Pobreza e desigualdade econômica

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Pobreza e desigualdade econômica

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Aporofobia é a discriminação à população mais pobre. Livro publicado por Adela Cortina.

O vídeo tem a base da explicação do assunto, mas tem algumas frases bobas esquerdistas no meio (acusar cristãos por briga ideológica, falar de politicamente correto, enfatizar cor de pele, etc).

youtu.be/6DO4-mdpJ8A

Quem tem emprego para não viver na pobreza, que olhar para cima e não para baixo. Com a situação econômica piorando, a classe média apenas não quer se tornar pobre. Quando olhamos para o pobre, dizemos "podemos fazer nada". Quando existe um excesso de pedido de esmola, o trabalhador empregado se sente incomodado.

14:52 - "Diz todo mundo tem algo a oferecer", e todo mun - Eu digo que se não fosse a legislação trabalhista (como o salário mínimo), seria mais fácil dar trabalho remunerado a eles. Há 50 anos em cidades do interior, era comum pessoas abrigarem sem-teto (quase sempre negros) em troca de trabalho (doméstico, garoto de recado, comprar coisa). Hoje a esquerda chama isso de escravidão, além de chamar o quartinho de empregada de senzala. Mas o que é melhor: morar na rua (ou cabana a beira de esgoto sem saneamento) ou num quartinho de empregada? Em 10:10, é explicado que é natural do ser humano fazer altruísmo para receber algo em troca.

13:50 - "Não dê esmola, dê dignidade. Quem dá esmola financia a miséria." Se a pessoa precisa de condições para pescar, o que poderia ser feito? Se não tiver emprego estável, a esmola só financiará a miséria.


Devemos pagar impostos obrigatórios para dar bolsa-família? Ou o bolsa-família deve vir de doações voluntárias?

Re: Aporofobia - a aversão ao pobre

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O "Sistema de Castas" da Colômbia

youtu.be/AvmgZcNJcjU

O governo criou o sistema de estratos, que classificava o povo em 6 níveis de acordo com o bairro onde mora. Isso define o preço de serviços e impostos com os bairros pobres pagando menos. E cria preconceito entre pessoas de diferentes estratos. O que conta é o bairro e não a renda. Assim existe pobre morando em bairro rico para manter status e rico morando em bairro pobre para pagar menos impostos e ter custo de vida menor.

Re: Aporofobia - a aversão ao pobre

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Por que ascensão social no Brasil é uma das mais difíceis do mundo?

youtu.be/83_EEGm9xUw

Afinal, quem está no topo da pirâmide da riqueza no Brasil?

youtu.be/AIAx1zSFHlA

4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do mundo

youtu.be/KPzfMAsAzmA


@AShiga
Meu avô foi do Japao para o Brasil por volta 1920 com 8 anos. Fugiram da miséria no Japão e chegaram sem nada (classe E). Meu pai pode fazer ensino técnico com o dinheiro que faziam vendendo verduras em SP e chegou na classe C2. Meu pai me deu oportunidade de ter um ensino bom em escola particular na periferia de SP, o que me possibilitou graduar em engenharia (e estudar de graça na USP que era minha única opção, pois não tinha dinheiro pra pagar faculdade particular) e depois de 15 anos de carreira saí do Brasil 6 anos atrás para vir a Londres. Na USP tinha um ou outro colega que ía de chofer para a faculdade... coisa que eu nunca imaginava existir até ver com meus olhos. Minha renda hoje no Brasil seria de classe A. No bairro em que nasci em SP, haviam alguns outros vizinhos com melhores condições que nós, porém todos colocaram os filhos em escolas públicas do bairro e como resultado nenhum desses filhos - que tem minha idade - conseguiu ultrapassar, quando muito manter, a classe dos pais.

@isabellongobahia5764
Pois é - meu avô veio da Itália e trabalhando numa pedreira educou os doze filhos , que se formaram engenheiros, médicos , advogados e professoras. Talvez agora tenha ficado mais difícil!

@davidbio1
Mudar de classe no Brasil é quase impossível mesmo. Mudar de uma classe baixa para média já é difícil, para alta entao, nem se fala. Se fosse uma questão de preguiça, de falta de esforço, mas não é. Tudo força quem é pobre a permanecer pobre. A pessoa meio que precisa trabalhar de maneira exaustiva, quase não tendo vida além do trabalho, e isso apenas para sobreviver. Imagina entao para subir na vida de maneira honesta.

@psicologo81
A baixa mobilidade é um projeto. Assim como educação ruim, falta de saneamento, saúde péssima, entre outros. São projetos.

@fernandaairesbombardi1261
Os 10% mais ricos na verdade são os 9% menos pobres. R$ 5.429,00 não deixa absolutamente ninguém rico. Mal dá pra pagar o aluguel e viver dignamente em algumas capitais brasileiras.

@michelmacena3292
O pior de tudo é que nos últimos anos a desigualdade de renda tem aumentado gritantemente, não só no Brasil como também nos EUA. Parece que desaprenderam que pra haver produção é preciso haver consumo e que para haver consumo é preciso renda digna para a massa de trabalhadores.

@alienjustan1426
Daí vc se pergunta: quem tem o poder de fazer essas mudanças?
Resposta: justamente quem se beneficia com as desigualdades.

@joaosilva6683
A questão é: como implantar um política tributária justa com um parlamento submisso ao grande capital?
Responder