Validade (obsolescência) programada
- Arcanjo Lúcifer
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A questão é essa mesma, vc compra produto chinês por falta de opção porque a indústria nacional tem que passar por mil e um testes de qualidade para colocar algo no mercado e os caras vendem porcaria sem qualquer qualidade, então não dá para concorrer.
O dono da empresa em que eu trabalhava 30 anos atrás quis produzir brinquedos em madeira, era uma mesa de bilhar para crianças de até 8 anos, foram meses tentando aprovar uma única peça que seria reproduzida e tinha que seguir normas, até a embalagem tinha normas de segurança, e então vejo todo tipo de porcaria sendo vendida nas lojas sem qualquer exigência.
E os brinquedos dele eram bons mas não deram certo porque as normas encareciam demais o produto final.
O dono da empresa em que eu trabalhava 30 anos atrás quis produzir brinquedos em madeira, era uma mesa de bilhar para crianças de até 8 anos, foram meses tentando aprovar uma única peça que seria reproduzida e tinha que seguir normas, até a embalagem tinha normas de segurança, e então vejo todo tipo de porcaria sendo vendida nas lojas sem qualquer exigência.
E os brinquedos dele eram bons mas não deram certo porque as normas encareciam demais o produto final.
- Leo Kruger
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Adendo: nem existe mais indústria nacionalArcanjo Lúcifer escreveu: ↑Seg, 22 Abril 2024 - 12:22 pmA questão é essa mesma, vc compra produto chinês por falta de opção porque a indústria nacional tem que passar por mil e um testes de qualidade para colocar algo no mercado e os caras vendem porcaria sem qualquer qualidade, então não dá para concorrer.
O dono da empresa em que eu trabalhava 30 anos atrás quis produzir brinquedos em madeira, era uma mesa de bilhar para crianças de até 8 anos, foram meses tentando aprovar uma única peça que seria reproduzida e tinha que seguir normas, até a embalagem tinha normas de segurança, e então vejo todo tipo de porcaria sendo vendida nas lojas sem qualquer exigência.
E os brinquedos dele eram bons mas não deram certo porque as normas encareciam demais o produto final.
Spoiler:

- Arcanjo Lúcifer
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É o que estou explicando ao colega acima, a indústria nacional paga mil e um impostos e sofre mil e uma exigências para colocar um produto no mercado e concorrer com porcaria chinesa feita com trabalho escravo feito em empresa estatal bancada com dinheiro quase ilimitado do governo.
Se a empresa dá prejuízo ou não qual o problema desde que eles arrebentem a concorrência trabalhando com prejuízo?
Sou a favor do livre comércio desde que as regras sejam as mesmas para todos.
E sinceridade? Parte da culpa é dos empresários que fecharam empresas nos países de origem para aproveitar o trabalho escravo barato da China, agora criaram concorrência para eles mesmos.
Não duvido que um dia o governo deles exproprie as empresas, basta uma crise econômica.
Se a empresa dá prejuízo ou não qual o problema desde que eles arrebentem a concorrência trabalhando com prejuízo?
Sou a favor do livre comércio desde que as regras sejam as mesmas para todos.
E sinceridade? Parte da culpa é dos empresários que fecharam empresas nos países de origem para aproveitar o trabalho escravo barato da China, agora criaram concorrência para eles mesmos.
Não duvido que um dia o governo deles exproprie as empresas, basta uma crise econômica.
- Agnoscetico
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- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
O pessoal pró-livre-mercado costuma ser contra organizações trabalhistas como sindicatos, CLT, etc, defendendo que o preço do pagamento seja tratado apenas entre patrão e empregado sem interferência de terceiros (como estado, sindicado, etc). Apesar que tu parece ser diferente nesse ponto. Então tu seria a favor de regulação trabalhista fora da relação empresa privada e empregado?Arcanjo Lúcifer escreveu: ↑Qui, 25 Abril 2024 - 15:27 pmÉ o que estou explicando ao colega acima, a indústria nacional paga mil e um impostos e sofre mil e uma exigências para colocar um produto no mercado e concorrer com porcaria chinesa feita com trabalho escravo feito em empresa estatal bancada com dinheiro quase ilimitado do governo.
Se a empresa dá prejuízo ou não qual o problema desde que eles arrebentem a concorrência trabalhando com prejuízo?
Sou a favor do livre comércio desde que as regras sejam as mesmas para todos.
E sinceridade? Parte da culpa é dos empresários que fecharam empresas nos países de origem para aproveitar o trabalho escravo barato da China, agora criaram concorrência para eles mesmos.
Não duvido que um dia o governo deles exproprie as empresas, basta uma crise econômica.
Lembrando que tu já chamou trabalho no Japão também de trabalho escravo em outro tópico (ou talvez no antigo CC). Pensa que deveria ter alguma restrição a comércio com o Japão (e empresas sediadas lá) também ou implica com a China apenas por ser um regime considerado comunista / socialista (apesar de na prática econômica ta mais pra capitalismo selvagem)?
- Arcanjo Lúcifer
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Qual é o problema de, por exemplo, eu preferir trabalhar por valor/hora acertado previamente com a empresa e ganhar muito mais se quiser trabalhar dez horas por dia ao invés de ter mil e um direitos que só dificultam na hora de procurar emprego? Eu tive uma marcenaria, tinha um monte de trabalho mas nunca contratei ninguém porque sabia que mais hora ou menos hora teria que enfrentar um processo na justiça com as mil e uma leis que invariavelmente permitem que empregado procure pêlo em casca de ovo para levar no processo?O pessoal pró-livre-mercado costuma ser contra organizações trabalhistas como sindicatos, CLT, etc, defendendo que o preço do pagamento seja tratado apenas entre patrão e empregado sem interferência de terceiros (como estado, sindicado, etc). Apesar que tu parece ser diferente nesse ponto. Então tu seria a favor de regulação trabalhista fora da relação empresa privada e empregado?
Lei trabalhista é pensada como se toda empresa fosse uma VW ou Fiat mas tem o dono do mercadinho da esquina que trabalha para sustentar empregado com direitos que ele como dono não tem.
O que a lei tem que fazer é limitar o número de horas/dia e dar direito a descanso semanal, INSS e aposentadoria, e só.
Sindicato é um antro de vagabundos.
Na prática o monte de burocracia só serve para o empregão dos sonhos virar uma barraquinha de bugigangas na esquina, por isso mais da metade da população tem ocupação informal e direito nenhum ao invés de ter emprego pago por hora trabalhada.
Sim, eu disse mesmo e me referia a prática de certas empresas exigirem 20 horas diárias de trabalho, sete dias da semana, para iniciantes pelo período de três anos, tem um japonês no Youtube que descreve exatamente o que ele passou nessa época e chegou a ponto que querer se suicidar porque ser demitido no Japão logo no começo da carreira é o fim dela.Lembrando que tu já chamou trabalho no Japão também de trabalho escravo em outro tópico (ou talvez no antigo CC).
O que eu disse acima foi "Governo tem que limitar números de horas/dia, garantir descanso semanal, INSS, aposentadoria e só" não disse que empresa tem que ser livre para fazer o que bem entender.
Critico a China por concorrência desleal, eles compram empresas no exterior para trabalhar com prejuízo e arrebentar a concorrência com a injeção ilimitada de dinheiro estatal.ou implica com a China apenas por ser um regime considerado comunista / socialista (apesar de na prática econômica ta mais pra capitalismo selvagem)?
Por acaso vc viu o caso da BYD que tem milhares de carros novos jogados ao tempo na China? Acha que uma empresa privada se daria ao luxo de produzir milhares de carros novos para emplacar e jogar na sucata sem ter tido qualquer uso? Como vc acha que carro elétrico chinês tem preço tão inferior aos concorrentes?
Os caras compram enormes áreas urbanas no exterior para deixar deteriorar e depois comprar mais especulando com a desvalorização que eles mesmos causaram.
Sou a favor de livre comércio desde que eu não tenha que concorrer sozinho contra o governo de um país inteiro.
COMO FOMOS ADESTRADOS PARA COMPRAR PORCARIA
(Introdução exagerada. Melhor pular direto para 9:00)
youtu.be/FBDn0uFU-zk
Earnest Elmo Calkins é um pai da publicidade. Introduziu a ideia de que consumir é prosperidade. O pretexto é "salvar a economia".
Antigamente existiam dois tipos de bens: os que usamos (sofá, celular) e os que consumimos (comida, pasta de dente). A engenharia do consumo torna os bens de uso como bens de consumo.
(Introdução exagerada. Melhor pular direto para 9:00)
youtu.be/FBDn0uFU-zk
Earnest Elmo Calkins é um pai da publicidade. Introduziu a ideia de que consumir é prosperidade. O pretexto é "salvar a economia".
Antigamente existiam dois tipos de bens: os que usamos (sofá, celular) e os que consumimos (comida, pasta de dente). A engenharia do consumo torna os bens de uso como bens de consumo.
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Reitera-se o uso de um termo inadequado.Tutu escreveu: ↑Ter, 02 Abril 2024 - 14:48 pmPor que as coisas não Duram Mais?!
youtu.be/kx0UHb5AMhI
Obsolescência sistêmica: A atualização do software não funciona no hardware que o usuário tem.
Obsolescência perceptiva: É marketing. Faz as pessoas terem preconceito com o design antigo e trocarem pelo novo que tem uma estética diferente. Muito como na moda. Eu considero que os móveis, as roupas e os carros da década de 50 tinham uma aparência muito melhor do que hoje e nunca vi sentido em mudar o design.
Obsolescência datada: literalmente programada, como limite de uso ou data definida.
Acho que aumentar o tempo de garantia força os fabricantes melhorarem a qualidade do produto.
A mesma televisão de tubo permaneceu nos lares até ser substituída por uma de LCD.![]()
Obsolescência sistêmica - Não procede por que o produto não se torna obsoleto lato sensu, apenas incompatível.
Obsolescência perceptível - pannnnnhnn, não se trata de Obsolescência e sim de moda. E moda vai e vem.
L
Obsolescência datada - Nada a ver. O produto não fica obsoleto, apenas estraga.
Agora é só repetir essas mentiras mais 999 vezes que segundo Gôbéus, vira verdade.
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- Mensagens: 934
- Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm
Obsoleto apenas é o elemento cujo qual a função foi superada por outro mais recente.
- Agnoscetico
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Não sei se encaixa especificamente nesse tópico, mas vi essa notícia e discussões nos comentários dos especialistas (ou pérolas de 'especialistas'):
Fiat Uno supera alagamento e deixa Renegade para trás em Sorocaba (SP) | CNN Brasil
youtu.be/uwFhJ9zvqlU
Fiat Uno supera alagamento e deixa Renegade para trás em Sorocaba (SP) | CNN Brasil
@CarlosSouza-ez1vp
há 10 dias
A verdadeira lenda. Nem a Fiat consegue explicar o que ela construiu.
@PensadordeNada
há 6 dias
Mas aí tem mais a ver com o motorista né, o cara do Renegade deve ser ruim de roda.
@renatodiniz6850
há 6 dias
"nem a Fiat"
Ouxi a Fiat não fez nada demais com a embreagem do uno, embreagem comum mesmo.
As ideias nitidamente vc não sabe passar em enchente e tá achando que o carro que é bem feito.
@LahGarTin
há 5 dias
Meninada de hj n entende
@andmkt-z1c
há 2 dias
@PensadordeNada ja viu a cara do pessoal que compra Renegade?
e uma porcaria amigo e nao e de hoje que dizem isso jeep a marca.haha
@sonekabass2048
há 1 dia
@renatodiniz6850 é so meme amigo, não precisa levar a serio, os caras da mó explicação kkkkkk
@renatodiniz6850
há 1 dia
@sonekabass2048 jura que é um meme? Se vc não me fala....
Acontece que hj a média de Q.I parece que diminuiu mais ainda então pode ter certeza que vai ter maluco que vai acreditar que o uno é fora da curva.... Quando na realidade nem tanto assim, todos os feitos do uno depende integralmente daquela bendita pecinha que fica atrás do volante, essa pecinha quando está com defeito vc pode entregar uma Ferrari que ele vai tomar benga de um uno kkkkkkkkkkk.
Obs. Se for dirigir a Ferrari como se dirige um uno vc vai trepar na parede na primeira arrancada que vc fizer
@sonekabass2048
há 1 dia
@renatodiniz6850 Textão nem vou ler, tu ta em mais de um comentário ai mano, tentando contextualizar uma resenha sobre Uno, ate parece que é hater do Uno kkkkkkk
@renatodiniz6850
há 1 dia
@sonekabass2048 até parece que vc nasceu ontem e não sabe a diferença entre rir da piada e vir com a explicação correta de como passar em enchentes.
Vai achando que o uno é um submarino e enfia na primeira enchente pra tu ver seu motor indo embora e custando 2 unos pra concertar ele
Ahehahdhahdhhahehahe é assim que se sustenta a família dos mecânicos animal
@azamorguedes8045
há 9 horas
E só meme sim! Kkkkk é só para relaxar e dar risada, irmão! A galera não tá aqui pra fazer um mega debate sobre automobilismo e engenharia mecânica!
@Almirantedopovo9977
há 7 horas
O problema da Jeep é uma peça que pode estar dando defeito.
O burrinho da direção. Kkkk
@ColandoPensamentosNaParede
há 2 dias
Uno e fusca e kombi são um nível de tecnologia que beira a magia.![]()
@estudantess
há 1 dia
Exatamente, quando trabalhava no farol entregando panfleto de apartamento, vi um acidente de carro, eu lembro que o fusca saiu de boa e o outro carro muito mais novo e moderno teve que ser rebocado, ouvi na época que parou funcionar com a batida, a batida era leve o carro ficou mais arrebentado que o fusca.
@Drafon_
há 1 dia
@estudantess Ainda bem! Carros novos amassam para salvar seus ocupantes!
Melhorar amassar e parar de funcionar e ter 100 mil de prejuízo do que o carro ser idestrutivel e que tiver dentro virar lápide
@kleber6493
há 10 dias
Lembrei de um video de uma Renegade atolada no barro numa estrada da região amazônica, a dona indignada que o uninho passou, agora esse vídeo da Renegade na água, dá-lhe uninho kkk
@renatodiniz6850
há 6 dias
Mas aí são situações distintas irmão.
No vídeo acima é apenas controle de embreagem. Qualquer motorista com o mínimo de experiência faz o mesmo e com qualquer carro
Agora comparar um uno vs o "uno bombado" é óbvio que o bombado vai passar veneno, afinal usa motor 1.0 normal, ou 1.4 também oferecidos em unos
youtu.be/uwFhJ9zvqlU
Carro de luxo só tem imagem.Agnoscetico escreveu: ↑Qua, 25 Dezembro 2024 - 00:54 amFiat Uno supera alagamento e deixa Renegade para trás em Sorocaba (SP) | CNN Brasil
Sempre pensei que o Renegade tivesse sido feito para pegar estrada de chão e lama, tendo potência, pneu preparado e tração nas 4 rodas.
Mas isso é só exibição para o marketing.
Na hora que precisa, um carro de motor 1.0 com tração em duas rodas tem desempenho melhor.
A evolução da indústria automobilística nos últimos 40 anos, tirando câmera de estacionamento e marcha automática, foi somente cosmética. A preocupação foi substituir o mecânico por eletrônico e encher de processadores, só para encarecer o produto. Evolução útil para a humanidade seria fazer beber menos e ocupar menos espaço.
Eu não gosto do termo obsolescência programada. Muitos pensam que os fabricantes intencionalmente programam determinados produtos para parar de funcionar depois de "x" anos e o usuário comprar outro.
Não é bem assim. A própria competitividade do mercado inibe isso, visto que se um produto durar muito pouco tempo, a tendência será o usuário trocar por outra marca, e não pela mesma, que frustrou sua experiência.
Acontece é que muitas vezes o próprio usuário não está disposto a pagar mais por algo que dure mais. E nem sempre está disposto a fazer bom uso e manutenções periódicas de seu produto.
Um bom eletrônico bem cuidado dura mais de 10 anos. Um bom carro bem cuidado e com as devidas manutenções também dura mais de 20 anos, tranquilamente.
Não é bem assim. A própria competitividade do mercado inibe isso, visto que se um produto durar muito pouco tempo, a tendência será o usuário trocar por outra marca, e não pela mesma, que frustrou sua experiência.
Acontece é que muitas vezes o próprio usuário não está disposto a pagar mais por algo que dure mais. E nem sempre está disposto a fazer bom uso e manutenções periódicas de seu produto.
Um bom eletrônico bem cuidado dura mais de 10 anos. Um bom carro bem cuidado e com as devidas manutenções também dura mais de 20 anos, tranquilamente.
- Arcanjo Lúcifer
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Eu vi um Renegade atolado na rampa de garagem de um prédio, era uma subida em curva e tinha ranhuras no cimento, o piso estava seco.Tutu escreveu: ↑Qua, 25 Dezembro 2024 - 01:10 amCarro de luxo só tem imagem.Agnoscetico escreveu: ↑Qua, 25 Dezembro 2024 - 00:54 amFiat Uno supera alagamento e deixa Renegade para trás em Sorocaba (SP) | CNN Brasil
Sempre pensei que o Renegade tivesse sido feito para pegar estrada de chão e lama, tendo potência, pneu preparado e tração nas 4 rodas.
Mas isso é só exibição para o marketing.
Na hora que precisa, um carro de motor 1.0 com tração em duas rodas tem desempenho melhor.
A evolução da indústria automobilística nos últimos 40 anos, tirando câmera de estacionamento e marcha automática, foi somente cosmética. A preocupação foi substituir o mecânico por eletrônico e encher de processadores, só para encarecer o produto. Evolução útil para a humanidade seria fazer beber menos e ocupar menos espaço.
E mesmo assim não subia porque as rodas giravam em falso.
Jeep de shopping center só tem aparência mesmo.
- Arcanjo Lúcifer
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- Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm
O meu tem quase 60 anos agora.Um bom carro bem cuidado e com as devidas manutenções também dura mais de 20 anos, tranquilamente.
- Agnoscetico
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- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
Feitos para quebrar - Produtos que não duram nada e o C.D.C.
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/fe ... /580356308
Voltemos a 1997: não há celulares, o carro moderno da época era o modelo Corsa, o valor do real havia recém conquistado o título de ser à prova de inflação. O modelo de impressora mais vendida na época era da HP, modelos Deskjet com cartuchos coloridos. Como nem todos tem uma trajetória linear de carreira, lembro de ter iniciado a minha fazendo a manutenção de computadores e impressoras e também como programador. Havia um "defeito" que sempre me incomodava nas impressoras do local onde trabalhava: depois de certo tempo de uso o local de "repouso" dos cartuchos enchia-se de tinta e as impressões saiam todas borradas. Nos cursos de manutenção da época não havia menção a esse problema. Mas um professor deu a dica: bastava remover a espuma onde repousa o cartucho e voilá! O local de repouso ficava limpo sem a tal espuma e a impressora voltava a funcionar normalmente.
Claro que nunca imaginei que aquilo fosse proposital, com vistas a diminuir o tempo de uso da impressora. Tinha dúvidas sobre se era apenas um projeto mal executado. Ao longo do tempo porém, o setor de tecnologia à frente, diversos aparelhos aparentemente robustos, foram quebrando, apresentando defeitos e exigindo manutenção precoce. O tema então passou a ser meu objeto de estudo e constatei, com espanto, que os aparelhos, em sua maioria, saem de fábrica com objetivo de se tornarem obsoletos ou inúteis. Isso serve pra máquina de café, para o celular da moda ou para o carro zero quilômetro na garagem.
O celular precisará de atualização pois os programas são cada vez mais consumidores de memória e processamento (ainda que não se veja ganho relevante de eficiência), o sistema operacional do seu computador deverá ser atualizado pois, por algum motivo oculto, já não é tão rápido quanto era ao chegar, dai troca-se para obter a mesma velocidade de outrora. Eventualmente o próprio computador deverá ser trocado. A qualidade parece não ser tão relevante e se o produto quebra o próprio usuário parece aquiescer e pensar no porquê de ter comprado aparelhos Made in China.
A pouca durabilidade dos produtos e a dificuldade de consertá-los não acontecem por acaso. A troca rápida, segundo organizações, define um padrão de produção praticado há quase um século pela indústria: a obsolescência programada. O conceito consiste em reduzir a vida útil e dificultar o conserto de produtos, modificando os projetos e peças com mais frequência, principalmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos, para garantir que sejam usados pelo menor tempo possível, acelerando o ciclo de consumo.
A durabilidade dos produtos também não é um item avaliado como qualidade nos testes feitos pelo Inmetro. Segundo o site do instituto, “o foco da atuação é voltado para questões como a segurança do produto, saúde e meio ambiente”. Outro item não observado é o de peças de reposição. De maneira geral, encontra-se grande dificuldade para encontrar peças de reposição de aparelhos com 3 anos ou mais de fabricação. Quando se encontra, a peça é cara. Propositalmente ou não, a prática incentiva a compra de um novo produto, de modo a descartar-se o antigo e fazer rodar a roda da indústria em prejuízo claro para o consumidor.
Quanto a isso temos o artigo 32, do C.D.C, que afirma que fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto. Mas tal ordenamento não coloca etiqueta de preço nas tais peças de reposição, de tal modo que as pessoas acabam por adquirir produtos novos. O que vem na etiqueta, em geral, assusta.
É preciso um marco regulatório claro para a durabilidade dos produtos sem que sobre para o consumidor pagar a conta.
Todo esse artigo vem de um inconformismo recente com um produto velho conhecido: a impressora. Já distante daquela época das impressoras que retém tinta e borram a folha e satisfeito com minha impressora Laser a toner, imaginei que aquele fosse um assunto superado. Ledo engano. Mesmo sem nada de anormal ter ocorrido a impressora acende uma luz vermelha piscante que não tem menção do que se trata no manual. Pesquisa, pesquisa e pesquisa e descobri que a tal luz é porque a impressora teve seu "fim" declarado em razão da quantidade de páginas impressas. Nada disso está no manual, e mesmo assim ora pois, está lá, no Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 6.o e incisos, dentre outros direitos, o de informação clara que o consumidor deve ter acerca do que está adquirindo. E PASMEM! O "defeito" não era um defeito.
Pesquisando um pouco mais descubro um mercado paralelo de "chips de reset". Funciona assim: através de um programa que te enviam e deve ser executado, e também colocando um adesivo no chip que comunica-se do toner com a impressora o problema estaria resolvido. Resolvi testar. E FUNCIONOU! Nem é um procedimento complicado. Perguntei ao fornecedor de tal programa se o problema era específico do meu modelo de impressora. A resposta: "Não senhor, TODAS as marcas tem essa limitação. Tenho chip´s para todas elas". Mas e se a pessoa nem sabe disso? Perguntei. "A pessoa leva até a assistência técnica, que vai cobrar tão caro que não valerá a pena, melhor uma impressora nova".
Liguei para a assistência técnica que me deu a informação: "o chip contador que bloqueia a máquina é para proteger a impressora porque, quando aparece o erro, é o momento de checar se é necessário limpar o depósito de toner". Logo, minha impressora não tinha problema. Tinha apenas um contador de páginas que inutilizou a impressora assim que deu o número pré-programado de páginas. Que, segundo o rapaz do "mercado paralelo" ocorre em TODOS os modelos.
Em 20 anos não evoluímos nada nesse aspecto e faz-se urgente a criação de um marco regulatório desse problema em sua extensão macro. Também é uma oportunidade aos operadores de direito uma vez que nesse caso das impressoras há flagrante violação de direitos do consumidor.
É meu primeiro artigo no Jusbrasil. Espero que tenha gostado. Comente e participe! Terei prazer em responder.
Recomendo o documentário do Youtube "Obsolescência Programada" em sua versão dublada. Excelente!
Fico por aqui. Até a próxima!
França abre investigação contra Epson por obsolescência programada
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