Como você define o "Brasileiro Médio"?

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Emprega-se muito o termo "Brasileiro médio".

Mas o que constitui o brasileiro médio? O que isso significa?

É aquele cara QI 80 que fura fila, assiste TV globo, só pensa no churrasco e cerveja no final de semana, trabalha em subemprego, quer ser malandrão, mas é um otário?

Ou existe algo que não está inserido no conjunto acima?

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Ou seja, tiramos a média do QI, das virtudes, da cultura e tudo mais e definimos o "brasileiro médio" ?

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 10 Novembro 2020 - 16:29 pm
Ou seja, tiramos a média do QI, das virtudes, da cultura e tudo mais e definimos o "brasileiro médio" ?
Sim, a ideia é que se chegasse a um consenso sobre isto.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Acho que quem usa esse termo pensa em classes econômicas e sociais. Assim, o brasileiro médio deve ser aquele que consegue sobreviver (e se divertir etc ) numa faixa de renda média.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Acho que o brasileiro é atípico em vários sentidos. Nossa nação é relativamente jovem em relação às grandes culturas formadas desde as antiguidades. Fomos colonizados com fins exploratórios e a miscigenação sempre influencia na assimilação dos valores, exatamente aqueles que formam a tradição, o caráter e a destinação de um povo.
Somos reconhecidos pela tradicional boa vontade para com estrangeiros e imigrantes, além de uma tendência a copiar, dos outros povos, aquilo que mais admiramos neles.
Mas o que parece bom tem seu lado negativo pois na tentativa de nos tornarmos iguais aos melhores, sem as necessárias fundamentações em educação, saúde, segurança, criamos instituições que ainda não valorizam o rigor na apreciação das leis e costumes.
Nos tornamos um tanto canhestros, com um futuro sempre dependente das decisões que as elites políticas e empresariais venham a tomar.
Ainda temos sol, futebol e carnaval... e a pandemia.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Gigaview escreveu:
Ter, 10 Novembro 2020 - 19:03 pm
Acho que quem usa esse termo pensa em classes econômicas e sociais. Assim, o brasileiro médio deve ser aquele que consegue sobreviver (e se divertir etc ) numa faixa de renda média.
A questão renda nem se leva em conta o fator aqui e um entretenimento comum popular que reune diversos indivíduos com poder aquisitivo distinto.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Percival escreveu:
Ter, 10 Novembro 2020 - 20:23 pm
Gigaview escreveu:
Ter, 10 Novembro 2020 - 19:03 pm
Acho que quem usa esse termo pensa em classes econômicas e sociais. Assim, o brasileiro médio deve ser aquele que consegue sobreviver (e se divertir etc ) numa faixa de renda média.
A questão renda nem se leva em conta o fator aqui e um entretenimento comum popular que reune diversos indivíduos com poder aquisitivo distinto.
Não entendi.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

O que define o Brasileiro médio não é sua renda, mas sim algo que ele consome em comum com outros indivíduos que segue uma linearidade regular.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

"Brasileiro médio" é geralmente usado como um termo pejorativo, assim como é "americano médio" também seria nos EUA, por exemplo. Mencken, famoso jornalista e crítico social daquelas terras já dizia "o homem comum é um tolo."

Vejo como uma crítica a hipocrisia e falta de cultura/educação.

Pegando o exemplo, seria o cara que exige leis rígidas, mas, sempre que pode, viola alguma lei incoveniente para ele no momento. Fala mal da globo, mas assiste vários programas (ou fala mal da globo, mas recomenda a record, etc). Acha que o presidente ou governador pode resolver tudo na canetada.

Discursa fervorosamente contra aborto em qualquer situação, mas ao ver um "pivete" de 8 anos na rua o chama de "sementinha do mal" e defende até chacina deles. Ou chama suporte financeiro dado pelo governo a mães em situação de pobreza de "comunismo."

Com o crescimento dos templos evangélicos, o "brasileiro médio" mudou um pouco na última década ou duas. Coloca aí então muito mais cagação de regra para a vida alheia, mas alopração para si próprio, desde de que seja escondido. Tipo a tal Flordelis, ícone dos crentes. Acho que ela representa muito bem a classe, na verdade. Ok, tirando o fato de ser assassina, mas mais pela pregação de vida moral-religiosa, mas na verdade tá todo mundo trepando com todo mundo.

E por aí que entendo o termo.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Acredito que devido ao termo Brasileiro Médio ser usado de forma xula afim de imputar tudo que é negativo e criar espantalhos para descrevê-lo cria-se esse abismo de falta de comunicação com o mesmo. A ponto de alguns como o @Titof usar como descrição de um espírito antagônico a visão de mundo qual considera a correta.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Qual é a forma não-chula do termo Brasileiro Médio? Isso existe?

Se não existe, para ser usado não-chulicamente, é preciso definir criteriosamente e com objetividade essa coisa "Brasileiro Médio". E acho que essa definição não escapa de considerações estatísticas.

Achei as considerações do Titiff muito nebulosas...

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Percival escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 09:28 am
Acredito que devido ao termo Brasileiro Médio ser usado de forma xula afim de imputar tudo que é negativo e criar espantalhos para descrevê-lo cria-se esse abismo de falta de comunicação com o mesmo. A ponto de alguns como o @Titof usar como descrição de um espírito antagônico a visão de mundo qual considera a correta.
É um termo pejorativo mesmo, então não seria para incluir as características positivas que a cultura do povo apresenta. E se é pejorativo, normalmente é para não buscar comunicação.

E se eu uso o termo, vou defini-lo de acordo com a visão de mundo que considero correta. Deveria usar a sua visão de mundo?

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Gigaview escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 12:12 pm
Qual é a forma não-chula do termo Brasileiro Médio? Isso existe?

Se não existe, para ser usado não-chulicamente, é preciso definir criteriosamente e com objetividade essa coisa "Brasileiro Médio". E acho que essa definição não escapa de considerações estatísticas.

Achei as considerações do Titiff muito nebulosas...
Basicamente eu entendo o termo como uma forma de descrever alguém que não tem muita educação (tanto escolar quanto boas maneiras), e se comporta de forma hipócrita.

Se é a média real de mais de 200 milhões de pessoas, aí é outro papo.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Titoff escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 12:22 pm
Percival escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 09:28 am
Acredito que devido ao termo Brasileiro Médio ser usado de forma xula afim de imputar tudo que é negativo e criar espantalhos para descrevê-lo cria-se esse abismo de falta de comunicação com o mesmo. A ponto de alguns como o @Titof usar como descrição de um espírito antagônico a visão de mundo qual considera a correta.
É um termo pejorativo mesmo, então não seria para incluir as características positivas que a cultura do povo apresenta. E se é pejorativo, normalmente é para não buscar comunicação.

E se eu uso o termo, vou defini-lo de acordo com a visão de mundo que considero correta. Deveria usar a sua visão de mundo?

Não, até porque sou bem crítico a minha e está aberto a contestar também. Mas no geral temos essa forma de pensar e eu admito que conscientemente posso ter essa forma de pensar também.
Gigaview escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 12:12 pm
Qual é a forma não-chula do termo Brasileiro Médio? Isso existe?

Se não existe, para ser usado não-chulicamente, é preciso definir criteriosamente e com objetividade essa coisa "Brasileiro Médio". E acho que essa definição não escapa de considerações estatísticas.

Achei as considerações do Titiff muito nebulosas...

Seria um padrão de comportamento, mas não necessariamente algo que seria negativo ou antagônico em sua totalidade.
Titoff escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 12:27 pm
Gigaview escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 12:12 pm
Qual é a forma não-chula do termo Brasileiro Médio? Isso existe?

Se não existe, para ser usado não-chulicamente, é preciso definir criteriosamente e com objetividade essa coisa "Brasileiro Médio". E acho que essa definição não escapa de considerações estatísticas.

Achei as considerações do Titiff muito nebulosas...
Basicamente eu entendo o termo como uma forma de descrever alguém que não tem muita educação (tanto escolar quanto boas maneiras), e se comporta de forma hipócrita.

Se é a média real de mais de 200 milhões de pessoas, aí é outro papo.
Então todo Brasileiro médio é sem educação e se comporta com hipocrisia?

O caso é que por esteriótipos podemos ser assertivos em muitos casos, mas com baixa precisão.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O brasileiro médio é:
* Um sujeito desprovido de inteligência e com péssima formação em educação.
* É preguiçoso.
* Acredita em e respeita o que chamam de Deus, mas raramente frequenta a igreja.
* Adora assistir time de futebol e conversar sobre o assunto.
* Adora a música da moda (no momento atual é o sertanejo universitário), e não valoriza a própria cultura: MPB, Bossa nova, ...
* Não lê livros. Nem mesmo os didáticos e os de literatura clássica, como Machado de Assis.
* Adora uma cerveja gelada e gosta de churrasco.
* Comete pequenas malandragens, muitas vezes ilegais. Também comete pequenas infrações porque o sistema é muito burocrático.
* Tem político de estimação, mas só no executivo federal, como fosse uma religião.
* É sexualmente depravado. Ou seja, é o país da pegação, do sexo casual e da infidelidade, sem falar de prostituição e suruba.
* Sabe jogar truco.
* Gosta de ostentar coisas como roupa e carro.
* É extrovertido e gosta de fazer amizades.
* Não pensa no longo prazo.
* Adora festejar.
* Assiste muita televisão.
* É viciada em redes sociais, no caso das mulheres.
* Não leva desaforo para casa. Ou seja, não se controla em caso de bobeira para evitar um barraco maior e desgastante.
* Odeia os EUA na política, mas ama a cultura e as pessoas americanas.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Achei sua lista bem legal, diria que dá pra dizer que é um brasileiro médio por ela. Apesar de que nem todo brasileiro médio vai obrigatoriamente ter todos os requisitos.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Sim, o Brasil é muito diverso.
Pode variar muito dependendo da região, da classe social, do gênero e da idade.
Eu pensei num típico adulto sudestino de classe média baixa de 25 a 40 anos.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Mas algumas categorias consegue abranger o Brasileiro Médio no geral.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Percival escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 13:02 pm
Titoff escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 12:27 pm
Gigaview escreveu:
Seg, 16 Novembro 2020 - 12:12 pm
Qual é a forma não-chula do termo Brasileiro Médio? Isso existe?

Se não existe, para ser usado não-chulicamente, é preciso definir criteriosamente e com objetividade essa coisa "Brasileiro Médio". E acho que essa definição não escapa de considerações estatísticas.

Achei as considerações do Titiff muito nebulosas...
Basicamente eu entendo o termo como uma forma de descrever alguém que não tem muita educação (tanto escolar quanto boas maneiras), e se comporta de forma hipócrita.

Se é a média real de mais de 200 milhões de pessoas, aí é outro papo.
Então todo Brasileiro médio é sem educação e se comporta com hipocrisia?

O caso é que por esteriótipos podemos ser assertivos em muitos casos, mas com baixa precisão.
Se eu usar o termo, vai ser por aí o que eu quero dizer. Mas não vou achar que é uma verdade suprema. É um termo meio preconceituoso, sim. Quando alguém diz isso, está julgando o outro e se colocando em um patamar superior.

É um estereótipo mesmo, que nem sempre é verdadeiro. É que nem alguém em um aeroporto que vê um grupo enrolado em bandeira do Brasil e/ou camisa da seleção fazendo bagunça, falando aos berros, cantando musiquinha, etc e pensa "só podia ser brasileiro mesmo."

Pode haver um monte de outros brasileiros circulando em volta e se comportando de maneira apropriada, só que estes não chamam a atenção, então não são considerados na hora de você montar a imagem do "brasileiro médio."

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Quando se trata de brasileiro médio, seria o comportamento mais comum que muitos indivíduos podem ter semelhantes. Mas repetindo sem uma conotação positiva ou negativa, a não ser que na sua visão o brasileiro médio é um mal a ser combatido por ser um problema.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Sendo assim, dá para incluir características neutras e positivas:

O brasileiro faz amigos facilmente, é extrovertido, bem-humorado, gosta de carnaval, muvuca e futebol (e joga bem), gosta de praia e caipirinha, é próximo da família, etc.

Se isso tudo corrssponde a média do cidadão do Brasil, aí eu não sei.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

E para que serve mesmo essa definição de brasileiro médio?

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Embora eu não concorde com a descrição por Titoff e até ache ela extremista, concordo quando ele diz que "brasileiro médio" é um termo na maioria das vezes usado pejorativamente. "Brasileiro médio" é usado muitas vezes em conjunto com o termo "jeitinho brasileiro", que referencia o brasileiro malandro e hipócrita. Aquele brasileiro que reclama da corrupção e terceiriza os problemas do Brasil ao sistema político, mas, ao mesmo tempo, é conivente com práticas anti-éticas em menor escala.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Gigaview escreveu:
Ter, 17 Novembro 2020 - 22:16 pm
E para que serve mesmo essa definição de brasileiro médio?
Mapear maior incidência de um comportamento em pessoas que moram no Brasil afim de uso para estudo e/ou prático.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Cinzu escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 08:40 am
Embora eu não concorde com a descrição por Titoff e até ache ela extremista, concordo quando ele diz que "brasileiro médio" é um termo na maioria das vezes usado pejorativamente. "Brasileiro médio" é usado muitas vezes em conjunto com o termo "jeitinho brasileiro", que referencia o brasileiro malandro e hipócrita. Aquele brasileiro que reclama da corrupção e terceiriza os problemas do Brasil ao sistema político, mas, ao mesmo tempo, é conivente com práticas anti-éticas em menor escala.
Pode ser o mesmo com outras nacionalidades: o "americano médio" é obeso mórbido bebedor de coca-cola, fanático por armas, é ignorante geopoliticamente (não sabe nem encontrar o próprio país em um mapa), é racista, se acha foda, etc.

E tal como ocorre com o "brasileiro médio," eu não acho que sejam todos assim.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
DenelliSkid
Mensagens: 102
Registrado em: Ter, 15 Dezembro 2020 - 01:29 am

Mensagem por DenelliSkid »

Percival escreveu:
Qua, 18 Novembro 2020 - 12:08 pm
Gigaview escreveu:
Ter, 17 Novembro 2020 - 22:16 pm
E para que serve mesmo essa definição de brasileiro médio?
Mapear maior incidência de um comportamento em pessoas que moram no Brasil afim de uso para estudo e/ou prático.
Aplicações práticas:

- Ganhar eleição;
- Lançar modelo de carro novo fabricado na Índia/leste europeu;
- Tabelar preço de certos eletrônicos e artigos de luxo pra que fique acima da média e mais acessível as elites;

E por aí vai...

Uma coisa de brasileiro médio: adora um véio, dono de rede de lojas e que vende as coisas no carnê.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

DenelliSkid escreveu:
Ter, 15 Dezembro 2020 - 21:29 pm


Aplicações práticas:

- Ganhar eleição;
- Lançar modelo de carro novo fabricado na Índia/leste europeu;
- Tabelar preço de certos eletrônicos e artigos de luxo pra que fique acima da média e mais acessível as elites;

E por aí vai...

Uma coisa de brasileiro médio: adora um véio, dono de rede de lojas e que vende as coisas no carnê.
Nem é para essas aplicações em si, pensava em algo mais de relacionamentos com estes no dia a dia. Se bem que no caso de eleições fica nítido pessoa certa no momento certo.

Sempre acabo lembrando de uma postagem uma vez dizendo que a cultura encomenda seus ídolos.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
DenelliSkid
Mensagens: 102
Registrado em: Ter, 15 Dezembro 2020 - 01:29 am

Mensagem por DenelliSkid »

Percival escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 17:37 pm

Nem é para essas aplicações em si, pensava em algo mais de relacionamentos com estes no dia a dia. Se bem que no caso de eleições fica nítido pessoa certa no momento certo.

Sempre acabo lembrando de uma postagem uma vez dizendo que a cultura encomenda seus ídolos.

Entendi seu ponto de vista.
Penso que sempre esbarra em algum objetivo comercial ou político (até mesmo geopolítico) por parte de quem financia a encomenda destes dados.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

DenelliSkid escreveu:
Sex, 18 Dezembro 2020 - 01:12 am
Percival escreveu:
Qui, 17 Dezembro 2020 - 17:37 pm

Nem é para essas aplicações em si, pensava em algo mais de relacionamentos com estes no dia a dia. Se bem que no caso de eleições fica nítido pessoa certa no momento certo.

Sempre acabo lembrando de uma postagem uma vez dizendo que a cultura encomenda seus ídolos.

Entendi seu ponto de vista.
Penso que sempre esbarra em algum objetivo comercial ou político (até mesmo geopolítico) por parte de quem financia a encomenda destes dados.
A questão não é essa, até porque vi essa postagem num Fórum de games é bem pertinente com essa sessão. Saber como é o comportamento padrão de um povo de um país é o básico para saber como se relacionar e até conhecer um pouco de nós mesmos. Conhecimento puro, afinal ninguém vive numa ilha.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Percival escreveu:
Sex, 18 Dezembro 2020 - 04:25 am
A questão não é essa, até porque vi essa postagem num Fórum de games é bem pertinente com essa sessão. Saber como é o comportamento padrão de um povo de um país é o básico para saber como se relacionar e até conhecer um pouco de nós mesmos. Conhecimento puro, afinal ninguém vive numa ilha.
É curioso mencionar games, porque existem dois Brasis quando o tema é games e o que dá dinheiro é uma parcela ínfima da população. Um é o Brasil do Poly Station, do Play Station velho que nunca viu um disco original e do Xbox adquirido com HD abarrotado de jogos. O outro é o Brasil do Mega Drive com jogo em português, do que chegou a conhecer o Dreamcast e do Play Station de última geração. Não sei como está hoje porque já passei da idade, mas vejo pessoas na internet com placa de vídeo de 2000 e na vida real falam de descontão na steam e jogo gratuito de celular.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Ultimamente os estereótipos "malandro e preguiçoso" vem sendo substituidos por "inculto e evangélico"

Acho que o país estava menos mal quando era representado pelo Zé Carioca.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O Brasil dos fura-fila ganhou força com Bolsonaro

O fura fila, nenhuma surpresa. Somos um país egoísta, que esconde sua natureza com uma alegria contagiante, musical, dançante, calorosa

Ascânio Seleme - 13/02/2021

Muita gente acha que o Brasil será melhor, que o trauma da pandemia tornará os brasileiros mais tolerantes, solidários e amigáveis. Tenho sérias dúvidas sobre isso. Somos um país egoísta, que esconde sua natureza com uma alegria contagiante, musical, dançante, calorosa. Quem nos vê rapidamente, durante uma semana de carnaval, por exemplo, acha que somos os melhores seres do planeta, amáveis, tolerantes, misturados. Trata-se de um engano. Não somos, nunca fomos e jamais seremos modelo para o mundo.

“Farinha pouca, meu pirão primeiro” é um velho adágio popular que mostra bem como pensa o brasileiro. Uma outra máxima, conhecida como a “Lei do Gerson”, foi expressada em um comercial dos anos 1970, em que o velho craque da seleção e do Fluminense afirmava que “o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo”. Verdade. Somos isso mesmo, não adianta querer negar. E temo que esse modo degenerado de ver o mundo seja intensificado depois da pandemia de coronavírus. Os bons exemplos são poucos, é necessário garimpar muito fundo para encontrar casos que mereçam destaque. Quando os encontramos, batemos bumbo, fazemos festa, damos prêmio.

Não somos solidários, não somos caridosos, não somos filantropos e também não somos voluntários. Alguém certamente dirá que estou sendo rigoroso com o brasileiro, que há muitos generosos e amorosos entre nós. É verdade, mas nem por isso dá para ser complacente com os demais. O futuro mostrará se estou errado, mas acho que sairemos dessa mais egoístas e sectários. Nossa xenofobia e nosso racismo serão ainda mais escancarados, porque o brasileiro não terá que se desculpar ao ultrapassar os limites, pois entenderá, equivocadamente, estar se defendendo. A máscara da cordialidade se esgarçará mostrando melhor a verdadeira face do brasileiro.

https://oglobo.globo.com/brasil/o-fura- ... a-24881929
http://www.fundacaoastrojildo.com.br/20 ... -surpresa/

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

Percival escreveu:
Ter, 10 Novembro 2020 - 12:24 pm
Emprega-se muito o termo "Brasileiro médio".

Mas o que constitui o brasileiro médio? O que isso significa?

É aquele cara QI 80 que fura fila, assiste TV globo, só pensa no churrasco e cerveja no final de semana, trabalha em subemprego, quer ser malandrão, mas é um otário?

Ou existe algo que não está inserido no conjunto acima?
Acho que o nível do presidente que temos é uma representação bem fiel.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Trechos do livro "1822", de Laurentino Gomes, falando da corte portuguesa no Brasil:

"Era uma nobreza inflacionada pelo regime de toma lá dá cá que se estabelecera entre a riqueza colonial e a destituída corte portuguesa refugiada no Brasil (...) a monarquia portuguesa, depois de 736 anos de existência, tinha 16 marqueses, oito viscondes, quatro barões e 26 condes, enquanto que a brasileira, com apenas oito anos, já ostentava 28 marqueses, 16 viscondes, 21 barões e seis condes."

"O aventureiro alemão Carl Seidler registrou: 'As classes superiores se vestem pelo último figurino parisiense e não raro exageram ridiculamente as modas importadas.'"

"O francês Jacques Arago ficou surpreso ao visitar a biblioteca real trazida de Portugal por D. João. Como 60000 volumes e obras raras, era uma das maiores do mundo. Situada porém num país de gente analfabeta, vivia às moscas."

"Outro traço em comum era a esperteza e a falta de transparência nas relações comerciais - o famoso 'jeitinho brasileiro' - que já assustava os viajantes estrangeiros aqui chegados."

"O inglês Thomas Lindley afirmou: 'Em seus negócios, prevalece a astúcia mesquinha e velhaca, principalmente quando efetuadas as transações com estrangeiros, aos quais pedem o dobro do preço (...) Salvo algumas exceções, são pessoas inteiramente destituídas do sentimento de honra (...) "

"Coube a uma das colonas suíças (...) a honra de amamentar o príncipe Pedro de Alcântara (...) A família imperial acreditava ser mais saudável empregar nessa tarefa uma mulher branca, européia e católica do que as negras amas de leite tão comuns nas casas dos senhores de escravos"

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 21 Setembro 2021 - 12:37 pm
Trechos do livro "1822", de Laurentino Gomes, falando da corte portuguesa no Brasil:

"Era uma nobreza inflacionada pelo regime de toma lá dá cá que se estabelecera entre a riqueza colonial e a destituída corte portuguesa refugiada no Brasil (...) a monarquia portuguesa, depois de 736 anos de existência, tinha 16 marqueses, oito viscondes, quatro barões e 26 condes, enquanto que a brasileira, com apenas oito anos, já ostentava 28 marqueses, 16 viscondes, 21 barões e seis condes."

"O aventureiro alemão Carl Seidler registrou: 'As classes superiores se vestem pelo último figurino parisiense e não raro exageram ridiculamente as modas importadas.'"

"O francês Jacques Arago ficou surpreso ao visitar a biblioteca real trazida de Portugal por D. João. Como 60000 volumes e obras raras, era uma das maiores do mundo. Situada porém num país de gente analfabeta, vivia às moscas."

"Outro traço em comum era a esperteza e a falta de transparência nas relações comerciais - o famoso 'jeitinho brasileiro' - que já assustava os viajantes estrangeiros aqui chegados."

"O inglês Thomas Lindley afirmou: 'Em seus negócios, prevalece a astúcia mesquinha e velhaca, principalmente quando efetuadas as transações com estrangeiros, aos quais pedem o dobro do preço (...) Salvo algumas exceções, são pessoas inteiramente destituídas do sentimento de honra (...) "

"Coube a uma das colonas suíças (...) a honra de amamentar o príncipe Pedro de Alcântara (...) A família imperial acreditava ser mais saudável empregar nessa tarefa uma mulher branca, européia e católica do que as negras amas de leite tão comuns nas casas dos senhores de escravos"
Curioso que a astúcia mesquinha e velhaca do "brasileiro" da época não figuravam como características do "português" típico na Europa. Essas eram atribuições normalmente dadas aos ciganos, e pelo racismo religioso, aos judeus, em quase todo o continente europeu por força da Inquisição. O "brasileiro" é produto local, sem igual do ponto de vista antropológico.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

no sec XXI?

Ignorante e idiota útil, lambe-saco de político/pastor/ladrão de estimação

Façam um exercício:
Tentem imaginar a parcela de baba ovos do retardadonaro, do nine fingers ou do malafarta, pedirmaiscedo, ...
Aposto que vai dar mais de 50%

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Ter, 21 Setembro 2021 - 17:39 pm
Curioso que a astúcia mesquinha e velhaca do "brasileiro" da época não figuravam como características do "português" típico na Europa. Essas eram atribuições normalmente dadas aos ciganos, e pelo racismo religioso, aos judeus, em quase todo o continente europeu por força da Inquisição. O "brasileiro" é produto local, sem igual do ponto de vista antropológico.
Os pilgrims que embarcaram no Mayflower eram um pedaço inteiro da sociedade inglesa. Vieram com mulher, cachorro, sogra e papagaio, trazendo seus costumes e tradições para reproduzir no Novo Mundo a vida que levavam na Europa.

Já o Brasil foi colonizado por soldados, criminosos, exilados, fugitivos da Inquisição, aventureiros em busca de emoções, ouro e joias.
Eram quase todos homens e se viraram, a princípio, com as nativas e, mais tarde, com as africanas.
Não creio que pensassem em criar um país e sim em dar um tempo antes de voltar para a Europa.
Levou séculos até que se reconhecessem como um país e não uma simples fazenda de cana e mina de ouro.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 22 Setembro 2021 - 10:13 am
Gigaview escreveu:
Ter, 21 Setembro 2021 - 17:39 pm
Curioso que a astúcia mesquinha e velhaca do "brasileiro" da época não figuravam como características do "português" típico na Europa. Essas eram atribuições normalmente dadas aos ciganos, e pelo racismo religioso, aos judeus, em quase todo o continente europeu por força da Inquisição. O "brasileiro" é produto local, sem igual do ponto de vista antropológico.
Os pilgrims que embarcaram no Mayflower eram um pedaço inteiro da sociedade inglesa. Vieram com mulher, cachorro, sogra e papagaio, trazendo seus costumes e tradições para reproduzir no Novo Mundo a vida que levavam na Europa.

Já o Brasil foi colonizado por soldados, criminosos, exilados, fugitivos da Inquisição, aventureiros em busca de emoções, ouro e joias.
Eram quase todos homens e se viraram, a princípio, com as nativas e, mais tarde, com as africanas.
Não creio que pensassem em criar um país e sim em dar um tempo antes de voltar para a Europa.
Levou séculos até que se reconhecessem como um país e não uma simples fazenda de cana e mina de ouro.
Ainda assim é curioso. Veja o exemplo da Austrália que também recebeu criminosos, exilados e aventureiros e nem por isso desenvolveu um "australiano típico" com essas características de astúcia mesquinha e velhaca.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Curioso que a palavra brasileiro, com seu sufixo "eiro" como formador de gentílico, é usado em poucos vocábulos, como mineiro e campineiro, de somenos importância; poderíamos nos chamar de brasilianos, ou ainda, brasilienses, como nosso primeiro jornal, impresso em Portugal.

O "brasileiro" era aquele indivíduo explorador do Pau-Brasil, via de regra criminoso, expulso de Portugal, e por isso mesmo ninguém queria ser chamado de brasileiro; há uma hipótese que o termo só passaria a ser considerado como "nascido no Brasil" a partir de uma obra do franciscano Frei Vicente do Salvador, intitulada "História da Custódia Franciscana no Brasil" (1627), mas o Houaiss não corrobora e coloca o termo apenas em 1706, quando teria sido empregado pelo português José Soares da Silva.

E a partir daí teria uma conotação menos pejorativa, e mais patriótica.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

John Luccock esteve no Brasil em 1808 e suas impressões não foram nada boas.
Ele escreveu um livro sobre suas experiências e reclama do calor no Rio, da sujeira, do barulho, das mulheres que se casavam aos 13 anos e já estavam velhas encurvadas aos 25, 30 anos. Foi almoçar na casa de um sujeito mais ou menos importante e lhe deram um guardanapo preto de sujeira.
Em 1808, quando chegou, achou a cidade quente ("Aludimos repetidas vezes ao forte calor do clima do Rio; eu vi um termômetro Fahrenheit, exposto ao sol, subir a 130 graus [54,4 graus centígrados], sendo que então à sombra, atingia 96 graus [35,6 graus centígrados]) e atrasada. Luccock descreve a ignorância dos mercadores ("A ignorância deles não se limitava à geografia, poucos dentre eles conheciam algo mais do que os primeiros princípios da aritmética; ao lerem, soletravam as palavras, e escrever era para eles uma tremenda tarefa"), a má qualidade da mão-de-obra ("O orgulho tolo e a presunção formalizada, que dominava em todas as classes da sociedade brasileira, atingiam nesta categoria de homem [os trabalhadores] um absurdo singular e ridículo.", o desânimo da população ("o povo em geral parecia muito calado; não havia folguedos de crianças, nem vivacidade da juventude, nem exclamações ruidosas dos mais adiantados em anos.

Neste particular, o Rio diferia de todas as demais partes que visitei"), "ignorância", "falta de educação e instrução" e envelhecimento precoce das mulheres ("aos dezoito, uma dama brasileira já atingiu sua plena maturidade. Poucos anos após já ela se torna corpulenta e mesmo pesadona, adquire uma sensível corcova e um andar desajeitado e vacilante. Começa a decair, perde o bom-humor das suas maneiras, assumindo em seu lugar uma carranca desagradável [...] aos vinte e cinco anos, trinta, no máximo, já se tornaram perfeitas velhas enrugadas"), os maus modos nas refeições ("não há grande limpeza nem boas-maneiras, durante a refeição"), etc.[3]
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Luccock

O livro completo pode ser baixado aqui:
http://www.portalbarcosdobrasil.com.br/handle/01/636
http://www.portalbarcosdobrasil.com.br/ ... sAllowed=y
Editado pela última vez por Fernando Silva em Qui, 23 Setembro 2021 - 09:53 am, em um total de 1 vez.

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Um estudo sobre as impressões de estrangeiros em visita ao Rio no século XIX (arquivo PDF):

https://www.google.com/url?client=inter ... 21SNKWwWe1

Uma europeia (Rose Freycinet) conta que uma dama nobre portuguesa contratou uma dama de quarto francesa, mas a demitiu porque esta lhe trouxe uma bacia para lavar as mãos. A portuguesa ficou furiosa porque "uma pessoa como ela não precisava lavar a mão porque nunca tocava em nada sujo. Lavar a mão era coisa para o povo e os serviçais"

Re: Como você define o "Brasileiro Médio"?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

:clap: Obrigado pelos links Fernando Silva. :-BD

Já comecei a ler a obra de John Luccock.
Responder