Existe o conhecido teste de Q.I.
Mas o tópico pode abordar todo tipo de teste que avalie a inteligência das pessoas.
Testes de Inteligência
Teste de reflexão cognitiva (TRC)
Teste de inteligência com 3 perguntas tem apenas 17% de acertos; conheça
Ele teste avalia a capacidade das pessoas de rejeitar uma pergunta intuitiva
Por El Tiempo
10/05/2025 04h30 Atualizado há 4 horas
O teste de reflexão cognitiva (TRC) é um teste desenvolvido pelo psicólogo Shane Frederick, que avalia a capacidade de uma pessoa de rejeitar problemas com respostas intuitivas, mas incorretas. Este conhecido teste de inteligência desafia a mente humana desde sua criação em 2005, pois possui apenas três perguntas que nos permitem diferenciar entre a tendência humana à persuasão e à não reflexão.
Embora não pareça ser um teste particularmente difícil, suas afirmações estão relacionadas a questões matemáticas e soluções enganosas, demonstrando consistentemente que as pessoas são guiadas pela primeira opção que vem à mente, em vez de analisar minuciosamente uma sugestão.
Para testar essa teoria, Frederick decidiu aplicar o teste a mais de 3 mil indivíduos, incluindo estudantes de instituições educacionais como Harvard e Yale, mas, para sua surpresa, os resultados não contradiziam suas avaliações iniciais.
Ao longo dos anos, outras pessoas tentaram responder às perguntas, esperando respostas positivas, mas a taxa de sucesso raramente atingiu 17%, já que a tomada de decisão neste caso geralmente não é influenciada pela reflexão.
Perguntas do teste
De acordo com a Sociedade para Julgamento e Tomada de Decisão (SJDM), os exercícios são avaliados usando um sistema que classifica as soluções em rápidas e espontâneas, bem como aquelas baseadas no pensamento analítico.
- Um taco e uma bola custam 1,10 reais no total. O taco custa 1 real a mais que a bola. Quanto custa a bola?
- Se cinco máquinas levam cinco minutos para fabricar cinco itens, quanto tempo levariam 100 máquinas para fabricar 100 itens?
- Em um lago, há um canteiro de ninfeias. A cada dia o trecho dobra de tamanho. Se levar 48 dias para cobrir todo o lago, quantos dias serão necessários para cobrir metade do lago?
Respostas
Geralmente, algumas pessoas respondem a primeira pergunta dizendo que o preço da bola é 10 centavos, porém está errado. Se a bola custasse R$ 0,10, o taco custaria R$ 1,10 (R$ 1,00 a mais), e juntos dariam R$ 1,20. A resposta certa é 5 centavos. Neste caso, o taco custa R$ 1,05, e juntos somam R$ 1,10.
Quanto à segunda afirmação a resposta é cinco minutos. Se cada máquina faz 1 item em 5 minutos. Com 100 máquinas trabalhando ao mesmo tempo, elas produzem 100 itens também em 5 minutos — cada uma continua fazendo 1 item no mesmo tempo.
Para resolver o último quebra-cabeça, é importante saber que a mancha dobra de tamanho a cada dia, o que significa que até o dia 47 a mancha terá coberto metade do lago.
- Fernando Silva
- Conselheiro
Lembrando que há vários tipos de inteligência e ser bom numa coisa não significa ser bom em tudo.
Outro problema com estes testes é que eles podem não ser "culture-fair".
O que significa isto? Significa que o desempenho no teste pode ser afetado por outras variaveis alem de pura e simples inteligencia. Por exemplo, poderia estar influenciado pelo grau de escolaridade/instrução e por familiaridade com o formato do teste, dentre varias outras coisas.
Em outras palavras, com fatores externos, não relacionados a genetica do individuo. O "nurture" do famoso "nature x nurture" debate,
Dizem que o matrizes progressivas de Raven é culture-fair. Mas há controversias ate a respeito mesmo a respeito desse teste e outros similares.
Para mim isso não é de se espantar e estaria relacionado ao fato já bem conhecido que inteligencia (ao menos a parcela dela que testes de QI medem) não é 100% herdada.
Ate mesmo as estimativas mais conservadoras no sentido de ser herdada concedem que pelo menos 20% dela se deve a influencias ambientais. No outro lado do debate a relação se inverte.
Outra coisa: Alto QI não é garantia de imunidade a comportamento / atitudes / crenças equivocadas ou mesmo muito estupidas.
Quem pensa o contrario devia ler esse livro: What Intelligence Tests Miss: The Psychology of Rational Thought, de Keith Stanovich.
Por exemplo, sei de pessoas que se dedicam a Astrologia e em sociedade ainda mais exclusivas que a Mensa em termos de admissão (que seleciona so o topo 2% da população em geral)
Na epoca que descobri isso fiquei impressionado pois não esperava esse tipo de atitude em pessoas que supostamente seriam genios.
Hoje não me espantaria nem se achasse terraplanistas naquele meio. Na verdade eu quase espero que haja pelo menos um desses lá.
E agora tem a ajuda de IA.
Esse pessoal que coloca testes online vai ter que pensar numa forma de dar a volta nisso.
O que significa isto? Significa que o desempenho no teste pode ser afetado por outras variaveis alem de pura e simples inteligencia. Por exemplo, poderia estar influenciado pelo grau de escolaridade/instrução e por familiaridade com o formato do teste, dentre varias outras coisas.
Em outras palavras, com fatores externos, não relacionados a genetica do individuo. O "nurture" do famoso "nature x nurture" debate,
Dizem que o matrizes progressivas de Raven é culture-fair. Mas há controversias ate a respeito mesmo a respeito desse teste e outros similares.
Para mim isso não é de se espantar e estaria relacionado ao fato já bem conhecido que inteligencia (ao menos a parcela dela que testes de QI medem) não é 100% herdada.
Ate mesmo as estimativas mais conservadoras no sentido de ser herdada concedem que pelo menos 20% dela se deve a influencias ambientais. No outro lado do debate a relação se inverte.
Outra coisa: Alto QI não é garantia de imunidade a comportamento / atitudes / crenças equivocadas ou mesmo muito estupidas.
Quem pensa o contrario devia ler esse livro: What Intelligence Tests Miss: The Psychology of Rational Thought, de Keith Stanovich.
Por exemplo, sei de pessoas que se dedicam a Astrologia e em sociedade ainda mais exclusivas que a Mensa em termos de admissão (que seleciona so o topo 2% da população em geral)
Na epoca que descobri isso fiquei impressionado pois não esperava esse tipo de atitude em pessoas que supostamente seriam genios.
Hoje não me espantaria nem se achasse terraplanistas naquele meio. Na verdade eu quase espero que haja pelo menos um desses lá.
E agora tem a ajuda de IA.
Esse pessoal que coloca testes online vai ter que pensar numa forma de dar a volta nisso.