais. Constrangimento que não é bandidagem.
Nesse caso, é exagero chamar polícia ou aplicar condenação penal para coisas assim, principalmente num país onde há índice alto de violência, que são preocupações mais importantes que a polícia deve ter.
Fala sério, mercado é jogatina, até empresas que contratam profissionais experientes a peso de ouro para fazer isso lêem a empresa de forma totalmente errada. A PricewaterhouseCoopers aprovou as contas da Evergrande de 2020, por exemplo:
Tudo na vida tem riscos. Qualquer um pode cair na escada, escorregar na rua ou ser vítima de bala perdida.
Até faculdade é um risco, porque o mercado da área pode não estar bom quando a pessoa formar (como a crise que tem feito engenheiro dirigir Uber).
As empresas públicas passam por fiscalização que nenhuma empresa privada passa (vide Tribunais de Contas). O controle contra a corrupção é muito maior.
Fiscalização que não barrou o Petrolão nem o aparelhamento do Correios.

PT fez campanha irregular no Correios:
https://www.hojeemdia.com.br/politica/v ... s-1.277913

Re: República do Chile

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Qua, 20 Julho 2022 - 21:55 pm
O que tem errado no bolsonarista sem ser a devoção ao "mito"?
- aceita e propaga fake news
- negacionista da ciência
- anti-vacina
- a favor da desigualdade
- anti-comunista
- misógino
- contra educação sexual
- fanático religioso
- homofóbico
- racista
- anti-ecológico
- a favor dos empresários e contra o trabalhador
- contra a constituição de 88
- quer privatizar tudo
- anti-indígena
Tutu escreveu:
Qua, 20 Julho 2022 - 21:55 pm
O que você chama de "coisinha boba"? E nenhuma multa é tão alta que vá levar a empresa à falência. E uma vez que o prejudicado é a vítima, por óbvio que ela merece uma indenização.
Palavras ofensivas, piadinhas ou briguinhas verbais. Constrangimento que não é bandidagem.
Nesse caso, é exagero chamar polícia ou aplicar condenação penal para coisas assim, principalmente num país onde há índice alto de violência, que são preocupações mais importantes que a polícia deve ter.
Desconheço qq caso em que tenha havido perda da liberdade. No máximo o que ocorre é uma retratação pública, talvez uma multa, demissão pela repercussão do caso (como no caso de certos comediantes), mas prisão não.
Tutu escreveu:
Qua, 20 Julho 2022 - 21:55 pm
Fala sério, mercado é jogatina, até empresas que contratam profissionais experientes a peso de ouro para fazer isso lêem a empresa de forma totalmente errada. A PricewaterhouseCoopers aprovou as contas da Evergrande de 2020, por exemplo:
Tudo na vida tem riscos. Qualquer um pode cair na escada, escorregar na rua ou ser vítima de bala perdida.
Até faculdade é um risco, porque o mercado da área pode não estar bom quando a pessoa formar (como a crise que tem feito engenheiro dirigir Uber).
Não venha comparar o risco de aplicar na bolsa com o risco de aplicar na poupança, LCI ou LCA (assegurados até 250 mil). Não venha me dizer que "aplicar na bolsa é uma forma de investimento democrática e ajuda a proteger o patrimônio contra a inflação". Não é, é jogatina, os riscos são altíssimos.
Tutu escreveu:
Qua, 20 Julho 2022 - 21:55 pm
As empresas públicas passam por fiscalização que nenhuma empresa privada passa (vide Tribunais de Contas). O controle contra a corrupção é muito maior.
Fiscalização que não barrou o Petrolão nem o aparelhamento do Correios.
O Petrolão foi absolutamente nada perto do lucro da Petrobrás. A sonegação das empresas privadas vencem qualquer Petrolão. E hoje o aparelhamento maior do Estado é por militares.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Vitor Moura escreveu:
Qui, 21 Julho 2022 - 07:57 am
Tutu escreveu:
Qua, 20 Julho 2022 - 21:55 pm
O que tem errado no bolsonarista sem ser a devoção ao "mito"?
1- aceita e propaga fake news
2- negacionista da ciência
3- anti-vacina
4- a favor da desigualdade
5- anti-comunista
6- misógino
7- contra educação sexual
8- fanático religioso
9- homofóbico
10- racista
11- anti-ecológico
12- a favor dos empresários e contra o trabalhador
13- contra a constituição de 88
14- quer privatizar tudo
15- anti-indígena
Adiciono também:
16- é tarado por balas

Para começar, existe o bolsonarista fanático, que acredita em toda essa cartilha, e o eleitor bolsonarista comum, que acredita em Bolsonaro mas não nas maluquices ideológicas. Os fanáticos são 5% da população e são uma minoria vocal, enquanto os 40% do eleitorado que votou em Bolsonaro no primeiro turno são só pessoas comuns.

1- O comum nem sabe que a notícia é falsa. É o fanático que fica espalhando isso com dedicação.

2,3- Ignorância é diferente de mau-caratismo. Os comuns tomaram vacina normalmente, sem objeção. Algumas pessoas (inclusive não-bolsonaristas) criticam a obrigatoriedade ou não tem confiança no governo (de fato nosso governo não é confiável).

4- O comum não é a favor da desigualdade. Ele apenas não quer dar o dinheiro suado dele para a causa ou não concorda com as soluções do Estado (como cotas racistas e bolsa-esmola) ou não confia no governo corrupto.

5- É só diferença de opinião em relação ao comunismo. Opinião não define caráter. Só os fanáticos (5%) partem para a agressão.

6- Isso não existe.

7- É só diferença de opinião.

8- O comum não é fanático. A maioria dos religiosos tendem a ser apáticos à política.

9- É só diferença de opinião. Só os fanáticos partem para a agressão.

10- Existe bolsonarista de todas as cores. O que ocorre é uma oposição à agenda esquerdista em relação a raças, porque a direita quer tratar todos de forma igual, sem discriminação (como apartheid) ou privilégios (como cotas). Nem o fanático é racista. Os racistas são aqueles doidos (skinheads) que representam menos de 1% da população.

11- Só os fanáticos acreditam em "verde é o novo vermelho". Outro grupo de doidos na direita (bolsonarista ou não) acredita na contradição chamada "ambientalismo liberal", mas isso é só uma cartilha ideológica como várias outras que existem na direita ou na esquerda. Mas a população geral, de esquerda ou direita, é a favor do ambientalismo na teoria, mas faz absolutamente nada na prática.

12- É a favor da possibilidade do trabalhador e empresário dialogarem e criar um acordo entre eles em vez de um agente externo (governo) ditando as regras de como será o contrato. Eles também são a favor do empreendedorismo feito por pobres, porque o microempreendedor é trabalhador. Muitos direitistas estão fora da realidade porque o pobre não tem condição de empreender, mas eles defendem que o governo não atrapalhe com burocracia, imposto e regulamentação, porque tudo isso quebra o microempreendedor. Já é uma grande ajuda o governo não atrapalhar.

13- O comum nem sabe o que é constituição. Mas vale lembrar que essa constituição é horrível. Há um STF que distorce a constituição igual pastor faz com a Bíblia. Mas é o fanático que quer Bolsonaro eternamente na previdência e sem limites de poder.

14- É só diferença de opinião.

15- O comum está completamente desinformado sobre os povos indígenas.

16- Em país violento, o político aproveita do medo para fazer propaganda de que o cidadão é vulnerável e precisa se defender sozinho com uma arma em caso de um ataque de bandido. Então o comum acaba desejando arma por causa desse medo. Muitos deles até foram assaltados no passado. Só o fanático que acredita que armas é para lutar contra o comunismo.

Re: República do Chile

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Será que o Chile considerado como maravilha por muita gente parece que ta cada vez mais perdendo o status que dizem que ele tem:


Marcha estudantil termina com repressão policial em Santiago | AFP
Um protesto de estudantes terminou com repressão policial na capital do Chile. Os manifestantes exigiam melhor infraestrutura para a Educação e a saída do ministro da pasta.

youtu.be/J0Tm2rp4wbI
Responder