Wikipedia: Inexatidão de informações oficiais

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Wikipedia: Inexatidão de informações oficiais

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

A questão é: Quando é postada informações no Wikipedia sobre alguém e esse mesmo alguém resolve mudar pra corrigir ou "corrigir" (as vezes tem informações que são verdadeiras mas não agradam a pessoa descrita no artigo e ela diz que é inverdade) isso deixa uma dúvida em que fonte ter mais exatidão nas informações em casos assim onde a vivência, emoções, entre outras coisas subjetivas, etc.

Exemplo é esse caso:

Carolina Ferraz

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carolina_Ferraz

Spoiler:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C ... ina_Ferraz
Morrinhos (GO)
Ademir Soares da Silva segundo a fonte (que tá no artigo), ela é Natural de Morrinhos (GO). -- Sete de Nove msg 13h39min de 28 de julho de 2020 (UTC)
Correções
Esta biografia contém informações "potencialmente" inverídicas, essencialmente porque a própria biografada elencou os pontos inverídicos. Fiz uma leitura completa no histórico deste artigo e encontrei uma sequência de edições completamente incorretas realizadas no primeiro dia de fevereiro deste ano.

Pois bem, o que aconteceu aqui é um dos piores casos para analisar já que as edições foram feitas de maneira escalonada e o conteúdo falso adicionado antes das referências disponíveis, passando uma ilusão de conteúdo referenciado. Em suma, praticamente todos os trechos mencionados pela biografada no vídeo não são atestados pelas fontes que seguem e foram removidos por mim, com exceção do local de nascimento já que duas fontes atestam que ela nasceu em Morrinhos.

Portanto, elenco minha interferência aqui:

Citação: Originária de uma família bastante humilde, Maria Carolina Álvares Ferraz nasceu em Morrinhos. O conteúdo anterior utiliza o termo "família pobre"; contudo, não consigo mensurar o peso dos dois termos. Além disso, não cabe a mim ou a qualquer usuário da Wikipédia determinar a situação financeira da família da biografada durante sua infância, essencialmente sem a presença duma fonte fiável. Por causa disso, resolvi remover a primeira parte.
Citação: tendo se mudado para Goiânia ainda na infância, pois sua família procurava melhores condições de vida. Nesta época, já manifestava seu interesse artístico, e em uma associação de crianças carentes, começou a fazer aulas de balé. Se ela nasceu em Goiânia, então não se mudou para Goiânia. É uma questão lógica! Aliás, o trecho por si só é um pouquinho subjetivo, aparentou-me que quem escreveu quis enfatizar a narrativa e acabou criando uma narrativa inverídica. O trecho também foi removido.
Citação: A mãe de Carolina, Giscelda, começou a sofrer ameaças de morte do assassino do marido. Este, por sua vez, já estava presente antes da data mencionada e o interessante que a fonte do jornal Extra não aborda absolutamente nada disso. Outro que foi removido.
Citação: onde trabalhavam e ajudavam financeiramente a família. Mesmo passando dificuldades para se manter na Capital Paulista, sua mãe trabalhou como faxineira, babá, empregada doméstica e vendedora para ajudar no sustento do lar. - desmentido pela própria.
Por fim, gostaria de informar que ainda existe trechos que, na minha opinião, são parciais e podem conter informações incorretas. No vídeo, a própria biografada menciona que já tentou editar o artigo e o conteúdo antigo era recolado. Portanto, não será surpresa se minha edição for revertida. Por isso, manterei a página sobre vigilância. Edmond Dantès d'un message? 16h34min de 20 de dezembro de 2020 (UTC)
Verdades e mentiras sobre a minha vida na Wikipédia! - Carolina Só
Nesse vídeo resolvi mostrar os erros e acertos da Wikipédia sobre mim e contar um pouco desses fatos pela minha perspectiva, esclarecendo a minha história que por muitos anos foi destorcida por essa fonte tão popular de pesquisa.


youtu.be/TkQmaTEKSWU

Re: Wikipedia: Inexatidão de informações oficiais

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Não adianta procurar na Wikipedia por artigos sobre "heróis" da esquerda ou fatos relevantes.
Foram todos escritos e reescritos por esquerdistas.

Re: Wikipedia: Inexatidão de informações oficiais

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 30 Dezembro 2020 - 07:52 am
Não adianta procurar na Wikipedia por artigos sobre "heróis" da esquerda ou fatos relevantes.
Foram todos escritos e reescritos por esquerdistas.
Caso que postei não tinha haver com política. E baseado em que dá entender que Wikipedia tem viés esquerdista? Quando esquerdistas postam /editam algo que dá pra saber que não bate com informações há reversores, etc. Claro que isso não impede de alguém postar informação equivocada, mas tem artigos enviesados por direitistas.

Falei sobre inexatidão e não sobre artigos editados e publicados intencionalmente com viés.
Responder