Página 1 de 1

Cultura industrial de massa

Enviado: Ter, 26 Julho 2022 - 15:01 pm
por Tutu
Cultura baixa é cultura produzida com muita simplicidade, sem o uso técnica sofisticada e complexidade intelectual. A má qualidade da educação brasileira e a falta de acesso à cultura de qualidade leva as pessoas, principalmente as mais pobres, ao consumo de cultura baixa e emburrecedora. Mesmo tendo Internet para acessar músicas boas, o ambiente cultural só divulga cultura baixa e o torna a cultura de qualidade desconhecida e estranha para eles.

O politicamente correto considera a aversão ao funk carioca como "racismo". Mas eles que são os racistas, ao assumirem que "funk" é "coisa de preto". Isso é tão absurdo quanto dizer que pobreza é "coisa de preto", porque esse "funk" é consequência de exclusão social. Defender essa cultura auditiva por ideologia é o mesmo que defender a pobreza. Não faz uso de instrumentos, não tem melodia e fala de temas instintivos ou de grande apelo (baixaria, fofoca, traição, sexo, violência, drogas).


Cultura industrial é um assunto mais complexo, definido por Theodor Adorno e Max Horkheimer, e é consequência da mídia de massa. Serve para manipular a sociedade de forma passiva, tirando o espaço para pensar em coisa maior, como críticas ao sistema ou questionamentos. As pessoas se tornam dóceis e aprendem valores culturais.


Vídeo: Você gosta de "cultura baixa"?
Diz que cultura industrial fala de coisas mais primárias do comportamento humano (amor, raiva, traição, rejeição, tristeza, inveja, felicidade) e não reflete sobre novas perspectivas, enquanto cultura sofisticada tem visão complexa da humanidade (legado, transcedência, impacto social). A música tem complexidade sonora. Novela tem enredo simplista (dualidade do bem contra o mal), enquanto autores históricos são complexos.

youtu.be/5U3jz8P5-Ho

Como música ruim pode INTOXICAR você
Diz o que ouvimos sem desejar ainda afeta a nossa mente mesmo assim, e a pessoa acaba aprendendo indiretamente.

youtu.be/BgmWc4YcC5g

Exemplo do problema da cultura de massa: As novelas da Globo ditam tendências, como moda. Sertanejo universitário incentiva bebedeira. A mídia de massa incentiva o consumo e a pessoa aprende que é mais importante comprar algo que dê status (carrão, iphone xx plus) do que investir em si mesmo como pessoa.

Vinheteiro: Médico Afirma Que Funk Não É saudável - Entrevista com Dr. Borzino
Pessoas podem aprender coisa errada, fala inadequada e tem más referências de bons músicos.

youtu.be/IS5dphWkK0E

|--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Análises sobre cultura auditiva e música de acordo com músicos.

Vinheteiro: Por que FUNK é tão ruim?

youtu.be/Tyk_A25eaMY

Vinheteiro: Considerações Sobre o Sertanejo Universitário

youtu.be/cGI7hYWMx5E

Regis Tadeu: K-Pop é para Débeis Mentais

youtu.be/nDc-Cbjhc4A

A farsa dos ídolos pop

youtu.be/Ampqr_htdM0

|--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Coisas que Deixam as Pessoas mais Burras

youtu.be/EoOQP5mFytw
* Trabalho robótico e sem perspectivas
* Dieta ruim
* Ensino inadequado (pensamento condicionado)
* Alcoolismo
* Estresse
* Sedentarismo
* Fanatismo ideológico (político, religioso, futebol)
* Consumismo (Trabalhar demais no que não gosta, gastando o que não tem, para comprar o que não precisa, para agradar pessoas de que você não gosta.)
* Adotar valores de uma sociedade idiotizada
* Televisão (mídia de massa) | Youtube popular (canais com mais de 10 milhões) e Tiktok | (sexo, fofocas, tragédia, sensacionalismo, reality shows, pastor charlatão, futilidade, futebol, novelas)

Funk é uma praga: https://www.youtube.com/watch?v=NQd4dfPqLM0

Re: Cultura industrial de massa

Enviado: Ter, 26 Julho 2022 - 18:14 pm
por Tutu
Crimideia: Indústria Cultural
Produzir muito em baixa qualidade dá mais lucro do que pouco em alta qualidade. Existe uma massificação da cultura e isso acaba levando a uma padronização do estilo (ex: criar falsa cultura regional, como chamar Goiás de estado do sertanejo e Brasil o país do samba), apagando as diferenças de classes. A consequência é a simplificação da música e filmes com a mesma estrutura.

Adorno não viveu para ver a época atual, em que há a pulverização do conhecimento no meio de muita informação e tudo é volátil.


youtu.be/fawwoS8gGaM

Falando em pulverização, a música melhorou em relação ao passado por causa da democratização do acesso, mas os bons músicos são anônimos desconhecidos. O que piorou foi a qualidade dos famosos e dos produtos que dão muito dinheiro.


Estudo da cultura de massas (por Henry Bugalho)

O QUE É INDÚSTRIA CULTURAL? por Theodor Adorno e Max Horkheimer │ RESUMO

youtu.be/i_iMfA88R2U
Existe a ilusão da diversidade. Os produtos são idênticos e só muda o rótulo. Varia só o público alvo. Filmes são iguais e repetitivos (clichê).

Esse material exige menos esforço e serve para relaxar no fim de semana em vez de reflexão. Assim tem heróis perfeitos, em algo em que a pessoa jamais poderia ser.

Encontram uma fórmula do sucesso, e ela é copiada. Gênero musical nasce assim também: uma música faz sucesso e os outros copiam e assim o gênero nasce.


POR QUE LIXO CULTURAL SEMPRE FAZ MAIS SUCESSO?

youtu.be/94Qn5BflZdM
Cultura baixa é algo descartável, feito para renovar estoque e não serve para durar séculos. É necessário fazer produção em série e de consumo rápido.
(percebo isso com os primeiros ídolos do sertanejo universitário, que já foram esquecidos)


História: A CULTURA DE MASSA E A DECADÊNCIA DA CULTURA
Rock, Jazz e Beethoven foram muito criticados quando surgiram e acusados de degeneração.
Nietzsche disse que a cultura se tornaria degenerada com o aumento da taxa alfabetização, em vez de ser algo elitista. (hoje com internet, vejo que ele tinha razão)
Profetas do passado diz que estão na decadência.

youtu.be/4xysO8935-s

FUNK É MÚSICA RUIM? │ ARTE E CULTURA DE MASSA │ FILOSOFIA - ESTÉTICA
Na estética, a avaliação precisa de critérios.

youtu.be/0ElRBFLYT6k

Henry Bugalho:
sobre: "...enquanto esses pseudo artistas são modismos que são fabricados pela grande mídia e empresários para ganhar dinheiro e nada mais, caindo no esquecimento depois de um certo prazo de validade..."
Entendo o que você quer dizer, mas como afirmar isto com 100% de certeza?
Quando os Beatles estouraram, em 1963, muita gente pensou que era apenas mais uma moda passageira, assim como com a Madonna nos anos 80.
No entanto, ao longo de uma carreira que pode durar décadas, um artista pode se reinventar e manter a sua relevância mesmo que, a princípio, tenha parecido ser apenas um modismo tolo.
É impossível prever como a nossa era será lembrada daqui 100 anos.


Williammogi:
"fAnk" não é arte propriamente.. Posso aceitar como uma forma de expressão social. Uma pichação sonora. É direcionada exclusivamente ao consumo pelo publico a que se dirige, não é relacionada a talento, técnica ou qualquer outra coisa que se relacione com algo artístico, mesmo que seja arte moderna ou contemporânea. As raízes do fank sequer eram faladas, surgiram as "melôs" que parodiavam outros estilos e músicas conhecidas, sempre muito bem por sinal, mas ao evoluir para ter um "corpo próprio" começou a se distanciar da temática inicial, se transformando no que é hoje, por isso se chama fank, é um remanescente das mixagens dos anos 80, que se utilizava dos hits americanos - FUNK e SOUL principalmente - para dar "a batida" e alegrar a galera.


João Marcos:
Na questão de critérios de qualidade, o que me chama a atenção no funk carioca é a falta de qualquer critério estético dentro da cultura ocidental. Ou seja, eles não estudaram música para só então propor o funk carioca. Não é um caminho consciente. Não tem referência tonal ou modal. Não se tocam instrumentos, apenas máquinas. Não há músicos, apenas DJs. Passados mais de 30 anos, de 1988, o funk carioca continua sendo produzido por quem nunca frequentou uma aula de violão. E isso é incompatível com a cultura ocidental estando dentro de uma sociedade ocidental.


Dbrandao music:
...
Acho que a música (minha área de atuação) boa é aquela que cumpre o papel que ela se propos.
Por exemplo, uma boa música de concerto é uma música que, estéticamente, é agradável para o publico do concerto, que tem a técnica composicional e de execução dos instrumentos adequada, etc.
Ja um bom punk rock tem, em suas características "funcionais" outra coisa. É mais prezado uma mensagem, uma negação a essa estética "classica",a tecnica não é um fator determinante, etc.
E isso vale para todos os tipos de musica!
Jingles, rap, elevador, EDM, forró, funk, musica sacra, musica ritualistica de religioes pagas, etc...
Cada som tem seu momento, e um bom artista é aquele que, tendo suas referências e seus gostos pessoais, cumpre onpapel da musica qur se dispõe a fazer!


Gustavo Danieli:
Eu penso que o funk brasileiro está relacionado muito mais a uma forma de expressão de uma cultura e sociedade específica do país do qualquer coisa relacionada à música. Não consigo dizer que funk é música pq está se valorizando outra coisa aí...

Re: Cultura industrial de massa

Enviado: Sáb, 06 Agosto 2022 - 00:15 am
por Tutu
O que está Acontecendo com a MÚSICA?!
O problema atual e a melhor época. Pode-se escolher a arte sobre o negócio. Ele tem uma banda com música bem feita de verdade, mesmo não tendo lucro.

youtu.be/hae9W2kc3PE

Re: Cultura industrial de massa

Enviado: Sáb, 27 Agosto 2022 - 16:39 pm
por Tutu
O Esquema BILIONÁRIO das Gravadoras..
Houve uma época em que as gravadoras perseguiam a pirataria. Foi com as novas plataformas online e aplicativos que as pessoas passaram a largar a pirataria.
As gravadoras continuam ganhando milhões e estão cada vez mais procurando músicos de pé-quebrado, que são aqueles que não sabem cantar, mas se adéquam ao perfil do público alvo.
No início do contrato, as gravadoras ficam com quase todo lucro. Depois que passa a morda passageira, o cantor é descartado. Por isso é comum surgir um cantor da moda, ele durar poucos anos e sumir.
A notícia boa é que o músico de verdade (o independente), apesar de continuar pobre, representa metade do que é consumido graças ao stream.

youtu.be/j5E6d1TDOW8

Re: Cultura industrial de massa

Enviado: Dom, 28 Agosto 2022 - 00:03 am
por Cinzu
Gostaria que fosse citado alguns exemplos práticos do que seria a "cultura não baixa" e algumas músicas que pertencem a esse tipo de cultura.

Concordo que boa parte das músicas de Funk e Sertanejo Universitário fazem menções a depravação, bebidas e linguagem de baixo calão. Mas não acho correto condenar todo um gênero musical baseado em algumas das músicas que fazem sucesso. O rock, por exemplo, muitas vezes é tido como preferido dos críticos de funk e sertanejo, apesar de ter como bordão "sexo, drogas e rock'n roll".

Re: Cultura industrial de massa

Enviado: Dom, 28 Agosto 2022 - 08:58 am
por Fernando Silva
Cinzu escreveu:
Dom, 28 Agosto 2022 - 00:03 am
Gostaria que fosse citado alguns exemplos práticos do que seria a "cultura não baixa" e algumas músicas que pertencem a esse tipo de cultura.

Concordo que boa parte das músicas de Funk e Sertanejo Universitário fazem menções a depravação, bebidas e linguagem de baixo calão. Mas não acho correto condenar todo um gênero musical baseado em algumas das músicas que fazem sucesso. O rock, por exemplo, muitas vezes é tido como preferido dos críticos de funk e sertanejo, apesar de ter como bordão "sexo, drogas e rock'n roll".
O que me incomoda não é a linguagem de baixo calão, sexo e drogas e sim a baixíssima qualidade.

Para quem é jovem, tudo é novidade e faltam referências para comparação, daí qualquer lixo parece lindo e maravilhoso, mas, para quem cresceu ouvindo Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, The Who, Led Zeppelin e outros, não dá para aturar essas bostas.

Michael Jackson fez sucesso? Então vamos imitar o Michael Jackson até a exaustão.
O resultado são músicas e artistas que não se diferenciam em nada uns dos outros.
Parece que estão tocando sempre a mesma porcaria em todas as rádios, festas etc.

Isto dito, e sem moralismo, é dose aguentar baile funk na favela em frente com letras tipo "Solta a xota, solta a xota, solta a xota!"