Fascismo à brasileira - o integralismo no Brasil

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Fascismo à brasileira - o integralismo no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O bispo Dom Hélder Câmara, que combateu a ditadura militar, Vinícius de Moraes, João Cândido Felisberto (o "Almirante Negro") foram integralistas.
Fascismo à brasileira

O jornalista Pedro Doria lança livro sobre o movimento integralista e o bolsonarismo

Por Ancelmo Gois 04/07/2020

Sairá na segunda quinzena de agosto, pela editora Planeta, o novo livro do nosso Pedro Doria: “Fascismo à brasileira — Como o integralismo, maior movimento de extrema direita da História do país, se formou e o que ele ilumina sobre o bolsonarismo”.

Para o coleguinha, não faltam semelhanças. Mas também diferenças. “Ambos são nacionalistas, autoritários e xenófobos. Para um grupo dos integralistas, os dramas do mundo eram de responsabilidade dos judeus. Para um grupo dos bolsonaristas, são de responsabilidade da China”.

Ambos celebram armas e um culto à masculinidade. Além disso, se utilizam muito bem dos instrumentos de comunicação do tempo, muito melhor do que a esquerda. “O integralismo tinha inúmeros jornais, revistas, amplo espaço no rádio, publicava livros a rodo. O bolsonarismo tem as redes sociais”.

Uma das diferenças é que o integralismo era um movimento de intelectuais respeitados. O número 1, Plínio Salgado (foto), leu poemas seus na Semana de Arte Moderna de 1922, era um romancista respeitado. O número 2, Gustavo Barroso, já havia sido presidente da Academia Brasileira de Letras. O número 3, Miguel Reale, foi um dos maiores juristas do século. Além disso, o integralismo tinha entre seus membros Câmara Cascudo, San Tiago Dantas e dom Hélder Câmara. (Por minha conta e risco: o melhor lugar para você se esconder de certos bolsonaristas é uma livraria, um espaço pouco frequentado por parte dessa turma).
https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/ ... rismo.html

Re: Fascismo à brasileira - o integralismo no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Fascismo à brasileira: como a ideologia integralista moldou a extrema-direita nacional

Novos livros investigam o radicalismo verde-amarelo

Ruan de Sousa Gabriel 15/08/2020

Imagem

SÃO PAULO – Nos anos 1930, não era raro avistar, marchando pelas ruas das grandes cidades brasileiras, homens num curioso uniforme composto por camisa verde, calça e gravata pretas e uma braçadeira enfeitada com a letra grega Sigma. Eram fascistas, membros da Ação Integralista Brasileira (AIB), a maior organização de extrema-direita que o Brasil já conheceu, organizada sob o lema “Deus, pátria, família”, que chegou a reunir centenas de milhares de militantes entre 1932 e 1937, quando foi proibida por Getúlio Vargas.

Fundado pelo político paulista Plínio Salgado (1895-1975), o integralismo foi um movimento nacionalista inspirado na ideologia fascista do italiano Benito Mussolini (1883-1945). Os integralistas saudavam seu líder à moda nazifascista, braços estendidos e mão espalmada para baixo, e cumprimentavam uns aos outros com uma palavra tupi, “Anauê”, que quer dizer “você é meu irmão”. Antes mesmo de criar a AIB, Salgado chegou a ser recebido por Mussolini em Roma. Esse encontro, em junho de 1930, é reconstituído em “Fascismo à brasileira”, novo livro do jornalista Pedro Doria, que passa em revista a história pouco conhecida do integralismo e aponta como o extremismo dos camisas-verdes continuou influenciando a extrema-direita nacional e ecoa no bolsonarismo.

Imagem
Plínio Salgado em discurso nos anos 1930 Foto: Arquivo / O GLOBO

— Nós, brasileiros, temos uma opinião muito generosa a nosso respeito e, também por isso, a história do integralismo foi apagada. Mas um número muito grande de brasileiros foi fascista — diz Doria. — Pessoas que hoje consideramos acima de qualquer suspeita foram integralistas, como (o poeta) Vinicius de Moraes, (o ministro de João Goulart) San Tiago Dantas e (o bispo católico que combateu a ditadura) Dom Hélder Câmara. João Cândido Felisberto, o Almirante Negro, foi fascista a vida toda e morreu fiel a Plínio Salgado.

Anticomunistas, antiliberais e profundamente religiosos, os integralistas defendiam um Estado centralizador e autoritário e a organização da sociedade em corporações, à moda fascista. Eles espinafravam a democracia e o cosmopolitismo que, àquela época, caíra nas graças dos homens cada vez mais “femininos” de capitais como o Rio e São Paulo. Para os integralistas, homens de verdade eram os bandeirantes paulistas e o caboclo do interior.

Imagem
Meninas se preparam para uma manifestação em defesa de Deus, da pátria e da liberdade: nas bandeiras, a letra grega Sigma Foto: Arquivo / O GLOBO

Apesar de idealizar o caipira, o integralismo cresceu ancorado nas inseguranças das classes médias urbanas e caiu no gosto dos intelectuais, o que o diferencia de outras expressões da extrema-direita brasileira. Salgado chegou a ler poemas da própria lavra na Semana de Arte Moderna de 1922, e um de seus romances ganhou elogios de Monteiro Lobato. Intelectuais de prestígio como o escritor Gustavo Barroso, que presidiu a Academia Brasileira de Letras, e o jurista Miguel Reale estiveram entre os principais ideólogos do integralismo.

— Salgado não só participou da Semana de Arte Moderna como criou, em 1926, o Movimento Verde-Amarelo, que defendia o fortalecimento da cultura brasileira. Ele era um modernista, tinha apreço pelo cientificismo e dialogava com a intelectualidade católica — explica o historiador Leandro Gonçalves, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autor, com Odilon Caldeira Neto, de “Camisas-verdes: do integralismo ao neointegralismo (1932-2020)”, lançado há dois meses pela FGV Editora. — Nesse aspecto, o integralismo se distancia da extrema-direita atual, que é anti-intelectual e avessa à ciência.

Os integralistas chegaram a negociar com Vargas o Ministério da Educação em troca de apoio ao Estado Novo, mas o ditador voltou atrás e a AIB, assim como todos os outros partidos políticos, acabou proibida. No entanto, o fim da AIB não significou o fim da ideologia integralista. Segundo Caldeira Neto, também historiador e professor da UFJF, o integralismo criou um mito que, ainda hoje, sustenta a nossa extrema-direita: o de que o processo de degeneração pelo qual passa a sociedade só será interrompido por meio da restauração dos valores tradicionais e de uma nacionalidade autêntica. A lenda de que os comunistas são os agentes dessa degeneração também é herança integralista.

— Ao adaptar o fascismo europeu para a realidade brasileira, os integralistas criaram os mitos da nossa extrema-direita — diz Caldeira Neto. — No Brasil republicano, ideais integralistas como o autoritarismo, a defesa da hierarquia, o conservadorismo e o moralismo religioso foram rearticuladas por diversos grupos, alguns que se identificam como integralistas e outros não. “Deus, pátria, família”, por exemplo, não é mais só um lema integralista.

Em 13 de novembro de 2019, o Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar, tuitou o lema da trupe de Plínio Salgado: “Nossa força é o Brasil! Aliança pelo Brasil. Deus, pátria, família”. O revival integralista no país não parou por aí. Na véspera do último Natal, quando a sede da produtora Porta dos Fundos, no Rio, foi atacada com coquetéis molotov, após o especial de fim de ano da trupe humorística retratar Jesus como gay, a autoria do ataque foi reivindicada por militantes que se dizem integralistas. Em vídeo, eles apareciam encapuzados e vestindo camisas verdes decoradas com a letra grega Sigma.

— Nossa historiografia diz que o Brasil passou incólume pelas formas históricas do totalitarismo (fascismo, nazismo e stalinismo). Se é assim, por que vemos evocações a discursos e símbolos do integralismo tanto no governo quanto em grupos da sociedade? — questiona a historiadora Heloisa Starling, que prepara um livro, a ser publicado pela Bazar do Tempo, sobre os grupos de extrema-direita no país. — Ao contar o que a nossa História esqueceu, conseguimos entender por que a extrema-direita está evocando esses símbolos.

Segundo Heloisa, a presença histórica de ideologias fascistas por aqui somada às marcas deixadas pela escravidão e à conhecida simpatia das forças políticas por soluções autoritárias fazem do país um solo fértil para o crescimento do extremismo. No entanto, ela lembra que o Brasil não é só isso:

— Nosso caldo autoritário é real e forte, mas não podemos resolver a sociedade brasileira na chave do autoritarismo. O Brasil é autoritário, mas também tem uma história de luta pela liberdade e pela democracia.
https://oglobo.globo.com/cultura/fascis ... l-24579963
Responder