Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Parece que cada vez mais tem gente do pessoal que adora (ou adorava) chamar policiais de "Nossos heróis!" ta cada vez mais se desencantando e caindo na real (acho que desde quando policiais meteram pau nos manifestantes do 7 de setembro contra o STF). Vai que daqui a pouco eles se desencantam com o exército também. Esse negócio de se dizer libertário mas elogiar polícia/exército (orgãos estatais) ia bater na contradição mais cedo ou mais tarde. Tem maçãs podres em todos os orgãos, e o povo precisa saber que ideologia de policial é salário no fim do mês (claro que tem os que são mais íntegros e idealistas, que entram achando que vão virar heróis, mas com o tempo vão percebendo que o negócio é mais complexo).

E ainda tem os que pedem intervenção militar.



youtu.be/Fj1ONlVEvwk

Re: Polícia: "Heróis"?

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Acredito que um aparelho repressor e controlador existirá em qualquer governo. Um libertário, em qualquer sistema, poderá precisar de um respaldo legal ou de proteção. O problema real é aquele muito antigo e sempre lembrado: as instituições só funcionam bem na teoria. Na prática, como existe a ação e cognição humana, os resultados não são coesos.

Re: Polícia: "Heróis"?

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Foucaut - Panóptico

O homem moderno surge através de vários mecanismos. Ele não é uma essência, é um projeto levado a cabo pela modernidade. Os processos de subjetivação são vários: a família nuclear, a escola, o exército, o hospital e caso tudo falhe, as prisões. Há um caminho a percorrer, uma trilha da qual não se deve desviar, um plano traçado.

Foucault se debruçou sobre o aparecimento e funcionamento destas instituições e, dentre suas conclusões, percebeu que todas funcionavam através do modelo panóptico, figura arquitetural idealizada por Jeremy Bentham:

Em 1793 Bentham concebeu seu projeto de Panopticon, que se tornaria a matriz arquitetônica das prisões europeias”

– Foucault, Sociedade Punitiva

Podemos começar com uma pergunta: como vigiar mais e melhor? Ora, na escuridão da masmorra não podemos ver nada, o recluso se esconde. É necessário luz. Quanto mais luz, melhor! O Iluminismo é também aquele que torna visível o estranho, o desprezível, o anormal, o excluído.

O princípio é conhecido: na periferia uma construção em anel; no centro, uma torre; esta é vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construção periférica é dividida em celas, cada uma atravessando toda a espessura da construção; elas têm duas janelas, uma para o interior, correspondendo às janelas da torre; outra, que dá para o exterior, permite que a luz atravesse a cela de lado a lado”

– Foucault, Vigiar e Punir

A arquitetura é pensada para que a luz passe. Tudo deve ser iluminado, tudo deve poder ser visto! Na sociedade da transparência, nada deve ficar de fora. O panóptico é como um zoológico, aqueles que estão à disposição devem estar numa posição de poder ser observados a qualquer momento.

Basta então colocar um vigia na torre central, e em cada cela trancar um louco, um doente, um condenado, um operário ou um escolar. Pelo efeito da contraluz, pode-se perceber da torre, recortando-se exatamente sobre a claridade, as pequenas silhuetas cativas nas celas da periferia. Tantas jaulas, tantos pequenos teatros, em que cada ator está sozinho, perfeitamente individualizado e constantemente visível”

– Foucault, Vigiar e Punir

O indivíduo precisa saber que está sendo observado o tempo todo! E mais, precisa saber que está sozinho nesta observação. Tudo será anotado em sua ficha, em seu cadastro, em seu prontuário. A sensação de que está sendo visto precisa prevalecer, mesmo que não esteja efetivamente sob o olhar do vigia.

O dispositivo panóptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente”

– Foucault, Vigiar e Punir

A dissimetria (genial, não podemos negar) é a quebra do par ver/ser-visto. O sujeito vive sob os holofotes e, ao mesmo tempo, na mais completa ignorância, não sabe se está sendo observado ou não, se tem alguém na torre ou não, se estão anotando ou não, se está sob severa investigação ou se foi esquecido lá.

Em suma, o princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções — trancar, privar de luz e esconder — só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente protegia. A visibilidade é uma armadilha”

– Foucault, Vigiar e Punir

A visibilidade se torna uma arapuca, uma estratégia do poder. Ela é colocada no lugar da privação e do esconder. Assim se observa, se aprende, se controla e mais facilmente se pune. Por sua enorme competência e eficácia, o Panóptico se torna rapidamente o modelo arquitetural da sociedade. Todas as instituições começam lentamente a se parecer com ele.

A grande inovação, como dissemos, é a dissociação entre o par ver/ser-visto. Seus efeitos serão utilizados na vida cotidiana. Ele será usado sempre que houver uma multiplicidade a ser controlada. Cada preso, aluno, trabalhador, paciente, etc., é colocado em uma célula, uma divisória, permanecendo isolado de outros estímulos para ser melhor observado. O poder captura para colocar ao seu dispor.

Desta forma, dirão, os alunos podem estudar melhor, sem se distrair; os trabalhadores não organizam greves, que atrapalham a produção; e os presos não se revoltam. A multidão, lugar de trocas e de afetos, é transformada em uma coleção de múltiplas individualidades, mas separadas por uma fina divisória que não os permite acessar por completo o diferente. Mais poder será, de agora em diante, mais Vigilância, que criará efeitos de mais Disciplina e maior efetividade.

Mas, afinal, por que o Panóptico é tão efetivo?

O Panóptico faz a inversão definitiva entre reprimir e produzir. A disciplina possível através da vigilância panóptica permite que os indivíduos sejam treinados, coordenados, habilitados. Se tornam, portanto, mais obedientes e menos perigosos para a sociedade. A função disciplinar foi invertida. As condutas continuam sendo moralizadas, mas cada vez mais, a disciplina funciona como um modelador de comportamentos. O poder penetrou no corpo através da disciplina, não apenas para moralizá-lo, mas para modelá-lo. Produzir um homem decente antes que o mundo o corrompa!
A arquitetura panóptica permite ser usada em praticamente qualquer lugar e instituição. Além disso, ela permite que o olhar vá para além de suas fronteiras: a escola pode observar os pais, o trabalho pode observar o momento de diversão e assim por diante. Os mecanismos disciplinares se ramificam. Essa é a tendência que leva a disciplina a se transformar em controle, como Deleuze bem notou, e também à ideia de Biopolítica, como notará Foucault. A disciplina se espalha como rama pelo chão, na trama da multiplicidade.
O modelo panóptico chega lentamente até às instâncias mais altas do poder, permitindo uma observação permanente, exaustiva, onipresente, onisciente, onipotente, mas sem rosto. A disciplina se estatiza e se espalha por todo o campo social. O Estado se apropriou da disciplina num sentido preciso: como poder inquisitório e policial. Os três poderes precisam de um olhar sem rosto que transforme todo o corpo social em um campo de percepção. Todos são vigiados.

O século XIX fundou a era do panoptismo”

– Foucault, Sociedade Punitiva

Foucault chamou este modelo disciplinar de arquipélago carcerário, nome pomposo para dizer simplesmente que transitamos durante nossa vida entre uma prisão e outra. Neste arquipélago, estende-se uma complexa rede de comunicação: psicólogos, conselhos tutelares, policiais, professores, gerentes, pais: os carcerários modernos. Somos levados de uma prisão a outra. A partir do momento em que nossos corpos já foram suficientemente docilizados na escola, estamos prontos para a universidade ou para o trabalho, dependendo de cada caso específico. A disciplina não é a instituição, é o modelo que o poder utiliza em seus processos de subjetivação.

A sociedade inteira porta o elemento panóptico-penitenciário, porque o fenômeno das prisões é maior que a reclusão de detentos. Trata-se de uma dimensão geral de controle social, uma nova maneira de imposição do poder.

Devemos ainda nos admirar que a prisão se pareça com as fábricas, com as escolas, com os quartéis, com os hospitais, e todos se pareçam com as prisões?”

– Foucault, Vigiar e Punir
https://razaoinadequada.com/2014/12/03 ... armadilha/

Re: Polícia: "Heróis"?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
f0rest escreveu:
Sáb, 30 Outubro 2021 - 10:48 am
Acredito que um aparelho repressor e controlador existirá em qualquer governo. Um libertário, em qualquer sistema, poderá precisar de um respaldo legal ou de proteção. O problema real é aquele muito antigo e sempre lembrado: as instituições só funcionam bem na teoria. Na prática, como existe a ação e cognição humana, os resultados não são coesos.
Mas parece que sempre foi assim e não vejo um exemplo nem de curta nem de longa data que seja libertário a risca. Vejo muito é alguém dizer que país X é libertário, mesmo tendo benefícios sociais (bem-estar social), direitos trabalhistas, etc.

Re: Polícia: "Heróis"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5160
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

f0rest escreveu:
Sáb, 30 Outubro 2021 - 10:48 am
Acredito que um aparelho repressor e controlador existirá em qualquer governo. Um libertário, em qualquer sistema, poderá precisar de um respaldo legal ou de proteção. O problema real é aquele muito antigo e sempre lembrado: as instituições só funcionam bem na teoria. Na prática, como existe a ação e cognição humana, os resultados não são coesos.
Procura-se um equilíbrio difícil entre:
- cada um querer se dar bem mesmo que seja às custas dos outros
- o indivíduo aceitar algumas limitações para poder viver em sociedade
- o medo que cada um tem de ser roubado e morto se ele matar e roubar os outros

Como nem todos têm essa consciência (ainda que utilitária), é preciso se organizar para reprimir os antissociais.
Como nem todos têm a capacidade ou a vontade de cuidar dessas coisas, um líder acaba surgindo.
Esse líder pode ou não ser uma boa pessoa. E o povo pode ou não se rebelar contra um líder ruim.

Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

No antigo CC, alguns diziam que eu era "contra a polícia," pois postava notícias e denúncias de policiais e afins cometendo os mais diversos crimes, e formando e integrando o crime organizado.

Nunca falei que a polícia deveria ser eliminada. Muito pelo contrário, dizia que precisamos é de policiais de verdade e uma faxina pesada dentro das forças.

O tempo mostrou que minhas preocupações eram válidas, com as milícias tomando conta do crime organizado por faixas enormes de território.

Começo colocando algumas notícias recentes:
Câmera instalada por moradora de favela no Rio registra o momento em que PMs invadem a casa dela
Segunda a Defensoria Pública, policiais estão furtando objetos e eletrodomésticos. Moradora afirma que invasão ocorreu por praticamente três meses. Quando os agentes saíam, ela entrava na casa para ver os estragos.

[...]

E “que ela tem medo de que os policiais façam alguma coisa com ela”. E que "os policias começaram a “mandar recado”, dizendo que era para a declarante não retornar para casa porque eles precisavam de um lugar pra ficar durante o serviço”.

Foram praticamente três meses. Quando os policiais saíam, ela entrava na casa para ver os estragos. Foi aí que passou a documentar tudo em vídeo e colocou a câmera escondida.

Depois de ser bastante usada, a casa começou a ser depredada. Segundo a denúncia, primeiro começaram a sumir objetos pequenos, perfumes, bijuterias, as roupas. Depois começaram a desaparecer os eletrodomésticos. Por fim, as portas dos armários, as tomadas, os interruptores e até as lâmpadas foram levadas.

[...]

https://g1.globo.com/google/amp/fantast ... dela.ghtml
***********
PF apreende 77 kg de ouro em aeronave escoltada por PMs de São Paulo

A Polícia Federal apreendeu na quarta-feira (4) 77 Kg de barras de ouro em uma avião, no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP). De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, policiais militaras de São Paulo estavam responsáveis pela escolta do carregamento.

[...]

https://istoe.com.br/pf-apreende-77-kg- ... sao-paulo/

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Operação alí na frente dos vizinhos e chaparias do biroliro. Delegados membros do crime organizado:
MP mira Ronnie Lessa e Rogério de Andrade em operação contra casas de apostas
Além dos mandados de prisão, os agentes cumprem 119 mandados de busca e apreensão


O Ministério Público do Rio (MPRJ) deflagrou, na manhã desta terça-feira a Operação Calígula, contra o contraventor Rogério de Andrade, o PM reformado Ronnie Lessa — réu pela morte da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes — e outras 27 pessoas. Até agora, 12 já foram presos, entre eles, o delegado Marcos Cipriano de Oliveira Mello, levado para a Corregedoria da Polícia Civil. A delegada Adriana Cardoso Belém, que por anos foi titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), foi presa na tarde desta terça-feira. Na casa da policial, atualmente assessora da Secretaria Municipal de Esportes do Rio, os investigadores encontraram quase R$ 2 milhões em espécie armazenados em sacolas de lojas famosas de roupas e em uma mala no closet. Ela será exonerada nesta terça-feira, segundo a prefeitura.

Os agentes também encontraram, em outros endereços visados pela Operação Calígula, R$ 48.251,20, 2.200 dólares, 4.420 pesos argentinos, 70 pesos uruguaios, todos em espécie, além de R$ 3.800 em cheque, diversos documentos, pendrive, chips, noteiros, máquinas de cartão, 107 máquinas de caça-níquel, cópias de processos e componentes eletrônicos.

Foram denunciadas 29 pessoas pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os agentes ainda cumprem 119 mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, Andrade e Lessa abriram casas de apostas e bingos na Zona Oeste do Rio pelo menos desde 2018.

De acordo com as denúncias oferecidas pelo MPRJ, Rogério e o filho, Gustavo Andrade, comandam uma estrutura criminosa organizada, voltada à exploração de jogos de azar não apenas no Rio de Janeiro, mas em diversos outros estados.


Os mandados requeridos pelo MPRJ foram expedidos pela Vara Especializada. Além do dinheiro apreendido na casa de Adriana Belé, foram recolhidos oito aparelhos de celular, um notebook, um HD e um pen drive. Segundo narram as denúncias oferecidas pelo MPRJ, Rogério de Andrade e Gustavo de Andrade comandam uma estrutura criminosa organizada voltada à exploração de jogos de azar no Rio e eme outros estados. Essa estrutura há décadas exerce o domínio de diversas localidades, fundamentando-se em dois pilares: a habitual e permanente corrupção de agentes públicos e o emprego de violência contra concorrentes e desafetos. A organização criminosa é suspeita de inúmeros homicídios.

Segundo os promotores, a organização estabeleceu acertos de corrupção com agentes públicos integrantes de diversas esferas do estado, principalmente ligados à Segurança Pública, como agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Estado do Rio. Esses policiais mantinham contatos permanentes com outros policiais corruptos, "pactuando o pagamento de propinas em contrapartida ao favorecimento dos interesses do grupo liderado por Rogério. Por outro lado, oficiais da PMERJ serviam de elo entre a organização e Batalhões de Polícia, que recebiam valores mensais para permitir o livre funcionamento das casas de aposta do grupo", diz nota do MP.

O advogado Ary Bergher, que defende Rogério Andrade e o filho dele, Gustavo, disse que houve desrespeito à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que trancou a investigação conta o cliente dele. A defesa está impetrando uma reclamação contra o Ministério Público do Rio, alegando que houve "burla" à ordem da Corte. No dia 22 de fevereiro, portanto, há quase três meses, a 2ª Turma do STF determinou o trancamento de uma ação penal contra o contraventor acusado de ser o mandante da morte do rival Fernando Iggnácio, em 10 de novembro de 2020. Na ocasião, os ministros também revogaram a prisão cautelar contra Rogério. Bergher disse também que não está tendo acesso às acusações.


— A defesa, até agora, não teve acesso aos procedimentos de busca e apreensão e de prisão. Isso é uma burla à decisão do STF. Estão usando os mesmos relatórios relacionados ao que motivou a ação do trancamento. Rogério estava trabalhando normalmente. Temos que evitar que tal tipo de violência ocorra e que se viole as decisões judiciais — disse Bergher.

O advogado Bruno Castro, que defende Ronnie Lessa, divulgou a seguinte nota: Soubemos pela imprensa do ocorrido. Nós ainda vamos nos inteirar do que está acontecendo. Saber se há alguma acusação, qual acusação e quais os elementos que subsidiam ela. Por enquanto, não temos como nos posicionar. Estamos no escuro.

https://oglobo.globo.com/rio/noticia/20 ... stas.ghtml

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5160
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

No carnaval, o povinho beija a mão desses bandidos e os chama de "Patronos" ...

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2198
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A polícia do RJ é corrupta, está conectada com a milícia e participa de muitos crimes. Bandido poderoso pode ter segurança garantida pela polícia.
Quando não temos mais em quem confiar para a segurança, vemos que a situação não tem mais solução.

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Policial militar que ameaçou 'arrebentar' aluno de escola pública do DF será afastado do cargo, diz PM

Ameaça ocorreu na quinta-feira (5), em ato de estudantes contra exoneração de vice-diretora que criticou gestão cívico-militar. Segundo corporação, caso foi pontual e não 'corresponde com a filosofia do projeto'.

https://g1.globo.com/df/distrito-federa ... z-pm.ghtml
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 11 Maio 2022 - 08:52 am
No carnaval, o povinho beija a mão desses bandidos e os chama de "Patronos" ...
A famiglia Andrade tem uma história de muitas décadas no crime organizado. Mudam governos - eleitos ou ditadores -, os costumes se modificam, o discurso político e ideológico muda, mas essa galera está sempre lá, fazendo a mesma coisa.

Carnaval no Rio é um bom resumo do que acontece no resto do país: governantes se juntam aos membros do crime organizado aos beijos e abraços, com policiais fazendo a segurança deles. Enquanto isso, o povo aplaude.

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Outra situação, que não é, a princípio, envolvimento com o crime organizado como membro, mas é muito louca, se for isso mesmo:
O RJ NÃO É PRA AMADORES RJ

Policial fardado foi roubado na serrinha 1.300,00 e ele só queria comprar maconha.

https://mobile.twitter.com/favelacaiuno ... zYvHA&s=08
Como que isso entra para a polìcia? É testado e aprovado?

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Titoff escreveu:
Qui, 12 Maio 2022 - 14:44 pm
Fernando Silva escreveu:
Qua, 11 Maio 2022 - 08:52 am
No carnaval, o povinho beija a mão desses bandidos e os chama de "Patronos" ...
A famiglia Andrade tem uma história de muitas décadas no crime organizado. Mudam governos - eleitos ou ditadores -, os costumes se modificam, o discurso político e ideológico muda, mas essa galera está sempre lá, fazendo a mesma coisa.

Carnaval no Rio é um bom resumo do que acontece no resto do país: governantes se juntam aos membros do crime organizado aos beijos e abraços, com policiais fazendo a segurança deles. Enquanto isso, o povo aplaude.
Sim, e isso acontece com o futebol também, of course, não pensem os senhores que sou uma fã deslumbrada, mas eu acho meio pernóstico isso de culpar "o povo"...

Acho bonito e pronto, não perco sono nem madrugada assistindo TODO o desfile, apenas assisto a Portela, e não, não vi a Mangueira entrando... :lol:

Infelizmente, também enxergo a hipocrisia, o exagero e a "forçação" de barra...mas isso não me impede de enxergar a labuta de centenas que criam, costuram, etc,.

Nem tudo é escuridão e ranger de dentes...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Hipatia escreveu:
Qui, 12 Maio 2022 - 14:52 pm
Titoff escreveu:
Qui, 12 Maio 2022 - 14:44 pm
Fernando Silva escreveu:
Qua, 11 Maio 2022 - 08:52 am
No carnaval, o povinho beija a mão desses bandidos e os chama de "Patronos" ...
A famiglia Andrade tem uma história de muitas décadas no crime organizado. Mudam governos - eleitos ou ditadores -, os costumes se modificam, o discurso político e ideológico muda, mas essa galera está sempre lá, fazendo a mesma coisa.

Carnaval no Rio é um bom resumo do que acontece no resto do país: governantes se juntam aos membros do crime organizado aos beijos e abraços, com policiais fazendo a segurança deles. Enquanto isso, o povo aplaude.
Sim, e isso acontece com o futebol também, of course, não pensem os senhores que sou uma fã deslumbrada, mas eu acho meio pernóstico isso de culpar "o povo"...

Acho bonito e pronto, não perco sono nem madrugada assistindo TODO o desfile, apenas assisto a Portela, e não, não vi a Mangueira entrando... :lol:

Infelizmente, também enxergo a hipocrisia, o exagero e a "forçação" de barra...mas isso não me impede de enxergar a labuta de centenas que criam, costuram, etc,.

Nem tudo é escuridão e ranger de dentes...
Não é nada de errado no carnaval e desfiles per se, claro

E falando em castor de andrade e futebol, em meados dos anos 60, ele chegou até a entrar armado em campo para mudar resultado da partida ameaçando o juiz.

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5160
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Quando mataram o Maninho numa briga com quadrilhas rivais, o pai dele obrigou a escola de samba a "escolher" o samba enredo que o filho preferia.

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Isso aconteceu há quase dois meses, o que são quase dois séculos em termos de internet, mas não posso deixar passar:

Genivaldo de Jesus Santos foi imobilizado, torturado e executado pela PRF na BR-101 no município de Umbaúba, no litoral de Sergipe.
Genivaldo Santos morreu após ser parado numa blitz da PRF na cidade de Umbaúba, a 100 quilômetros de Aracajú, na quarta-feira passada. Os agentes o atiraram na parte de trás da viatura, lançaram gás lacrimogéneo e trancaram o porta-malas. Toda a ação foi filmada por populares, que alertaram os policias de que o homem poderia morrer. A família de Genivaldo afirmara que ele sofria de problemas psiquiátricos e tomava remédios controlados.

https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ ... e-gas.html
Um dos vagabundos chegou a afirmar que a vítima estaria "melhor do que a gente aí dentro""

A PRF chegou a dizer que foi uma mera fatalidade, mas diante das imagens e da indignação pública, mudou o discurso para o já clássico "caso isolado não compactuamos com isso o treinamento não é esse e o caso será investigado e se houver algum excesso identificado nós agiremos de acordo."

Agora, como que isto acontece? A explicação passam por vídeos antigos que ressurgiram depois do assassinato:

Policial da PRF ensina alunos de cursinho a usar gás em viatura

youtu.be/F44Rn73t8HI
Ronaldo Bandeira, que é policial rodoviário e leciona o curso preparatório AlfaCon
E os 'alunos' dão risada!

Ou ainda este professor ex-policial, do mesmo curso, dizendo que chacina bebê e grávida mesmo:

'Quando entrava chacinando, matava todo mundo: mãe, filho, bebê'
https://www.facebook.com/watch/?v=1184524221736695

Não me lembro de ter visto exemplo mais claro de bandido sociopata orgulhoso de ser um lixo do que esse cara.

E tal vagabundagem não só é selecionada a dedo, como é estimulada a entrar nos quadros e agir assim. A mentalidade é "eu sou a lei, porra, mato quem eu quiser, e quem eu matar vira bandido." Continuaremos ladeira abaixo enquanto as forças de segurança tiver em seus quadros lixos deste naipe. E infelizmente não parece ser uma pequena minoria, uma excessão. Já é praticamente institucional .

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Esse tipo de coisa que faz a militância de esquerda criticar a polícia como um todo:

Juíza flagra políciais rasgando habilitação de entregador e veja o que aconteceu: assista


youtu.be/MjT_-wXahSc

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Não sei se as informações que o Scapella falou no vídeo são fidedignas em tudo, mas ele fez um mini-documentário sobre o caso de El Salvador, mas do jeito dele (com viés dele, mesmo tentando passar por imparcial):
NAYIB BUKELE, HERÓI OU VILÃO? Uma análise racional sobre como Bukele acabou com o crime em El Salvador e se seus métodos são justificados e sustentáveis.
Será que EL SALVADOR Acabou MESMO Com a Violência?


youtu.be/p_k46nVwKOo

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Não é exatamente sobre forças de segurança, mas ta associado a área policial:
Faz uns dias tem um caso dum cara da área legista que fez comentário bizarro sobre necrofilia.


PROFESSOR DE CURSINHO FALA ABSURDOS (DE NOVO)


youtu.be/dklgHNIFWhA


(...)

Esse aqui é o caso desses que tem em canais de uma cidadão de 'bem', que teria surtado e matado a família e outros que, aparentemente, não tinha relação com ele.

ELE ACABOU COM A VIDA DE 8 PESSOAS | Caso Fabiano Garcia - Casos Brasileiros


youtu.be/19hT0s1ayhs

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Parece que esse caso da Marielle andou tendo uma reviravolta. No início muita gente já quis associar a Bolsonaro e família, mal a investigação teria começado e mesmo sem se ter provas.
Eu já pensei na possibilidade, entre outras, de que ela poderia ter sido morta até por um bandido qualquer que tenha roubado ou obtido arma de algum policial, o que poderia indicar como ela poderia ter sido morta por arma de policial, levando alguns a achar que foi um policial.
Mas agora foi apontado um cara que parece associado a esquerda.

Em entrevista ao UOL News, Domingos Brazão negou envolvimento com o caso da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Domingos Brazão nega envolvimento na morte de Marielle Franco: ‘Não a conhecia’


youtu.be/lgMQ2xxRSww

Ronnie Lessa, o autor dos disparos que mataram Marielle Franco e Anderson Gomes, teria delatado o ex-deputado estadual Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, como um dos mandantes do assassinato. A informação é do Intercept Brasil.

O nome de Brazão surgiu pela primeira vez nas investigações do caso em 2019, por suspeitas de obstrução das investigações, e voltou à baila no fim do ano passado, em meio à delação premiada do ex-policial militar Élcio Queiroz, motorista que dirigiu o carro para Ronnie Lessa durante o assassinato.
Ronnie Lessa teria indicado Brazão como mandante da morte de Marielle. Faz sentido?


youtu.be/pub_XxRFi1g

Reinaldo Azevedo analisa a entrevista de Domingos Brazão para o UOL News.
Reinaldo: Não vejo vínculos da família Bolsonaro com a morte da Marielle; com as milícias, sim


youtu.be/TqemewV3y5w


(...)

A notícia de que o ex-policial Ronnie Lessa fechou um acordo de delação premiada, publicada no domingo (21/1) por Lauro Jardim, instaurou uma crise na investigação do caso Marielle, devido ao temor de que possíveis delatores recuem da decisão de colaborar com a Justiça.

A Polícia Federal não confirmou nem negou até agora que Ronnie tenha topado fazer uma delação, repetindo o procedimento padrão adotado nesses casos. Até que haja homologação da Justiça, nada é dito. Extraoficialmente, a orientação na equipe de investigação é tampouco confirmar.

Preocupante: Vazamento da delação de Lessa pode implodir investigação


youtu.be/L1catGP9x4Q
Editado pela última vez por Agnoscetico em Qua, 24 Janeiro 2024 - 20:25 pm, em um total de 2 vezes.

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Nenhuma novidade na história da humanidade - imputar ao adversário (esquerda, direita, torcida de esporte, etc) a culpa da morte, usando cadáver de alguém como trunfo (no caso o de Marielle):
@hermescastro1066
há 24 segundos
Carlitos boa noite.
Observe que infelizmente ninguém da esquerda estava realmente preocupado com as mortes da Mariele Franco e do Anderson, a única preocupação era imputar a responsabilidade para o Beocio do Bolsonaro.
Veja como nosso país está doente com duas torcidas uma para o Ex Presidiário Lula e o Beocio do Bolsonaro.

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2198
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 24 Janeiro 2024 - 18:30 pm
Parece que esse caso da Marielle andou tendo uma reviravolta. No início muita gente já quis associar a Bolsonaro e família, mal a investigação teria começado e mesmo sem se ter provas.
Eu já pensei na possibilidade, entre outras, de que ela poderia ter sido morta até por um bandido qualquer que tenha roubado ou obtido arma de algum policial, o que poderia indicar como ela poderia ter sido morta por arma de policial, levando alguns a achar que foi um policial.
Mas agora foi apontado um cara que parece associado a esquerda.
Não é questão de esquerda versus direita. Já é completamente conhecido que a família Bolsonaro representa as milícias do RJ na política. Marielle morreu por combater as milícias na política e provavelmente ela descobriu algo. Essa é a gravidade da situação, que é a vítima do crime organizado e de quem o combate.

Parece que a esquerda não gosta de combate ao crime e Marielle foi martirizada pela esquerda dizendo que morreu por ser defensora dos vitimistas e "minorias".

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Qui, 25 Janeiro 2024 - 11:15 am
Agnoscetico escreveu:
Qua, 24 Janeiro 2024 - 18:30 pm
Parece que esse caso da Marielle andou tendo uma reviravolta. No início muita gente já quis associar a Bolsonaro e família, mal a investigação teria começado e mesmo sem se ter provas.
Eu já pensei na possibilidade, entre outras, de que ela poderia ter sido morta até por um bandido qualquer que tenha roubado ou obtido arma de algum policial, o que poderia indicar como ela poderia ter sido morta por arma de policial, levando alguns a achar que foi um policial.
Mas agora foi apontado um cara que parece associado a esquerda.
Não é questão de esquerda versus direita. Já é completamente conhecido que a família Bolsonaro representa as milícias do RJ na política. Marielle morreu por combater as milícias na política e provavelmente ela descobriu algo. Essa é a gravidade da situação, que é a vítima do crime organizado e de quem o combate.

Parece que a esquerda não gosta de combate ao crime e Marielle foi martirizada pela esquerda dizendo que morreu por ser defensora dos vitimistas e "minorias".
Se não é questão de esquerda e direita, então por que comentou isso?

Parece que a esquerda não gosta de combate ao crime e Marielle foi martirizada pela esquerda dizendo que morreu por ser defensora dos vitimistas e "minorias".

Se Bozo seria de direita, o que isso tem com a esquerda?

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Parece que essa história de que seria esquerdista seria meia-verdade (ou nem isso), pois seria um fisiológico que apoia o que convém (como Temer, Bob Jeff e outros). A esquerda joga pra direita, a direita pra esquerda, ta uma guerra de torcida contra:


REVIRALTA TOTAL NA DELAÇÃO do Caso Marielle e CARLOS JORDY CHORA na frente das Câmeras rsrssr

https://youtu.be/8WWfN8NPShE?si=4fK1vMqWemyb7G8l&t=164

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2198
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 31 Março 2024 - 18:52 pm
Mas tem muito policial que passa pano pra crime e contravenção de altos funcionários públicos (desembargadores, políticos, etc), além dos que praticam crimes contra civis (pobres e/ou sem poder econômico e político, como o "Caso Favela Naval"), brigas entre PM e Polícia Civil, policial que abusa de mulheres, etc.

Já agricultor, depende. Se for alguém do agronegócio, não parece ter tanto prejuízo assim.
Isso é comum no RJ. Mas no geral a corrupção policial é uma coisa rara.
Hoje essa coisa de direitos dos manos tem sido paranoica com corrupção policial e até atrapalhando o trabalho deles.
O policial prende o bandido e a justiça depois solta.
Temos um índice de criminalidade tão alto que não compensa se preocupar com violência policial, porque só favorece o bandido. E além disso, a esmagadora maioria dos suspeitos violentados são criminosos de verdade. Por isso, a violência policial não é um problema sério.

Se o policial abordar um suspeito, ele tem que justificar para o juiz o motivo da abordagem, mesmo encontrando drogas ou armas com ele. Se não gostar, o bandido é liberado e se livra da acusação. Os policiais sabem como é a postura e o jeito de marginais em geral, mas explicar em palavras é difícil.

Hoje é comum o bandido ser preso. Quando ele é homem, ele fala que foi torturado pelo policial. Quando é mulher, fala que foi estuprada. Assim o policial costuma ter medo de prender o bandido porque ele acaba sendo mais réu do que o bandido e mesmo tendo certeza de que o bandido é culpado.

A lei penal tem existido só para punir classe média com acusações falsas. Rico sai ileso por estarem acima da lei e bandido pobre também por causa dos direitos dos manos.
Uma pessoa de classe média tem residência fixa, emprego e bens. Significa que pode ser encontrado pela justiça, não tem para onde fugir, tem bens para ser tomado pela justiça, tem reputação que se for manchada leva ao desemprego.
Já o marginal pobre não tem um endereço para ser encontrado, não tem bens para pagar os danos, não tem emprego para perder e já tem a reputação de ser delinquente (podendo ter amigos na mesma situação).

Re: Crimes Cometidos por Forças de Segurança - Polícia: "Heróis"? (Violência Policial)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4531
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Tutu escreveu:
Ter, 02 Abril 2024 - 12:27 pm
Agnoscetico escreveu:
Dom, 31 Março 2024 - 18:52 pm
Mas tem muito policial que passa pano pra crime e contravenção de altos funcionários públicos (desembargadores, políticos, etc), além dos que praticam crimes contra civis (pobres e/ou sem poder econômico e político, como o "Caso Favela Naval"), brigas entre PM e Polícia Civil, policial que abusa de mulheres, etc.

Já agricultor, depende. Se for alguém do agronegócio, não parece ter tanto prejuízo assim.
Isso é comum no RJ. Mas no geral a corrupção policial é uma coisa rara.
Hoje essa coisa de direitos dos manos tem sido paranoica com corrupção policial e até atrapalhando o trabalho deles.
O policial prende o bandido e a justiça depois solta.
Temos um índice de criminalidade tão alto que não compensa se preocupar com violência policial, porque só favorece o bandido. E além disso, a esmagadora maioria dos suspeitos violentados são criminosos de verdade. Por isso, a violência policial não é um problema sério.

Se o policial abordar um suspeito, ele tem que justificar para o juiz o motivo da abordagem, mesmo encontrando drogas ou armas com ele. Se não gostar, o bandido é liberado e se livra da acusação. Os policiais sabem como é a postura e o jeito de marginais em geral, mas explicar em palavras é difícil.

Hoje é comum o bandido ser preso. Quando ele é homem, ele fala que foi torturado pelo policial. Quando é mulher, fala que foi estuprada. Assim o policial costuma ter medo de prender o bandido porque ele acaba sendo mais réu do que o bandido e mesmo tendo certeza de que o bandido é culpado.

A lei penal tem existido só para punir classe média com acusações falsas. Rico sai ileso por estarem acima da lei e bandido pobre também por causa dos direitos dos manos.
Uma pessoa de classe média tem residência fixa, emprego e bens. Significa que pode ser encontrado pela justiça, não tem para onde fugir, tem bens para ser tomado pela justiça, tem reputação que se for manchada leva ao desemprego.
Já o marginal pobre não tem um endereço para ser encontrado, não tem bens para pagar os danos, não tem emprego para perder e já tem a reputação de ser delinquente (podendo ter amigos na mesma situação).
Que visão amenizada e simplista da polícia e tem muitas coisas que tu citou que carece de dados concretos (mesmo que acerte no chute alguma ou outra coisa).
Frequentemente é noticiado mais casos de policiais (e até de membros do exército) envolvidos com milicias, narcotráfico (tendo membro desses infiltrados na polícia e exército).
Responder