Dominação cultural e destruição de culturas

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Dominação cultural e destruição de culturas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Sabemos que muitas culturas foram destruídas e dominadas por meio da violência, como ocorreu com os povos indígenas e africanas.

O assunto agora é a destruição silenciosa de uma língua por causa do domínio de outra. Mas não é só a língua que é afetada. Muitos traços culturais, que vão de roupa, arquitetura, produtos, estrutura política, estilo musical e comportamento de culturas mais fracas vão sendo abandonados e substituídos pelos das culturas mais fortes.


youtu.be/kMK3B-N5bt0
Um país europeu do oceano atlântico norte está desaprendendo a falar sua própria língua. A Islândia possui uma pequena população, e são eles, os islandeses os únicos falantes da língua islandesa. O islandês é um idioma que resistiu por milênios à línguas estrangeiras, mas dessa vez algo novo está acontecendo. As crianças dessa nação estão começando a perder a habilidade de se comunicar na sua própria língua materna, ao invés disso estão se comunicando com o inglês. Porém esse não é um caso comum de uma pátria bilíngue, trilíngue ou poliglota. As palavras estão começando a se tornar apenas uma confusão de letras escritas num texto. O significado, a pronúncia, a fluência estão se enfraquecendo. E o que está causando essa mudança linguística na sua língua mãe está ligado à smartphones, teclados, digitação, reconhecimento de voz, economia, internet e a grandes empresas de tecnologia. E pra combater isso, cada cidadão deste pequeno país da Europa precisará se tornar um pouco linguista.
Brasileiro adora copiar americano e só não copia mais por causa do grande limite no poder aquisitivo.
Responder