Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas
por Sacha Golobis em Aeon (https://aeon.co/)

Tradução do original em inglês: https://psyche.co/ideas/why-some-of-the ... 0-69645021
Alguns anos antes de morrer no exílio do nazismo, o romancista austríaco Robert Musil proferiu uma palestra em Viena, ‘Sobre a estupidez’ (1937). Em seu cerne estava a ideia de que a estupidez não era mera "burrice", não era uma falta bruta de poder de processamento. A estupidez, para Musil, era "direta", na verdade quase "honrada". A estupidez era algo muito diferente e muito mais perigoso: perigoso precisamente porque algumas das pessoas mais inteligentes, as menos burras, costumavam ser as mais idiotas.

A palestra de Musil nos deixa um importante conjunto de questões. O que exatamente é estupidez? Como isso se relaciona com a moralidade: você pode ser moralmente bom e estúpido, por exemplo? Como isso se relaciona com o vício: a estupidez é uma espécie de preconceito, talvez? E por que é tão específico de um domínio: por que as pessoas costumam ser estúpidas em uma área e perspicazes em outra? A própria resposta de Musil, centrada na pretensão, é muito focada no diletantismo da Viena entre as guerras para nos servir agora. Mas suas perguntas e sua intuição sobre o perigo da estupidez são tão relevantes como sempre.

A estupidez é uma falha cognitiva muito específica. Colocado de forma grosseira, ocorre quando você não tem as ferramentas conceituais certas para o trabalho. O resultado é uma incapacidade de entender o que está acontecendo e uma tendência resultante de forçar os fenômenos a formarem escaninhos rudes e distorcidos.

Isso é mais fácil de introduzir com um caso trágico. O alto comando britânico durante a Primeira Guerra Mundial freqüentemente entendia a guerra de trincheiras usando conceitos e estratégias das batalhas de cavalaria de sua juventude. Como um dos subordinados do marechal de campo Douglas Haig observou mais tarde, eles pensavam nas trincheiras como "operações móveis na parada": ou seja, como linhas de batalha fluidas com a simples ressalva de que nada de fato mudou por anos. Sem surpresa, isso não os serviu bem na formulação de uma estratégia: eles foram prejudicados, além da escassez de recursos materiais, por uma espécie de "obsolescência conceitual", uma falha em atualizar suas ferramentas cognitivas para se adequar à tarefa em mãos.

A estupidez muitas vezes surge em casos como este, quando uma estrutura conceitual desatualizada é forçada a funcionar, prejudicando o controle do usuário sobre algum fenômeno novo. É importante distinguir isso do mero erro. Cometemos erros por todos os tipos de razões. A estupidez é antes uma causa específica e obstinada de erro. Historicamente, os filósofos se preocuparam muito com a irracionalidade de não usar os meios disponíveis para meus objetivos: Tom quer entrar em forma, mas seus tênis de corrida estão silenciosamente juntando poeira. A solução padrão para o dilema de Tom é simples força de vontade. A estupidez é muito diferente disso. É antes uma falta dos meios necessários, uma falta do equipamento intelectual necessário. Combatê-lo normalmente não requer força de vontade bruta, mas a construção de uma nova maneira de ver nosso eu e nosso mundo.

Tal estupidez é perfeitamente compatível com a inteligência: Haig era por qualquer padrão um homem inteligente. De fato, em pelo menos alguns casos, a inteligência estimula ativamente a estupidez ao permitir a racionalização perniciosa: quando Harry Houdini, o grande ilusionista, conduziu Arthur Conan Doyle, o inventor de Sherlock Holmes, através dos truques subjacentes às sessões em que Conan Doyle acreditava piamente, o a reação do autor foi inventar uma contra-explicação ridiculamente elaborada de por que eram precisamente os verdadeiros médiuns que pareciam ser fraudes.

Embora eu o tenha introduzido por meio da "obsolescência conceitual", a estupidez também é compatível com um tipo de inovação equivocada. Considere um país que importa com entusiasmo novas ferramentas conceituais, não de um tempo passado, mas de um lugar muito diferente. Os debates globais sobre justiça social, por exemplo, são agora dominados por um conjunto de ideias e termos retirados dos Estados Unidos, uma nação marcada por uma trajetória histórica e cultural incrivelmente específica. Simplesmente transferir essa estrutura para outros países, como aqueles em que a classe é menos racializada (por exemplo, estados que dependem da exploração de mão de obra migrante branca da Europa Oriental), ou nos quais é racializada de maneiras muito mais complexas (por exemplo, estados como a África do Sul) é conceitual e socialmente arriscado.

A estupidez tem duas características que a tornam particularmente perigosa quando comparada com outros vícios. Primeiro, ao contrário das falhas de caráter, a estupidez é principalmente uma propriedade de grupos ou tradições, não de indivíduos: afinal, obtemos a maioria de nossos conceitos, nossas ferramentas mentais, da sociedade em que fomos criados. Suponha que o problema com Haig fosse preguiça: não faltaram generais enérgicos para substituí-lo. Mas se Haig trabalhou até os ossos na prisão intelectual da tradição militar do século 19, então resolver a dificuldade se tornará mais difícil: você precisará introduzir uma nova estrutura conceitual e estabelecer um senso de identidade e orgulho militar para ela. Uma vez que a estupidez se apodere de um grupo ou sociedade, é particularmente difícil erradicá-la - inventar, distribuir e normalizar novos conceitos é um trabalho árduo.

A idiotice por si só raramente é a ameaça motriz: à frente de quase todos os movimentos idiotas, você encontrará o estúpido no comando.
Em segundo lugar, a estupidez gera mais estupidez devido a uma profunda ambigüidade em sua natureza. Se a estupidez é uma questão de ferramentas erradas para o trabalho, se uma ação é estúpida dependerá de qual é o trabalho; assim como um martelo é perfeito para algumas tarefas e errado para outras. Veja a política, onde a estupidez é particularmente contagiosa: um slogan estúpido ressoa com um eleitor estúpido, reflete a maneira como eles veem o mundo. O resultado é que a estupidez pode, ironicamente, ser extremamente eficaz no ambiente certo: um tipo de incapacidade está de fato sendo selecionada. É vital separar este ponto das alegações familiares e condescendentes sobre o quão estúpido ou inculto é o "outro lado": a estupidez é compatível com alto desempenho educacional, e é mais propriedade de uma cultura política do que dos indivíduos nela, necessitando a ser tratada nesse nível.

A atitude indulgente, quase nobre de Musil para com a estupidez "honrada" era certamente perigosamente complacente: considere seu papel no fenômeno antivax. Mas a idiotice por si só raramente é a ameaça motriz: à frente de quase todos os movimentos idiotas, você encontrará o estúpido no comando.

Agora podemos explicar por que a estupidez é tão específica de um domínio, por que alguém pode ser tão inteligente em uma área e tão idiota em outra: os conceitos relevantes são freqüentemente específicos de um domínio. Além disso, podemos ver que haverá muitos casos em que ela não é estupidez totalmente desenvolvida, mas que imitam seus efeitos. Imagine alguém que estava cego para todas as evidências de que estava sendo traído, finalmente se perguntando 'Como você pôde ser tão estúpido?' Aqui, o problema não é pura estupidez: o conceito de trapaça é bastante comum. O que temos aqui é antes alguém ‘agindo como se fosse estúpido’. Não é apenas que eles falharam em aplicar o conceito de traição, mas que literalmente não pensaram nisso: foi efetivamente "offline", devido a pressões emocionais e outras. Nesse tipo de caso, os agentes possuem as ferramentas intelectuais necessárias, mas, inadvertidamente, as bloqueiam. Isso marca um contraste importante com a estupidez - podemos nos tornar estúpidos, mas não nos tornamos idiotas.

Portanto, a estupidez é difícil de consertar. Isso é exacerbado pela maneira como se encaixa com outros vícios: a teimosia me impede de revisitar meus conceitos, mesmo quando eles me falham. Mas, uma vez que entendemos a natureza da estupidez, as coisas são um pouco mais brilhantes do que podem parecer. Ver os oponentes políticos como principalmente cínicos os transforma em monstros maquiavélicos, não deixando espaço para nada além de uma batalha de soma zero pela dominação. Ver os oponentes políticos como basicamente burros é sugerir uma falha irreparável - uma falha que, em nossa sociedade profundamente hierárquica, muitas vezes projetamos naqueles sem as credenciais educacionais "certas". Ambos os movimentos também oferecem uma certa falsa garantia: com um pouco de reflexão, podemos ter certeza de que não somos cínicos e, com as credenciais certas, podemos provar que não somos burros. Mas podemos muito bem ser apanhados na rede da estupidez. Se a história for algo para passar, daqui a algumas centenas de anos, nossos descendentes acharão pelo menos uma parte da moralidade contemporânea quase ininteligível - 'Como pessoas decentes poderiam ter acreditado nisso?' eles podem muito bem concluir que éramos estúpidos.
Sacha Golob é revisor de filosofia no King’s College London e codiretor do Centre for Philosophy and Visual Arts (CPVA). Ele publicou extensivamente sobre a filosofia francesa e alemã moderna e a filosofia da arte. Sua pesquisa atual explora o progresso e declínio moral.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Por não ser um especialista em assunto algum gosto de expressar meu diletantismo, refletido e sincero, esperando aprender e colaborar. Afinal, de nenhum modo me julgo estúpido.
No texto, muito interessante por sinal, dois pontos permanecem obscuros: o que se entende por Inteligência e o que é, afinal, estupidez.

Diz o autor - "A estupidez é uma falha cognitiva muito específica. Colocado de forma grosseira, ocorre quando você não tem as ferramentas conceituais certas para o trabalho. O resultado é uma incapacidade de entender o que está acontecendo e uma tendência resultante de forçar os fenômenos a formarem escaninhos rudes e distorcidos."

Diante de um único exemplo (o general britânico) e uma definição abrangente, para um fenômeno ainda mais abrangente, o leitor não será capaz de se posicionar caso pretenda classificar um determinado comportamento como sendo, estupidez.

Quem frequenta fóruns de discussão e as redes sociais deve ter percebido que opiniões se juntam a opiniões por mera questão de simpatia, ou, mais frequentemente, por inexplicável antipatia, pois tratam-se de pessoas que nunca se viram, ou conversaram pessoalmente.
Isto significa que as opiniões nestes ambientes, muito mais refletem conteúdos emotivos que propriamente racionais. Até porque em outra situação podemos defender diferente linha de pensamento.
Isto é ser contraditório? Ou, apenas nos colocamos na defensiva até que os lados se posicionem mais claramente.

Há algum tempo eu trouxe um tópico que comentava sobre a razão pela qual adotamos e defendemos certas opiniões.
Vai diretamente ao encontro deste tópico e de certa forma o torna mais claro.


)

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Quer outros exemplos?
Astrologia, literalismo bíblico, criacionismo e várias teorias pseudocientíficas malucas (do tipo das que se veem aos montes no viXra) são exemplos de estupidez.
E há membros na mensa (e em outras sociedades de alto QI ainda mais elitistas), que acreditam nessas coisas.
Terraplanismo é estupidez e já soube de astrofotógrafo e piloto de avião que acreditam em terra plana.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

fenrir escreveu:
Qui, 19 Agosto 2021 - 10:03 am
literalismo bíblico
Basil of Caesarea, 330 A.C. escreveu:"to take the literal sense and stop there, is to have the heart covered by the veil of Jewish literalism. Lamps are useless when the sun is shining."

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
fenrir escreveu:
Qui, 19 Agosto 2021 - 10:03 am
Quer outros exemplos?
Astrologia, literalismo bíblico, criacionismo e várias teorias pseudocientíficas malucas (do tipo das que se veem aos montes no viXra) são exemplos de estupidez.
E há membros na mensa (e em outras sociedades de alto QI ainda mais elitistas), que acreditam nessas coisas.
Terraplanismo é estupidez e já soube de astrofotógrafo e piloto de avião que acreditam em terra plana.
Infelizmente isso inclui ateus e céticos no geral (ou os que se denominam assim), como exemplo que citei várias vezes... Ele deu pra implicar com ciência só porque vai contra viés ideológico dele, chamando de cientificismo aquilo que ele não concorda

https://www.youtube.com/channel/UC7DIDD ... M7Q/videos


Cientificismo- A religião dos ateus


youtu.be/OR5wzlbvK9Q


Ateísmo: a religião da nova era


youtu.be/HNVi3WK_mq8


https://www.youtube.com/channel/UCqwETf ... MeeVz8coBA


Agenda global quer fim de tudo que alicerçou a sociedade


youtu.be/KI3r74BIwBk

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Meio fora do tema mas relacionado...

Carta ao Leitor: A derrota da inteligência
O neurocientista francês Michel Desmurget fez uma preocupante descoberta: pela primeira vez na história, os jovens têm Q.I. mais baixo que o de seus pais

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/cart ... eligencia/

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Gigaview escreveu:
Sex, 01 Outubro 2021 - 22:52 pm
Meio fora do tema mas relacionado...

Carta ao Leitor: A derrota da inteligência
O neurocientista francês Michel Desmurget fez uma preocupante descoberta: pela primeira vez na história, os jovens têm Q.I. mais baixo que o de seus pais

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/cart ... eligencia/
QI já foi questionado como sendo método simplista pra avaliar inteligência, pois alguém poderia ter QI alto em matemática (da área mais de exatas), mas ser ruim em interpretação de texto (que é uma área mais subjetiva).
Eu não conheço como é feita avaliação de QI e também não sei como era feito no passado comparado com a atual pra ter uma idéia se o QI baixou mesmo ou se teve metodologia de avaliação aperfeiçoada, ficando mais exigente, dando impressão que baixou a média de QI da população quando na verdade teria se mantido baixo (talvez pessoas como Einstein, Tesla, etc, não seja tão comum mesmo em países com educação melhor como EUA, onde tem muitos terraplanistas, antivacinas, etc).
Um exemplo de alguém que teria sido avaliado com QI alto (como parece ser comum na Escandinávia) é Dolph Lundgren, mas que atua em filmes de ação (onde usar QI não parece ser comum). Não sei se ele faz algum trabalho mais intelectual que eu desconheço.

O problema é mais complexo, pois tem muita gente com inteligência pra fazer malabarismo lógico, falácia, sofisma, etc, como Olavo de carvalho. Poder ser que falte mais QI ético (pra combater desonestidade intelectual) do que apenas um QI genérico e superficial de conhecimentos gerais ou específico e mais aprofundado mas sí em uma área específica.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 02 Outubro 2021 - 12:49 pm
Spoiler:
Gigaview escreveu:
Sex, 01 Outubro 2021 - 22:52 pm
Meio fora do tema mas relacionado...

Carta ao Leitor: A derrota da inteligência
O neurocientista francês Michel Desmurget fez uma preocupante descoberta: pela primeira vez na história, os jovens têm Q.I. mais baixo que o de seus pais

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/cart ... eligencia/
QI já foi questionado como sendo método simplista pra avaliar inteligência, pois alguém poderia ter QI alto em matemática (da área mais de exatas), mas ser ruim em interpretação de texto (que é uma área mais subjetiva).
Eu não conheço como é feita avaliação de QI e também não sei como era feito no passado comparado com a atual pra ter uma idéia se o QI baixou mesmo ou se teve metodologia de avaliação aperfeiçoada, ficando mais exigente, dando impressão que baixou a média de QI da população quando na verdade teria se mantido baixo (talvez pessoas como Einstein, Tesla, etc, não seja tão comum mesmo em países com educação melhor como EUA, onde tem muitos terraplanistas, antivacinas, etc).
Um exemplo de alguém que teria sido avaliado com QI alto (como parece ser comum na Escandinávia) é Dolph Lundgren, mas que atua em filmes de ação (onde usar QI não parece ser comum). Não sei se ele faz algum trabalho mais intelectual que eu desconheço.

O problema é mais complexo, pois tem muita gente com inteligência pra fazer malabarismo lógico, falácia, sofisma, etc, como Olavo de carvalho. Poder ser que falte mais QI ético (pra combater desonestidade intelectual) do que apenas um QI genérico e superficial de conhecimentos gerais ou específico e mais aprofundado mas sí em uma área específica.
A reportagem diz que a média de acertos atual "nas provas" que medem o QI está sendo menor que a média de acertos nas mesmas provas (ou similares) aplicadas no passado. Isso também pode evidenciar que a metodologia de mensuração da inteligência talvez não seja a mais adequada para as gerações modernas porque também não temos evidência de que o "hardware" humano não piorou ao longo das gerações. Talvez o problema esteja na metodologia, especificamente nas provas. Note que QI é uma mensuração estatística específica para um tipo de metodologia que relaciona o grau desenvolvimento de certas habilidades de lógica e raciocínio (idade mental) com a idade cronológica.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Por acaso topei com esse vídeo nas indicações do Youtube, onde há uma crítica a Gabriela Prioli, considerada muito inteligente por muita gente, mas quando fala com viés feminista pensa com senso comum de militantes; tem até questão do QI abordado no vídeo:

Jurista Genial, Feminista Ingênua - Vídeo 297
Spoiler:
Olá pessoal como eu sempre digo a
partir de agora menos emoção e mais
razão bem aqui nesse vídeo botar [ __ ] tô
muito grave deixa o loc outros ou Marcus
Valério XR do dia Vinte e Oito de
Setembro de 2021 e após assistir um
react do patinho sobre Gabriela priolli
eu não resisti e decidi eu mesmo fazer a
minha abordagem de um vídeo dela eu
acompanho Pioli há muito tempo eu acho
as análises jurídicas deve excelente as
análises políticas também são muito bons
mas eu cheguei me desinscrever do canal
dela o dia que ela decidiu falar em
feminismo e além de se assumir como
feminista demonstrou não entender
absolutamente nada do assunto tenho que
salta aos olhos nesse vídeo aqui toda
aquela genialidade aquela capacidade de
análise que ela tem de observar a face
da realidade toda aquela questão de mais
razão e menos emoção se eu acho um jogão
excelente desaparece quando ela vai
entrar nessa parte de feminismo e esse
que acontece então vou fazer uma análise
um pouco mais delicado aqui da de
algumas partes do vídeo dela eu não vou
pegar o vídeo todo e eu removi tá tudo
aquelas partes assim que onde ela fala
do canal e especialmente eu removi todas
as partes toca em questões assim mais
pessoais sobre a fulana da a diretora da
Xerox ou a frontal tirar Total
experiência e porque eu acho que isso aí
é um pouco aneddoti que não conseguiu
muito para discussão e eu também quero
deixar claro que esse vídeo tá em grande
parte acelerado a tirei a fralda pior em
trinta por cento e vou acelerar alguns
momentos os meus também para dar um
maior dinamismo do vídeo então fica
vamos fazer agora é dar uma olhada no
que ela tem a dizer e observar um pouco
e ver que a gente pode entender e a
primeira coisa que vai fazer eu já
demonstrar logo aqui alguns momentos ela
tá tão ingênua nessa abordagem que ela
não percebe nem mesmo quando que ela se
contradizem quando que algumas coisas
que ela coloca respondem o bato de
frente contra outro por exemplo tanto
acreditar aqui na escola os meninos
recebem seis vezes mais atenção dos
professores do que os meninos
E desde bem novinha das meninas não
melhor nos estudos do que os garotos
elas se desenvolvem antes aprendem a
falar ler e escrever antes adquirem
hábitos de auto-disciplina mais cedo
usam vocabulário mais rico e eu tenho
notas mais altas em todos os estágios
escolares nas alterações da habilidade
de leitura as meninas têm sido
consistentemente melhores do que os
garotos em absolutamente todos os 72
países pesquisados a vários desempenho
dos meninos é tão superior assim e é
mesmo então é evidente que os meninos
precisam de mais atenção né isso não tá
vendo isso Tá respondido automaticamente
de sua exposição dela e ela não percebe
além de ser encontrados mais
contratáveis os homens ainda receberão
mais sugestões de salário mais alto Cês
viram sugestões salários mais altos do
que as mulheres e isso pelo menos um
currículo pessoal olha mas é claro que
os empregadores vão ter que escolher
homens porque ele sabe que o homem não
vai por exemplo tirar seis meses de
licença-maternidade no momento ele vai
ter um funcionário que vai trabalhar
doido com essa possibilidade do tempo e
se ela vai se aposentar no caso do
Brasil cinco anos mais tá e ele não vai
correr o risco de ser acusado de assédio
sexual os motivos pragmáticos
Concretos e efetivos que você preferir
escolher um homem para o cargo são
óbvios ainda mais recentemente com todos
os problemas têm são levantados com essa
onda de caça às bruxas acusações de
assédio de estudo integrado pessoal eu
fico até com medo de ficar sozinho com
mulher como eu tive as acusações então a
tendência é que isso piore uma
jornalista britânica a Mary and search
Vicente escreveu um livro sobre
descrédito social que as mulheres
continuam sofrendo o livro acaba ser
publicado em inglês e se chama the
authors get em português Seria algo como
a lacuna da autoridade Por que as
mulheres ainda são levadas menos a sério
do que os homens e o que podemos fazer a
respeito disso Isso porque todo mundo tá
careca de saber que as mulheres são
cronicamente então corridas
deslegitimadas e ridicularizados na
nossa sociedade mas letra 175 páginas de
dados isso mesmo amigos dados mostrando
como quando e quando isso acontece é
outra história da uma vai tudo bem então
e clicar apontar é que ela parece que
ficou muito impressionado com esse livro
ela parece que nunca tinha tocado nesse
assunto isso é muito estranho porque
qualquer um que tu no mínimo infeliz não
sabe que estão dizendo a mesma coisa há
60 anos no mínimo é isso que quer o que
ele entende tudo isso que Susanoo falou
de tem dito é isso que é bete frio nem
tava dizendo que estão dizendo desde
sempre Não tem novidade nenhuma aí na
realidade
recentemente começou até surgir um
movimento contrário como por exemplo
quando você vai lá na página da Amazon e
vai dar uma olhada nesse vivo lá você
vai ver um link aqui para o livro Sheryl
sandberg o menino eu faço acontecer isso
é uma resposta a esse tipo de situação
você já tentou exemplo do mesmo livro eu
comprei na Amazônia de The witcher Sex
da Liza mundy que também já tem uma
abordagem diferente por falar em dados
Eu não duvido que cidade você não ver a
Deus Apesar de que eu sempre estamos
perto as com pesquisas em mesmo porque
elas falsificam informações sim mas não
nunca nem precisa basta selecionar o
foto o universo infindável de dados os
mais variados possíveis e sim dados Eu
também quero dados nisso eu tô com a
priori aquela aquela dura que lhe deu no
Monark lá que ela foi linda mas o fato é
que existem dados para todos os gostos e
como é que tá ser fez a seleção desses
dados eu sei que disse que tá tudo um
careca também mas na verdade verdadeira
tem um monte de gente que tá cansado de
tentar ligar né Essa realidade Então
essas pessoas também é bom dá uma
olhadinha nesse vídeo galera que a gente
vai falar sobre pesquisas obrigado e aí
a gente né tenta fazer com que vocês
deixam de lado as próprias impressões
sobre o mundo acreditar naquilo que a
gente contato a realidade não se importa
porque a gente vai entrar dela mas a
gente pode produzir muito mal ao seu
comportar segunda que tá na nossa cabeça
desse jeito a gente pode construir o
mundo bem pior negação da realidade eu
pretendo Demonstrar com ela vídeo aqui
já apontei alguns elementos a Gabriela
de olho normalmente dá um toque pessoal
muito bom ele expande o conhecimento ela
é leva as coisas por discutir sobre
política sobre questões jurídicas sobre
economia aqui isso a sua vida pura e
simplesmente uma repetidora de uma
informação massificada algo vencido dito
há décadas sem nenhum tipo de variação e
para o qual já existe uma extensa
vastíssima literatura de informação que
neutraliza Praticamente tudo e que
evidentemente lá não conhece o que ela
mal conhece a literatura feminista em si
Mas vamos seguir vamos aguentar um
pouquinho vamos ouvir a infindável
reclamação e vamos vendo que onde é que
a gente chega dá pra acreditar que há
juízes da suprema corte americana são
quatro vezes mais interrompidas o que os
colegas homens e que Noventa e Seis por
cento dessas interrupções são feitas
todo homem lá para acreditar que quando
uma mulher fala mais do que trinta por
cento do tempo uma conversa não tá louco
algumas coisas ficar sendo que ela
mandou alisou o diálogo você eu queria
sua ajuda coisas não são os apps
experiência pessoal que não fosse uma
diferença então eu tô sempre sabe muito
bem que mulheres falam mais do seu
homens por favor isso é já muito chegou
na roda de conversa a não ser que seja
uma roda predominantemente masculina mas
via de regra mas estão falando mais e
esse ano duvido que isso aconteça tem
buscado também são babacas e não pode
pegar esse fio maus comportamentos
masculinos mas assim eu fico com a
impressão de que foi basicamente uma
seleção de situações que ignora maior
parte da realidade para se concentrar
naquele tipo de reclamação é aquele
negócio isso vai ficar muito Evidente
essa próxima parte agora dá para
acreditar que quando pais e mães são
comprados a gente marca você viu querido
seus filhos Eles respondem todos os
meninos ele teve 15 das meninas e um 107
um adulto acontece a mesma coisa os
homens se dá uma nota de quem lá no alto
enquanto as mulheres são bem mais
modestas na sua própria avaliação faz
disso ele faz que não querem mal dessa
suas filhas meninas faz que também foram
contaminados por essa visão de que os
homens são mais capacitados e que acaba
o seu comportamento produzindo mulheres
menos confiantes será ou será que eles
estão reagindo a alguma necessidade
fundamental alguma adaptação que é
justificável de um sentido porém
simplesmente pragmático A autora ela não
se limita a provar por a + b que o
machismo estrutural continua firme e
forte e tem consequências reais na vida
da gente Paulo
o machismo estrutural e se viu foi
escrito em inglês não foi traduzido de
onde é que veio esse machismo estrutural
porque esse termo não tem inglês a
palavra machismo é utilizado em inglês
no outro sentido tirado diretamente do
espanhol é uma tista não tenha sentido
Qual que é o tema original que se
utiliza sexismo estrutural estuprou sax
e é o que eu digo eu insisto que tem que
dizer Traduzir sexismo por machismo é
falsificação da realidade é fraude é
falsificar os fatos porque vamos dar uma
procurada no significado de serviços
podendo joguei você precisa aqui no
Google curiosamente e apareceu essa
ótima definição aqui ó sexismo
estrutural é quando um gênero outro é
considerado o único ou o melhor a melhor
escolha mas bem adaptada para cumprir
determinados tipos de papéis ou serviços
à sociedade é a ideia de que homens não
são bons enfermeiros e que mulheres não
se você stockbroker's é que tá aqui
mesmo no Mercado de Ações é a ideia que
mulheres são melhores Preparadas para
fazer o serviço de criação de crianças
né e homens são melhores adaptados para
sustentar a família Sim Isso é uma
excelente definição de sexismo é
exatamente isso é você preço porque
existem determinados papéis que são
melhor aplicados ou apenas aplicados a
uns ou outros isso normalmente obedece a
uma realidade social fundamental
composições a questão de criação de
crianças Afinal tem uma realidade física
incontornável que são as mulheres que
geram que gestão que amamentam então
isso tem uma certa facilidade
adaptativa Isso sim é sexismo mas note
esse termo é neutro e você reconhecer
que existem papéis para isso para aquilo
você achar que um homem tem que se
sacrificar para salvar um e também é
sexismo esse é um dever dele uma mulher
achar que o homem tem complicação de lá
salvar ela se eu tivesse sendo Avenida
isso é sexismo
É eu sei que você pode ser para o lado
masculino para o lado feminino e pode
ser mais levou mentira pode ser
benevolente quando você tá duas isso
para machismo você corrompe
completamente Essa realidade é claro que
é exatamente que isso tem sido feito há
muito tempo o que faz o que é palavra
machismo perca completamente o sentido
porque ela é capaz de significar tanto
um ceticismo em favor da mulher no
sentido
benevolente quanto o ceticismo de sua
voz da mulher contra É capaz significar
um sexismo em favor do homem com
ceticismo disso a voz do homem se tudo
isso é machismo a gente tem uma uma
palavra que assume uma variedade de
sentidos frequentemente contraditórios
por exemplo você vai ver com muita
frequência quando você iniciante função
de sentido vão dizer que a machismo é
uma espécie de ideologia uma visão de
mundo que privilegia os homens aí você
mostra aqueles fatos básicos de que os
homens são as maiores vítimas de
acidente de trabalho tipo de oferecido
por cento e têm menos acesso a Serviços
de Saúde investe-se muito mais eu não
benefício feminino e uma série de
fatores de leite aconteceu em um monte
de coisa quando você joga luz na cara
dele mas eu acho isso também prejudica
os homens só seguir em meio àqueles
investe assim conta disso isso que
significa a palavra machismo o simples
fato de alguém utilizar a palavra
machismo ser definida diretamente
escolhe fica total e completamente o
discurso da pessoa significa não tá
conseguindo perceber absolutamente nada
tá simplesmente repetindo uma série de
estereótipos e preconceitos uma série de
ideologias que não tem mais contato com
a realidade e que isso que me choca uma
pessoa tão inteligente ao perspicaz como
a Gabriel tognoli não será capaz de se
quer sofisticar o discurso um pouco mais
não tá mudar de pinão é poder ter a
mesma visão feliz mesmo e sentindo a
Pelo menos dá uma sofisticadi no
discurso para não ficar apenas mais uma
sem diferenciar de qualquer blogueirinha
adolescente na internet e além de
entregar excitado chocantes que sobrou
das para gente ganhar o desenvolver
qualquer discussão em que insiste em não
enxergar o problema autor ainda chega
caminhos possíveis para contornar essa
questão para isso a entrevista
psicólogos neuro cientistas e sociólogos
segundo todos esses especialistas a
questão Exige uma alta vigilância
constante e isso porque a crença
equivocada de que os homens seriam
naturalmente mais competentes do que as
mulheres estão alojados nas nossas
cabeças desde muito porque sei lá porque
a criança está alojada não só desde
muito cedo mas como ele é praticamente
Universal desde que você faça pequena
correção disse que isso é em algumas
questões né evidentemente se existe uma
criança que de que as mulheres são mais
preparados para cuidar das crianças
então é em todos os sentidos quando você
está falando está falando em uma sede
âmbitos da existência humana onde
historicamente os homens têm dominado
tem se mostrado mais capazes Esse é
exatamente o reconhecimento desses fatos
que explicam todas essas percepções que
vem a seguir uma das é impressionante
mencionadas pelo livro é um estudo que
diz que meninos e meninas de 6 anos de
idade já tô fazendo uma ideia da
superioridade masculina Ao serem
convidados a escolher um colega para
participar de um jogo difícil tanto os
meninos quanto as meninas tendem a
escolher colegas homens e isso acontece
mesmo quando os alunos são ajudados de
antemão Quais são os melhores da classe
e sabem que entre os melhores a maioria
é de um menino aí mas eles estão sendo
solicitados para resolver problemas
típicos da escola que até nas coisas
meninas são melhores a sua melhora
linguagens da Matemática nessa fase tá
falando um jogo difícil infelizmente
você precisa de concorrer mas posso
reais essas competências relativas ao
conteúdo escolar Nos quais as meninas
são claramente melhores por quê que isso
se traduziria
automaticamente para um jogo difícil é
um menino já tem assistência já tem as
seis anos essa percepção sexo já não tá
reagindo a uma série de fatos da
realidade porque necessidade
evidentemente O menino já são mais
expansivos novamente essas o fisicamente
mais rápidos mas vai Olá tudo bem
simples mas já começa a ver um
direcionamento já começou a se
identificar com os homens assim com as
minhas nessas identificar com as
mulheres isso aí tá obedecendo uma
espécie de estrutura da realidade que
eles contentam-se essa estrutura e juros
tem o senhor tá bem seu resultado de
preconceito Isso é uma questão gente tem
que pensar mas eles reagem as crianças
reagem a um discípulo da realidade elas
percebem isso em dados objetivos de
escolaridade as mulheres Entendo sim tem
bem melhor do que o dos homens há
décadas Desde bem novinha as meninas não
dão melhor nos estudos do que os garotos
ela se desenvolvem antes aprendem a
falar ler e escrever antes adquirem
hábitos de auto-disciplina mais cedo
usam vocabulário mais rico e eu tenho
notas mais altas em todos os estágios
escolares nas alterações habilidade de
leitura as meninas têm sido
consistentemente melhores do que os
garotos em absolutamente todos os 72
países pesquisados há vários anos quer
dizer para onde é que você olha os dados
objetivos da realidade diz que as
mulheres são tão inteligentes e capazes
quanto os homens mas lá no fundo da
cabeça de todos nós parece haver tô
assistindo uma tela ao contrário agora
vamos fazer uma experiência de
pensamento e se fosse o contrário esse
tudo isso que eu disse em relação as
meninas fosse em relação aos meninos se
teria a cara de pau de negar isso não
seria utilizado como uma prova de que a
sociedade privilegia Os meninos me diz
porque que esse fato associado ao fato
as mulheres são maioria nas
universidades nesse nosso contexto
sócio-cultural aqui associada à falta
das tem maior escolaridade associada ao
fato compõe sendo que alisa Mondial
aponta em seu livro de que os pais são
muito mais propensos a pagar os estudos
das filhas do que dos filhos e que os
maridos muito mais propensos a pagar os
estudos das Esposas do que o contrário
por quê que isso não é um sinal de
privilégios femininos porque este
garanto uma coisa tipo se fosse o
contrário seria prova e acionista jogar
em na nossa cara de que a sociedade
privilegia os homens mascu e ao
contrário não o quê que cê WhatsApp tá
aqui vai fazer o contrato
problematiza para dizermos Mas apesar
disso os homens não acham que são mais
inteligentes
você ver como é que você subverte as
coisas seus homens têm os salários
maiores ele tem mais situação isso é
prova de que estão sendo beneficiados
mas se você for pegar o mesmo recorte e
mostrar o contrário como saber sobre a
escolaridade e algumas profissões para
mulheres também ganham mais ou fazer
mais leis em benefício de mulheres
olfato as mulheres se aposentarem mais
cedo ou Fato de os homens serem
condenados com maior rigidez pelos
mesmos clientes nada disso é levado em
consideração é isso que eu falo da
seleção de dados Você pode ter vários
dados reais para se você seleciona
somente aqueles que interessam Então
você vai ter um recorte envernizado na
realidade e é isso que perpassa todo o
discurso da Gabriela pior o investimento
que a impede de ver coisas óbvias e por
que será né a quem interessa a quem
interessa que é só essas impressões e
Ignore os dados da realidade não ficar
presos nessas impressões ignorando os
dados da realidade A gente constrói uma
realidade muito mais difícil para as
mulheres e muito mais difícil para todo
mundo isso olha eu vou dar uma uma
resposta bombástica tá isso mas esposa a
quem interessa as mulheres elas que se
beneficiam disso tomar consciência dessa
de que essa volta fala ansiosa e que ela
existe é fundamental para a gente não
sair para ir para a pessoa Nossa falsa
superioridade masculina e sim ao menos
segundo o livro da série e me siga o
mesmo as mulheres repetem esse padrão
ela mostra estudos que comprovam que
mesmo as alunas tem ganhar avaliar
melhor os professores homens do que as
professoras mulheres por exemplo as
mulheres estão dando um tiro no próprio
pé o adotasse o comportamento de novo a
quem interessa porque as mulheres não
parecem Claro que não é
isso é isso que o feminismo vai chegar
qualquer pessoa que Acredite no seu
discurso outra pesquisa as regras
distribuiu dois currículos idênticos a
professores universitários que deveriam
selecionar um novo pesquisador Metade
dos selecionadores receber o currículo
como sendo de uma e enquanto a outra
metade recebeu conselho de um homem quem
você acha que resolver umas convites
entrevista nós temos dados que mostram
situações contrárias respeito também mas
eu também não duvido que esses dados
estejam correctos
acontece que tem uma explicação com
muito boa e muito simples tá isso aí
Caso seja verdade nessa mesma pegada do
currículo a outra intervenção militar
americana que não dou uma mesma proposta
de livro para várias editoras de um
mesmo perfil Algumas propostas assinadas
com o nome verdadeiro dela Katherine
outras com nome falso aqui no caso era
George
imagine o com pistola até tu não ficou
em saber que ela própria Demorou meses
para receber as respostas e só ouviu não
enquanto o Jorge recebeu 868 - positivos
no mesmo quando as pessoas usavam os
originais do livro do Dori ela fazer um
elogio seu texto e dava um dicas
construtivas de melhorias quer dizer
mesmo quando um homem escuta não ele
recebe um feedback útil incentivos para
continuar com trabalho no caso das
mulheres ou não costuma ser acompanhada
do certeza de que talvez você não se
trocar isso talvez você deve desistir
e perguntar o que é que mais difícil
para as mulheres e se mantém ambiciosa
se manter dzj preposições mais usadas
Poxa vida né então vamos lá porque
porque você eu sou bolsista verdade
também tem dado os comentários mas a
princípio não tem dificuldade em
acreditar nisso aí não
eu vou pegar o Gabriel turismo essa
mulher muito inteligente eu acho ela
muito espicas alto nível não tenho
dúvidas mas o seguinte do jeitinho que
ela aí se ela fosse instante burra ela
não teria dificuldade nenhuma de se dar
bem na vida se ele tivesse um mínimo de
inteligência para utilizar a beleza dela
e tu dizendo aqui uma mulher tem sim a
opção de seguir uma carreira de se
especializar uma coisa que temos várias
aí para que não me deixa mentir mas ela
tem a opção de ser uma dona de casa ela
tem opção de ser sustentada pelo marido
o seu pessoa que tradicional e sempre
existiu e essa opção não está aberta aos
homens as poucas tentativas de fazer
isso nesse sentido já se tem mais ou
menos alisa um mostra que que não dão
muito certo os homens talvez
intuitivamente e as mulheres
intuitivamente comentem mais
desenvolvimento masculino
pela sua visão sexista ou fazer sexo não
quer dizer que tá errado ou embora possa
está de que eles não tem outra opção ele
tem que trabalhar ele só vai se
estabelecer socialmente ele só vai
estabelecer na vida se ele trabalhar ele
não tem a opção de não trabalhar a
mulher tem mesmo as não bonitas ela e
tem a opção de ser sustentada pelo
marido essa opção ainda existe hoje o
feminismo não conseguiu destruir essa
opção totalmente talvez e alguns países
mais específicos Mas ainda é possível
para uma mulher ser dona de casa isso
não é possível para o homem sem um ônus
violentíssimo o ônibus psicológicos do
feminismo não vai eliminar pelo
contrário ele agrava Então pense bem se
você tem dois candidatos um homem e uma
mulher você sabe essa mulher apesar de
poder exercer essas essa opção essa
profissão Ela também tem outras
possibilidades existenciais em geral que
são até preferidas pela maioria das
mulheres porque o grande sonho feminino
ainda é achar o homem o homem rico o
príncipe encantado O que que você não
preferiria dar chance para aquela pessoa
que mais precisa onde o sistema
educacional se os meninos têm mais
necessidade
a receber atenção para ter desempenho
escolar Então por que não dá essa
atenção maior para ele se as meninas já
estão em situação melhor Quando você vai
para a sociedade é a mesma coisa o homem
desempregado ele é um vagabundo não
importa esse estigma não vai ser tirado
o homem que não trabalha não é bem visto
uma mulher pode não trabalhar ela tem
essa opção ela se sustentar não só pelo
marido mas como pelo pai mas o homem
adulto sendo sustentado pela mãe É
vergonhoso existe um peso social estigma
social e é determinante desse que ele
pode ser exatamente por causa disso que
intuitivamente que as pessoas percebendo
esse fato preferem às vezes ajudar
homens porque essa é a única opção que
eles têm eu achei esse livro belo banho
de água fria mas ao mesmo tempo eu achei
que ele nos dá força porque a gente
percebe que não a gente nunca doido é
isso mesmo que a gente percebe é claro
que a gente tem um pouco de noção que
isso acontece fez hoje tendo vivido esse
tipo de experiência eu no caso na
advocacia E aí na comunicação a todos
esses dados exemplos e Estudos dá um
desespero mesmo tem que fazer gente
querer alterar Essa realidade por isso
que eu fico contando para vocês uma
coisa que é bom sempre apontar O que é
frente é que como todas as remista a ela
pensa que ela fala pelas mulheres ela
pensa que ela está abordando uma
situação em geral das mulheres Mas eu
posso te garantir uma coisa a maioria
esmagadora das mulheres desse planeta
nunca passou por uma situação desse tipo
porque ela não está no ambiente de
competição onde a maior parte dos seus
passeios serão homens isso tudo se
aplica aquilo que nós chamamos de um
acidente e não é um sétimo da população
mundial e mesmo dentro deste ocidente
Isso é uma porção minoritária Ou seja eu
tô dizendo que esse situações que elas
estão em vários exemplos de mulheres de
alta gabarito de ministras e estão
passando dente nossa situação e sexismo
Essa não é a experiência dominante a
maioria esmagadora das mulheres sempre
portar jogar na cada só o mundo
muçulmano é maior que o ocidente só a
China é maior que o ocidente só a Índia
é maior que os e essas coisas mudam
completamente Quando a gente sair dessa
pequena bolha da sociedade ocidental da
sociedade Liberal que infelizmente
feministas vêm como se fosse o todo da
situação estão pegando um
recorte ínfimo da realidade e com
certeza não correr mal corresponde a um
por cento da humanidade e generalizando
universalizando por conta de uma
situações específicas uma dica
fundamental é autora sempre para a
respirar fundo tá em casa Será que eu
avaliaria essa pessoa de um modo
diferente de casal funciona será que eu
seria um daqueles professores que só
contratariam pesquisador homem um
daqueles alunos que da nossa melhor para
instrutor masculino se você se assustar
responder para si mesmo então é só você
com você que sim você infelizmente está
na média desse nosso mundo machista a
gente precisa sair desse lugar e tá tudo
bem a gente incorpora sem querer valores
que nem sequer representam a nossa forma
de ver o mundo e às vezes agora
comportamentos que são prejudiciais a
nós mesmos mas já que a gente teve a
chance de perceber que talvez nós
tenhamos um problema a gente pode se
esforçar pra E isso não vai mudar isso
não tem como meta é a maior prova disso
é que esse discurso é absolutamente o
mesmo como eu falei a 60 anos pega lá o
comecinho feminino vai ter nuances vai
ter questão de época mas a estrutura é
basicamente a mesma e apesar das
radicais transformações que a sociedade
passou de lá para cá o discurso
feminista é o mesmo ele é essencialmente
vitimização seda para as mulheres são
discriminadas um de machista e na vai e
não importa não vai fazer diferença você
pode alto você pode fazer alterações
ainda mais profundas isso não vai mudar
e porque E por que que provavelmente é
verdade que muita coisa do que foi dito
aí é fato sabe por quê que agora sinto
muito
é mas se você tá no momento dar das
grandes lideranças empresariais se você
tá no âmbito do mais alto academia as
disputas de teses de pesquisas de
lideranças de mudanças políticas da
confrontação de ideias do combate de
teses jurídicas tudo isso toda esta
realidade é uma analogia de uma coisa
fundamental da competição do conflito da
luta e o universo da luta do conflito é
o universo masculino
é a realidade física material é que a
humanidade Depende de se perpetuar por
reprodução mas a pesquisa sobre ela
precisa se impor na natureza ela precisa
enfrentar os desafios EA divisão de
realidade é essa Se você pegar hoje ou
mais
igualitária a sociedade e que estão lá
que os homens mulheres todos feministas
suas muito bem e você joga eles numa
situação de precariedade onde a vida
está em risco e instantaneamente eles se
dividem em papéis e imediatamente as
mulheres se retraem por cento e os
homens cercam o perímetro para
protegê-las é isso que você vê todos os
dias todas as aulas inclusive nesses
vídeos aí de pessoas que se arriscam
para salvar as vidas das outras pega
essa galera pode pegar galera mais
Progressista mais igualitária joga eles
uma ideia para sobreviver e eles vão se
dividir em papéis de gênero muito bem
definido claro que sempre vai ter uma
sessão aqui ou ali alguém pode tentar no
é aquele para depois quebrar a cara mas
o fato aqui tudo isso a disputa de teses
a disputa de entre um advogado de defesa
e uma promotoria a gestão das lideranças
empresariais a competição entre as
empresas as disputas entre visões e
teóricas todas esse conflito no qual a
Gabi não participa isso é o universo de
combate é o universo de luta que é o
universo predominantemente masculino
onde os meninos desde cedo já são
melhores que as meninas coisas lutamos
brigam mais não sei se a partir dos 6
anos a ver ser um pouco exagerado mas
não demora muito para que chegue nenhuma
situação onde essa diferença fica na
mente estabelecida pela realidade física
porém simples e inclusive obriga a
equipar a cultura com coisas do tipo
você dá um bate em menina você não pode
bater em mim não Você é covarde Se você
bater em menina não se você é superior
se você fisicamente superior então você
não pode bater nele Ok não conseguiam eu
perdi isso mutismo cedo na minha vida
quando eu falei para você gosta de
e ainda vacilo porque se você apanhar
você se você bateu no seu covarde E por
quê que isso acontece porque você tá
embuído da noção da sua superioridade
física e toda essa realidade cultural e
socioeconômica política não passa de uma
analogia disso Isso não muda é por isso
que A Arte da Guerra de Sun tzu é até o
teor dos livros mais lidos tanto na
Seara Empresarial mas não tem outras e é
um livro criado a concepção de guerra
que é uma atividade
masculina é o conflito é o motivo é
muito simples pode pegar aí os advogados
pode pegar a classe política pode pegar
a classe Empresarial e pega lá um
recorte homens e mulheres e a mesma
quantidade se é para os dois para os
dois passei na porrada quem quiser acha
que vai ganhar
ah ah mas isso aí o meu Deus do céu
entenda toda a nossa realidade é baseada
nisso o fundamento primário da
civilização é a violência é imposição
pela força mas só tem essa casa
maravilhosa que esse vídeo aí cê só tem
essa nega Universidade as grandes
empresas Eles não têm Legacy essas
mulheres do que homens
abrindo essa passagem dismatal expulsar
outras espécies usar outros povos também
furaram a terra construiu edificado em
montado toda a estrutura da sociedade se
não fosse o trabalho masculino risco
masculino que custa a vida de várias
decisões esse entendimento nada disso
existiria e intuitivamente todas as
pessoas sabem disso todas as pessoas
percebem isso isso se manifesta na
consciência das formas mais exóticas
quando você tenta negar você tentar
reprimir Essa realidade então discurso
Politicamente correto educadinho
bonitinho para agradar a sensibilidade
os liberais contemporâneos
tô aqui na hora h a realidade continua
não reagindo e se você pensa que seu
futuro da humanidade pense duas vezes
Sempre quando você vai ver coisas que
estão acontecendo no mundo estão
desafiando essa perspectiva o que não é
necessariamente uma má notícia porque eu
disse desde o começo quem é o precisão
beneficiado dessa divisão esse
pensamento das prisões masculinas é o
homem não
é porque o homem é a figura que vai
fazer esse esforço todo vai ter uma
expectativa de vida mais curta vai
morrer com mais facilidade para receber
o maior encargo tá no final das contas é
chamado de machista e opressor
e veja só pegando as mulheres dos seus
afazeres afazeres mais tradicionais e
jogar nessa competitividade com outros
homens que vocês fumam grande louco
verdade mas às vezes tem uma dinâmica
meio que inevitável porque quando a
população cresce muito a espécie humana
reage de uma forma assim às vezes um
tanto inconsciente a esse fato
é mas acontece aqui se uma mulher tem a
opção de receber as benesses da
civilização sem precisar fazer esse
papel porque ela não escolheria
e as mulheres são tão responsáveis por
mais de dois terços do consumo
principalmente no centro de luxo Elas
têm só os destinatarios maiores
investimentos públicos você faz um
shopping noventa porcento das lojas são
femininas e é uma produção é só
exclusivamente só para ela os itens
masculinos também são frequentemente
usados por mulheres o homem a dona carro
bonita negócio de carro da minha mulher
está em jogo de game o equipamento
informático mais uma vez uma coisa que
são só elas que usem aquelas bolsas aqui
no sapato aquelas Maquiagem essas coisas
que tem um impacto ambiental enorme
inclusive e elas têm todos esses
benefícios sem precisar furar poço de
Petróleo sem precisar entrar numa
biosfera exotic lá e catar alguma coisa
lá no meio do mato sem precisar pegar no
pesado de ser uma menina de perfuração
simples Afinal tem esses benefícios
todos como é que você chega alguém assim
e disse que a partir de agora você tem
que ir lá para aquelas áreas assim de
fazer essas mesmas coisas que isso não
funciona a Profundas um fez só a parte
boa né mas não vão incentivar as
mulheres aí tá mineração elas vão querer
que ela seja espelho representa
igualmente no copo de diretores da
mineradora elas não vão querer que as
mulheres vão lá perfurar o poço de
petróleo mergulhar não sei quanto mais
profundidade entrar no meio do mato não
queria ser um representante na diretoria
das empresas que controlam isso E aí que
tá A falsificação eu você querer dar
apenas os Louros apenas os bônus sem
cobrar os homens que de uma certa forma
Ela já tem você quer dar mais ainda E
ainda por cima dizendo que a
desigualdade que está associada isso o
beneficiou o homem
Além disso você acha que as pessoas não
percebem que a maioria esmagadora
das pessoas que de quem tá em serviço
pesado de quem morre em serviço estado é
omisso pessoas não percebe isso é claro
que tem eu não estou dizendo aqui que é
melhor você amanhã porque eu não faço
esse tipo de grande valor Nossa em cada
gênero tem os seus próprios desafios tem
os próprios dilemas e as outras questões
e muitas situações você preferir ser um
em outras vai ser feliz e o outro mas o
discurso feminista é o discurso do
vitimismo de tudo é ruim pra mulher tudo
é pior pra mulher tudo é mais difícil
para mulheres que vivem mais que tem
mais plano de saúde que aposentam mais
cedo que tem todo um benefício ver a
quantidade de investimento que sejam
dirigidos exclusivamente a mulheres as
delegacias especializadas as legislações
especializadas os setores de saúde
especializados e todo dia mais e todo
dia mais corta é mais incentivo não tem
que fazer mais e mais e mais isso não
para nunca e nunca em nenhum momento
alguém chega acho que tá e não está
sempre pior Recife dois pequenos está
sempre reclamando mais quanto mais você
aumenta o nível de privilégios e menos
mais aumenta o nível da reclamação
E isso não vai mudar a realidade é que
existe uma estrutura física uma
estrutura natural que demanda isso você
pode querer fingir o Politicamente
correto que no ensino de querer
acreditar se de repente a civilização
hoje taísse e voltássemos a idade da
pedra homens um deles e o dividir
igualmente os desafios você conhece ele
finge que acredita nisso Ah não acredito
agora questão é como que organiza a
sociedade de uma forma de vida para que
ela funcione
evitando ou minimizando essas
desigualdades minimizando os possíveis
injustiças uma coisa eu te garanto não é
tem outro discurso Francisco que oculta
a maior parte da realidade e falsifica
os fatos e que pega uma panelinha
privilegiada da humanidade porque o
feminino surgiu no seguimento humano
mais privilegiado de toda a história da
humanidade que as mulheres de classe
média alta norte-americanas e é aí que o
feminismo sujo ele não surge das favelas
a fugir do mundo muçulmano então surge
das camponesas da China não ele surge da
Elite
e as sociedades mais avançadas



youtu.be/1Qaa2fvdpbM

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

AS DERROTAS DE RUI BARBOSA - EDUARDO BUENO
Rui Barbosa foi uma das melhores figuras que a sociedade brasileira já produziu… agora imagine as piores! Brincadeiras à parte, Rui Barbosa de fato foi considerado por muitos como “a maior mentalidade da nação”, mas isso não o fez chegar nem perto da perfeição. Antivacina, pró chacina e economicamente atrapalhado, Rui Barbosa tinha quase tantos defeitos como tinha livros: e olha que a biblioteca dele, a maior do Brasil, chegava aos 80 mil volumes. Talvez seja por isso que se candidatou à presidência quatro vezes e não levou nenhuma! E sabe o que é o mais grave? Que aqueles que ganharam dele eram bem piores…


youtu.be/5K8p3MVY8zU

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Na teoria da inteligência de Alfred Binet as habilidades mentais variam em tempo e contexto como um processo ao longo da vida. Em Howard Gardner temos a teoria das múltiplas inteligências. Ambas linhas teóricas são razoáveis na experiência.
Quando falamos em ciência e racionalidade criamos um ônus muito exigente, com testes empíricos, experimentais e lógicos. Sendo que cognitivamente ambos os hemisférios do cérebro trabalham no processo; na vivência o racional e o irracional disputam no resultado de uma atitude. Nesse detalhe do desenvolvimento cognitivo a religião e a pseudociência podem deixar a pessoa mais suscetível a crer ao invés de experimentar, uma adequação da crença na realidade e não da realidade para a crença. Essas crenças se enraízam por seus traços valorativos. O esclarecimento da pessoa é uma potência que será ou não desenvolvida no processo de educação e desenvolvimento cognitivo, justamente por isso a ciência tem um ônus para produzir resultados e conhecimentos. Nesse viés, qualquer pessoa pode estar suscetível ao irracional, ilógico, esotérico, pois dependendo da 'persona' e do processo de educação -- se existir um -- surgirá um sujeito que quer adequar suas crenças ao real ou o real as suas crenças: e isso é um exercício cético.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 30 Setembro 2021 - 14:51 pm
Infelizmente isso inclui ateus e céticos no geral (ou os que se denominam assim), como exemplo que citei várias vezes... Ele deu pra implicar com ciência só porque vai contra viés ideológico dele, chamando de cientificismo aquilo que ele não concorda
Considero como cientificismo teorias científicas que não tem como provar e que muita gente aceita como verdade absoluta.
Essas teorias são essas coisas de big bang, idade do universo, matéria escura, etc. Tudo isso pode ser visto como bobeira daqui a 1000 anos.
Agnoscetico escreveu:
Sáb, 02 Outubro 2021 - 18:14 pm
Por acaso topei com esse vídeo nas indicações do Youtube, onde há uma crítica a Gabriela Prioli, considerada muito inteligente por muita gente, mas quando fala com viés feminista pensa com senso comum de militantes; tem até questão do QI abordado no vídeo:
Inteligência e estupidez ideológica não são mutualmente exclusivas.
Ideologia é qualquer merda em que a pessoa segue com fé e tem como princípios: religiões, feminismo, politicamente correto, etc.

Todas as pessoas altamente inteligente que já vi são ateístas ou fanáticas religiosas. Os fanáticos leem toda a literatura complementar que reforça a fé deles, indo muito além da Bíblia. O cristianismo tem uma vasta literatura histórica, incluindo Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Luthero, além de filósofos contemporâneos, que só os cristãos inteligentes leem. Já a esquerdopatia tem redes sociais e canais do youtube sempre reforçando a fé ideológica.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Muitas teorias científicas consistem em ser razoáveis com conhecimentos experimentais, sendo seu critério a razoabilidade e não a prova. Mesmo teorias consistentes também podem se transformar com novas ideias e descobertas. É a natureza do desenvolvimento científico!?
A ideologia é um conjunto de ideias adquiridas e sintetizadas por uma pessoa, fazendo parte da sua personalidade, e também pode ser uma orientação em massa. Podendo ser benéfica ou maléfica.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sex, 08 Outubro 2021 - 13:10 pm
Todas as pessoas altamente inteligente que já vi são ateístas ou fanáticas religiosas. Os fanáticos leem toda a literatura complementar que reforça a fé deles, indo muito além da Bíblia. O cristianismo tem uma vasta literatura histórica, incluindo Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Luthero, além de filósofos contemporâneos, que só os cristãos inteligentes leem. Já a esquerdopatia tem redes sociais e canais do youtube sempre reforçando a fé ideológica.
Só que tanto cristãos como esquerdistas ignoram cuidadosamente as parte podres de suas ideologias.
As coisas absurdas, racistas, machistas, sexistas, anticientíficas que disseram Agostinho, Tomás de Aquino, Luthero, Marx e Engels.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Por isso o primeiro passo para o esclarecimento é conhecer a fonte e a natureza da coisa e sintetizar o que foi aprendido, revisando os diferentes momentos históricos, diferentes valores e crenças pessoais. Ceticismo é um exercício contínuo.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 23 Outubro 2021 - 14:22 pm
Obviamente que são 'piadas memes'. Focando na primeira imagem, temos linguagens de altíssimo nível para programar nos dias de hoje e dependemos muito do kernel. Se algum dia precisarmos de instruções diretas e sem a possibilidade de um assembly para programar, seria uma catástrofe sustentar o sistema digital. Resumindo, não precisamos reinventar a roda, mas conhecer a infraestrutura é importante.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
f0rest escreveu:
Sáb, 23 Outubro 2021 - 19:00 pm
Agnoscetico escreveu:
Sáb, 23 Outubro 2021 - 14:22 pm
Obviamente que são 'piadas memes'. Focando na primeira imagem, temos linguagens de altíssimo nível para programar nos dias de hoje e dependemos muito do kernel. Se algum dia precisarmos de instruções diretas e sem a possibilidade de um assembly para programar, seria uma catástrofe sustentar o sistema digital. Resumindo, não precisamos reinventar a roda, mas conhecer a infraestrutura é importante.
Sim. Mas imagino que pra um iniciante que teve informação superficial poderia perguntar coisas assim.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 23 Outubro 2021 - 14:22 pm
Sinceramente, o twitter em específico está zoado demais. Querem 'like' a todo custo falando asneiras.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Musk comprou o Twitter. Já tinha até desinstalado oa rede social, tamanha era sua tendenciosidade esquerdaloóde. Vou reinstalar de novo . Vamos ver se vai mudar alguma coisa. Agora é esperar pra ver.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

O organoléptico escreveu:
Seg, 25 Abril 2022 - 19:53 pm
Musk comprou o Twitter. Já tinha até desinstalado oa rede social, tamanha era sua tendenciosidade esquerdaloóde. Vou reinstalar de novo . Vamos ver se vai mudar alguma coisa. Agora é esperar pra ver.
Nunca nem tive conta nisso. Só vi uma galera comemorando que o musk comprou a empresa. A maioria dos empolgados falava que o trump ia voltar pra plataforma, o que é mais um motivo para eu nunca ter uma conta lá.

Mas acho que trump não voltaria para lá, pois seria assumir que a rede social que ele criou é um fracasso.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Titoff escreveu:
Seg, 25 Abril 2022 - 20:33 pm
O organoléptico escreveu:
Seg, 25 Abril 2022 - 19:53 pm
Musk comprou o Twitter. Já tinha até desinstalado oa rede social, tamanha era sua tendenciosidade esquerdaloóde. Vou reinstalar de novo . Vamos ver se vai mudar alguma coisa. Agora é esperar pra ver.
Nunca nem tive conta nisso. Só vi uma galera comemorando que o musk comprou a empresa. A maioria dos empolgados falava que o trump ia voltar pra plataforma, o que é mais um motivo para eu nunca ter uma conta lá.

Mas acho que trump não voltaria para lá, pois seria assumir que a rede social que ele criou é um fracasso.
Acho que agora o trem vai realmente vir a ser o que se propôs. E acho que o Elon Musk vai lucrar o triplo no mínimo.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

O organoléptico escreveu:
Seg, 25 Abril 2022 - 20:58 pm
Titoff escreveu:
Seg, 25 Abril 2022 - 20:33 pm
O organoléptico escreveu:
Seg, 25 Abril 2022 - 19:53 pm
Musk comprou o Twitter. Já tinha até desinstalado oa rede social, tamanha era sua tendenciosidade esquerdaloóde. Vou reinstalar de novo . Vamos ver se vai mudar alguma coisa. Agora é esperar pra ver.
Nunca nem tive conta nisso. Só vi uma galera comemorando que o musk comprou a empresa. A maioria dos empolgados falava que o trump ia voltar pra plataforma, o que é mais um motivo para eu nunca ter uma conta lá.

Mas acho que trump não voltaria para lá, pois seria assumir que a rede social que ele criou é um fracasso.
Acho que agora o trem vai realmente vir a ser o que se propôs. E acho que o Elon Musk vai lucrar o triplo no mínimo.
Talvez. Ferrados estamos nós.
Parece que houve um problema antes, pois o musk disse que não estaria interessado em dar lucro para a empresa, o que os acionistas não gostaram nem um pouco.

Dito isso, o lucro do twitter era considerado baixo para uma plataforma do tamanho que tem. Mas talvez "baixo" seja simplesmente "não obsceno."

Outra coisa é que os o regime saudita é um acionista principal do twitter e ninguém reclamava.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Já tem gente (os malucos de sempre) dizendo que o Musk comprou o Twitter para impor seu viés, seja ele qual for, sendo que dissidentes seriam expulsos da plataforma.

Acho isso tão bobinho...primeiro pela assunção de que essa ou aquela plataforma irá subverter, pior, impulsionar uma NOM, e depois, esquecer da variedade de perfis e seus usuários.

Eu passo por várias dessas "redes sociais" como quem passeia em um jardim, aprecio uma flor aqui, uma planta lá, mas não espero delas as soluções para minhas vicissitudes e/ou glórias...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Já eu, quando eu passo por ambientes esquerdistas é como se estivesse num banheiro de rodoviária ou na escadaria do viaduto Santa Tereza, daqui de Belo Hte.. :doh:

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Esquerdista falando bosta.

Imagem

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:18 am
Esquerdista falando bosta.
Fala sério. É ou não um real caso de indigência mental?

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:18 am
Esquerdista falando bosta.
Fernando por que não apareceu aqui pra mim na área de edição de mensagem a referência à essa imagem que você postou, aparecendo somente a sua citação "Esquerdista falando bosta"( :lol: ) e logo abaixo o tag de '/quote'?

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Mas com relação à essa compra do Twitter pelo Elon Musk, não fiquem os direitinha alegrim achando que tem almoço di grátis não que pode ser de o cara na verdade ser um bicho papão colocando vocês exatamente onde os esquerdistas gostariam que estivessem, que seja: numa bandeja a lá carte prontos para serem papados a qualquer momento...

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Graças ao Musk véio os ucranianos mantiveram contato com o mundo...você pode destruir torres de comunicação, mas satélites...aí o bagulho fica louco.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

O organoléptico escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:58 am
Fernando Silva escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:18 am
Esquerdista falando bosta.
Fernando por que não apareceu aqui pra mim na área de edição de mensagem a referência à essa imagem que você postou, aparecendo somente a sua citação "Esquerdista falando bosta"( :lol: ) e logo abaixo o tag de '/quote'?
Antecipando-me à resposta de Fernando:

Porque a imagem é um Anexo da postagem dele e não uma imagem incorporada de outra página da internet.
Assim, a imagem anexada não passa para a caixa de edição com citação. É uma imagem "pessoal" da conta dele.

Caso você queira se referia àquela imagem, deve baixá-la para o seu dispositivo e usá-la (upload) como anexo à sua postagem.
E esse anexo passará a fazer parte de seu conjunto de Anexos, mantido no banco do fórum.

Todo usuário tem o seu próprio conjunto de Anexos de imagens que já usou em postagens.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gabarito escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 15:17 pm
O organoléptico escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:58 am
Fernando Silva escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:18 am
Esquerdista falando bosta.
Fernando por que não apareceu aqui pra mim na área de edição de mensagem a referência à essa imagem que você postou, aparecendo somente a sua citação "Esquerdista falando bosta"( :lol: ) e logo abaixo o tag de '/quote'?
Antecipando-me à resposta de Fernando:

Porque a imagem é um Anexo da postagem dele e não uma imagem incorporada de outra página da internet.
Assim, a imagem anexada não passa para a caixa de edição com citação. É uma imagem "pessoal" da conta dele.

Caso você queira se referia àquela imagem, deve baixá-la para o seu dispositivo e usá-la (upload) como anexo à sua postagem.
E esse anexo passará a fazer parte de seu conjunto de Anexos, mantido no banco do fórum.

Todo usuário tem o seu próprio conjunto de Anexos de imagens que já usou em postagens.
Ah, ok. Obrigado pela resposta!

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:58 am
Fernando Silva escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 10:18 am
Esquerdista falando bosta.
Fernando por que não apareceu aqui pra mim na área de edição de mensagem a referência à essa imagem que você postou, aparecendo somente a sua citação "Esquerdista falando bosta"( :lol: ) e logo abaixo o tag de '/quote'?
Não consegui o link para ela.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 15:17 pm
Caso você queira se referia àquela imagem, deve baixá-la para o seu dispositivo e usá-la (upload) como anexo à sua postagem.
E esse anexo passará a fazer parte de seu conjunto de Anexos, mantido no banco do fórum.

Todo usuário tem o seu próprio conjunto de Anexos de imagens que já usou em postagens.
Para não encher o servidor com anexos repetidos, seria melhor copiar o link dessa imagem no Clubeceticismo e usá-lo com a tag [img]

Neste caso, o link é:
https://clubeceticismo.com.br/download/ ... id=559&t=1

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 30 Abril 2022 - 09:04 am
Gabarito escreveu:
Sex, 29 Abril 2022 - 15:17 pm
Caso você queira se referia àquela imagem, deve baixá-la para o seu dispositivo e usá-la (upload) como anexo à sua postagem.
E esse anexo passará a fazer parte de seu conjunto de Anexos, mantido no banco do fórum.

Todo usuário tem o seu próprio conjunto de Anexos de imagens que já usou em postagens.
Para não encher o servidor com anexos repetidos, seria melhor copiar o link dessa imagem no Clubeceticismo e usá-lo com a tag [img]

Neste caso, o link é:
https://clubeceticismo.com.br/download/ ... id=559&t=1

Feito.
Já se pode fazer referência à imagem através de link.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Uma reflexão sobre a pergunta título desse tópico realmente é necessária. Por que pessoas inteligentes sabem por exemplo, a furada que é o comunismo. Aliás ideologias em geral, são coisas cultivadas por boçais.

Talvez a concorrência da inteligência seja na verdade nula para casos em que pessoas inteligentes se deixem levar por idiotices, como o comunismo.

O adágio que diz que " a primeira impressão é a que fica, talvez seja a explicação nesses casos. A primeira impressão atinge tanto idiotas como gênios indistintamente. Os idiotas serão amassa de manobra e os inteligentes terão as mentes hackers pela primeira impressão Todos serão nivelados por baixo.

Só o fenômeno da "primeira impressão que fica" explica por exemplo, o comunismo e a ascensão do nazismo e do facismo, que inclusive perduram até os dias de hoje. O regime comunista, aliás, durou até o tanto que duraram os últimos protagonistas daquela "primeira impressão" ( 70 anos!)Tudo foi resultado da primeira impressão que causaram.

Aliás, os três governos anteriores ao de Bolsonaro só se explicam pelo mesmo motivo, aquela tal da "primeira impressão". E não adiantará se apurar que era tudo um engodo, mesmo desde as fartas provas documentais, mesmo diante da condenação de um presidente, anulada(mas não refutada) depois.

O Bolsonaro ser honesto e jogar limpo ainda assim não seria suficiente, não adiantará tanto que ele arrume a casa, reerga o Brasil, semeie e colha bons frutos, ainda vai ficar aquela Ilusória "primeira impressão" dos governos anteriores como um fantasma a anular a inteligência e o senso crítico de muita gente valorosa. Tomara que isso não seja efetivo.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Em tempo, o Governo Bolsonaro foi em certa medida, uma "primeira impressão" dos que viram em sua implementação a cura válida para o estado adoecido de governo das gestões anteriores. Felizmente, uma "primeira impressão" boa e real.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O organoléptico escreveu:
Seg, 09 Maio 2022 - 16:43 pm
O Bolsonaro ser honesto e jogar limpo ainda assim não seria suficiente, não adiantará tanto que ele arrume a casa, reerga o Brasil, semeie e colha bons frutos, ainda vai ficar aquela Ilusória "primeira impressão" dos governos anteriores como um fantasma a anular a inteligência e o senso crítico de muita gente valorosa. Tomara que isso não seja efetivo.
A impressão que fica, e não é a primeira, é, que, não importa o que Bozo fizer de errado parece que sempre vai ter fiéis.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 09 Maio 2022 - 19:39 pm
O organoléptico escreveu:
Seg, 09 Maio 2022 - 16:43 pm
O Bolsonaro ser honesto e jogar limpo ainda assim não seria suficiente, não adiantará tanto que ele arrume a casa, reerga o Brasil, semeie e colha bons frutos, ainda vai ficar aquela Ilusória "primeira impressão" dos governos anteriores como um fantasma a anular a inteligência e o senso crítico de muita gente valorosa. Tomara que isso não seja efetivo.
A impressão que fica, e não é a primeira, é, que, não importa o que Bozo fizer de errado parece que sempre vai ter fiéis.
Fazer de errado não é a questão. O post se trata de pessoas tendo uma "primeira impressão" de algo, seguirem fiéis a essa "primeira impressão" à despeito do que depois decorrer dela.

Ou seja, por exemplo, como no caso do comunismo, que quando da época da queda do Czar Nicolau, representava muitas promessas que agradavam aos mais impressionáveis, prometendo mundos e fundos; começou parecendo por em prática algo que respondia aos anseios de muitos. Essa primeira impressão, que a despeito do que sucedeu depois, ainda cativaria muita gente mesmo após 70 anos(ainda hoje tem gente saudosa na Rússia, daqueles tempos comunistas de URSS), não importando o quanto sejam pessoas inteligentes.

Re: Por que algumas das pessoas mais inteligentes podem ser tão estúpidas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Leon e Nilce fala sobre a nova "rede social" concorrente do Twitter, e, de passagem, eles falaram o comportamento idiota do Musk:


ABRI UMA CONTA NO KOO!


youtu.be/9mzfbbXiF8w
Responder