Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 14 Abril 2021 - 22:42 pm
Parece que no RJ a criminalidade já era bem pesada na década de 80 comparado ao resto do Brasil. Nessa época ainda havia capitais relativamente tranquilas. Tinha até uma lenda que diziam que nesse período Nova York era mais violenta que a cidade de São Paulo.
O escroto do Brizola decretou que "polícia não pode subir morro para não incomodar os cidadãos favelados"
Os traficantes tiraram cópia e colaram em tudo o que era parede e poste.

O prefeito Saturnino Braga tirou os camelôs das ruas. Brizola mandou voltar.

Brizola instalou orelhões nos presídios para que "os cidadãos presidiários se comunicassem com suas famílias".

Brizola criou o "Cada família, um lote". Veio vagabundo de tudo o que é lugar e invadiram todos os terrenos vazios, que logo viraram favelas.

Elogiam muito os CIEPs, mas eram escolas horríveis, caixas de cimento. Sempre instaladas em locais bem visíveis, tipo beira de estrada, em vez de no meio das comunidades que, supostamente, deveriam atender, deixando cair aos pedaços as escolas já existentes.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 15 Abril 2021 - 09:22 am
O prefeito Saturnino Braga tirou os camelôs das ruas. Brizola mandou voltar.
Eu não gosto como camelôs atrapalham a movimentação, mas como os camelôs iriam sobreviver se o pessoal que costuma consumir passa por locais onde camelôs escolhem se instalar? Muitas pessoas passam por certo local e por acaso acha algo interessante e compra; em outro local, onde não se costuma ter movimentação de pessoas, dificilmente alguém ia se deslocar até um local mais longe só pra comprar algo num camelôs. Já vi sobre projetos onde tentaram criar camelódromos e muitos camelôs já criticarem por causa desse problema.
Fernando Silva escreveu:
Qui, 15 Abril 2021 - 09:22 am
Brizola criou o "Cada família, um lote". Veio vagabundo de tudo o que é lugar e invadiram todos os terrenos vazios, que logo viraram favelas.
Mas só teve gente ruim que obteve lote? Tem muitos lotes de terra que fica baldio usado pra especulação financeira. Esse problema de terras mal distribuídas tinha que ser resolvido, no momento não sei qual seria um jeito adequado ou menos ruim de fazer isso.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 15 Abril 2021 - 13:10 pm
Eu não gosto como camelôs atrapalham a movimentação, mas como os camelôs iriam sobreviver se o pessoal que costuma consumir passa por locais onde camelôs escolhem se instalar? Muitas pessoas passam por certo local e por acaso acha algo interessante e compra; em outro local, onde não se costuma ter movimentação de pessoas, dificilmente alguém ia se deslocar até um local mais longe só pra comprar algo num camelôs. Já vi sobre projetos onde tentaram criar camelódromos e muitos camelôs já criticarem por causa desse problema.
Camelôs tiram o emprego dos funcionários das lojas legalizadas. Em muitos casos, dificultam entrar nas lojas.
Não pagam impostos, a mercadoria é de origem suspeita, contrabandeada ou roubada, e atrapalham a passagem, às vezes se tornando agressivos se pisamos nas porcarias deles.
Agnoscetico escreveu:
Qui, 15 Abril 2021 - 13:10 pm
Fernando Silva escreveu:
Qui, 15 Abril 2021 - 09:22 am
Brizola criou o "Cada família, um lote". Veio vagabundo de tudo o que é lugar e invadiram todos os terrenos vazios, que logo viraram favelas.
Mas só teve gente ruim que obteve lote? Tem muitos lotes de terra que fica baldio usado pra especulação financeira. Esse problema de terras mal distribuídas tinha que ser resolvido, no momento não sei qual seria um jeito adequado ou menos ruim de fazer isso.
Não receberam lotes, invadiram e pronto. É uma coisa organizada, com gente poderosa por trás. De repente, chegam ônibus e caminhões e despejam aquele povo todo, que já sai marcando territórios com estacas e barbantes. Para tirar depois, é a maior dificuldade.

Não há nada de errado em se ter um terreno para um projeto futuro, quando for possível. O fato de estar vazio não dá a ninguém o direito de invadir.
A firma onde eu trabalhava tinha um terreno onde ela pretendia construir uma sede. Teve que vender rapidinho antes que invadissem.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

P3D0FILIA NA TV ANTIGAMENTE SEM CENSSURA


youtu.be/pTKYXHYbknI

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

As capas do Scorpions também já foram motivo de "estudo", mas eu vejo que tudo é a velha Trindade: ÉPOCA - ÓTICA - ÉTICA.

Virgin Killer

Imagem


Animal MAgnetism

Imagem
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Algo que melhorou é a postergação da velhice.

Antigamente se era considerado velhinho já na casa dos 40. Publicado em 1960, dizem:

Imagem

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Hipatia escreveu:
Sex, 07 Maio 2021 - 10:39 am
As capas do Scorpions também já foram motivo de "estudo", mas eu vejo que tudo é a velha Trindade: ÉPOCA - ÓTICA - ÉTICA.

Virgin Killer

Imagem


Animal MAgnetism

Imagem

Os conservadores mais antigos devem bloquear (involuntariamente ou sem querer querendo) isso da memória e os mais atuais tão descobrindo essas incoerências "Do antigamente era melhor".
Os mais novos devem ta descobrindo de uns tempos pra cá vendo canal que fala sobre década de 80 e 90, como um tal "Canal 90".



Perto do que foi postado em outros post acima, esse aqui chega ser até leve: Mais exemplos de publicidades

Comerciais de antigamente que seriam proibidos hoje em dia!


youtu.be/PVIh1IkbY34

(...)


Titoff escreveu:
Sex, 07 Maio 2021 - 15:39 pm
Algo que melhorou é a postergação da velhice.

Antigamente se era considerado velhinho já na casa dos 40. Publicado em 1960, dizem:

Imagem

Uma curiosidade é que muitos cristãos atribuem a velhice cada vez mais cedo a medida que o pecado aumentava, citando exemplos pra comparação como o tempo de vida de Matusalém e a das geraçõe seguintes. Só que eles não explicam como na era vitoriana até algumas décadas atrás na casa dos quarenta já tinha aparência de idoso mas hoje em dia nem tanto, sendo que criminalidade parece maior, etc.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tempos de BBS...
Olhando pra trás, aquele negócio de usar o telefone para ler e-mails e mailing lists, geralmente depois da meia-noite para pagar só 1 pulso, ouvir aquele barulho arranhado do modem conectando, fazer amizade e conversar com gente boa lá do outro lado do planeta...
Faz parecer que passou tanto tempo (e passou mesmo) que eu fico achando que foi em outra vida...

Que salto exponencial a tecnologia deu!
E que caleidoscópio de transições nós pudemos assistir de camarote!

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Gabarito escreveu:
Qua, 12 Maio 2021 - 19:44 pm
Tempos de BBS...
Olhando pra trás, aquele negócio de usar o telefone para ler e-mails e mailing lists, geralmente depois da meia-noite para pagar só 1 pulso, ouvir aquele barulho arranhado do modem conectando, fazer amizade e conversar com gente boa lá do outro lado do planeta...
Faz parecer que passou tanto tempo (e passou mesmo) que eu fico achando que foi em outra vida...

Que salto exponencial a tecnologia deu!
E que caleidoscópio de transições nós pudemos assistir de camarote!
Quando era criança imaginava o ano 2000 assim como um desenho dos Jetsons.

Haveria robôs domésticos, carros voadores e colônias na lua. Pensando assim, a chegada do século 21 foi um pouco decepcionante.

Por outro lado, em muitas coisas a realidade superou a imaginação dos criadores de ficção científica.

Em pleno anos 90, se comunicar com outras pessoas à distância ainda era caro. Especialmente no Brasil. Hoje temos uma rede mundial de computadores com recursos que ninguém nunca imaginou.

Que coisa incrível é o Google Earth e o próprio google mesmo. E é de graça!

E o smartphone?! Já parou pra pensar que ninguém na StarTrek tem um smartphone?

Em Guerra nas Estrelas também. Eles têm sabres de luz mas nada de smartphones. :lol:

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Minha memória afetiva desse tempo vem do som do dial-up da conexão discada e o "cantarolar" do modem.

https://www.soundjay.com/communication/ ... dem-01.mp3

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Pedro Reis escreveu:
Qua, 12 Maio 2021 - 21:08 pm
E o smartphone?! Já parou pra pensar que ninguém na StarTrek tem um smartphone?

Em Guerra nas Estrelas também. Eles têm sabres de luz mas nada de smartphones. :lol:
Em Star Trek, há os comunicadores, que parecem os antigos celulares Star Tac da Motorola.
Imagem

Outras tecnologias que Star Trek antecipou:
https://www.techtudo.com.br/noticias/no ... idade.html

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Qua, 12 Maio 2021 - 19:44 pm
Tempos de BBS...
Olhando pra trás, aquele negócio de usar o telefone para ler e-mails e mailing lists, geralmente depois da meia-noite para pagar só 1 pulso, ouvir aquele barulho arranhado do modem conectando, fazer amizade e conversar com gente boa lá do outro lado do planeta...
Faz parecer que passou tanto tempo (e passou mesmo) que eu fico achando que foi em outra vida...

Que salto exponencial a tecnologia deu!
E que caleidoscópio de transições nós pudemos assistir de camarote!
Por volta de 1996, havia o iphone, que depois deu origem ao Skype. Ele só tinha áudio e levava um segundo para chegar do outro lado e mais um segundo para a resposta voltar. Você entrava no site e via uma lista enorme de gente online que você podia convidar para bater papo por áudio.
No começo era interessante e eu era contactado por brasileiros no exterior doidos para falar português com alguém
Mais tarde, ficou cheio de marmanjos esquisitos do Oriente Médio e perdeu a graça.

Havia também o CuSeeme, onde você podia transmitir sua webcam, mas, com a conexão lenta da época, o que se tinha era uma sequência de fotos em preto e branco, talvez uma por minuto.

Lembrei do Alpha World: era um mundo virtual tipo o Second Life. A gente descia do céu e pousava no centro de uma praça. Fora da praça, havia uma planície com montanhas no horizonte. Você escolhia um avatar e saía andando por ali conversando com os outros por balões de história em quadrinhos. Na planície, era possível tomar posse de uma área e construir alguma coisa: casa, shopping, prédio etc.
Chegou a haver um bairro de brasileiros. Agora se chama Activeworlds, mas o meu login e senha não funcionam mais.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Qua, 12 Maio 2021 - 22:34 pm
Minha memória afetiva desse tempo vem do som do dial-up da conexão discada e o "cantarolar" do modem.

https://www.soundjay.com/communication/ ... dem-01.mp3
Isto era lá fora, com telefone que dava linha imediatamente e discagem por tom.

No Brasil, antes da privatização, era discagem por pulso e o sinal de linha demorava.
Era necessário configurar o código do modem para esperar alguns segundos antes de discar.
Mesmo assim, com as linhas ruins, a conexão demorava a se completar e o modem podia desistir.
Ou então caía a linha no meio da discagem ou pouco depois de se conseguir a conexão.
Ou caía no lugar errado mesmo se discando certo.

Lembro do stress que era para baixar ou enviar os arquivos de mensagens do BBS, em geral com 100kB ou menos.
Às vezes, era preciso tentar várias vezes.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 13 Maio 2021 - 10:04 am
Gigaview escreveu:
Qua, 12 Maio 2021 - 22:34 pm
Minha memória afetiva desse tempo vem do som do dial-up da conexão discada e o "cantarolar" do modem.

https://www.soundjay.com/communication/ ... dem-01.mp3
Isto era lá fora, com telefone que dava linha imediatamente e discagem por pulso.
Acho que você quis dizer "por tom".
No Brasil, antes da privatização, era discagem por pulso e o sinal de linha demorava.
Era necessário configurar o código do modem para esperar alguns segundos antes de discar.
Mesmo assim, com as linhas ruins, a conexão demorava a se completar e o modem podia desistir.
Ou então caía a linha no meio da discagem ou pouco depois de se conseguir a conexão.
Ou caía no lugar errado mesmo se discando certo.

Lembro do stress que era para baixar ou enviar os arquivos de mensagens do BBS, em geral com 100kB ou menos.
Às vezes, era preciso tentar várias vezes.
E tinha também o ruído na linha que era um inferno principalmente quando chovia.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Qui, 13 Maio 2021 - 11:41 am
Fernando Silva escreveu:
Qui, 13 Maio 2021 - 10:04 am
Isto era lá fora, com telefone que dava linha imediatamente e discagem por pulso.
Acho que você quis dizer "por tom".
Já corrigi :-)
Gigaview escreveu:
Qui, 13 Maio 2021 - 11:41 am
E tinha também o ruído na linha que era um inferno principalmente quando chovia.
Sim. E qualquer ruído ou linha cruzada ... "plec" ... o relé do modem caía. Em geral, bem no meio de alguma coisa importante ou aos 99% de um download que tinha levado 2 horas e que agora você tinha que recomeçar do zero.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Caso ainda tiver no backup do forum Clube cético, esse era tópico que postei lá:

http://clubecetico.org/forum/index.php? ... icseen#new

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 26 Maio 2021 - 14:00 pm
Caso ainda tiver no backup do forum Clube cético, esse era tópico que postei lá:

http://clubecetico.org/forum/index.php? ... icseen#new
Não funcionou ...

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 27 Maio 2021 - 10:26 am
Agnoscetico escreveu:
Qua, 26 Maio 2021 - 14:00 pm
Caso ainda tiver no backup do forum Clube cético, esse era tópico que postei lá:

http://clubecetico.org/forum/index.php? ... icseen#new
Não funcionou ...
Não funcionou porque o link informado por Agnoscetico aponta para a estrutura do servidor e domínio do antigo fCC. Houve mudança na estrutura. Inclusive restrição de acesso.
Leia esse tópico para entender melhor como entrar lá. Eu não quero dar detalhes aqui, uma área aberta.
Está numa área reservada aos "Veteranos do CC".
Inclusive, eu adicionei Agnoscetico ao grupo, pois vi que tinha ficado de fora até hoje. E ele é veterano.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tirando uma ou outra coisa, o que esse cara diz no vídeo sobre o mito da família e casamento dos tradicons (tradicionalistas / conservadores) perfeita ou quase-perfeita no passado já era algo que pensei faz um bom tempo mas ainda hoje tem gente idealizando o passado (mesmo que seja de implicância). Mas, como costuma ter, tem comentários concordando em parte mas discordando em outros (talvez por alguma síndrome tipo a de Estocolmo ou pelo fato dos pais mesmo não sendo os santos que uns creem, teriam dado sustento mesmo na marra, etc).

Pais que não amam seus filhos e o mito dos casamentos perfeitos no passado
Spoiler:


Tio Spoky

Não era perfeito. Mas piorou, isso é indubitável.


Rikie crig

Meu pai no passado errou muito,traiu minha mãe era agressivo.porém nunca faltou um dia sequer no trabalho e me ensinou bons valores! Hoje está com 80 de idade,eu e meu irmão cuidamos dele graças a Deus somos abastados de bens e financeiramente em geral não deixamos faltar nada!


Sined Oada

Excelente visão.
Antigamente era ruim mas tinha garantias, hoje não tem nada estável.
Então era ruim para quem não tinha o mínimo quem tinha um mínimo pelo menos era alfabetizado conseguia arrumar um emprego.
Pelo relatos do meu tio o dinheiro antigamente tinha valor ele falou que recebia um salário dava para comprar comprou até terreno com salário comprou seis casa tudo.
JC

Mas tinha uma porrada de analfabetos também
Manoel Eglivan Moraes de Azevedo

O sofrimento no passado era bem pior, porém era obrigação se adapitar a situações difícieis, em relação ao respeito, hj é bem pior, já q a libertinagem ganhou força a todo vapor.


Jefferson Pessoa

O filme "um limite entre nós" retrata exatamente isso, inclusive é um filmaço com Denzel Washington!


João Victor

Meu pai vacilou mt com minha mãe no passado, ou seja o sofrimento q ele casou nela alimentou o ladoo narcista boder da.minha mãe. Hoje meu pai é um homem apagado e triste e minha como toda narcista manda na casa.


alexandre filho

Discordo totalmente... quando ao dinheiro. Quem entende de economia básica... sabe que no passado o dinheiro valia mais... era mais fácil construir patrimônio.

Epifania Masculinista

Antes do plano real era uma merda. Só que viveu a época da loucuras do preços no mercado sabe.
ESSES COMENTÁRIOS SÃO UMA PIADA :lol: :lol: :lol: NÃO SEI EM QUE UNIVERSO PARALELO ELES VIVIAM ONDE GANHAVAM TANTO ASSIM:
Spoiler:
kelvin vianna

Ai eu já discordo de vc, todo coroa q eu conheço fala q no passado tinha emprego e qualquer trabalho mediano dava pra vc comprar uma casa, é hj em dia q não temos poder de comprar
I Love Barcelona

Uma vez conversei com um cara que cortador de cana hardcore.
Ele falou que com o dinheiro que ele ganhava, toda semana cortando cana, dava para comprar um carro por semana nos anos 80.
Mas como era mangina, gastava tudo com GP.

alexandre filho

Exatamente


kelvin vianna

@I Love Barcelona meu avô analfabeto comprou o terreno onde minha familia vive e minha avó mais tarde comprou um terreno gigante na região dos lagos, eu trabalhando desde os meus 15 anos mau consigo sobreviver


Ômega Garou

@I Love Barcelona Uma vez conversei com um amigo do meu avô que era cortador de cana. Ele me disse que com o dinheiro que recebia, conseguia sustentar duas mulheres - a esposa e a amante com filhos.


Beta Honk Honk

@I Love Barcelona exatamente meu caro
Era muito fácil um homem subir na vida nessa época, mais a maioria não tinha o mínimo de educação financeira e gastava tudo com putaria



youtu.be/spyECoQbp2w

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 25 Outubro 2021 - 17:37 pm
Tirando uma ou outra coisa, o que esse cara diz no vídeo sobre o mito da família e casamento dos tradicons (tradicionalistas / conservadores) perfeita ou quase-perfeita no passado já era algo que pensei faz um bom tempo mas ainda hoje tem gente idealizando o passado (mesmo que seja de implicância). Mas, como costuma ter, tem comentários concordando em parte mas discordando em outros (talvez por alguma síndrome tipo a de Estocolmo ou pelo fato dos pais mesmo não sendo os santos que uns creem, teriam dado sustento mesmo na marra, etc).
Aquele passado conservador onde a filha tinha que casar virgem, senão o pai jogava ela na rua.
Caso fosse estuprada, era obrigada a casar com o estuprador. Afinal, quem ia querer mercadoria estragada?
E, se não casasse, ia morar com os pais até eles morrerem e, depois, ia depender da caridade da família.

Já o filho tinha que aprender a ser macho e o pai o levava na zona para perder a virgindade com uma puta.

A mulher que sentisse prazer no sexo era vista como piranha. O marido queria uma mulher assim, recatada, mas, insatisfeito com a falta de entusiasmo dela, procurava amantes mais animadas.

Se o marido traísse a esposa, tudo bem, desde que ele fosse discreto.
Se a mulher traísse o marido, ele tinha o direito de matá-la em nome da "defesa da honra".

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

JOVENS DO SÉCULO 19 - mas podia ser nos dias atuais


youtu.be/E3jjwnArrqs

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Achei que deixei passar batido nesse fórum (não lembro se no antigo CC cheguei a postar), é um saudosismo quase oposto: O dos comunistas/socialistas. Se em países como Brasil, por exemplo, muita gente tem saudade do regime militar de direita, em países como Romênia e Rússia há saudosistas do regime comunista como se naquela época fosse melhor. E muita gente que nem era nascida na época herda um saudosismo de coisas do passado comunista/socialismo (regime de Ceausescu, URSS, etc).


A nostalgia russa pela era soviética


youtu.be/WF04dH2zVQM

Geórgia entre a saudade e o repúdio do passado soviético


youtu.be/BiCpubkmc8Y
Editado pela última vez por Agnoscetico em Sáb, 25 Dezembro 2021 - 22:43 pm, em um total de 1 vez.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Um fato interessante sobre a União Soviética é referente a Segunda Guerra Mundial.

Tempo atrás havia visto um gráfico acerca da percepção de quem foi o maior responsável pela vitória dos Aliados.

De início, majoritariamente havia grande concordância que foi a União Soviética a maior responsável pela vitória, mas que ao passar das décadas este gráfico foi tendendo aos Estados Unidos.

Procurei mas não achei mais este gráfico, mas lembro dele. Se eventualmente eu achar, adiciono ao tópico.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Zero escreveu:
Sáb, 25 Dezembro 2021 - 22:33 pm
Um fato interessante sobre a União Soviética é referente a Segunda Guerra Mundial.

Tempo atrás havia visto um gráfico acerca da percepção de quem foi o maior responsável pela vitória dos Aliados.

De início, majoritariamente havia grande concordância que foi a União Soviética a maior responsável pela vitória, mas que ao passar das décadas este gráfico foi tendendo aos Estados Unidos.

Procurei mas não achei mais este gráfico, mas lembro dele. Se eventualmente eu achar, adiciono ao tópico.
Ok.

(...)

EDIT: No meu post anterior esqueci de pôr uma reportagem onde tinha gente mais velha na Geórgia com opiniões saudosistas e outras críticas em relação a URSS.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Comentei pois achei interessante isto, visto ser uma memória amenizada ou idealizada da situação.

Se a mudança de percepção foi devido ao conhecimento de fatos posteriores, pela propaganda do ocidente ou mesmo pelo esquecimento natural/mudança da percepção da sociedade, ai já não saberia contrastar devidamente os aspectos para classificar o motivo principal ou se é a junção dos três.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Sáb, 25 Dezembro 2021 - 22:50 pm
Comentei pois achei interessante isto, visto ser uma memória amenizada ou idealizada da situação.

Se a mudança de percepção foi devido ao conhecimento de fatos posteriores, pela propaganda do ocidente ou mesmo pelo esquecimento natural/mudança da percepção da sociedade, ai já não saberia contrastar devidamente os aspectos para classificar o motivo principal ou se é a junção dos três.
Tem muita gente que comenta fotos antigas do Rio de Janeiro:
"Ah, naquela época é que era bom!"
Muitos não viveram naquele tempo e julgam com base apenas numa foto.
Tipo olhar uma foto do Leblon e achar que ele representa o Rio, ignorando favelas e subúrbios pobres (ou miseráveis).

Ou então esquecer como eram precários os serviços de água, luz, telefone etc.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

As coisas mais marcantes de um passado recente aqui em Belo Horizonte e que mudaram tremendamente foram o saneamento básico e a infraestrutura urbana principalmente de pavimentação. Em pouco mais de 40 anos desapareceram as ruas de terra com esgoto a céu aberto, com muitas ruas esburacadas e aqueles regos e poças d'água imunda pra todo lado, mesmo nas ruas pavimentadas. Algo com a qual nenhum ser vivente deveria conviver.

Também a poluição urbana mudou da água pro suco de uva. Aquela fumaceira de ônibus e caminhões, como aquilo era terrível!

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Dom, 26 Dezembro 2021 - 18:16 pm
Também a poluição urbana mudou da água pro suco de uva. Aquela fumaceira de ônibus e caminhões, como aquilo era terrível!
No Rio, não sei se em outras cidades, havia os incineradores. Todos os prédios tinham um forno onde queimavam o lixo.
Aquilo gerava uma fumaça fedorenta que que empesteava a cidade.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 08:16 am
O organoléptico escreveu:
Dom, 26 Dezembro 2021 - 18:16 pm
Também a poluição urbana mudou da água pro suco de uva. Aquela fumaceira de ônibus e caminhões, como aquilo era terrível!
No Rio, não sei se em outras cidades, havia os incineradores. Todos os prédios tinham um forno onde queimavam o lixo.
Aquilo gerava uma fumaça fedorenta que que empesteava a cidade.
Parece que fumaça era símbolo de modernidade e da sofisticação. Tudo tinha que gerar fumaça pra ser bacana. Das torres altas de chaminés das fabricas representando o progresso industrial às pessoas fumando pra terem status. É uma piada mesmo a humanidade.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Cheiros, mais do que tudo. O arcano mor da memória, do qual se baseia toda a relação da psiquê com o mundo.

Cheiro a gente basicamente não racionaliza, ou o faz custosamente. A gente simplesmente não sabe o cheiro mas garante que se cheirar saberá. Interessante isso, deveras!(afirmação feita com veemência dramática!)

Cheiro é iminentemente irracional, mas é objetivo como nada. Água do ribeirão que corta a cidade de Nanuque, em Minas Gerais com cheiro de Piaba e sabonete LifeBoi(eu tava tomando banho no rio, então com 8 anos). Outra memória afetiva, colônia Pretty Peach, que na infância minha mãe passava atrás das minhas orelhas e as do meu irmão quando crianças, quando a gente ia passear. E o cheiro de Capim Gordura? Toda vez que sinto penso que sou transportado para o que deve ser a tal 5 dimensão.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Ah... bons tempos da época dos CDs... Só que não! Nunca liguei pra CD. Nunca comprei umzinho sequer. Tempos afortunadamente, aliás, efêmeros de uma loja de CD em cada quarteirão, um inferno em cada quarteirão, sempre tocando alguma mūsica no volume máximo...

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Antigamente é que era bom, hoje em dia é só frescura e mimimi!
Imagem

Considerado um dos brinquedos mais perigosos da história, o Laboratório de Energia Atômica Gilbert U-238 começou a ser comercializado no ano de 1950 e tinha a intenção de ser um kit que permitisse que crianças e jovens criassem e observassem reações nucleares usando material radioativo.

Na caixa, aparecia a palavra "seguro" e as instruções diziam que: “Os usuários não devem tirar amostras de minério de seus frascos, pois elas tendem a lascar e esfarelar e você corre o risco de ter minério radioativo espalhado em seu laboratório.”.

O kit científico incluía quatro pequenos frascos de urânio real e encorajava que os iniciantes usassem os instrumentos incluídos para medir a radioatividade das amostras, observassem o decaimento radioativo e até mesmo fizessem prospecção de minérios radioativos. Tudo isso na segurança de suas casas 🤷.

Além do urânio, tinha fontes de radiação beta-alfa, beta e gama. Continha uma câmara de nuvens, um espintariscópio (um dispositivo simples para observar o decaimento dos átomos), um eletroscópio e um contador Geiger, bem como um livro de instruções de 60 páginas e um guia para mineração de urânio.
Imagem

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cinzu escreveu:
Dom, 27 Novembro 2022 - 15:19 pm
Antigamente é que era bom, hoje em dia é só frescura e mimimi!
Lembrei de um anúncio (fake) de um brinquedo chamado "O Pequeno Trepanador".

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Cinzu escreveu:
Dom, 27 Novembro 2022 - 15:19 pm
Antigamente é que era bom, hoje em dia é só frescura e mimimi!
Imagem

Considerado um dos brinquedos mais perigosos da história, o Laboratório de Energia Atômica Gilbert U-238 começou a ser comercializado no ano de 1950 e tinha a intenção de ser um kit que permitisse que crianças e jovens criassem e observassem reações nucleares usando material radioativo.

Na caixa, aparecia a palavra "seguro" e as instruções diziam que: “Os usuários não devem tirar amostras de minério de seus frascos, pois elas tendem a lascar e esfarelar e você corre o risco de ter minério radioativo espalhado em seu laboratório.”.

O kit científico incluía quatro pequenos frascos de urânio real e encorajava que os iniciantes usassem os instrumentos incluídos para medir a radioatividade das amostras, observassem o decaimento radioativo e até mesmo fizessem prospecção de minérios radioativos. Tudo isso na segurança de suas casas 🤷.

Além do urânio, tinha fontes de radiação beta-alfa, beta e gama. Continha uma câmara de nuvens, um espintariscópio (um dispositivo simples para observar o decaimento dos átomos), um eletroscópio e um contador Geiger, bem como um livro de instruções de 60 páginas e um guia para mineração de urânio.
Imagem
Tinha uns laboratórios infanto-juvenis de química com substâncias tipo ácido diluído, vendido (sem problema com autoridades) em lojas de brinquedo. Não sei como é hoje.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 28 Novembro 2022 - 19:37 pm
Spoiler:
Cinzu escreveu:
Dom, 27 Novembro 2022 - 15:19 pm
Antigamente é que era bom, hoje em dia é só frescura e mimimi!
Imagem

Considerado um dos brinquedos mais perigosos da história, o Laboratório de Energia Atômica Gilbert U-238 começou a ser comercializado no ano de 1950 e tinha a intenção de ser um kit que permitisse que crianças e jovens criassem e observassem reações nucleares usando material radioativo.

Na caixa, aparecia a palavra "seguro" e as instruções diziam que: “Os usuários não devem tirar amostras de minério de seus frascos, pois elas tendem a lascar e esfarelar e você corre o risco de ter minério radioativo espalhado em seu laboratório.”.

O kit científico incluía quatro pequenos frascos de urânio real e encorajava que os iniciantes usassem os instrumentos incluídos para medir a radioatividade das amostras, observassem o decaimento radioativo e até mesmo fizessem prospecção de minérios radioativos. Tudo isso na segurança de suas casas 🤷.

Além do urânio, tinha fontes de radiação beta-alfa, beta e gama. Continha uma câmara de nuvens, um espintariscópio (um dispositivo simples para observar o decaimento dos átomos), um eletroscópio e um contador Geiger, bem como um livro de instruções de 60 páginas e um guia para mineração de urânio.
Imagem
Tinha uns laboratórios infanto-juvenis de química com substâncias tipo ácido diluído, vendido (sem problema com autoridades) em lojas de brinquedo. Não sei como é hoje.
Eu tive esse laboratório de química quando criança. Tinha ácido sulfúrico, embora bem diluído.
Imagem

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 29 Novembro 2022 - 10:46 am
Eu tive esse laboratório de química quando criança. Tinha ácido sulfúrico, embora bem diluído.
Imagem
Esse aí mesmo.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Achei por acaso um termo chamado Anemoia, que seria nostalgia de um passado idealizado e que não se viveu. É o que vejo em comentários de vídeos antigos de gente que nasceu muito tempo depois.
Pessoas desse tipo devia ver vídeos como esses abaixo, por exemplo, de um problema que ainda tem (não sei se tão grande como antes)

TREM NO RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 60 - CANAL FERROBRASIL


youtu.be/7zpBoVf8Jzk

E. F. Central do Brasil no Rio de Janeiro - anos 50


youtu.be/gb156RbMeFw

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Houve muita coisa boa no passado mas tb tinha muita coisa ruim, transporte público era muito pior, não tinha computador ou GPS no carros e tinha o maldito mapa Mapograf com umas 350 páginas para consultar e achar o caminho no escuro da noite, parado em algum buraco com uma lanterna dentro do carro, até vc descobrir que a página que vc precisava ver estava faltado e tinha que procurar um orelhão que funcionasse para ligar para alguém e pedir informação, se achasse um inteiro.

Segurança? A rua onde moro desde que nasci tinha casas com portão baixo de 1,2m que ficava aberto mesmo durante a noite com carro na garagem, nunca tive vizinhos assaltados na época, nunca houve uma invasão ou furto mas a criançada ficava na rua até 22hs e depois entrava ou a polícia levava para delegacia.

Eu viajei para passar uma semana em uma casa de praia fora de temporada, era por causa de uma greve de professores e eu tinha uns 12 anos, tinha quarteirões inteiros totalmente livres de qualquer construção e alguns com duas ou três casas mas hoje é um lixo de lugar, havia um rio de água limpa que agora está com esgoto a céu aberto justamente pela ocupação e despejo ilegal.

Eu gostava dos fliperamas que tinham em cada boteco, em cada esquina, mas o pessoal se esquece que posto de gasolina só funcionava de segunda a sexta e vc tinha que viajar com uma mala de dinheiro que durasse a viagem toda porque fora da sua cidade corria o risco de não encontrar lugar que aceitasse cheque de pagamento, pouca gente aceitava.

Eu gosto dos prédios e máquinas antigas, penso na capacidade profissional de quem fez com um mínimo de ferramentas antiquadas mas as pessoas eram exatamente as mesmas, as coisas evoluem mas as pessoas não.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O estudo que rebate ideia de que 'mundo está cada vez mais desonesto'

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1482q9q01ro


“A moral coletiva está em declínio.”

Frases do tipo refletem um sentimento comum, de que valores sociais importantes se corromperam ao longo do tempo.

No entanto, dois pesquisadores americanos acham que essa percepção parece ser, na verdade, uma ilusão coletiva, que acaba tendo efeitos nocivos para a sociedade e até para a política.

A dupla começou analisando 177 pesquisas de opinião feitas entre 1949 e 2019, nos Estados Unidos, com uma amostra de 220 mil respondentes.

A repórter Paula Adamo Idoeta conversou com um dos pesquisadores e explica os achados.
O estudo que rebate ideia de que 'no passado, o mundo era melhor'


youtu.be/AUEnvgKiI3o

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A moral coletiva depende da disponibilidade de recursos. Se ela evoluiu, for por causa da abundância proporcionada pela civilização moderna.

Mas a Era Mad Max está chegando e a regressão, que já começou na África, se espalhará pelo mundo. A proliferação de grupos jihadistas em vários países africanos é um sinal disto: sempre existiram fundamentalistas, mas eles são ignorados em tempos de fartura. Quando a fome aperta, os jovens se juntam a esses movimentos radicais.

Afinal, "farinha pouca, meu pirão primeiro".

Nota: o passado era uma bosta. A diferença é que, antigamente, coisas que hoje são absurdas eram aceitas como naturais, como "valores tradicionais".

Outra diferença é que havia menos gente, o que permitia que, por exemplo, a classe média vivesse isolada dos miseráveis, com cada um no seu bairro, o que dava a sensação de segurança.

Re: Memória afetiva: Passado amenizado ou idealizado

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2129
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 25 Outubro 2023 - 00:31 am
O estudo que rebate ideia de que 'no passado, o mundo era melhor'
O estudo começou na época da urbanização e da introdução da televisão para apresentar notícias ruins.

Selecionei alguns comentários:
@sincerosc
O aumento nos homicídios, suicidios, mães solteiras que nem sabem quem é o pai e filhos precisando de psicólogos é tudo ilusão ❤

@JM60654
Acho que Ter vivido na época pré internet e tecnologias faz a diferença pra poder opiniar hoje.
Creio que o bem estar mental das pessoas no passado era melhor, mesmo as que tinham condições financeiras pior.
Bem estar no serviço, na escola, com os amigos e família acho que eram melhor pra grande maioria.
Queria saber dos índices de suicídio pós anos 2000 referente às decadas anteriores.

@OccyGames
cada epoca a sociedade tem suas caracteristicas.. Atualmente ,temos uma ferramenta que ajuda muito na comunicação, nos roubos, ajuda gente mentirosa e etc de ruim... vivemos numa época que crianças passam horas no tik tok vendo coisas que as familias deveriam observar, com muita atenção, mas pra ficarem em paz deixam
@stocknogueira
Eu sempre tive esta certeza de que o mundo e a sociedade esta sempre evoluindo e evolução é para o bem. Depois que li o livro "Os anjos bons da nossa natureza" de Steven Pinker esta certeza se consolidou ainda mais, por que já não era mais a minha opinião e sim a certeza estatística de dados oficiais, recomendo esta leitura. *Uma árvore que caí faz muito mais barulho que um bosque que se ergue*, frase do Papa Francisco.
Steven Pinker focou mais na questão da violência em países ricos, onde ela desapareceu graças à prosperidade econômica.

No Brasil, o índice de homicídios aumentou nas cidades, de acordo com estatísticas oficiais. Mas, se o índice de homicídios praticados por cangaceiros era grande, mas nunca contado, eu não sei.
Responder