O que explicaria a intuição de Ramanujan?

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

O que explicaria a intuição de Ramanujan?

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Ramanujan foi um matemático inspirado pelos deuses

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

O indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920) é uma das figuras mais interessantes da história da matemática, talvez de toda a ciência. Apesar de ter tido uma educação formal muito deficiente, ele tinha um talento extraordinário para descobrir misteriosas relações entre diferentes números, expressas em fórmulas extremamente complicadas das quais ninguém suspeitara antes.

Ramanujan quase nunca conseguia explicar como chegara até elas e atribuía suas intuições à inspiração divina da deusa Mahalakshmi, protetora de sua família. Divina, mas não infalível: algumas (poucas) de suas fórmulas estavam erradas! Outras só seriam comprovadas muito depois pelo trabalho de outros matemáticos, especialmente do francês Pierre Deligne, que ganhou a medalha Fields em 1978 —em parte, por ter provado a chamada Conjectura de Ramanujan.

O indiano pertence ao pequeno clube dos matemáticos cuja vida, mal ou bem, foi contada em filmes. O mais recente (2015), intitulado “O Homem que Conhecia o Infinito”, é bastante fiel aos fatos para uma obra do gênero.

Ramanujan nasceu na região de Madras (atualmente Chennai), no sul da Índia. Sua família pertencia à casta brâmane, a mais elevada na sociedade hindu, mas era pobre, e ele perdeu o pai cedo. Aos 16 anos, descobriu a paixão pela matemática, que virou seu interesse quase exclusivo. Anotava suas descobertas num caderno surrado, que carregava o tempo todo.

O descaso pelas demais disciplinas fez com que fosse reprovado mais de uma vez. Mais tarde, já casado, viu-se forçado a aceitar um emprego humilde. Aos 23 anos, encorajado pelos empregadores, reuniu seus melhores resultados numa carta ao renomado matemático inglês G. H. Hardy (1877 – 1947), da Universidade de Cambridge.

Impressionado, Hardy convidou-o a visitar a Inglaterra, onde se esforçou para fazer com que o seu gênio fosse reconhecido, vencendo preconceitos. Mas o clima inglês, aliado a deficiências nutritivas, agravou o frágil estado de saúde de Ramanujan. Diagnosticado com tuberculose, voltou à Índia, onde morreu pouco depois, aos 32 anos.

https://impa.br/noticias/ramanujan-foi- ... os-deuses/

youtu.be/RMB8s27Rjeo

Re: O que explicaria a intuição de Ramanujan?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Acho que era um savant matemático.
Provavelmente uma das mentes mais capazes que ja existiram.
Para uma mente tão aguda, raciocinios tortuosos devem processar tão rapido que parecem intuições vindas do nada...
Devia estar no nivel de um Gauss, de um Euler ou um Riemann. Imagine o que teria feito não fossem as atribulações que passou.

Re: O que explicaria a intuição de Ramanujan?

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Recentemente li "The Man Who Knew Infinity: A Life of the Genius Ramanujan", do Robert Kanigel.

Um dos pontos muito comentados foi que para Ramanujam, suas equações era óbvias tendo que inclusive muitas vezes a pedidos de outros, expor mais os passos, pois era de extrema dificuldade acompanhar os raciocínios.

E claro, também devido a isso, a necessidade de haver provas era algo que foi um aspecto notável que dificultou a aceitação de Ramanujan enquanto em Cambridge, pois para ele era evidente que faziam sentido, o que mostrou-se coerente em muitos casos, outras equações levaram de dias a meses para serem provadas e outras permanecem até hoje sem provas, visto a quantidade de material que ele produziu.

De sua família, quem se destacou foi ele, sendo que não houvera comentários acerca de outros membros excepcionais.

É um caso realmente excepcional, que demonstra o que as capacidades humanas, neste caso sobre-humanas podem fazer.

É um pesar que muito do potencial dele foi limitado por suas crenças, principalmente devido aos hábitos alimentares que na sua vinda já lhe causavam certos inconvenientes, pois era difícil achar em grande quantidade o que lhe agradava, ainda mais a situação agravou-se durante a Primeira Guerra Mundial.

E estas questões aliadas ao seu estado mental e físico levaram a uma morte prematura, aos 32 anos.

Não me recordo de comentários sobre a possibilidade de ser um savant, mas isso é algo que pode ser deixado em aberto como possibilidade para justificar a excepcionalidade de Ramanujan.

Re: O que explicaria a intuição de Ramanujan?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Zero escreveu:
Sex, 17 Junho 2022 - 00:04 am
Recentemente li "The Man Who Knew Infinity: A Life of the Genius Ramanujan", do Robert Kanigel.

Botei no Youtube o filme completo:


youtu.be/oBUSd6URcIY

Re: O que explicaria a intuição de Ramanujan?

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Gabarito escreveu:
Sex, 17 Junho 2022 - 14:06 pm
Botei no Youtube o filme completo:
Bacana!

Já havia visto menção sobre o filme mas ainda não o assisti.

Grato.
Responder