Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira
Gostaria de ouvir a opinião dos foristas com relação ao Patrono da Educação Brasileira: Paulo Freire.
De preferência, com referência e citação, mostrando sua boa fundamentação etc.
De preferência, com referência e citação, mostrando sua boa fundamentação etc.
Editado pela última vez por criso em Seg, 20 Setembro 2021 - 11:23 am, em um total de 2 vezes.
Paulo Freire, 100 anos | Documentário
youtu.be/tG_pVkhzr1c
CENTENÁRIO DO PAULO FREIRE
youtu.be/Ah-I05ezx1I
Ler: Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido:
https://cpers.com.br/wp-content/uploads ... Freire.pdf
Ler: Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia:
https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2 ... Freire.pdf
O centenário de Paulo Freire: admirado no mundo, também é vilão da direita
https://www.correiobraziliense.com.br/e ... reita.html
youtu.be/tG_pVkhzr1c
CENTENÁRIO DO PAULO FREIRE
youtu.be/Ah-I05ezx1I
Ler: Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido:
https://cpers.com.br/wp-content/uploads ... Freire.pdf
Ler: Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia:
https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2 ... Freire.pdf
O centenário de Paulo Freire: admirado no mundo, também é vilão da direita
https://www.correiobraziliense.com.br/e ... reita.html
Editado pela última vez por criso em Seg, 20 Setembro 2021 - 12:44 pm, em um total de 1 vez.
- Agnoscetico
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- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
Opinião dada por quem leu PF em partes específicas ou até certo ponto,
Opinião de Adrilles é do tipo: 'Não sei qual responsabilidade do PF na educação' e depois 'PF é responsável pelo desastre educacional brasileiro'.
TRETA! Qual é a INFLUÊNCIA de Paulo Freire para o DESASTRE da educação?
youtu.be/Hkm9zKBO2hk
PL FAKE NEWS / PAULO FREIRE - MORNING SHOW - 20/09/21
youtu.be/6Rzeuf8DysU
Opinião de Adrilles é do tipo: 'Não sei qual responsabilidade do PF na educação' e depois 'PF é responsável pelo desastre educacional brasileiro'.
TRETA! Qual é a INFLUÊNCIA de Paulo Freire para o DESASTRE da educação?
youtu.be/Hkm9zKBO2hk
PL FAKE NEWS / PAULO FREIRE - MORNING SHOW - 20/09/21
youtu.be/6Rzeuf8DysU
- Fernando Silva
- Conselheiro
- Mensagens: 5168
- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
O método dele funciona. As pessoas realmente aprendem a ler. E também é muito eficiente para doutrinar, para enfiar ideologias na cabeça das pessoas.
Foi usado pela esquerda, mas também funcionaria nas mãos da extrema direita.
Muito já foi postado aqui sobre ele, portanto seguem apenas alguns links:
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic ... ido#p15726
https://clubeceticismo.com.br/viewtopic ... mido#p9274
- Agnoscetico
- Mensagens: 4559
- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
Vídeo do Brasil escola, cheio de comentários do tipo "PF é a causa do fracasso educacional brasileiro". O participante também não ajudou muito, pois pareceu ta lacrando usando clichês repetidos várias vezes "Latifundiário... Patriarcal... Autoritário... racista...". A melhor forma de ter prova desse método é testando isso numa escola que sirva de laboratório/cobaia e ver o resultado observado pro lacradores e mitadores. Se bem que ainda sim pode haver ter os haters, usando argumento do nível que conspiracionistas que eleições com urna eletrônica foram fraudadas, nem adiantaria usar comprovantes eles iriam confiar.
Paulo Freire - Brasil Escola
youtu.be/PRSiGgEpqmA
Paulo Freire - Brasil Escola
youtu.be/PRSiGgEpqmA
- Fernando Silva
- Conselheiro
- Mensagens: 5168
- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
Acho que alguém que diz "Escola não é para transmitir conhecimento, é para construir o indivíduo" não está ajudando muito.
E acho que alguém que diz que a frase "Eva viu a uva" deve ser usada para uma discussão em classe sobre quem tem direito à uva etc. etc. está doutrinando os alunos e não ensinando.
Além disso, são seguidores, com suas interpretações pessoais do que ele teria dito, que efetivamente ensinam.
Já citei em algum lugar uma escola pública no Rio em que os alunos tinham trocentas atividades: balé, capoeira, artesanato etc., mas ficaram em último lugar na classificação porque não sabiam matemática nem português.
E acho que alguém que diz que a frase "Eva viu a uva" deve ser usada para uma discussão em classe sobre quem tem direito à uva etc. etc. está doutrinando os alunos e não ensinando.
Além disso, são seguidores, com suas interpretações pessoais do que ele teria dito, que efetivamente ensinam.
Já citei em algum lugar uma escola pública no Rio em que os alunos tinham trocentas atividades: balé, capoeira, artesanato etc., mas ficaram em último lugar na classificação porque não sabiam matemática nem português.
- Agnoscetico
- Mensagens: 4559
- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
Spoiler:
- Fernando Silva
- Conselheiro
- Mensagens: 5168
- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
Em breve, nem miçangas saberão fazer ...
- Agnoscetico
- Mensagens: 4559
- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
PF deve ser o assunto da semana:
Arthur do Val e seu mundo Paralelo sobre Paulo Freire
youtu.be/fuWhYbfW_xc
Arthur do Val e seu mundo Paralelo sobre Paulo Freire
TRANSCRIÇÃO (Não ta bom, mas ta aí pra quem prefere ler que assistir)
Spoiler:
youtu.be/fuWhYbfW_xc
- Agnoscetico
- Mensagens: 4559
- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
Não tem jeito, depois que PF virou doodle no Google, a turma da direita não fica quieto.
Nesse vídeo fala sobre PF teria plagiado professor americano e atribuindo culpa a PF pela "destruição" da educação brasileira; que os livros escritos por ele seria folhetins socialista de pior espécie e que precisa ter estômago forte (direitista) pra que leia isso:
Paulo Freire plagiou professor americano e destruiu a educação brasileira
youtu.be/11NH5Yktu3A
Nesse vídeo fala sobre PF teria plagiado professor americano e atribuindo culpa a PF pela "destruição" da educação brasileira; que os livros escritos por ele seria folhetins socialista de pior espécie e que precisa ter estômago forte (direitista) pra que leia isso:
Paulo Freire plagiou professor americano e destruiu a educação brasileira
Spoiler:
youtu.be/11NH5Yktu3A
'Brasil nunca aplicou Paulo Freire', diz pesquisador
Link: https://www.bbc.com/portuguese/noticias ... ofreire_cc
Amigo pessoal de Freire, Romão diz que críticos do educador "falam bobagem" sobre sua influência na educação brasileira
"Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire". A frase, que aparecia em uma faixa durante a manifestação contra o governo Dilma Rousseff em Brasília, em março de 2015, causou polêmica nas redes sociais e provocou até uma resposta da ONU, defendendo o educador brasileiro famoso mundialmente pela teoria da pedagogia crítica.
Considerado patrono da educação no Brasil desde 2012, Freire dá nome a institutos acadêmicos em países como Finlândia, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul e Espanha, mas, em sua terra natal, tem sido criticado por manifestantes e articulistas pelo que consideram sua "influência esquerdista" no ensino.
O historiador e doutor em Educação José Eustáquio Romão, seu amigo pessoal e especialista em sua obra, discorda: "Paulo Freire nunca foi aplicado na educação brasileira. (...) Ele entra (nas universidades) como frase de efeito, como título de biblioteca, nome de salão."
Link: https://www.bbc.com/portuguese/noticias ... ofreire_cc
Amigo pessoal de Freire, Romão diz que críticos do educador "falam bobagem" sobre sua influência na educação brasileira
"Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire". A frase, que aparecia em uma faixa durante a manifestação contra o governo Dilma Rousseff em Brasília, em março de 2015, causou polêmica nas redes sociais e provocou até uma resposta da ONU, defendendo o educador brasileiro famoso mundialmente pela teoria da pedagogia crítica.
Considerado patrono da educação no Brasil desde 2012, Freire dá nome a institutos acadêmicos em países como Finlândia, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul e Espanha, mas, em sua terra natal, tem sido criticado por manifestantes e articulistas pelo que consideram sua "influência esquerdista" no ensino.
O historiador e doutor em Educação José Eustáquio Romão, seu amigo pessoal e especialista em sua obra, discorda: "Paulo Freire nunca foi aplicado na educação brasileira. (...) Ele entra (nas universidades) como frase de efeito, como título de biblioteca, nome de salão."
- Fernando Silva
- Conselheiro
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- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
Dificilmente aplicaram Paulo Freire ao pé da letra porque provavelmente não o leram.criso escreveu: ↑Sex, 24 Setembro 2021 - 16:55 pm'Brasil nunca aplicou Paulo Freire', diz pesquisador
Link: https://www.bbc.com/portuguese/noticias ... ofreire_cc
Mas o usaram como pretexto ou justificativa, tipo os crentes que dizem "A Bíblia manda fazer isto, então vamos fazer aquilo (algo completamente diferente)".
E daí levam às últimas consequências o conceito de que "escola não é para ensinar, é para construir o indivíduo", e o resultado é que há escolas que oferecem trocentas atividades 'construtivas', mas não ensinam matemática nem português.
- Fernando Silva
- Conselheiro
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- Agnoscetico
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Estudei em escola pública apenas na 1ª e 2ª série. Estive, mais tarde, em 3 universidades públicas: duas federais e uma estadual.Fernando Silva escreveu: ↑Sáb, 25 Setembro 2021 - 10:21 amDificilmente aplicaram Paulo Freire ao pé da letra porque provavelmente não o leram.criso escreveu: ↑Sex, 24 Setembro 2021 - 16:55 pm'Brasil nunca aplicou Paulo Freire', diz pesquisador
Link: https://www.bbc.com/portuguese/noticias ... ofreire_cc
Mas o usaram como pretexto ou justificativa, tipo os crentes que dizem "A Bíblia manda fazer isto, então vamos fazer aquilo (algo completamente diferente)".
E daí levam às últimas consequências o conceito de que "escola não é para ensinar, é para construir o indivíduo", e o resultado é que há escolas que oferecem trocentas atividades 'construtivas', mas não ensinam matemática nem português.
Jamais vi professor algum aplicar o método Paulo Freire ou basear sua pedagogia nas teses de Paulo Freire.
Muito menos vi professores interessados em "construir indivíduos". As aulas, em sua maioria, eram "cupe e giz". Um conteúdo pré-formatado cuja essência mesmo os alunos mais brilhantes e interessados, raramente penetram.
Ou seja, tudo que Paulo Freire criticou. Exatamente o que ele denominou de "educação cheque" e que eu mesmo, sem conhecer Paulo Freire, chamava de "escola fábrica".
Infelizmente este brilhante pedagogo brasileiro se tornou um dos alvos preferenciais em uma guerra ideológica suja, onde a mentira e a difamação são as armas mais utilizadas.
Este post mesmo, do Acauãn, tem todos os indícios do tipo de coisas que eles inventam e depois as tias do zap espalham. Então o cara se apresenta como "eu sou o professor Paulo Freiriano", o que indica que este é um primeiro dia de aula. Mas o professor Paulofreiriano não diz o próprio nome: "eu sou o Prof. paulofreiriano Luis Augusto", que seria de se esperar. Estranho...
E é um 1º dia de aula, mas o professor paulofreiriano sem nome conclama seus alunos a apresentarem visões não matemáticas do Teorema. (????).
Mas qual teorema se é o 1º dia, o professor acabou de se apresentar e não deu teorema algum ainda?
E nessa altura do campeonato as pessoas ainda acreditam nestes memes sem duvidar e passam pra frente.
Paulo Freire não era apenas de esquerda. Paulo Freire foi comunista e admirava a URSS, Cuba, Fidel Castro e Che Guevara.
E, horor dos horrores, Paulo Freire ajudou a fundar o PT.
Obviamente que um homem assim precisa ser demonizado. Pior ainda por ser o intelectual brasileiro mais citado em monografias de mestrado e doutorado e uma personalidade respeitadíssima em sua área em todo o mundo.
Paulo Freire precisa ser desmoralizado, destruído, transformado na raiz de todos os males da educação no Brasil. E não importa que seja tão estranho que o que está destruindo a educação aqui seja super bem sucedido quando aplicado lá fora. Não importa que a escola pública premiada como de melhor ensino nos EUA, em 2017, aplique o método Paulo Freire.
O homem Paulo Freire era comunista. Logo o pedagogo Paulo Freire é um bosta.
Jorge Amado foi do partido comunista. Logo é uma bosta de escritor, seus romances uma porcaria.
Chico Buarque simpatizava com Cuba. Logo ele não pode ser um dos compositores mais geniais, não do Brasil, mas do mundo.
E Albert Einstein foi comunista também. Escreveu um longo artigo explicando porque o futuro da humanidade seria o comunismo.
Vamos nos livrar da Teoria de Relatividade também!!!
É assim com o bolsonazismo, querem acabar com tudo que não seja bolsonazimo.
Uma pena que só o que exista no bolsonazismo seja a mais absoluta mediocridade.
Manguinhos e Butantan estão repletos de "esquerdistas", eles acham. Então montam um gabinete de crise com a Nilse Yamaguchi, Osmar Terra e a capitã Cloroquina. Botam ator de Malhação na Secretaria de Cultura pra substituir um outro que era nazista e psicótico, mas bolsonarista. Botam terraplanista na Fundação Nacional de Artes e a Ancine (agência para promoção do cinema nacional) está tentando destruir o cinema nacional na sua melhor fase histórica, quando o cinema brasileiro ganhava prêmios em vários festivais importantes.
Qualquer resquício de capacidade, talento e competência neste país deve ser substituído pela mediocridade que se alinha com a bitolação bolsonarista.
Para entender Paulo Freire (o PEDAGOGO) de uma vez por todas.
Educação passou por uma grande transformação com a Revolução Industrial. Antes, mesmo nos países mais ricos e poderosos, quase todo mundo era analfabeto e apenas a elite poderia pagar tutores para seus filhos.
Instruir, portanto, era um processo personalizado, aonde o tutor se relacionava direta e intimamente com seu pupilo (na Grécia Antiga muito direta e intimamente... ). Estudar era mais ou menos como conversas entre professor e aluno onde, claro, o professor sabia mais sobre o que estava ensinando que o aluno. Não havia provas, não havia notas, não havia séries, ninguém passava de ano ou era reprovado. Era uma relação pessoal e o mestre sabia imediatamente se o pupilo estava ou não aprendendo. Se estava ou não interessado.
Excluindo-se a pedofilia dos gregos, esse é o tipo de processo educativo ideal, que faz o aluno se relacionar integralmente com aquilo está aprendendo.
Mas nunca seria possível educar as massas dessa forma. Apenas os nobres e aristocratas teriam acesso à educação.
Com a Revolução Industrial surgiu a escola que reproduzia o modelo da fábrica e instituía a educação em série. Não só porque a Revolução Industrial permitia produzir tijolos em série baratos para construir escolas, carteiras em série, quadro-negros em série, giz em série, cartilhas em série, lápis, cadernos... tudo em série e barato o bastante para ser fornecido a milhares de crianças, mas também porque o próprio modelo da escola passou a seguir o bem sucedido modelo da fábrica: uma linha de produção de ensino.
Na escola fábrica todos os alunos usam o mesmo uniforme, como os operários. As aulas são ministradas sempre de segunda a sexta, e a escola começa a funcionar sempre no mesmo horário, quando toca a sirene da fábic... digo, o sinal da escola. Também o expediente se encerra ao tocar o apito da fábrica, digo, o sinal da escola. Todos sentam em carteiras iguais, usam os mesmos livros, copiam a mesma matéria do quadro negro e o professor dá a mesmíssima aula para todas as turmas.
Passa a existir também um sistema de avaliação padronizado, e todos fazem a mesma prova que recebe uma nota seguindo critérios impessoais e objetivos. É o controle de qualidade da fábrica.
Se um aluno repete de ano, no ano seguinte ele vai assistir exatamente as mesmas aulas. Vai copiar no caderno palavra por palavra daquilo que o professor já tinha escrito no ano anterior.
É uma coisa em série, padronizada, impessoal, que pode ser empregada em milhares de alunos ao mesmo tempo a um baixo custo.
E na escola fábrica, impessoal, o aluno tem metas. Mas a meta do aluno não é o saber; é a nota, é passar de ano.
Na prática, o resultado disso é que os bons alunos se interessam muito por boas notas mas raramente algum aluno se interessa mesmo por aprender. Desenvolve curiosidade e interesse genuíno por Matemática, Física, Química, etc, etc, etc... E isto mesmo entre os assim chamados CDFs.
O modelo escola fábrica foi o cemitério do interesse pelo saber.
É impressionante, se você conversar com um adolescente que estudou sempre em boas escolas e está prestes a fazer o Enem, descobrir o quanto este jovem NÃO SABE.. Ele vai passar no Enem, vai entrar numa federal. Mas ele não entende nada sobre Biologia, Matemática, Literatura, Química, Geografia... mal é capaz de escrever uma redação decente sobre um tema simples.
E isso é a regra entre OS BONS ALUNOS. Nem estou aqui falando dos ruins.
Mas este "bom aluno", nos últimos dez anos, esteve envolvido uma média de 8 horas por dia com estudo e sua família gastou uma pequena fortuna com sua educação.
Evidentemente há algo de muito errado e ineficiente neste paradigma de escola fábrica.
Pois bem, o PEDAGOGO Paulo Freire, comunista comedor de criancinha, foi um dos primeiros a entender e diagnosticar esta síndrome na Educação e propor alternativas que funcionam!!!
Ele estava errado em relação a Fidel Castro. Mas na pedagogia o homem acertou em cheio.
E o pior é que, no mundo inteiro, nos lugares onde a educação avança, é porque a "escola fábrica" está sendo substituída por modelos menos ineficientes. Ou seja, FORA de Paulo Freire não há solução para a educação. E se ele não tivesse existido algum outro, comunista ou não, teria chegado nas mesmas conclusões.
Da mesma forma, se o comunista Albert Einstein não tivesse elaborado a Teoria da Relatividade, algum outro o faria. Comunista ou não.
Porque é a realidade. Porque os fatos são teimosos e cagam para nossas inclinações ideológicas, gostos, moral e preconceitos.
- Hipatia
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- Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA
Pedro Reis escreveu: ↑Seg, 27 Setembro 2021 - 22:12 pmEstudei em escola pública apenas na 1ª e 2ª série. Estive, mais tarde, em 3 universidades públicas: duas federais e uma estadual.Fernando Silva escreveu: ↑Sáb, 25 Setembro 2021 - 10:21 amDificilmente aplicaram Paulo Freire ao pé da letra porque provavelmente não o leram.criso escreveu: ↑Sex, 24 Setembro 2021 - 16:55 pm'Brasil nunca aplicou Paulo Freire', diz pesquisador
Link: https://www.bbc.com/portuguese/noticias ... ofreire_cc
Mas o usaram como pretexto ou justificativa, tipo os crentes que dizem "A Bíblia manda fazer isto, então vamos fazer aquilo (algo completamente diferente)".
E daí levam às últimas consequências o conceito de que "escola não é para ensinar, é para construir o indivíduo", e o resultado é que há escolas que oferecem trocentas atividades 'construtivas', mas não ensinam matemática nem português.
Jamais vi professor algum aplicar o método Paulo Freire ou basear sua pedagogia nas teses de Paulo Freire.
Muito menos vi professores interessados em "construir indivíduos". As aulas, em sua maioria, eram "cupe e giz". Um conteúdo pré-formatado cuja essência mesmo os alunos mais brilhantes e interessados, raramente penetram.
Ou seja, tudo que Paulo Freire criticou. Exatamente o que ele denominou de "educação cheque" e que eu mesmo, sem conhecer Paulo Freire, chamava de "escola fábrica".
Infelizmente este brilhante pedagogo brasileiro se tornou um dos alvos preferenciais em uma guerra ideológica suja, onde a mentira e a difamação são as armas mais utilizadas.
Este post mesmo, do Acauãn, tem todos os indícios do tipo de coisas que eles inventam e depois as tias do zap espalham. Então o cara se apresenta como "eu sou o professor Paulo Freiriano", o que indica que este é um primeiro dia de aula. Mas o professor Paulofreiriano não diz o próprio nome: "eu sou o Prof. paulofreiriano Luis Augusto", que seria de se esperar. Estranho...
E é um 1º dia de aula, mas o professor paulofreiriano sem nome conclama seus alunos a apresentarem visões não matemáticas do Teorema. (????).
Mas qual teorema se é o 1º dia, o professor acabou de se apresentar e não deu teorema algum ainda?
E nessa altura do campeonato as pessoas ainda acreditam nestes memes sem duvidar e passam pra frente.
Paulo Freire não era apenas de esquerda. Paulo Freire foi comunista e admirava a URSS, Cuba, Fidel Castro e Che Guevara.
E, horor dos horrores, Paulo Freire ajudou a fundar o PT.
Obviamente que um homem assim precisa ser demonizado. Pior ainda por ser o intelectual brasileiro mais citado em monografias de mestrado e doutorado e uma personalidade respeitadíssima em sua área em todo o mundo.
Paulo Freire precisa ser desmoralizado, destruído, transformado na raiz de todos os males da educação no Brasil. E não importa que seja tão estranho que o que está destruindo a educação aqui seja super bem sucedido quando aplicado lá fora. Não importa que a escola pública premiada como de melhor ensino nos EUA, em 2017, aplique o método Paulo Freire.
O homem Paulo Freire era comunista. Logo o pedagogo Paulo Freire é um bosta.
Jorge Amado foi do partido comunista. Logo é uma bosta de escritor, seus romances uma porcaria.
Chico Buarque simpatizava com Cuba. Logo ele não pode ser um dos compositores mais geniais, não do Brasil, mas do mundo.
E Albert Einstein foi comunista também. Escreveu um longo artigo explicando porque o futuro da humanidade seria o comunismo.
Vamos nos livrar da Teoria de Relatividade também!!!
É assim com o bolsonazismo, querem acabar com tudo que não seja bolsonazimo.
Uma pena que só o que exista no bolsonazismo seja a mais absoluta mediocridade.
Manguinhos e Butantan estão repletos de "esquerdistas", eles acham. Então montam um gabinete de crise com a Nilse Yamaguchi, Osmar Terra e a capitã Cloroquina. Botam ator de Malhação na Secretaria de Cultura pra substituir um outro que era nazista e psicótico, mas bolsonarista. Botam terraplanista na Fundação Nacional de Artes e a Ancine (agência para promoção do cinema nacional) está tentando destruir o cinema nacional na sua melhor fase histórica, quando o cinema brasileiro ganhava prêmios em vários festivais importantes.
Qualquer resquício de capacidade, talento e competência neste país deve ser substituído pela mediocridade que se alinha com a bitolação bolsonarista.
Para entender Paulo Freire (o PEDAGOGO) de uma vez por todas.
Educação passou por uma grande transformação com a Revolução Industrial. Antes, mesmo nos países mais ricos e poderosos, quase todo mundo era analfabeto e apenas a elite poderia pagar tutores para seus filhos.
Instruir, portanto, era um processo personalizado, aonde o tutor se relacionava direta e intimamente com seu pupilo (na Grécia Antiga muito direta e intimamente... ). Estudar era mais ou menos como conversas entre professor e aluno onde, claro, o professor sabia mais sobre o que estava ensinando que o aluno. Não havia provas, não havia notas, não havia séries, ninguém passava de ano ou era reprovado. Era uma relação pessoal e o mestre sabia imediatamente se o pupilo estava ou não aprendendo. Se estava ou não interessado.
Excluindo-se a pedofilia dos gregos, esse é o tipo de processo educativo ideal, que faz o aluno se relacionar integralmente com aquilo está aprendendo.
Mas nunca seria possível educar as massas dessa forma. Apenas os nobres e aristocratas teriam acesso à educação.
Com a Revolução Industrial surgiu a escola que reproduzia o modelo da fábrica e instituía a educação em série. Não só porque a Revolução Industrial permitia produzir tijolos em série baratos para construir escolas, carteiras em série, quadro-negros em série, giz em série, cartilhas em série, lápis, cadernos... tudo em série e barato o bastante para ser fornecido a milhares de crianças, mas também porque o próprio modelo da escola passou a seguir o bem sucedido modelo da fábrica: uma linha de produção de ensino.
Na escola fábrica todos os alunos usam o mesmo uniforme, como os operários. As aulas são ministradas sempre de segunda a sexta, e a escola começa a funcionar sempre no mesmo horário, quando toca a sirene da fábic... digo, o sinal da escola. Também o expediente se encerra ao tocar o apito da fábrica, digo, o sinal da escola. Todos sentam em carteiras iguais, usam os mesmos livros, copiam a mesma matéria do quadro negro e o professor dá a mesmíssima aula para todas as turmas.
Passa a existir também um sistema de avaliação padronizado, e todos fazem a mesma prova que recebe uma nota seguindo critérios impessoais e objetivos. É o controle de qualidade da fábrica.
Se um aluno repete de ano, no ano seguinte ele vai assistir exatamente as mesmas aulas. Vai copiar no caderno palavra por palavra daquilo que o professor já tinha escrito no ano anterior.
É uma coisa em série, padronizada, impessoal, que pode ser empregada em milhares de alunos ao mesmo tempo a um baixo custo.
E na escola fábrica, impessoal, o aluno tem metas. Mas a meta do aluno não é o saber; é a nota, é passar de ano.
Na prática, o resultado disso é que os bons alunos se interessam muito por boas notas mas raramente algum aluno se interessa mesmo por aprender. Desenvolve curiosidade e interesse genuíno por Matemática, Física, Química, etc, etc, etc... E isto mesmo entre os assim chamados CDFs.
O modelo escola fábrica foi o cemitério do interesse pelo saber.
É impressionante, se você conversar com um adolescente que estudou sempre em boas escolas e está prestes a fazer o Enem, descobrir o quanto este jovem NÃO SABE.. Ele vai passar no Enem, vai entrar numa federal. Mas ele não entende nada sobre Biologia, Matemática, Literatura, Química, Geografia... mal é capaz de escrever uma redação decente sobre um tema simples.
E isso é a regra entre OS BONS ALUNOS. Nem estou aqui falando dos ruins.
Mas este "bom aluno", nos últimos dez anos, esteve envolvido uma média de 8 horas por dia com estudo e sua família gastou uma pequena fortuna com sua educação.
Evidentemente há algo de muito errado e ineficiente neste paradigma de escola fábrica.
Pois bem, o PEDAGOGO Paulo Freire, comunista comedor de criancinha, foi um dos primeiros a entender e diagnosticar esta síndrome na Educação e propor alternativas que funcionam!!!
Ele estava errado em relação a Fidel Castro. Mas na pedagogia o homem acertou em cheio.
E o pior é que, no mundo inteiro, nos lugares onde a educação avança, é porque a "escola fábrica" está sendo substituída por modelos menos ineficientes. Ou seja, FORA de Paulo Freire não há solução para a educação. E se ele não tivesse existido algum outro, comunista ou não, teria chegado nas mesmas conclusões.
Da mesma forma, se o comunista Albert Einstein não tivesse elaborado a Teoria da Relatividade, algum outro o faria. Comunista ou não.
Porque é a realidade. Porque os fatos são teimosos e cagam para nossas inclinações ideológicas, gostos, moral e preconceitos.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT
- Fernando Silva
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https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/ ... os-unidos/O resultado desastroso do método Paulo Freire nas escolas dos Estados Unidos
James Lindsay 21/04/2024
Painel em homenagem a Paulo Freire na sede da CUT do Distrito Federal.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Como se sabe, o nome do professor pernambucano Paulo Freire (1921-1997) é um dos mais citados em trabalhos acadêmicos mundo afora. Mas não deixa de ser uma surpresa o fato de que a influência de seu método pedagógico, de bases marxistas, tenha influenciado até o sistema educacional dos EUA — polo central do capitalismo contemporâneo.
Em ‘A Pedagogia do Marxismo’, o escritor americano James Lindsay analisa o impacto das ideias “freirianas” em seu país e afirma: além de destruir a educação, o brasileiro está por trás da radicalização política atual. Leia a seguir um trecho do livro, lançado em março no Brasil pelo selo Avis Rara.
Paulo Freire não foi meramente um educador. Ele foi um pós-colonialista radical e um marxista.
É preciso também compreendê-lo como uma figura religiosa, especificamente um teólogo da libertação, ou pelo menos um devoto da teologia da libertação, que podemos descrever como marxismo disfarçado de catolicismo.
Os registros religiosos na pedagogia de Freire — na teologia do marxismo — não são meramente casuais nem secundários.
Eles são absolutamente fundamentais para o seu trabalho, que, portanto, deve ser reconhecido como uma forma explícita e intencional de ensino religioso.
Na realidade, seria melhor considerar que Paulo Freire foi o principal divulgador da teologia e da prática do marxismo na última metade do século XX.
No final das contas, o mais simples resumo do extenso conjunto da obra de Paulo Freire é que ele marxificou a educação, transformando-a em um tipo de ensino religioso que o nosso estado atualmente respalda, financia, apoia, promove e demanda.
Dizer que Freire “marxificou” a educação não é dizer que ele injetou ideias marxistas nela, e também não é dizer que ele a adaptou para que servisse à doutrinação marxista, como nós geralmente a compreendemos.
Freire transformou a própria teoria da educação (pedagogia) numa teoria da pedagogia marxista. Ele mudou até o significado do que é ser educado (ou letrado) da mesma maneira.
Freire criou uma teoria marxista do conhecimento que permeia toda a sua teoria da educação, e construiu uma práxis marxista de reforma do pensamento em torno dela. Esse é o seu legado.
Suas escolas — as quais praticamente todas as nossas crianças na América do Norte frequentam, ao menos até certo ponto —, portanto, tratam a educação como um marxista a trataria se o conhecimento propriamente dito fosse entendido como um tipo de capital cultural que Marx, se visse isso dessa maneira, aboliria.
Em minha opinião, é principalmente por esse motivo que as escolas norte-americanas têm fracassado tão completamente em ensinar as crianças a ler, escrever e fazer cálculos matemáticos, entender História e educação cívica, e tornarem-se cientificamente instruídas, mesmo no nível da série em que estão, apesar dos substanciais e cada vez maiores recursos (públicos ou outros) que são destinados à tarefa da educação.
A finalidade do que as escolas freirianas consideram “educação” não poderia estar mais distante disso — na realidade, a sua finalidade é transformar nossos filhos em marxistas.
Nos Estados Unidos como um todo, o fracasso no desempenho escolar, particularmente nas escolas públicas, é absolutamente condenável, até mesmo por padrões internacionais que são um tanto torpes.
Embora isso varie de acordo com a disciplina, série e o estado, nas escolas públicas norte-americanas em geral, menos de um terço dos estudantes têm desempenho dentro da média.
O analfabetismo e a incapacidade em matemática são cada vez mais a norma (e não a exceção), a ser enfrentada com demandas crescentes por programas, dinheiro e “igualdade”, outra finalidade marxista.
Nada disso funcionará enquanto a pedagogia de Freire estiver instalada no cerne da educação. Seria mais proveitoso colocar fogo no dinheiro (ou deixar que as pessoas fiquem com ele).
Enquanto isso, as salas de aula ficam cada vez mais fora de controle graças a tendências relacionadas (marxistas), como a “justiça restaurativa”, e estudantes vão sendo pouco a pouco afastados do processo escolar e do conteúdo acadêmico em suas escolas.
Esse exorbitante fracasso está acontecendo num cenário de padrões e avaliações aparentemente muito rigorosos (todos os estudantes são bem-sucedidos, núcleo comum, etc.), envolvimento excessivo e doações de fundações e ONGs agora suspeitas, e rios de dinheiro federal e estadual adicional despejados nas escolas — muitas vezes destinado de maneira ilegítima, até mesmo por meio da Lei CARES, que destinava recursos de assistência na pandemia de coronavírus.
Muitos fatores contribuíram para o fracasso da educação nesse aspecto, mas pouco se fala diretamente a respeito do enorme impacto das ideias desastrosas de Paulo Freire, as quais não podem levar ao sucesso acadêmico, por mais dinheiro que seja desperdiçado para impulsioná-las.
Na realidade, razões não faltam para acreditarmos que quanto mais essas abordagens forem financiadas, piores serão os resultados.
Por esse motivo, a pedagogia crítica de Paulo Freire é um abjeto fracasso antieducacional, que deveria ser extirpado tanto do nosso ambiente de educação primária e secundária quanto das faculdades de pedagogia o mais rápido e mais completamente possível.
Na verdade, ela jamais deveria ter sido adotada, e as pessoas que se encarregaram de colocá-la em prática deveriam ser responsabilizadas pelos danos inacreditáveis que ela causou em 40 anos de interferência.
Essas ideias eram terríveis e infundadas já quando foram escritas nos anos 1960 e quando foram aceitas na América do Norte nos anos 1980, e não tiveram nem uma gota de aprimoramento nas décadas que se seguiram.
A sua adoção e inclusão, primeiro nas faculdades de pedagogia norte-americanas, depois nas escolas primárias e secundárias, deve ser considerada um dos maiores escândalos acadêmicos na História mundial.
Sem dúvida, a usurpação “crítica” da educação deve ser considerada nada menos que um crime contra a humanidade.