A situação da cultura pop

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

A situação da cultura pop

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Cultura pop são filmes, gibis, seriados, etc. Elas tem um grande alcance e são capazes de passar uma informação para um grande número de pessoas.

A cultura pop está em declínio no Ocidente e sendo ultrapassada por importações japonesas e coreanas (e chinesas em breve). Muitas pessoas acusam a lacração (politicamente correto). Este é o vídeo mais neutro sobre o assunto:

youtu.be/TeBRZx4CpdU

E este explica bem, mesmo sendo um pouco "tendencioso":

youtu.be/8oG2dH_C03c

Explicação da queda da Netflix. O vídeo fala só da concorrência que tem estúdios enormes (e por recusar colocar futebol), mas não fala de lacração. A concorrência também é lacradora. HBO e Disney são as concorrentes maiores. Amazon também. Nos EUA tem concorrência da Hulu e no Brasil da Globo Play e Telecine.

youtu.be/uCvo8y1wje8
Estudo científico sobre o que as homens e mulheres preferem assistir
https://www.frontiersin.org/articles/10 ... 00428/full
Homem gosta de: Proteção de parentes/inocentes, rivalidade e crescimento/conquista de poder/status. Portanto, herói é coisa de homem, tendo grande público masculino mesmo sendo panfleto feminista.

Mulher gosta de: Escolha de namorados (triângulo), lealdade e perda do paceiro. Portanto, filme romântico é coisa de mulher. Meninas sempre leram gibis e são as maiores consumidoras de romances. Novelas tem esses ingredientes também.

Assim os públicos no Japão são definidos e claros: Kodomo (criancinha), Shounen (jovem homem), Shoujo (jovem mulher), Seinen (homem adulto), Josei (mulher adulta), Hentai (pornô), Yaoi (gay), Yuri (lésbica), Lolicon (pedófilo), etc. Isso significa que eles compreendem o que o público gosta. Homem marica só causa rejeição, enquanto mulher "empoderada" é neutra para mulheres e tem condições de agradar mais os homens do que mulheres.

O super-homem LGTV foi comemorado pela militância (dizendo: "se for para para o conservador chiar, estou dentro"), mas o militante só compra uma vez e não alimenta o mercado. Quando colocam a ideologia acima do entretenimento, o militante não se sentirá consumindo entretenimento, apesar de estar satisfeito. Assistir o produto seria como fazer avaliação ideológica.

Um autor japonês que faz yaoi (público LGTV), que já existe há muitos décadas, tem mais lucro do que fazendo uma obra com "inclusividade/representatividade/diversidade", porque ele conhece os sentimentos do público alvo, que tem sentimentos internos diferentes da ideologia. Apenas transformar o super-homem em gay e mudar nada (ou transformá-lo em feministo) não fará o gay comprar. O protagonista LGTV não inspira os héteros, porque são emoções diferentes.

Queda de ações de empresa por fonte "tendenciosa" sobre lacração:
Disney: https://www.youtube.com/watch?v=uLRnUahnwjM
Netflix: https://www.youtube.com/watch?v=dDo1ImgVHk0
5 motivos dos mangás superararem os comics: https://www.youtube.com/watch?v=uynggsrWIOo
“Cansados da lacração”: entenda o motivo de animes e mangás estarem conquistando o Ocidente: https://portalcm7.com/entretenimento/ca ... -ocidente/

Como esperar bons resultados quando destroem vários personagens. A mulher-maravilha deixou de ser maravilha e ficou gorda, sem peito e descabelada. A Marvel pensa em renomear x-men para algo a ser traduzido como "x-todes".


Também percebi no Brasil o surgimento de adultos consumindo animês, que são desenhos animados japoneses. Não são esses desenhos simples de pancadaria, como Naruto e Goku, e sim os de histórias complexas e grandes conflitos psicológicos psicológicos nos personagens. Antigamente quem assistia animês ou mangás (gibis japoneses) era chamado de otaku, um termo pejorativo que significa fanático/viciado. Hoje o estigma está diminuindo. Está ocorrendo também para os coreanos webtoons e manhwa.

Não só isso, os militantes consomem conteúdo oriental para fins de entretenimento sem reclamar.

Protagonistas femininas antes do feminismo eram boas

youtu.be/I8bHshZne6w

Em outro tópico, o assunto de lacração já havia começado:
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic ... 949#p24949
Responder