Racismo

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Re: Racismo

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Sex, 04 Fevereiro 2022 - 20:48 pm
Tem essa bizarrice de nazismo, que tem nenhuma relação com o histórico de racismo no Brasil e nem faz sentido na realidade brasileira.
https://g1.globo.com/fantastico/noticia ... ntos.ghtml


youtu.be/nM9NXbLIbX0

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Se fosse um branco morto ia ter essa repercussão? Toda vez que negro é morto sempre aparece os que "É sempre racismo!".

Congolês morto no Rio foi vítima de racismo?


youtu.be/qq9H4H0vEyc

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Se fosse um branco morto ia ter essa repercussão?
Se fosse um gringo europeu, certamente seria exibido em jornais. Mas por ser um crime sem elemento para polemizar, as redes sociais ignorariam.


O pior problema nesse crime parece ser a milícia. É uma das piores formas de crime organizado já inventadas no Brasil.

O cara que fala que o congolês foi assassinado "por ser negro". Esse argumento não faz o menor sentido. Mesmo se os assassinos fossem brancos, não há como ver (muito menos provar) uma motivação racista.

E gringos negros sofrem menos racismo no Brasil do que os negros brasileiros. Já vi casos assim: um negro se aproxima de um branco na rua e o branco fica assustado (afinal, é um país violento e a maioria dos negros são de favela). Então quando ele abre a boca com um sotaque angolano, o branco se sente aliviado. O que vemos nessa situação não é racismo e sim preconceito de classes. O julgamento foi dado com base em algo que muitas vezes é a ameaçador, mas descobre que o indivíduo não é dessa classe.

Meu medo é se algum dia um segurança matar um invasor que já teve passagem pela polícia e for processado por racismo (caso o invasor seja negro), enquanto ele estava apenas agindo em legítima defesa.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Bolsonaristas se filiam a partido de extrema direita português, sofrem discriminação e descobrem que são estrangeiros e não são tão brancos quanto pensavam.
O canibal vegetariano

Após se filiarem a partido de extrema-direita de Portugal, vários imigrantes brasileiros teriam sido vítimas de atitudes xenófobas

José Eduardo Agualusa 12/02/2022


Após se terem filiado ao Chega, o partido de extrema-direita que nas últimas eleições conquistou 12 lugares no parlamento português, vários imigrantes brasileiros teriam sido vítimas de atitudes racistas e xenófobas por parte dos seus próprios companheiros.

O caso mais conhecido é o da ex-dirigente do Chega na cidade de Braga, Cibelli Pinheiro de Almeida, perseguida por nomes importantes do partido, que se recusaram a aceitar uma brasileira entre eles. Antes dela, também o responsável pelo Chega na cidade da Maia, Marcus Santos, teria sido alvo de ataques racistas.

A vitória de Donald Trump em 2016, e a de Jair Bolsonaro dois anos depois, deu forte impulso à extrema-direita em Portugal. Muitos dos imigrantes brasileiros que correram a filiar-se ao Chega quando da sua constituição, em abril de 2019, eram fervorosos bolsonaristas. No Brasil, é provável que alguns deles defendessem propostas xenófobas e racistas. Ironicamente, estão agora sendo atropelados pela sua própria ideologia.

O que aconteceu aos dissidentes brasileiros do Chega vem acontecendo há décadas a muitos portugueses racistas que, viajando ou radicando-se em países do norte da Europa, descobrem com surpresa não serem tão brancos, nem tão europeus, quanto pensavam.

Não tenho ilusões: mesmo tendo passado pela experiência de viver na pele o ódio racista, os brasileiros do Chega dificilmente se transformarão em vigorosos combatentes pelo multiculturalismo e pela diversidade. O mais provável é que gritem contra a xenofobia em Portugal, mas, de regresso ao Brasil, fechem os olhos à perseguição aos congoleses e a outros imigrantes pobres. As raposas não passam a comer capim apenas porque foram perseguidas por leões.
https://oglobo.globo.com/cultura/o-cani ... o-25390982

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 12 Fevereiro 2022 - 08:14 am
(...) fechem os olhos à perseguição aos congoleses e a outros imigrantes pobres. As raposas não passam a comer capim apenas porque foram perseguidas por leões.
https://oglobo.globo.com/cultura/o-cani ... o-25390982
Nessa parte sobre congoleses já deixa suspeito um viés de querer associar o evento com congolês como se fosse algo generalizado e sistemático.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 12 Fevereiro 2022 - 12:38 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 12 Fevereiro 2022 - 08:14 am
(...) fechem os olhos à perseguição aos congoleses e a outros imigrantes pobres. As raposas não passam a comer capim apenas porque foram perseguidas por leões.
https://oglobo.globo.com/cultura/o-cani ... o-25390982
Nessa parte sobre congoleses já deixa suspeito um viés de querer associar o evento com congolês como se fosse algo generalizado e sistemático.
Cada um destes países: Haiti, Angola e Cabo Verde, estão em maior número do Brasil do que congolês, que nem foi colônia portuguesa.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A necessidade de representatividade. E a cegueira de onde há e não há representatividade.

youtu.be/3n7goC6Rtp0

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Vitor Moura escreveu:
Sáb, 29 Janeiro 2022 - 01:18 am
Parece que o tal ator que forjou ataque racista foi condenado. E agora os conservas vão usar isso pra criticar as esquerdas identitárias. Por isso que forjar situação de vitimização pode causar efeito contrário:

Jussie Smollett condenado é boa notícia para minorias


youtu.be/aKBAzy8FHqk

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Crítico de filmes aponta problemas em filme que mostra distopia onde negro seriam deportados pra África, como: Como mandar muitos negros de volta pra África sendo que há muitos negros no Brasil? Os índios foram deixados de lado na trama da estória (o que aconteceria aos índios sendo que são nativos do Brasil?); entre outros furos, dando impressão que no Brasil seria binário negros ou brancos:

Medida Provisória - Crítica: a estreia de Lázaro Ramos como diretor!


youtu.be/5wjgcNBLBMk

Re: Racismo

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Os sisudos ignoram que esse é um filme de realismo fantástico?

www.portugues.com.br/literatura/realism ... stico.html

" O realismo fantástico é um conceito aplicado a inúmeras produções artísticas em que elementos da realidade, da fantasia e do sonho se misturam, gerando um todo harmônico."
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Hipatia escreveu:
Sex, 22 Abril 2022 - 13:52 pm
Os sisudos ignoram que esse é um filme de realismo fantástico?

www.portugues.com.br/literatura/realism ... stico.html

" O realismo fantástico é um conceito aplicado a inúmeras produções artísticas em que elementos da realidade, da fantasia e do sonho se misturam, gerando um todo harmônico."
E o tal Dalenogare é um crítico que faz parte do tal Critics Choice Association.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Waldemar_Dalenogare_Neto

Ele mencionou que se o enredo do filme se passasse num bairro e não no país inteiro teria mais sentido ou algo assim. Não sei ele sabia se o filme seria ou não baseado num realismo fantástico ou se ateve apenas ao contexto do filme.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 22 Abril 2022 - 18:22 pm
E o tal Dalenogare é um crítico que faz parte do tal Critics Choice Association.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Waldemar_Dalenogare_Neto


Falácia de Autoridade? ;)

Bom, pelo que eu vi nos anúncios, a referência "Medida Provisória" critica, antes de mais nada, a mania desse nosso "Brazel" de querer resolver problemas complexos com medidas simples...o racismo entre outras coisas.

Tem umas falas inclusive, de brancos, que só me lembraram da professora do Cris na série americana "Todo Mundo Odeia O Cris", quando ela tira conclusões sobre a vida dele baseada em inferências de como deve ser a vida dos negros... :cry:
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Hipatia escreveu:
Seg, 25 Abril 2022 - 11:01 am
Agnoscetico escreveu:
Sex, 22 Abril 2022 - 18:22 pm
E o tal Dalenogare é um crítico que faz parte do tal Critics Choice Association.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Waldemar_Dalenogare_Neto


Falácia de Autoridade? ;)

Bom, pelo que eu vi nos anúncios, a referência "Medida Provisória" critica, antes de mais nada, a mania desse nosso "Brazel" de querer resolver problemas complexos com medidas simples...o racismo entre outras coisas.

Tem umas falas inclusive, de brancos, que só me lembraram da professora do Cris na série americana "Todo Mundo Odeia O Cris", quando ela tira conclusões sobre a vida dele baseada em inferências de como deve ser a vida dos negros... :cry:
Foi um mal-entendido, eu não quis passar udéia de apelo a autoridade, ainda mais de uma área onde tem muita coisa subjetiva como a crítica. Tanto é que eu disse "E o tal ... é um crítico da associação ...", era de se esperar que ele tivesse uma resenha mais apurada pra no minimo parecer um crítico zeloso membro de uma associação de críticos considerada conceituada.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 01:51 am
Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.

Deve ser por isso que todo mundo usa touca de cabelo nos coletivos...agora entendi. :lol:
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Hipatia escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 13:41 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 01:51 am
Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.

Deve ser por isso que todo mundo usa touca de cabelo nos coletivos...agora entendi. :lol:
No estrangeiro existe um conceito denominado espaço pessoal que no Brasil o povo desrespeita reiteradamente.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 13:55 pm
No estrangeiro existe um conceito denominado espaço pessoal que no Brasil o povo desrespeita reiteradamente.
"No estrangeiro"...generalização forçada, essa, em?
Na China cospem no chão que nem aqui em Brazólia...e?
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Hipatia escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 14:20 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 13:55 pm
No estrangeiro existe um conceito denominado espaço pessoal que no Brasil o povo desrespeita reiteradamente.
"No estrangeiro"...generalização forçada, essa, em?
Na China cospem no chão que nem aqui em Brazólia...e?
Não é generalização, é um fato. Generalização é tomar isso como um caso de racismo, não acha não? :roll:

Re: Racismo

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Não, não acho não.
No vídeo está claro do que se trata.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 01:51 am
Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.
Não tem nada de racista nesse acontecimento. Eu sentiria o mesmo nojo se alguma dessas pessoas abaixo encostasse a vassoura dura em mim. Então eu seria racista?
Spoiler:
Imagem
Imagem
Falar que transmite doença seria muito grosseria, mas não é porque a situação é de pandemia. Se o cabelo encosta na cara, ela tem todo direito de reclamar. Até mesmo cabelo limpo pode causar alergia em outras pessoas por causa de cosmético. Em nenhum momento foi falado de racismo. Essas pessoas são complexadas e vitimistas demais.

Esse transtorno é tão ridículo que jamais deveria ser caso de polícia. Se alguém pisar no meu pé no coletivo, é um transtorno pior do que a suposta injúria racial. Para a mulher loira, a humilhação por ter sido xingada e barrada no metrô foi muito maior do que o vitimismo de racismo. Essa é a prova de que o politicamente correto não defende a moral e é mais imoral do que a imoralidade que querem combater.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Hipatia escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 15:02 pm
Não, não acho não.
No vídeo está claro do que se trata.
Só que tem que esse "Está claro" é um tremendo juízo do que aconteceu.

Re: Racismo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Tutu escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 15:29 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 01:51 am
Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.
Não tem nada de racista nesse acontecimento. Eu sentiria o mesmo nojo se alguma dessas pessoas abaixo encostasse a vassoura dura em mim. Então eu seria racista?
Spoiler:
Imagem
Imagem
Falar que transmite doença seria muito grosseria, mas não é porque a situação é de pandemia. Se o cabelo encosta na cara, ela tem todo direito de reclamar. Até mesmo cabelo limpo pode causar alergia em outras pessoas por causa de cosmético. Em nenhum momento foi falado de racismo. Essas pessoas são complexadas e vitimistas demais.

Esse transtorno é tão ridículo que jamais deveria ser caso de polícia. Se alguém pisar no meu pé no coletivo, é um transtorno pior do que a suposta injúria racial. Para a mulher loira, a humilhação por ter sido xingada e barrada no metrô foi muito maior do que o vitimismo de racismo. Essa é a prova de que o politicamente correto não defende a moral e é mais imoral do que a imoralidade que querem combater.
Eu sou de São Paulo e uso esses metrôs.

Há bancos em que as pessoas sentam de costas "uma para a outra": uma pessoa de cabelo comprido, inevitavelmente, tem a chance de 90% de encostar no cabelo de outro.

Já encostaram no meu e vou fazer o quê : Como dizem meu amigos crentes: "entrega na mão de Deus"..

Doenças podem ser transmitidas por diversos meios, por qualquer um. Trens aqui são mega lotados, horário de pico então nem se fala. Cabelos sempre se esbarrarão, em segundos, minutos ou horas.

Não encostou na cara: foi nos cabelos uma da outra.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 16:42 pm
Tutu escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 15:29 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 01:51 am
Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.
Não tem nada de racista nesse acontecimento. Eu sentiria o mesmo nojo se alguma dessas pessoas abaixo encostasse a vassoura dura em mim. Então eu seria racista?
Spoiler:
Imagem
Imagem
Falar que transmite doença seria muito grosseria, mas não é porque a situação é de pandemia. Se o cabelo encosta na cara, ela tem todo direito de reclamar. Até mesmo cabelo limpo pode causar alergia em outras pessoas por causa de cosmético. Em nenhum momento foi falado de racismo. Essas pessoas são complexadas e vitimistas demais.

Esse transtorno é tão ridículo que jamais deveria ser caso de polícia. Se alguém pisar no meu pé no coletivo, é um transtorno pior do que a suposta injúria racial. Para a mulher loira, a humilhação por ter sido xingada e barrada no metrô foi muito maior do que o vitimismo de racismo. Essa é a prova de que o politicamente correto não defende a moral e é mais imoral do que a imoralidade que querem combater.
Eu sou de São Paulo e uso esses metrôs.

Há bancos em que as pessoas sentam de costas "uma para a outra": uma pessoa de cabelo comprido, inevitavelmente, tem a chance de 90% de encostar no cabelo de outro.

Já encostaram no meu e vou fazer o quê : Como dizem meu amigos crentes: "entrega na mão de Deus"..

Doenças podem ser transmitidas por diversos meios, por qualquer um. Trens aqui são mega lotados, horário de pico então nem se fala. Cabelos sempre se esbarrarão, em segundos, minutos ou horas.

Não encostou na cara: foi nos cabelos uma da outra.
Algumas pessoas são fleumáticas, outras são temperamentais. Há situações limite em que uma pessoa já transtornada por algum motivo se incomodará até com a cara da outra, que dirá uma relação de cabelo invasiva num metrô em horário de pico. De repente essa mulher tem até um amante negro e só se irritou mesmo.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

A Blobo está noticiando que a mulher se referiu ao cabelo da outra usando a expressão "seu cabelo crespo".. Se for mesmo isso fica mais complicado, mas eu NÂO assisti o vídeo(nem vô assisti, pra não dar view pra essa boboplei a qual não exatamente "me descemos mofo como tratam a informação), estou fazendo um exercício de análise fria portanto Mas(teoria da conspiração)é bem capaz que ela nem falou assim(ou não)!

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Esse caso da mulher acusada de racismo já está em jornais da televisão e eles divulgaram de forma muito parcial, mesmo sendo emissoras que apoiam Bozo.

Algo não esclarecido é que a mulher é húngara e possivelmente tem problemas com a língua portuguesa. É difícil que uma pessoa seja tão rude assim e fale sem pudor. Só pode ser problema linguístico. Ao dizer "transmitir doenças" provavelmente estava falando da covid e a barreira linguística passou esse ar de arrogância. Mas essa mídia politicamente correta não nos dará mais informações sobre o caso.


Voltando à discussão filosófica sobre racismo. Vamos supor que uma pessoa negra teve um desentendimento com alguém e então foi xingada em três casos isolados. Em cada caso, os xingamentos são:
1. Falou mal do cabelo crespo (supondo que o alvo tenha cabelo assim)
2. Usou xingamento racista (como aqueles animais)
3. Fez alguma ofensa de outro tipo (chamou de retardado, debochou do formato do nariz ou olhos, xingou a mãe, ou outra ofensa)

Então, o incômodo e raiva causado na pessoa seria igual nas três situações?
Quem fez a injúria deveria ser levado pela polícia?
É certo usar brechas da lei para extorquir dinheiro do agressor somente por causa da injúria em si?


Quando se aprende a respeitar o próximo e não cometer injúria, o respeito é para todos independente de raça ou cor de pele. Não adianta não ser racista contra uma raça, mas desrespeitar as pessoas das demais raças, porque não é respeito ao próximo e sim ideologia.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Tutu escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 15:29 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 01:51 am
Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.
Não tem nada de racista nesse acontecimento. Eu sentiria o mesmo nojo se alguma dessas pessoas abaixo encostasse a vassoura dura em mim. Então eu seria racista?
Spoiler:
Imagem
Imagem
Falar que transmite doença seria muito grosseria, mas não é porque a situação é de pandemia. Se o cabelo encosta na cara, ela tem todo direito de reclamar. Até mesmo cabelo limpo pode causar alergia em outras pessoas por causa de cosmético. Em nenhum momento foi falado de racismo. Essas pessoas são complexadas e vitimistas demais.

Esse transtorno é tão ridículo que jamais deveria ser caso de polícia. Se alguém pisar no meu pé no coletivo, é um transtorno pior do que a suposta injúria racial. Para a mulher loira, a humilhação por ter sido xingada e barrada no metrô foi muito maior do que o vitimismo de racismo. Essa é a prova de que o politicamente correto não defende a moral e é mais imoral do que a imoralidade que querem combater.
Muita coisa pode ser considerada nojenta desde que não se sabe onde uma pessoa andou passando, mas não apenas o cabelo. Um de vocês poderia ter passado e encostado num local contaminado em qualquer parte do corpo e até mesmo gente que não usa máscara por teimosia.

Sobre o vídeo em questão, fico só no ceticismo e desconfiança, já que até mesmo vídeo pode ser editado ou inteiro mas que só mostra uma parte do que ocorreu, postado de forma pra prejudicar alguém.
Pode ter sido por racismo ou não, mas como não sou investigador e nem leio pensamento já do que vi ele só falou do cabelo não falou de raça. Se fosse uma mulher branca de cabelo encaracolado e a outra mulher tivesse falado o mesmo, talvez não repercutisse tanto.

Mas não duvido que usem esse vídeo, com a turba inflada e o cara chorando pra repercutir e politizar a coisa.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 22:55 pm
Spoiler:
Tutu escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 15:29 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 01:51 am
Suposto caso de racismo em que mulher branca reclamou de mulher negra estar muito próxima a ela relando nela com seu cabelo, tendo pedido a mulher negra que afastasse o cabelo dela pois poderia passar alguma doença
O fato teria gerado clamor de muitos que presenciaram a cena.

Tudo bem que faltou sensibilidade à mulher incomodada para lidar com a situação(talvez ela seja estrangeira ou simplesmente tosca) mas esse contato com cabelos pode sim passar doenças desde piolhos, até infecções por micro-organismos como a caspa.
Não tem nada de racista nesse acontecimento. Eu sentiria o mesmo nojo se alguma dessas pessoas abaixo encostasse a vassoura dura em mim. Então eu seria racista?
Spoiler:
Imagem
Imagem
Falar que transmite doença seria muito grosseria, mas não é porque a situação é de pandemia. Se o cabelo encosta na cara, ela tem todo direito de reclamar. Até mesmo cabelo limpo pode causar alergia em outras pessoas por causa de cosmético. Em nenhum momento foi falado de racismo. Essas pessoas são complexadas e vitimistas demais.

Esse transtorno é tão ridículo que jamais deveria ser caso de polícia. Se alguém pisar no meu pé no coletivo, é um transtorno pior do que a suposta injúria racial. Para a mulher loira, a humilhação por ter sido xingada e barrada no metrô foi muito maior do que o vitimismo de racismo. Essa é a prova de que o politicamente correto não defende a moral e é mais imoral do que a imoralidade que querem combater.
Muita coisa pode ser considerada nojenta desde que não se sabe onde uma pessoa andou passando, mas não apenas o cabelo. Um de vocês poderia ter passado e encostado num local contaminado em qualquer parte do corpo e até mesmo gente que não usa máscara por teimosia.

Sobre o vídeo em questão, fico só no ceticismo e desconfiança, já que até mesmo vídeo pode ser editado ou inteiro mas que só mostra uma parte do que ocorreu, postado de forma pra prejudicar alguém.
Pode ter sido por racismo ou não, mas como não sou investigador e nem leio pensamento já do que vi ele só falou do cabelo não falou de raça. Se fosse uma mulher branca de cabelo encaracolado e a outra mulher tivesse falado o mesmo, talvez não repercutisse tanto.

Mas não duvido que usem esse vídeo, com a turba inflada e o cara chorando pra repercutir e politizar a coisa.
Olha o Agnoscéticooooo! Um dos melhores posts seus, de todos, rapazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! Só remendada a parte de não poder dizer nada por não ser o babanzão com diploma ni Rárvard das análises técnicas da questâo, uma tremenda duma bobagem autodepreciativa, no lugar de emitir sua opinião num espaço como neste daqui do fórum, exatamente pra se abrirem esses parêntesis...

Re: Racismo

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Vereador de SP é acusado de fala racista em sessão: 'Coisa de preto, né?'
Áudio vazado durante uma sessão da CPI dos Aplicativos da Câmara Municipal de São Paulo interrompeu o encontro. Camilo Cristófaro (PSB) já foi acusado de racismo outras duas vezes por colegas da Casa

Camilo Cristófaro (PSB) acompanhava a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos de forma remota quando o áudio dele vazou no plenário. “Não lava nem a calçada. Coisa de preto, né?”

https://www.correiobraziliense.com.br/p ... to-ne.html
Parece ser um palhaço já envolvido em outras polêmicas e acusações.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Agora, a reação da loira pode ter sido bem exagerada, frescura, sendo que tava num metrô e pessoas se encostam. Quer tiver condição e não gosta de aglomeração em transportes públicos, que adquira um carro.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 12:26 pm
Agora, a reação da loira pode ter sido bem exagerada, frescura, sendo que tava num metrô e pessoas se encostam. Quer tiver condição e não gosta de aglomeração em transportes públicos, que adquira um carro.
Falácia da coletividade. Então não pode existir respeito numa aglomeração? Apesar do ditado " em Roma, como os romanos"...

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 12:26 pm
Agora, a reação da loira pode ter sido bem exagerada, frescura, sendo que tava num metrô e pessoas se encostam. Quer tiver condição e não gosta de aglomeração em transportes públicos, que adquira um carro.
O deslocamento em Sampa só funciona por causa do metrô.
Por causa do trânsito muito congestionado e do rodízio de carro, não compensa ter carro lá.
Rico anda é de helicóptero.
Titoff escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 12:25 pm
Vereador de SP é acusado de fala racista em sessão: 'Coisa de preto, né?'
Áudio vazado durante uma sessão da CPI dos Aplicativos da Câmara Municipal de São Paulo interrompeu o encontro. Camilo Cristófaro (PSB) já foi acusado de racismo outras duas vezes por colegas da Casa

Camilo Cristófaro (PSB) acompanhava a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos de forma remota quando o áudio dele vazou no plenário. “Não lava nem a calçada. Coisa de preto, né?”

https://www.correiobraziliense.com.br/p ... to-ne.html
Parece ser um palhaço já envolvido em outras polêmicas e acusações.
Falta de qualificação para o cargo por demonstrar ignorância sociológica.

Aqui já é um exemplo claro de racismo por dizer que sujeira é coisa da raça. Para piorar, ele fala que a sujeira é intencional. Há pessoas que moram em lugar sem saneamento e pavimentação, e nesse caso a sujeira não é intencional.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Exato. Não parece um doce de pessoa?

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 12:36 pm
Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 12:26 pm
Agora, a reação da loira pode ter sido bem exagerada, frescura, sendo que tava num metrô e pessoas se encostam. Quer tiver condição e não gosta de aglomeração em transportes públicos, que adquira um carro.
Falácia da coletividade. Então não pode existir respeito numa aglomeração? Apesar do ditado " em Roma, como os romanos"...
Então quando tiver num metrô, ônibus, etc, peça pro cabelo da pessoa se afastar quando tiver perto de ti. :lol:

"Falácia da coletividade"; É cada uma!

O deslocamento em Sampa só funciona por causa do metrô.
Por causa do trânsito muito congestionado e do rodízio de carro, não compensa ter carro lá.
Rico anda é de helicóptero.
Então que ela aguente o tranco e deixe de onda, já que é jeito!

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Na verdade o nome é ad populum, mas como o papo é de comunista, fica mais adequado, tipo, icônico falácia da coletividade.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 15:44 pm
Na verdade o nome é ad populum, mas como o papo é de comunista, fica mais adequado, tipo, icônico falácia da coletividade.
Não neguei existência do título da falácia, mas ter postado como se eu tivesse usado ela. Não apelei pra nenhuma falácia de quantidade, "apelei" pro fato de que se não quer pegar metrô lotado pra não esbarrar em ninguém, melhor não pegar, pegue Uber, voe num balão, dirigível, arranje outro meio.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 16:39 pm
Spoiler:
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 15:44 pm
Na verdade o nome é ad populum, mas como o papo é de comunista, fica mais adequado, tipo, icônico falácia da coletividade.
Não neguei existência do título da falácia, mas ter postado como se eu tivesse usado ela. Não apelei pra nenhuma falácia de quantidade, "apelei" pro fato de que se não quer pegar metrô lotado pra não esbarrar em ninguém, melhor não pegar, pegue Uber, voe num balão, dirigível, arranje outro meio.
Se você não quiser pegar metrô lotado, onde todo mundo vai ter que se espremer. Eu compreendo...

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Sim, nesse caso é mesmo necessário ver o lado do outro mais ainda, era bom e evitar usar cabelo enorme e principalmente volumoso, mochilas nas costas, volumes os mais diversos, como botijões de gás, televisão, bicicleta, pneus, tentar não usar perfume muito forte, roupas de punk com tachinhas pontiagudos, essas paradinha...

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 17:34 pm
Sim, nesse caso é mesmo necessário ver o lado do outro mais ainda, era bom e evitar usar cabelo enorme e principalmente volumoso, mochilas nas costas, volumes os mais diversos, como botijões de gás, televisão, bicicleta, pneus, tentar não usar perfume muito forte, roupas de punk com tachinhas pontiagudos, essas paradinha...
Proibir tachinhas pontiagudas, coisas que ocupem espaço demais, e coisa do tipo até vai, mas o resto é frescura.
Editado pela última vez por Agnoscetico em Qui, 05 Maio 2022 - 00:44 am, em um total de 1 vez.

Re: Racismo

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 19:32 pm
Spoiler:
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 17:34 pm
Sim, nesse caso é mesmo necessário ver o lado do outro mais ainda, era bom e evitar usar cabelo enorme e principalmente volumoso, mochilas nas costas, volumes os mais diversos, como botijões de gás, televisão, bicicleta, pneus, tentar não usar perfume muito forte, roupas de punk com tachinhas pontiagudos, essas paradinha...
Tachinhas pontiagudas, coisas que ocupem espaço demais, e coisa do tipo até vai, mas o resto é frescura.
Comunismo.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Vendedora de cocada diz que não percebeu racismo na Globo: "Estou meio perdida"

https://br.vida-estilo.yahoo.com/vended ... 13734.html

Apresentadora da Globo pede desculpas após ser avisada de racismo


youtu.be/VP4nJte7yhE

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 15 Junho 2022 - 23:08 pm
Vendedora de cocada diz que não percebeu racismo na Globo: "Estou meio perdida"

https://br.vida-estilo.yahoo.com/vended ... 13734.html

Apresentadora da Globo pede desculpas após ser avisada de racismo
Isso é babaquice e já passa do ridículo. Como é racismo se nem a "vítima" percebeu ou se ofendeu? Só doeu em esquerdopata militante branquelo, que tem uma ideologia que vê racismo em todo mundo e quer que o negro se faça de vítima. São os militantes os verdadeiros racistas.

A apresentadora é tão "racista" que socializou com a "vítima" num salão de beleza e a convidou para o programa. É natural pedir à autora da receita para distribuí-la. A apresentadora até abraçou a convidada. A apresentadora tem nada que se desculpar.

O outro apresentador, que se fez de submisso, também é negro. Nessa lógica, um negro continua sendo pisado.



Essa religião chamada woke copiou esse conceito do cristianismo. No cristianismo é ensinado "todos somos pecadores, por causa do fruto proibido, por isso devemos todo dia lutar contra a tentação do pecado". No woke é ensinado "todos somos blabla-ista, por causa do que ocorreu séculos no passado, por isso devemos todo dia lutar contra a tentação do blabla-ismo". É uma paranoia.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Off_topic:
Tutu escreveu:
Qui, 16 Junho 2022 - 00:47 am
Essa religião chamada woke copiou esse conceito do cristianismo. No cristianismo é ensinado "todos somos pecadores, por causa do fruto proibido, por isso devemos todo dia lutar contra a tentação do pecado". No woke é ensinado "todos somos blabla-ista, por causa do que ocorreu séculos no passado, por isso devemos todo dia lutar contra a tentação do blabla-ismo". É uma paranoia.
Se copiou do cristianismo e do judaísmo (por tabela), já que em ambos há muita gente direitista conservadora adora se dizer perseguida pelos outros grupos, não sei, mas é curioso que muitos cristãos adoram se fazer de vítimas mas costuma criticar o mimimi da negros, gays, etc.

Re: Racismo

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Qui, 16 Junho 2022 - 00:47 am
Isso é babaquice e já passa do ridículo. Como é racismo se nem a "vítima" percebeu ou se ofendeu?
Da mesma forma que pessoas são resgatadas da escravidão e não percebem que foram escravizadas por 72 anos:

“Ela não tem a noção que ela foi escravizada. Ela não tem. Ela não tem noção alguma disso”, afirmou Cristiane Lessa, assistente social e diretora do centro de recepção de idosos onde a mulher está abrigada.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... idao.ghtml

E ainda poderia citar casos de mulheres que sofrem assédio sexual e não percebem que estão sendo assediadas:

a analista de RH, Bruna Freitas, 34 anos, sofreu assédio no seu primeiro emprego. “Eu era tão inexperiente que na época nem percebi que era assédio, sabe? Tinha um senhor, funcionário bem antigo, que aproveitava quando eu ia no arquivo buscar pasta e chegou a me encoxar na parede algumas vezes, só que nunca reclamei e nem contei para ninguém por que não sabia exatamente como agir. Acho que era uma mistura de medo de perder o emprego, de enfrentar o conflito dentro da empresa, e a vergonha de contar que isso estava acontecendo”, relata.

https://www.gazetasp.com.br/brasil/quas ... o/1081705/
Tutu escreveu:
Qui, 16 Junho 2022 - 00:47 am
Só doeu em esquerdopata militante branquelo, que tem uma ideologia que vê racismo em todo mundo e quer que o negro se faça de vítima. São os militantes os verdadeiros racistas.
Isso não é racismo, o nome disso é burrice (ver racismo em tudo) . Racistas são o pessoal de direita que finge que racismo não existe e diz que tudo é mimimi pra poder continuar cometendo seus crimes.
Tutu escreveu:
Qui, 16 Junho 2022 - 00:47 am
A apresentadora é tão "racista" que socializou com a "vítima" num salão de beleza e a convidou para o programa. É natural pedir à autora da receita para distribuí-la. A apresentadora até abraçou a convidada. A apresentadora tem nada que se desculpar.
A mulher é convidada e tem que ficar servindo os outros? A Globo não tem uma produção para fazer isso? Pega até mal tratar um convidado assim. Se fosse uma mulher branca, loira de olhos azuis, será que teria o mesmo tratamento?

Óbvio que não é um caso de a apresentadora sair presa por racismo, mas a atitude dela foi sim um "eco" dos tempos em que o negro vivia para servir os outros. Mesmo que a convidada não tenha percebido isso.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

No futuro, o aquecimento global tornará a maior parte dos humanos de pele negra.

O significado da paleta de cores de pele.

youtu.be/-duN9pxyVbY

Vitor Moura escreveu:
Seg, 20 Junho 2022 - 23:19 pm
Racistas são o pessoal de direita que finge que racismo não existe e diz que tudo é mimimi pra poder continuar cometendo seus crimes.
O pessoal da direita é menos racista porque eles não tratam as pessoas de forma diferente por causa da cor de pele. Por isso dizem que racismo não existe. Existe muito branco e pardo em favela.

O racista é quem enxerga o outro de forma diferente, mesmo enxergando como pobre coitado.
Óbvio que não é um caso de a apresentadora sair presa por racismo, mas a atitude dela foi sim um "eco" dos tempos em que o negro vivia para servir os outros. Mesmo que a convidada não tenha percebido isso.
É um problema ínfimo e sem consequências, por isso reclamar é fazer tempestade em copo d'água. O problema real de nossa sociedade é pobreza e violência.

Re: Racismo

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Qua, 22 Junho 2022 - 10:55 am
O pessoal da direita é menos racista porque eles não tratam as pessoas de forma diferente por causa da cor de pele. Por isso dizem que racismo não existe. Existe muito branco e pardo em favela.
O pessoal de direita é menos racista? O nazismo foi de direita ou de esquerda? Isso sem falar nos estudos que vão na direção oposta do que você diz:

https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia ... reita.html

Então sua frase não se sustenta nem do ponto de vista histórico, nem dos estudos atuais.
Tutu escreveu:
Qua, 22 Junho 2022 - 10:55 am
O racista é quem enxerga o outro de forma diferente, mesmo enxergando como pobre coitado.
Não, meu caro. O racismo está em querer tratar todo mundo igual ignorando as diferenças que fazem toda a diferença. Você não querer dar cota racial com um papinho de "somos todos iguais" é uma atitude racista pois no fundo quer que o negro continue tendo a vida miserável que ele tem, e as cotas sociais já provaram que não são suficientes para mudar a realidade do negro. Por quê? Porque os pobres não são iguais. O branco na favela é pobre, o preto na favela é miserável:

https://noticias.r7.com/brasil/salario- ... e-26112018

Essa diferença permite ao branco pobre viver onde tem um pouquinho mais de saneamento básico, o que lhe permite ficar menos doente, consequentemente ele falta menos à escola, logo se sai melhor na prova do que o negro. Passa o branco pra universidade mas o negro não passa. Por isso a necessidade das cotas raciais. Essas sim trouxeram o negro pra universidade. As cotas sociais não fizeram isso. Ponto. E o branco ainda consegue pagar um cursinho de inglês e conseguir empregos melhores, coisa que o negro não consegue. Por isso a Magazine Luiza fez um trainee só pra negros em que não exigia inglês.
Tutu escreveu:
Qua, 22 Junho 2022 - 10:55 am
Óbvio que não é um caso de a apresentadora sair presa por racismo, mas a atitude dela foi sim um "eco" dos tempos em que o negro vivia para servir os outros. Mesmo que a convidada não tenha percebido isso.
É um problema ínfimo e sem consequências, por isso reclamar é fazer tempestade em copo d'água. O problema real de nossa sociedade é pobreza e violência.
O problema real da nossa sociedade é o imposto regressivo, quando deveria ser progressivo. Agora, não é por isso que vamos deixar de reclamar, pois a reclamação aqui ajuda a construir uma sociedade que reproduza menos o racismo, de forma que a imagem do negro servindo os brancos não seja mais a regra.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Vitor Moura escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:10 pm
O pessoal de direita é menos racista? O nazismo foi de direita ou de esquerda? Isso sem falar nos estudos que vão na direção oposta do que você diz:

https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia ... reita.html

Então sua frase não se sustenta nem do ponto de vista histórico, nem dos estudos atuais.
É um estudo belga, onde todo mundo é branco. Se fosse feito no Brasil, não se declarariam racista ou xenofóbico.
Mas tem uma falha ao falar que pessoas com QI baixo tem QE baixo também, porque ambos normalmente vão em direção opostas.
Embora que esquerda possa ter um QI melhor, a direita tem mais moralidade e honestidade.
Não, meu caro. O racismo está em querer tratar todo mundo igual ignorando as diferenças que fazem toda a diferença.
Qual é a diferença de uma pessoa de pele negra? E de uma de cabelo loiro?
A diferença não está no corpo.

E em relação a cotas para pessoas com déficit de atenção na universidade?
E em relação a cotas para pessoas tímidas na política?

Sabemos então que o problema não está na aparência física. As pessoas são diferentes. Infância difícil, falta de dinheiro para estudar, falta de saneamento, timidez, déficit de atenção, etc. cada uma tem uma adversidade. O erro é relacionar a adversidade com a aparência física e não é ela a culpada.
O branco na favela é pobre, o preto na favela é miserável.

Essa diferença permite ao branco pobre viver onde tem um pouquinho mais de saneamento básico, o que lhe permite ficar menos doente, consequentemente ele falta menos à escola, logo se sai melhor na prova do que o negro. Passa o branco pra universidade mas o negro não passa. Por isso a necessidade das cotas raciais. Essas sim trouxeram o negro pra universidade. As cotas sociais não fizeram isso.
Um negro de classe média baixa vive melhor do que um branco de favela.
Por que então as cotas sociais não foram para miseráveis em vez do pobre típico?
As cotas então favoreceram os negros de classe média baixa, elas ajudaram em nada os negros, pardos e brancos de favela.
O problema real da nossa sociedade é o imposto regressivo, quando deveria ser progressivo.
Isso é uma falácia propagada em redes sociais.
Pobre não paga imposto de renda.
Classe média paga até 27,5%.
Empresa de rico paga 34%.
Os demais impostos são o mesmo para todos.

O imposto faz mal a todos e os pequenos empresários são os mais prejudicados.

Re: Racismo

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
É um estudo belga, onde todo mundo é branco. Se fosse feito no Brasil, não se declarariam racista ou xenofóbico.
Ah não? Recentemente os bolsonaristas não tiveram qualquer escrúpulo em mandar a Paola Carossela voltar pra Argentina, numa clara atitude xenofóbica:

https://www.uol.com.br/universa/colunas ... caveis.htm

Nem mesmo há problema em admitir que é racista:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/no ... resa.ghtml
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
Mas tem uma falha ao falar que pessoas com QI baixo tem QE baixo também, porque ambos normalmente vão em direção opostas.
Embora que esquerda possa ter um QI melhor, a direita tem mais moralidade e honestidade.
Nada do que você falou tem qualquer respaldo científico. Daonde tirou que a direita tem mais moralidade e honestidade se sonegação de imposto é típico da direita, já que dizem que "imposto é roubo"?
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
Qual é a diferença de uma pessoa de pele negra? E de uma de cabelo loiro?
Você acha que pessoas negras não podem ter cabelo loiro por quê?

https://www.hypeness.com.br/2013/05/con ... -naturais/
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
A diferença não está no corpo.
Mas pode estar. Por isso mesmo há cotas para deficientes físicos.
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
E em relação a cotas para pessoas com déficit de atenção na universidade?
Já existe projeto:

https://www.camara.leg.br/noticias/8445 ... os-legais/
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
E em relação a cotas para pessoas tímidas na política?
Parlamentar vem de parlar, ou seja, falar, se a pessoa tem medo de falar em público então vai ser um péssimo parlamentar...
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
Por que então as cotas sociais não foram para miseráveis em vez do pobre típico?
Porque justamente a lei trata o miserável e o pobre como iguais. Não são. A cota racial é que vai pro miserável. A cota racial também é uma cota social.
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
As cotas então favoreceram os negros de classe média baixa, elas ajudaram em nada os negros, pardos e brancos de favela.
Cotas sociais contemplam quem ganha menos de 1,5 salário mínimo:

https://www2.ufjf.br/prograd/2019/05/17 ... io-minimo/
Tutu escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 19:49 pm
Isso é uma falácia propagada em redes sociais.
Pobre não paga imposto de renda.
Classe média paga até 27,5%.
Empresa de rico paga 34%.
Os demais impostos são o mesmo para todos.
https://mobilidade.estadao.com.br/na-pe ... no-brasil/

Re: Racismo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Vitor Moura escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 06:48 am
Nada do que você falou tem qualquer respaldo científico. Daonde tirou que a direita tem mais moralidade e honestidade se sonegação de imposto é típico da direita, já que dizem que "imposto é roubo"?
Os transtornos de uma mente brilhante
https://www.em.com.br/app/noticia/econo ... ntre.shtml

O pessoal de direita respeita mais o que é do outro enquanto o de esquerda é mais invasivo. Os de esquerda tem mais consumo de drogas e depravação sexual também. É claro que essa relação de QI e moralidade e espectro político é um padrão em menos de 33% da população. São essa faixas que puxam as estatísticas. O resto não tem padrão claro.

O sonegador pobre de direita apenas considera imposto como abusivo, para causas das quais ele discorda e gerido por pessoas corruptas.
Você acha que pessoas negras não podem ter cabelo loiro por quê?
Cor de pele, cor de cabelo e cor de olhos são só características físicas. O que perguntei é o sentido de distinguir pessoas por cor de pele e não por cor de cabelo os olhos.

Deveria ser bizarro considerar racismo o termo "um negro veio aqui", mas não dizer o mesmo de "um loiro veio aqui". Cabelo e pele são só características para descrever pessoas.
Parlamentar vem de parlar, ou seja, falar, se a pessoa tem medo de falar em público então vai ser um péssimo parlamentar...
O que mais importa são as ideias e não a capacidade de comunicação. Os maiores pilantras e psicopatas são excelentes em comunicação. Por isso políticos são especialistas em mentira.
Cotas sociais contemplam quem ganha menos de 1,5 salário mínimo:
Reduza então para 1 salário mínimo.
https://mobilidade.estadao.com.br/na-pe ... no-brasil/

Para entender melhor, imagine que uma pessoa da classe E, que recebe R$ 1.212, decidiu fazer uma compra de biscoito recheado, café, carne, creme dental, shampoo e refrigerante, no mesmo mercado que uma pessoa da classe B, que tem renda de R$ 12.120.

Considerando que as duas pessoas compraram a mesma quantidade de produtos da mesma marca, se o preço final da compra ficar em R$ 89, cerca de R$ 30 serão apenas de tributos embutidos no valor da compra.

Dessa forma, em uma única ida ao mercado, uma pessoa da classe E paga 2,5% da sua renda
mensal em impostos, enquanto uma pessoa da classe B paga apenas 0,25% de tributo na mesma compra.

Com essa comparação, fica evidente como a cobrança de tributos de forma regressiva contribui para o aumento da desigualdade social, visto que mesmo que uma pessoa ganhe 10 vezes mais que a outra, as duas contribuem com a mesma quantia em impostos.
Vou refutar a falácia com matemática:

Pessoa A ganha 1000 reais e gasta 900 com compras do mês pagando 300 reais de imposto. Em 10 meses recebeu 10.000, gastou 9.000 e pagou 3.000 de imposto. O imposto foi 30% da renda.

Pessoa B ganha 10.000 reais e gasta 3000 com compras do mês pagando 1000 reais de imposto. 6000 ela põe todo mês num CDB. Após 10 meses, ela teve juntado 60.000 no CDB que rendeu 10%, resgatou 66.000 e comprou um carrão, pagando 22.000 de imposto. Então ela recebeu 106.000 no período, gastou 96.000 e pagou 32.000 de imposto. O imposto foi 30% da renda.

Não importa o tanto que ela recebe e sim o tanto que ela gastou. Tudo que ela gasta terá sempre a mesma proporção. Se ela não gasta num mês e guarda, chegará um momento em que ela gastará o que guardou e então pagará todo esse imposto na mesma proporção. Além disso, muita pessoa de renda alta é endividada pagando juros, prestação de apartamento ou carro de luxo, e acaba nem sobrando dinheiro para aplicação financeira.

Sim, o imposto sobre consumo é horroroso porque desincentiva o mercado do produto. Além disso, cria burocracia dando despesas contábeis para empresas e para o governo. Por isso, sou a favor de abolir esse imposto para quase tudo.

Re: Racismo

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

@Vitor Moura
Racistas são o pessoal de direita que finge que racismo não existe e diz que tudo é mimimi pra poder continuar cometendo seus crimes.
Generalizou a direita e depois reclama de preconceito? Insinuando que direitistas no geral de criminosos?
O pessoal de direita é menos racista? O nazismo foi de direita ou de esquerda? Isso sem falar nos estudos que vão na direção oposta do que você diz:
Resume racismo a nazismo? Acha que não tem racistas na esquerda? Eu lembro ter postado vídeo com ex-companheiro de Che Guevara denunciando atitude racista dele.
E houve o Starsserismo vertente esquerdista do nazismo.
E, lembrando, que nazismo, na verdade, nazismo tem mais haver com nacionalismo étnico do que direita ou esquerda em si.
as cotas sociais já provaram que não são suficientes para mudar a realidade do negro. Por quê? Porque os pobres não são iguais.
Então a solução seria aplicar a política de A Revolução dos bichos: "Todos são iguais, mas alguns são mais 'iguais' que os outros"?
O branco na favela é pobre, o preto na favela é miserável:
Não há brancos miseráveis e nem negros ricos?

E qual critério de apuração usaram pra sustentar o que foi alegado no site? Levaram em consideração o tipo de empregos e a quantidade de negros e brancos? [Ignorando os pardos, já que tu pôs tudo no binário]. Se tiver mais negros em áreas menos especializadas vão ter renda menor na soma geral. Ou acha que há por lei salários difrenceiados pra negros e não-negros numa mesma função?
Por isso a Magazine Luiza fez um trainee só pra negros em que não exigia inglês.
Problema dela! É empresa privada! Agora na área pública é querer que muitos brancos pague impostos pra negro ter benefício.
sonegação de imposto é típico da direita, já que dizem que "imposto é roubo"?
Ele falou algo nada haver mas tu complementa ele com outra nada haver. Se direitistas que acham que imposto é roubo defendem sonegação é exatemente porque acham isso imoral.
Você acha que pessoas negras não podem ter cabelo loiro por quê?
Pra confundir mais ainda: Afro albinos contam como negros ou não, mesmo tendo características de cabelo e feições corporais de africanos?
Por isso mesmo há cotas para deficientes físicos.
Que isso tem haver com racismo, o tema do tópico?
Já existe projeto:

https://www.camara.leg.br/noticias/8445 ... os-legais
Algumas vezes tenho déficit de atenção, mas não achao que seria caso de cota, seria mais caso, talvez, de educadores usarem metodologia menos burocrática e mais eficiente de ensino.
Parlamentar vem de parlar, ou seja, falar, se a pessoa tem medo de falar em público então vai ser um péssimo parlamentar...
(Off topic)Como defensor da representatividade tu parece ser, que acha do fato de deixarem de fora pessoas que não sejam tímidas e tem alta capacidade como político, mas que sejam mudas? (Levou ao pé da letra o termo parlamentar pegando etimologia "parlar"?) (/Off topic)
A cota racial é que vai pro miserável.
Por que associa negro com ser miserável?
A cota racial também é uma cota social.
É o inverso. Se tem mais negros pobres e miseráveis, a cota social abrangeria eles, em vez da racial, que poderia ser usada pra abranger apenas negros (incluindo aí os não tão pobres, mas que poderiam querer dar uma de espertos pra ter o benefício).

(...)

Que acha desse movimento, Dudula feito negros sul-africanos contra outros negros africanos vizinhos?


A onda de violência contra imigrantes na África do Sul


youtu.be/yVduv5N_LCo

Re: República Popular da China - A China vai dominar o mundo?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Vitor Moura escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 03:47 am
Agnoscetico escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 03:24 am
O comunismo chinês não blinda ninguém contra racismo.
Nunca disse que blindava. Mas o racismo na China não gerou ainda "George Floyds" e o governo atua rapidamente para coibir o racismo. A própria moça do vídeo não passou por racismo na China, mas na Europa...



youtu.be/qKyONYiHcLU
O caso do tal George Floyd foi muito superestimado, só falta criarem estátua beatificando o cara. Eu tenho minhas dúvidas se ele não fez provocação primeiro ou se o policial agiu primeiro do nada, etc. Sendo bem cético, já que a gritaria do BLM (que se mostrou mais composta ´por brancos do que negros) se sobrepôs a investigação bem apurada, agindo apenas por paixão ideológica.

E então até aparecer um "mártir" George Floyd, a questão do racismo na China deveria ser tratada com menos relevância, devendo se fazer vista grossa?

(...)

E sobre o caso do movimento Dulula o que tem a comentar? Explica que a terra mãe do negros tem racismo de negro contra negro que não deve a skinheads, gerando casos de George Floyds moçambicano, angolanos, etc?
Responder