Escola Sem Partido - ESP

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Eu confesso que eu nunca li nenhum livro do Paulo Freire. Nem foi exigido durante minha formação (o que já deveria significar algo para quem teme a formação em massa de professores doutrinadores comunistas abortistas paulofreirianos).

Mas eu teria que fazer isso caso queira ler críticas aos trabalhos dele. Não pretendo fazer nenhuma destas duas coisas.

Agora, como já foi dito, essa influência dele toda nas escolas é viagem. Essa de que há uma cartilha de doutrinação comunista baseada em Paulo Freire sendo aplicada nas escolas de forma organizada é discurso de gente demente. Eu escuto isso de gente que diz que chemtrails e vacinas espalham doenças na população, e que bolsonaro evitou golpe comunista.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Dom, 06 Junho 2021 - 14:00 pm
Eu confesso que eu nunca li nenhum livro do Paulo Freire. Nem foi exigido durante minha formação (o que já deveria significar algo para quem teme a formação em massa de professores doutrinadores comunistas abortistas paulofreirianos).

Mas eu teria que fazer isso caso queira ler críticas aos trabalhos dele. Não pretendo fazer nenhuma destas duas coisas.

Agora, como já foi dito, essa influência dele toda nas escolas é viagem. Essa de que há uma cartilha de doutrinação comunista baseada em Paulo Freire sendo aplicada nas escolas de forma organizada é discurso de gente demente. Eu escuto isso de gente que diz que chemtrails e vacinas espalham doenças na população, e que bolsonaro evitou golpe comunista.
A coisa não funciona de forma organizada nem metódica. Acaba sendo uma degeneração diluída do sistema de ensino, mais em alguns lugares que outros.
Mas não creio que foi por falta de tentar. A esquerda radical apenas não conseguiu implantar tudo o que prega.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Paulo Freire buscou alfabetizar acima de tudo, associando as palavras já escritas ao dia a dia das pessoas, direcionando o aprendizado dentro do mundo onde os alfabetizantes perceberiam as conexões entre o que faziam e como isso era transcrito no mundo exterior.

O objetivo principal seria conectar os analfabetos ao mundo ao redor, permitindo o acesso às informações compartilhadas por milhões de pessoas, porém inacessíveis à uma parte significativa da população; cabe dizer que poucos com isso se preocuparam.

Informação conduz ao esclarecimento, como disse o ET Bilu: "Busquem Comercimento"

Então, dear fellows, vejam que o pobre ser faminto não é o problema, o problema é o pobre ter instrução.

E...sinceramente? Vejo muitos pais e mães preocupados mais com aceitação em redes sociais do que com seus próprios filhos, já disse aqui, minha caçula leu Crime e Castigo aos14 anos e nós tivemos uma fantástica discussão sobre ética e juntas chegamos à conclusão que Rodion estava em um surto psicótico egonarcisista onde a vida humana aparentemente não tem valor, porém a realidade mostra o oposto.

O que isso significa? Que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", ou seja, existe uma responsabilidade à qual somos chamados quando temos filhos, e nada nesse mundo pode nos isentar disso, mesmo quando pais e mães pretendem fingir que não têm responsabilidade quando colocam pessoas no mundo.

Em tempo: minha caçula estuda em escola pública e seus livros, fornecidos pelo Estado, não possuem qualquer direcionamento ideológico o qual possa "converter" alguém ao exército de Stalin.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Não nego nem afirmo que esse PF tenha sido comunista do tipo que tivesse apoiado ditadura cubana. Ele postou partes específicas do livro do PF e pode ter postado só a parte que interessa a ele pra fazer outros ter mesma opinião.


No Wikipedia tem algumas diferenças, mas vai saber também se foi postado / editado de forma enviesada:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Como não conheço o viés desse site que o Fernando Silva aí e nem li obra do Paulo Freire, ainda fico na dúvida.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Meu casamento foi acabando à medida que meu esposo, o qual não tem o mesmo conhecimento científico que eu tenho, foi se diluindo nesse caldo bolsonarista ao ponto de ficar irreconhecível, porém fui obrigada a concluir que esse monstro sempre esteve lá, e que apenas o amor me impedia de enxergá-lo.

O negacionismo científico, a homofobia, deuses, ele foi capaz de quase não ir no show do Rogério Águas aqui em Brasília (ingressos comprados meses antes) porque o músico falou mal do mito. Ainda bem que nos perdemos um do outro durante 1 hora de show, pois quando entramos, começavam as primeiras notas de Shine On Your Crazy Diamond, a louca aqui entrou em transe e quando eu vi estava sozinha quase à frente do palco...

E eu arrisco dizer aqui, quase todos nós um dia fomos comunistas, a identificação com o lado mais sweet da ideologia atingiu trocentos adolescentes sonhadores com uma "justiça social".

E vou concordar com o Titoff: essa obsessão com PF é ignorância e frescura.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Hipatia escreveu:
Seg, 07 Junho 2021 - 14:31 pm
Meu casamento foi acabando à medida que meu esposo, o qual não tem o mesmo conhecimento científico que eu tenho, foi se diluindo nesse caldo bolsonarista ao ponto de ficar irreconhecível, porém fui obrigada a concluir que esse monstro sempre esteve lá, e que apenas o amor me impedia de enxergá-lo.

O negacionismo científico, a homofobia, deuses, ele foi capaz de quase não ir no show do Rogério Águas aqui em Brasília (ingressos comprados meses antes) porque o músico falou mal do mito. Ainda bem que nos perdemos um do outro durante 1 hora de show, pois quando entramos, começavam as primeiras notas de Shine On Your Crazy Diamond, a louca aqui entrou em transe e quando eu vi estava sozinha quase à frente do palco...

E eu arrisco dizer aqui, quase todos nós um dia fomos comunistas, a identificação com o lado mais sweet da ideologia atingiu trocentos adolescentes sonhadores com uma "justiça social".

E vou concordar com o Titoff: essa obsessão com PF é ignorância e frescura.
Ih, que droga, hein...:-/ será que não é uma fase que passa quando o terrorista miliciano voltar para o buraco de onde veio?

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Hipatia escreveu:
Dom, 06 Junho 2021 - 17:22 pm
E...sinceramente? Vejo muitos pais e mães preocupados mais com aceitação em redes sociais do que com seus próprios filhos, já disse aqui, minha caçula leu Crime e Castigo aos14 anos e nós tivemos uma fantástica discussão sobre ética e juntas chegamos à conclusão que Rodion estava em um surto psicótico egonarcisista onde a vida humana aparentemente não tem valor, porém a realidade mostra o oposto.

O que isso significa? Que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", ou seja, existe uma responsabilidade à qual somos chamados quando temos filhos, e nada nesse mundo pode nos isentar disso, mesmo quando pais e mães pretendem fingir que não têm responsabilidade quando colocam pessoas no mundo.

Em tempo: minha caçula estuda em escola pública e seus livros, fornecidos pelo Estado, não possuem qualquer direcionamento ideológico o qual possa "converter" alguém ao exército de Stalin.
Exatamente, há muito dessa de os pais só se preocuparem quando o filho fala algo com o que eles não concordam, ou quando o zapzap ou igreja inventa alguma mentira qualquer.

Uma colega minha foi 'denunciada' a diretoria de uma escola, pois ela estaria ensinando macumba e magia negra para crianças.

Ela havia feito uma gincana com os alunos e usou fitinhas nos pulsos das crianças para identificar os times pela cor. Um dos pais viu a "fita de nosso senhor do bonfim" (na cabeça dele) no pulso do filho e espancou o moleque de uns 8 anos por causa disso. O garoto com hematomas no dia seguinte, e o "cristão cidadão de bem" foi lá fazer queixa com a escola.

Fernando Silva escreveu:
Dom, 06 Junho 2021 - 17:06 pm
Titoff escreveu:
Dom, 06 Junho 2021 - 14:00 pm
Eu confesso que eu nunca li nenhum livro do Paulo Freire. Nem foi exigido durante minha formação (o que já deveria significar algo para quem teme a formação em massa de professores doutrinadores comunistas abortistas paulofreirianos).

Mas eu teria que fazer isso caso queira ler críticas aos trabalhos dele. Não pretendo fazer nenhuma destas duas coisas.

Agora, como já foi dito, essa influência dele toda nas escolas é viagem. Essa de que há uma cartilha de doutrinação comunista baseada em Paulo Freire sendo aplicada nas escolas de forma organizada é discurso de gente demente. Eu escuto isso de gente que diz que chemtrails e vacinas espalham doenças na população, e que bolsonaro evitou golpe comunista.
A coisa não funciona de forma organizada nem metódica. Acaba sendo uma degeneração diluída do sistema de ensino, mais em alguns lugares que outros.
Mas não creio que foi por falta de tentar. A esquerda radical apenas não conseguiu implantar tudo o que prega.
Ah, então é coisa de alguns radicais por conta própria? Ainda vem que extremistas são raros na população, embora a extrema direita tenha conseguido doutrinar bastante gente recentemente.

Eu já ouvi professores falarem diversas coisas para seus alunos. Já ouvi que o mal do mundo era o imperialismo ianque; que jesus cristo era o único caminho; que e a missão dele de uma vida passada era passar conhecimento para alguns de seus alunos; que é um absurdo não cantarem mais o hino nacional na frente da bandeira todo dia; que o melhor que os alunos deveriam fazer era estudar para ir morar em um lugar decente, pois o brasil não tinha jeito.

Nada disso considerei ser parte da formação profissional de quem falou.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Titoff escreveu:
Seg, 07 Junho 2021 - 20:23 pm
Hipatia escreveu:
Seg, 07 Junho 2021 - 14:31 pm
Meu casamento foi acabando à medida que meu esposo, o qual não tem o mesmo conhecimento científico que eu tenho, foi se diluindo nesse caldo bolsonarista ao ponto de ficar irreconhecível, porém fui obrigada a concluir que esse monstro sempre esteve lá, e que apenas o amor me impedia de enxergá-lo.

O negacionismo científico, a homofobia, deuses, ele foi capaz de quase não ir no show do Rogério Águas aqui em Brasília (ingressos comprados meses antes) porque o músico falou mal do mito. Ainda bem que nos perdemos um do outro durante 1 hora de show, pois quando entramos, começavam as primeiras notas de Shine On Your Crazy Diamond, a louca aqui entrou em transe e quando eu vi estava sozinha quase à frente do palco...

E eu arrisco dizer aqui, quase todos nós um dia fomos comunistas, a identificação com o lado mais sweet da ideologia atingiu trocentos adolescentes sonhadores com uma "justiça social".

E vou concordar com o Titoff: essa obsessão com PF é ignorância e frescura.
Ih, que droga, hein...:-/ será que não é uma fase que passa quando o terrorista miliciano voltar para o buraco de onde veio?
Pode até passar, melhor para ele, eu é que não vou mais me importar com isso...já nos separamos. :D
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Bem, boa sorte então! Imagino que tenha momentos difíceis, mas logo a nova situação se normaliza, e novas rotinas são estabelecidas.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Titoff escreveu:
Seg, 07 Junho 2021 - 20:23 pm
Hipatia escreveu:
Seg, 07 Junho 2021 - 14:31 pm
Meu casamento foi acabando à medida que meu esposo, o qual não tem o mesmo conhecimento científico que eu tenho, foi se diluindo nesse caldo bolsonarista ao ponto de ficar irreconhecível, porém fui obrigada a concluir que esse monstro sempre esteve lá, e que apenas o amor me impedia de enxergá-lo.

O negacionismo científico, a homofobia, deuses, ele foi capaz de quase não ir no show do Rogério Águas aqui em Brasília (ingressos comprados meses antes) porque o músico falou mal do mito. Ainda bem que nos perdemos um do outro durante 1 hora de show, pois quando entramos, começavam as primeiras notas de Shine On Your Crazy Diamond, a louca aqui entrou em transe e quando eu vi estava sozinha quase à frente do palco...

E eu arrisco dizer aqui, quase todos nós um dia fomos comunistas, a identificação com o lado mais sweet da ideologia atingiu trocentos adolescentes sonhadores com uma "justiça social".

E vou concordar com o Titoff: essa obsessão com PF é ignorância e frescura.
Ih, que droga, hein...:-/ será que não é uma fase que passa quando o terrorista miliciano voltar para o buraco de onde veio?
Eu já cheguei à conclusão que quem não abandonou essa idolatria doentia depois de tudo o que já aconteceu, não larga mais o osso tão fácil.

Eu também tenho familiares que sofrem desse mal e é extremamente difícil ter algum diálogo racional.

Re: Escola Sem Partido - ESP

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

É um pouco sobre a questão da doutrinação infantojuvenil nas escolas este post. A juventude tenra começa a se perceber politizada ali a partir dos quatorze, quinze anos, exatamente quando sai das escolas fundamentais e entra nos colégios. E é precisamente nesses colégios, principalmente públicos, que se tornam alvos fáceis para a doutrinação político ideológica Esquerdista, fato.

Mas o jovem ainda é relativamente flexível, ainda tem salvação(uns logo se darão conta de que foram usados, é inevitavel). Sabendo disso, vem um legislador esquerdaloide, lobão em pele de cordeiro, e propõe: Por que não diminuir a idade mínima pra votar para dezesseis anos? A narrativa é: se pode trabalhar, por que não poderia votar? Além disso " precisamos incluir a nossa juventude na política"(ou coisa que o valha)!. É mas também é grande a chance de todos estarem contaminados pelo esquerdalismo naquela ocasião.

A pergunta mesmo é: Tá bom assim? Na verdade a questão do voto devia ser tratada mais seriamente, o voto deveria ser n verdade permitido só depois dos vinte e um anos, isso sim, que é onde há uma maior chance de o voto ter sido fruto de uma reflexão real do eleitor. Além do mais se o jovem de dezesseis anos sequer é independente dos pais, sequer pode responder penalmente a um crime(sendo portanto, tecnicamente inimputável) como pode isso redundar que seu voto conste como imputabilidade legal?

Urge uma revisão disso de algum modo. Se não houver jeito, se vier muita chiadeira, pelo menos que se permita o voto apenas ais jovens que quiserem se emancipar juridicamente! Ainda que o ideal mesmo fosse o voto facultado apenas a eleitores maiores de vinte e um anos...Tenho dito.
Editado pela última vez por O organoléptico em Qua, 04 Maio 2022 - 14:51 pm, em um total de 1 vez.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Já acreditei mais na propalada ideia de que cabelos brancos trazem sabedoria e reflexão...

Re: Escola Sem Partido - ESP

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

É, você pode pintar os cabelos, mas não o discernimento.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Concordo que é melhor que a idade mínima para votar seja 21 anos ou que pelo menos tenha um emprego. A juventude hoje vota puramente por ideologia e não tem bom discernimento sobre problemas socioeconômicos.

E historicamente, os mais velhos são mais sábios do que os jovens. O que ocorreu no século 20 foi uma mudança brusca no conhecimento científico e na forma de vida em relação à tecnologia e isso acabou tornando os velhos mais ignorantes do que os jovens. Porém, a coisa está mudando agora. Quem nasceu no século 21 tem demonstrado muito mais ignorância e imaturidade do que os jovens do passado.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 13:51 pm
É, você pode pintar os cabelos, mas não o discernimento.
Não se pinta o que não se tem.

Re: Escola Sem Partido - ESP

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 14:50 pm
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 13:51 pm
É, você pode pintar os cabelos, mas não o discernimento.
Não se pinta o que não se tem.
Ah sim, os carecas... :lol:
Editado pela última vez por O organoléptico em Qua, 04 Maio 2022 - 14:54 pm, em um total de 1 vez.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Tutu escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 14:08 pm
Concordo que é melhor que a idade mínima para votar seja 21 anos ou que pelo menos tenha um emprego. A juventude hoje vota puramente por ideologia e não tem bom discernimento sobre problemas socioeconômicos.

E historicamente, os mais velhos são mais sábios do que os jovens. O que ocorreu no século 20 foi uma mudança brusca no conhecimento científico e na forma de vida em relação à tecnologia e isso acabou tornando os velhos mais ignorantes do que os jovens. Porém, a coisa está mudando agora. Quem nasceu no século 21 tem demonstrado muito mais ignorância e imaturidade do que os jovens do passado.
Antes fosse só a "juventude." Internetizaram a vida real, e existe a figura das tias do zapzap (incluídas aí no seu 2o parágrafo, acredito).

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 13:24 pm
Já acreditei mais na propalada ideia de que cabelos brancos trazem sabedoria e reflexão...
Ainda bem já que não acreditava nisso faz tempo. Um exemplo é Olavo de Carvalho que muitos consideram sábio, mesmo falando trocentas pérolas. Desde quando existe ser humano tem muita tolice passada de geração após geração (cultura, senso-comum, etc), como conflitos religiosos, étnicos, etc,m passado de pai pra filho... Até a bribria, que muita gente velha adora citar, tem passagem que critica essa visão sobre velhice ser considerada como sinônimo de sabedoria.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 14:53 pm
Antes fosse só a "juventude." Internetizaram a vida real, e existe a figura das tias do zapzap (incluídas aí no seu 2o parágrafo, acredito).
Quem estão mais internetizados são os jovens. Eles aprenderam uma mentalidade de vitimismo e de direitos sem responsabilidades. São tão ignorantes quanto as tias do zap, porém são mais numerosos.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Tutu escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 17:33 pm
Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 14:53 pm
Antes fosse só a "juventude." Internetizaram a vida real, e existe a figura das tias do zapzap (incluídas aí no seu 2o parágrafo, acredito).
Quem estão mais internetizados são os jovens. Eles aprenderam uma mentalidade de vitimismo e de direitos sem responsabilidades. São tão ignorantes quanto as tias do zap, porém são mais numerosos.
Nem sei, é diferente. Noto que o pessoal mais velho que eu, na casa dos 60 ou 70 anos, fica grudado direto no celular em momentos que seria para convivência ao vivo com família e amigos. Crianças chegam a jogar isso na cara deles.

Até os adolescentes se controlam mais nessas ocasiões. Pré-adolescentes ou adolescentes mais novos, aí varia, com o clássico mau humor sendo um componente no comportamento anti-social.

Claro, isso são observações pessoais, feitas ao vivo.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 21:42 pm
Tutu escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 17:33 pm
Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 14:53 pm
Antes fosse só a "juventude." Internetizaram a vida real, e existe a figura das tias do zapzap (incluídas aí no seu 2o parágrafo, acredito).
Quem estão mais internetizados são os jovens. Eles aprenderam uma mentalidade de vitimismo e de direitos sem responsabilidades. São tão ignorantes quanto as tias do zap, porém são mais numerosos.
Nem sei, é diferente. Noto que o pessoal mais velho que eu, na casa dos 60 ou 70 anos, fica grudado direto no celular em momentos que seria para convivência ao vivo com família e amigos. Crianças chegam a jogar isso na cara deles.

Até os adolescentes se controlam mais nessas ocasiões. Pré-adolescentes ou adolescentes mais novos, aí varia, com o clássico mau humor sendo um componente no comportamento anti-social.

Claro, isso são observações pessoais, feitas ao vivo.
Vi caso de gente que critica inovação tecnológica como culpada pela degradação do mundo, mas usou internet pra fazer essa crítica.

Também vi gente mais nova que prefere sair que ficar mais tempo na internet. Mas muitas vezes não tem jeito, ainda tem o estereótipo do velho mais desligado de tecnologia e jovens ligados em tecnologias.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 21:42 pm
Nem sei, é diferente. Noto que o pessoal mais velho que eu, na casa dos 60 ou 70 anos, fica grudado direto no celular em momentos que seria para convivência ao vivo com família e amigos. Crianças chegam a jogar isso na cara deles.

Até os adolescentes se controlam mais nessas ocasiões. Pré-adolescentes ou adolescentes mais novos, aí varia, com o clássico mau humor sendo um componente no comportamento anti-social.

Claro, isso são observações pessoais, feitas ao vivo.
Antes do celular, velhos ficavam sozinhos em casa ou, no máximo, iam jogar biriba na praça com outros velhos.

E ficavam sozinhos porque ninguém estava interessado na companhia de um velho.

Ou será que é comum bandos de adolescentes misturados com velhos?

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 10:10 am
Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 21:42 pm
Nem sei, é diferente. Noto que o pessoal mais velho que eu, na casa dos 60 ou 70 anos, fica grudado direto no celular em momentos que seria para convivência ao vivo com família e amigos. Crianças chegam a jogar isso na cara deles.

Até os adolescentes se controlam mais nessas ocasiões. Pré-adolescentes ou adolescentes mais novos, aí varia, com o clássico mau humor sendo um componente no comportamento anti-social.

Claro, isso são observações pessoais, feitas ao vivo.
Antes do celular, velhos ficavam sozinhos em casa ou, no máximo, iam jogar biriba na praça com outros velhos.

E ficavam sozinhos porque ninguém estava interessado na companhia de um velho.

Ou será que é comum bandos de adolescentes misturados com velhos?
Não é bem o perfil dos velhos que eu tinha em mente, e nem disse que havia sempre todas as gerações ao mesmo tempo misturadas, mas sim, acontece as vezes.

De qualquer forma, há o caminho do meio: não precisa ficar grudado no celular vendo sem parar besteira e mentira enquanto há pessoas de carne e osso na sua frente, com laços reais, num momento para estarmos juntos.

Eu mesmo não fico acessando o fórum ou lendo algum site quando estou no meio de família ou amigos.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Sinceramente estou completamente sem fontes de estatísticas sobre o uso de redes sociais entre jovens e velhos. Há velhos que não sabem mexer nos aplicativos enquanto há outros que passam o dia inteiro nisso por não ter o que fazer. Por outro lado, jovens trocaram a socialização presencial pela virtual.

Em relação à ignorância, este vídeo já dá uma pista sobre o assunto:

youtu.be/JiNohlaaQ-U
2:08 - Impacto ambiental
3:54 - Maltrato de animais

Jovens estão voluntariamente deixando de comer carne por causa do aquecimento global. Eles são realmente mais inteligentes?
O que temos que perguntar antes de tudo é por que eles estão recebendo essa informação e os mais velhos não. Isso é um sinal de doutrinação.
Duvido que os jovens vegetarianos saibam dar uma explicação científica sobre o impacto da carne no aquecimento global e estão agindo mais por ideologia, mesmo que a causa esteja correta.

Por outro lado, existe a mentalidade molenga de preocupar com "maltrato de animais". Pode comer aves? E peixes? E insetos? E plantas? O homem é onívoro e precisa fazer isso. A natureza é assim, então reclame com o "grande arquiteto". Com essa lógica, deveriam então acabar com carnívoros assassinos, como leão e onça. Quem nasceu na roça ou vilarejo sabe como é "horrível" o processo de abater um animal para levar para panela. Foi essa mentalidade de homem fraco que baniu a pena de morte para homicidas.

Embora exista a necessidade de reduzir (ou até mesmo banir) o consumo de carne de mamífero por causa de problemas ambientais, isso deve ser feito de forma transparente, sem mentiras e ideologias.


'Geração digital': por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais
https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Tutu escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 14:18 pm

O que temos que perguntar antes de tudo é por que eles estão recebendo essa informação e os mais velhos não. Isso é um sinal de doutrinação.
Ou que há (também) um componente de "por que no meu tempo..." entre os mais velhos.
Tutu escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 14:18 pm
Embora exista a necessidade de reduzir (ou até mesmo banir) o consumo de carne de mamífero por causa de problemas ambientais, isso deve ser feito de forma transparente, sem mentiras e ideologias.
Com certeza. Basear-se em dados e em modelos da melhor forma possível. Nada é perfeito, seria melhor agir de forma a considerar as piores projeções?
Tutu escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 14:18 pm
'Geração digital': por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais
https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513
Não só isso, mas os casos de problemas de saúde mental e suicídio aumentaram muito entre adolescentes. Concomitantemente, os adolescentes vem fazendo menos sexo, indo menos a festas, e usando menos drogas. Tendencia observada desde antes da pandemia.

Internet, depressão e suicídio vs Sexo, drogas e Rock n roll? Tem alguma verdade, mas a coisa deve ser mais complexa que isso.

Re: Escola Sem Partido - ESP

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Olha aí a verdadeira doutrinação e lavagem cerebral em crianças e adolescentes. Preparando-os para o que, hein?

EXCLUSIVO: CURSO PRÉ-MILITAR ENSINA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A MATAR E TORTURAR

youtu.be/gXW4qAL5lmo

Quantos crimes estão sendo cometidos aí?
Responder