Escola Sem Partido - ESP

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Escola sem Partido

Direito à impessoalidade: art 37, caput
Direito à laicidade: art 19, I
Direito ao pluralismo: art 206, III
Liberdade de consciência e de crença: art 5º, VI e VII
Direito à educação: art 205
Direito dos pais sobre a educação dos filhos: art 229
Imagem

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Imagem

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Até um cego deveria ver porque agora Olavo de Carvalho é contra a ESP.

Tentaram dar ao velho ( ou vão dar ainda ) um emprego de 400 mil por mês na TV escola (sim, com o SEU dinheiro) pro velho doutrinar a audiência com sua ideologia maluca.

Agora que estão no poder escola sem partido não interessa mais.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Site original do projeto....fonte original, melhor que intermediários.....

http://www.escolasempartido.org

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

aronax escreveu:
Ter, 28 Abril 2020 - 21:20 pm

youtu.be/BYoDgNgWzVs
Acho que já vi esse vídeo.

E não tem nada a ver com ESP. Isso é assunto para o movimento ESES. (Escola sem educação sexual).

Mas passa a ser de interesse da ESP na medida em que a ideologia evangélica quer proibir educação sexual e educação para prevenção de gravidez precoce e prevenção de DSTs.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Pedro Reis escreveu:
Ter, 28 Abril 2020 - 22:00 pm
aronax escreveu:
Ter, 28 Abril 2020 - 21:20 pm

youtu.be/BYoDgNgWzVs
Acho que já vi esse vídeo.

E não tem nada a ver com ESP. Isso é assunto para o movimento ESES. (Escola sem educação sexual).

Mas passa a ser de interesse da ESP na medida em que a ideologia evangélica quer proibir educação sexual e educação para prevenção de gravidez precoce e prevenção de DSTs.
Tem sim a ver com o ESP....ou nem eles sabem o que é de assunto deles?....de uma olhada no site deles....
Escola sem partido....partido=parte=parcial.....e não se refere apenas a politica...Educação sexual deve ocorrer, o ESP não chega a ser contra....o filme é outra coisa...conheço por outros nomes.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Acho que isso não é nem um nem outro. O que ocorreu é um crime, e essa professora deveria responder.

Esse vídeo é antigo, mas não sei informar qual foi o desfecho da história.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

aronax escreveu:
Ter, 28 Abril 2020 - 15:11 pm
Escola sem Partido

Direito à impessoalidade: art 37, caput
Direito à laicidade: art 19, I
Direito ao pluralismo: art 206, III
Liberdade de consciência e de crença: art 5º, VI e VII
Direito à educação: art 205
Direito dos pais sobre a educação dos filhos: art 229
Imagem
Lixo de ideia.

Re: Escola Sem Partido - ESP

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Seria interessante as escolas eliminarem as influencias de qualquer ideologia enquanto vieses.
Mas as pessoas confundem suprimir vieses com suprimir o proprio ensino da coisa: por exemplo, não permitir que uma ideologia molde as ideias se tornando dogmática não é o mesmo que suprimir totalmente o ensino dela como fato, como algo que ocorreu, ocorre e tem o potencial de influenciar as ideias e a história para o bem, o mal, ambos ou nenhum.
Ou suprimir um viés pondo outro no lugar, tão ruim quanto ou pior, beeem pior.
Porque o que venho observando é a lenta, mas firme substituição das escolas dos comunas pela do sr jesus.
Eu nao gosto nem um pouco da escola vermelha, mas se fosse obrigado a optar entre somente ela e a escola do sr jesus, se só tivesse essas alternativas e mais nenhuma, preferiria mil vezes a vermelha, porque teria certeza que nunca ensinariam terraplanismo lá, quanto a outra...

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

fenrir escreveu:
Qua, 29 Abril 2020 - 08:55 am
Seria interessante as escolas eliminarem as influencias de qualquer ideologia enquanto vieses.
Mas as pessoas confundem suprimir vieses com suprimir o proprio ensino da coisa: por exemplo, não permitir que uma ideologia molde as ideias se tornando dogmática não é o mesmo que suprimir totalmente o ensino dela como fato, como algo que ocorreu, ocorre e tem o potencial de influenciar as ideias e a história para o bem, o mal, ambos ou nenhum.
Ou suprimir um viés pondo outro no lugar, tão ruim quanto ou pior, beeem pior.
Porque o que venho observando é a lenta, mas firme substituição das escolas dos comunas pela do sr jesus.
Eu nao gosto nem um pouco da escola vermelha, mas se fosse obrigado a optar entre somente ela e a escola do sr jesus, se só tivesse essas alternativas e mais nenhuma, preferiria mil vezes a vermelha, porque teria certeza que nunca ensinariam terraplanismo lá, quanto a outra...
Exatamente....e o que o ESP propõe é isto, apenas seguindo o que já está na constituição....alias...ele quer fundamentalmente tornar a todos cientes disto, e que cada um possa avaliar se está sendo alvo de algo desequilibrado...já tem processos na justiça sobre fatos desta ordem.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Cinzu escreveu:
Ter, 28 Abril 2020 - 22:21 pm
Acho que isso não é nem um nem outro. O que ocorreu é um crime, e essa professora deveria responder.

Esse vídeo é antigo, mas não sei informar qual foi o desfecho da história.
No site do ESP é possivel que tenha....

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »


youtu.be/lgQo2gov_h4

um bom video com respostas a maioria das mais comuns objeções.....

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Aqui o próprio autor do projeto em resposta numa comissão.


youtu.be/JZqXM5FHX7g

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Como coloquei no outro tópico:

Minhas reticencias são por ser um projeto majoritariamente defendido por políticos reaças, como a familicia ou aquela vaca da campagnollo.

Se vê, usando a bandeira de "escola sem partido", projetos como "Não interferência e respeito às convicções religiosas, morais, religiosas e políticas do aluno, vedada a adoção da ideologia de gênero ou a orientação sexual.”

Isso abre precedente para anticientificismo e revisionismo/negacionismo histórico, coisa que a crentaiada adoraria fazer com apoio do estado.

Minha preocupação é essa. Com a desculpa de se combater um suposto esquema de doutrinação, se implementa um.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Titoff escreveu:
Qua, 29 Abril 2020 - 13:15 pm
Como coloquei no outro tópico:

Minhas reticencias são por ser um projeto majoritariamente defendido por políticos reaças, como a familicia ou aquela vaca da campagnollo.

Se vê, usando a bandeira de "escola sem partido", projetos como "Não interferência e respeito às convicções religiosas, morais, religiosas e políticas do aluno, vedada a adoção da ideologia de gênero ou a orientação sexual.”

Isso abre precedente para anticientificismo e revisionismo/negacionismo histórico, coisa que a crentaiada adoraria fazer com apoio do estado.

Minha preocupação é essa. Com a desculpa de se combater um suposto esquema de doutrinação, se implementa um.
Então temos de mudar a constituição, pois o que o ESP quer é só que ela seja obedecida.....

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

"Não existe este negócio de menina e menino..."


youtu.be/GTth6nYaV0M

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Titoff escreveu:
Qua, 29 Abril 2020 - 13:15 pm

Isso abre precedente para anticientificismo e
Com a desculpa de se combater um suposto esquema de doutrinação, se implementa um.
1-Anticientificismo = Não existe isto de menina e menino.....isto não parece cientifico....não na biologia que eu estudei.....
2-Com a desculpa de se combater um suposto esquema de doutrinação, se implementa um.....vc leu os artigos em que se baseia, e as proposições?...não tem nenhuma defesa em trocar um por outro....alias, nos sites e páginas do ESP tem relatos de doutrinação em ambas as direções e o apoio do ESP no combate....seja qual for.
Volto a perguntar...A quem interessa impedir que alunos, pais e professores sejam alertados e informados de seus direitos e deveres legais e constitucionais?

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

aronax escreveu:
Qua, 29 Abril 2020 - 19:42 pm
Titoff escreveu:
Qua, 29 Abril 2020 - 13:15 pm

Isso abre precedente para anticientificismo e
Com a desculpa de se combater um suposto esquema de doutrinação, se implementa um.
1-Anticientificismo = Não existe isto de menina e menino.....isto não parece cientifico....não na biologia que eu estudei.....
Espantalho mal escrito. Não quis criar nenhum espantalho sobre revisionismo/negacionismo histórico?

aronax escreveu:
Qua, 29 Abril 2020 - 19:42 pm
Titoff escreveu:
Qua, 29 Abril 2020 - 13:15 pm
2-Com a desculpa de se combater um suposto esquema de doutrinação, se implementa um.....
vc leu os artigos em que se baseia, e as proposições?...não tem nenhuma defesa em trocar um por outro....alias, nos sites e páginas do ESP tem relatos de doutrinação em ambas as direções e o apoio do ESP no combate....seja qual for.
Volto a perguntar...A quem interessa impedir que alunos, pais e professores sejam alertados e informados de seus direitos e deveres legais e constitucionais?
Ignorou alguns pontos meus, mas vamos lá... De novo, minha preocupação é como a crentaiada e reaças em geral querem utilizar essa de "escola sem partido," com projetos como acima exemplificado. Vai além de "informar" direitos constitucionais.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

https://twitter.com/escolasempartid/sta ... 00/photo/1

link de uma postagem no twitter do ESP....os comentários são uma beleza....

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Imagem

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Quanto a mim, enquanto estava no Ensino Médio, o máximo que aconteceu foi sobre o item 3 (imagem do 1º post).

Uma vez ouve um convite para participarmos à noite, fora do horário de aula, em uma discussão/palestra sobre a reforma da previdência.

Poucos foram, era um evento aberto para mais pessoas se não me engano. Obviamente que eram contra a reforma. Quando houve eu já participava do FCC e acompanhava o tópico sobre a reforma da previdência, o Huxley passou informações bem relevantes. Obviamente eu sabia que estavam falando um momento de balela lá, só não seria estúpido de contra argumentar contra vários, pois não tinha conhecimento suficiente para abranger todos os possíveis pontos que poderiam contra argumentar, então só fiquei olhando e fingindo que tá "tudo certo" :roll:

Outro momento sim houve uma passeata pela cidade por causa do não repasse dos recursos às escolas públicas pelo governador do estado.

De doutrinação para mim praticamente era inexistente, eu até notava um pouco do posicionamento de meus professores, nada muito explícito, mas fora os fatos citados acima, não haviam incitação a nada em específico.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Doutrinação na pandemia....


youtu.be/MXrn2dY7DQw

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Escola sem Partido
@escolasempartid
·
1 h
Professores que semeiam antagonismo ‒ religioso, moral, ideológico ou político ‒ entre os estudantes e seus pais praticam ATO DE ALIENAÇÃO PARENTAL, na medida em que dificultam o exercício da autoridade parental (Lei 12318/2010, art 2º, par. único, II).

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

aronax escreveu:
Ter, 26 Maio 2020 - 19:07 pm
Escola sem Partido
@escolasempartid
·

Professores que semeiam antagonismo ‒ religioso, moral, ideológico ou político ‒ entre os estudantes e seus pais praticam ATO DE ALIENAÇÃO PARENTAL, na medida em que dificultam o exercício da autoridade parental (Lei 12318/2010, art 2º, par. único, II).
Desde que os pais não enfiem na cabeça dos filhos conceitos que contrariem a Lei Maior e o Código Penal.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 27 Maio 2020 - 09:14 am
aronax escreveu:
Ter, 26 Maio 2020 - 19:07 pm
Escola sem Partido
@escolasempartid
·

Professores que semeiam antagonismo ‒ religioso, moral, ideológico ou político ‒ entre os estudantes e seus pais praticam ATO DE ALIENAÇÃO PARENTAL, na medida em que dificultam o exercício da autoridade parental (Lei 12318/2010, art 2º, par. único, II).
Desde que os pais não enfiem na cabeça dos filhos conceitos que contrariem a Lei Maior e o Código Penal.

Além disso, dizer que a Terra tem 4.5 bilhões de anos ou que nazismo foi um regime de extrema-direita podem se enquadrar em "semear antagonismo," a depender dos pais?

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Qua, 27 Maio 2020 - 12:49 pm
Além disso, dizer que a Terra tem 4.5 bilhões de anos ou que nazismo foi um regime de extrema-direita podem se enquadrar em "semear antagonismo" a depender dos pais?
O ensino tem que ser laico, portanto, na escola, o ensino da ciência deve prevalecer sobre o das religiões. Em casa, os pais digam a bobagem que quiserem.

Quanto ao nazismo, deve ser condenado claramente, sendo que sua classificação como direita ou esquerda deve ser apresentada como assunto polêmico.
O professor que mostre os argumentos dos dois lados sem tomar partido.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 28 Maio 2020 - 08:18 am
Titoff escreveu:
Qua, 27 Maio 2020 - 12:49 pm
Além disso, dizer que a Terra tem 4.5 bilhões de anos ou que nazismo foi um regime de extrema-direita podem se enquadrar em "semear antagonismo" a depender dos pais?
O ensino tem que ser laico, portanto, na escola, o ensino da ciência deve prevalecer sobre o das religiões. Em casa, os pais digam a bobagem que quiserem.

Quanto ao nazismo, deve ser condenado claramente, sendo que sua classificação como direita ou esquerda deve ser apresentada como assunto polêmico.
O professor que mostre os argumentos dos dois lados sem tomar partido.
Pois é, mas em ambos os casos tratam-se de polêmicas que praticamente inexistem na academia, que é de onde as matérias se originam. Se for para levar "ambos os lados" de polêmicas de internet, vai ser um festival de baboseiras.

Já houve manifestações de gente querendo impor sua religião e ideologia através de tal movimento.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Após derrota no STF, fundador do Escola Sem Partido diz que deixa movimento

O advogado Miguel Nagib, fundador do Escola Sem Partido, anunciou hoje o fim de sua participação no movimento. Segundo Nagib, os canais administrados por ele também terão as atividades encerradas. "Anuncio com tristeza o fim da minha participação no Movimento Escola sem Partido. Cessa, a partir de hoje, a atividade dos canais do ESP sob minha responsabilidade", escreveu o advogado em um anúncio publicado nas redes sociais.

Imagem

O anúncio acontece um dia após o STF (Supremo Tribunal Federal) considerar inconstitucional uma lei estadual de Alagoas inspirada no Escola Sem Partido. Batizada de "Escola Livre", a legislação alagoana proíbe a "prática de doutrinação política e ideológica" em sala de aula e afirma ser um direito dos pais que seus filhos recebam uma "educação moral livre de doutrinação política, religiosa ou ideológica".

Uma notícia sobre a decisão do STF foi compartilhada ontem pelo perfil do Escola Sem Partido junto a um texto com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já defendeu ideias ligadas ao movimento.

Imagem
"Bolsonaro deve estar satisfeito. Afinal, esse tribunal espúrio, vergonha da nação, inimigo das famílias, acabou dando a ele a desculpa perfeita para abandonar de vez a promessa de combater a doutrinação e a ideologia de gênero nas escolas", diz o texto.

Criado em 2004, o Escola Sem Partido defende o combate a uma suposta "doutrinação" política e ideológica nas escolas. O movimento é contestado por professores e acadêmicos, que dizem se tratar de perseguição aos docentes.

Nagib já havia anunciado a suspensão das atividades do Escola Sem Partido em julho de 2019, seis meses depois da posse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). À época, em entrevista ao jornal "O Globo", o advogado lamentou o que classificou de falta de apoio político por parte de Bolsonaro e disse que não tinha recursos para continuar tocando o projeto. Pouco depois, no entanto, Nagib retomou as atividades do movimento.
Não dava pra esperar menos do STF. Mas é um tanto quanto surpreendente o Presidente abandonar uma das causas que foi sua principal bandeira política durante a campanha.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

O mínimo dos mínimos que os professores tem direito é de não serem perseguidos em razão do ensino/apresentação de ideias políticas.

Parabéns ao STF que decidiu corretamente conforme a Constituição Federal .


:clap: :clap:

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Consequências de 16 anos de petismo e Método Paulo Freire.
Mais de 60% dos estudantes em alfabetização não conseguem diferenciar um cartaz de uma lista de compras

Inep divulgou dados do Saeb nesta quarta-feira; é a primeira vez que a prova avalia estudantes dessa série e sob parâmetros da Base Nacional Comum Curricular

Paula Ferreira 04/11/2020 -

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quarta-feira, mostram que no 2° ano do ensino fundamental 66,8% dos alunos não conseguem identificar a finalidade de um texto e diferenciar, por exemplo, um cartaz de uma lista de compras. Essa é a primeira vez que o órgão avalia essa série de ensino desde que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indicou a antecipação do fim da alfabetização para o 2° ano e não mais no 3°.

Segundo as informações, 68,3% desses alunos também não conseguem identificar num calendário o dia da semana em que um determinado mês se inicia. Também não conseguem posicionar números de 7 a 14 em ordem decrescente. A alfabetização foi elencada com uma das prioridades do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em Língua Portuguesa dez unidades da federação ultrapassaram a média brasileira de 750 pontos: Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Os alunos que não atingiram essa pontuação não conseguem, por exemplo, localizar informação explícita em textos de até seis linhas, como bilhetes.
[...]
O fato de estarem posicionados nesse patamar indica que essas crianças não dominam praticamente nada das habilidades testadas, ou seja, não sabem nem associar sons às letras.

Na prova de matemática, 68,3% ficaram entre "abaixo de 1" até o nível 5. No nível mais baixo foram 2,82% dos estudantes. Isso significa que não sabem usar uma régua, também não sabem reconhecer o que é um triângulo quando solicitados. Não sabem comparar o comprimento de duas cordas e dizer qual a mais curta.
https://oglobo.globo.com/sociedade/mais ... s-24728287

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Novembro 2020 - 10:08 am
Consequências de 16 anos de petismo e Método Paulo Freire.

[...]

https://oglobo.globo.com/sociedade/mais ... s-24728287
Vergonhoso mesmo!
Mas Paulo Freire não é usado para alfabetização de crianças. E ensino fundamental é responsabilidade dos municípios. O que diferentes municípios tem em comum que resulte nesse desastre?

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Sáb, 07 Novembro 2020 - 12:43 pm
Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Novembro 2020 - 10:08 am
Consequências de 16 anos de petismo e Método Paulo Freire.

[...]

https://oglobo.globo.com/sociedade/mais ... s-24728287
Vergonhoso mesmo!
Mas Paulo Freire não é usado para alfabetização de crianças. E ensino fundamental é responsabilidade dos municípios. O que diferentes municípios tem em comum que resulte nesse desastre?
Um dos problemas é o conceito de que escola não é para transmitir conhecimento e sim para "construir o indivíduo". O tal do "construtivismo".

Há muitos anos, vi uma reportagem sobre uma escola pública onde os alunos tinham mil e uma atividades: artes, balé, capoeira etc. etc.
Mas era uma das últimas colocadas nos exames porque os alunos não sabiam ler nem fazer contas.
Ótimos futuros cidadãos ... e analfabetos.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 08 Novembro 2020 - 10:37 am
Titoff escreveu:
Sáb, 07 Novembro 2020 - 12:43 pm
Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Novembro 2020 - 10:08 am
Consequências de 16 anos de petismo e Método Paulo Freire.

[...]

https://oglobo.globo.com/sociedade/mais ... s-24728287
Vergonhoso mesmo!
Mas Paulo Freire não é usado para alfabetização de crianças. E ensino fundamental é responsabilidade dos municípios. O que diferentes municípios tem em comum que resulte nesse desastre?
Um dos problemas é o conceito de que escola não é para transmitir conhecimento e sim para "construir o indivíduo". O tal do "construtivismo".

Há muitos anos, vi uma reportagem sobre uma escola pública onde os alunos tinham mil e uma atividades: artes, balé, capoeira etc. etc.
Mas era uma das últimas colocadas nos exames porque os alunos não sabiam ler nem fazer contas.
Ótimos futuros cidadãos ... e analfabetos.
Construtivismo é uma teoria a respeito das fases do desenvolvimento cognitivo do indivíduo, e sobre como o conhecimento é construído desde a infância.

Não me parece ser algo defenda capoeira e balé na escola ao invés de ler e escrever.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Seg, 09 Novembro 2020 - 15:28 pm
Fernando Silva escreveu:
Dom, 08 Novembro 2020 - 10:37 am
Um dos problemas é o conceito de que escola não é para transmitir conhecimento e sim para "construir o indivíduo". O tal do "construtivismo".

Há muitos anos, vi uma reportagem sobre uma escola pública onde os alunos tinham mil e uma atividades: artes, balé, capoeira etc. etc.
Mas era uma das últimas colocadas nos exames porque os alunos não sabiam ler nem fazer contas.
Ótimos futuros cidadãos ... e analfabetos.
Construtivismo é uma teoria a respeito das fases do desenvolvimento cognitivo do indivíduo, e sobre como o conhecimento é construído desde a infância.

Não me parece ser algo defenda capoeira e balé na escola ao invés de ler e escrever.
Verdade, mas o conceito pode ser usado como pretexto para outras coisas.
Ou o nome "construtivismo" pode ser usado independente das muitas interpretações e distorções que cada escola lhe dá.

E a consequência é essa adoção de métodos não comprovados.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Que vocês acham desse vídeo: Distorção enviesada sobre Paula Freire movida por simpatia a conservadorismo e pseudo-libertarianismo (ou pseudo-libertarismo, segundo a tradução dita correta) ou Paulo Freire era mais ou menos isso que eles dizem?

Paulo Freire, o trivium e o papel do docente na sociedade

https://visaolibertaria.com/article/288 ... b3a5405ed4


youtu.be/3FVofkkMR6I

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Eu escuto estes ancaps e eles me soam que nem os comunistas mais radicais. Vendem um utopia, mas se sabe que na prática acaba virando uma distopia.

No papel, tudo é resolvido ao se adotar seus princípios. Se não deu certo é por que a ideologia não foi adotada corretamente, não foi adotada 100%.

O vídeo parece fazer alguns cherry pickings.

Quanto ao Paulo Freire, ele desenvolveu método para alfabetizar adultos. E nem nisso ele é seguido cegamente como alguns sugerem.

Eu fiz licenciatura na UFRJ, e ele foi bem pouco abordado. Menciona-se que na educação de adultos, onde as vezes o professor é mais jovem que os alunos, tem que se aproximar de forma diferente, por motivos óbvios.

Pegaram ele para bode expiatório para criar uma narrativa de escola doutrinadora comunista ou groselha parecida. Mistura de chilique com ignorância.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Titoff escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 11:46 am
Eu escuto estes ancaps e eles me soam que nem os comunistas mais radicais. Vendem um utopia, mas se sabe que na prática acaba virando uma distopia.

No papel, tudo é resolvido ao se adotar seus princípios. Se não deu certo é por que a ideologia não foi adotada corretamente, não foi adotada 100%.
Isso já faz tempo, por ideologia, religião, etc. Quando algo dá errado usam argumento tipo "Não foi bem assim que prescrevi".
Titoff escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 11:46 am
O vídeo parece fazer alguns cherry pickings.
Ele sempre adota cherry picking. Corta partes, põe fora de contexto, etc.
Titoff escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 11:46 am
Eu fiz licenciatura na UFRJ, e ele foi bem pouco abordado.
Eles poderiam argumentar que a pedagogia de PF taria infiltrada no sistema educacional sem ser atribuída a ele, e, sem o aluno perceber, taria recebendo doutrinação subliminar ou coisa do tipo.
Titoff escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 11:46 am
Pegaram ele para bode expiatório para criar uma narrativa de escola doutrinadora comunista ou groselha parecida. Mistura de chilique com ignorância.
E nos comentários tá cehio de opinião de senso comum, inclusive de conservas que não tem nada de libertário, no máximo um verniz.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 12:52 pm
Titoff escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 11:46 am
Eu fiz licenciatura na UFRJ, e ele foi bem pouco abordado.
Eles poderiam argumentar que a pedagogia de PF taria infiltrada no sistema educacional sem ser atribuída a ele, e, sem o aluno perceber, taria recebendo doutrinação subliminar ou coisa do tipo.
Ah sim, para quem quer acreditar a qualquer custo, muitas vezes basta colocar o chapeu de alumínio e começar a 'psicografar' uma explicação rocambolesca.
Agnoscetico escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 12:52 pm
Titoff escreveu:
Sex, 04 Junho 2021 - 11:46 am
Pegaram ele para bode expiatório para criar uma narrativa de escola doutrinadora comunista ou groselha parecida. Mistura de chilique com ignorância.
E nos comentários tá cehio de opinião de senso comum, inclusive de conservas que não tem nada de libertário, no máximo um verniz.
Quem diria que as pessoas são levianas na internet? Hehehe

A modinha hoje é confundir ser conservador com ser reaça.

Mas eu que tive experiencia da rede publica de ensino como aluno e como professor (muito mais breve) sempre fico me perguntando de onde tiram essa de Paulo Freire e sua doutrinação comunista. Chuto que muitos desses nunca pisaram numa escola pública.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Paulo Freire e a Execução Libertadora

Publicado em junho 16, 2020 por Cesar

Em Pedagogia do Oprimido, ao comentar as memórias de Che Guevara sobre a revolução cubana, Paulo Freire justifica o tratamento dado pelos guerrilheiros a desertores do movimento revolucionário ou aos populares que não se submetessem, o que rotineiramente significava sua execução.

Na visão de Freire, não se pode confiar plenamente nem mesmo naqueles em nome de quem se pretende fazer a revolução. “Desconfiar dos homens oprimidos,” diz Freire, “não é, propriamente, desconfiar deles enquanto homens, mas desconfiar do opressor ‘hospedado’ neles.” O temor de Freire é de que alguns dos ‘oprimidos’ não apenas não aceitem juntar-se à luta revolucionária, mas a rejeitem, e que “seu medo natural à liberdade pode levá-los à denúncia, não da realidade opressora, mas da liderança revolucionária.” Freire diz que no relato de Guevara sobre a guerrilha em Sierra Maestra “se comprovam estas possibilidades, não apenas em deserções da luta, mas na traição mesma à causa.”

Ao desconfiar dos homens que afirma defender, o revolucionário “não está rompendo a condição fundamental da teoria da ação dialógica. Está sendo, apenas, realista.” Por essas razões, Paulo Freire exonera Guevara de responsabilidade por determinar a execução de seus próprios companheiros, pois é preciso “manter a coesão e a disciplina do grupo,” e que coube a Che Guevara apenas “reconhecer a necessidade de punição” do desertor.

Freire prossegue em sua justificativa dos crimes dos revolucionários, cujas vítimas são, na verdade, culpadas, e afirma que Guevara “reconhece também certas razões explicativas da deserção. Uma delas, diremos nós, talvez a mais importante, é a ambiguidade do ser do desertor.” Freire explica essa “ambiguidade” afirmando que o oprimido “hospeda” o opressor dentro de si. Justifica-se assim a execução do “oprimido” que não se submete ao jugo do revolucionário, pois é, ele também, um “opressor”.

Para Paulo Freire, as atrocidades dos guerrilheiros são fruto do amor pelos oprimidos, e “o que não expressou Guevara, talvez por sua humildade, é que foram exatamente esta humildade e a sua capacidade de amar que possibilitaram a sua ‘comunhão’ com o povo”.
https://defesadoreal.com/2020/06/16/pau ... bertadora/

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

[...]
Um ano antes de sua morte, em 1996, Paulo Freire publicou "Pedagogia da Autonomia". O livro tem menos citações a líderes comunistas, mas reproduz as mesmas teses de "Pedagogia do Oprimido". Como é comum hoje em dia, especialmente entre professores de história, Freire não vê diferença entre doutrinação e educação. Diz com todas as letras que seu objetivo é criar um exército de revolucionários:

"Uma das questões centrais com que temos de lidar é a promoção de posturas rebeldes em posturas revolucionárias que nos engajam no processo radical de transformação do mundo. A rebeldia é ponto de partida indispensável, é deflagração da justa ira, mas não é suficiente. A rebeldia enquanto denúncia precisa se alongar até uma posição mais radical e crítica, a revolucionária, fundamentalmente anunciadora."

Em resumo, o que o pedagogo recomendava era muita doutrinação e pouquíssimo conteúdo. De fato, Paulo Freire tem todo o mérito em ser considerado o patrono da atual situação da educação brasileira.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/l ... eire.shtml

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A Opressão da Pedagogia de Paulo Freire

Por Carlos Gabriel Cunha - 14 de janeiro de 2016

[...]
No livro, Paulo Freire critica o que ele chama de “educação bancária”. A educação bancária, segundo ele, é aquela cujo educador é um mero narrador que apenas “deposita” conteúdos para os alunos, deixando de lado a tão desejada “conscientização” da realidade opressora que o aluno supostamente sofre. Ensinar gramática, matemática ou qualquer outra disciplina é algo que Freire considera ser inútil, pois apenas aliena os educandos e não “liberta” eles da opressão. No próprio livro ele escreve que ensinar quanto é quatro vezes quatro para os alunos é algo vazio, alienador e que mantém os opressores no poder. A educação, para ele, não deve ser bancária, e sim “libertadora”.

De fato, Paulo Freire fez um excelente trabalho escrevendo porcarias como “A Pedagogia do Oprimido”, que posteriormente influenciaram e continuam influenciando muitos “educadores” e “professores” no Brasil inteiro, que quando entram nas salas de aulas, se preocupam mais em transformar seus alunos em “vítimas sociais” do que com qualquer outra coisa. Os resultados disso, que são consequências das aplicações desses modelos freireanos e socioconstrutivistas nas escolas e universidades, são as piores colocações nos ranks internacionais referentes à educação. Eu poderia citar vários aqui, mas não vou. No meu último artigo escrevi sobre os 53 mil candidatos do ENEM que zeraram suas redações. Viva Paulo Freire, o patrono da educação brasileira!
http://olharatual.com.br/a-opressao-da- ... lo-freire/
Responder