Será que a humanidade está mesmo preparada para um encontro com extraterrestres inteligentes?

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Estaria a humanidade preparada para um encontro com extraterrestres inteligentes?

Sim
1
20%
Não
4
80%
 
Total de votos: 5

Será que a humanidade está mesmo preparada para um encontro com extraterrestres inteligentes?

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Gostaria de abrir um debate sobre a questão da humanidade estar realmente ou não preparada para um eventual encontro com uma civilização extraterrestre inteligente. Pessoalmente eu acredito que não, veja como a maior parte do mundo trata os estrangeiros e pessoas de outras etnias... Dependendo muito do país em que você mora, um estrangeiro pode ser mais ou menos bem visto, mas a tendência é que este seja quase sempre tratado de forma diferenciada do que como sendo parte de uma sociedade, o que é até natural, mas isso pode vir a ter consequências negativas quando se trata de uma outra espécie, ainda mais outra vinda de outro mundo. Um estrangeiro é quase sempre visto como um esquisito em qualquer sociedade, portanto já é uma barreira criada pelo próprio ser humano. Algo similar costuma ocorrer entre pessoas de etnias distintas. Aqui no Brasil isso não acontece num nível tão elevado, mas em vários países mundo afora, ainda mais em países com uma população homogênea, seja ele africano, asiático ou europeu, verá aquele sujeito de etnia distinta como uma coisa estranha e este tenderá a ser tratado de forma mais pejorativa. Pode ser que os extraterrestres ainda não tenham se mostrado em público por causa desse típico comportamento humano!

Se estas coisas acontecem hoje no mundo, o que diria se viesse uma espécie inteligente de outro planeta e todos soubessem disso? E se esta espécie decidisse ter um lugar para ficar mesmo que seja para fins científicos? Mesmo que fosse a Antártida? Como será que as pessoas pelo mundo reagiriam a isso? Muito certamente esta nova espécie seria tratada com preconceito da mesma forma como os negros foram no passado pelos europeus e americanos. Ou talvez coisa pior, visto que se trata de uma espécie totalmente diferente e de outro mundo, e não uma mera etnia humana distinta. O meu entendimento é que a população de início olharia aquilo num primeiro instante seja como uma coisa maravilhosa ou seja como o começo do fim dos tempos. A medida que o tempo fosse passando e esta espécie fosse criando um contato cada vez mais próximo com pessoas em diversos países, acredito daí que a questão do preconceito de convívio começaria, tendendo de forma que esta espécie começasse a ser tratada de forma que não pudesse ser integrada na sociedade humana, como já aconteceu no passado com relação a pessoas descendentes de vários povos. Acho que os extraterrestres teriam mais medo de nós do que nós deles. A não ser se viesse toda uma frota para invadir a Terra, aí seria outra história!

Então baseando-me pela maneira como o ser humano tende a tratar um outro de sociedade e etnia diferente de forma negativa a ele mesmo como indivíduo, acho que não estamos preparados não... :?

Acho que os únicos que em algo poderiam tratar bem estes visitantes seriam os ufólogos, espiritualistas e os que acreditam em deuses astronautas. Fora isso, acho que não!

E outra coisa... Se por exemplo descobríssemos vida complexa e inteligente em Titã... será que respeitaríamos a soberania dos nativos ou será que nos comportaríamos como aqueles aliens do Independence Day? :lol:

E então, o que vocês acham sobre esta questão?

Re: Será que a humanidade está mesmo preparada para um encontro com extraterrestres inteligentes?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Seg, 24 Janeiro 2022 - 21:32 pm
Aqui no Brasil isso não acontece num nível tão elevado, mas em vários países mundo afora, ainda mais em países com uma população homogênea, seja ele africano, asiático ou europeu, verá aquele sujeito de etnia distinta como uma coisa estranha e este tenderá a ser tratado de forma mais pejorativa.
No Brasil existe desentendimento por causa de classe social e religião. É difícil uma amizade se desenvolver quando as pessoas são muito diferentes nesses aspectos.
nuker escreveu:
Seg, 24 Janeiro 2022 - 21:32 pm
Se estas coisas acontecem hoje no mundo, o que diria se viesse uma espécie inteligente de outro planeta e todos soubessem disso? E se esta espécie decidisse ter um lugar para ficar mesmo que seja para fins científicos? Mesmo que fosse a Antártida? Como será que as pessoas pelo mundo reagiriam a isso? Muito certamente esta nova espécie seria tratada com preconceito da mesma forma como os negros foram no passado pelos europeus e americanos. Ou talvez coisa pior, visto que se trata de uma espécie totalmente diferente e de outro mundo, e não uma mera etnia humana distinta. O meu entendimento é que a população de início olharia aquilo num primeiro instante seja como uma coisa maravilhosa ou seja como o começo do fim dos tempos. A medida que o tempo fosse passando e esta espécie fosse criando um contato cada vez mais próximo com pessoas em diversos países, acredito daí que a questão do preconceito de convívio começaria, tendendo de forma que esta espécie começasse a ser tratada de forma que não pudesse ser integrada na sociedade humana, como já aconteceu no passado com relação a pessoas descendentes de vários povos.
Tudo depende de muita muita coisa. Primeiro qual seria a aparência deles (humanoide? verde? com cabelo?). Segundo saberiam falar? Dependendo como for, seriam vistos como animais. A quantidade afetaria muito a recepção. O ser humano saberia que ele veio do espaço? E depende muito do local onde ele pousar.

Um bicho verde que não fala seria capturado como animal para estudo. Um humanoide que fala pousando numa cidade se tornaria uma celebridade, a mídia adoraria usar para ganhar audiência e todo mundo vai querer tirar foto para botar no insta. Se pousar na casa de uma pessoa, pode ficar lá em segredo. Se pousar na Antártida, os militares que encontrar primeiro o capturarão para um interrogatório ou para ser estudado, mas se múltiplas nações o encontrar, podem brigar ou chegar a um acordo, podendo manter o alien público ou em sigilo.
E outra coisa... Se por exemplo descobríssemos vida complexa e inteligente em Titã... será que respeitaríamos a soberania dos nativos ou será que nos comportaríamos como aqueles aliens do Independence Day? :lol:
Sim... até descobrir forma barata de minerar urânio, platina ou qualquer fonte de energia lá.

Re: Será que a humanidade está mesmo preparada para um encontro com extraterrestres inteligentes?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Depende de muita coisa. Primeiro é preciso definir a situação. O contato é aqui no nosso planetinha ou será "lá" nos confins da galáxia? Se for aqui, fica óbvio que são superiores a nós, pelo menos tecnologicamente, pois possuem know-how para cruzar o espaço e achegar até aqui. Nesse caso seremos "ouvidos" com a mesma atenção que nós damos damos às baratas. Por outro lado, se o contato for lá, teremos dois cenários: ou encontraremos inteligências subdesenvolvidas (comparadas à nossa) que serão tratadas como tratamos os nossos animais ou inteligências mais avançadas que nós que, da mesma forma, nos darão a atenção que eles dão às "baratas" extraterrestres.

Outro ponto questionável é pensar usando analogias humanas, supondo que seres extraterrestres inteligentes devem se comportar como humanos. Pense num extraterrestre como "algo" sem forma, seres líquidos ou vaporosos por exemplo, como uma capacidade shapeshifting e outras definidas por processos evolutivos completamente diferentes do nosso. Talvez se comuniquem com microondas, talvez "vejam" o universo do ponto de vista do infravermelho, etc. Como seria um encontro com uma criatura dessas? Estaremos preparados?

Re: Será que a humanidade está mesmo preparada para um encontro com extraterrestres inteligentes?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Outra possibilidade é que cada facção terrestre tente conseguir o apoio e a tecnologia dos ETs contra seus inimigos.

Ou tente destruir os ETs com base em que "se eu não posso ter a tecnologia deles, vocês também não vão ter".
Responder