O artigo da Gazeta do Povo que você citou apenas confirmou o que eu já havia dito neste tópico. Nenhuma das duas mercadorias mencionadas e ofertadas pela Smartmatic são urnas ou software de votação utilizados nas eleições brasileiras.Arcanjo Lúcifer escreveu: ↑Sáb, 10 Janeiro 2026 - 16:59 pmhttps://www.gazetadopovo.com.br/sem-rod ... eleitoral/
Lembra do Maduro dizendo para o Pingão "Eu sei como vc ganhou a eleição!" há uns poucos meses atrás? Pois é, ele deve saber mesmo.Hugo Carvajal, ex-chefe da inteligência venezuelana, enviou uma carta a Donald Trump denunciando que o regime de Nicolás Maduro atua como uma organização narcoterrorista, usando cocaína como arma e exportando redes criminosas para os Estados Unidos. No documento, Carvajal também expôs esquemas de manipulação eleitoral envolvendo a empresa Smartmatic, que já atuou no Brasil em eleições de 2012, 2014 e 2016, prestando serviços de conexão de dados e suporte técnico ao TSE. As revelações reforçam acusações de narcotráfico e corrupção ligadas ao governo venezuelano que levantam alerta de atuação em países latinos, incluindo o Brasil, e sobre práticas que ameaçam a segurança norte-americana.
Além disso, em nenhuma das eleições presidenciais vencidas por Lula (2002, 2006 e 2022) a Smartmatic esteve envolvida na oferta de serviços de conexão de dados nem de qualquer outro tipo de mercadoria relacionada ao processo eleitoral. Portanto, não existe registro em noticiário algum de que Nicolás Maduro tenha dito algo como “Eu sei como você ganhou a eleição!” ao presidente Lula — muito menos em tom de ameaça ou chantagem.
Sendo assim, dizer que Maduro “vai delatar” Lula por fraude nas urnas é criar expectativas baseadas em fake news, no melhor estilo das tiazonas do zap.