Lula

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Titoff escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 12:06 pm
Resumindo, eu só acho que só pode estar de sacanagem quem votar no lula ou no bozo no 1o turno.
- Não duvide da capacidade de sacanear que o brasileiro tem/

- Que outras opções além de Lula e Bolsonaro aprece no horizonte que não seja apenas por polêmicas mas por algum projeto político que seja pelo menos razoável? Ciro Gomes? Quem mais?

Re: Lula

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 16:42 pm
Titoff escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 12:06 pm
Resumindo, eu só acho que só pode estar de sacanagem quem votar no lula ou no bozo no 1o turno.
- Não duvide da capacidade de sacanear que o brasileiro tem/

- Que outras opções além de Lula e Bolsonaro aprece no horizonte que não seja apenas por polêmicas mas por algum projeto político que seja pelo menos razoável? Ciro Gomes? Quem mais?
Ah, votar nos outros não é por empolgação, não. Tô num ponto que já falo que qualquer um, menos esses dois.

Ciro, Doria, Amoedo, sei lá.

Re: Lula

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 16:42 pm
Titoff escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 12:06 pm
Resumindo, eu só acho que só pode estar de sacanagem quem votar no lula ou no bozo no 1o turno.
- Não duvide da capacidade de sacanear que o brasileiro tem/

- Que outras opções além de Lula e Bolsonaro aprece no horizonte que não seja apenas por polêmicas mas por algum projeto político que seja pelo menos razoável? Ciro Gomes? Quem mais?
Amoedo, Marina, Doria, Mandeta, algum candidato do MDB tipo Meirelles... Enfim, opções temos aos montes. Podem não ser perfeitos, mas eu não tenho dúvida que fariam muito melhor que esses 2 que você citou.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Cinzu escreveu:
Ter, 08 Junho 2021 - 22:41 pm
Agnoscetico escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 16:42 pm
Titoff escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 12:06 pm
Resumindo, eu só acho que só pode estar de sacanagem quem votar no lula ou no bozo no 1o turno.
- Não duvide da capacidade de sacanear que o brasileiro tem/

- Que outras opções além de Lula e Bolsonaro aprece no horizonte que não seja apenas por polêmicas mas por algum projeto político que seja pelo menos razoável? Ciro Gomes? Quem mais?
Amoedo, Marina, Doria, Mandeta, algum candidato do MDB tipo Meirelles... Enfim, opções temos aos montes. Podem não ser perfeitos, mas eu não tenho dúvida que fariam muito melhor que esses 2 que você citou.
Mas qual desses tem algum projeto político que seja pelo menos razoável, que não seja coisas vagas? O Amoedo tem seguidores liberais, mas qual grande projeto de desatque?

Re: Lula

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 09 Junho 2021 - 00:37 am
Cinzu escreveu:
Ter, 08 Junho 2021 - 22:41 pm
Agnoscetico escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 16:42 pm
Titoff escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 12:06 pm
Resumindo, eu só acho que só pode estar de sacanagem quem votar no lula ou no bozo no 1o turno.
- Não duvide da capacidade de sacanear que o brasileiro tem/

- Que outras opções além de Lula e Bolsonaro aprece no horizonte que não seja apenas por polêmicas mas por algum projeto político que seja pelo menos razoável? Ciro Gomes? Quem mais?
Amoedo, Marina, Doria, Mandeta, algum candidato do MDB tipo Meirelles... Enfim, opções temos aos montes. Podem não ser perfeitos, mas eu não tenho dúvida que fariam muito melhor que esses 2 que você citou.
Mas qual desses tem algum projeto político que seja pelo menos razoável, que não seja coisas vagas? O Amoedo tem seguidores liberais, mas qual grande projeto de desatque?
O que seria um grande projeto de destaque? O Novo defende enxugamento da máquina pública e apoia reformas, como a tributária, administrativa, além de pautas de privatização. Pelo desempenho dos mandatários na câmara, já dá para ter uma boa noção das pautas do partido.

Mandetta (DEM), Dória (PSDB) e Meirelles (MDB), pelos partidos, não há dúvidas que fariam parte do centrão fisiológico. Este último, inclusive, provavelmente faria um governo nos moldes do governo Temer, onde foi Ministro da Economia.

Infelizmente é difícil imaginar qualquer governo fazendo algo sem articulações com o centrão. Para isso, seria necessário uma mudança radical no congresso, o que acho improvável. Porém, entre alguém que negocia com a câmara para avançar reformas e propor pautas decentes, e alguém que usa dessa mesma negociação para blindar o filho de investigações e propor ideias lunáticas, a outra opção já pode ser considerada como algo razoável.

Mas sim, é verdade, a maioria das propostas dos candidatos são vagas. Bolsonaro, por exemplo, foi eleito sem nem apresentar proposta. E ainda assim, conseguiu feitos em algumas áreas, apesar de todas as críticas que tenho aqui a ele. O Ministério da Infraestrutura é um dos acertos desse governo. Não vejo então porque alguém com o mínimo de sensatez e inteligência não faria melhor.

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 09 Junho 2021 - 00:37 am
Mas qual desses tem algum projeto político que seja pelo menos razoável, que não seja coisas vagas?
Um governo do centrão faria uma administração mais fisiológica, enquanto um governo Bolso-Lula, que é tão corrupto quanto o centrão, se preocuparia com uma agenda populista prejudicial ao país. Vendo a campanha de Meirelles em 2018, ele não se preocupou em atender besteirol populista, por exemplo.
O Amoedo tem seguidores liberais, mas qual grande projeto de desatque?
Sempre achei o partido muito radical, principalmente com a ideologia de "o estado é o problema" e ainda defender armas para população. Mas a liberdade econômica no Brasil é terrível, então é possível que ele faça mais bem com mudança estruturais profundas do que mal? Ideias de privatização são o que menos importa, porque tem muito interesse envolvido por trás disso, mas de melhoria falo sobretudo de simplificar a burocracia, regulamentação e essa CLT horrorosa que temos.
Cinzu escreveu:
Qua, 09 Junho 2021 - 09:34 am
Infelizmente é difícil imaginar qualquer governo fazendo algo sem articulações com o centrão. Para isso, seria necessário uma mudança radical no congresso, o que acho improvável. Porém, entre alguém que negocia com a câmara para avançar reformas e propor pautas decentes, e alguém que usa dessa mesma negociação para blindar o filho de investigações e propor ideias lunáticas, a outra opção já pode ser considerada como algo razoável.
O importante é que o poder de decisão não esteja centrado numa só pessoa/partido. O que resta é melhorar a qualidade do centrão, mas teria que mudar a constituição: proibir reeleição inclusive no legislativo, tornar o voto não obrigatório, educar melhor os eleitores a saber o que estão fazendo, mudar a forma como o legislativo é eleito, proibir doações em campanhas, acabar com o foro privilegiado, e mudanças na estrutura política para usar um modelo que não dependa de nomeação. Parlamentarismo e federalismo de verdade também ajudam.
Bolsonaro, por exemplo, foi eleito sem nem apresentar proposta.
Recebi muita propaganda no zap em 2018 e até hoje gostaria de cobrar algumas promessas da propaganda: fim do foro privilegiado e 10 medidas contra a corrupção. :lol:
Ou ele confessa que era fake news.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Cinzu escreveu:
Qua, 09 Junho 2021 - 09:34 am
Agnoscetico escreveu:
Qua, 09 Junho 2021 - 00:37 am
Cinzu escreveu:
Ter, 08 Junho 2021 - 22:41 pm
Agnoscetico escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 16:42 pm
Titoff escreveu:
Sáb, 05 Junho 2021 - 12:06 pm
Resumindo, eu só acho que só pode estar de sacanagem quem votar no lula ou no bozo no 1o turno.
- Não duvide da capacidade de sacanear que o brasileiro tem/

- Que outras opções além de Lula e Bolsonaro aprece no horizonte que não seja apenas por polêmicas mas por algum projeto político que seja pelo menos razoável? Ciro Gomes? Quem mais?
Amoedo, Marina, Doria, Mandeta, algum candidato do MDB tipo Meirelles... Enfim, opções temos aos montes. Podem não ser perfeitos, mas eu não tenho dúvida que fariam muito melhor que esses 2 que você citou.
Mas qual desses tem algum projeto político que seja pelo menos razoável, que não seja coisas vagas? O Amoedo tem seguidores liberais, mas qual grande projeto de desatque?
O que seria um grande projeto de destaque? O Novo defende enxugamento da máquina pública e apoia reformas, como a tributária, administrativa, além de pautas de privatização. Pelo desempenho dos mandatários na câmara, já dá para ter uma boa noção das pautas do partido.

Mandetta (DEM), Dória (PSDB) e Meirelles (MDB), pelos partidos, não há dúvidas que fariam parte do centrão fisiológico. Este último, inclusive, provavelmente faria um governo nos moldes do governo Temer, onde foi Ministro da Economia.

Infelizmente é difícil imaginar qualquer governo fazendo algo sem articulações com o centrão. Para isso, seria necessário uma mudança radical no congresso, o que acho improvável. Porém, entre alguém que negocia com a câmara para avançar reformas e propor pautas decentes, e alguém que usa dessa mesma negociação para blindar o filho de investigações e propor ideias lunáticas, a outra opção já pode ser considerada como algo razoável.

Mas sim, é verdade, a maioria das propostas dos candidatos são vagas. Bolsonaro, por exemplo, foi eleito sem nem apresentar proposta. E ainda assim, conseguiu feitos em algumas áreas, apesar de todas as críticas que tenho aqui a ele. O Ministério da Infraestrutura é um dos acertos desse governo. Não vejo então porque alguém com o mínimo de sensatez e inteligência não faria melhor.
Mas muito tempo já tem gente com essa proposta de enxugar máquina; entra governo, sai governo e situação parecida.

Bolsonaro ganhou porque falou sobre combater corrupção, dar arma pra "cidadão de bem" (um simplismo vendido como solução pra criminalidade), privatização (o que ele não cumpriu, pois manteve empresas como TV Brasil, só trocou pessoal - teve apoiador que chamou de "enxugar a máquina"), mas na hora de pôr na prática já foi um problema, teve que passar pelo Congresso, e, mesmo aprovado, é muito simplista achar que só portar arma vai acabar criminalidade num passe de mágica.

Bolsonaro teve projeto de liberação de armas (esse teve mais apelo pela questão da criminalidade; não lembro o que os outros candidatos propuseram pra combate a criminalidade), reforma da previdência (muita gente das classes mais baixas que votou nele pelo motivo de combate a criminalidade, se sentiu traído e pego de surpreso quando soube sobre aumento de tempo de serviço), privatizações (algumas empresas, como canal da TV Brasil), etc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_d ... _Bolsonaro
Um dos pontos cruciais da reforma foi a proposta de transição do regime de repartição para um regime de capitalização. No regime de repartição, os trabalhadores que contribuem para a previdência estão, na verdade, pagando a aposentadoria de quem já está aposentado. No regime de capitalização, cada trabalhador é responsável por contribuir para sua própria previdência, de certo modo, como uma poupança. Tal poupança seria gerida por entidades públicas e privadas, de acordo com a escolha do trabalhador. Paulo Guedes se espelhou no modelo previdenciário chileno, no qual o dinheiro é administrado por empresas privadas que, por sua vez, podem investir no mercado financeiro. O regime chileno foi implementado em 1980 durante a ditadura de Augusto Pinochet, sendo um dos primeiros países a adota-lo. Porém, os resultados mostraram-se insatisfatórios. A imensa maioria dos chilenos recebia pouco mais da metade de um salário mínimo.[8][9] O governo apresentou um projeto separado com mudanças na aposentadoria dos militares.
(...)
O exército brasileiro na sua base também protestou contra a reforma.
Até o Bolsonaro determinar que o exército seria um caso a parte, então os protestos da base do exército parararm.
Os candidatos ditos mais liberais não parecem ter alcance entre camadas mais baixas (a maioria), e, apesar de lardear que movimento liberal e libertário ta crescendo, parecem que fica numa bolha onde só classe média (pode ser até que tenha, mas desconheço liberal ou libertário de classes baixas).

Se tiver paciência pra assistir esse liberal / libertário (não sei que ele é hoje em dia) defendeu um candidato de uns 38 anos que seria um candidato a presidência, mas nem o Flow, que paga liberal-qualquer-coisa sabia quem era:

RAPHAËL LIMA (IDEIAS RADICAIS) - Flow Podcast #388


youtu.be/Fd95sXRWKKg

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Alguém tem um artigo ou vídeo que desmistifica o "glorioso" governo Lula com seriedade?
Sei que existia no antigo Clube Cético, mas não encontrei ainda.
É até difícil pesquisar um sem propaganda ideológica.

Re: Lula

Huxley
Mensagens: 3238
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Sáb, 29 Maio 2021 - 22:04 pm
A esquerda também aglomera
29.05.21 15:28

Milhares de manifestantes saíram às ruas do Rio de Janeiro, neste sábado, em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro.

Liderado por centrais sindicais e movimentos de esquerda, o ato percorreu a Avenida Presidente Vargas, em direção à Candelária.

As manifestações de hoje, em várias cidades do país, são realizadas num momento em que o Brasil ultrapassa 459 mil mortes por Covid e em meio ao temor de uma terceira onda da doença.

Imagens exibidas pelo G1 e TV Globo mostram que as medidas de distanciamento social não foram respeitadas e ocorreram aglomerações.

A esquerda agora terá de aguentar a mesma patrulha que faz quando bolsonaristas vão às ruas.
Fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/a-e ... -aglomera/

“O vírus Lula protesta contra o vírus Bolsonaro”:
https://www.oantagonista.com/videos/o-v ... bolsonaro/

Gabinete do ódio está há horas decidindo se posta que houve aglomeração ou que não foi ninguém
(Sensacionalista)

Fonte: https://twitter.com/sensacionalista/sta ... 2904920073
Lula finalmente perdeu o pudor em demonstrar que está disposto a incentivar aglomerações perigosas em troca de votos… “Lula convoca militância para protestos contra Bolsonaro”:

https://www.oantagonista.com/brasil/lul ... bolsonaro/

“Manifestação contra Bolsonaro fecha a Paulista”:
https://www.oantagonista.com/brasil/man ... -paulista/

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qui, 17 Junho 2021 - 17:04 pm
Alguém tem um artigo ou vídeo que desmistifica o "glorioso" governo Lula com seriedade?
Sei que existia no antigo Clube Cético, mas não encontrei ainda.
É até difícil pesquisar um sem propaganda ideológica.
Há muito mais se você procurar por "as provas contra Lula" ou coisa assim:

https://epoca.oglobo.globo.com/politica ... opina.html

https://www.youtube.com/watch?v=xiVitlBgNGA

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 09:53 am
Há muito mais se você procurar por "as provas contra Lula" ou coisa assim:

https://epoca.oglobo.globo.com/politica ... opina.html

https://www.youtube.com/watch?v=xiVitlBgNGA
Esses 13 casos de corrupção são fichinha perto do mensalão e do petrolão.

Estava perguntando mais sobre o governo de 2013-2010. Quais foram as consequências econômicas e sociais do governo Lula, se o crescimento da economia tem mérito dele, se ele conseguiu acabar com a fome só por causa do comércio exterior, o que deixou de fazer para que o crescimento econômico durasse, que categorias ele abandonou, etc.

Na época eu era estudante do ensino público. Inocente e enviesado. Tempos depois, achei bizarro estudantes chamarem de fascista o impeachment de Bandilma.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 11:33 am
Fernando Silva escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 09:53 am
Há muito mais se você procurar por "as provas contra Lula" ou coisa assim:

https://epoca.oglobo.globo.com/politica ... opina.html

https://www.youtube.com/watch?v=xiVitlBgNGA
Esses 13 casos de corrupção são fichinha perto do mensalão e do petrolão.

Estava perguntando mais sobre o governo de 2013-2010. Quais foram as consequências econômicas e sociais do governo Lula, se o crescimento da economia tem mérito dele, se ele conseguiu acabar com a fome só por causa do comércio exterior, o que deixou de fazer para que o crescimento econômico durasse, que categorias ele abandonou, etc.

Na época eu era estudante do ensino público. Inocente e enviesado. Tempos depois, achei bizarro estudantes chamarem de fascista o impeachment de Bandilma.
A crise econômica de 2007 (que ele chamou de "marolinha") pode ter tido efeito retardado que só ficou bem perceptível por cerca de 2013.

Re: Lula

Huxley
Mensagens: 3238
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Seg, 31 Maio 2021 - 22:43 pm
https://www.correiobraziliense.com.br/p ... onaro.html

https://congressoemfoco.uol.com.br/gove ... bolsonaro/

Para quem não entende o significado das notícias acima, aí vai uma sugestão de explicação…

O despertador do Diogo

Lula deve tudo a Bolsonaro
31.05.21 13:44

Lula quer Jair Bolsonaro no poder até 2022, porque o fedor de cadáver do sociopata encobre seu fedor de propina.

Guilherme Boulos pediu o impeachment do presidente e a posse de Hamilton Mourão, mas o plano da esquerda é o oposto.

Lula deve tudo a Jair Bolsonaro: o fim da Lava Jato, o ostracismo de Sergio Moro, a apoteose de seus antigos aliados do Centrão, a ruína da PF e da PGR, o triunfo de seus comparsas no STF e, finalmente, seu favoritismo eleitoral.

Nada de impeachment, portanto. Lula pretende viver parasitariamente no organismo putrefato do sociopata até o ano que vem.
Fonte: https://www.oantagonista.com/despertado ... bolsonaro/
Lulismo é curioso: grita “Fora, Bolsonaro!”, mas…

1.Lula prefere deixar Bolsonaro “sangrando” para enfrentá-lo desgastado em 2022;

2.Lulistas são parceiros de bolsonaristas na sabotagem do combate à corrupção e à improbidade que garante apoio na Câmara contra impeachment.
(Felipe Moura Brasil)

Fonte: https://twitter.com/FMouraBrasil/status ... 4512411653

“Câmara aprova mudanças na Lei de Improbidade Administrativa”:
https://www.oantagonista.com/brasil/cam ... istrativa/

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 11:33 am
Fernando Silva escreveu:
Dom, 20 Junho 2021 - 09:53 am
Há muito mais se você procurar por "as provas contra Lula" ou coisa assim:

https://epoca.oglobo.globo.com/politica ... opina.html

https://www.youtube.com/watch?v=xiVitlBgNGA
Esses 13 casos de corrupção são fichinha perto do mensalão e do petrolão.

Estava perguntando mais sobre o governo de 2013-2010. Quais foram as consequências econômicas e sociais do governo Lula, se o crescimento da economia tem mérito dele, se ele conseguiu acabar com a fome só por causa do comércio exterior, o que deixou de fazer para que o crescimento econômico durasse, que categorias ele abandonou, etc.

Na época eu era estudante do ensino público. Inocente e enviesado. Tempos depois, achei bizarro estudantes chamarem de fascista o impeachment de Bandilma.
Lula surfou nos rios de dinheiro que entraram no Brasil antes da crise de 2008, mas, em vez de investir no futuro, comprou apoio dos ricos (90% do dinheiro) e dos pobres (10% do dinheiro). Foi uma festa, os pobres ficaram felizes, mas aí o dinheiro acabou (como sempre acontece nesses casos; veja-se Argentina e Venezuela) e o país estava quebrado, sem infraestrutura, desindustrializado.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Mas Lula é um ladrão ególatra que enganou o país distribuindo migalhas aos pobres enquanto governava para os ricos e enchia os cofres do seu partido. Um estelionatário de sonhos que, além de não diminuir as desigualdades, usou-as como trunfo político para acirrar a divisão nacional e tentar se manter no poder.

Falhou por excesso de umbiguismo e nos jogou no colo de Bolsonaro, mas é claro que não foi surpresa para ele, sabia desse risco. Lula preferiu jogar o Brasil no colo de Bolsonaro do que abrir mão da chance de se manter no poder. Calculou que, se perdesse, Bolsonaro seria tão terrível que o Brasil inteiro iria esquecer seus crimes e reconduzí-lo ao poder pedindo perdão. 500 mil mortes? Recordes de desmatamento? Secas históricas? Sufocamento da cultura? Estrangulamento da educação e da pesquisa? Dólar nas alturas? Sofrimento nacional? Faz parte do jogo. Não se engane, Lula está feliz com esse cenário. É a tempestade perfeita para o seu retorno triunfal.

Se Lula tivesse um pingo de espírito público, a história recente do Brasil seria bem diferente, mas a única coisa que lhe importa é seu próprio umbigo. E bingo, agora está aí de volta com discurso de herói injustiçado, quando ele mesmo é responsável por milhares de mortes também, pois corrupção mata. E o que foi desviado dos cofres públicos durante os 14 anos em que o PT esteve no poder foi na casa dos bilhões, e só até onde se conseguiu apurar.

Bolsonaro é sem dúvida ainda pior que Lula e, se concretizando esse segundo turno dos infernos que se anuncia, me verei obrigada a votar de novo nesse criminoso. Mas é isso que Lula é: um criminoso, e um que sequer se arrependeu do que fez. Eu gostaria muito, mas muito mesmo, de ver o Brasil se livrar de Bolsonaro dando um passo à frente, e não voltando dez passos atrás.

Paula Fiuza 22/06/2021
https://www.facebook.com/paula.fiuza.7/ ... p&__tn__=R]-R

Re: Lula

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Presumo que após muitos anos de abstinência serei obrigada a rastejar nesse manancial de podridão chamado "eleições".
Como cética, apego-me ao velho Mark Twain: "Se votar fizesse alguma diferença eles não nos deixariam fazer isso".
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Tenho uma pergunta sobre história. Em algum momento na história da América Latina, algum país se recuperou de uma grave crise econômica com um governo de esquerda?

Re: Lula

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Tutu escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 13:48 pm
Tenho uma pergunta sobre história. Em algum momento na história da América Latina, algum país se recuperou de uma grave crise econômica com um governo de esquerda?
Tenha em mente duas coisas: a imensa complexibilidade dos países em questão e os regimes autoritários. Ah, e "governo de esquerda" é só o nome de um boi, assim como "país se recuperou de uma grave crise econômica" é apenas um momento.

Isto posto, há esse texto: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q ... 9Chkg8NjRn
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Lula

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Hipatia escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 14:33 pm
Tutu escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 13:48 pm
Tenho uma pergunta sobre história. Em algum momento na história da América Latina, algum país se recuperou de uma grave crise econômica com um governo de esquerda?
Tenha em mente duas coisas: a imensa complexibilidade dos países em questão e os regimes autoritários. Ah, e "governo de esquerda" é só o nome de um boi, assim como "país se recuperou de uma grave crise econômica" é apenas um momento.

Isto posto, há esse texto: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q ... 9Chkg8NjRn
A sua observação é profunda e cirúrgica.

A recuperação econômica da Alemanha sob o governo nazista de extrema-direita foi a mais rápida e espetacular que já aconteceu. Mas implicou na destruição completa do país. Que implicou na reconstrução democrática do país e o tornou a maior potência econômica da Europa e deu qualidade de vida e estabilidade para o povo alemão.

E se pode falar em "implicação" mesmo porque a ascenção do regime nazista tornava inexorável que a Alemanha voltaria a entrar em guerra. A recuperação alemã se apoiava em um modelo explosivamente inflacionário, inflação esta que era contida pela rápida expansão da economia mas que iria explodir quando as enormes taxas de crescimento começassem a se reduzir.

Era um sucesso que já trazia em seu bojo um enorme fracasso. Um fracasso que possibilitaria um enorme e duradouro sucesso.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Pedro Reis escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 15:49 pm
A recuperação econômica da Alemanha sob o governo nazista de extrema-direita foi a mais rápida e espetacular que já aconteceu. Mas implicou na destruição completa do país. Que implicou na reconstrução democrática do país e o tornou a maior potência econômica da Europa e deu qualidade de vida e estabilidade para o povo alemão.

E se pode falar em "implicação" mesmo porque a ascenção do regime nazista tornava inexorável que a Alemanha voltaria a entrar em guerra. A recuperação alemã se apoiava em um modelo explosivamente inflacionário, inflação esta que era contida pela rápida expansão da economia mas que iria explodir quando as enormes taxas de crescimento começassem a se reduzir.

Era um sucesso que já trazia em seu bojo um enorme fracasso. Um fracasso que possibilitaria um enorme e duradouro sucesso.
A "recuperação" da Alemanha não iria durar muito. O governo torrou o pouco dinheiro que tinha em uma política econômica que parecia funcionar, mas que estava apenas acelerando o desastre.
Ou eles começavam a invadir os países vizinhos para saquear suas indústrias e recursos naturais ou seria o caos.
Foi o que fizeram.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 13:48 pm
Tenho uma pergunta sobre história. Em algum momento na história da América Latina, algum país se recuperou de uma grave crise econômica com um governo de esquerda?
Talvez a pergunta mais apropriada seria:

"Algum país da América Latina se recuperou da colonização de plantantion desde da fundação seja por gestão de direita ou esquerda?"

Recuperar economia só pra classe média e alta ter vida melhor seria uma visão bem restrita.

Re: Lula

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Análises com premissas ideológicas deturpam a conclusão final.

O que separa os países da América do Sul? Seriam as Cordilheiras dos Andes? ;)
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 22:06 pm
Tutu escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 13:48 pm
Tenho uma pergunta sobre história. Em algum momento na história da América Latina, algum país se recuperou de uma grave crise econômica com um governo de esquerda?
Talvez a pergunta mais apropriada seria:

"Algum país da América Latina se recuperou da colonização de plantantion desde da fundação seja por gestão de direita ou esquerda?"

Recuperar economia só pra classe média e alta ter vida melhor seria uma visão bem restrita.
Falo da questão de inflação e desemprego. Essas coisas prejudicam severamente principalmente os mais pobres.
Existe o risco da eleição de Lula e a economia não se recuperar da pandemia e se tornar uma Argentina.

Re: Lula

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Ah, sim, como você não foi muito específico, recebeu respostas gerais..

Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.

Na tentativa de frear esses aumentos o BC e o COPOM assumem uma taxa maior para a CELIC, que limita o acesso ao crédito e busca "controlar" a inflação.

Veja:

"O Banco Central informou nesta quarta-feira (24) que subiu de 5% para 5,8% sua estimativa de inflação para o ano de 2021, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A expectativa, que consta no relatório de inflação do segundo trimestre deste ano, considera a trajetória estimada pelo mercado financeiro para a taxa de juros e de câmbio neste ano e no próximo.
O centro da meta de inflação, em 2021, é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. Com isso, a projeção do BC está bem acima do teto do sistema de metas.
A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia.
O Banco Central informou, ainda, que a probabilidade de a inflação superar o teto da meta de 5,25% para este ano passou de 41%, em março de 2021, para 74% no documento divulgado nesta quarta-feira. Se a meta não é cumprida, o BC tem de escrever uma carta pública explicando as razões.

Razões para o aumento

De acordo com o BC, a inflação recente tem sido "particularmente afetada" pelo "significativo aumento" dos preços de "commodities" (produtos básicos com cotação internacional, como alimentos, minério de ferro e petróleo), contrabalançado parcialmente pela apreciação cambial (queda do dólar) verificada desde abril.
Além disso, a instituição avaliou que a "persistência do cenário de restrições de oferta" de alguns materiais e insumos, e a "deterioração do cenário hídrico", que tem rápida repercussão sobre o preço da energia elétrica mediante o acionamento de bandeiras tarifárias, também tem pressionado a inflação nos últimos meses.
"Esses fatores mais do que compensaram os efeitos desinflacionários do recrudescimento da pandemia sobre os preços de serviços e da recente apreciação do real", avaliou o Banco Central.

Próximos anos

Para 2022 e 2023, no cenário de mercado (Selic e câmbio projetados pelos bancos), o Banco Central projetou uma inflação de, respectivamente, 3,5% e de 3,3%. Em março, a instituição estimava que o IPCA ficaria em 3,5% em ambos os anos.
No ano que vem, a meta central de inflação para o ano que vem é de 3,5% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2% a 5%. Em 2023, o objetivo central é de 3,25%, com um piso de 1,75% e um teto de 4,75% por conta do intervalo de tolerância existente.

Taxa de juros

Quando as estimativas para a inflação estão em linha ou abaixo das metas, o BC pode reduzir os juros. Quando previsões estão acima da trajetória esperada, a taxa Selic é elevada.
Com a alta recente da inflação, o Banco Central promoveu em março a primeira elevação em quase seis anos. Naquele momento, a taxa básica da economia foi elevada para 2,75% ao ano. Em maio, o Copom elevou o juro para 3,5% ao ano e, em junho, a taxa avançou ara 4,25% ao ano.
O Banco Central indicou, ainda, que deve promover um novo aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros no começo de agosto, o que levaria a Selic para 5% ao ano. A instituição, porém, também deixou a portar aberta para um aumento maior. O mercado financeiro estima que a taxa Selic terminará esse ano em 6,5% ao ano."https://g1.globo.com/economia/noticia/2 ... meta.ghtml

Últimos meses...nosso governo atual é de esquerda?

Quanto ao desemprego, é uma questão quase sistêmica: profissionais capacitados raramente ficam desempregados, enquanto diversas vagas não serão preenchidas pela falta de profissionais capacitados. Já fui gestora de RH e sei que "muitos serão chamados, porém poucos serão escolhidos..."

A geração de empregos deverá ser uma iniciativa exclusiva do Estado?
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Hipatia escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 14:15 pm
Na tentativa de frear esses aumentos o BC e o COPOM assumem uma taxa maior para a CELIC, que limita o acesso ao crédito e busca "controlar" a inflação.
Aumentar a Selic é uma má ideia, porque estará aumentando a dívida pública no longo prazo e na falta de controle terá que imprimir dinheiro.
Crises passageiras como alta das commodities não tem outra solução a não ser aceitar.

E o governo deveria ter posto imposto de exportação em commodities importantes no mercado interno para evitar a exportação para evitar o encarecimento do produto para o brasileiro.
Hipatia escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 14:15 pm
Quanto ao desemprego, é uma questão quase sistêmica: profissionais capacitados raramente ficam desempregados, enquanto diversas vagas não serão preenchidas pela falta de profissionais capacitados. Já fui gestora de RH e sei que "muitos serão chamados, porém poucos serão escolhidos..."
Então por que há tantos engenheiros formados que não conseguem emprego? A maioria está trabalhando em banco ou em Uber em vez de trabalhar na área.

Re: Lula

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Tutu escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 15:19 pm
Aumentar a Selic é uma má ideia, porque estará aumentando a dívida pública no longo prazo e na falta de controle terá que imprimir dinheiro.
Crises passageiras como alta das commodities não tem outra solução a não ser aceitar.
Bom, isso você pode discutir com os técnicos do BC e do COPOM... ;)
Tutu escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 15:19 pm
E o governo deveria ter posto imposto de exportação em commodities importantes no mercado interno para evitar a exportação para evitar o encarecimento do produto para o brasileiro.
Quanto ao negritado...você está certo disso? O que você, enquanto dono de empresa, pensaria de um governo que impede a venda do seus produtos ao mercado externo?

Isso é feito com certa regularidade:http://www.camex.gov.br/noticias-da-cam ... m-produtos

"A lista final, aprovada no início de setembro pelo Conselho de Ministros da Camex, foi criada com base em parâmetros técnicos que levaram em conta, além do respeito aos critérios da OMC: o impacto da elevação tarifária nos preços; o aumento de importações; a capacidade produtiva e nível de utilização da capacidade instalada das indústrias brasileiras; a análise das cadeias produtivas; e a compatibilidade com as diretrizes do Plano Brasil Maior e outras políticas públicas prioritárias. Os técnicos que elaboraram a lista também vão acompanhar os efeitos das medidas adotadas."

Tutu escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 15:19 pm
Então por que há tantos engenheiros formados que não conseguem emprego? A maioria está trabalhando em banco ou em Uber em vez de trabalhar na área.
Aí depende. Engenheiro o quê? Existem 34 tipos de engenharia...

E as necessidades do mercado às vezes ditam as tendências, talvez não exista tanta demanda para engenheiros...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Hipatia escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 09:22 am
Tutu escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 15:19 pm
Então por que há tantos engenheiros formados que não conseguem emprego? A maioria está trabalhando em banco ou em Uber em vez de trabalhar na área.
Aí depende. Engenheiro o quê? Existem 34 tipos de engenharia...

E as necessidades do mercado às vezes ditam as tendências, talvez não exista tanta demanda para engenheiros...
Há muita demanda para certos tipos de profissional. E está difícil de encontrar gente capacitada. Provavelmente, estão todos indo trabalhar no exterior.

Já os não capacitados para essas vagas vão continuar desempregados.

Re: Lula

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Hipatia escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 09:22 am
Tutu escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 15:19 pm
E o governo deveria ter posto imposto de exportação em commodities importantes no mercado interno para evitar a exportação para evitar o encarecimento do produto para o brasileiro.
Quanto ao negritado...você está certo disso? O que você, enquanto dono de empresa, pensaria de um governo que impede a venda do seus produtos ao mercado externo?

Um breve parênteses meu quanto a isso: o agronegócio paga menos imposto sobre bilhões em exportação do que muita gente com carteira assinada:
“O Brasil noticia que o agronegócio exportou US$ 96 bilhões no ano de 2017. A um câmbio de R$ 3,50 isso vai dar, praticamente, R$ 340 bilhões, sendo que o imposto de exportação foi de R$ 38 mil, o preço de um carro popular seminovo. Um escândalo, porque nós estamos subsidiando a produção de alimentos no país”, analisa o defensor público.

Em 2019, a situação foi ainda mais escandalosa: foram arrecadados apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação, segundo Novaes e Thomaz Ferreira Jensen, em texto que compõe o livro Direitos Humanos no Brasil 2020.

https://monitormercantil.com.br/agroneg ... a-imposto/
Resumo: População banca subsídios para o setor conseguir exportar bilhões de reais e pagar apenas 16 pilas de imposto.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:54 am
Um breve parênteses meu quanto a isso: o agronegócio paga menos imposto sobre bilhões em exportação do que muita gente com carteira assinada:
“O Brasil noticia que o agronegócio exportou US$ 96 bilhões no ano de 2017. A um câmbio de R$ 3,50 isso vai dar, praticamente, R$ 340 bilhões, sendo que o imposto de exportação foi de R$ 38 mil, o preço de um carro popular seminovo. Um escândalo, porque nós estamos subsidiando a produção de alimentos no país”, analisa o defensor público.

Em 2019, a situação foi ainda mais escandalosa: foram arrecadados apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação, segundo Novaes e Thomaz Ferreira Jensen, em texto que compõe o livro Direitos Humanos no Brasil 2020.

https://monitormercantil.com.br/agroneg ... a-imposto/
Resumo: População banca subsídios para o setor conseguir exportar bilhões de reais e pagar apenas 16 pilas de imposto.
Não entendi. Onde está o subsídio?
Subsídio é quando o governo cobre parte do custo para baixar artificialmente o preço de algo, como fizeram os governos do PT com a gasolina.

Por que é ruim incentivar a exportação e aumentar a entrada de divisas?

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Hipatia escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 09:22 am
Quanto ao negritado...você está certo disso? O que você, enquanto dono de empresa, pensaria de um governo que impede a venda do seus produtos ao mercado externo?

Isso é feito com certa regularidade:http://www.camex.gov.br/noticias-da-cam ... m-produtos

"A lista final, aprovada no início de setembro pelo Conselho de Ministros da Camex, foi criada com base em parâmetros técnicos que levaram em conta, além do respeito aos critérios da OMC: o impacto da elevação tarifária nos preços; o aumento de importações; a capacidade produtiva e nível de utilização da capacidade instalada das indústrias brasileiras; a análise das cadeias produtivas; e a compatibilidade com as diretrizes do Plano Brasil Maior e outras políticas públicas prioritárias. Os técnicos que elaboraram a lista também vão acompanhar os efeitos das medidas adotadas."
Não falo impedir exportação. Falo em priorizar o mercado interno. Outros países fizeram isso com alimentos básicos como arroz durante a pandemia, enquanto aqui nada.

Falei de imposto de exportação, mas a notícia fala de imposto de importação, que é uma loucura em tempos de dólar alto. Não tem justificativa para isso.
Hipatia escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 09:22 am
Aí depende. Engenheiro o quê? Existem 34 tipos de engenharia...

E as necessidades do mercado às vezes ditam as tendências, talvez não exista tanta demanda para engenheiros...
Engenharia é importante para desenvolvimento econômico real, industrialização.

Que áreas você vê uma grande escassez de profissionais qualificados?

Re: Lula

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Titoff escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:54 am
Um breve parênteses meu quanto a isso: o agronegócio paga menos imposto sobre bilhões em exportação do que muita gente com carteira assinada:

“O Brasil noticia que o agronegócio exportou US$ 96 bilhões no ano de 2017. A um câmbio de R$ 3,50 isso vai dar, praticamente, R$ 340 bilhões, sendo que o imposto de exportação foi de R$ 38 mil, o preço de um carro popular seminovo. Um escândalo, porque nós estamos subsidiando a produção de alimentos no país”, analisa o defensor público.

Em 2019, a situação foi ainda mais escandalosa: foram arrecadados apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação, segundo Novaes e Thomaz Ferreira Jensen, em texto que compõe o livro Direitos Humanos no Brasil 2020.

https://monitormercantil.com.br/agroneg ... a-imposto/

Resumo: População banca subsídios para o setor conseguir exportar bilhões de reais e pagar apenas 16 pilas de imposto.
Não são 16 pilas. E você omitiu essa parte:

"Segundo o IBGE, em 2018, todas as cadeias do agronegócio recolheram R$ 489 bilhões em tributos, 21,5% de tudo o que foi arrecadado no Brasil. Valor significativo, paralelo ao peso do setor no PIB, mas que engloba industrialização, vendas etc. A produção agrícola, em si, segue pagando muito pouco imposto."

Então não, não é o "agronegócio" que não pagaria impostos, mas a produção agrícola. Bora então botar mais imposto em cima do que se come...rechear a galinha com mais uns 15% pro pobre ficar feliz... :violin:
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Lula

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Tutu escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 11:28 am
Não falo impedir exportação. Falo em priorizar o mercado interno. Outros países fizeram isso com alimentos básicos como arroz durante a pandemia, enquanto aqui nada.
Pois é, veja quanto o atual governo não está fazendo...
Tutu escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 11:28 am
Falei de imposto de exportação, mas a notícia fala de imposto de importação, que é uma loucura em tempos de dólar alto. Não tem justificativa para isso.
Concordo que a matéria trata de importação, foi um equívoco da minha parte, minhas sinceras desculpas.

Mas perceba que nem importadores e exportadores estão livres de impostos, e cabe justamente ao governo as correções.

E o dólar não está alto...nossa moeda é que está perdendo valor...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Lula

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Hipatia escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 14:15 pm
A geração de empregos deverá ser uma iniciativa exclusiva do Estado?
O ambiente de negócios é quase que prerrogativa do estado. Existem uma série de medidas por parte do Estado que travam o desenvolvimento econômico e atrapalham a geração de empregos. Não há como exigir que o mercado se desenvolva quando há um governo gordo e ineficiente pesando.

Re: Lula

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Tutu escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 15:19 pm
E o governo deveria ter posto imposto de exportação em commodities importantes no mercado interno para evitar a exportação para evitar o encarecimento do produto para o brasileiro.
Isso pode ser um tiro no pé. Impedir a venda de um produto pelo melhor preço diminui as margens de quem produz. Isto provavelmente teria como consequência a diminuição da produção.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:58 am
Titoff escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:54 am
Um breve parênteses meu quanto a isso: o agronegócio paga menos imposto sobre bilhões em exportação do que muita gente com carteira assinada:
“O Brasil noticia que o agronegócio exportou US$ 96 bilhões no ano de 2017. A um câmbio de R$ 3,50 isso vai dar, praticamente, R$ 340 bilhões, sendo que o imposto de exportação foi de R$ 38 mil, o preço de um carro popular seminovo. Um escândalo, porque nós estamos subsidiando a produção de alimentos no país”, analisa o defensor público.

Em 2019, a situação foi ainda mais escandalosa: foram arrecadados apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação, segundo Novaes e Thomaz Ferreira Jensen, em texto que compõe o livro Direitos Humanos no Brasil 2020.

https://monitormercantil.com.br/agroneg ... a-imposto/
Resumo: População banca subsídios para o setor conseguir exportar bilhões de reais e pagar apenas 16 pilas de imposto.
Não entendi. Onde está o subsídio?
Subsídio é quando o governo cobre parte do custo para baixar artificialmente o preço de algo, como fizeram os governos do PT com a gasolina.

Por que é ruim incentivar a exportação e aumentar a entrada de divisas?
Ou como fazia (ou ainda faz?) governo dos EUA com subsídios agrícolas.

Re: Lula

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Hipatia escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 11:36 am
Titoff escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:54 am
Um breve parênteses meu quanto a isso: o agronegócio paga menos imposto sobre bilhões em exportação do que muita gente com carteira assinada:

“O Brasil noticia que o agronegócio exportou US$ 96 bilhões no ano de 2017. A um câmbio de R$ 3,50 isso vai dar, praticamente, R$ 340 bilhões, sendo que o imposto de exportação foi de R$ 38 mil, o preço de um carro popular seminovo. Um escândalo, porque nós estamos subsidiando a produção de alimentos no país”, analisa o defensor público.

Em 2019, a situação foi ainda mais escandalosa: foram arrecadados apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação, segundo Novaes e Thomaz Ferreira Jensen, em texto que compõe o livro Direitos Humanos no Brasil 2020.

https://monitormercantil.com.br/agroneg ... a-imposto/

Resumo: População banca subsídios para o setor conseguir exportar bilhões de reais e pagar apenas 16 pilas de imposto.
Não são 16 pilas. E você omitiu essa parte:

"Segundo o IBGE, em 2018, todas as cadeias do agronegócio recolheram R$ 489 bilhões em tributos, 21,5% de tudo o que foi arrecadado no Brasil. Valor significativo, paralelo ao peso do setor no PIB, mas que engloba industrialização, vendas etc. A produção agrícola, em si, segue pagando muito pouco imposto."

Então não, não é o "agronegócio" que não pagaria impostos, mas a produção agrícola. Bora então botar mais imposto em cima do que se come...rechear a galinha com mais uns 15% pro pobre ficar feliz... :violin:
Esta se falando especificamente de tributos sobre exportação.

Re: Lula

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:58 am
Titoff escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:54 am
Um breve parênteses meu quanto a isso: o agronegócio paga menos imposto sobre bilhões em exportação do que muita gente com carteira assinada:
“O Brasil noticia que o agronegócio exportou US$ 96 bilhões no ano de 2017. A um câmbio de R$ 3,50 isso vai dar, praticamente, R$ 340 bilhões, sendo que o imposto de exportação foi de R$ 38 mil, o preço de um carro popular seminovo. Um escândalo, porque nós estamos subsidiando a produção de alimentos no país”, analisa o defensor público.

Em 2019, a situação foi ainda mais escandalosa: foram arrecadados apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação, segundo Novaes e Thomaz Ferreira Jensen, em texto que compõe o livro Direitos Humanos no Brasil 2020.

https://monitormercantil.com.br/agroneg ... a-imposto/
Resumo: População banca subsídios para o setor conseguir exportar bilhões de reais e pagar apenas 16 pilas de imposto.
Não entendi. Onde está o subsídio?
Subsídio é quando o governo cobre parte do custo para baixar artificialmente o preço de algo, como fizeram os governos do PT com a gasolina.

Por que é ruim incentivar a exportação e aumentar a entrada de divisas?
Como assim? Há subsídios para o agronegócio desde os anos 60, se não me engano.

Se exportação gera lucros astronomicos, não são taxadas, e ainda há subsídios, há aí algo estranho, que vai gerar desequilíbrio. O crescimento dos preços dos alimentos no mercado interno pode ser em parte explicado por estes auxílios.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Seg, 28 Junho 2021 - 17:33 pm
Fernando Silva escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 10:58 am
Por que é ruim incentivar a exportação e aumentar a entrada de divisas?
Como assim? Há subsídios para o agronegócio desde os anos 60, se não me engano.

Se exportação gera lucros astronomicos, não são taxadas, e ainda há subsídios, há aí algo estranho, que vai gerar desequilíbrio. O crescimento dos preços dos alimentos no mercado interno pode ser em parte explicado por estes auxílios.
Toda política econômica tem qualidades e defeitos. Deve ser aplicada na hora certa e na quantidade certa.
Em princípio, é coisa boa que a exportação gere lucros astronômicos.
Se isto causa algum problema, então vamos tentar corrigir. O que não significa mudar radicalmente as coisas.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Segundo Pondé, Lula e PT nunca foram comunistas apenas partidos sindicalistas que lutavam pelo direito dos trabalhadores:


Pondé: "O PT nunca foi um partido comunista"


youtu.be/FgnJO2BbBiE


Achar que eleição de Boulos levaria a invasões de casas é "imaginário de terror", diz Pondé


youtu.be/O_99XzY0Ohc


Linhas Cruzadas | O que é ser comunista?


youtu.be/JxbiKP6RjMQ

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 04 Julho 2021 - 23:36 pm
Segundo Pondé, Lula e PT nunca foram comunistas apenas partidos sindicalistas que lutavam pelo direito dos trabalhadores:
E só atrapalharam. E roubaram.
Agnoscetico escreveu:
Dom, 04 Julho 2021 - 23:36 pm
Linhas Cruzadas | O que é ser comunista?
A teoria pode ser linda, mas a realidade acaba sendo outra.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Ricardo Amorim
@Ricamconsult· 24 de março 2021

Os mesmos que comemoram hoje a soltura do Lula vão reclamar, em breve, que a rachadinha e o caso Marielle deram em pizza, que soltaram corruptos do PSDB, Democratas, PMDB, etc... O pior é que não vão nem perceber que colaboraram para criar as condições para que isso acontecesse.
https://twitter.com/ricamconsult/status ... 9365151744

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 22:01 pm
Mas qual desses tem algum projeto político que seja pelo menos razoável, que não seja coisas vagas?
Lula e Bozo também não tem projeto político razoável e claro.
Fernando Silva escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 16:31 pm
Pedro Reis escreveu:
Qua, 23 Junho 2021 - 15:49 pm
A recuperação econômica da Alemanha sob o governo nazista de extrema-direita foi a mais rápida e espetacular que já aconteceu. Mas implicou na destruição completa do país. Que implicou na reconstrução democrática do país e o tornou a maior potência econômica da Europa e deu qualidade de vida e estabilidade para o povo alemão.

E se pode falar em "implicação" mesmo porque a ascenção do regime nazista tornava inexorável que a Alemanha voltaria a entrar em guerra. A recuperação alemã se apoiava em um modelo explosivamente inflacionário, inflação esta que era contida pela rápida expansão da economia mas que iria explodir quando as enormes taxas de crescimento começassem a se reduzir.

Era um sucesso que já trazia em seu bojo um enorme fracasso. Um fracasso que possibilitaria um enorme e duradouro sucesso.
A "recuperação" da Alemanha não iria durar muito. O governo torrou o pouco dinheiro que tinha em uma política econômica que parecia funcionar, mas que estava apenas acelerando o desastre.
Parece muito com a política econômica de um governo militar num certo país tropical. :lol:
Agnoscetico escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 22:01 pm
Ou como fazia (ou ainda faz?) governo dos EUA com subsídios agrícolas.
Mas subsídio agrícola tem relação com política segurança alimentar. A proporção do PIB agrícola lá é muito pequena, menos de 10%.
Cinzu escreveu:
Sex, 25 Junho 2021 - 20:39 pm
Tutu escreveu:
Qui, 24 Junho 2021 - 15:19 pm
E o governo deveria ter posto imposto de exportação em commodities importantes no mercado interno para evitar a exportação para evitar o encarecimento do produto para o brasileiro.
Isso pode ser um tiro no pé. Impedir a venda de um produto pelo melhor preço diminui as margens de quem produz. Isto provavelmente teria como consequência a diminuição da produção.
No longo prazo sim, mas e em uma situação de emergência como uma pandemia? em que o preço dos alimentos está subindo e o desemprego alto.

A ideia durante a crise seria priorizar o mercado interno, e exportar o excedente após satisfazer o mercado interno.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Ter, 13 Julho 2021 - 14:00 pm
Lula e Bozo também não tem projeto político razoável e claro.
Me referi a candidatos no geral, especialmente a outros candidatos além de Lula (que não se sabe se vai poder se tornar elegível). O Ciro é o que pareceu pra mim com algum projeto ou arremedo de projeto (ou enrolação de projeto), mas é (ou era) anti-Uber, anti-voto-facultativo, queria forças armadas submetidas a ele, etc. Desconheço algum candidato razoável a frente.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Lula não aprendeu nada.
Esquerda insiste no modelo econômico que fracassou

Por Editorial 16/08/2021

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, o Partido dos Trabalhadores (PT) ainda se mostra incapaz de lidar com um dos maiores erros cometidos nos 13 anos em que governou o país. Não se trata apenas da corrupção desmascarada pela Operação Lava-Jato. Mas da principal causa dela: a crença irracional no modelo econômico nacional-desenvolvimentista, que resultou em repetidos fracassos ao longo da história brasileira. Outros partidos (sobretudo de esquerda) padecem do mesmo mal.

Uma nova evidência do custo desse erro é um estudo recente do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). De autoria de Adriano Pires e Luana Furtado, ambos da consultoria Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), e do economista do Ibre/FGV Samuel Pessôa, ele apresenta números novos para dimensionar as consequências nefastas da mão pesada do Estado na economia.

O levantamento conclui que o custo de construção da Refinaria Abreu e Lima, no litoral sul de Pernambuco, uma decisão do governo Lula baseada em cálculos políticos, foi o maior na comparação com unidades de refino semelhantes inauguradas em 11 diferentes países — da Coreia do Sul à Índia, incluindo China e México.

Analisando o valor investido, chega-se à estarrecedora marca de US$ 160 mil gastos para cada barril diário de capacidade instalada, o quíntuplo da média das obras analisadas. A unidade que mais se aproxima da brasileira em termos de custo é a construída na província de Alberta, no Canadá, dedicada ao refino de óleo oriundo de areia betuminosa, atividade sabidamente mais cara. Mesmo assim, o preço final da usina canadense foi 23% inferior ao da brasileira.

A história da Abreu e Lima é de chorar de desgosto. O orçamento para a construção foi aprovado em 2005 com um valor estimado em US$ 2,3 bilhões. O projeto original previa uma parceria com a venezuelana PDVSA e a conclusão da obra em 2011. Em 2006, após uma revisão, o valor pulou para US$ 4 bilhões. Como diz o estudo do Ibre, “a mudança foi atribuída à variação cambial e a modificações no perfil do petróleo venezuelano” que seria refinado em parte da Abreu e Lima.

Três anos mais tarde, um novo salto no orçamento, desta vez maior, para US$ 13,4 bilhões. Não pararia aí. Em 2014, os números oficiais avaliavam a obra em US$ 18,5 bilhões. A refinaria acabou entrando em operação em 2014 com metade da capacidade anunciada no projeto inicial, já que a parceria com os venezuelanos nunca se concretizou. Não é coincidência que, entre os condenados pela Lava-Jato, constem vários nomes ligados a desvios durante a obra.

Como ao menos a refinaria entrou em operação, esse péssimo histórico ainda é melhor que o do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), outra iniciativa do governo Lula. A refinaria fluminense ainda tem futuro incerto após 15 anos de seu anúncio e investimento de US$ 12,5 bilhões, segundo o Tribunal de Contas da União.

Seria no mínimo salutar que os dirigentes do PT e outros defensores do nacional-desenvolvimentismo esclarecessem se aprenderam com o desperdício dos elefantes brancos, a corrupção decorrente do capitalismo de compadrio e a ilusão de políticas industriais que soam brilhantes quando saem da cabeça dos intelectuais, mas se mostram trágicas ao encontrar a realidade.
https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/ ... assou.html

Re: Lula

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

O nine fingers ta que nem urubu espiando bicho moribundo.
Ele sabe que quanto mais o bozo fica lá e quanto mais ele abre a boca, pior fica.
E quanto pior ficar, melhor pra ele.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Obcecado por censura.
Lula diz que irá "regular os meios de comunicação" caso volte ao poder

Petista alega que o atual sistema vigente é antigo e que "a gente não pode ficar com a regulamentação de 1962"

iG Último Segundo | 27/08/2021 06:59

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) , durante entrevista concedida à Rádio Metropole na última quinta-feira (26), revelou uma de suas principais bandeiras eleitorais em caso de vitória nas eleições presidenciais do próximo ano: a regulação da mídia.

"Eu ainda não decidi se sou candidato. Eu estou com muita paciência, estou conversando com muita gente, estou ouvindo muito desaforo, leio muito a imprensa. Tem alguns setores da imprensa que não querem que eu volte a ser candidato. Porque se eu voltar [à Presidência] eu vou regular os meios de comunicação deste país", afirmou Lula.

O petista alegou, em sua defesa, que o atual sistema encontra-se defasado e, portanto, "a gente não pode ficar com a regulamentação de 1962, não é possível".
https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ ... poder.html

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A petralhada, como sempre, vai dizer que "nada a ver, os outros países também fazem blá-blá-blá".
Liberdade de expressão - As tentações autoritárias

Por Eurípedes Alcântara 04/09/2021

Já vi muitos argumentos contra a liberdade de expressão. O de Lula é o mais abjeto. O candidato do PT à Presidência da República prometeu controlar os órgãos de comunicação se voltar ao Palácio do Planalto por ter visto “como a imprensa destruía o Chávez”. Ele se referia ao coronel paraquedista Hugo Chávez, aquele que tomou o poder na Venezuela num golpe militar, tornou-se ditador, quebrando o país e submetendo a imprensa a uma censura brutal que terminou por destruí-la. No primeiro mandato, Lula e seu partido tentaram censurar a imprensa com a criação de um Conselho Federal de Jornalismo, órgão de óbvia inspiração soviética. Tomou um contravapor da sociedade civil e teve de recuar. Pelo que se vê, foi um recuo tático.
https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/ ... arias.html

Re: Lula

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 16 Agosto 2021 - 10:22 am
Esquerda insiste no modelo econômico que fracassou

Mas da principal causa dela: a crença irracional no modelo econômico nacional-desenvolvimentista, que resultou em repetidos fracassos ao longo da história brasileira. Outros partidos (sobretudo de esquerda) padecem do mesmo mal.
O modelo nacional-desenvolvimentismo é baseado em endividamento e impressão de dinheiro? Se for assim, concordo que ele não presta.

O texto apenas fala que o modelo é a causa da corrupção pesada com esses superfaturamentos. Discordo que seja a causa, porque num país muito corrupto, qualquer estratégia será contaminada pela corrupção. Não é culpa do modelo.
Fernando Silva escreveu:
Sex, 27 Agosto 2021 - 09:48 am
Lula diz que irá "regular os meios de comunicação" caso volte ao poder
A verdade é que o detalhamento do projeto nunca foi publicado, então não sabemos do que se trata.

O problema: Temos uma grande concentração da mídia nas mãos de um grupo muito pequeno de família. Isso não é democrático e distorce bastante a realidade. Existe uma grande necessidade de repartir essa concentração. Porém, essa ideia hoje pode estar ultrapassada se considerarmos que hoje existem mídias sociais.

O medo: O temor que vejo que muitos têm dessa ideia do PT de "democratizar" a mídia é de que ela seja distribuída para o controle da "diversidade" de categorias que são a base eleitoral do PT: sindicatos de todo tipo, MST, gays, feministas e negros (só os de esquerda*), excluindo as pessoas que não forem dessas categorias.

* Negros não-racistas e negros de direita serão enxotados do veículo de comunicação que representaria negros, sem ter acusação de racismo contra negro e estarão livres para promover racismo contra brancos. Como a maioria dos negros não são racistas, a regulamentação consegue excluir um grande número de pessoas e assim evitar democratização.

Esse medo é só uma preocupação. Não significa que a proposta do PT realmente seja essa.

Re: Lula

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Com base no histórico de Lula, podemos suspeitar de que ele quer silenciar a oposição.
Afinal, ele nunca escondeu sua admiração pelos ditadores do mundo, que ele apoiou e financiou.

Logo no início de seu primeiro mandato, tentou submeter as estatísticas do IBGE a uma censura prévia por não ter gostado da divulgação de números que contradiziam sua propaganda. Depois, por várias vezes, falou em coisas como "democratização", "controle social da mídia" etc.

Gente como ele é suspeita até que se prove a culpa.

Re: Lula

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Seg, 06 Setembro 2021 - 08:38 am
Com base no histórico de Lula, podemos suspeitar de que ele quer silenciar a oposição.
Afinal, ele nunca escondeu sua admiração pelos ditadores do mundo, que ele apoiou e financiou.

Logo no início de seu primeiro mandato, tentou submeter as estatísticas do IBGE a uma censura prévia por não ter gostado da divulgação de números que contradiziam sua propaganda. Depois, por várias vezes, falou em coisas como "democratização", "controle social da mídia" etc.

Gente como ele é suspeita até que se prove a culpa.
Não necessariamente. O Lula teve relações com Ahmadinejad, Chavez, etc, mas não aplicou nenhuma ditadura comunista como muitos alarmistas "profetizavam". Suspeito que ele se associou a eles mais pelo anti-americanismo do que por semelhanças ideológicas, já que Ahmadinejad faz parte do mundo islâmico que rejeita secularismo (coisa que a maior parte dos comunistas deve ta alinhada).
Por outro lado, a ditadura direitista militar brasileira teve associação com EUA democrático. Uma ldo não ta tendo muito moral pra falar do outro.
O Collor foi opositor do Lula, mas esse, tempos depois, dando uma de conciliador, recrutou (não sei palavra adequada) o Collor. Poderia te usado de revanchismo.
Lula pode querer implantar uma ditadura hoje? Como saber? Não dá pra ler pensamento, mas dessa vez ele pode ter guardado ressentimento e revanchismo por causa do impeachment da Dilma e prisão dele e ficar desconfiado da oposição. E o extremismo de cada lado pode alimentar isso.
Responder