Ateu Conservador

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Ateu Conservador

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

um fenômeno inédito pra mim, que nunca havia visto antes de participar no CC, é a existência do Ateu Conservador.
Todos os meus amigos ateus são Marxistas-Leninistas, ou, ao menos, ligeiramente progressistas ou socialistas.
Muitos daqui apoiaram e ainda apoiam figuras como Bolsonaro, Moro, MBL, Trump, Israel, entre outros.
Confesso que eu tenho dificuldade de entender. Como é que vocês conciliam essas duas coisas?

Re: Ateu Conservador

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Para você, o que é ser conservador?

Re: Ateu Conservador

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Primeiro, as pessoas não são divididas em duas caixinhas: esquerda, direita. Existe um longo espectro/degradê entre os dois extremos, que num lado são os Leninistas/Anarquistas/"Justiceiros sociais" e no outro os skinheads. Esses extremos são minorias. As pessoas que estão no meio do caminho tem uma combinação de opiniões diferentes, misturando coisa de esquerda, direita, ideias próprias ou ideias complexas.

Sou agnóstico (não acredito em mágica, mas não nego a possibilidade de existir ocultamente), conservador nos costumes e tenho preferência por um estado grande. Sou contra aborto (direita) e contra população armada (esquerda). A favor de livre mercado (menos burrocracia, leis trabalhistas, etc)(direita) e a favor de violar propriedades gigantes e grandes fortunas (esquerda revolucionária). Outras opiniões são condicionais (no Brasil, concordo com pena de morte, enquanto na Dinamarca não concordo). Sou a favor de descriminalizar a maconha junto com uma política de educação e cultura de estigma contra as drogas (opinião complexa).

A maioria das pessoas são uma combinação aleatória como essa minha. Meus velhos tios por exemplos são petistas, mas são todos católicos e conservadores nos costumes.

Outro fator é que as pessoas vão amadurecendo com o tempo e acabam se tornando mais conservadoras. O lado liberal tem uma mentalidade rebelde e a maioria são jovens sem juízo. Isso está estatisticamente confirmado.

O ateu conservador é geralmente uma pessoa com bom raciocínio lógico e analítico. Eles são maioria em áreas de exatas, como engenharia, TI e física. Eles têm uma mentalidade mais analítica e questionadora e acabam não acreditando em nenhuma religião ou ideologia. O "politicamente correto" ou "progressismo" (Este vídeo é de um ateu conservador e ele fala desse nova religião progressista) funciona exatamente igual a uma religião que em vez de idolatrar seres fictícios, idolatra uma paranoia de problemas fictícios na sociedade. O ateu conservador é cético com elas também. O ceticismo também questiona políticas econômicas de esquerda e por isso não acreditam em comunismo/socialismo ou ideias econômicas heterodoxas. O cético então é centrista.

Na minha percepção, a maioria das pessoas aqui no fórum são quase libertárias. Desejam um estado sim, mas são muito liberais nos costumes e tem tendência mais liberal na economia. Aqui os céticos não apoiam Bolsonaro e Moro. Uma enquete no antigo Clube Cético, mostrou que João Amoedo era o favorito de mais de 70%. O voto em Bolsonaro é um problema no nosso sistema de eleição que coloca os dois piores e mais polarizados no segundo turno. Se os candidatos são Bolsonaro e um petista, não tem para onde correr. Votar em um é votar contra o outro, e não um voto de apoio. Tem pessoas que são indignadas com Lula ou com o "progressismo", mas odeiam Bolsonaro profundamente. Moro cometeu fraude, mas conseguiu o ato histórico de pôr um poderoso na cadeia. A soltura de Lula não invalida as provas dos crimes dele. E pouca gente aqui defende Trump ou tem algum sentimento em relação a Israel.

No meu caso, eu era de esquerda no passado. Defendia igualdade financeira, ambientalismo, honestidade e transparência, roubo dos meios de produção, etc. Mas o que aconteceu é que não fui eu que mudei e sim a ideologia de esquerda que mudou. O governo PT não cumpriu esse papel, fez populismo com soluções de curto prazo como bolsa-família em vez de dar trabalho e educação, cometeu muita corrupção, criou inflação, construiu hidrelétrica na Amazônia, etc. Hoje, a esquerda não defende mais o que defendia no passado e o foco é dar direitos sem ter recursos e o asqueroso politicamente correto que só quer saber de feminismo, aborto, ideologia de gênero, proselitismo LGBTVXYZ e outras coisas para destruir o cristianismo, usando uma postura violenta de censura e agressividade. Cometem racismo inverso por ajudar um pobre somente se ele for negro (classificando pessoas pela cor). Com uma ideologia dessas, que não tem nada de científica, escolho passar para o lado da direita.

Outra coisa que acho importante considerar é que o ateu conservador nunca deixou de ter as boas virtudes e decência da moral conservadora (não roubar, não ser descontrolado com sexo e drogas, respeitar a vida, ter disciplina). Eu não deixei de me comportar como cristão. Apenas deixei de ir à igreja e de acreditar na Bíblia, em Deus e em qualquer forma de mundo espiritual ou magos. Hoje com mais maturidade, compreendo a importância das religiões para a sociedade. As estórias são apenas pretextos para fazer as pessoas a adotarem a moral (e também para manipular massas mantendo unidade nacional e fazendo guerra). A ideologia da religião protege a sociedade do colapso econômico e da invasão de tribos inimigas.

Na busca por uma moral universal, cheguei a comparar várias religiões poderosas (budismo, islamismo, cristianismo) e consegui encontrar paralelos de conservadorismo nos costumes que permitiram que essas culturas prosperassem. 4 dos 5 preceitos budistas estão representados nos 10 mandamentos cristãos. Enquanto os demais (não relacionados com Deus) são encorajados indiretamente. Com isso, consegui justificativa científica para defender o conservadorismo nos costumes.
Gigaview escreveu:
Dom, 16 Janeiro 2022 - 20:07 pm
Para você, o que é ser conservador?
O conservadorismo na teoria (Edmund Burke, Roger Scruton) significa ceticismo em relação a ideias novas. Eles questionam a ideia, verificam a necessidade e verificam o custo da mudança. Não é um retrógrado e sim uma mentalidade cautelosa e prudente.

Eles são religiosos é porque as religiões abrahâmicas são pegajosas demais. Quando ensinadas na infância, são muito difíceis de perder. Psicologicamente falando, ironicamente uma mente cética doutrinada na infância, enxergaria o questionamento da religião com ceticismo. Mas a mesma mente crescendo sem religião, receberia uma doutrinação religiosa com muito mais ceticismo.

Re: Ateu Conservador

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

:clap: Ótimo esclarecimento.

Re: Ateu Conservador

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Queria saber é onde Moro cometeu fraude...

Re: Ateu Conservador

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O organoléptico escreveu:
Dom, 16 Janeiro 2022 - 22:11 pm
Queria saber é onde Moro cometeu fraude...
Não vou embutir vídeo para não desviar do assunto:
Caso de bandidagem de Moro
Caso Lula

Repere que usei uma fonte esquerdista e outra liberal-liberal.
Quem não está preso nessa dicotomia já sabe que um lado denuncia as falcatruas do outro e escondem as próprias.

Re: Ateu Conservador

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

criso escreveu:
Dom, 16 Janeiro 2022 - 19:03 pm
um fenômeno inédito pra mim, que nunca havia visto antes de participar no CC, é a existência do Ateu Conservador.
Todos os meus amigos ateus são Marxistas-Leninistas, ou, ao menos, ligeiramente progressistas ou socialistas.
Muitos daqui apoiaram e ainda apoiam figuras como Bolsonaro, Moro, MBL, Trump, Israel, entre outros.
Confesso que eu tenho dificuldade de entender. Como é que vocês conciliam essas duas coisas?
Só porque eu deixei de acreditar em deuses, céu e inferno não significa que eu vá sair por aí roubando, estuprando e matando.
Minha lei básica é a Regra de Ouro e não quero me tornar um fugitivo da Justiça, desprezado por amigos e parentes.
Continuei com a minha vida, meu trabalho, meus sonhos, minha família. Apenas parei de falar com as paredes.

Sou conservador no sentido de que devemos manter o que é bom e mudar o que precisa ser mudado.
O critério para a mudança não é "tem que mudar porque já está assim há muito tempo" e sim porque a experiência mostra que isto ou aquilo não deu certo ou que surgiram opções melhores e já podemos mudar. Ou porque finalmente nos demos conta de que estávamos errados sobre alguma coisa.

Aliás, esquerdistas defendem todo o tipo de desvio social. Seu objetivo é dividir para dominar.
Só que, quando tomam o poder, se tornam extremamente moralistas, homofóbicos, racistas, antifeministas etc.

Re: Ateu Conservador

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Concordo plenamente com tudo.

youtu.be/fsOBoCgyMPw

Ateus que se tornaram reacionários, conservadores ou coisas do tipo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

OBS: Eu tinha impressão de que já tinha um tópico assim, mas não achei tópico sobre esse tema específico, então crio aqui.

Tópico sobre ateus (ou que se diziam ateus) que antes militiavam contra influência da religião (mas precisamente as judaico-cristãs), mas que, com o tempo, foram descambando pra defesa do conservadorismo e reacionarismo de influência judaico-cristã pra barrar o que eles chama de "progressismo".
Pra deter a influência do esquerdismo "progressista" eles passam idéia de que cultura religiosa conservadora seria única coisa com força suficiente pra fazer frente a cultura do cancelamento, woke, etc, mesmo que isso signifique passar pano ou fazer vista grossa a excessos de fanáticos religiosos contra a "liberdade de expressão" que esses mesmos dizem defender. Dois exemplos disso, são:
- Rafael Scapella (que agora acha que a Polônia reaça é melhor exemplo a ser seguido que a Estônia menos religiosa, por exemplo);

- Vinicius César; que agora diz que todos ateus são de esquerda comunistas, sendo que ele mesmo se dizia ateu antes mas criticava esquerdismo (então ele seria esquerdista fingindo ser direitista? Vai saber!)


Ateu Admite: O Brasil Precisa de Jesus!


youtu.be/kZ9Vd3Wt7gE

A Decadência dos Países Que Abandonaram o Cristianismo


youtu.be/N1YheiFRZ4E


Olha esses ateus: Ciência, democracia e pluralidade SQN


youtu.be/lffGyFolN7M

Re: Ateus que se tornaram reacionários, conservadores ou coisas do tipo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 18:20 pm
OBS: Eu tinha impressão de que já tinha um tópico assim, mas não achei tópico sobre esse tema específico, então crio aqui.
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic.php?f=19&t=584
Pra deter a influência do esquerdismo "progressista" eles passam idéia de que cultura religiosa conservadora seria única coisa com força suficiente pra fazer frente a cultura do cancelamento, woke, etc, mesmo que isso signifique passar pano ou fazer vista grossa a excessos de fanáticos religiosos contra a "liberdade de expressão" que esses mesmos dizem defender. Dois exemplos disso, são:
É melhor não ter liberdade de expressão para críticas contra coisas que não existem do que ser censurado por críticas a coisas reais.

Re: Ateus que se tornaram reacionários, conservadores ou coisas do tipo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Suponho que tenham escolhido o inimigo que lhes parece menos prejudicial.
Tipo "melhor a civilização continuar cristã que virar islamita".

Re: Ateus que se tornaram reacionários, conservadores ou coisas do tipo

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 18:20 pm
OBS: Eu tinha impressão de que já tinha um tópico assim, mas não achei tópico sobre esse tema específico, então crio aqui.
Tutu escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 22:34 pm
Agnoscetico escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 18:20 pm
OBS: Eu tinha impressão de que já tinha um tópico assim, mas não achei tópico sobre esse tema específico, então crio aqui.
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic.php?f=19&t=584

Obrigado, Tutu.
Eu fiz a fusão dos tópicos.

Imagem

Re: Ateus que se tornaram reacionários, conservadores ou coisas do tipo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 18:20 pm
OBS: Eu tinha impressão de que já tinha um tópico assim, mas não achei tópico sobre esse tema específico, então crio aqui.

Tópico sobre ateus (ou que se diziam ateus) que antes militiavam contra influência da religião (mas precisamente as judaico-cristãs), mas que, com o tempo, foram descambando pra defesa do conservadorismo e reacionarismo de influência judaico-cristã pra barrar o que eles chama de "progressismo".
Pra deter a influência do esquerdismo "progressista" eles passam idéia de que cultura religiosa conservadora seria única coisa com força suficiente pra fazer frente a cultura do cancelamento, woke, etc, mesmo que isso signifique passar pano ou fazer vista grossa a excessos de fanáticos religiosos contra a "liberdade de expressão" que esses mesmos dizem defender. Dois exemplos disso, são:
- Rafael Scapella (que agora acha que a Polônia reaça é melhor exemplo a ser seguido que a Estônia menos religiosa, por exemplo);

- Vinicius César; que agora diz que todos ateus são de esquerda comunistas, sendo que ele mesmo se dizia ateu antes mas criticava esquerdismo (então ele seria esquerdista fingindo ser direitista? Vai saber!)


Ateu Admite: O Brasil Precisa de Jesus!


youtu.be/kZ9Vd3Wt7gE

A Decadência dos Países Que Abandonaram o Cristianismo


youtu.be/N1YheiFRZ4E


Olha esses ateus: Ciência, democracia e pluralidade SQN


youtu.be/lffGyFolN7M
Substituir wokismo da cultura pós-moderna por wokismo do fundamentalismo bíblico é equivalente a substitur Janja por pastor Valdemiro. Ou seja, zero upgrade.

Re: Ateus que se tornaram reacionários, conservadores ou coisas do tipo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Huxley escreveu:
Sex, 06 Outubro 2023 - 10:47 am
Agnoscetico escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 18:20 pm
OBS: Eu tinha impressão de que já tinha um tópico assim, mas não achei tópico sobre esse tema específico, então crio aqui.

Tópico sobre ateus (ou que se diziam ateus) que antes militiavam contra influência da religião (mas precisamente as judaico-cristãs), mas que, com o tempo, foram descambando pra defesa do conservadorismo e reacionarismo de influência judaico-cristã pra barrar o que eles chama de "progressismo".
Pra deter a influência do esquerdismo "progressista" eles passam idéia de que cultura religiosa conservadora seria única coisa com força suficiente pra fazer frente a cultura do cancelamento, woke, etc, mesmo que isso signifique passar pano ou fazer vista grossa a excessos de fanáticos religiosos contra a "liberdade de expressão" que esses mesmos dizem defender. Dois exemplos disso, são:
- Rafael Scapella (que agora acha que a Polônia reaça é melhor exemplo a ser seguido que a Estônia menos religiosa, por exemplo);

- Vinicius César; que agora diz que todos ateus são de esquerda comunistas, sendo que ele mesmo se dizia ateu antes mas criticava esquerdismo (então ele seria esquerdista fingindo ser direitista? Vai saber!)


Ateu Admite: O Brasil Precisa de Jesus!


youtu.be/kZ9Vd3Wt7gE

A Decadência dos Países Que Abandonaram o Cristianismo


youtu.be/N1YheiFRZ4E


Olha esses ateus: Ciência, democracia e pluralidade SQN


youtu.be/lffGyFolN7M
Substituir wokismo da cultura pós-moderna por wokismo do fundamentalismo bíblico é equivalente a substitur Janja por pastor Valdemiro. Ou seja, zero upgrade.

Mais do mesmo ateu conservador ou assemelhado:


Por Que Eu Parei de Criticar Religião?
Será que os "neo ateus" ajudaram a alimentar um monstro, mesmo sem saber?

youtu.be/0gpzpisqNHY

Re: Ateu Conservador

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 06 Outubro 2023 - 15:33 pm
Mais do mesmo ateu conservador ou assemelhado:

Por Que Eu Parei de Criticar Religião?
O que aconteceu com ele é o mesmo que aconteceu comigo.

Na infância fui doutrinado no catolicismo. Na adolescência eu me rebelei. Odiava a religião por considerar como uma instituição que prega mentiras sem sentido para roubar do povo burro iludido.

Hoje vemos que o declínio da religião trouxe consequências desastrosas para a sociedade piores do que a religiosidade. Assim descobri a importância da religião para a sociedade.

Como a justiça do Estado não é capaz de vigiar e punir todas as transgressões, a crença de ter um deus observando os pecados é uma forma de diminuir a quantidade de coisas erradas que as pessoas fazem. A religião é importante para evitar que a pessoa acredite em ideias e ideologia destrutivas. Se a religião durou milênios, significa que ela é algo que funciona. Quem deixa de acreditar no deus cristão e passa a acreditar em mitos woke acabou se tornando pior do que um fundamentalista religioso. Um woke que faz parte do grupo protegido acaba se tornando uma pessoa paranoica e culpa racismo ou "machismo" por tudo de ruim que acontece com ela e tem até estatísticas confirmando que elas tem mais problemas mentais.

Até fiz um tópico sobre isso: A religião é uma mentira, mas a sociedade é pior sem religião
Será que os "neo ateus" ajudaram a alimentar um monstro, mesmo sem saber?
"neo ateus" = woke?

Parece que os tradicionais ateus militantes foram responsáveis por criar esse monstro.

Movimentos de direitos humanos começaram bem, mas também se tornaram um monstro a partir do momento que começaram a pregar racismo contra branco e a defender bandidos.

Comentários das pessoas:
@bryanAXL
Eu aconpanhava muitos desses canais, na maioria dos casos se tratavam de professores (geralmente universitários) ligados a pesquisa academica. E como esperado eles amavam incentivo estatal pra pesquisa, daí pra abraçar a ideologia mais nociva da história do mundo foi um pulo.

@LuizFelipeSantarem
Eu acompanhava os canais de ateísmo, Clarion, Daniel Fraga, Pirula, ATEA... eu era cristão e continuo sendo. Eu gostava de ver as opiniões contrárias. Nunca fui convencido a mudar.
O erro dos ateus foi achar que atacando o cristianismo (que via de regra é uma religião extremamente de boa, e que criou os países mais livres do mundo) estariam criando uma sociedade de "pensadores livres". Só esqueceram que as pessoas precisam ter fé. Trocaram religião por qualquer outra coisa, qualquer pauta hoje é tratada religiosamente. Então acho que sim, isso ajudou o woke. Quem não virou woke acredita em qualquer religião alternativa, misticismo, bruxaria, horóscopo, idolatram celebridades, e por aí vai.
Hoje percebo que pessoas cristãs são muito mais pacíficas e agradáveis do que as "progressistas". Progressista está sempre em conflito.

Re: Ateus que se tornaram reacionários, conservadores ou coisas do tipo

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 06 Outubro 2023 - 15:33 pm
Spoiler:
Huxley escreveu:
Sex, 06 Outubro 2023 - 10:47 am
Agnoscetico escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 18:20 pm
OBS: Eu tinha impressão de que já tinha um tópico assim, mas não achei tópico sobre esse tema específico, então crio aqui.

Tópico sobre ateus (ou que se diziam ateus) que antes militiavam contra influência da religião (mas precisamente as judaico-cristãs), mas que, com o tempo, foram descambando pra defesa do conservadorismo e reacionarismo de influência judaico-cristã pra barrar o que eles chama de "progressismo".
Pra deter a influência do esquerdismo "progressista" eles passam idéia de que cultura religiosa conservadora seria única coisa com força suficiente pra fazer frente a cultura do cancelamento, woke, etc, mesmo que isso signifique passar pano ou fazer vista grossa a excessos de fanáticos religiosos contra a "liberdade de expressão" que esses mesmos dizem defender. Dois exemplos disso, são:
- Rafael Scapella (que agora acha que a Polônia reaça é melhor exemplo a ser seguido que a Estônia menos religiosa, por exemplo);

- Vinicius César; que agora diz que todos ateus são de esquerda comunistas, sendo que ele mesmo se dizia ateu antes mas criticava esquerdismo (então ele seria esquerdista fingindo ser direitista? Vai saber!)


Ateu Admite: O Brasil Precisa de Jesus!


youtu.be/kZ9Vd3Wt7gE

A Decadência dos Países Que Abandonaram o Cristianismo


youtu.be/N1YheiFRZ4E


Olha esses ateus: Ciência, democracia e pluralidade SQN


youtu.be/lffGyFolN7M
Substituir wokismo da cultura pós-moderna por wokismo do fundamentalismo bíblico é equivalente a substitur Janja por pastor Valdemiro. Ou seja, zero upgrade.

Mais do mesmo ateu conservador ou assemelhado:


Por Que Eu Parei de Criticar Religião?
Será que os "neo ateus" ajudaram a alimentar um monstro, mesmo sem saber?

youtu.be/0gpzpisqNHY
As pessoas mais comumente migram da Suécia e Holanda para a Hungria e Rússia ou o contrário? Não nego que certos movimentos políticos tem imbecilizado muitos intelectuais desses países do Ocidente, mas onde é pior de se viver mesmo? Alguns dos países mais pobres e/ou totalitários politicamente do mundo são muito mais cristãos do que os ditos “países decadentes descristianizados”.
Responder