Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 11 Fevereiro 2025 - 16:37 pm
Esquerda e direita vivem de rotular; direita adora usar "esquerdopata", "Faz o L" (mesmo pra quem votou nele), etc. Tu mesmo é um exemplo. Já me rotulou e já rotulou outros. Se não concorda com os pontos principais da tua ideologia já tacha de "esquerdista". Tem a mente dicotômica.
A diferença fundamental: quando a direita rotula, a esquerda continua falando. Quando a esquerda rotula, a direita perde o emprego, a conta bancária e a liberdade de expressão. Simples assim.
Tu deu a entender que não havia contestação porque as grandes mídias controlavam censurando.
Tinha sempre alguém que contestava informação mas era nos meios de conhecidos, grupos locais, e não tinha como divulgar isso na internet, porque NÃO HAVIA INTERNET (COMO ELA É HOJE). Ou seja, era por questão técnica / tecnológica e não por censura.
Não, e sim porque sempre operaram dentro de um alinhamento estatal e progressista. A internet rompeu essa hegemonia, permitindo o surgimento de jornalistas independentes e vazamentos sem filtro da grande mídia. E vai continuar rompendo, goste você ou não, e eu acho que você não gosta mesmo kk
Mas mesmo nas grandes mídias (impressa e audiovisual) havia concorrentes entre elas na questão da informação. A VEJA e a Globo costumava detonar a esquerda muito antes do Lula subir ao poder.
E daí? A Globo e a Veja atacavam o Lula porque era conveniente na época, mas nunca deixaram de ser braços do establishment. O que importa não é quem elas criticam, mas quem elas protegem. Hoje, o alinhamento mudou, mas a estratégia continua a mesma
Na época da ditadura militar direitista, jornais que criticavam o regime eram censurados e tinha que disfarçar o conteúdo pra despistar. Aquilo era censura de fato (tinha gente sumia, era torturada ou 'suicidada', como foi o caso do Vladimir Herzog entre outros) e não um bando de mimado mimizento que se dói porque o STF, etc, quis banir contas de quem publicasse coisas em defesa de manifestações desordeiros pra tentar legitimar golpes de estado; ou maconheiro chorão que fez xilique porque foi boicotado, por influência do Sleep Giants (que nem órgão público é), por ter apoiado criação de partido nazista.
E bloqueio de contas sem julgamento, censura prévia e perseguição política agora são ‘medidas necessárias para a democracia’? Interessante... Essa é a definição exata que qualquer ditador usaria para justificar sua tirania. O que me interessa não é sua opinião, mas o que a Constituição diz:
e ela diz que censura prévia é crime.
E se quiser insistir nesse papo de 'MÍDIA TRADICIONAL', pode continuar, mas não perde teu tempo tentando fazer acreditar nas informações enviesadas que tu posta.
Ou prova o que posta ou vai ser questionado.
Quando a informação não agrada são "informações enviesadas". Pensei que você estaria lá no tópico do DOGE comentando sobre o escândalo do financiamento de jornalistas e fact-checkers, mas parece que não, né?
Isso já foi comentado, se não me engano, num dos tópicos sobre Covid, onde o Arcanjo comentou essa mesma coisa.
Não sei se foi comentado, o que me interessa é o argumento inicial que diz que "mídia tradicional promove narrativas e cancelamentos independente da verdade".
É tipo dizer que não haveria provas fundamentais de golpistas invasores do Capitólio que não aceitaram a derrota do Trump. E hoje usam a vitória dele como acusação de que as eleições foram fraudadas (e, mesmo lá não tendo urnas eletrônicas como no Brasil, usam mesmas desculpas).
Diferente do Capitólio onde havia supremacista branco e maioria armada no Brasil era um bando de velhas e ex-militares tirando selfie kkkk você tem prova que eles tavam lá tentando tomar o poder? Eles estavam armados? Eles recusaram cooperação com as autoridades locais? Que interessante
Não acompanhei esses casos a fundo então não vou falar sobre eles. Talvez outros aqui tem mais conhecimento do assunto.
Lembro que o Huxley postou várias coisas sobre esse Nikolas Ferreira, inclusive com referências.
Pra mim esse Nikolas Ferreira é só mais um papgaio de pirata (assim como o tal traveco "Alguma coisa Hilton"), já até fez um debate contra Nando Moura que caiu em cima dele. Ele até pode ser alguém que faz cortina de fumaça pra algumas armações.
Você só tá atacando a pessoa e não o fato. Ele não fez fake news, e mesmo assim a narrativa de fake news foi criada.
Vários exilados nos EUA, Hahahaha, tipo quem, Allan dos Panos? Conta mais piada aí.
Se for assim, Jean Willys também seria um exilado porque teria dito que foi ameaçado de morte pelo Bozo.
- Defende perseguição a liberdade de expressão
- Defende prender manifestantes do dia 8
- Critica Bolsonaro e Trump 100% do tempo
- Defende Palestina
- Defende mídia tradicional e fact-checkers
- Defende medidas autocráticas do Xandão
E você não pertence a uma bolha?

rabo de porco, pata de porco, focinho de porco... adivinha o que é?
Credibilidade é pra quem crê. Tu crê na direita. Eu não creio em esquerda ou direita.
Eu não creio em político, eu sou libertário. Você é de esquerda pelos tópicos mencionados que defende acima.
E caso uma desses fact-checks falhem não quer dizer que falhem tudo.
Malabarismo. Então agora fact-checkers podem errar e continuar confiáveis, mas jornalistas independentes erram uma vez e são fake news para sempre? Interessante como sua régua só funciona em um lado
Mas ok, agora se tu não acesso prova direta (não foi testemunha, não coletou as evidências, etc) como saber se a informação que recebe é verdadeira? Só resta ser pirrônico / solipsista.
Ótimo argumento... para quem acha que o único conhecimento válido é o que viu pessoalmente. Pela sua lógica, você só pode acreditar na história se tiver uma máquina do tempo para testemunhar tudo. Mas quando se trata das narrativas que te agradam, aí as "fontes oficiais" já servem, né? E jornalistas são os únicos que podem acessar provas, então eles são infalíveis? Nunca mentem, nunca distorcem, nunca manipulam? Ah, entendi
Há usuários com (des)informações (des)centralizadas também, e muitos da qual não se tem nem identificação
Leia novamente a explicação de nota de comunidade, você ainda não entendeu.
E devolvendo a pergunta: Caso essas notas da comunidade errar, vai perder credibilidade pra ti ou vai usar ceticismo seletivo?
Aqui vai a diferença crucial que você convenientemente ignora: notas da comunidade erram? Sim, claro. A questão é que elas erram de forma descentralizada, corrigível e verificável por múltiplos usuários com perspectivas diferentes. Já os fact-checkers tradicionais erram de forma concentrada, sem transparência e com viés explícito.
Ora se não ganhou como saber se funciona não? Nem teve chance de ser testado. É na prática é que se verifica a viabilidade.
Quem você acredita ser terceira via que já passou por eleições?