Índice de felicidade

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Índice de felicidade

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Não sei eu criei esse tópico aqui ou no antigo CC, pois não achei aqui.

Tópico pra discussão sobre se a denominada felicidade tem ou não alguma relação com qualidade de vida associada a ter alguns bens a mais ou não. Eu não ponho mão no fogo por pesquisas com coisas subjetivas, então não dá pra dizer se os povos listados naquele índice são ou não tão satisfeitos quanto dizem, mas de qualquer jeito tem esse índice que usam como parâmetro.

Muita gente no Brasil acha que na Escandinávia oi povo é muito triste pois teria alto índice de suicídio, mas segundo esse índice não seria bem assim:

Finlândia é o país mais feliz do mundo


youtu.be/iWeZ_mg94Q8

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Esse pesquisa é falha. Primeiro perguntam às pessoas para dar uma nota de 0 a 10 para a vida delas. Isso na verdade mede o nível de otimismo e depende do estado emocional da pessoa no momento.

O segundo erro foi combinar com indicadores sócio-econômicos: PIB per cápita (felicidade não depende de riqueza), generosidade, corrupção, liberdade de escolha (fazer coisa errada (drogas) não leva à felicidade genuína), suporte social (este sim é o mais importante, mas nós queremos ver o resultado e não a causa) e expectativa de vida (é o indicador mais importante de um país, mas não é necessariamente sinônimo de felicidade). Helsinque foi considerada a cidade mais feliz, mas é uma cidade grande e capital (maior PIB).

https://en.wikipedia.org/wiki/World_Happiness_Report

Países nórdicos tem elementos que pioram muito o nível de felicidade. O primeiro é ter pouco sol e o segundo é o individualismo. Fazer uma pesquisa dessa no verão lá certamente conseguirá muitas respostas otimistas. No inverno o gelo atrapalha muito.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Por isso fico na desconfiança em relação a pesquisas com coisas subjetivas.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Acho que a melhor forma de medir é com a pirâmide de Maslow.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarqui ... _de_Maslow

Não achei o vídeo para saber os detalhes, mas para saber de países mais felizes, é melhor consultar o Butão e a Dinamarca. O Butão tem uma espiritualidade que promove felicidade sem depender de bens materiais. A Dinamarca tem áreas de co-habitação e vilas, em que a convivência de pessoas unidas e sem individualismo contribuiu para a felicidade.



Ninguém é feliz sem comida, então dinheiro traz felicidade. O mesmo vale, para frio e ansiedade de não saber o que comer amanhã.
Por outro lado, Ferrari não traz felicidade. Não é Internet, wifi, televisão de plasma, piscina e qualquer bem de consumo que é sinônimo de felicidade.
Assim, os únicos problemas do índio é a falta de medicina e possíveis crises alimentícias (estiagem, etc).

youtu.be/fuO4AaoKwcU

E não posso dizer que festas e celebração sejam sinônimo de felicidade. Não sei, mas por algum motivo a pessoa pode estar fazendo isso apenas para fugir de uma tristeza ou vazio interno.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Correlação entre felicidade e religião.
Como esse índice de felicidade inclui atributos de desenvolvimento social (o país é rico), a medida é difícil.

Mas o que não sabemos qual é a causa e qual é o efeito. Não podemos cometer o erro de inverter. Mas aparentemente, a riqueza (ou felicidade) faz as pessoas esquecerem a religião enquanto a pobreza as faz procurá-la. Muita gente procura a igreja após episódios depressivos na vida.

https://suchanek.name/texts/atheism/Cha ... lobalHappy

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
f0rest2.0
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Maio 2022 - 16:26 pm

Mensagem por f0rest2.0 »

Tutu escreveu:
Ter, 22 Março 2022 - 23:47 pm
Ninguém é feliz sem comida, então dinheiro traz felicidade. O mesmo vale, para frio e ansiedade de não saber o que comer amanhã.
Por outro lado, Ferrari não traz felicidade. Não é Internet, wifi, televisão de plasma, piscina e qualquer bem de consumo que é sinônimo de felicidade.
Assim, os únicos problemas do índio é a falta de medicina e possíveis crises alimentícias (estiagem, etc).
Costumamos tratar o conceito de felicidade de maneira platônica. Em nosso modelo de sociedade o conceito de felicidade tem o atributo de liberdade, que implica em algum nível de status econômico. Ao mesmo tempo, se difunde um marketing existencial baseado no consumo ou o excesso dessa liberdade do poder de consumo. Alguém que está desprovido de poder de consumir sofre, mas pode ter motivação. Nesse raciocínio curto vejo a felicidade como o conjunto da felicidade, liberdade e motivação. Sendo que a motivação é individual e as personalidades individuais.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

f0rest2.0 escreveu:
Seg, 16 Maio 2022 - 19:15 pm
Costumamos tratar o conceito de felicidade de maneira platônica. Em nosso modelo de sociedade o conceito de felicidade tem o atributo de liberdade, que implica em algum nível de status econômico. Ao mesmo tempo, se difunde um marketing existencial baseado no consumo ou o excesso dessa liberdade do poder de consumo. Alguém que está desprovido de poder de consumir sofre, mas pode ter motivação. Nesse raciocínio curto vejo a felicidade como o conjunto da felicidade, liberdade e motivação. Sendo que a motivação é individual e as personalidades individuais.
Não sei se entendi. A cultura faz as pessoas desejarem certos bens de consumo e isso acaba sendo visto como meta de vida. Quando todos ao redor tem um bem não fundamental, mas ela não, ela passa a ter um complexo de inferioridade ou exclusão.

Costumo pensar em não dar celular para meu futuro filho na infância, mas ele ao ver todos os amigos tendo celular, privá-lo de celular só causará tristeza, mesmo que ele de fato não precise de um.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
f0rest2.0
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Maio 2022 - 16:26 pm

Mensagem por f0rest2.0 »

Tutu escreveu:
Seg, 16 Maio 2022 - 20:35 pm
A cultura faz as pessoas desejarem certos bens de consumo e isso acaba sendo visto como meta de vida.
É nesse contexto que entra o senso crítico. A cultura objetiva se reproduzir através dos seus meios, que é midiático e econômico. Uma pessoa mais esclarecida entende que não é necessário o consumismo, mas ainda assim pode ser consumista. Aí entra um subtópico, a autenticidade da felicidade diante da indústria cultural.
Da maneira genérica que eu havia dito, a pessoa tem a consciência do valor daquilo que sustenta sua felicidade -- junto com a liberdade e a motivação. Mas justamente por essa indústria cultural, ver um purismo da felicidade é uma tarefa difícil. Pode-se dizer que se autorrealizando se pode alcançar a felicidade, mas o que se almeja hoje já não se almeja amanhã. Aí penso em um outros elementos la Plato para desenvolver a ideia da felicidade: a felicidade depende da liberdade, da motivação e das realizações mutáveis durante a vida. É aquela coisa de Schopenhauer, depois do divertimento vem o enfado. A felicidade não tem plenitude.
Tutu escreveu:
Seg, 16 Maio 2022 - 20:35 pm
Quando todos ao redor tem um bem não fundamental, mas ela não, ela passa a ter um complexo de inferioridade ou exclusão.
Mas lidar com esses complexos é tarefa do indivíduo, isso não tem jeito.
Tutu escreveu:
Seg, 16 Maio 2022 - 20:35 pm
Costumo pensar em não dar celular para meu futuro filho na infância, mas ele ao ver todos os amigos tendo celular, privá-lo de celular só causará tristeza, mesmo que ele de fato não precise de um.
De fato é preciso desenvolver um esquema de ensino tecnológico para evitar vícios. Os meios de tecnologia são meios, não fins. As vezes fico pensando no radicalismo de Bauman sobre a digitalização lendo seu livro digital, e sigo no raciocínio de que é possível usar a tecnologia a favor dos interesses da inteligência e do divertimento sem consequências tão gritantes.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

💥Os PROBLEMAS dos PAÍSES NÓRDICOS ❗ O que os países MAIS FELIZES do mundo ESCONDEM❓

youtu.be/PYZywoZnjCE

O ranking da felicidade é bizarro. Países nórdicos lideram na felicidade, mas tem índice alto de suicídio e depressão. As pessoas vivem com solidão, bebem muito, tomam muito depressivo e costumam ser enterrados sozinhos. Muito imposto, mas baixa eficiência, pois o resultado é bom por serem ricos.

Acredito que a culpa é da cultura de individualismo e de feminismo (ideologia de gênero), que só serve para semear discórdia entre as pessoas e torná-las solitárias.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Depressão e solidão andam juntas e se retroalimentam.

Eu acho que a falta de sol e o frio são fatores principais.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qui, 15 Setembro 2022 - 17:14 pm
💥Os PROBLEMAS dos PAÍSES NÓRDICOS ❗ O que os países MAIS FELIZES do mundo ESCONDEM❓

O ranking da felicidade é bizarro. Países nórdicos lideram na felicidade, mas tem índice alto de suicídio e depressão. As pessoas vivem com solidão, bebem muito, tomam muito depressivo e costumam ser enterrados sozinhos. Muito imposto, mas baixa eficiência, pois o resultado é bom por serem ricos.
Pessoas infelizes no meio de pessoas infelizes não se veem como coitadinhas e seguem em frente.

Pessoas infelizes num país onde a maioria é feliz acabam deprimidas.

É por isso que os suicídios aumentam no Natal: a pessoa não consegue cumprir a obrigação de estar feliz.
Tutu escreveu:
Qui, 15 Setembro 2022 - 17:14 pm
Acredito que a culpa é da cultura de individualismo e de feminismo (ideologia de gênero), que só serve para semear discórdia entre as pessoas e torná-las solitárias.
Incel?

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 16 Setembro 2022 - 10:05 am
Pessoas infelizes no meio de pessoas infelizes não se veem como coitadinhas e seguem em frente.

Pessoas infelizes num país onde a maioria é feliz acabam deprimidas.

É por isso que os suicídios aumentam no Natal: a pessoa não consegue cumprir a obrigação de estar feliz.
Eles não tem a cultura de se comparar com os outros, como ocorre no Brasil. Por serem mais individualistas, eles nem sabem se as outras pessoas estão felizes.

O máximo que pode contribuir para essa percepção são as redes sociais, onde uma pessoa passa a impressão de uma pessoa estar linda e feliz e quem visualiza acredita.
Incel?
Não é carência sexual, porque é uma região muito liberal e sem fofoqueiros, onde é mais comum viver sozinho longe dos pais do que nos EUA.
É carência afetiva, com relacionamentos que não duram nada.
Crianças passam muito tempo em creche e os pais são divorciados.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Titoff escreveu:
Qui, 15 Setembro 2022 - 18:11 pm
Eu acho que a falta de sol e o frio são fatores principais.
Curitiba é frequentemente citada como uma cidade com "clima Europeu" por ser bastante fria (capital brasileira com menor temperatura média anual) e chover bastante (está entre as cidades que menos tem sol no mundo). Como consequência disso, é muito comum as pessoas apresentarem níveis de vitamina D abaixo do ideal, que é uma das vitaminas que fazem a pessoa ter disposição.

Coincidência ou não, os Curitibanos também são conhecidos por serem "fechados" e rabugentos. Então acho que o clima tem grande influência nisso.

Re: Índice de felicidade

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Cinzu escreveu:
Sáb, 17 Setembro 2022 - 12:27 pm
Titoff escreveu:
Qui, 15 Setembro 2022 - 18:11 pm
Eu acho que a falta de sol e o frio são fatores principais.
Curitiba é frequentemente citada como uma cidade com "clima Europeu" por ser bastante fria (capital brasileira com menor temperatura média anual) e chover bastante (está entre as cidades que menos tem sol no mundo). Como consequência disso, é muito comum as pessoas apresentarem níveis de vitamina D abaixo do ideal, que é uma das vitaminas que fazem a pessoa ter disposição.

Coincidência ou não, os Curitibanos também são conhecidos por serem "fechados" e rabugentos. Então acho que o clima tem grande influência nisso.
Ou nem tanto, dependendo de outros fatores além do simples clima frio:

Finlândia é eleita o país mais feliz do mundo pelo sexto ano seguido | AFP

https://www.youtube.com/watch?v=VFb1dsHcl5k
Responder