Se estas coisas acontecem hoje no mundo, o que diria se viesse uma espécie inteligente de outro planeta e todos soubessem disso? E se esta espécie decidisse ter um lugar para ficar mesmo que seja para fins científicos? Mesmo que fosse a Antártida? Como será que as pessoas pelo mundo reagiriam a isso? Muito certamente esta nova espécie seria tratada com preconceito da mesma forma como os negros foram no passado pelos europeus e americanos. Ou talvez coisa pior, visto que se trata de uma espécie totalmente diferente e de outro mundo, e não uma mera etnia humana distinta. O meu entendimento é que a população de início olharia aquilo num primeiro instante seja como uma coisa maravilhosa ou seja como o começo do fim dos tempos. A medida que o tempo fosse passando e esta espécie fosse criando um contato cada vez mais próximo com pessoas em diversos países, acredito daí que a questão do preconceito de convívio começaria, tendendo de forma que esta espécie começasse a ser tratada de forma que não pudesse ser integrada na sociedade humana, como já aconteceu no passado com relação a pessoas descendentes de vários povos. Acho que os extraterrestres teriam mais medo de nós do que nós deles. A não ser se viesse toda uma frota para invadir a Terra, aí seria outra história!
Então baseando-me pela maneira como o ser humano tende a tratar um outro de sociedade e etnia diferente de forma negativa a ele mesmo como indivíduo, acho que não estamos preparados não...

Acho que os únicos que em algo poderiam tratar bem estes visitantes seriam os ufólogos, espiritualistas e os que acreditam em deuses astronautas. Fora isso, acho que não!
E outra coisa... Se por exemplo descobríssemos vida complexa e inteligente em Titã... será que respeitaríamos a soberania dos nativos ou será que nos comportaríamos como aqueles aliens do Independence Day?

E então, o que vocês acham sobre esta questão?